O Sr Sargento Monteiro de uma forma extraordinária disse tudo Nasci Português, cumpri a Lei defendeu Portugal. Ser Português não é ser Branco ou Preto, mestiço... ou até ser nascido em Portugal ser Português é amar Portugal e sentir que Portugal é a sua Patria é cumprir as Leis, é pagar os impostos devidos,é não usurpar para si o que é de todos, é não ser corrupto. Porque merecer Ser Português custa suor lagrimas e sangue.
Verdade, eu senti a Pátria e não venham com cores!.Há alguma coisa que mais nos podemos orgulhar, com tanto orgulho que foram "Os Descobrimentos Portugueses"? Os Descobrimentos foram mais importante que o Homem ir à Lua, um efeito notável na Humanidade, os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar ao Japão, arte de navegar Por mares nunca antes navegados! Eu fui militar no Norte de Angola, Zala que nem o diabo gostava de lá estar, mas cumpri o meu dever com Honra, não admito nenhum parasita, canalha, cobarde, seja ele preto, branco, amarelo às riscas que ponha em causa o Militar Português! Seria uma Cobardia de quem o faz ou venha a fazer! Cuidado no que se possa fazer, casos são casos e não há ninguém isento, este Sargento disse tudo que um homem possa dizer, foram homens assim que venceram! Se assim não fossem mal tinham chegado à Costa de África! Homens valentes, guerreiros, como nós formos numa data mais recente, e os guerreiros de hoje que combatem na RCA e muitos outros pontos! Viva a Pátria Mãe, os nossos Heróis e todos que serviram e servem a Pátria, viva o povo Português!
@@lisboaantiga260 nada mais a acrescentar, disse tudo. agradeço-lhe do fundo do coração por essas palavras e por essa mentalidade. ainda existe muita dificuldade na sociedade em enteder isso. talvez seja uma manobra politica para esconder outras coisas, mas isso não é outra conversa. um grande bem haja.
Marcos, é assim mesmo. Eu também estive em Angola em 1974 e 1975, como soldado, e posso dizer-lhe que nós fomos traídos por essa geração rasca do 25 de Abril. Peço à juventude e aos mais novos que honrem os antigos combatentes que deram o peito às balas par nossa gloriosa pátria e desprezem essa geração rasca de traidores que fizeram o 25 de Abril, porque não estão à altura dos nossos antepassados nem da nossa História.
Um abraço fraterno a este grande HOMEM e grande português. A Pátria não se discute. Este é o verdadeiro exemplo de ser patriota. E bem diz, "o que se passou foi uma vergonha". Como este grande patriota bem recorda, nós e os povos com quem convivemos não somos assim tão desiguais. Deveríamos ter "lambido as feridas" e permanecido juntos, hoje estaríamos todos bem melhor.
Porra para a cor! A humildade e cabeça erguida é por demais evidente!" A minha parte cumpri, entreguei a farda, fui arranjar trabalho e fui trabalhar"! Fossem todos os Portugueses assim como este Português.
concerteza que cumpriu , naquela epoca, a lei e merece todo respeito, este homem falou com toda a sinseridade e demonstrou que e uma pessoa modesta e simples
Portugal tinha um projeto de nação que unificava as políticas aos diversos níveis, com direitos e deveres iguais para todo e qualquer cidadão, independente de raça, cor, ou religião, não havia colônias e sim províncias., sei do que estou falando, morei em Angola e há 42 anos sou imigrante no Brasil, Portugal nunca teve um império colonial, apenas territórios nos quatro continentes que embora separados geograficamente formavam um único país., o próprio Brasil nunca foi colônia, é só consultar os documentos oficiais, nunca em documento oficial algum foi chamado de colônia., as leis que regiam os portugueses da metrópole eram as mesmas que se aplicavam no Brasil., Angola tinha um nível de desenvolvimento comparável à África do Sul., Luanda crescia à média de um prédio de 3 andares por dia., (um abraço a todos os irmãos angolanos, um lugar que eu amei de verdade e amo até hoje), é lamentável que no Portugal atual a imprensa, formada pelas doutrinas de esquerda não façam um esforço mínimo e procurem conhecer a história do próprio país., são pois de uma ignorância constrangedora nas entrevistas que conduzem...
Na Angola onde você morou havia negros assimilados e indígenas com direitos reduzidos os primeiros e sem direitos os segundos. A própria PIDE alertou o governo de que a continuar os desmandos e abusos em Angola a situação levaria a repercussões de magnitude desconhecida. O que veio a acontecer.
Este Sr. Monteiro pareceu-me simplesmente o mais inteligente de todos os presentes, as gargalhadas ouvidas durante a sua intervenção pareciam rosnar de burros. Um bem-haja ao Sr. Monteiro, porque é um senhor!
portucale, concordo absolutamente. Sou um democrata, mas repugnaram-me os risos e sorrisos de todas aquelas bestas. Monteiro sentia-se e sente-se português, qual é a piada que fez rir aqueles energúmenos?
@@agseu3668 penso que muitos dos risos foram mais dirigidos a ignorancia da entrevistadora que lhe fez perguntas como se a cor da pele dele o fizesse sentir menos portugues.
Essa senhora tentou ao máximo tirar deste grande português uma diferença que ela não notou que ele não nutre, a de cores entre os seres humanos... Grande homem, meu respeito a ele...
