Douglas, estou tão feliz com a forma mais abrangente, empática e tolerante com outras teologias que você tem assumido. Já gostava do conteúdo antes, mas agora está ainda melhor. Não sou anglicana, mas reconheço que existe muita beleza em aprender com aqueles que são diferentes de nós, e manter as tradições sadias de outros irmãos enriquece nossa fé. Deus te abençoe e dê perseverança nessa trilha.
Eu sou pastor pentecostal, contudo, sou totalmente contra a intolerância religiosa e luto contra isso. Tenho minha fé bem firme em meu coração, contudo, respeito os católicos e pessoas de outras religiões. Pr. Cássio Roberto. Ps: Gostei muito!
Eu tenho me deparado com jovens que vem despertando para a catolicidade cristã neste tempo. Isto é um refrigério em meio a esta "idade das trevas" do meio protestante contemporâneo. E nos enche de esperança. Parabéns pela exposição.
Como católico, sempre sou incompreendido pelos protestantes quando falo sobre Teologia. O imaginário deles é cheio de mitos anti-católicos e isso dificulta muito um diálogo minimamente sadio. Estes dias, mostrei a um evangélico que o Concílio de Trento condena o pelagianismo*, coisa que nos acusam de ser com frequência. Enfim, parabéns pelo vídeo! * 811. Cân. 1. Se alguém disser que o homem pode ser justificado perante Deus pelas suas obras, feitas ou segundo as forças da natureza, ou segundo a doutrina da Lei, sem a graça divina [merecida] por Jesus Cristo - seja excomungado. [cfr. n° 793 s].
@@miqueiaasls é totalmente assimétrico. Digo isso porque já estive dos dois lados: fui protestante até meus 22 anos, perdi todos os meus amigos quando me converti ao catolicismo e só um pastor da minha igreja teve a hombridade de não me jogar pedras e vir conversar comigo civilizadamente. Geralmente os católicos são bem mais tolerantes, tanto que o catecismo considera os protestantes como irmãos, validando seu batismo. Já quando alguém se converte ao protestantismo, via de regra é batizado novamente.
@@arthurolinto6501 E a questão da validação do batismo de convertidos ao ICAR ex-evangelico , se trata mais dogmática do que qualquer tolerância católica. Algumas igrejas protestante não aceitam o batismo católico , pelo motivo de não reconhecerem o catolicismo como um ensino cristão genuíno e assim as pessoas batizadas na ICAR confessam uma fé diferente . Por este motivo não se reconhece o Batismo católico.
ARRASOU, parabéns Douglas. Me fez lembrar de quando comprei minha cruz celta, até hoje alguns irmãos param e me perguntam: " e essa cruz?". As pessoas não entendem que a fé cristã não é algo estático que só existiu no tempo apostólico e na reforma, nossa fé tem 2021 anos de tradições, teologia e arte. As pessoas tem que entender que nem tudo gira em torno de Roma, ou é algum dogma Romano l.
Não sou católico mas defendo a Igreja Católica onde fui batizado por todo o seu legado. O catolicismo cristianizou o mundo, construiu a civilização ocidental, criou universidades e hospitais, fora que se não fosse a Igreja Católica não teríamos a Bíblia Sagrada.
Vale lembrar que o preconceito entre ambas as tradições é muito forte “de lá pra cá” também. Há muita superstição, desinformações e hostilidade católica sobre a espiritualidade protestante também, especialmente entre os católicos mais conservadores, que chegam a discutir coisas como a possibilidade de um protestante ser salvo, além de demonizar nossa ceia, nossos cultos etc. É uma das coisas que percebemos e sentimos na pele rapidamente ao buscar se aproximar para conhecer um pouco mais da teologia e da igreja católica. Por outro lado, também tocamos uma riqueza histórica, litúrgica e um jeito de fazer teologia que nos deixa boquiabertos. Coisas das quais ficaríamos distantes o resto da vida se nos resguardássemos aos limites do preconceito. Aos poucos vamos também percebendo que aquilo que nos une a nossos irmãos católicos, embora talvez não seja mais forte, é bem maior que o que nos separa deles. Talvez seja interessante um vídeo comentando mitos protestantes sobre o catolicismo e vice-versa. Mano, parabéns pelo vídeo! Ficou show demais como sempre!!
Douglas , com muito respeito ... Me parece que hoje a sua preocupação e mais defender a tradição anglicana do que falar de teologia como fazia antes de vc ser anglicano ... Um abraço a vc e sua igreja 👍👏👏
Nem falei sobre tradição anglicana nesse vídeo. E dos últimos 10 que saíram, 2 foram sobre isso. Saiu Bereia, saiu Quem Foi, saiu um monte de outros vídeos. Abraço!
1:45. Por gentileza, poderia me enviar algum artigo, link, fonte, pdf onde encontro essa informação? Simplesmente procurei pela internet e não achei nada dizendo que o Tratado de Aliança entre Portugal e Inglaterra de 1810, determinasse algo a respeito dos protestantes e da sua estética. Se puder compartilhar a fonte com mais precisão, eu agradeço. Obrigado!
Eu li isso em um artigo, mas também não encontrei nenhum livro que abordasse a questão. Mas não duvido, é só ler os debates entre padres e pastores no início do século XX que dá para notar uma animosidade entre católicos e protestantes.
Parabéns meu irmão!!! Tenho batido muito nessa tecla!!! Sou Batista, mais alinhado com a Teologia reformada, e tenho pensado muito, há algum tempo, sobre isso. Realmente eu vejo que muito se dá por um preconceito, e pouco, ou nada de, conceitos! Comprei até o catecismo da igreja católica para compreender mais sobre os dogmas dela. Sinceramente, eu acredito que muito dos que estão indo do protestantismo para a igreja romana estão indo por, em algum momento, descobrirem que "não é bem assim, como me falaram"! Daí vêem a antiga igreja como contraditória e mentirosa. Parabéns pelo vídeo! A propósito, a PIB de Curitiba, se não me engano, colocou vitrais com imagens na igreja. Ficou muito interessante!
Parabéns, pois, sou católico e é raro encontrar alguém do "outro lado" que conheça realmente nossa fé. Eles partem com a acusação em uma mão e o veredito na outra, não há nada que possa mudar a ideia, por exemplo, que erramos no canon e que imagens e idolatria são sinônimos (entre outros mil fatos que não há ligação com a realidade). Paz e bem.
Parabéns pela sua lucidez, e continue estudando a igreja católica, leia os padres apostólicos, entenda o que é a eucaristia, a eucaristia só tem na igreja católica, pois só na igreja católica contém o sacerdócio e sucessão apostólica, outra coisa que poucos sabem da igreja católica é que ela é a maior instituição de caridade do mundo, ela mantém centenas de milhares de instituições de caridade no mundo todo, pra vc ter uma idéia no continente africano cerca de 60% dos hospitais e escolas são sustentados pela igreja católica. Paz e bem!!
@@InvestimentoseFe creio que ao momento que desde o primeiro mandamentos Deus relaciona: "NÃO FARÁS para ti imagens" com "não te encurvarás a elas nem as servirás" sim, imagens estão intrinsecamente relacionadas a idolatria. Ao momento que a própria etimologia da palavra idolatria vem de ídolos ou imagens de escultura, representações de gesso, madeira, ouro, sim, estão diretamente relacionadas à adoração que deveria se atribuir somente ao Deus Vivo e Criador, que vocês sabem que no Catoliscismo se divide a fé e confiança não só a escultura mas à inspiração da mesma. Portanto o romanismo em sua doutrina é essencialmente idolatra, mas estamos num tempo de relativismo total, lamentavelmente e extremamente perigoso.
Como protestante, gostaria de deixar registrada a minha concordância com o exposto! Grato por Deus estar levantando uma nova geração de protestantes pensantes como você.
Estude a patristica, fim da Bárbare e começar da civilização da América, de Cristian Rodrigo iturralde, a patristica, e como a igreja católica construí a civilização ocidental de tomas Woods
Cara parabéns! Esse vídeo é extremamente essencial pra construção de uma Igreja Saudável. Os protestantes perdem muitas coisas que Deus nos proporcionou para desfrutarmos para a glória dele com essas falsas atitudes de santidade. Um exemplo é quando falo no meu canal ou Instagram sobre livros de fantasia, ficção... ainda há muito preconceito e ignorância e principalmente, falsa santidade. Perdemos a disciplina da celebração.
Muito bem explicado e argumentado. Sempre sofri um certo preconceito dos meus irmãos protestantes por defender e simpatizar algumas especificações da Igreja Católica Apostólica Romana. E muitas das vezes, fiquei triste por isso. Contudo, percebi que isso não era um erro da minha parte. Mas, sim, um certo avanço em relação a minha vida de teólogo, cidadão e, acima de tudo cristão. Fiz amizades com padres e católicos que me ajudam a compreender cada vez mais a história do Cristianismo. Imagens, quadros e retratos estão no meu escritório. Além de uma cruz no meu criado-mudo. Não tenho vergonha e nem medo por isso. Agora, você cometeu um erro durante a explanação do seu pensamento. A igreja do bispo Edir Macedo não é pentecostal! Mas NEOpentecostal. Existe uma diferença gritante entre elas.
