Conheci o canal do Giridhari Das por conta da mesma situação da Isadora Souza. Estava num processo de culpa pelos erros que tinha cometido com alguém querido. Pedi perdão e o perdão não veio e talvez nunca venha e está tudo bem com isso. Descobri que meus erros me ajudaram chegar até aqui e que eles são os meus mestres, meu evangelho e portanto, sinto muita gratidão. Aqui no canal há muito saber (mente no aqui e agora, paradigma da fantasia, cumprir os dharmas com excelência, entre outros) que tem me ajudado muito. Olhar para dentro de si todos os dias é algo importante e ter em mente que tudo é um processo e como tal leva algum tempo. Procurar ter empatia e perceber que o outro se sente mal e merece ter seu tempo para processar o mal feito. Cada um tem um tempo. O que cabe a nós é soltar, deixar as coisas seguirem seu rumo e continuar caminhando, aprendendo (reparar e não errar novamente) e ter afeto, muito afeto em nossas relações. Namastê!
O fato de se arrepender já é, hoje em dia, algo raro , mais ainda pedir sincero perdão. Existe muitas pessoas que apresentam comportamentos e cometem ações muitas vezes mais graves do que certas pessoas e com consequências mais graves e não acham que devem desculpas a ninguém. Pelo contrário, ainda delegam a responsabilidade das consequências , danos e sequelas geradas ao outro. Na justificativa de que o outro “compactuou” com aquilo mesmo sem saber ou no caso, de forma inconsciente. Eu acho essas atitudes muito canalhas mas que levam as vítimas ou o outro lado a um aprendizado relativamente mais elevado pois começam a perceber as nuances do comportamento humano que sejamos bem honestos muitas vezes são horríveis, cheios de desejos maldosos , descaso alheio , raiva , ódio , ganância , inveja , enfim uma serie de coisas pesadas. O fato é que tudo isso acaba sendo uma grande escola dos relacionamentos humanos e principalmente o aprendizado de que antes de gostar de alguém você tem que gostar de si mesmo. Antes de forçar um relacionamento que já não anda legal você tem que simplesmente deixar ele ir embora, deixar fluir. Por isso ser sincero nas relações é fundamental, dizer como está se sentindo e do outro lado ser intuitivo nas relações e saber reconhecer seus próprios sentimentos em relação a um “casamento” por exemplo é também fundamental. Cada caso é um caso mas de um modo geral acho que não exista nenhum tipo de apego (dinheiro, poder, posses, família , pais, mulher, marido, até mesmo filhos) que possa ser comparado a sua liberdade e direito de ser feliz. Se puderem nunca deixem nada nem ninguém lhes machucarem ou lhes destruírem. Usem a intuição e se amem antes de amar qualquer outra coisa ou outro alguém. Se mantenha nas relações na medida que te fizer feliz caso contrário “caia” fora o quanto antes pois é sinal de apego e desejo na matéria e que invariavelmente levará ao sofrimento. Ser e se sentir feliz é o que importa 🙏🏼
Errei uma vez e admito meu erro me perdoei comigo mesmo e estou seguindo em frente. As pessoas não acredita mais Só Deus.. se Deus é por mim quem será contra mim.
Verdade Mestre, com o erro podemos desenhar melhor e mais reto o nosso comportamento... E apagar o erro, só de reconhecer que o que a gente fez não foi legal é o grande primeiro passo, o pior e ficar enganado sem reconhecer e admitir o erro e continuar errando... Obrigada pelo vídeo querido Mestre. ❤️🙏🌈 Deus abençoe você e sua família.
Obrigada, Mestre Giridhari! Esse tema é muito relevante, porque o perdão mais difícil é esse que temos que dar a nós mesmos... no entanto, querer obrigar os outros a nos aceitar depois que fomos longe demais, isso já extrapola os limites do que "está sob o nosso controle", como disse o filósofo estóico Epicteto. Infelizmente a autopunição é um processo relacionado à nossa vaidade e ilusão de onipotência e, por isso mesmo, fica muito difícil de debelar... o que me leva a lembrar a humildade dos grandes buscadores... É esse o único meio de sair das armadilhas do nosso próprio ego... gratidão, Mestre! Grande abraço pra você!