O senhor monteiro e um grande homem um excelente ser humano um optimo cidadao portugues fez tudo ao pe da letra o que tinha que fazer um portugues como el na altura
SARGENTO MONTEIRO...MAIS PORTUGUES QUE MUITOS PORTUGUESES E QUE A PATRIA NAO SOUBE RECOMPENSAR.....LEMBRO COMO EXEMPLO O GRANDE CAMOES QUE FOI PROVAVELMENTE ENTERRADO EM VALA COMUN
Gostei imenso de ouvir senhor furriel, nascido na Guiné. Sem papas na língua, declarou: para todos os que, estavam ali presentes, como é que ser português. Alguns fic as ram muitos incomodados, nomeadamente, o Joaquim Furtado, que até duas votas na cadeira. Tal como ele disse: a descolonização, foi uma vergonha. A historia um dia o dirá.
@@ivanbarbosa81 não havia nada. Como é que Honório Barreto chegou a governador da Guiné então? Como é que Amílcar Cabral e Agostinho Neto foram estudar para a universidade de Coimbra? Como é que o meu pai tem uma mãe negra muçulmana e um pai branco católico? (No estado do Alabama, por exemplo, relações sexuais entre raças diferentes constituíam crime até ao ano 2000) Não confie na propaganda comunista e anti-lusa dos movimentos de "libertação". Só queriam semear a discórdia com as suas mentiras.
Exactamente, continuamos a ser desgovernados pelos traidores da pátria e pelos desertores cobardes que entregaram mais de 90% do território nacional ao comunismo internacional em 1975, na maior traição de que há memória na História de Portugal. Daqui faço continência ao nosso sargento Monteiro, grande herói português. Jovens portugueses, jovens da minha pátria, abram os olhos!!! os traidores de Abril roubaram-vos a verdade histórica.
Estás enganado, quem não tem categoria és tu ignmorante da treta. O Sargento Monteiro é com orgulho um português que lutou como competia a qualquer português. Fez o que entendeu ser o seu dever e fez muito bem. Ser olhado de lado por gente como você só o deve encher de orgulho, pois significa que terá milhões a olhá-lo de frente, como exemplo de um homem íntegro e corajoso. Bem haja o Sargento Monteiro, grande homem e grande patriota. O meu aplauso.
O ser Humano nao muda,que treta o que tem ser branco preto azul ou amarelo,e um ser humano e um grande Homem,enquanto estas mentalidades da treta nao mudarem vamos viver sempre em guerra acabem com o racismo e com outras historias e respeitem-se mutuamente e ai sim vamos viver em paz,cada ser humano em diferente do outro mas no fundo somos feitos do mesmo material,sejam justos. Att
este é un Senhor com letra grande. parece que ainda é dificil entender, eram todos portugueses, somos o unico pais que assim o era, os outros criaram diferenças sociais etnicas e idiologicas, para Portugal e as regioes coloniais, era Portugal tambem e todos, mas todos, portugueses. um bem haja para este Senhor, um verdadeiro portugues.
Eu ultimamente tornei-me seguidor do partido PNR. E digo mais: Este Sr. (um grande Sr) merece os meus parabens e admiração pela sua atitude e sentido civico. Preto ou não, merece ser chamado de Português e de irmão. Sou branco, tenho 19 anos, e como vêem referi o PNR, pois muitos ignorantes dizem que é racista. Os meus aplausos por ter cumprido o seu dever e ter defendido Portugal. Tem a minha admiração.
Um grande Homem nada tem a ver com o seu posto . A minha homenagem também .A falsidade de quem defende interesses perversos das superpotências que apenas pretendiam o saque das matérias primas. Tendo nascido em Angola e crescido e estudado com todas as raças ,foi forçoso que as imperfeições do passado se tivessem tornado de amizade e de companheirismo. Ainda hoje assim é e será. Não houve Revolução verdadeira nem Independências .Houve sim a tomada do poder das super-potências .Uma vergonha ! Na Plateia algumas pessoas sorriem com ar idiota e sem valor ou postura . Que tristeza de gente!
Meu caro, deixe-em que o saude pelas suas acertadas palavras. Quando estive em Macau tive ocasião de perceber exactamente isso falando, em inglês, com jovens macaenses que com um certo orgulho me disseram ainda ser portugueses, filhos e netos de portugueses, mas que não sabiam falar a lingua portuguesa. Também me referiram que muitos, não sei quantos, chineses de Macau optaram como bem diz por manter ou pedir a nacionalidade portuguesa. Lá terão as suas razões.
Neste Prós e Contras, encontram-se dois pólos. Sendo que todos nasceram em Portugal e são portugueses, temos que, uns, combatiam por Portugal e eram heróis portugueses, os outros, combatiam pelas grandes potências mundiais que se encontravam na Guerra Fria e eram traidores à Pátria Portuguesa. Quanto às populações, eram portugueses e estariam muito melhor hoje em dia continuando a ser portuguesas do que, com a realidade que enfrentam hoje em dia. A propósito, comandei largas centenas de portugueses do recrutamento da Província Ultramarina da Guiné e contactei populações de norte a sul da Guiné e sei bem do carinho com que nos recebiam. Quem inclinou mais a balança e foi decisivo na nossa derrota foram o PCP e o Álvaro Cunhal ao serviço de Moscovo e o PS e o Mário Soares ao serviço dos americanos, tendo sido o KGB e a CIA os cabecilhas do 25A. Inclusivamente, encontrava-se um navio da armada americana fundeado ao largo do Cais das Colunas, para garantir o êxito da operação.
João José de Lima Alves Martins, o Melo Antunes é que entregou as tropas. Eu estive em Angola como oficial miliciano e não senti o mais pequeno apoio de Lisboa. Abandonaram - nos!
OS heróis do 25 de abril, VENDERAM AS NOSSAS PROVINCIAS AOS comunistas. ESTÃO ORGULHOSOS PELA DESTRUIÇÃO DE TANTOS PAÍSES E DAS VIDAS DE TANTOS MILHÕES DE PESSOAS.grandes heróis, COITADOS.