Na verdade, no início, era uma igreja pentecostal, que nasceu de uma cruzada, por isso falei de ser a primeira das igrejas pentecostais a usar o termo Bispo. Mas logo depois ela ganha uma nova roupagem moderna e caminha pra o que categorizamos como neopentecostalismo.
Muito bom mesmo! Uma coisa é defendermos a verdade de forma coerente e bíblica. Outra bem diferente é rotularmos todo um grupo como herético para não precisarmos analisar sua teologia de forma detida e sincera. Que Deus nos ajude a permanecermos bíblicos sem jogarmos fora nossa riqueza cristã!
Protestantismo não passa de um sujeito que não quer obedecer uma ortodoxia, o ego da pessoa é tão grande que não aceita obedecer um superior; "o protestantismo é soberbo". O catolicismo é tão grandioso e glorioso que é a pedra que faz o ocidente, foi o catolicismo que fez a ciência, foi o catolicismo que aprimorou a teologia, foi graças ao catolicismo que hoje nós somos apagões. Fico vendo vídeos desses intitulados "teólogos" do RUclips como o Yago Martins e outros que se acham os gênios do mundo, acham que a cristandade nasceu da cabeça deles, e não nasceu na patristica; lembro que eles nem mesmo leram sobre ela.
O cultura A cultura cristã é vasta e linda, o catolicismo é lindo! 😍 Talvez a galera que ainda discorda precise aprender a separar o termo catolicismo do catolicismo Romano, além de mergulhar em estudos sobre tradições cristãs tão antigas quanto o catolicismo romano e o protestantismo, como os cristão sírios, etíopes, antioquenos, indianos, coptas e tantos outros - que existem desde o comecinho do cristianismo. Estudar sobre cristianismos orientais além do que nos ensinam (errado) sobre o grande cisma de 1500 e alugam coisa. Aprendi que o cristianismo sempre foi plural, universal, católico. Digo isso porque conhecer a fundo sobre história da igreja(fora das versões contadas pelas igrejas) me ajudou muito a me livrar da catolicofobia que eu tinha em nível extremo. Continuo não concordando com muitos posicionamentos dos meus irmãos romanos, mas hoje vou a missas sem problemas quando meus amigos me convidam e tenho disponibilidade. Logo eu, que já fui a maior anti católica e iconoclasta de todos, mas realmente o conhecimento, a verdade nos liberta, inclusive dos nossos preconceitos religiosos.
@@espiritualmentelivre6768 Ata.... Mas o ranço pelo "catolicismo romano"(esse termo sequer oficial é, na verdade foi criado por protestantes para caluniar a Santa Igreja) contínua, né? Pelo vista de na adiantou esse "rolê ecumênico🌈"... E mais: cuidado com o estudo da história da igreja, pois se você estudar mais um pouco, e for honesta é claro, se tornará "católica romana"!
Muito interessante, eu era protestante e me converti ao catolicismo, com o tempo percebi o preconceito que eu tinha com os santos, os crucifixos e até com a própria Nossa Senhora, e são coisas que demoraram para sumirem, hoje eu amo a Igreja Católica e a sua Tradição, e estou sempre a procura de estudar e conhecer mais. No final de fato é tudo sobre o contexto aonde estamos, é fácil odiar algo quando todos ao seu redor também odeiam, vai ter um momento que entraremos em contato com pessoas diferentes e temos de saber respeitar as diferenças, e é o que eu procuro fazer.
Parabéns ! Vídeo muito necessário. Acrescentaria que parte da culpa desse anti-catolicismo se deve ao fato do Catolicismo brasileiro ser ainda o combativo Catolicismo Tridentino. Deus abençoe.
Eu também pensava assim, por causa do preconceito que desde cedo é estimulado. Mas, hoje já aprecio a arte católica, muitos escritos dos pais da Igreja e a história. Infelizmente existem erros em todos os lugares, seja na igreja católica ou protestante, porque o ser humano é falho. Contudo, uma das maravilhas da vida é saber apreciar a beleza (conceito artístico estrito) sem se tornar alienado da realidade, o que proporciona a sensação de que este momento é único. É especial. É alívio.
Vc tá mudando em quem diria o mundo da volta de tanto derrama manipulação nos canais católicos o celebro funcionou vai fundo nos pais da igreja é o 1 passo
Lembrando q o 1° papa da Igreja Católica foi São Pedro, a quem Jesus deu as chaves do céu (Mt 16,19). Muitos protestantes desconhecem esse fato, Pedro foi escolhido p edificar a Igreja de Cristo aqui na terra e prometeu q nenhum mal prevalecerá (Mt 16,18) ✝️
Sou católica, e fico muito feliz hoje, vendo os protestante estudando o cristianismo primitivo, e se surpreendendo com tantas coisas que e não sabem, e julgam por mero preconceito. Por isso hoje muitos pastor estão se tornando católico e enriquecendo ainda mais a teologia católica
Esse vídeo é muito interessante. Algo que me deixa muito triste em relação ao movimento protestante é essa ideia judaizante. Tenho a impressão de que, pelo fato dos protestantes não terem uma cultura ou raiz própria, eles acabam diminuindo a figura de Jesus e retornando a um processo judaizante, como se fossem órfãos espirituais. Acho que precisamos abrir os olhos e parar de repetir certos comportamentos, pois, na verdade, quem determina o que eu e você pensamos é o contexto. E o contexto protestante, com suas 50 mil fragmentações relativistas que só envergonham o Senhor Jesus. Temos as escrituras Graças a nossa "mãe católica", gostemos ou não. Parabéns pelo vídeo.
Grande Douglas! Infelizmente, impera no país o "lá" e o lado "de lá". O cisma de 1054 acontece aqui e agora. O Brasil ainda é muito imaturo para lidar com essas coisas. Somos um povo que ainda age na base do 8 ou 80.
Sempre gostei de ícones, liturgia... Minha família é da Assembleia De Deus. Eles reclamam muito comigo. Vivo numa intensa "rivalidade" com minha própria família me perseguindo. Eles dizem que sou "idólatra" e posso ir ao inferno.
@@Eltonsvieira você nem conhece o catolisimo papagaiando versículo são Protestanteismo a e uma árvore seca de odeio e radicalismo da perguicao da igreja fundada
São ignorantes, os ícones sempre usado na igreja primitiva e era uma forma de evangelizar, como o povo conhecia algo na antiguidade através das imagens, + estude sobre o assunto
Sou Catolico e quem vai a missa bem sabe que o foco é Cristo, e todo momento oque é lido faz parte do evangelho sendo assim a palavra genuína de Cristo. A igreja Católica possui a veneração ou admiração aos Santos e a Maria carinho , respeito admiração e um entendimento da importância dela. Sou catolico e vejo preconceito enorme no meio protestante. Não somos a igreja perfeita, nem a protestante, mais no fim oque importa é crer que Jesus é nosso Salvador e seguir seus preceitos na terra, quem julga é Deus e todos seremos jugados independente da opinião.
@@revolucaobrasil3891 eu era católico, quando comecei a estudar a bíblia, ñ tem como ñ repudiar a igreja católica, seus feitos do passado, idolatria a Maria, basta ver a basílica de Aparecida, um templo dedicado a um ser humano maravilhoso mais que morreu, e como auxiliar o criador do universo, o onipresente onisciente Salvador Jesus Cristo. Não faz sentido. Mais respeito a fé de cada um. Valeu
@@revolucaobrasil3891 Querido, nós respeitamos todos os mártires que morreram por Cristo, respeitamos MUITO Maria, a mãe do nosso Salvador, mas isso não nos dá base bíblica para venerarmos como vocês o fazem, muito menos de alçar Maria a status de "Mãe se Deus, co-redentora e mediadora entre os homens e Jesus". Vou dar um exemplo: nós amamos nossos pais, os honramos, respeitamos e devemos obedecê-los, porém não devemos colocar eles acima de Deus. Logo, se meu pai me proíbe de ler a Bíblia ou de buscar a Deus, eu não vou cumprir o que ele falou, porque importa obedecer a Deus antes do que obedecer a homens. Se fosse o caso, eu sairia de casa e viveria minha vida. O coração do homem é uma fábrica de ídolos, e tudo o que nós colocarmos acima de Deus, é idolatria (veja que Deus testou Abraão da forma mais severa possível, o mandando sacrificar o próprio filho em obediência).
Um catolico que participou dos Sacramentos embasado na catequese. Sabe que a ideia de idolatria é um paradigma nas pessoas que não se encontraram na profundidade do evangelho, vai existir pessoas que vão viver em tal idolatria isso não negamos mesmo que poucos, assim como alguns protestantes que idolatram pastores renomados, não digo de igrejas tradicionais mais dessas neopentec e as pentec . Portanto apontar o dedo pra igreja católica é fácil, mesmo os ex católicos que não se aprofundaram na catequese. Amigos o mais importante é entender que Deus não pertence a um grupo religioso, quem quiser pode experimentar a Graça. Olha o versículo abaixo oque fala .👇 Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam.Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam. Romanos 10 versículo 12.....