Oi Mestre GD 💙 ! Obrigada querido , sempre bom o dia começando assim com paz e amor ao próximo . Que Krishna 🙏 continue abençoando vc e todos nós que Ele permitiu conhecer , muito grata 😊🤗💙🌸
Bom Mesre Giridhare aconteceu comigo esse problema mais não me torturou já fiz minha parte estou com a consciência tranquila gratidão pelas suas orientações sempre positivas que nos ajuda seguir firme gratidão!!!
Bom dia, mestre querido! Perfeita explicação! Essa serviu pra todos, pq todos nós erramos. Só não podemos virar sem vergonha. Deus abençoe e proteja vc e sua família! 🙏🏼
Bom dia querido mestre Giri! Estou fazendo a leitura do caminho 3T, procurando seguir os ensinamentos, por isso venho aqui para pedir tua ajuda para avaliar essa questão que vivo para agir da melhor forma, com o foco correto. Estou numa situação em que errei com alguém que gosto muito, quebrei a confiança dele. Eu assumi a responsabilidade pelo meu erro e busquei pelo perdão, além de estar trazendo tudo como um aprendizado. Creio que a minha parte do ciclo eu concluí. No entanto, apesar de ter me dito que iríamos conversar, para que eu tivesse a oportunidade de me explicar, a pessoa não entrou em contato como disse que entraria. Quando eu mando recado, vê e não responde. Sua única resposta foi comentar novamente meu erro. Estávamos em vias de iniciar um relacionamento amoroso, já nos conhecemos há bastante tempo. Só que esse silêncio não diz nem que perdoa, nem que encerramos. Tentei novamente, perguntando quando poderíamos conversar e a pessoa me bloqueou e nem atende minhas ligações. Minha dúvida é respeito dessa atitude da pessoa, pois ela gera um sofrimento em mim, me sinto humilhada, menosprezada... Ele ser a "vítima" dá direito dele agir dessa forma? O que quero dizer é, devo aceitar isso? Ou isso já acabou se tornando um abuso do qual devo me afastar? Obrigada mestre.
Sim, deixe fluir agora. Acabou. Fica o aprendizado. Não insista. É assim mesmo. Quando violamos a confiança, não nos cabe esperar o perdão. E não vale a penas você ficar se humilhando diante da indiferença dele.
Eu estava pensando desde ontem como agradecer por esse vídeo, essa mesma semana esse mesmo problema me confrontou de novo, hoje depois de meditar bastante cheguei a conclusão que já não cabe mais a mim, eu me arrependo e de todo o meu coração não quero mais cometer o mesmo erro. Então apenas aceitei que não sou nada perfeita, erros ainda virão me basta aprender com eles. Esse ciclo se fechou, estou pronta pra um novo e tentar cumprir meu dharma com excelência. Eternamente grata pelos conselhos. Muito muito obrigada
Gratidão por esses ensinamentos explicados em.uma linguagem acessível ao entendimento e a prática. Gostaria por gentileza de um tema sobre relacionamento com filho adolescente.
Oi Giri, boa tarde!! Acho incrível o seu trabalho e percebo o carinho e o amor que vc dedica a cada vídeo. Gostaria muito que vc pudesse me orientar. Estou casada há muito tempo com uma pessoa que amo muito e há 7 meses, esse companheiro, adquiriu uma meningite bacteriana e quase morreu. Hoje está melhor, só que ficou com sequelas como: surdez bilateral que comprometeu completamente o ouvido direito e boa parte do esquerdo e ficou com desequilíbrio por causa dos nervos vestibulares. Está bastante limitado e precisa de ajuda para se locomover. Percebo uma grande dificuldade, por parte dele em aceitar essa nova realidade (sei que não é fácil pra ninguém) e resignificar a vida, o que acarretou em uma forte depressão, desejando acabar com a própria vida. Como resignificar a vida após uma doença grave ? Como lidar com essas situações que de repente mudam as nossas vidas e nos deixam sem chão? Desde já agradeço muito seu carinho e que Deus abençoe muito você!!