@@agseu3668 seja como for venderam-vos a voces que arriscaram tudo pela nacao, e agora chamam-se a si proprios herois, libertadores do povo aqueles que foram e sao os capangas da maior vergonha e ultraje da nossa historia. Faco ideia de quem serviu em Timor e viu o que se passou apenas dias depois de deixarmos os timorenses, que nem reclamavam nada, a sua sorte.
fds!! "portugueses europeus", essa frase agradeço-te por a partilhares (agradeço-te de verdade). são coisas como essa que fazem ver o valor da nossa História.
Lógica fantástica a sua. Conheço uma aldeia no interior de Portugal habitada na sua maioria por ingleses, um dia deste pedem a autodeterminção e a independência e pronto. Isso é que é generosidade.
Um grande patriota que defendeu aquilo que achava por bem defender, deu á cara e foi um bom militar COMANDO ás ordens de Portugal. Pena foi sssa cambada de politicos falhados , que só sabem estar sentados á mesa e discutindo assuntos militares , politicos e conspirar e dizer mal de tudo e de todos. Os governos depois do 25 de Abril erm Portugal fizeram só sujeira , pois abandonamos os militares africanos que lutaram a nosso lado , e como todo mundo sabe eles foram mortos pelos governos africanos depois do 25 de Abril-Politicos porcos-sujos-covardes , que o termo é este-SÓ TEM MERDA -MALDITOS ASSASSINOS
Sobre isso não posso estar mais de acordo. Foi um abandono miserável e sem perdão.Os nossos, digo bem, os NOSSOS HOMENS, que serviram com honra, amor pátrio e sacrifício pessoal nas nossas forças armadas (ou noutra parte da Administração) merecem que a Pátria lhe faça justiça e resolva de uma vez por todas esses problemas. Há Lei para isso, falta perceber que muitos precisam de saber que a Lei existe.
Ten razão, no início eram de de facto 8,2Km2. O território cresceu pelo espaço retirado ao mar pelo engenho dos macaenses. Sim, na verdade Macau foi dado (oferecido) aos portugueses, para que lá ficassem para sempre. Nunca com prazos de reentrega. Como bem diz.
Ele nasceu em Portugal, cresceu portugues e ha de morrer portugues em Portugal. E grandes verdades que ele disse. Portugal deve um pedido de desculpas a todos os Portugueses que abandonou do outro lado do mar
Eu acho que deveriam ter arranjado um jornalista mais adequado nestes assuntos...não desmerecendo a jornalista em questão,pois é uma grande profissional, mas notou-se um bocadinho de falta de conhecimento dos contextos ali abordados...e o tom de quase de parecia que estava a falar com meninos que se portaram mal no recreio,...isto foi um acontecimento demasiado importante e grave que aconteceu na história tanto de Portugal como dos resto dos países envolvidos.
Ao menos este não andou agarrado a um microfone lá por Argel a congratular-se com a morte de soldados portugueses, nem armado em arruaceiro em Londres.
(Cont). Agora, não posso deixar de reconhecer que é muito complicado face às actuais circunstâncias manter as ligações à lingua e cultura portuguesa, diria luso-chinesa de Macau. Mas, como se diz, a alma da gente não muda tanto assim. Tenho um carinho muito especial pelos macaenses e acredito que assim como há caminhos de ida também há caminhos de regresso. Um abraço.
Este grande Portugués disse a verdade,demostrou o verdadeiro espirito portugués,nos os Portugueses é que os abandonamos e nao os tratamos como verdadeiros homens da patria,e isso invergonhame,o país deve muito a este tipo de homens, e obrigado sargento Monteiro
"Todos se portaram MAL! As novas autoridades guineenses, porque os mataram! E as portuguesas, porque não protegeram aqueles que lutaram por Portugal!" (FCF)...
Eu não sei qual é a opinião geral da sociedade portuguesa, mas, seja ela qual for, eu respeito, evidentemente. Porém, eu penso que, a todos os ex-combatentes que integraram as fileiras das nossas forças armadas, originários das ex-provincias ultramarinas, e que assim o desejassem, deveria ser concedida a nacionalidade portuguesa, sem qualquer exigência de índole burocrática, pois quase todos com quem compartilhei o meu tempo de serviço militar, em Angola, souberam honrar as cores da Bandeira Nacional Portuguesa. Deixo um abraço para todos os ex-miliatres das Ccaç. 1331 e 1333?, que estiveram adidas ao Bcaç.2872, e cuja respectiva acção se desenvolveu na região do Moxico/Angola.
Eu não sou desse tempo, mas as pessoas que conheço (pais de amigos) que vieram para a Europa eram de imediato portugueses (europeus). Estou a referir-me aos combatentes.
Que bom Português Obrigado Irmão os traidores de Lisboa não tiveram respeito por ninguém o Sr furtado riu porque furjou uma história cheia de mentiras,,
Para todos estes combatentes o estado tem o dever moral e legal de pagar o complemento de reforma que lhe é devida por defenderem Portugal. E revoltante haver tantos inúteis a viver a custa do estado em Portugal e ver estes homens de total verticalidade no cumprimento do seu dever serem desprezados pelo nosso país. Não é justo.
Um grande homem, merece o nosso respeito. Espero que não venha a ser insultado um dia por mamado ba o instigador. SARGENTO Monteiro é um patriota não um vassalo do homem branco!!!
creio que muitos se riram da maneira ignorante como a entrevistadora fez as suas perguntas, e nao realmente do sargento Monteiro em si que falou muito bem. Eu tambem teria rido tal a ignorancia por detras das perguntas.