Este video falta uma informação: a perseguição aos evangelista protestantes durante o século 19 e 20, principalmente os colportores. Pesquisando a história da igreja evangélica fluminense mostra isso
Não devemos ser anti- católico, anti-adventista e por aí vai! Devemos sim ser pro Jesus e firmes na seus ensinamentos. O respeito deve ser para com todos, cristãos e não cristãos. Eu cresci em uma família católica. Mas eu só aceitei Jesus realmente quando me tornei evangélico.Respeito quem tem sua denominação. Se até mesmo no meio evangélico tem divergências. Que Deus abençoe a vida de todos vcs.
Então vc era mais um católico de IBGE nunca foi católico e nunca sem aprofundou no que a igreja fala veja hj pastores voltando a Igreja, estuda a patristica, a igreja canonizou a Bíblia, estude sobre como surgiu o protestante, na Bíblia não existe o termo aceita Jesus.
Concordo...o que importa é a Bíblia! Se possível traduzida da fonte! A minha fé é baseada na palavra de Deus e ponto! Agora, ficam criando religiões com base na Bíblia, para enganar a muitos, isso já está sendo feito desde da época dos apóstolos! Minha pergunta sempre é: ISSO QUE VC PREGA ESTA NA BÍBLIA?! Se não está...eu não dou ouvidos e respeito a religião alheia!
Galera se esquece que a igreja catolica em seu inicio a 590 não tinha heresia, dogma nem doutrina fora da biblia, quase 300 anos, de certo alguns papas fizeram algumas peripercias, mas é possivel está na catolica e ser biblico, desde que não siga o anti-biblico segue o baile. Deus vos abençoe.
@@CanuteBartusOliveira sou historiador e sua descrição não passa por nenhum crivo, nem mesmo da Igreja do império romano. A ICAR foi fundada no século IV e sim, já havia várias heresias dentro dela.
Não é possível estar na igreja católica e negar sua própria doutrina, pois os dogmas requerem adesão do fiel... Mas enfim, aprenda a escrever primeiro!
Eu já fui católico e não voltaria jamais. Fiz catequese e odiava aquelas imagens dedde criança, li a Bíblia e vi a diferença abismal com a Igreja de Atos. Os Pais da Igreja escreveram algumas coisas certas e outras coisas erradas, eram homens e não foram inspirados pelo Espírito Santo.
Tem uma galera perdendo o ponto central do vídeo. Sabe aquele negócio sobre jogar a água da banheira fora e acabar jogando fora o bebê tb? É basicamente isso. Douglas não tá falando sobre diferenças doutrinárias, o ponto é q a gente coloca a estética católica em pé de igualdade com as doutrinas q consideramos erradas e assim perdemos muita coisa boa. Usar imagens é algo comum no meio protestante tb, todo mundo aqui sabe como o fogo, representações do Espírito Santo e anjos são comuns no imaginário pentecostal, mas se alguém colocar uma imagem de Jesus no meio vira coisa de católico. Contraditório, mas nosso preconceito atrapalha nossa visão
@@selmamaia9597 Eu mesmo sou um deles, fui anglicano e voltei pra a Igreja Católica em 2013. Numa simples pesquisa no Google você acha muitos casos, aqui no Brasil e fora dele. O Rafael Cronje, que fez parte dos Dois Dedos de Teologia, é outro exemplo. Eduardo Farias, que foi pastor presbiteriano no RJ, converteu-se ao catolicismo ano passado. Poderia falar de muitas outras conversões, via de regra gente bem preparada e estudiosa. Pesquise sobre o Apostolado Cardeal Newman, o qual reúne muitos relatos.
@@arthurolinto6501 sim pode até ter alguns casos Arthur, mas creio ainda são exceções se comparados ao contrário. E com todo respeito e de coração, mas não vejo como uma pessoa pode se dizer estudiosa da Palavra de Deus e ter como doutrina a veneração e intercessão da criatura, uma vez que é tão claro e nítido de Gênesis a Apocalipse que só há um Deus (Digno de ser chamado SENHOR) e um só que intercede entre Deus e os homens, o qual é Jesus Cristo. Isso é claro demais, claro como a luz, é o maior pecado que pode ter transgredir o primeiro mandamento da Lei de Deus. Sei que vai falar que não fazem isso, mas eu vim do Catoliscismo e basta um minuto ouvindo um sermão ou oração católica para perceber onde está sua confiança, quem reina soberana em Seus corações, infelizmente não é Deus o criador dos céus céus da terra, definitivamente não. Não basta estudar a Bíblia, ela é um livro espiritual, precisa desejar, pedir e dar liberdade ao Espírito Santo para ter a compreensão da Sua Palavra.
@@selmamaia9597 por respeito ao Douglas, não entrarei em discussões por aqui. Espero que algum dia você possa ter uma visão mais equilibrada sobre o catolicismo e perceber que alguém pode saber muito de Bíblia, ter comunhão com Deus e mesmo assim ser católico. Deus te abençoe!
Bem, concordo com a mensagem, mas abordou apenas uma questão do problema dogmático católico romano. As divergências são muito maiores e mais profundas. Na questão de representação eu concordo muito, mas me incomoda a ostentação católica em poucas coisas que vejo. Visualmente essa ostentação, ao invés de me remeter a Jesus me leva numa direção, perceptiva, justamente contrária. Isso é uma percepção pessoal. Agora a arte em si, acredito que faz muito bem e deveria ser estimulada com certeza, sinto falta disso nas igrejas.
Já dizia a primeira carta aos coríntios: 10 Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer. 11Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. 12Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; ou "Eu sou de Apolo"; ou "Eu sou de Pedro"; ou ainda "Eu sou de Cristo". 13Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? 14Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio; 15de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. 16(Batizei também os da casa de Estéfanas; além desses, não me lembro se batizei alguém mais.) 17Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.
Na realidade esse ponto das imagens é só a ponta do iceberg. A ideia popular da salvação por mérito no catolicismo também é falsa. Na realidade, existe acordo conjunto (década de 90 se não me falha a memória) entre luteranos e católicos sobre a salvação pela fé, é possível encontrar o documento na internet. Também acreditamos em certo aspecto no sola gratia, obviamente discordando se ela é imputada (para nós é infusa) e afins.
Olha eu não sou a favor a instituição católica romana pois após ler a história de Alberto Rivera percebi diversas falhas em sua fundação,já não gostava pelo católicos não praticantes em nosso país e pelas tradições quem nunca entendi como a adoração a imagem mas isso não quer dizer que sou contra os católicos anglicanos ou ortodoxos mas sim contra a instituição romana.amo as artes sacras e as cruzes de pescoço.
A maioria adora falar mal da ingreja católica, mas foi ali que conheceram quem foi JESUS CRISTO e a BÍBLIA ( apesar de nao concordar com varios doutrinas),
Acho que a questão é sobre como o catolicismo tornou a religião cristã muito banal e dissipou uma teologia errada aos leigos . Não sei de fato sobre a teologia mais profunda e me lembro que amava ouvir mensagens de um frei no início de minha conversão e o que ele falava era excelente! Mas o que vemos nos católicos (principalmente sobre os nominais) é nada de fé salvifica em Cristo . Sem falar que ela impôs uma religião de estado por vários lugares do mundo (o que era vigente no AT e definitivamente não no NT. )Sobre as pinturas é bom , mas imagens acho que não e o motivo que muitos tem questão por causa dos documentos reformados que fala sobre fazer imagem de Cristo. Enfim , não acho certo fazer um complô contra católicos mas certamente ter muito cuidado com o catolicismo
Uma coisa é o preconceito, outra é o não concordar com alguns dogmas. O catolicismo de fato está em desacordo com a palavra de Deus em muitos aspectos. Eles não se pautam na palavra de Deus, eles se pautam na tradição e na palavra do Papa apenas. Se posicionar contra isso de forma a tentar alertá-los não significa preconceito. Não estou dizendo que um católico deve ser mal tratado, ele deve ser amado como todos, e ele têm direito de viver sua fé como em qualquer outra prática religiosa. Mas me dizer que tenho que passar a mão na cabeça e não alertá-los, daí já não concordo.
Mas em nenhum momento o vídeo falou que devemos concordar ou passar a mão na cabeça. O propósito do vídeo foi mostrar que não devemos rejeitar algo só por parecer minimamente católico, como se o catolicismo fosse errado em sua totalidade. Aquilo em que os católicos estão certos, podemos abraçar. Foi Deus quem criou a arte, não os católicos, então podemos usar a arte par glorificar a Deus. A cruz é um símbolo cristão, não foram os católicos quem inventaram, então podemos usar um crucifixo. E aquilo em que os católicos estão errados, nós continuamos rejeitando. Não adoramos santos, não veneramos Maria e não cremos na infalibilidade papal. O problema é que as pessoas querem jogar fora a água suja junto com a bacia e com o bebê. Toda live o Douglas recebe algum tipo de crítica por usar um crucifixo.
Você já começa seu comentário pressupondo que católicos estão em desacordo com a Bíblia, visto que foi essa mesma que guardou e escreveu os livros da Biblia, pelo menos o NT. A partir daí, é só ladeira abaixo.