É muito difícil mesmo. O segredo é agarrar no propósito, no servir do outro. Tirar a mente de si e pensar em como servir o mundo, como inspirar os outros. Foco no dharma, foco na alma transcendente, vivendo a cada momento ciente que não é o corpo.
Mestre, durante a pandemia tomei a decisão de manter o isolamento e permanecer na cidade onde moro com meu filho.. Acontece que minha mãe é idosa e mora em outra cidade com meus irmãos e dois netos. Mesmo tendo decidido ficar em casa me sinto um pouco culpada e dividida por não dar assistência nesse momento difícil. Por favor, poderia falar alguma coisa pra amenizar o meu dilema. Gratidão! Namastê!
Mestre, to preso nesse ciclo da autopunição. Troquei de cidade por causa do trabalho e me arrependi muito. Nao estou me adaptando a cidade, e me culpo o tempo inteiro. Pior que vou ter que ficar pelo menos 3 anos nessa cidade. Não animo para fazer nada. Fico me autopunindo o tempo inteiro. Se o senhor puder responder, serei muito grato.
Foco no aqui e agora. E, em especial, em gratidão. Faça uma lista das coisas boas da nova situação, todos os dias. 3-5 coisas que pode pensar, se esforçando para ver o que tem de bom. A vida vai fluindo e você fluindo com a vida.
@@Caminho3T Eu sei mestre, mas é difícil...to preciso nesse ciclo vicioso...o que mais me lamento é que tive a opção de escolher outra cidade...seus vídeos tem sido muito importantes para mim, obrigado por disponibilizar esse conteúdo a todos que precisam.
@@cristianosoares8983 Você tem o poder de assumir comando de sua mente e direcioná-la corretamente. É algo que precisamos trabalhar sempre. Sempre que sua mente cair na lamentação, no paradigma da fantasia, você precisa trazê-la de volta para seu dharma no aqui e agora, para a gratidão e devoção.
Olha eu acho o caminho que voce ensina muito feliz e cativante nao tem melhor ! Mais eu me questiono muito depois que comecei a tentar viver esse caminho e e legal.... Mais eu me questiono ao extremo, eu me puno muito , se eu sinto que amo krisna logo minha mente diz : Sera que ama mesmo ? .... Logo eu quero oferecer uma flor a Deus e minha mente me diz : Krisna nao quer uma flor de alguém que ta aqui todo embaçado como você... Logo eu deixo de oferecer pq realmente eu tenho ainda meus defeitos que nao consegui vencer... Parei de comer carne, ovo ,nao saio por ai as noites . Mais tem algo na minha mente que nao me deixa viver em paz , nunca me acho bom o suficiente para ser um devoto. E eu tenho certos desejos bobinho ainda na minha mente, até mesmo quando eu pratico masturbação eu me condeno depois pq eu acho que Kisna deve ficar com receio de mim e de minhas maos ... Eu me acho impuro , e as vezes acho que nao é possível alguem com tantas picuinhas mentais e desejinhos tolos como eu sair daqui, a materia e muito difícil me confunde . Sei que tem o dharma para nao confundir mais mesmo assim as vezes nao e perfeito. Eu sinto que amo e quero amar krisna mais minha autopuniçao nao deixa eu viver em paz com esse amor. Eu vivo pensando que krisna nao quer amor de quem é uma obra em progresso. e mesmo temtando progredir a cada dia eu ainda me vejo com uma vastidão de defeitos dessa vida e outras... Eu quero nadar nesse oceano de amor mais me sinto afogado pela enxurrada de auto punição severa o tempo todo. Me ajuda professor, com vc era assim ? Eu estudo seus conteúdos todo dia ate mesmo antes de dormir me da um êxtase muito bom, mais logo vem minha mente : Voce nao é puro e nem bom o suficiente para tamanha riqueza espiritual. Eu rezo e peço misericórdia de Deus porque quando leio textos sagrados e vejo o quão puros eram os sábios me dá ate vergonha da minha posição porcaria nesse mundo.