Sem dúvida que teve a ver com a forma como a entrevistadora colocou as perguntas. Hoje, muitos gostam de falar da guerra do ultramar como algo em que os negros tinham que, ou, colocavam-se do lado dos movimentos independentistas. Isso e completamente falso: muitas companhias e regimentos portugueses eram formados por maiorias negras e mestiças. Estes combatentes tinham respeito pela bandeira e eram educados para terem alto sentido de dever. No fim, essa maioria foi abandonada pelo novo regime português. Provavelmente, a maior vergonha de Portugal na altura.
Verdade, eu senti a Pátria e não venham com cores!.Há alguma coisa mais que nos podemos orgulhar, com tanto orgulho que foram "Os Descobrimentos Portugueses"? Os Descobrimentos foram mais importante que o Homem ir à Lua, um efeito notável na Humanidade, os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar ao Japão, arte de navegar Por mares nunca antes navegados! Eu fui militar no Norte de Angola, Zala que nem o diabo gostava de lá estar, mas cumpri o meu dever com Honra, não admito nenhum parasita, canalha, cobarde, seja ele preto, branco, amarelo às riscas que ponha em causa o Militar Português! Seria uma Cobardia de quem o faz ou venha a fazer! Cuidado no que se possa fazer, casos são casos e não há ninguém isento, este Sargento disse tudo que um homem Português possa dizer, foram homens assim que venceram! Se assim não fossem, mal tinham chegado à Costa de África! Homens valentes, guerreiros, como nós formos numa data mais recente, e os guerreiros de hoje que combatem na RCA e muitos outros pontos! Viva a Pátria Mãe, os nossos Heróis e todos que serviram e servem a Pátria, viva o povo Português!
Sim. Também me consta que existe em marcha um processo de discriminação dos portugueses de Macau, designadamente dos que trabalham na Função Pública. Nada que me surpreenda, acho que isso era esperável. Como também era esperável que a comunidade portuguesa passasse por alguns anos de desunião.
Só para repor a verdade histórica. Em Cabo Verde e S. Tomé não havia nativos nenhuns quando os nossos navegadores lá chegaram. Por isso, ainda hoje não entendo como foram "descolonizados" esses arquipélagos e por que não foram os Açores e Madeira? Para Por a maioria dos habitantes serem de pele escura nuns lados e de pele clara nos outros? Na verdade foi uma acto de puro racismo. Uma vergonha.
O Sr Sargento Monteiro de uma forma extraordinária disse tudo Nasci Português, cumpri a Lei defendeu Portugal.
Ser Português não é ser Branco ou Preto, mestiço... ou até ser nascido em Portugal
ser Português é amar Portugal e sentir que Portugal é a sua Patria
é cumprir as Leis, é pagar os impostos devidos,é não usurpar para si o que é de todos, é não ser corrupto. Porque merecer Ser Português custa suor lagrimas e sangue.
Este senhor é mais português do que maior parte dos homens dos dias de hoje! «Não tinha nada que fugir! nasci lá continuei lá!»
Como assim, eu nasci lá e cuba repartiou ne
"Eu Nasci Português!"...brutal resposta pois muitos hoje em dia nem sequer sabem o que isso significa.
Verdade, eu senti a Pátria e não venham com cores!.Há alguma coisa que mais nos podemos orgulhar, com tanto orgulho que foram "Os Descobrimentos Portugueses"?
Os Descobrimentos foram mais importante que o Homem ir à Lua, um efeito notável na Humanidade, os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar ao Japão, arte de navegar Por mares nunca antes navegados!
Eu fui militar no Norte de Angola, Zala que nem o diabo gostava de lá estar, mas cumpri o meu dever com Honra, não admito nenhum parasita, canalha, cobarde, seja ele preto, branco, amarelo às riscas que ponha em causa o Militar Português! Seria uma Cobardia de quem o faz ou venha a fazer!
Cuidado no que se possa fazer, casos são casos e não há ninguém isento, este Sargento disse tudo que um homem possa dizer, foram homens assim que venceram! Se assim não fossem mal tinham chegado à Costa de África!
Homens valentes, guerreiros, como nós formos numa data mais recente, e os guerreiros de hoje que combatem na RCA e muitos outros pontos!
Viva a Pátria Mãe, os nossos Heróis e todos que serviram e servem a Pátria, viva o povo Português!
@@lisboaantiga260 completamente de acordo com essas verdades obrigado e continuação bem haja obrigado
@@lisboaantiga260 nada mais a acrescentar, disse tudo. agradeço-lhe do fundo do coração por essas palavras e por essa mentalidade. ainda existe muita dificuldade na sociedade em enteder isso. talvez seja uma manobra politica para esconder outras coisas, mas isso não é outra conversa.
um grande bem haja.
Traidor. Monte de merda.
Grande homem, tem todo o meu respeito !
GRANDE PORTUGUÊS.
Nasci em 1974, mas tenho grande orgulho e respeito por todos aqueles que viveram a época ultramarina. Viva Portugal...
Marcos, é assim mesmo. Eu também estive em Angola em 1974 e 1975, como soldado, e posso dizer-lhe que nós fomos traídos por essa geração rasca do 25 de Abril. Peço à juventude e aos mais novos que honrem os antigos combatentes que deram o peito às balas par nossa gloriosa pátria e desprezem essa geração rasca de traidores que fizeram o 25 de Abril, porque não estão à altura dos nossos antepassados nem da nossa História.
@@fernandograca160 Obrigado pelo teu serviço, tenho pena que o português atual seja tão ignorante da história.
Não há nada para se orgulhar foi uma tragédia aquela guerra
@@ivanbarbosa81 A guerra não foi provocada pelos portugueses, mas terroristas a mando da ONU.
