Estan invirtiendo en las zonas mas desarrolladas de Portugal. En España cuando se hizo el primer AVE fue Madrid-Sevilla, no Madrid-Barcelona, porque era un mensaje de que el tren era una herramienta de desarrollo. La frontera portuguesa con España y la frontera española con Portugal, son de las zonas menos desarrolladas de los dos paises. Pensar que conectar Lisboa con Europa (no solo con Madrid) es algo que hace perder soberanía a Portugal es propio del siglo XV. El miedo a conectarse a Madrid-Barcelona-Paris es irracional, porque todo Portugal tendría mucha mas que ganar, seria la salida atlántica del sur de Europa. Ojala además de esta linea atlántica, Portugal apueste por el proyecto europeo. Es frustrante que sea mas facil ir a Francia o Alemania desde España que a Portugal... Ojala en Portugal se den cuenta algún dia de lo bueno que seria mejorar la integración iberica, que ir de Lisboa a Sevilla no fuera una tortura, o que ir de Porto a Madrid tampoco. Ojala no tarden mucho en potenciar las conexiones con Madrid o Sevilla por ejemplo.
Mas esta linha entre Lisboa e Porto não tem como principal foco o desenvolvimento nacional, ela tem como objetivo encurtar o tempo de viagens naquelas que são as regiões mais habitadas de Portugal. Esta linha vai estar integrada com as ferrovias existentes como demonstram as possibilidades dos comboios divergirem em Soure, Carregado, Leiria e Aveiro, o que vai permitir que os comboios façam mais paragens sem comprometer os serviços mais rápidos (No minuto 48:40 mostram que por dia haveriam 34 comboios a fazer este tipo de percurso) O outro pilar deste projeto é descarbonizar o setor dos transportes em Portugal, fazendo com que a ferrovia volte a ser muito competitiva em relação com o carro e com o avião, algo que eu duvide tenha sido tão importante na construção da AVE, que foi em 1992. Como apresentaram, 125 milhões de viagens de carro são feitas no eixo Lisboa - Porto atualmente comparado com uns 5 milhões de comboio. Este projeto ainda pode ser benéfico para uma futura conexão Portugal - Espanha. Madrid está na mesma latitude que Coimbra. O plano de 2003 previa uma ligação Lisboa - Madrid, aí já conseguimos ver um problema porque já aí dá para ver que não iria passar nem perto por outra grande cidade Portuguesa. A situação piora mais para este plano quando se prevê uma ponte de uns 15km sobre o Rio Tejo, ou seja, seriam precisas duas pontes sobre o Tejo para chegar a Madrid. Ora, Conectar duas capitais em vez de conectar dois países através de uma ferrovia que passa por um quase deserto de pessoas do lado Português para depois atravessar a fronteira, conectar duas cidade Espanholas (Badajoz e Cáceres) com a capital de Espanha não parece ser o mais benéfico para Portugal e nem o mais lógico visto o preço absurdo que deve ser construir uma das pontes mais longas do mundo. O projeto de conectar as capitais de 2003 não tem de ser posto no lixo, uma conexão que deixa Badajoz de fora mas mantém Cáceres, com um novo traçado entre Cáceres e Leiria seria mais barato para Espanha porque iria tirar uns 100 km de ferrovias para construir e iria beneficiar mais Portugal, porque se poderia conectar Castelo Branco melhor com o resto de Portugal e, porque Leiria fica mais ou menos à mesma distância de Lisboa e do Porto, as duas Áreas metropolitanas portuguesas podem estar muito melhor conectadas com Madrid, três coelhos numa cajadada só. Badajoz ainda pode ser servida se o governo de Madrid decidir, mas desta vez, Portugal não não seria afetado por isso
A prioridade vai para Porto-Lisboa por uma razão bem mais simples: a atual linha está ultra-congestionada e mistura comboios rápidos e lentos, obrigando a viagens de 3 horas entre as 2 cidades. Trata-se de uma urgência decorrente dos sucessivos adiamentos deste projeto, não tem nada a ver com soberania.
Portugal é um país periférico, e por isso faz muito mais sentido viajar de avião para o centro da Europa. A prioridade terá de ser sempre a coesão nacional, e a ligação à Galiza faz sentido porque se trata de uma região muito visitada pelos portugueses.
