Sim, Vida e Morte Severina faz 60 anos da primeira encenação ( já com a música do Chico) em 2026, espero que estejam preparando apresentações comemorativas para marcar a data.
Existe por parte da sociedade um trabalho da contra cultura erudita, ou acadêmica, desta maneira o melhor é ser autodidata...somente assim se consegue que os jovens leiam, mas as crianças podem ser estimuladas...em SP, existem sebos que podem ser buscado para comprar de preços baixos livros, pois estão nos livros as grandes obras...além de buscar filmes brasileiros, isso estimula bastante a nos vermos enquanto Brasil...depende de nós...
Tive o grande prazer de representar Severino em 1983. Entrei no projeto pra fugir da monografia e ser o morto que não fazia e nem dizia nada e acabei no papel principal pela fisionomia esqualida e a barba. Era uma tarefa valendo a nota final de uma disciplina do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceara. A apresentação foi no teatro da Emcetur ( com "m" mesmo). Foi uma apoteose o final com aplausos de pé do público formado por professores e profissionais de imprensa. Todos os colegas foram brilhantes. Inesquecível.
João Cabral de Melo Neto parece que escreveu esse poema hoje. Quantos retirantes saem do Nordeste e vão para o Sudeste e Sul em busca de uma vida melhor. Os industriais, os políticos, os empresários ainda hoje fecham os olhos para o Nordeste. E como muitos Severinos depositamos nossa sorte no destino. Vem a depressão, queremos, às vêzes, saltar para fora da vida. Mas ao nascer mais um nordestino, nasce também um fio de esperança na nossa vida. Sou nordestina e vejo o sofrimento do meu povo. Há momentos que bate a sensação de egoísmo quando penso apenas nos meus. Lutei por uma vida melhor e empurro os meus filhos para que saiam da pobreza e encontre uma vida abundante. Por outro lado, é impossível não pensar no meu próximo e então fica o impasse na minha consciência. Sou mais uma Severina de Pia pedindo a Deus que eu não sofra na miséria e não tenha uma vida vazia. O filme revela a realidade de uma região que o Brasil não quer ver e nem ajudar. Até quando?
+TheTeciful Apesar do crescimento de algumas cidades do nosso imenso semi - árido, mais os grandes rincões de pobreza , ainda são vistos aos montes no nosso Nordeste, já se vão 60 anos da produção de João Cabral de Melo Neto, porém algumas cenas são reprodução da realidade dos dias de hoje, onde muitos se veem na encruzilhada de uma decisão, onde tem que escolher, ficar perto dos seus parentes, ou ir tentar a vida em outras " terras " bem longínquas.
Não acredito que seja apenas a água! O preconceito, o desemprego. Só lembram do litoral. Do carnaval, das festas juninas, dos eleitores... Eu não sei exatamente o que o poeta queria denunciar com isso. Apenas, ele que escreveu poderia nos explicar. Claro, que falta água e, às vezes, faço vistas grossas para isso porque eu não tenho esse problema em minha casa. Porque fico muito reclusa. Nosso Nordeste sofre por causa da ambição dos ricos, aqueles que não se cansam de querer sempre mais. Querem tudo. Dominar e oprimir. Dificilmente vemos políticos engajado com a sociedade, muitos entram na política para enriquecimento próprio. Espero que Deus e nossos governantes vejam esse filme ou leia o livro e reflita sobre o que o nosso eterno poeta quis dizer. Seja água ou as coisas que citei ele queria solução e não ficou sufocado com o problema alheio.
Participei deste especial. Eu e tantos artistas pernambucanos. Ficamos marcados por tanta poesia! Além do João Cabral, tivemos este especial feito com imenso carinho!
30:56 A Tânia Alves é simplesmente maravilhosa e atingiu a perfeição cantando no sepultamento. Já voltei umas 20 vezes para assistir ela cantando novamente.