@@brennusbrennus A palavra de Deus é inspirada pelo Espirito Santo. Infelizmente o catolicismo está fora dos padrões estabelecidos por Deus, alguns exemplos de práticas que estão em desacordo com a Bíblia são o uso de imagens, adoração a "santos", batismo de crianças etc. Infelizmente o católico atual está em desacordo com a Bíblia sim, e eu gostaria muito que fosse ao contrário. Concordo quando no vídeo dizem que não é certo ter preconceito contra o católico, mas dizer que estão "corretos" em relação à Palavra de Deus não têm como. É justamente esses dogmas que fizeram surgir reformas.
@@rafaalencar1092 A igreja católica a primeira igreja a existir, logo, podemos afirmar que é a igreja de Mt 16,18. Dizer que o catolicismo está "fora dos padrões" é negar 3 promessas de Cristo: Mt 16,18 "E as portas do inferno não prevalecerão"; Jo 16,13 "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade"; Mt 28,20 "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"
Discordei quase q totalmente, mas respeito a opinião. Devemos sim considerar errados alguns(muitos)dogmas católicos e falar , e bem, parecer católico ou apreciar arte católica, e até mesmo gostar dos escritos de alguns "santos católicos" n deveria ser problema. Ademais foi um vídeo bem feito.
Desde que me tornei protestante, senti falta de objetos que expressavam a minha fé, como o uso de crucifixos a leitura da tradição, etc. Mas é bom lembrar também que infelizmente, alguns católicos "raiz" tomam para si a doutrina dos Pais da Igreja. Para a esmagadora maioria deles a Igreja de Cristo é sinônimo de igreja católica. Eles são supremacistas.
Ao final do vídeo, você faz uma crítica que o pessoal católico, usam nossas músicas e o nosso colarinho clerical. Soma-se as músicas e ao colarinho, a coroa do advento. Hoje não usada nas igrejas protestantes, mas usada em todas as paróquias católicas do mundo.
Eu sou da Assembleia di Deus, não ligo pra quem está em uma religião, mais a própria bíblia fala sobre adorar estátuas ou coisas feitas pela mãos do homens , é apenas uma questão qui uns segue umas coisas e outros outras coisas , mais na bíblia não fala qui DEUS criou a arte em Genesis fala sobre todas as criações
Quem fez as árvores? Quem fez as plantas? Quem fez o girassol? Quem fez os animais? Quem fez o sol? Quem colocou no ser humano o desejo pelo eterno? Arte não é só pintura e estátua. É tudo isso também. Deus criou a arte. Deus criou a visão. Ninguém está falando de adorar estátua.
@@Teologueiros O próprio Deus mandou fazer imagens de querubins para colocar na tampa da arca.O próprio Deus mandou fazer querubins para colocar na tampa da arca da aliança.
@@Teologueiros sim Deus criou tudo na maior perfeição, assim como a própria natureza qui ea coisa mais bela deste mundo ,é somente a minha opinião, no meu ponto de vista DEUS não criou a arte mais tudo qui ele criou inspira homem a fazer arte sobre essas criações di DEUS
@@thiagoaraujo7531 como o povo reconhecia algo antes da a alfabetização da humanidade, como os homens antigos sabia o diferença as espécies, como vc conhece que o boi é boi
Sim, até respondi em outro comentário aqui. A questão é que quando ela é estabelecida, ela era uma igreja pentecostal, partindo da Cruzada Missionária do Macedo com o Soares. É depois que ela vai se tornar o que chamamos de neopentecostal hoje.
Eu sou católica eu agradeço a Deus todos os dias por Deus por minha mãe e meu pai Católico sou Batizada Comunhão e Crisma e intendo e rezo meu rosário quando não posso me a levanto mais cedo e rezo o terço de manhã a noite rezo a Oração dos quarenta padre Nosso e tento ver Jesus Cristo no Deserto se mortificado por mim e a solidão de minha mãe Maria Santíssima tudo por mim sou pobre de bens materiais mais sou rica com Jesus Maria e José adoro ser católica sofro quando vejo maus Bispos e padres que vem levar o povo católico a entender a fé católica . é tão bom gosto dos santos Católicos muito obrigada meu Jesus
O problema não é o católico por que católico significa boa novas de Cristo. O problema está na forma em que eles querem ser católicos adorando outros deuses e etc.
@@TheLuizp7 Amém meu irmão a Gloria do Senhor se renova todos os dias. Vamos sempre está lendo e aprendendo com a sabedoria do alto. Que o Senhor te abençoe com a sua sabedoria.
Excelente abordagem Douglas. Apenas desejo lembrar que o termo "protestante" foi cunhado, não em função de Lutero e, sim, bem antes dele. Ademais, os protestantes e católicos possuem um interrelacionamento bem plausível o problema, na realidade, são os "evangélicos", quer sejam pentecostais ou neopentecostais! Parabéns pelo vídeo!
Não, seu comentário. Ainda estou me convertendo, buscando uma igreja e não conheço bem o "meio evangélico". Quando li seu comentário me pareceu um tanto preconceituoso, não entendi bem. Tenho estudado a palavra meio que sozinho ate achar um lugar em que eu e minha familia fiquemos. Lwgal ter respondido, assim pode me esclarecer mais. Obrigado.
Protestantes são hereges como católicos. Cristãos são os verdadeiros seguidores de Cristo, alguns evangélicos sãos cristãos. Protestantes e católicos são hereges em grande maioria.
Douglas, estou tão feliz com a forma mais abrangente, empática e tolerante com outras teologias que você tem assumido. Já gostava do conteúdo antes, mas agora está ainda melhor. Não sou anglicana, mas reconheço que existe muita beleza em aprender com aqueles que são diferentes de nós, e manter as tradições sadias de outros irmãos enriquece nossa fé. Deus te abençoe e dê perseverança nessa trilha.
Olha só quem está por aqui. Estou ansioso pela nossa aventura em Azkaban, meu livro favorito da série.
@@wilmovie1 opa! Em Maio chegara aos seus ouvidos. Vai lendo já. 😉
Eu sou pastor pentecostal, contudo, sou totalmente contra a intolerância religiosa e luto contra isso.
Tenho minha fé bem firme em meu coração, contudo, respeito os católicos e pessoas de outras religiões.
Pr. Cássio Roberto.
Ps: Gostei muito!
Eu tenho me deparado com jovens que vem despertando para a catolicidade cristã neste tempo. Isto é um refrigério em meio a esta "idade das trevas" do meio protestante contemporâneo. E nos enche de esperança.
Parabéns pela exposição.
Como católico, sempre sou incompreendido pelos protestantes quando falo sobre Teologia. O imaginário deles é cheio de mitos anti-católicos e isso dificulta muito um diálogo minimamente sadio. Estes dias, mostrei a um evangélico que o Concílio de Trento condena o pelagianismo*, coisa que nos acusam de ser com frequência. Enfim, parabéns pelo vídeo!
* 811. Cân. 1. Se alguém disser que o homem pode ser justificado perante Deus pelas suas obras, feitas ou segundo as forças da natureza, ou segundo a doutrina da Lei, sem a graça divina [merecida] por Jesus Cristo - seja excomungado. [cfr. n° 793 s].
Fora que quando você vai em uma igreja evangélica e as pessoas sabem que você é catolico já começam as revelações
Arthur do outro lado é a mesma coisa .
@@miqueiaasls é totalmente assimétrico. Digo isso porque já estive dos dois lados: fui protestante até meus 22 anos, perdi todos os meus amigos quando me converti ao catolicismo e só um pastor da minha igreja teve a hombridade de não me jogar pedras e vir conversar comigo civilizadamente. Geralmente os católicos são bem mais tolerantes, tanto que o catecismo considera os protestantes como irmãos, validando seu batismo. Já quando alguém se converte ao protestantismo, via de regra é batizado novamente.
@@arthurolinto6501 Aqui na minha cidade sempre um católico solta uma piadinha para os evangélicos.
@@arthurolinto6501 E a questão da validação do batismo de convertidos ao ICAR ex-evangelico , se trata mais dogmática do que qualquer tolerância católica.
Algumas igrejas protestante não aceitam o batismo católico , pelo motivo de não reconhecerem o catolicismo como um ensino cristão genuíno e assim as pessoas batizadas na ICAR confessam uma fé diferente . Por este motivo não se reconhece o Batismo católico.
ARRASOU, parabéns Douglas. Me fez lembrar de quando comprei minha cruz celta, até hoje alguns irmãos param e me perguntam: " e essa cruz?". As pessoas não entendem que a fé cristã não é algo estático que só existiu no tempo apostólico e na reforma, nossa fé tem 2021 anos de tradições, teologia e arte. As pessoas tem que entender que nem tudo gira em torno de Roma, ou é algum dogma Romano l.
Não sou católico mas defendo a Igreja Católica onde fui batizado por todo o seu legado. O catolicismo cristianizou o mundo, construiu a civilização ocidental, criou universidades e hospitais, fora que se não fosse a Igreja Católica não teríamos a Bíblia Sagrada.
Diante de tantas verdades, por que você ainda não se tornou católico?
As pessoas odeiam aquilo que elas acham que é o Catolicismo. Eu estou estudando a Fé Católica e estou cogitando me tornar católico...
Vc já se tornou Católico?