Un portugués no va a ir a Alemania en tren, es un trayecto excesivamente largo. La fachada atlántica es la zona más poblada de la península ibérica, con fuertes lazos culturales, laborales, históricos y geográficos. Además, Portugal se asegura añadir como población objetivo sobre Sá Carneiro a otros 3M de personas, y de esta manera ser la mejor opción sobre una población que tiene 3 aeropuertos descabezados como es Galicia. Por último mencionas que ojalá fuera más fácil ir de España a Portugal en tren, lo están haciendo, pero no a la España que vosotros queréis, sino a la España que a ellos les interesa.
tem razão! Esta decisão tem tudo de centralismo bacoco, pensa no presente e não no futuro e ignora por completo o "apenas falado" desenvolvimento do interior. A atual linha da beira alta que liga Coimbra a Madrid, foi esquecida durante 70 anos e agora vai ser liquidada com a eventual ligação direta Lisboa - Madrid. A linha da Beira Alta, deveria ser a linha de alta velocidade que ligaria Portugal á Europa e já deveria estar a funcionar, . mas as decisões a pensar unicamente em Lisboa não o permitiram.
Sou Luso-Brasileiro e muito orgolhoso deste projeto que ligar todo Portugal com a Espanha e o centro da Europa, so que eu gostaria mjuito de ver Portugal a produzir os proprios comboios, trilhos e tudo que precisa para baratear as passagens de comboio e ate para exportar. O Brasil recentemente mudou de governo e esta se recuperando (Graca a Deus), no Rio de Janeiro estamos instalando comboios e VLTs (eletricos modernos) Franceses, a Franca e a Espanha esta exportando muito comboios. A China nem um armazem de recuperar comboios como voces tem, mas in 10 anos conseguiu ser uma das liders udiais deste setores, tecnologia e muito importante, uma quarta industrializacao esta acontecendo, Portugal tem que disputars os mercados emergentes de fora da Europa, se nao ficaremos mais uma vez para traz. Parabens voces estao no caminho certo. aqui em Londres se diz "You are on track".
Bitola Ibérica? España utiliza os comboios de Alta Velocidade Talgo AVRIL, que "possui sistema de troca de bitola automático". "Espanha já construiu novas linhas com a bitola Europeia" e " ligou Barcelona a França". Na linha de Alta Velocidade pretende-se que circulem comboios de alta velocidade, que têm necessariamente de ser adquiridos. Quanto à ligação a estações existentes ou a deslocação para outras infraestruturas através da utilização da Ferrovia Nacional existente deverá ser utilizada a mesma solução usada em Espanha/França. A utilização dos comboios Talco com sistema automático de troca de Bitola, ou outros. Quanto aos alfas estes devem ser alocados a outros eixos e cidades que não sejam abrangidos por alta velocidade. Existem muitos estudos, teses e dissertações sobre a utilização de bitola ibérica e análises custo/beneficio da bitola "Europeia". Por favor reconsiderem a "bitola Europeia"1435mm.
As novas já estão preparadas para a bitola europeia, foi por das mas interpretações que se adiou o AV em Portugal por causa desse mesmo tópico da bitola, ate porque a partir da fronteira espanhola ainda é bitola Iberica .
também pensei o mesmo. se ha a tecnologia, porque fazer essa bibitola já? podem dizer que fica mais caro, ao qual eu digo, que certamente nao ficará mais caro que um tunel de 12 km entre Campanhã e o AFSC... ainda para mais se estamos a falar de infraestruturas estrategicas para o futuro e nao coisas momentâneas...
teria interesse saber o raio de curvatura mínimo e o declive máximo. Como podem limitar a performance e tempo de vida do serviço, são factores decisivos para a resiliência da infraestrutura - principalmente a possibilidade futura de velocidades mais elevadas e, já no presente, maior conforto, segurança e eficiência energética.
Palhacada.....tgv para quê????? Mais jogada da mafia socialista.....porto lisboa em 1h15????? Uau ponham o alfa a dar 220 kmh e vao ver a diferença para o tgv....quase nenhuma.....vai povinho pobre ides ser formatados pela tv.....socialismo=miséria
26 min a espera para o início da apresentação. Será que a espera pra esse projeto sair do papel será na mesma proporção? Se formos ver a espera que temos para outras obras de infraestructura como a linha férrea do interior, a ip3 ou aeroporto de Lisboa....
creio que não daria. dá a sensação que foi transmissão em directo que depois é publicada automaticamente na página. E dessa forma não dá para fazer esse corte creio...