Fico imaginando a sensibilidade de uma pessoa ao ponto de retratar a história de um povo tão sofrido de uma maneira tão acalentante em forma de versos. João Cabral de fato é o mestre da literatura.
E o dialogo entre Severino Retirante e Seu José Mestre Carpina? Simplesmente emocionante...esperança versus cansaço. Mil vezes assisto, leio mil vezes e não canso de amar João Cabral e pensar nos Severinos da vida...
AO ASSISTIR ESSA OBRA PRIMA OS SENTIMENTOS ME COLOCA NO LUGAR DE HUMANA.SERÁ QUE UM DIA VERMOS A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL????...SERÁ QUE EM ALGUM DIA TERÁ MENAS MORTES SEVERINAS???...É TRISTE VER O NORTISTA TÃO FORTE E TÃO BRAVO VIVER COMO ESCRAVO NO NORDESTE E EM QUALQUR LUGAR DO PA´IS.
Nos anos 80 eu conheci um pouco deste nordeste. Da fome, da miséria, da seca, da falta de assistência, da ausência de progresso.. Graças a Deus o Nordeste mudou muito nos últimos anos, apesar de muita pobreza que ainda tem por lá.. Mas o que é mais interessante pra mim é ver o quanto a Rede Globo soube retratar a miséria do sertanejo que o JCM Neto quis retratar... Miséria essa que hoje, a mesma Rede Globo, paradoxalmente anseia por que volte..
Hoje, depois de 5 anos, venho aqui apontar o retrocesso que esse governo maldito do bolsonaro, provocou no nordeste brasileiro. Uma tragédia!! Perseguição ao nordeste e desrespeito ao povo nordestino.
@@evaldnegrom4299 diga isso não. Várias obras espalhadas nos quatro cantos do Nordeste. Aqui em Petrolina, são várias. O bairro dos meus pais foi todo pavimentado. Nesse momento, tem 4 grandes obras em andamento. Fora, várias obras que já foram entregues.
Esse filme retrata fielmente o Nordeste de antigamente, graças a Deus, mundou para melhor, não é ainda o ideal mas vamos chegar lá, eu não pois já passei dos 70, mas meus descendentes com certeza vão chegar....
Agora os Severinos estão sofrendo com a covid num já conhecido e eterno abandono, de ponta a ponta deste Brasil... Quarentena de 2021, escolhendo esse material para meus alunos.❤
Você é um dos poucos amigo, alguns sentem vergonha do seu passado e de sua cultura onde deviam se orgulhar que por mais cruel e real ainda conseguem se levantar e a dureza a miséria lhe trouxeram experiência e esperança pra uma nova vida. Obra de arte de JOAO CABRAL
Uma obra para todas as gerações em todos os tempos. Visionário JOÃO CABRAL DE MELO NETO, um gigante! Como nordestino, conheço cada centímetro da realidade deste povo guerreiro que tem em João Cabral uma voz maravilhosa para expressar os seus sentimentos e as suas dores.
Orgulho de ser nordestina, principalmente de ser sertaneja, o sertão evoluiu, muita coisa mudou, principalmente o estereótipo criado pela mídia, dentro do semiárido existe cultura, beleza da caatinga reluzente nós períodos chuvosos, assim cm no período seco, assim nós definem, a fome ñ nós define, acima do q se pensam, somos resistências, a seca é um fenômeno natural a qual devemos aprender a conviver cm ela.
Estou a assistir hoje, dia 24/11/2021, e confirmo... essa obra é belíssima. Estou no 6º período da faculdade de Direito e me foi requisitado assistir tal obra e fazer um relatório logo após. Incrível. É fascinante como conseguimos passar para o papel o sentimento que essa obra nos passa de forma oral. Show de bola!