Sim, acontece isso. Autopunição é uma maneira doentia de nossa mente agir. É fundamental você se amar. Por isso até digo que amor próprio vem primeiro, antes de amor a Deus. Se ame, se perdoe. Você é uma centelha divina, e Deus certamente lhe ama ilimitadamente. Aqui todos nós somos caídos, fazendo nosso melhor, cheio de defeitos. Então, sim, se perdoe, se ame, para melhor servir e amar Krishna.
Aprendemos e seguimos em diante. O passado já foi. Foco no aqui e agora. Nem culpa demais, nem de menos. O suficiente para aprender e não errar de novo, mas não demais para ficar sofrendo.
Conheci o canal do Giridhari Das por conta da mesma situação da Isadora Souza. Estava num processo de culpa pelos erros que tinha cometido com alguém querido. Pedi perdão e o perdão não veio e talvez nunca venha e está tudo bem com isso. Descobri que meus erros me ajudaram chegar até aqui e que eles são os meus mestres, meu evangelho e portanto, sinto muita gratidão. Aqui no canal há muito saber (mente no aqui e agora, paradigma da fantasia, cumprir os dharmas com excelência, entre outros) que tem me ajudado muito. Olhar para dentro de si todos os dias é algo importante e ter em mente que tudo é um processo e como tal leva algum tempo. Procurar ter empatia e perceber que o outro se sente mal e merece ter seu tempo para processar o mal feito. Cada um tem um tempo. O que cabe a nós é soltar, deixar as coisas seguirem seu rumo e continuar caminhando, aprendendo (reparar e não errar novamente) e ter afeto, muito afeto em nossas relações. Namastê!
Gratidão 🙏!!! Mestre.
Obrigado irmão...
O fato de se arrepender já é, hoje em dia, algo raro , mais ainda pedir sincero perdão. Existe muitas pessoas que apresentam comportamentos e cometem ações muitas vezes mais graves do que certas pessoas e com consequências mais graves e não acham que devem desculpas a ninguém. Pelo contrário, ainda delegam a responsabilidade das consequências , danos e sequelas geradas ao outro. Na justificativa de que o outro “compactuou” com aquilo mesmo sem saber ou no caso, de forma inconsciente. Eu acho essas atitudes muito canalhas mas que levam as vítimas ou o outro lado a um aprendizado relativamente mais elevado pois começam a perceber as nuances do comportamento humano que sejamos bem honestos muitas vezes são horríveis, cheios de desejos maldosos , descaso alheio , raiva , ódio , ganância , inveja , enfim uma serie de coisas pesadas. O fato é que tudo isso acaba sendo uma grande escola dos relacionamentos humanos e principalmente o aprendizado de que antes de gostar de alguém você tem que gostar de si mesmo. Antes de forçar um relacionamento que já não anda legal você tem que simplesmente deixar ele ir embora, deixar fluir. Por isso ser sincero nas relações é fundamental, dizer como está se sentindo e do outro lado ser intuitivo nas relações e saber reconhecer seus próprios sentimentos em relação a um “casamento” por exemplo é também fundamental.
Cada caso é um caso mas de um modo geral acho que não exista nenhum tipo de apego (dinheiro, poder, posses, família , pais, mulher, marido, até mesmo filhos) que possa ser comparado a sua liberdade e direito de ser feliz. Se puderem nunca deixem nada nem ninguém lhes machucarem ou lhes destruírem. Usem a intuição e se amem antes de amar qualquer outra coisa ou outro alguém.
Se mantenha nas relações na medida que te fizer feliz caso contrário “caia” fora o quanto antes pois é sinal de apego e desejo na matéria e que invariavelmente levará ao sofrimento. Ser e se sentir feliz é o que importa 🙏🏼
Vdd o comum é culpar o outro pelo seu erro...
Nossa, esse tema foi para mim. Eu perdoo os outros mas não me permito errar e tomar decisões ruins, que prejudicam só a mim. Gratidão.
Errei uma vez e admito meu erro me perdoei comigo mesmo e estou seguindo em frente. As pessoas não acredita mais Só Deus.. se Deus é por mim quem será contra mim.