Bitola ibérica... Que atraso de vida! Falam de conectividade e de resiliência, mas Espanha já começou a pouco e pouco a adoptar a bitola standard. Quando dermos por nós, veremos que criámos uma autêntica ilha ferroviária isolada do resto da Europa e assim "lixando" as exportações.
mais importante - e muito mais complicado - é criar os corredores ferroviários. Quanto às bitolas ibérica/europeia, irá ser unificada em seu tempo. No entanto, existem muitas opções para se contornar essa limitação. Por fim, espero que as travessas tenham já a fixação adicional que permita, com facilidade, reduzir para bitola europeia
@@PBarnstorf se o custo da conversão já é actualmente dado como a razão para não o fazer, quanto mais tempo esperarmos pior será. Mais do que isso, comboios de carga de bitola ibérica não são rentáveis, pois uma vez em Espanha terão de ser descarregados por inteiro e mais uma vez carregados em vagões europeus. Mas a diferença entre nós e espanha é que os espanhóis já constroem novos traços, inclusive de carga, com a bitola europeia. Isto parece não ser muito relevante e que facilmente se consegue, mas a Espanha já leva décadas no seu processo de conversão e nós não só temos esse atraso como ainda somos casmurros e mantemos o rumo até o barco se afundar por completo.
túnel de Campanhã ao AFSC é inexplicável. apesar de não achar que o AFSC tenha que ter serviços de AV, mesmo que o tenha, os comboios podem perfeitamente usar a linha de Leixões. os ganhos comparativos de um túnel de 12 km com a linha de Leixões são de 4 minutos apenas. justifica se? justifica se usar um veiculo apto para AV para percorrer uma distancia insignificante via túnel? nessa distancia nunca atingira grandes velocidades, então, porque não vai a baixa velocidade, pela linha de Leixões? são 13 minutos!! alguém vai morrer por isso? num país pobre que sempre discute a eficiência e as gorduras e a boa gestão, vai fazer um túnel de 12 km para diminuir em 4 min a viagem???
Fiquei com uma divida, então os alfas e intercidades vão continuar a circular? porque se a linha de alta velocidade parar nas mesmas paragens que o alfa e ser mais rapido ele vai ficar inutil
quando a AV entrar em operacao, os alfas ja estao prontos para a reforma. e ainda bem. nao fazia sentido termos AP e AV a circularem lado a lado... assim os IC e regionais terao mais espaço para circularem e assim aumentar a sua frequencia!
Trás-os-Montes é já a única região do país com uma estação em funcionamento do AVE no lado espanhol bem próxima da fronteira. Otero Sanabria foi inaugurada em 2021.
Sobre o tgv e para evitar mais essa desgraça económica. Imaginem um tgv mas com a largura, altura e peso de 1 automóvel da gama média ou alta. Só vantagens, e pode ser desenvolvido no mesmo tempo com as tecnologias já existentes!
A decisão de começar o investimento de alta velocidade na linha Lisboa Porto, é mais uma decisãocom laivos centralismo bacoco, só agrava migração interna e extarna para o litoral e para a capital, pensa no presente e não no futuro e ignora por completo o "apenas falado" desenvolvimento do interior. A prioridade deveria ser a ligação do "centro" de Portugal à Europa . A atual linha da beira alta que liga Coimbra a Madrid, foi esquecida durante 70 anos e agora vai ser liquidada com a eventual ligação direta Lisboa - Madrid. A linha da Beira Alta, deveria ser "a linha" de alta velocidade que ligaria Portugal á Europa e já deveria estar a funcionar, mas as decisões a pensar unicamente em Lisboa não o permitiram.
O comboios-bala (BrP: trem-bala) em São Paulo até e Rio de Janeiro em Brasil em um megaprojeto de ferroviário na Linha de Alta Velocidade do Brasileiro ruclips.net/video/9FI8LdeMyxQ/видео.htmlsi=axbnDsoFuMgsYQVa
O tamanho do actual tgv ainda vem do tempo das máquinas a vapor. O que fazia sentido. Mas hoje a tecnologia permite fazer só com a largura e altura de um automóvel e atingir as mesms ou mais velocidades. Seria mais económico, teria mais linhas e destinos e mais horários.