Assisti esse filme aos meus 7 anos de idade. Eu não entendia muito bem mas sempre me identifiquei e empatizei com histórias sobre o meu Nordeste. Hoje, estudante de História, amante de obras baseadas em histórias reais, e acima de tudo, orgulhosa de carregar um sangue matuto, sofrido e forte. Não troco meu Nordeste e minhas raízes por nada nesse mundo! Onde quer que eu vá, sempre lembrarei com gratidão da onde eu saí e pra onde hei de voltar. Vida longa a nós que jamais abaixemos nossa cabeça e perdemos nossa força e fé.
Hoje dia 28/10/20 Estou relembrando esse clássico! Tenho 15 anos e já tive a honra de fazer a peça Morte vida Severina muitos aprendizados com essa obra!
Severino Retirante,já exausto de seu fardo,quiz dar fim a sua vida e presenciou uma explosão da vida com José Mestre Carpina....a melhor parte da obra é esse diálogo entre Severino e Seu José....confesso que derramei umas lagrimas com as cantorias tristes do finado Severino...obras perfeitas nas mãos de gênios dão nisso....perfeito d+
Sim, uma das melhores partes do filme onde a vida responde a indagação do Severino com a vida,ou seja,o nascimento de uma criança! Poesia pura do autor e ainda com este elenco!!! Sou previlegiado!
Essa obra me foi apresentada, originalmente, como um trabalho de colégio, mas me encontrei tão maravilhado assistindo que se tornou algo muito maior. Excelente trabalho!
O gênio JCM Neto engrandece Pernambuco, o Nordeste e o Brasil. A competência e o talento dos atores nesse auto, demonstra que nem precisou de Oscar nem Nobel de Literatura para ser o melhor, como é. O engenheiro da poesia demonstrou em suas redondilhas a profundeza do ser humano. Trouxe do mais simples ser a grandeza da alma que motiva o existir. É único!
O sertanejo acima de tudo é um sobrevivente, e como já disse conselheiro pequeno não há e grande só Deus, ainda há lugares no nordeste ao total abandono no sertão pobreza e violência existem porém ainda existem locais totalmente abandonados, pena que as pessoas se esqueceram e continuam a negar.
Sinto-me emocionado ao assistir está Obra de Arte, apresentamos no Colégio em 1980. Consegui antes do incêndio do TUCA, o vinil com a trilha original de Chico Buarque.
Eu estava lá. Estudei Economia na PUC. Tempos de repressão e balas do Coronel Erasmo Dias, e o "Dr. Romeu Tuma" autorizando a invasão da PUC em São Paulo. Neste teatro também houve a apresentação de Elis Regina o show "O Falso Brilhante"......lutei e apanhei, mas bati, pois esta era a regra....
Sou sul matugrocensse.Costumo dizer q nasci no estado errado,pois tenho um carinho tão grande pelo Nordeste.Adimiro muito a fé e esperança dos sertanejos a garra e força das mulheres desses sertanejos elas são muito corajosas. Amo filmes q falam sobre o dia dia deles é como se uma luz de esperança acendece dentro de mim.🌵❤🌵💋💋💋
Somos todos Severinos, Severinos de Maria, de muitas Marias (MELO, 1974), enfrentando a falta, a fome, a sede, o descaso e mais uma vez, a morte. Erlande Maranhão, veterano do curso Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Eis aqui um retrato fiel do nosso nordeste, das pessoas, em especial, as vulneráveis que vivem, ou melhor, sobrevivem nele. Gosto do filme, pois mesmo em meio a tanta dor e morte, nos trás uma mensagem de reflexão e esperança, algo endêmico do povo nordestino - Os severinos. Um abraço, meus amigos!
Morte e Vida Severina, tema atualíssimo de extraordinária dimensão humana e literária. Atuação enriquecedora e inspiradora da produção e elenco. A esperança jamais deve morrer.O nascimento do bebê derrama de emoção. Parabéns Rede Globo ...