O meu GRANDE RESPEITO a este brioso português !!! Bem haja, furriel Monteiro. Portugal se fosse justo, devia-lhe MUITO !!! Um grande abraço.
OS VERDADEIROS PORTUGUESES SENTEM O ORGULHO DE TER SERVIDO A PÁTRIA. NÃO HÁ HONRA MAIOR. OBRIGADO PORTUGAL.
NÓS DEMOS TUDO, A PÁTRIA NADA NOS DEVE.
Parabéns Monteiro! E assim mesmo que se fala!
Grande abraço!
Um abraço fraterno a este grande HOMEM e grande português. A Pátria não se discute. Este é o verdadeiro exemplo de ser patriota. E bem diz, "o que se passou foi uma vergonha". Como este grande patriota bem recorda, nós e os povos com quem convivemos não somos assim tão desiguais. Deveríamos ter "lambido as feridas" e permanecido juntos, hoje estaríamos todos bem melhor.
Porra para a cor! A humildade e cabeça erguida é por demais evidente!" A minha parte cumpri, entreguei a farda, fui arranjar trabalho e fui trabalhar"! Fossem todos os Portugueses assim como este Português.
Não, só é português quem é branco
@@nunomartins2209 Ta calado, só dizes asneiras .
@@CMatomic só é português quem é branco
@@nunomartins2209 Nem respondo a miúdos imberbes e pueris.
@@nunomartins2209 Psiquiatria
Eu admiro o Senhor Sargento Monteiro. Homem sábio, corajoso e inteligente.
Este Senhor merece o respeito de todos os democratas portugueses.
concerteza que cumpriu , naquela epoca, a lei e merece todo respeito, este homem falou com toda a sinseridade e demonstrou que e uma pessoa modesta e simples
As tropas do Hitler disseram o mesmo, que só estavam a cumprir ordens.. .
Grande Senhor ,Grande Português........tomara muitos chegarem aos calcanhares deste Senhor......Bem haja.
Portugal tinha um projeto de nação que unificava as políticas aos diversos níveis, com direitos e deveres iguais para todo e qualquer cidadão, independente de raça, cor, ou religião, não havia colônias e sim províncias., sei do que estou falando, morei em Angola e há 42 anos sou imigrante no Brasil, Portugal nunca teve um império colonial, apenas territórios nos quatro continentes que embora separados geograficamente formavam um único país., o próprio Brasil nunca foi colônia, é só consultar os documentos oficiais, nunca em documento oficial algum foi chamado de colônia., as leis que regiam os portugueses da metrópole eram as mesmas que se aplicavam no Brasil., Angola tinha um nível de desenvolvimento comparável à África do Sul., Luanda crescia à média de um prédio de 3 andares por dia., (um abraço a todos os irmãos angolanos, um lugar que eu amei de verdade e amo até hoje), é lamentável que no Portugal atual a imprensa, formada pelas doutrinas de esquerda não façam um esforço mínimo e procurem conhecer a história do próprio país., são pois de uma ignorância constrangedora nas entrevistas que conduzem...
Mc Cardoso, vc disse tudo. somos um povo único. Um abraço, meu irmão.
Completamente de acordo bem haja.obrigado.
Na Angola onde você morou havia negros assimilados e indígenas com direitos reduzidos os primeiros e sem direitos os segundos. A própria PIDE alertou o governo de que a continuar os desmandos e abusos em Angola a situação levaria a repercussões de magnitude desconhecida. O que veio a acontecer.
Que piada. "Projeto de nação" - Piada de Português. "Direitos iguais" hahahaha -
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 A tua mãezinha é que é uma piada, boca de bueiro!!!
Este Sr. Monteiro pareceu-me simplesmente o mais inteligente de todos os presentes, as gargalhadas ouvidas durante a sua intervenção pareciam rosnar de burros.
Um bem-haja ao Sr. Monteiro, porque é um senhor!
portucale, concordo absolutamente. Sou um democrata, mas repugnaram-me os risos e sorrisos de todas aquelas bestas. Monteiro sentia-se e sente-se português, qual é a piada que fez rir aqueles energúmenos?
@@agseu3668 penso que muitos dos risos foram mais dirigidos a ignorancia da entrevistadora que lhe fez perguntas como se a cor da pele dele o fizesse sentir menos portugues.
E viva as colónias.
Eles não se estão a rir dele estão sim a rir-se da burrice da jornalista
@@admontblanc também penso o mesmo. Há cada Uma!...
Que exemplo este homem ! Daqui do Brasil , minha continência a este bravo guerreiro !
Grande homem este sargento Monteiro!
Essa senhora tentou ao máximo tirar deste grande português uma diferença que ela não notou que ele não nutre, a de cores entre os seres humanos... Grande homem, meu respeito a ele...
Grande😊s camaradas
O senhor monteiro e um grande homem um excelente ser humano um optimo cidadao portugues fez tudo ao pe da letra o que tinha que fazer um portugues como el na altura
SARGENTO MONTEIRO...MAIS PORTUGUES QUE MUITOS PORTUGUESES E QUE A PATRIA NAO SOUBE RECOMPENSAR.....LEMBRO COMO EXEMPLO O GRANDE CAMOES QUE FOI PROVAVELMENTE ENTERRADO EM VALA COMUN
Totalmente de acordo!
Obrigado pelo seu testemunho, serás sempre lembrado como um grande guerreiro..Obrigado
Grande homem,enobrece a nossa bandeira
Grande homem, e militar portugues. Paz à sua alma. 🙏😔🌹
Ja e falecido ??!!
Pena não lhes prestarem as honras merecidas a todos os militares Portugueses.