Aqui está um bom exemplo de um projecto estruturante para o país. Estamos de parabéns. Só é pena ter demorado tanto tempo a reunir os consensos necessários para executar uma obra, que já devia ter sido concluída há mais de 10 anos.
Até o vídeo arranca com meia hora de atraso... Os comboios mostram-se promissores ... ! ? Poupava-se esses milhões. Se não for conveniente para o passageiro (ágil e não só rápido a linha...), será um fracasso
Gastar dinheiro que podia ser usado nesta crise, o TGV nem vai ser para todos, depois têm uma estação em Gaia, tendo outra no Porto, já ouviram falar em STCP e Metro do Porto? Isto não é um intercidades mas de Gaia a Valença parece, só apeadeiros... Parece os estádios do Euro, cada localidade com uma estação, dinheiro para o buraco...
Quem disse que os intercidades não vão andar nesta nova linha! Os intercidades dão 200Km/h com locomotivas Siemens! A linha de alta velocidade e a linha do norte complementam-se é por isso que a bitola é a mesma!
@@lusitanocap4919 isso é falso. nenhum IC está apto a 200km... era uma alegria: AV a 300km, AP e IC a 200km... haja pressa sim senhor!! e nao... como ficou bem dito neste video, os IC nao vao andar nesta nova linha... lol...
@@teddybean2 Errado. Não só os IC estão adaptados para essa velocidade como a atingem em diferentes troços das linhas do Norte do Sul (creio que na linha do Alentejo também). Não andam mais vezes por causa das linhas, não dos comboios.
Vai afetar a zonas que tem casas não chega uma que vai para Campanhã? Tem que fazer até centro de Lisboa deveriam de estudar que essas linhas vai ter muita colisão nas casas numa aldeia vão ver a cm tv e vão analisar como vão fazer e como as pessoas vão ter a vida se demolirem as casas vocês não tem vergonha pah podem ter alternativos sem demolir estádios e casas
"Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa" E no sentido contrário, é por carreira?? Sinceramente este complexo de inferioridade das elites portuenses chega a roçar a estupidez....Também ensinam nas escolas portuenses o alfabeto com a letra P na primeira posição?
Ai que LOL...então quando se diz que há uma nova rota na aviação, é obvio que também é para o sentido contrário ou o avião fica no destino e não volta? Aqui é igual...informe-se ou pense melhor antes de deixar um comentário!
Para mim está um excelente projeto, muito bem pensado, agora é só começar, e ligar-nos ao resto da Europa!
Estan invirtiendo en las zonas mas desarrolladas de Portugal. En España cuando se hizo el primer AVE fue Madrid-Sevilla, no Madrid-Barcelona, porque era un mensaje de que el tren era una herramienta de desarrollo. La frontera portuguesa con España y la frontera española con Portugal, son de las zonas menos desarrolladas de los dos paises. Pensar que conectar Lisboa con Europa (no solo con Madrid) es algo que hace perder soberanía a Portugal es propio del siglo XV. El miedo a conectarse a Madrid-Barcelona-Paris es irracional, porque todo Portugal tendría mucha mas que ganar, seria la salida atlántica del sur de Europa. Ojala además de esta linea atlántica, Portugal apueste por el proyecto europeo. Es frustrante que sea mas facil ir a Francia o Alemania desde España que a Portugal... Ojala en Portugal se den cuenta algún dia de lo bueno que seria mejorar la integración iberica, que ir de Lisboa a Sevilla no fuera una tortura, o que ir de Porto a Madrid tampoco. Ojala no tarden mucho en potenciar las conexiones con Madrid o Sevilla por ejemplo.
Mas esta linha entre Lisboa e Porto não tem como principal foco o desenvolvimento nacional, ela tem como objetivo encurtar o tempo de viagens naquelas que são as regiões mais habitadas de Portugal. Esta linha vai estar integrada com as ferrovias existentes como demonstram as possibilidades dos comboios divergirem em Soure, Carregado, Leiria e Aveiro, o que vai permitir que os comboios façam mais paragens sem comprometer os serviços mais rápidos (No minuto 48:40 mostram que por dia haveriam 34 comboios a fazer este tipo de percurso)
O outro pilar deste projeto é descarbonizar o setor dos transportes em Portugal, fazendo com que a ferrovia volte a ser muito competitiva em relação com o carro e com o avião, algo que eu duvide tenha sido tão importante na construção da AVE, que foi em 1992. Como apresentaram, 125 milhões de viagens de carro são feitas no eixo Lisboa - Porto atualmente comparado com uns 5 milhões de comboio.
