CONCRETO 2 - Aula de F.N.C - 1ª Parte

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 9

  • @ceciliastutz8416
    @ceciliastutz8416 6 лет назад

    Melhor aula que eu ja tive!!!!!!

  • @Engenharia-Estrutural
    @Engenharia-Estrutural Год назад

    Boa tarde Mestre: Caso fosse ao invés de flexo-compressão fosse uma flexo-tração, essa dedução serviria tendo que considerar o sinal do esforço axial N como sendo negativo? Obrigado pelas ótimas contribuições....!

  • @filipealves6980
    @filipealves6980 2 года назад +1

    também seria interessante mostrar a determinação da equação da linha neutra pra FNC

    • @ClubedaEstrutura
      @ClubedaEstrutura  2 года назад

      Olá!!! Entre no link e dê uma olhadinha na aula 15, veja se lhe atende. www.clubedaestrutura.com.br/concreto-armado-2

  • @eduardomorais9639
    @eduardomorais9639 4 года назад

    Parabéns Professor

  • @reinaldomesquita4283
    @reinaldomesquita4283 5 лет назад +1

    Professor, boa noite! aonde eu consigo essa nota de aula ?
    Parabéns pela explicação!!

  • @jefersonferreiraalves7174
    @jefersonferreiraalves7174 5 лет назад +1

    Ronilson, não entendi como encontrou o valor de K limite usado no exemplo numérico. Realizei os cálculos na equação contida no tempo 7:54 com os dados exemplo proposto mas os valores não batem. Agradeço pelo conteúdo, caso possa me esclarecer esta duvida ficarei muito grato. Grande abraço.

    • @athletico3548
      @athletico3548 2 года назад

      Mais que 3 anos sem resposta! Deixa que te ajudo!
      Voce jogou o valor calculado K=0,42 na formula do y=d[1- raiz(1-2.K)]. Porém só pode fazer isso se K < Klim. Como o enunciado dá Klim=0,295, significa que o Klim é menor que K=0,42, portanto voce só deve jogar Klim=0,42 no lugar de K!
      fazendo isso dará y=5,755 cm. E se usar os valores na formula do Klim=y/d.(1 -y/[2d]) dará o mesmo valor 0,295.
      Agora outra pergunta é... de onde ele tirou esse klim=0,295?
      sabe-se que y=0,8x
      Como já temos y, isola-se x, com isso temos x=7,2 cm
      E porque eu tô calculando tudo isso? É porque eu quero descobrir qual a linha neutra relativa limite que ele usou no exercicio. Pra descobrir de onde ele tirou esse Klim=0,295.
      x/d = 7,2 / 16 = 0,45
      Opa! perceba que de acordo com a NBR 6118/2014 o x/d lim pra vigas deve ser no máximo 0,45, que é o limite do domínio 3a. Passando desse limite aí não respeita a norma para vigas! Ou seja, ele fez o enunciado já em mente o pilar no dominio 3a, pois o Klim do enunciado é atrelado ao x/d=0,45. E como dominio 3a é seção submetida a compressao e tracao, aí pra nao ultrapassar a linha neutra limite, ele usou armadura de compressão. Porém atencao no seguinte, ele ta calculando um pilar, e nao uma viga! O 0,45 é uma limitacao que se aplica a vigas, portanto voce pode passar o pilar tambem pra dominio 4, 4a e 5. Lembrando que pilar pode ser de qualquer domínio. Cada dominio possui sua particularidade. Porem se for dominio 1 aí se trata de flexo tração pq neste caso o pilar estaria se comportando como um tirante, e para isso tem uns videos didaticos desse caso no canal lab da engenharia. Agora quando se trata de flexao em conjunto com compressão, chamada de flexo-compressao, pode ser de pequena ou grande excentricidade, e essa excentricidade significando de forma pratica se o elemento flexiona muito ou pouco. Por exemplo, uma viga em dominio 3 e 4 a gente sabe que dá aquela embarrigada esperada, pela qual calculamos e verificamos a deflexao dela. Um pilar irá se comportar da mesma forma no dominio 3 e 4, porisso é chamado flexo compressao de grande excentricidade, que significa como o professor no video falou no final, muito momento e pequena carga axial. Já em dominio 4a e 5 o pilar tera pouca excentricidade porque esta submetido predominantemente a compressao.
      Como estudo adicional sugiro voce baixar na internet o material que trata este tema: BASTOS - FLEXÃO COMPOSTA E PILARES DE CONCRETO ARMADO