Eu era um protestante ignorante, depois que eu estudei sobre o catolicismo eu me mudei para a Igreja Católica Apostólica Romana❤🇻🇦
@@Anthony2006-p7l Você está correto, se vai sentido para você. O bom que a escolha de alguém ser católico ou protestante envolva lógica e coerência.
Vale lembrar que o preconceito entre ambas as tradições é muito forte “de lá pra cá” também. Há muita superstição, desinformações e hostilidade católica sobre a espiritualidade protestante também, especialmente entre os católicos mais conservadores, que chegam a discutir coisas como a possibilidade de um protestante ser salvo, além de demonizar nossa ceia, nossos cultos etc. É uma das coisas que percebemos e sentimos na pele rapidamente ao buscar se aproximar para conhecer um pouco mais da teologia e da igreja católica. Por outro lado, também tocamos uma riqueza histórica, litúrgica e um jeito de fazer teologia que nos deixa boquiabertos. Coisas das quais ficaríamos distantes o resto da vida se nos resguardássemos aos limites do preconceito. Aos poucos vamos também percebendo que aquilo que nos une a nossos irmãos católicos, embora talvez não seja mais forte, é bem maior que o que nos separa deles. Talvez seja interessante um vídeo comentando mitos protestantes sobre o catolicismo e vice-versa.
Mano, parabéns pelo vídeo! Ficou show demais como sempre!!
Douglas , com muito respeito ...
Me parece que hoje a sua preocupação e mais defender a tradição anglicana do que falar de teologia como fazia antes de vc ser anglicano ...
Um abraço a vc e sua igreja 👍👏👏
Nem falei sobre tradição anglicana nesse vídeo. E dos últimos 10 que saíram, 2 foram sobre isso.
Saiu Bereia, saiu Quem Foi, saiu um monte de outros vídeos.
Abraço!
@@Teologueiros vc é anglicano
@@jhonnyvivencianarua7695 Sim!
1:45. Por gentileza, poderia me enviar algum artigo, link, fonte, pdf onde encontro essa informação? Simplesmente procurei pela internet e não achei nada dizendo que o Tratado de Aliança entre Portugal e Inglaterra de 1810, determinasse algo a respeito dos protestantes e da sua estética. Se puder compartilhar a fonte com mais precisão, eu agradeço. Obrigado!
Eu li isso em um artigo, mas também não encontrei nenhum livro que abordasse a questão. Mas não duvido, é só ler os debates entre padres e pastores no início do século XX que dá para notar uma animosidade entre católicos e protestantes.
Conhecendo o canal agora, através de Hipona. Parabéns cara, continue com seu trabalho incrível, e que Deus sempre o ilumine e guarde.
Parabéns meu irmão!!!
Tenho batido muito nessa tecla!!!
Sou Batista, mais alinhado com a Teologia reformada, e tenho pensado muito, há algum tempo, sobre isso.
Realmente eu vejo que muito se dá por um preconceito, e pouco, ou nada de, conceitos!
Comprei até o catecismo da igreja católica para compreender mais sobre os dogmas dela.
Sinceramente, eu acredito que muito dos que estão indo do protestantismo para a igreja romana estão indo por, em algum momento, descobrirem que "não é bem assim, como me falaram"! Daí vêem a antiga igreja como contraditória e mentirosa.
Parabéns pelo vídeo!
A propósito, a PIB de Curitiba, se não me engano, colocou vitrais com imagens na igreja. Ficou muito interessante!
Parabéns, pois, sou católico e é raro encontrar alguém do "outro lado" que conheça realmente nossa fé. Eles partem com a acusação em uma mão e o veredito na outra, não há nada que possa mudar a ideia, por exemplo, que erramos no canon e que imagens e idolatria são sinônimos (entre outros mil fatos que não há ligação com a realidade). Paz e bem.
Parabéns pela sua lucidez, e continue estudando a igreja católica, leia os padres apostólicos, entenda o que é a eucaristia, a eucaristia só tem na igreja católica, pois só na igreja católica contém o sacerdócio e sucessão apostólica, outra coisa que poucos sabem da igreja católica é que ela é a maior instituição de caridade do mundo, ela mantém centenas de milhares de instituições de caridade no mundo todo, pra vc ter uma idéia no continente africano cerca de 60% dos hospitais e escolas são sustentados pela igreja católica. Paz e bem!!
@@InvestimentoseFe creio que ao momento que desde o primeiro mandamentos Deus relaciona: "NÃO FARÁS para ti imagens" com "não te encurvarás a elas nem as servirás" sim, imagens estão intrinsecamente relacionadas a idolatria. Ao momento que a própria etimologia da palavra idolatria vem de ídolos ou imagens de escultura, representações de gesso, madeira, ouro, sim, estão diretamente relacionadas à adoração que deveria se atribuir somente ao Deus Vivo e Criador, que vocês sabem que no Catoliscismo se divide a fé e confiança não só a escultura mas à inspiração da mesma. Portanto o romanismo em sua doutrina é essencialmente idolatra, mas estamos num tempo de relativismo total, lamentavelmente e extremamente perigoso.
@@selmamaia9597 Prezada, então, sua identidade tem a foto de uma Deusa?
@@selmamaia9597 não entendeu nada do vídeo
Como protestante, gostaria de deixar registrada a minha concordância com o exposto! Grato por Deus estar levantando uma nova geração de protestantes pensantes como você.
Sou protestante e admiro a caridade e arquitetura católico romana
Estude a patristica, fim da Bárbare e começar da civilização da América, de Cristian Rodrigo iturralde, a patristica, e como a igreja católica construí a civilização ocidental de tomas Woods
Cara parabéns! Esse vídeo é extremamente essencial pra construção de uma Igreja Saudável. Os protestantes perdem muitas coisas que Deus nos proporcionou para desfrutarmos para a glória dele com essas falsas atitudes de santidade.
Um exemplo é quando falo no meu canal ou Instagram sobre livros de fantasia, ficção... ainda há muito preconceito e ignorância e principalmente, falsa santidade.
Perdemos a disciplina da celebração.
Belíssimo vídeo irmão Deus lhe abençoe grandemente 🙏🏼
Muito bem explicado e argumentado. Sempre sofri um certo preconceito dos meus irmãos protestantes por defender e simpatizar algumas especificações da Igreja Católica Apostólica Romana. E muitas das vezes, fiquei triste por isso. Contudo, percebi que isso não era um erro da minha parte. Mas, sim, um certo avanço em relação a minha vida de teólogo, cidadão e, acima de tudo cristão. Fiz amizades com padres e católicos que me ajudam a compreender cada vez mais a história do Cristianismo. Imagens, quadros e retratos estão no meu escritório. Além de uma cruz no meu criado-mudo. Não tenho vergonha e nem medo por isso. Agora, você cometeu um erro durante a explanação do seu pensamento. A igreja do bispo Edir Macedo não é pentecostal! Mas NEOpentecostal. Existe uma diferença gritante entre elas.
Eu tbm tinha notado essa parte sobre a universal.
🤔🤔🤔🤔🤔
@@joaomagnoassis1925 A questão do vídeo não é essa e sim o anticatolicismo, que é errado.
Na verdade, no início, era uma igreja pentecostal, que nasceu de uma cruzada, por isso falei de ser a primeira das igrejas pentecostais a usar o termo Bispo.
Mas logo depois ela ganha uma nova roupagem moderna e caminha pra o que categorizamos como neopentecostalismo.
Muito bom mesmo!
Uma coisa é defendermos a verdade de forma coerente e bíblica. Outra bem diferente é rotularmos todo um grupo como herético para não precisarmos analisar sua teologia de forma detida e sincera.
Que Deus nos ajude a permanecermos bíblicos sem jogarmos fora nossa riqueza cristã!
Discordei. Mas gostei da qualidade do vídeo. Como sempre, muito caprichoso. Parabéns!
Muito obrigado! E obrigado pelo respeito mesmo na discordância!
Protestantismo não passa de um sujeito que não quer obedecer uma ortodoxia, o ego da pessoa é tão grande que não aceita obedecer um superior; "o protestantismo é soberbo".
O catolicismo é tão grandioso e glorioso que é a pedra que faz o ocidente, foi o catolicismo que fez a ciência, foi o catolicismo que aprimorou a teologia, foi graças ao catolicismo que hoje nós somos apagões.
Fico vendo vídeos desses intitulados "teólogos" do RUclips como o Yago Martins e outros que se acham os gênios do mundo, acham que a cristandade nasceu da cabeça deles, e não nasceu na patristica; lembro que eles nem mesmo leram sobre ela.
Herege.
O cultura A cultura cristã é vasta e linda, o catolicismo é lindo! 😍 Talvez a galera que ainda discorda precise aprender a separar o termo catolicismo do catolicismo Romano, além de mergulhar em estudos sobre tradições cristãs tão antigas quanto o catolicismo romano e o protestantismo, como os cristão sírios, etíopes, antioquenos, indianos, coptas e tantos outros - que existem desde o comecinho do cristianismo. Estudar sobre cristianismos orientais além do que nos ensinam (errado) sobre o grande cisma de 1500 e alugam coisa. Aprendi que o cristianismo sempre foi plural, universal, católico. Digo isso porque conhecer a fundo sobre história da igreja(fora das versões contadas pelas igrejas) me ajudou muito a me livrar da catolicofobia que eu tinha em nível extremo. Continuo não concordando com muitos posicionamentos dos meus irmãos romanos, mas hoje vou a missas sem problemas quando meus amigos me convidam e tenho disponibilidade. Logo eu, que já fui a maior anti católica e iconoclasta de todos, mas realmente o conhecimento, a verdade nos liberta, inclusive dos nossos preconceitos religiosos.