Este projeto ainda pode ser benéfico para uma futura conexão Portugal - Espanha. Madrid está na mesma latitude que Coimbra. O plano de 2003 previa uma ligação Lisboa - Madrid, aí já conseguimos ver um problema porque já aí dá para ver que não iria passar nem perto por outra grande cidade Portuguesa. A situação piora mais para este plano quando se prevê uma ponte de uns 15km sobre o Rio Tejo, ou seja, seriam precisas duas pontes sobre o Tejo para chegar a Madrid. Ora, Conectar duas capitais em vez de conectar dois países através de uma ferrovia que passa por um quase deserto de pessoas do lado Português para depois atravessar a fronteira, conectar duas cidade Espanholas (Badajoz e Cáceres) com a capital de Espanha não parece ser o mais benéfico para Portugal e nem o mais lógico visto o preço absurdo que deve ser construir uma das pontes mais longas do mundo. O projeto de conectar as capitais de 2003 não tem de ser posto no lixo, uma conexão que deixa Badajoz de fora mas mantém Cáceres, com um novo traçado entre Cáceres e Leiria seria mais barato para Espanha porque iria tirar uns 100 km de ferrovias para construir e iria beneficiar mais Portugal, porque se poderia conectar Castelo Branco melhor com o resto de Portugal e, porque Leiria fica mais ou menos à mesma distância de Lisboa e do Porto, as duas Áreas metropolitanas portuguesas podem estar muito melhor conectadas com Madrid, três coelhos numa cajadada só. Badajoz ainda pode ser servida se o governo de Madrid decidir, mas desta vez, Portugal não não seria afetado por isso
A prioridade vai para Porto-Lisboa por uma razão bem mais simples: a atual linha está ultra-congestionada e mistura comboios rápidos e lentos, obrigando a viagens de 3 horas entre as 2 cidades. Trata-se de uma urgência decorrente dos sucessivos adiamentos deste projeto, não tem nada a ver com soberania.
Portugal é um país periférico, e por isso faz muito mais sentido viajar de avião para o centro da Europa. A prioridade terá de ser sempre a coesão nacional, e a ligação à Galiza faz sentido porque se trata de uma região muito visitada pelos portugueses.
Un portugués no va a ir a Alemania en tren, es un trayecto excesivamente largo. La fachada atlántica es la zona más poblada de la península ibérica, con fuertes lazos culturales, laborales, históricos y geográficos. Además, Portugal se asegura añadir como población objetivo sobre Sá Carneiro a otros 3M de personas, y de esta manera ser la mejor opción sobre una población que tiene 3 aeropuertos descabezados como es Galicia. Por último mencionas que ojalá fuera más fácil ir de España a Portugal en tren, lo están haciendo, pero no a la España que vosotros queréis, sino a la España que a ellos les interesa.
tem razão! Esta decisão tem tudo de centralismo bacoco, pensa no presente e não no futuro e ignora por completo o "apenas falado" desenvolvimento do interior.
A atual linha da beira alta que liga Coimbra a Madrid, foi esquecida durante 70 anos e agora vai ser liquidada com a eventual ligação direta Lisboa - Madrid.
A linha da Beira Alta, deveria ser a linha de alta velocidade que ligaria Portugal á Europa e já deveria estar a funcionar, . mas as decisões a pensar unicamente em Lisboa não o permitiram.
Sou Luso-Brasileiro e muito orgolhoso deste projeto que ligar todo Portugal com a Espanha e o centro da Europa, so que eu gostaria mjuito de ver Portugal a produzir os proprios comboios, trilhos e tudo que precisa para baratear as passagens de comboio e ate para exportar.
O Brasil recentemente mudou de governo e esta se recuperando (Graca a Deus), no Rio de Janeiro estamos instalando comboios e VLTs (eletricos modernos) Franceses, a Franca e a Espanha esta exportando muito comboios.
A China nem um armazem de recuperar comboios como voces tem, mas in 10 anos conseguiu ser uma das liders udiais deste setores, tecnologia e muito importante, uma quarta industrializacao esta acontecendo, Portugal tem que disputars os mercados emergentes de fora da Europa, se nao ficaremos mais uma vez para traz.