Verdade Mestre, com o erro podemos desenhar melhor e mais reto o nosso comportamento... E apagar o erro, só de reconhecer que o que a gente fez não foi legal é o grande primeiro passo, o pior e ficar enganado sem reconhecer e admitir o erro e continuar errando... Obrigada pelo vídeo querido Mestre. ❤️🙏🌈 Deus abençoe você e sua família.
Tanto produtivo
Muito obrigada, estou com uma dor na alma. Me aliviou bastante
Obrigado Giri!!! Hare Krishna!!!! Um peso saiu das minhas costas!!!!!
Genial
Obrigada, Mestre Giridhari! Esse tema é muito relevante, porque o perdão mais difícil é esse que temos que dar a nós mesmos... no entanto, querer obrigar os outros a nos aceitar depois que fomos longe demais, isso já extrapola os limites do que "está sob o nosso controle", como disse o filósofo estóico Epicteto. Infelizmente a autopunição é um processo relacionado à nossa vaidade e ilusão de onipotência e, por isso mesmo, fica muito difícil de debelar... o que me leva a lembrar a humildade dos grandes buscadores... É esse o único meio de sair das armadilhas do nosso próprio ego... gratidão, Mestre! Grande abraço pra você!
Muito bem colocado. 🙏😊❤
Bom dia Giridhari, bom dia a todos! ótimo vídeo e comentários! Hare Krishna 🙏🏼
E acontecendo comigo
Amo seus videos, trabalho espetacular
Muito obrigado 😊
Oi Mestre GD 💙 ! Obrigada querido , sempre bom o dia começando assim com paz e amor ao próximo . Que Krishna 🙏 continue abençoando vc e todos nós que Ele permitiu conhecer , muito grata 😊🤗💙🌸
Oi Patrícia bom dia! Sempre presente aqui e no sangapp! Gratidão pelas partilhas!
@@BrunoASilva-xk5mn Oi Bruno , rsrsrs . Faço vocês me aguentarem de tanto que gosto de falar de Krishna 🙏💙🌸🌟
@@patriciapinheirodasilva7388 só vem a somar! Sempre útil e edificante! Namastê
@@BrunoASilva-xk5mn me add lá no SanggApp 🤗
Bom Mesre Giridhare aconteceu comigo esse problema mais não me torturou já fiz minha parte estou com a consciência tranquila gratidão pelas suas orientações sempre positivas que nos ajuda seguir firme gratidão!!!
Bom dia, mestre querido!
Perfeita explicação! Essa serviu pra todos, pq todos nós erramos. Só não podemos virar sem vergonha.
Deus abençoe e proteja vc e sua família! 🙏🏼
Bom dia querido mestre Giri! Estou fazendo a leitura do caminho 3T, procurando seguir os ensinamentos, por isso venho aqui para pedir tua ajuda para avaliar essa questão que vivo para agir da melhor forma, com o foco correto. Estou numa situação em que errei com alguém que gosto muito, quebrei a confiança dele. Eu assumi a responsabilidade pelo meu erro e busquei pelo perdão, além de estar trazendo tudo como um aprendizado. Creio que a minha parte do ciclo eu concluí. No entanto, apesar de ter me dito que iríamos conversar, para que eu tivesse a oportunidade de me explicar, a pessoa não entrou em contato como disse que entraria. Quando eu mando recado, vê e não responde. Sua única resposta foi comentar novamente meu erro. Estávamos em vias de iniciar um relacionamento amoroso, já nos conhecemos há bastante tempo. Só que esse silêncio não diz nem que perdoa, nem que encerramos. Tentei novamente, perguntando quando poderíamos conversar e a pessoa me bloqueou e nem atende minhas ligações. Minha dúvida é respeito dessa atitude da pessoa, pois ela gera um sofrimento em mim, me sinto humilhada, menosprezada... Ele ser a "vítima" dá direito dele agir dessa forma? O que quero dizer é, devo aceitar isso? Ou isso já acabou se tornando um abuso do qual devo me afastar? Obrigada mestre.