Enfim, quando entendi que catolicismo é diferente de catolicismo Romano eu me libertei desse ranço. ☺️🙏🏽
@@espiritualmentelivre6768 Ata.... Mas o ranço pelo "catolicismo romano"(esse termo sequer oficial é, na verdade foi criado por protestantes para caluniar a Santa Igreja) contínua, né? Pelo vista de na adiantou esse "rolê ecumênico🌈"... E mais: cuidado com o estudo da história da igreja, pois se você estudar mais um pouco, e for honesta é claro, se tornará "católica romana"!
Muito interessante, eu era protestante e me converti ao catolicismo, com o tempo percebi o preconceito que eu tinha com os santos, os crucifixos e até com a própria Nossa Senhora, e são coisas que demoraram para sumirem, hoje eu amo a Igreja Católica e a sua Tradição, e estou sempre a procura de estudar e conhecer mais. No final de fato é tudo sobre o contexto aonde estamos, é fácil odiar algo quando todos ao seu redor também odeiam, vai ter um momento que entraremos em contato com pessoas diferentes e temos de saber respeitar as diferenças, e é o que eu procuro fazer.
Cara, confia que o Douglas vai passar o mesmo processo... nem que demore uns 10 anos.
lavou minha alma. Sempre tive vontade de falar isso e muito mais.
Parabéns ! Vídeo muito necessário. Acrescentaria que parte da culpa desse anti-catolicismo se deve ao fato do Catolicismo brasileiro ser ainda o combativo Catolicismo Tridentino. Deus abençoe.
Eu também pensava assim, por causa do preconceito que desde cedo é estimulado.
Mas, hoje já aprecio a arte católica, muitos escritos dos pais da Igreja e a história.
Infelizmente existem erros em todos os lugares, seja na igreja católica ou protestante, porque o ser humano é falho. Contudo, uma das maravilhas da vida é saber apreciar a beleza (conceito artístico estrito) sem se tornar alienado da realidade, o que proporciona a sensação de que este momento é único. É especial. É alívio.
Vc tá mudando em quem diria o mundo da volta de tanto derrama manipulação nos canais católicos o celebro funcionou vai fundo nos pais da igreja é o 1 passo
Intico o livro tomas Woods como a igreja católica construí a civilização ocidental
Que surpresa
Sei não eim
Lembrando q o 1° papa da Igreja Católica foi São Pedro, a quem Jesus deu as chaves do céu (Mt 16,19). Muitos protestantes desconhecem esse fato, Pedro foi escolhido p edificar a Igreja de Cristo aqui na terra e prometeu q nenhum mal prevalecerá (Mt 16,18) ✝️
Sou católica, e fico muito feliz hoje, vendo os protestante estudando o cristianismo primitivo, e se surpreendendo com tantas coisas que e não sabem, e julgam por mero preconceito.
Por isso hoje muitos pastor estão se tornando católico e enriquecendo ainda mais a teologia católica
Como estudar teologia por conta própria? Tem algum vídeo sobre?
Platão, Aristóteles, patrística, escolástica.
Esse vídeo é muito interessante. Algo que me deixa muito triste em relação ao movimento protestante é essa ideia judaizante. Tenho a impressão de que, pelo fato dos protestantes não terem uma cultura ou raiz própria, eles acabam diminuindo a figura de Jesus e retornando a um processo judaizante, como se fossem órfãos espirituais. Acho que precisamos abrir os olhos e parar de repetir certos comportamentos, pois, na verdade, quem determina o que eu e você pensamos é o contexto. E o contexto protestante, com suas 50 mil fragmentações relativistas que só envergonham o Senhor Jesus. Temos as escrituras Graças a nossa "mãe católica", gostemos ou não. Parabéns pelo vídeo.
Grande Douglas! Infelizmente, impera no país o "lá" e o lado "de lá". O cisma de 1054 acontece aqui e agora. O Brasil ainda é muito imaturo para lidar com essas coisas. Somos um povo que ainda age na base do 8 ou 80.
Estou amando essa nova fase do canal!
Ótimo conteúdo! Deus abençoe
Cara, que vídeo rico... Parabéns 👏🏻
Sempre gostei de ícones, liturgia... Minha família é da Assembleia De Deus. Eles reclamam muito comigo. Vivo numa intensa "rivalidade" com minha própria família me perseguindo. Eles dizem que sou "idólatra" e posso ir ao inferno.
Seguidor da igreja católica é sim, idólatra.
@@Eltonsvieira você nem conhece o catolisimo papagaiando versículo são Protestanteismo a e uma árvore seca de odeio e radicalismo da perguicao da igreja fundada
@@nilmasouza6909 quem conhece é a Sra Nilma que NUNCA estudou nada sobre história e quer impor seu achismo.
São ignorantes, os ícones sempre usado na igreja primitiva e era uma forma de evangelizar, como o povo conhecia algo na antiguidade através das imagens, + estude sobre o assunto
Adorar imagens e milhares de Santos, inclusive usar Maria pra auxiliar a Jesus.
Isso é heresia, herança dos romanos.
Concordo.
Sou Catolico e quem vai a missa bem sabe que o foco é Cristo, e todo momento oque é lido faz parte do evangelho sendo assim a palavra genuína de Cristo.
A igreja Católica possui a veneração ou admiração aos Santos e a Maria carinho , respeito admiração e um entendimento da importância dela.
Sou catolico e vejo preconceito enorme no meio protestante. Não somos a igreja perfeita, nem a protestante, mais no fim oque importa é crer que Jesus é nosso Salvador e seguir seus preceitos na terra, quem julga é Deus e todos seremos jugados independente da opinião.
@@revolucaobrasil3891 eu era católico, quando comecei a estudar a bíblia, ñ tem como ñ repudiar a igreja católica, seus feitos do passado, idolatria a Maria, basta ver a basílica de Aparecida, um templo dedicado a um ser humano maravilhoso mais que morreu, e como auxiliar o criador do universo, o onipresente onisciente Salvador Jesus Cristo.
Não faz sentido.
Mais respeito a fé de cada um.
Valeu
@@revolucaobrasil3891 Querido, nós respeitamos todos os mártires que morreram por Cristo, respeitamos MUITO Maria, a mãe do nosso Salvador, mas isso não nos dá base bíblica para venerarmos como vocês o fazem, muito menos de alçar Maria a status de "Mãe se Deus, co-redentora e mediadora entre os homens e Jesus". Vou dar um exemplo: nós amamos nossos pais, os honramos, respeitamos e devemos obedecê-los, porém não devemos colocar eles acima de Deus. Logo, se meu pai me proíbe de ler a Bíblia ou de buscar a Deus, eu não vou cumprir o que ele falou, porque importa obedecer a Deus antes do que obedecer a homens. Se fosse o caso, eu sairia de casa e viveria minha vida. O coração do homem é uma fábrica de ídolos, e tudo o que nós colocarmos acima de Deus, é idolatria (veja que Deus testou Abraão da forma mais severa possível, o mandando sacrificar o próprio filho em obediência).
Um catolico que participou dos Sacramentos embasado na catequese. Sabe que a ideia de idolatria é um paradigma nas pessoas que não se encontraram na profundidade do evangelho, vai existir pessoas que vão viver em tal idolatria isso não negamos mesmo que poucos, assim como alguns protestantes que idolatram pastores renomados, não digo de igrejas tradicionais mais dessas neopentec e as pentec . Portanto apontar o dedo pra igreja católica é fácil, mesmo os ex católicos que não se aprofundaram na catequese. Amigos o mais importante é entender que Deus não pertence a um grupo religioso, quem quiser pode experimentar a Graça. Olha o versículo abaixo oque fala .👇
Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam.Portanto, não há distinção entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam.
Romanos 10 versículo 12.....
Ganhou mais um inscrito sou Muçulmano. Parabéns pela calma e tua verdade
E uma ex-protestante convertida ao catolicismo tb❤
Ta de parabéns, eu penso assim
Este video falta uma informação: a perseguição aos evangelista protestantes durante o século 19 e 20, principalmente os colportores. Pesquisando a história da igreja evangélica fluminense mostra isso
Não devemos ser anti- católico, anti-adventista e por aí vai! Devemos sim ser pro Jesus e firmes na seus ensinamentos. O respeito deve ser para com todos, cristãos e não cristãos. Eu cresci em uma família católica. Mas eu só aceitei Jesus realmente quando me tornei evangélico.Respeito quem tem sua denominação. Se até mesmo no meio evangélico tem divergências. Que Deus abençoe a vida de todos vcs.
Então vc era mais um católico de IBGE nunca foi católico e nunca sem aprofundou no que a igreja fala veja hj pastores voltando a Igreja, estuda a patristica, a igreja canonizou a Bíblia, estude sobre como surgiu o protestante, na Bíblia não existe o termo aceita Jesus.