Parabens voces estao no caminho certo. aqui em Londres se diz "You are on track".
Sem mentiras. "Brasil se recuperando". Pinóquio.
Bitola Ibérica?
España utiliza os comboios de Alta Velocidade Talgo AVRIL, que "possui sistema de troca de bitola automático". "Espanha já construiu novas linhas com a bitola Europeia" e " ligou Barcelona a França".
Na linha de Alta Velocidade pretende-se que circulem comboios de alta velocidade, que têm necessariamente de ser adquiridos.
Quanto à ligação a estações existentes ou a deslocação para outras infraestruturas através da utilização da Ferrovia Nacional existente deverá ser utilizada a mesma solução usada em Espanha/França. A utilização dos comboios Talco com sistema automático de troca de Bitola, ou outros.
Quanto aos alfas estes devem ser alocados a outros eixos e cidades que não sejam abrangidos por alta velocidade.
Existem muitos estudos, teses e dissertações sobre a utilização de bitola ibérica e análises custo/beneficio da bitola "Europeia".
Por favor reconsiderem a "bitola Europeia"1435mm.
As novas já estão preparadas para a bitola europeia, foi por das mas interpretações que se adiou o AV em Portugal por causa desse mesmo tópico da bitola, ate porque a partir da fronteira espanhola ainda é bitola Iberica .
também pensei o mesmo. se ha a tecnologia, porque fazer essa bibitola já? podem dizer que fica mais caro, ao qual eu digo, que certamente nao ficará mais caro que um tunel de 12 km entre Campanhã e o AFSC... ainda para mais se estamos a falar de infraestruturas estrategicas para o futuro e nao coisas momentâneas...
As travessas polivalentes permitem mudar de bitola sem dificuldade, quando tal for necessário. Não é o caso, neste momento.
Es mejor construirlo en ancho ibérico (1668 mm) primeramente y después se cambia.
teria interesse saber o raio de curvatura mínimo e o declive máximo. Como podem limitar a performance e tempo de vida do serviço, são factores decisivos para a resiliência da infraestrutura - principalmente a possibilidade futura de velocidades mais elevadas e, já no presente, maior conforto, segurança e eficiência energética.
Palhacada.....tgv para quê????? Mais jogada da mafia socialista.....porto lisboa em 1h15????? Uau ponham o alfa a dar 220 kmh e vao ver a diferença para o tgv....quase nenhuma.....vai povinho pobre ides ser formatados pela tv.....socialismo=miséria
Começa em 26:19
Muito bom! Que projeto ambicioso!
26 min a espera para o início da apresentação. Será que a espera pra esse projeto sair do papel será na mesma proporção? Se formos ver a espera que temos para outras obras de infraestructura como a linha férrea do interior, a ip3 ou aeroporto de Lisboa....
Será q custava muito cortar os primeiros 25 ou 26 minutos ?
Pois. Até o vídeo arranca com meia hora de atraso... Os comboios mostram-se promissores ... ! ?
Porque não avanças???????
@@zawaiano oh não... auqles 25 ou 26 minutos podiam ter algo muito importante, sabe... vou ficar aqui a vê-los e revê-los.
creio que não daria. dá a sensação que foi transmissão em directo que depois é publicada automaticamente na página. E dessa forma não dá para fazer esse corte creio...
Será que ja vai ter bitola europeia ou vamos ficar mais uma vez orgulhosamente sós>?
Agora ja pensar em trabalhar nos proximos projetos tgv Portugal com espanha lisboa a Badajoz ou Madrid espanha .
Já está a ser feita a nova linha Évora - Elvas de alta velocidade que supostamente abre em 2024
na apresentação de há uns dias atrás o calendário para a totalidade da linha Lisboa Porto já derrapou 2 anos para 2032! 56:54 ahahahahha
Upload de 30 min de imagem parada. Começa bem a linha de alta velocidade. Eficiência Tuga. O video começa ao minuto 26:40
Bitola ibérica... Que atraso de vida! Falam de conectividade e de resiliência, mas Espanha já começou a pouco e pouco a adoptar a bitola standard. Quando dermos por nós, veremos que criámos uma autêntica ilha ferroviária isolada do resto da Europa e assim "lixando" as exportações.
mais importante - e muito mais complicado - é criar os corredores ferroviários. Quanto às bitolas ibérica/europeia, irá ser unificada em seu tempo. No entanto, existem muitas opções para se contornar essa limitação.