Ok
OS BANDALHOS TEEM ÓDIO AOS EX-MILITARES PORQUE SÃO UNS COVARDES.
Grande Homem....Grande Português...Grande Soldado...
Grande Homem.
Respeito coragem E Honra em ser Português.
Bem haja a este grande Homem
Grande Homem meus parabéns.
Grande Homem.. GRANDE HOMEM!
Sr Monteiro e um grande homem de sempre. Timor Leste
Grande Comando Sargento Monteiro ,Viva Portugal , estes homens foram cobardemente abandonados, um NOJO.
Gostei imenso de ouvir senhor furriel, nascido na Guiné. Sem papas na língua, declarou: para todos os que, estavam ali presentes, como é que ser português. Alguns fic as ram muitos incomodados, nomeadamente, o Joaquim Furtado, que até duas votas na cadeira. Tal como ele disse: a descolonização, foi uma vergonha. A historia um dia o dirá.
Pior era ficar com o Salazar
Sou brasileiro como orgulha ver um patriota resposta boa sou português .
É triste ver que ninguém põe a hipótese de se ser português independente da cor!
Muito bem sargento!
Mas não era, isso é mentira, havia discriminação
@@ivanbarbosa81 não havia nada. Como é que Honório Barreto chegou a governador da Guiné então? Como é que Amílcar Cabral e Agostinho Neto foram estudar para a universidade de Coimbra? Como é que o meu pai tem uma mãe negra muçulmana e um pai branco católico? (No estado do Alabama, por exemplo, relações sexuais entre raças diferentes constituíam crime até ao ano 2000)
Não confie na propaganda comunista e anti-lusa dos movimentos de "libertação". Só queriam semear a discórdia com as suas mentiras.
Portugal do Minho a Timor.
Enorme. Uma lição de patriotismo para os actuais traidores da pátria
Exactamente, continuamos a ser desgovernados pelos traidores da pátria e pelos desertores cobardes que entregaram mais de 90% do território nacional ao comunismo internacional em 1975, na maior traição de que há memória na História de Portugal. Daqui faço continência ao nosso sargento Monteiro, grande herói português.
Jovens portugueses, jovens da minha pátria, abram os olhos!!! os traidores de Abril roubaram-vos a verdade histórica.
Estás enganado, quem não tem categoria és tu ignmorante da treta. O Sargento Monteiro é com orgulho um português que lutou como competia a qualquer português. Fez o que entendeu ser o seu dever e fez muito bem. Ser olhado de lado por gente como você só o deve encher de orgulho, pois significa que terá milhões a olhá-lo de frente, como exemplo de um homem íntegro e corajoso. Bem haja o Sargento Monteiro, grande homem e grande patriota. O meu aplauso.
Um Portugués de honra
O ser Humano nao muda,que treta o que tem ser branco preto azul ou amarelo,e um ser humano e um grande Homem,enquanto estas mentalidades da treta nao mudarem vamos viver sempre em guerra acabem com o racismo e com outras historias e respeitem-se mutuamente e ai sim vamos viver em paz,cada ser humano em diferente do outro mas no fundo somos feitos do mesmo material,sejam justos.
Att
este é un Senhor com letra grande. parece que ainda é dificil entender, eram todos portugueses, somos o unico pais que assim o era, os outros criaram diferenças sociais etnicas e idiologicas, para Portugal e as regioes coloniais, era Portugal tambem e todos, mas todos, portugueses. um bem haja para este Senhor, um verdadeiro portugues.
Muito bem. Nasceu português assim mesmo.
Respostas bem lúcidas. Um português, acima de tudo 👍👍
excelente,sem duvida!
sr monteiro é um heroi
Não houve heróis só vítimas
Grande Senhor sargento Monteiro!
Grande Comandante Monteiro
Eu ultimamente tornei-me seguidor do partido PNR. E digo mais: Este Sr. (um grande Sr) merece os meus parabens e admiração pela sua atitude e sentido civico. Preto ou não, merece ser chamado de Português e de irmão. Sou branco, tenho 19 anos, e como vêem referi o PNR, pois muitos ignorantes dizem que é racista. Os meus aplausos por ter cumprido o seu dever e ter defendido Portugal. Tem a minha admiração.
Grande de homem
Grande sargento..
GRANDE PORTUGUÊS, TENHO OR
GULHO NÊLE. É UM PORTUGUÊS, SOU UM PORTUGUÊS,, QUE ORGULHO SEM FIM.
Um grande Homem nada tem a ver com o seu posto . A minha homenagem também .A falsidade de quem defende interesses perversos das superpotências que apenas pretendiam o saque das matérias primas. Tendo nascido em Angola e crescido e estudado com todas as raças ,foi forçoso que as imperfeições do passado se tivessem tornado de amizade e de companheirismo. Ainda hoje assim é e será. Não houve Revolução verdadeira nem Independências .Houve sim a tomada do poder das super-potências .Uma vergonha ! Na Plateia algumas pessoas sorriem com ar idiota e sem valor ou postura . Que tristeza de gente!