Concordo...o que importa é a Bíblia! Se possível traduzida da fonte! A minha fé é baseada na palavra de Deus e ponto! Agora, ficam criando religiões com base na Bíblia, para enganar a muitos, isso já está sendo feito desde da época dos apóstolos!
Minha pergunta sempre é: ISSO QUE VC PREGA ESTA NA BÍBLIA?!
Se não está...eu não dou ouvidos e respeito a religião alheia!
Sensacional o vídeo cara, cirúrgico em demasia.
Muito legal
Que tristeza... Esperando as cenas dos próximos capítulos. Cara, este seu caminho é perigosissimo!
Perigosíssimo mesmo! Se continuar no protestantismo, está fodido. Rezo pela conversão dele.
Galera se esquece que a igreja catolica em seu inicio a 590 não tinha heresia, dogma nem doutrina fora da biblia, quase 300 anos, de certo alguns papas fizeram algumas peripercias, mas é possivel está na catolica e ser biblico, desde que não siga o anti-biblico segue o baile. Deus vos abençoe.
@@CanuteBartusOliveira sou historiador e sua descrição não passa por nenhum crivo, nem mesmo da Igreja do império romano. A ICAR foi fundada no século IV e sim, já havia várias heresias dentro dela.
@@CanuteBartusOliveira a história é uma só.
@@CanuteBartusOliveira e existe muitos idólatras que preferirão sempre acreditar em suas teses INFUNDADAS e sem base Cientista.
Vc tem algum documento doque fala, pois os adventista já falam no ano 300,vc já pesquisou o que fla ou só tá papagando o que ouve
Não é possível estar na igreja católica e negar sua própria doutrina, pois os dogmas requerem adesão do fiel... Mas enfim, aprenda a escrever primeiro!
Interessantíssimo, sou anglocatolico continuante e gosto muito do canal.
Eu já fui católico e não voltaria jamais. Fiz catequese e odiava aquelas imagens dedde criança, li a Bíblia e vi a diferença abismal com a Igreja de Atos. Os Pais da Igreja escreveram algumas coisas certas e outras coisas erradas, eram homens e não foram inspirados pelo Espírito Santo.
Isso mesmo!
Se os santos padres não eram inspirados imagina você né
Tem uma galera perdendo o ponto central do vídeo. Sabe aquele negócio sobre jogar a água da banheira fora e acabar jogando fora o bebê tb? É basicamente isso.
Douglas não tá falando sobre diferenças doutrinárias, o ponto é q a gente coloca a estética católica em pé de igualdade com as doutrinas q consideramos erradas e assim perdemos muita coisa boa.
Usar imagens é algo comum no meio protestante tb, todo mundo aqui sabe como o fogo, representações do Espírito Santo e anjos são comuns no imaginário pentecostal, mas se alguém colocar uma imagem de Jesus no meio vira coisa de católico. Contraditório, mas nosso preconceito atrapalha nossa visão
Excelente!
Douglas, oq vc acha das igrejas que evangelizam católicos?
Gostaria que ele fizesse um vídeo a respeito dos muitos protestantes que estão retornando para o catolicismo
@@arthurolinto6501 não sei porque mas não conheço um sequer. Não estou dizendo que nao tenha, mas sério não conheço um.
@@selmamaia9597 Eu mesmo sou um deles, fui anglicano e voltei pra a Igreja Católica em 2013. Numa simples pesquisa no Google você acha muitos casos, aqui no Brasil e fora dele. O Rafael Cronje, que fez parte dos Dois Dedos de Teologia, é outro exemplo. Eduardo Farias, que foi pastor presbiteriano no RJ, converteu-se ao catolicismo ano passado. Poderia falar de muitas outras conversões, via de regra gente bem preparada e estudiosa. Pesquise sobre o Apostolado Cardeal Newman, o qual reúne muitos relatos.
@@arthurolinto6501 sim pode até ter alguns casos Arthur, mas creio ainda são exceções se comparados ao contrário. E com todo respeito e de coração, mas não vejo como uma pessoa pode se dizer estudiosa da Palavra de Deus e ter como doutrina a veneração e intercessão da criatura, uma vez que é tão claro e nítido de Gênesis a Apocalipse que só há um Deus (Digno de ser chamado SENHOR) e um só que intercede entre Deus e os homens, o qual é Jesus Cristo. Isso é claro demais, claro como a luz, é o maior pecado que pode ter transgredir o primeiro mandamento da Lei de Deus. Sei que vai falar que não fazem isso, mas eu vim do Catoliscismo e basta um minuto ouvindo um sermão ou oração católica para perceber onde está sua confiança, quem reina soberana em Seus corações, infelizmente não é Deus o criador dos céus céus da terra, definitivamente não. Não basta estudar a Bíblia, ela é um livro espiritual, precisa desejar, pedir e dar liberdade ao Espírito Santo para ter a compreensão da Sua Palavra.
@@selmamaia9597 por respeito ao Douglas, não entrarei em discussões por aqui. Espero que algum dia você possa ter uma visão mais equilibrada sobre o catolicismo e perceber que alguém pode saber muito de Bíblia, ter comunhão com Deus e mesmo assim ser católico. Deus te abençoe!
Discordo do vídeo . Mas você continua sendo um bom canal de teologia
Muito obrigado!!
João 14
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Bem, concordo com a mensagem, mas abordou apenas uma questão do problema dogmático católico romano. As divergências são muito maiores e mais profundas. Na questão de representação eu concordo muito, mas me incomoda a ostentação católica em poucas coisas que vejo. Visualmente essa ostentação, ao invés de me remeter a Jesus me leva numa direção, perceptiva, justamente contrária. Isso é uma percepção pessoal. Agora a arte em si, acredito que faz muito bem e deveria ser estimulada com certeza, sinto falta disso nas igrejas.
O nosso amigo é 90% católico. Só falta largar de vez a igreja de Henrique VIII e abandonar o lado negro da força. Excelente vídeo
Já dizia a primeira carta aos coríntios:
10 Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
11Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês.
12Com isso quero dizer que algum de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; ou "Eu sou de Apolo"; ou "Eu sou de Pedro"; ou ainda "Eu sou de Cristo".
13Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?
14Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio;
15de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome.
16(Batizei também os da casa de Estéfanas; além desses, não me lembro se batizei alguém mais.)
17Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.
Água viva no meio dos comentários. Obrigado.
Na realidade esse ponto das imagens é só a ponta do iceberg. A ideia popular da salvação por mérito no catolicismo também é falsa. Na realidade, existe acordo conjunto (década de 90 se não me falha a memória) entre luteranos e católicos sobre a salvação pela fé, é possível encontrar o documento na internet.
Também acreditamos em certo aspecto no sola gratia, obviamente discordando se ela é imputada (para nós é infusa) e afins.
Nome da igreja no texas?
Aprecio muito os ícones ortodoxos.
Sou protestante e defendo apenas a minha crença. Sola gratia .
Olha eu não sou a favor a instituição católica romana pois após ler a história de Alberto Rivera percebi diversas falhas em sua fundação,já não gostava pelo católicos não praticantes em nosso país e pelas tradições quem nunca entendi como a adoração a imagem mas isso não quer dizer que sou contra os católicos anglicanos ou ortodoxos mas sim contra a instituição romana.amo as artes sacras e as cruzes de pescoço.
A maioria adora falar mal da ingreja católica, mas foi ali que conheceram quem foi JESUS CRISTO e a BÍBLIA ( apesar de nao concordar com varios doutrinas),
GRANDE VÍDEO 👏👏
Acho que a questão é sobre como o catolicismo tornou a religião cristã muito banal e dissipou uma teologia errada aos leigos . Não sei de fato sobre a teologia mais profunda e me lembro que amava ouvir mensagens de um frei no início de minha conversão e o que ele falava era excelente! Mas o que vemos nos católicos (principalmente sobre os nominais) é nada de fé salvifica em Cristo . Sem falar que ela impôs uma religião de estado por vários lugares do mundo (o que era vigente no AT e definitivamente não no NT. )Sobre as pinturas é bom , mas imagens acho que não e o motivo que muitos tem questão por causa dos documentos reformados que fala sobre fazer imagem de Cristo. Enfim , não acho certo fazer um complô contra católicos mas certamente ter muito cuidado com o catolicismo
Esse vídeo só me fez achar tudo engraçado. Que mudança!
Arão também fez uma obra de arte em ouro no deserto, Deus condenou , Moisés derreteu e mandou os idolatras beberem.
Até baixei, se não se importar
Uma coisa é o preconceito, outra é o não concordar com alguns dogmas. O catolicismo de fato está em desacordo com a palavra de Deus em muitos aspectos. Eles não se pautam na palavra de Deus, eles se pautam na tradição e na palavra do Papa apenas. Se posicionar contra isso de forma a tentar alertá-los não significa preconceito. Não estou dizendo que um católico deve ser mal tratado, ele deve ser amado como todos, e ele têm direito de viver sua fé como em qualquer outra prática religiosa. Mas me dizer que tenho que passar a mão na cabeça e não alertá-los, daí já não concordo.
Mas em nenhum momento o vídeo falou que devemos concordar ou passar a mão na cabeça.