Sim, deixe fluir agora. Acabou. Fica o aprendizado. Não insista. É assim mesmo. Quando violamos a confiança, não nos cabe esperar o perdão. E não vale a penas você ficar se humilhando diante da indiferença dele.
@@Caminho3T Muito obrigada!
Eu estava pensando desde ontem como agradecer por esse vídeo, essa mesma semana esse mesmo problema me confrontou de novo, hoje depois de meditar bastante cheguei a conclusão que já não cabe mais a mim, eu me arrependo e de todo o meu coração não quero mais cometer o mesmo erro. Então apenas aceitei que não sou nada perfeita, erros ainda virão me basta aprender com eles. Esse ciclo se fechou, estou pronta pra um novo e tentar cumprir meu dharma com excelência. Eternamente grata pelos conselhos. Muito muito obrigada
Obrigado pelos ensinamentos.
O pior que nasci sentido essa culpa, esse desamor. Aí atraí familiares tóxicos e vivo esse ciclo do desamor.
Agora poderá mudar. Assumir comando de sua vida. Você tem este poder.
Gratidão por esses ensinamentos explicados em.uma linguagem acessível ao entendimento e a prática. Gostaria por gentileza de um tema sobre relacionamento com filho adolescente.
Oi Giri, boa tarde!! Acho incrível o seu trabalho e percebo o carinho e o amor que vc dedica a cada vídeo. Gostaria muito que vc pudesse me orientar. Estou casada há muito tempo com uma pessoa que amo muito e há 7 meses, esse companheiro, adquiriu uma meningite bacteriana e quase morreu. Hoje está melhor, só que ficou com sequelas como: surdez bilateral que comprometeu completamente o ouvido direito e boa parte do esquerdo e ficou com desequilíbrio por causa dos nervos vestibulares. Está bastante limitado e precisa de ajuda para se locomover. Percebo uma grande dificuldade, por parte dele em aceitar essa nova realidade (sei que não é fácil pra ninguém) e resignificar a vida, o que acarretou em uma forte depressão, desejando acabar com a própria vida. Como resignificar a vida após uma doença grave ? Como lidar com essas situações que de repente mudam as nossas vidas e nos deixam sem chão? Desde já agradeço muito seu carinho e que Deus abençoe muito você!!
É muito difícil mesmo. O segredo é agarrar no propósito, no servir do outro. Tirar a mente de si e pensar em como servir o mundo, como inspirar os outros. Foco no dharma, foco na alma transcendente, vivendo a cada momento ciente que não é o corpo.
Muito obrigada, meu amigo!! Realmente não é fácil !! Um grande abraço.
Vânia Oliveira
E quando não temos a oportunidade de pedir perdão?
Não tem problema. Faça no seu coração. O importante é você se perdoar.
Mestre, durante a pandemia tomei a decisão de manter o isolamento e permanecer na cidade onde moro com meu filho.. Acontece que minha mãe é idosa e mora em outra cidade com meus irmãos e dois netos. Mesmo tendo decidido ficar em casa me sinto um pouco culpada e dividida por não dar assistência nesse momento difícil. Por favor, poderia falar alguma coisa pra amenizar o meu dilema. Gratidão! Namastê!
Não se sinta culpada. Está agindo com responsabilidade. Você poderia até levar o vírus para sua mãe e acabar matando ela.
@@Caminho3T Gratidão pela atenção. Suas palavras me deixam mais tranquila. Namastê!
É muito difícil me perdoar!! Eu tento, sigo as dicas do canal, mas parece q eu tô fazendo tudo errado. Ajuda! Obrigada!
Um passinho de cada vez. Lhe seria de grande valia fazer o Curso Online do Caminho 3T. Para organizar seu progresso e aprendizado.
Mestre, to preso nesse ciclo da autopunição. Troquei de cidade por causa do trabalho e me arrependi muito. Nao estou me adaptando a cidade, e me culpo o tempo inteiro. Pior que vou ter que ficar pelo menos 3 anos nessa cidade. Não animo para fazer nada. Fico me autopunindo o tempo inteiro. Se o senhor puder responder, serei muito grato.