Meu caro, deixe-em que o saude pelas suas acertadas palavras. Quando estive em Macau tive ocasião de perceber exactamente isso falando, em inglês, com jovens macaenses que com um certo orgulho me disseram ainda ser portugueses, filhos e netos de portugueses, mas que não sabiam falar a lingua portuguesa. Também me referiram que muitos, não sei quantos, chineses de Macau optaram como bem diz por manter ou pedir a nacionalidade portuguesa. Lá terão as suas razões.
grande Homem sim senhor
Neste Prós e Contras, encontram-se dois pólos. Sendo que todos nasceram em Portugal e são portugueses, temos que, uns, combatiam por Portugal e eram heróis portugueses, os outros, combatiam pelas grandes potências mundiais que se encontravam na Guerra Fria e eram traidores à Pátria Portuguesa. Quanto às populações, eram portugueses e estariam muito melhor hoje em dia continuando a ser portuguesas do que, com a realidade que enfrentam hoje em dia. A propósito, comandei largas centenas de portugueses do recrutamento da Província Ultramarina da Guiné e contactei populações de norte a sul da Guiné e sei bem do carinho com que nos recebiam. Quem inclinou mais a balança e foi decisivo na nossa derrota foram o PCP e o Álvaro Cunhal ao serviço de Moscovo e o PS e o Mário Soares ao serviço dos americanos, tendo sido o KGB e a CIA os cabecilhas do 25A. Inclusivamente, encontrava-se um navio da armada americana fundeado ao largo do Cais das Colunas, para garantir o êxito da operação.
João José de Lima Alves Martins, o Melo Antunes é que entregou as tropas. Eu estive em Angola como oficial miliciano e não senti o mais pequeno apoio de Lisboa. Abandonaram - nos!
OS heróis do 25 de abril, VENDERAM AS NOSSAS PROVINCIAS AOS comunistas. ESTÃO ORGULHOSOS PELA DESTRUIÇÃO DE TANTOS PAÍSES E DAS VIDAS DE TANTOS MILHÕES DE PESSOAS.grandes heróis, COITADOS.
@@agseu3668 seja como for venderam-vos a voces que arriscaram tudo pela nacao, e agora chamam-se a si proprios herois, libertadores do povo aqueles que foram e sao os capangas da maior vergonha e ultraje da nossa historia. Faco ideia de quem serviu em Timor e viu o que se passou apenas dias depois de deixarmos os timorenses, que nem reclamavam nada, a sua sorte.
fds!! "portugueses europeus", essa frase agradeço-te por a partilhares (agradeço-te de verdade). são coisas como essa que fazem ver o valor da nossa História.
Lógica fantástica a sua. Conheço uma aldeia no interior de Portugal habitada na sua maioria por ingleses, um dia deste pedem a autodeterminção e a independência e pronto. Isso é que é generosidade.
Um grande patriota que defendeu aquilo que achava por bem defender, deu á cara e foi um bom militar COMANDO ás ordens de Portugal. Pena foi sssa cambada de politicos falhados , que só sabem estar sentados á mesa e discutindo assuntos militares , politicos e conspirar e dizer mal de tudo e de todos. Os governos depois do 25 de Abril erm Portugal fizeram só sujeira , pois abandonamos os militares africanos que lutaram a nosso lado , e como todo mundo sabe eles foram mortos pelos governos africanos depois do 25 de Abril-Politicos porcos-sujos-covardes , que o termo é este-SÓ TEM MERDA -MALDITOS ASSASSINOS
Verdadeiro Português.
Um verdadeiro português!!!
Senhor sargento com posicionamento sensato e cuerente...
Grande senhor grande cavalheiro
Grande Sargento Grande Herói
Mesmo tantos anos depois nota se o respeito que tem pelo seu comandante..
um grande militar e um cidadão de excelência... bem haja
snr. Joao Martins uma grande verdade. E ainda faltam algumas coisas
Sobre isso não posso estar mais de acordo. Foi um abandono miserável e sem perdão.Os nossos, digo bem, os NOSSOS HOMENS, que serviram com honra, amor pátrio e sacrifício pessoal nas nossas forças armadas (ou noutra parte da Administração) merecem que a Pátria lhe faça justiça e resolva de uma vez por todas esses problemas. Há Lei para isso, falta perceber que muitos precisam de saber que a Lei existe.
um grande abraço camarada.
Francisco Teixeira
Ten razão, no início eram de de facto 8,2Km2. O território cresceu pelo espaço retirado ao mar pelo engenho dos macaenses. Sim, na verdade Macau foi dado (oferecido) aos portugueses, para que lá ficassem para sempre. Nunca com prazos de reentrega. Como bem diz.
Ele nasceu em Portugal, cresceu portugues e ha de morrer portugues em Portugal.
E grandes verdades que ele disse. Portugal deve um pedido de desculpas a todos os Portugueses que abandonou do outro lado do mar
Eu acho que deveriam ter arranjado um jornalista mais adequado nestes assuntos...não desmerecendo a jornalista em questão,pois é uma grande profissional, mas notou-se um bocadinho de falta de conhecimento dos contextos ali abordados...e o tom de quase de parecia que estava a falar com meninos que se portaram mal no recreio,...isto foi um acontecimento demasiado importante e grave que aconteceu na história tanto de Portugal como dos resto dos países envolvidos.
grande guerreiro !
Ao menos este não andou agarrado a um microfone lá por Argel a congratular-se com a morte de soldados portugueses, nem armado em arruaceiro em Londres.
Grande português.
(Cont). Agora, não posso deixar de reconhecer que é muito complicado face às actuais circunstâncias manter as ligações à lingua e cultura portuguesa, diria luso-chinesa de Macau. Mas, como se diz, a alma da gente não muda tanto assim. Tenho um carinho muito especial pelos macaenses e acredito que assim como há caminhos de ida também há caminhos de regresso. Um abraço.
Este grande Portugués disse a verdade,demostrou o verdadeiro espirito portugués,nos os Portugueses é que os abandonamos e nao os tratamos como verdadeiros homens da patria,e isso invergonhame,o país deve muito a este tipo de homens, e obrigado sargento Monteiro
"Todos se portaram MAL! As novas autoridades guineenses, porque os mataram! E as portuguesas, porque não protegeram aqueles que lutaram por Portugal!" (FCF)...