Por fim, espero que as travessas tenham já a fixação adicional que permita, com facilidade, reduzir para bitola europeia
@@PBarnstorf se o custo da conversão já é actualmente dado como a razão para não o fazer, quanto mais tempo esperarmos pior será. Mais do que isso, comboios de carga de bitola ibérica não são rentáveis, pois uma vez em Espanha terão de ser descarregados por inteiro e mais uma vez carregados em vagões europeus. Mas a diferença entre nós e espanha é que os espanhóis já constroem novos traços, inclusive de carga, com a bitola europeia.
Isto parece não ser muito relevante e que facilmente se consegue, mas a Espanha já leva décadas no seu processo de conversão e nós não só temos esse atraso como ainda somos casmurros e mantemos o rumo até o barco se afundar por completo.
Na extramadura Espnhola ainda é bitola iberica, as novas linhas em Portugal já estão adaptadas para a pitola Europeia .
Se usarán traviesas polivalentes. Con el tiempo se puede cambiar el ancho facilmente
Só precisa trocar a Bitola Standart da Linha Lisboa - Badajós
túnel de Campanhã ao AFSC é inexplicável. apesar de não achar que o AFSC tenha que ter serviços de AV, mesmo que o tenha, os comboios podem perfeitamente usar a linha de Leixões. os ganhos comparativos de um túnel de 12 km com a linha de Leixões são de 4 minutos apenas. justifica se? justifica se usar um veiculo apto para AV para percorrer uma distancia insignificante via túnel? nessa distancia nunca atingira grandes velocidades, então, porque não vai a baixa velocidade, pela linha de Leixões? são 13 minutos!! alguém vai morrer por isso? num país pobre que sempre discute a eficiência e as gorduras e a boa gestão, vai fazer um túnel de 12 km para diminuir em 4 min a viagem???
Belo projecto
Fiquei com uma divida, então os alfas e intercidades vão continuar a circular? porque se a linha de alta velocidade parar nas mesmas paragens que o alfa e ser mais rapido ele vai ficar inutil
Também há questao do preço. O bilhete do Alfa poderá ser mais barato.
quando a AV entrar em operacao, os alfas ja estao prontos para a reforma. e ainda bem. nao fazia sentido termos AP e AV a circularem lado a lado... assim os IC e regionais terao mais espaço para circularem e assim aumentar a sua frequencia!
Vai ser um elefante branco se não ligar com as principais cidades europeias. Tem q fazer Porto-Madrid - Paris
Acho muito bem 👍 è bom para o país
Excessos de velocidade matam muita gente, sabiam ?
Está no Código de Estradas ... e um comboio descontrolado de alta velocidade pior ainda ...
Vamos fazer pontes sobre o Douro com fartura o melhor é mesmo tapar o Douro.
Custo por passageiro? E preço do bilhete?
Não se sabe ainda so em 2030
como o tgv muito caro
lisboa porto sera cerca de 40 euros.
As duas capitais de distrito de Trás os Montes lá vai continuar abandonadas,
Como o nome delas indica, estão atras dos montes, o que impossibilita a construção de ferrovias. Por isso teem aerodromos com voos diretos a Lisboa.
Bragança, Mirandela e Vila Real terão linha de comboio reativada, ligando-as ao resto do país, mas provavelmente não será de alta velocidade
Liguem a Espanha
Trás-os-Montes é já a única região do país com uma estação em funcionamento do AVE no lado espanhol bem próxima da fronteira. Otero Sanabria foi inaugurada em 2021.
Os transmontanos votaram contra a regionalização... só se podem auto censurar por essa triste decisão, que traz consequências.
Sobre o tgv e para evitar mais essa desgraça económica. Imaginem um tgv mas com a largura, altura e peso de 1 automóvel da gama média ou alta. Só vantagens, e pode ser desenvolvido no mesmo tempo com as tecnologias já existentes!
E para já podem melhorar mais as carruagens em Cascais e linhas de Sintra
A decisão de começar o investimento de alta velocidade na linha Lisboa Porto, é mais uma decisãocom laivos centralismo bacoco, só agrava migração interna e extarna para o litoral e para a capital, pensa no presente e não no futuro e ignora por completo o "apenas falado" desenvolvimento do interior.