Foco no aqui e agora. E, em especial, em gratidão. Faça uma lista das coisas boas da nova situação, todos os dias. 3-5 coisas que pode pensar, se esforçando para ver o que tem de bom. A vida vai fluindo e você fluindo com a vida.
@@Caminho3T Gratidão mestre. Obrigado pelas palavras, eu sei que preciso focar no aqui e agora, e vou colocar em prática.
@@cristianosoares8983 Tudo ficará melhor. Não tem sentido ficar com a mente no passado, presa em lamentação. É inútil e doloroso.
@@Caminho3T Eu sei mestre, mas é difícil...to preciso nesse ciclo vicioso...o que mais me lamento é que tive a opção de escolher outra cidade...seus vídeos tem sido muito importantes para mim, obrigado por disponibilizar esse conteúdo a todos que precisam.
@@cristianosoares8983 Você tem o poder de assumir comando de sua mente e direcioná-la corretamente. É algo que precisamos trabalhar sempre. Sempre que sua mente cair na lamentação, no paradigma da fantasia, você precisa trazê-la de volta para seu dharma no aqui e agora, para a gratidão e devoção.
Olha eu acho o caminho que voce ensina muito feliz e cativante nao tem melhor ! Mais eu me questiono muito depois que comecei a tentar viver esse caminho e e legal.... Mais eu me questiono ao extremo, eu me puno muito , se eu sinto que amo krisna logo minha mente diz : Sera que ama mesmo ? .... Logo eu quero oferecer uma flor a Deus e minha mente me diz : Krisna nao quer uma flor de alguém que ta aqui todo embaçado como você... Logo eu deixo de oferecer pq realmente eu tenho ainda meus defeitos que nao consegui vencer... Parei de comer carne, ovo ,nao saio por ai as noites . Mais tem algo na minha mente que nao me deixa viver em paz , nunca me acho bom o suficiente para ser um devoto. E eu tenho certos desejos bobinho ainda na minha mente, até mesmo quando eu pratico masturbação eu me condeno depois pq eu acho que Kisna deve ficar com receio de mim e de minhas maos ... Eu me acho impuro , e as vezes acho que nao é possível alguem com tantas picuinhas mentais e desejinhos tolos como eu sair daqui, a materia e muito difícil me confunde . Sei que tem o dharma para nao confundir mais mesmo assim as vezes nao e perfeito. Eu sinto que amo e quero amar krisna mais minha autopuniçao nao deixa eu viver em paz com esse amor. Eu vivo pensando que krisna nao quer amor de quem é uma obra em progresso. e mesmo temtando progredir a cada dia eu ainda me vejo com uma vastidão de defeitos dessa vida e outras... Eu quero nadar nesse oceano de amor mais me sinto afogado pela enxurrada de auto punição severa o tempo todo. Me ajuda professor, com vc era assim ? Eu estudo seus conteúdos todo dia ate mesmo antes de dormir me da um êxtase muito bom, mais logo vem minha mente : Voce nao é puro e nem bom o suficiente para tamanha riqueza espiritual. Eu rezo e peço misericórdia de Deus porque quando leio textos sagrados e vejo o quão puros eram os sábios me dá ate vergonha da minha posição porcaria nesse mundo.
Sim, acontece isso. Autopunição é uma maneira doentia de nossa mente agir. É fundamental você se amar. Por isso até digo que amor próprio vem primeiro, antes de amor a Deus. Se ame, se perdoe. Você é uma centelha divina, e Deus certamente lhe ama ilimitadamente. Aqui todos nós somos caídos, fazendo nosso melhor, cheio de defeitos. Então, sim, se perdoe, se ame, para melhor servir e amar Krishna.
@@Caminho3T obrigada professor, você com suas sábias palavras acalmou meu ser.
Como me perdoar de algo cujo motivo está em encarnações passadas?
Aprendemos e seguimos em diante. O passado já foi. Foco no aqui e agora. Nem culpa demais, nem de menos. O suficiente para aprender e não errar de novo, mas não demais para ficar sofrendo.