Herói também !
Eu não sei qual é a opinião geral da sociedade portuguesa, mas, seja ela qual for, eu respeito, evidentemente.
Porém, eu penso que, a todos os ex-combatentes que integraram as fileiras das nossas forças armadas, originários das ex-provincias ultramarinas, e que assim o desejassem, deveria ser concedida a nacionalidade portuguesa, sem qualquer exigência de índole burocrática, pois quase todos com quem compartilhei o meu tempo de serviço militar, em Angola, souberam honrar as cores da Bandeira Nacional Portuguesa. Deixo um abraço para todos os ex-miliatres das Ccaç. 1331 e 1333?, que estiveram adidas ao Bcaç.2872, e cuja respectiva acção se desenvolveu na região do Moxico/Angola.
Eu não sou desse tempo, mas as pessoas que conheço (pais de amigos) que vieram para a Europa eram de imediato portugueses (europeus). Estou a referir-me aos combatentes.
Que bom Português Obrigado Irmão os traidores de Lisboa não tiveram respeito por ninguém o Sr furtado riu porque furjou uma história cheia de mentiras,,
Grande senhor
Grande português
@seppsters Viva o PNR! Portugal aos Portugueses!
Fugir para onde?
Esfregar este comentário na fuça do Mamadu Ba.É este o racismo que havia em Portugal antes do aparecimento da escumalha BE/Mamadu Ba e afins.
Porque são traidores..quem trai o pais nao merece viver
Para todos estes combatentes o estado tem o dever moral e legal de pagar o complemento de reforma que lhe é devida por defenderem Portugal. E revoltante haver tantos inúteis a viver a custa do estado em Portugal e ver estes homens de total verticalidade no cumprimento do seu dever serem desprezados pelo nosso país. Não é justo.
Alguém sabe onde encontrar este episódio do pros e contras completo?
Faz tempo hein?
Nem a propria jornalista o considera português
@seppsters Mas quais doutrinas?!
Patente de Sargento. Decisão de General.
Comando .E, também foi um dos Fundadores da Tropa de Élite.
Um grande homem, merece o nosso respeito.
Espero que não venha a ser insultado um dia por mamado ba o instigador.
SARGENTO Monteiro é um patriota não um vassalo do homem branco!!!
Onde posso ver este programa completo?
Tratou-se de um assunto da maior seriedade. Por essa razão, não entendi as risadas durante o lúcido depoimento do Sr. Monteiro.
Risadas de burros
Umas bestas alarves, que de democratas só têm a fachada!
creio que muitos se riram da maneira ignorante como a entrevistadora fez as suas perguntas, e nao realmente do sargento Monteiro em si que falou muito bem. Eu tambem teria rido tal a ignorancia por detras das perguntas.
Sem dúvida que teve a ver com a forma como a entrevistadora colocou as perguntas. Hoje, muitos gostam de falar da guerra do ultramar como algo em que os negros tinham que, ou, colocavam-se do lado dos movimentos independentistas. Isso e completamente falso: muitas companhias e regimentos portugueses eram formados por maiorias negras e mestiças.
Estes combatentes tinham respeito pela bandeira e eram educados para terem alto sentido de dever.
No fim, essa maioria foi abandonada pelo novo regime português. Provavelmente, a maior vergonha de Portugal na altura.
Pedia o favor de alguem me explicar, o porque do riso,enquanto este Homem falava.Obrigado,
12 anos depois a explicação...porque o Sr. consegui ser divertido com a sua simplicidade
Verdade, eu senti a Pátria e não venham com cores!.Há alguma coisa mais que nos podemos orgulhar, com tanto orgulho que foram "Os Descobrimentos Portugueses"?
Os Descobrimentos foram mais importante que o Homem ir à Lua, um efeito notável na Humanidade, os Portugueses foram os primeiros Europeus a chegar ao Japão, arte de navegar Por mares nunca antes navegados!
Eu fui militar no Norte de Angola, Zala que nem o diabo gostava de lá estar, mas cumpri o meu dever com Honra, não admito nenhum parasita, canalha, cobarde, seja ele preto, branco, amarelo às riscas que ponha em causa o Militar Português! Seria uma Cobardia de quem o faz ou venha a fazer!
Cuidado no que se possa fazer, casos são casos e não há ninguém isento, este Sargento disse tudo que um homem Português possa dizer, foram homens assim que venceram! Se assim não fossem, mal tinham chegado à Costa de África!
Homens valentes, guerreiros, como nós formos numa data mais recente, e os guerreiros de hoje que combatem na RCA e muitos outros pontos!
Viva a Pátria Mãe, os nossos Heróis e todos que serviram e servem a Pátria, viva o povo Português!
Na .minha companhia éramos apenas 20 brancos ,todos os restantes eram negros,nunca notei que eles fossem menos defensores de Portugal do que nós
«Fugiram pra onde?»
Não têm o programa todo agradecia
LIKE
grande homem espetou com a verdade a cara dessa jornalista tendenciosa
Sim. Também me consta que existe em marcha um processo de discriminação dos portugueses de Macau, designadamente dos que trabalham na Função Pública. Nada que me surpreenda, acho que isso era esperável. Como também era esperável que a comunidade portuguesa passasse por alguns anos de desunião.
Só para repor a verdade histórica. Em Cabo Verde e S. Tomé não havia nativos nenhuns quando os nossos navegadores lá chegaram. Por isso, ainda hoje não entendo como foram "descolonizados" esses arquipélagos e por que não foram os Açores e Madeira? Para Por a maioria dos habitantes serem de pele escura nuns lados e de pele clara nos outros? Na verdade foi uma acto de puro racismo. Uma vergonha.