A prioridade deveria ser a ligação do "centro" de Portugal à Europa . A atual linha da beira alta que liga Coimbra a Madrid, foi esquecida durante 70 anos e agora vai ser liquidada com a eventual ligação direta Lisboa - Madrid.
A linha da Beira Alta, deveria ser "a linha" de alta velocidade que ligaria Portugal á Europa e já deveria estar a funcionar, mas as decisões a pensar unicamente em Lisboa não o permitiram.
O comboios-bala (BrP: trem-bala) em São Paulo até e Rio de Janeiro em Brasil em um megaprojeto de ferroviário na Linha de Alta Velocidade do Brasileiro
ruclips.net/video/9FI8LdeMyxQ/видео.htmlsi=axbnDsoFuMgsYQVa
O tamanho do actual tgv ainda vem do tempo das máquinas a vapor. O que fazia sentido. Mas hoje a tecnologia permite fazer só com a largura e altura de um automóvel e atingir as mesms ou mais velocidades. Seria mais económico, teria mais linhas e destinos e mais horários.
e de mijar não um post disto há um ano
Aqui está um bom exemplo de um projecto estruturante para o país. Estamos de parabéns.
Só é pena ter demorado tanto tempo a reunir os consensos necessários para executar uma obra, que já devia ter sido concluída há mais de 10 anos.
despejar dinheiro
Até o vídeo arranca com meia hora de atraso... Os comboios mostram-se promissores ... ! ? Poupava-se esses milhões. Se não for conveniente para o passageiro (ágil e não só rápido a linha...), será um fracasso
O Terminal Da Linha Vigo Lisboa Deveria Ser Lisboa Santa Apolónia E Não Lisboa Oriente 🆗.
Espero que liguem Guimarães a Braga também
Gastar dinheiro que podia ser usado nesta crise, o TGV nem vai ser para todos, depois têm uma estação em Gaia, tendo outra no Porto, já ouviram falar em STCP e Metro do Porto?
Isto não é um intercidades mas de Gaia a Valença parece, só apeadeiros...
Parece os estádios do Euro, cada localidade com uma estação, dinheiro para o buraco...
Quem disse que os intercidades não vão andar nesta nova linha! Os intercidades dão 200Km/h com locomotivas Siemens! A linha de alta velocidade e a linha do norte complementam-se é por isso que a bitola é a mesma!
@@lusitanocap4919 isso é falso. nenhum IC está apto a 200km... era uma alegria: AV a 300km, AP e IC a 200km... haja pressa sim senhor!! e nao... como ficou bem dito neste video, os IC nao vao andar nesta nova linha... lol...
É uma grande estupidez parar em Gaia, um comboio de alta velocidade não pode estar sempre a parar.
@@teddybean2 Errado. Não só os IC estão adaptados para essa velocidade como a atingem em diferentes troços das linhas do Norte do Sul (creio que na linha do Alentejo também). Não andam mais vezes por causa das linhas, não dos comboios.
@@teddybean2estão sim. Aliás, eu próprio já andei num IC e confirmei que andavam a 190-200km entre Pinhal Novo até Grândola onde sai.
Vai afetar a zonas que tem casas não chega uma que vai para Campanhã? Tem que fazer até centro de Lisboa deveriam de estudar que essas linhas vai ter muita colisão nas casas numa aldeia vão ver a cm tv e vão analisar como vão fazer e como as pessoas vão ter a vida se demolirem as casas vocês não tem vergonha pah podem ter alternativos sem demolir estádios e casas
Merda de tgv 🚄 e eu lutar para não demolirem as casas com todo o custo
"Nova Linha de Alta Velocidade Porto - Lisboa" E no sentido contrário, é por carreira?? Sinceramente este complexo de inferioridade das elites portuenses chega a roçar a estupidez....Também ensinam nas escolas portuenses o alfabeto com a letra P na primeira posição?
@@miguelferreira4157 Tem razão
Calado és um filósofo! Estuda e deixa-te de maluqueiras!
@@MariaRodrigues-yz4oz ninguém se importa
,🤣😂
Ai que LOL...então quando se diz que há uma nova rota na aviação, é obvio que também é para o sentido contrário ou o avião fica no destino e não volta? Aqui é igual...informe-se ou pense melhor antes de deixar um comentário!