Poucas pessoas percebem a alusão ao nascimento de Jesus na obra, que traz vida e esperança à uma perspectiva de morte. Essa é uma obra que pode ser analisada de vários âmbitos. O mais incrível é que a narrativa trás um texto simples e direto, mesmo assim João Cabral é capaz de explorar uma riqueza irretocável no texto. Esses paradoxos entre Morte e Vida, Água e Seca, Terra e Lama, mais a brincadeira genial nas rimas que são cuidadosamente exploradas pelo próprio tema (Severino e Severina). Essa é sem dúvida uma das obras mais impressionantes da nossa literatura, tipo as "Condoreiras" do romantismo. Obrigado João Cabral.
Sensível teu comentário e concordo plenamente. Severino é um grito largo, estreito e infelizmente ainda atemporal. É uma obra tão bela e cortante esse clássico.
Caramba...hoje 06.07.2021 às 21h44min...voltei 40 anos de minha vida...recordei qdo... encenei Morte e Vida Severina no palco teatral em minha cidade, aqui em Barueri/SP.....caramba, tô muito emocionado neste momento...😪😪😪😪
Sou do nordeste e olho para o passado e vejo o quão grande era o sofrimento ouço as história de minha vó e dar uma triza ouvir fome horrores e seca. Mas teve alguem que se importou com o sofrimento do povo nordenordestino, o Lula, no inicio da sua carrera politica esse homem fez um bem enorme q mudou a história desse povo e independente do que ele é hj ele não deve ser esquecido o que ele fez assim diz quem sofreu na carne viver em um lugar sem meios sem o verde das plantações, sem recursos pra trabalhar vendo familiares morrendo sem ter remédio muito menos médicos, sem educação pois não tinha como estudar pq era de difícil acesso em fim não critique se não conhece a história nordestina!
Confesso que não sou fã de literatura, mas tenho que tirar o chapéu pra essa obra, uma narrativa espetacular, quem a idealizou pode se considerar um gênio.
- Severino, retirante, deixe agora que lhe diga: eu não sei bem a resposta da pergunta que fazia, se não vale mais saltar fora da ponte e da vida; nem conheço essa resposta, se quer mesmo que lhe diga é difícil defender, só com palavras, a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, Severina mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu com sua presença viva. E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida; mesmo quando é assim pequena a explosão, como a ocorrida; como a de há pouco, franzina; mesmo quando é a explosão de uma vida Severina.
ESTAMOS EM 2024. EU FICO IMAGINANDO O QUE ACONTECEU COM A CULTURA DESTE PAÍS. NÃO TEMOS MAIS O QUE DESCER. SAUDADES DA REDE GLOBO NO TEMPO EM QUE ROBERTO MARINHO ERA VIVO.....AGORA É SÓ DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA.
Acho que não sou normal, essa é a 15° que assisto esse filme, e a trilha sonora? Já sei todas as músicas e ladainhas, as falas? Eu já sei todas, obrigado João Cabral de Melo Neto 😍 melhor filme real ✨✨✨
2020... neste momento tão sombrio que estamos enfrentando diante dessa pandemia, não tenho palavras para expressar meus sentimentos ao ter assistido essa maravilhosa obra de arte... nem a mim mesmo. Por hora, só me resta deixar minhas lágrimas correrem soltas, a dizerem por mim...
Como já disseram, uma obra, um poema, uma história linda. O quão sensível e realista ele foi, e o quanto atual ele é.O Retirante hoje se espalha por todos os lados, e com olhos vedados, prosseguimos sem olhar para o lado, vivemos isolados, sem piedade, sem humanidade...somente essa individualidade, essa enrustida maldade, que corrói a sociedade. Obrigado João Cabral de Melo Neto.
Lindo! Esse poema do João Cabral é maravilhoso, assim como todos os outros! Grande João Cabral de Melo Neto! Obrigado por compartilhar esse filme, amigo.