O propósito do vídeo foi mostrar que não devemos rejeitar algo só por parecer minimamente católico, como se o catolicismo fosse errado em sua totalidade.
Aquilo em que os católicos estão certos, podemos abraçar.
Foi Deus quem criou a arte, não os católicos, então podemos usar a arte par glorificar a Deus.
A cruz é um símbolo cristão, não foram os católicos quem inventaram, então podemos usar um crucifixo.
E aquilo em que os católicos estão errados, nós continuamos rejeitando. Não adoramos santos, não veneramos Maria e não cremos na infalibilidade papal.
O problema é que as pessoas querem jogar fora a água suja junto com a bacia e com o bebê.
Toda live o Douglas recebe algum tipo de crítica por usar um crucifixo.
Em quais aspectos está em desacordo?
Você já começa seu comentário pressupondo que católicos estão em desacordo com a Bíblia, visto que foi essa mesma que guardou e escreveu os livros da Biblia, pelo menos o NT. A partir daí, é só ladeira abaixo.
@@brennusbrennus A palavra de Deus é inspirada pelo Espirito Santo. Infelizmente o catolicismo está fora dos padrões estabelecidos por Deus, alguns exemplos de práticas que estão em desacordo com a Bíblia são o uso de imagens, adoração a "santos", batismo de crianças etc. Infelizmente o católico atual está em desacordo com a Bíblia sim, e eu gostaria muito que fosse ao contrário. Concordo quando no vídeo dizem que não é certo ter preconceito contra o católico, mas dizer que estão "corretos" em relação à Palavra de Deus não têm como. É justamente esses dogmas que fizeram surgir reformas.
@@rafaalencar1092 A igreja católica a primeira igreja a existir, logo, podemos afirmar que é a igreja de Mt 16,18. Dizer que o catolicismo está "fora dos padrões" é negar 3 promessas de Cristo: Mt 16,18 "E as portas do inferno não prevalecerão"; Jo 16,13 "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade"; Mt 28,20 "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"
Muito bom!!!
Discordei quase q totalmente, mas respeito a opinião. Devemos sim considerar errados alguns(muitos)dogmas católicos e falar , e bem, parecer católico ou apreciar arte católica, e até mesmo gostar dos escritos de alguns "santos católicos" n deveria ser problema. Ademais foi um vídeo bem feito.
excelente meu amigo.
Concordo.
E gostei muito
Desde que me tornei protestante, senti falta de objetos que expressavam a minha fé, como o uso de crucifixos a leitura da tradição, etc. Mas é bom lembrar também que infelizmente, alguns católicos "raiz" tomam para si a doutrina dos Pais da Igreja. Para a esmagadora maioria deles a Igreja de Cristo é sinônimo de igreja católica. Eles são supremacistas.
Ao final do vídeo, você faz uma crítica que o pessoal católico, usam nossas músicas e o nosso colarinho clerical. Soma-se as músicas e ao colarinho, a coroa do advento. Hoje não usada nas igrejas protestantes, mas usada em todas as paróquias católicas do mundo.
Aqui na igreja temos a tradição de fazer todo ano. Na igreja e nas casas.
Vídeo excelente !!
Eu sou da Assembleia di Deus, não ligo pra quem está em uma religião, mais a própria bíblia fala sobre adorar estátuas ou coisas feitas pela mãos do homens , é apenas uma questão qui uns segue umas coisas e outros outras coisas , mais na bíblia não fala qui DEUS criou a arte em Genesis fala sobre todas as criações
Quem fez as árvores? Quem fez as plantas? Quem fez o girassol? Quem fez os animais? Quem fez o sol? Quem colocou no ser humano o desejo pelo eterno?
Arte não é só pintura e estátua. É tudo isso também. Deus criou a arte. Deus criou a visão. Ninguém está falando de adorar estátua.
@@Teologueiros O próprio Deus mandou fazer imagens de querubins para colocar na tampa da arca.O próprio Deus mandou fazer querubins para colocar na tampa da arca da aliança.
@@Teologueiros sim Deus criou tudo na maior perfeição, assim como a própria natureza qui ea coisa mais bela deste mundo ,é somente a minha opinião, no meu ponto de vista DEUS não criou a arte mais tudo qui ele criou inspira homem a fazer arte sobre essas criações di DEUS
@@thiagoaraujo7531 como o povo reconhecia algo antes da a alfabetização da humanidade, como os homens antigos sabia o diferença as espécies, como vc conhece que o boi é boi
Concordo.
Fala de alguns hinos católicos também
Está ai uma boa surpresa. Um vídeo de conteúdo raro e de bom senso.
Faz um vídeo sobre o rosário anglicano pfv
A palavra católico quer dizer universal!
Esse carinha vai virar romanista já já! Haha!
Vou não.
Excelente vídeo.
@@joaomagnoassis1925 cruz não pode, mas estrela de Davi na foto de perfil tá liberado. Você é um judaizante sionista.
@@vinniciuselion4544 Esse cara tá respondendo a mesma coisa em todos os comentários. Parece ser só um bot anticatólico.
Já removi. Não tem problema comentar discordando ou até argumentar. Agora dar uma de spam em todo lugar já é demais.
Basta dividir um Reino. E o enfraqueceria a todos
Discordo em 99%, mas gostei do video
Agradeço! Sobre discordar, sem problemas! Hahaha
Mas agradeço o respeito!
Eu discordo 100%
Parabéns pelo vídeo!!!
Graça e paz meu irmão, somente uma retificação a IURD não é uma igreja pentecostal, mas sim neopentecostal de terceira onda.
Que Deus abençoe
Opaaa eu sou da igreja universal
Top esse vídeo
Só uma correção: igreja universal é "neo-pentecostal"
Sim, até respondi em outro comentário aqui. A questão é que quando ela é estabelecida, ela era uma igreja pentecostal, partindo da Cruzada Missionária do Macedo com o Soares. É depois que ela vai se tornar o que chamamos de neopentecostal hoje.
@@Teologueiros qual a diferença do Neo pentecostal e pentecostal?😮
O catolicismo e a bíblia é como a água e o vinho 🍷
Eu sou católica eu agradeço a Deus todos os dias por Deus por minha mãe e meu pai Católico sou Batizada Comunhão e Crisma e intendo e rezo meu rosário quando não posso me a levanto mais cedo e rezo o terço de manhã a noite rezo a Oração dos quarenta padre Nosso e tento ver Jesus Cristo no Deserto se mortificado por mim e a solidão de minha mãe Maria Santíssima tudo por mim sou pobre de bens materiais mais sou rica com Jesus Maria e José adoro ser católica sofro quando vejo maus Bispos e padres que vem levar o povo católico a entender a fé católica . é tão bom gosto dos santos Católicos muito obrigada meu Jesus
Arrependam-se,vão para Cristo,ele ama vcs mesmo vcs n amando ele. Creiam nele e sigam ele para serem salvos.
Sempre ficam contra mim qdo falo em Tradição ou sagrado magistério
Muitos nem sabem o que significa a palavra tradição
Não importa se vc é cristão ou protestante, não é placa nenhuma que salva
Vídeo sensacional!!
Excelente vídeo!
Pareceu a aula do prof. Wander de Lara, da FTSA... 🤨👌
Me baseei muito nela pros fatos históricos! Foi minha primeira aula de seminário, tinha as anotações até hoje
@@Teologueiros percebi hahah é minha aula atualmente, história do cristianismo III. Excelente vídeo! 👏
O problema não é o católico por que católico significa boa novas de Cristo. O problema está na forma em que eles querem ser católicos adorando outros deuses e etc.
Onde que Católico adora outros deuses?
Sou católico e só tenho um Deus.
@@TheLuizp7 Leia a Biblia que vc vai entender. Que Deus te abençoe com conhecimento.
@@azgravacoes5540 Tá mandando eu ler ?. Já leio desde criança.
@@TheLuizp7 Amém meu irmão a Gloria do Senhor se renova todos os dias. Vamos sempre está lendo e aprendendo com a sabedoria do alto. Que o Senhor te abençoe com a sua sabedoria.
"dá pra ser protestante e católico"
Volte pra Igreja Católica e saia dessa igreja usurpadora
Excelente abordagem Douglas. Apenas desejo lembrar que o termo "protestante" foi cunhado, não em função de Lutero e, sim, bem antes dele. Ademais, os protestantes e católicos possuem um interrelacionamento bem plausível o problema, na realidade, são os "evangélicos", quer sejam pentecostais ou neopentecostais! Parabéns pelo vídeo!
Achei um tanto preconceituoso.
@@luizalvesjr1149 Você se refere ao vídeo do Douglas?
Não, seu comentário. Ainda estou me convertendo, buscando uma igreja e não conheço bem o "meio evangélico". Quando li seu comentário me pareceu um tanto preconceituoso, não entendi bem. Tenho estudado a palavra meio que sozinho ate achar um lugar em que eu e minha familia fiquemos. Lwgal ter respondido, assim pode me esclarecer mais. Obrigado.
Protestantes são hereges como católicos. Cristãos são os verdadeiros seguidores de Cristo, alguns evangélicos sãos cristãos. Protestantes e católicos são hereges em grande maioria.
10!!!!!
Por isso os puritanos quiseram purificar a igreja Anglicana.