A cara do meu 3o ano do 2o grau em 1991, Colégio Amazonense Dom Pedro II, trabalho final da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, professora Genevieve Benevides! As turmas do 3o ano tiveram, cada uma, que encenar essa obra literária para toda a escola assistir. Lembro do meu papel: um dos que levava presente para o recém nascido filho do Severino! Ótimos tempos! Até hoje esse texto me leva às lágrimas! Primeira parte Severino só encontra morte e tristeza. So na segunda parte ele encontra a vida, mesmo em plena miséria.
Um poema belíssimo infelizmente atemporal,digo infelizmente, porque até hoje retrata quase o mesmo abandono. Vi na TV, quando criança tinha 9 anos, mas a apresentação do Severino nunca saiu da minha cabeça, também grande que mal se equilibra no corpo. Grato por postar.....
João Cabral de Melo Neto! -Morte e Vida Severina- De forma condoreira, ele faz um passeio do sertão ao litoral mostrando que a população é toda atingida pelas mesmas "mazelas" sociais, a pobreza e a fome.
Alguém assistindo em 2024?? ❤
Indeed ❤
Eu😊
Meu livro favorito da vida🫶
E apoi!
🙋🏻♀️
2024 alguém além de mim.... assistindo morte e vida Severina.
Sim!
😂😂😂eu
Euuu kskkskskssk
Alguém está assistindo morte e vida Severina em 2024?
Eu
Eu
Eu
Que coisa!
Sim, Vida e Morte Severina faz 60 anos da primeira encenação ( já com a música do Chico) em 2026, espero que estejam preparando apresentações comemorativas para marcar a data.
Somente um gênio da literatura seria capaz de dotar a miséria nordestina de lirismo sem deixar de denunciar a problemática desse povo. Emocionante.
Mikael Melo verdade
Sim: genial!
ATÉ CHOREI
Se tem uma oração ecumênica, ela é morte e vida severina
Verdade, não é para qualquer um.
Revendo esse grande clássico de João Cabral de Melo Neto, na quarentena de 2020, Alguém mais?
Eu
É nós
Eu também
Euuu
eu kkk
Estou assistindo em outubro de 2024
Ah se os jovens de hoje assistissem obras de artes como essa, seriam mais humanos e mais cultos. Muito lindo.
Mas estamos assistindo cara, pena que é uma minoria. Mas aos poucos o povo vai acordando. Questão de tempo e de calma.
Nós (alguns) assistimos.
E estou assistindo
Jose antonio de lima vão sim assistir,participarei da peça Morte e Vida Severina nesse sábado 🤗
Existe por parte da sociedade um trabalho da contra cultura erudita, ou acadêmica, desta maneira o melhor é ser autodidata...somente assim se consegue que os jovens leiam, mas as crianças podem ser estimuladas...em SP, existem sebos que podem ser buscado para comprar de preços baixos livros, pois estão nos livros as grandes obras...além de buscar filmes brasileiros, isso estimula bastante a nos vermos enquanto Brasil...depende de nós...
Eu estou assistindo em 01/11/2024 sou de João Pessoa PB.
Que obra perfeita em tudo, essa
amostra do sofrimento de muitos
nordestino .
Tive o grande prazer de representar Severino em 1983. Entrei no projeto pra fugir da monografia e ser o morto que não fazia e nem dizia nada e acabei no papel principal pela fisionomia esqualida e a barba. Era uma tarefa valendo a nota final de uma disciplina do curso de Letras da Universidade Estadual do Ceara. A apresentação foi no teatro da Emcetur ( com "m" mesmo). Foi uma apoteose o final com aplausos de pé do público formado por professores e profissionais de imprensa. Todos os colegas foram brilhantes. Inesquecível.
João Cabral de Melo Neto parece que escreveu esse poema hoje. Quantos retirantes saem do Nordeste e vão para o Sudeste e Sul em busca de uma vida melhor. Os industriais, os políticos, os empresários ainda hoje fecham os olhos para o Nordeste. E como muitos Severinos depositamos nossa sorte no destino. Vem a depressão, queremos, às vêzes, saltar para fora da vida. Mas ao nascer mais um nordestino, nasce também um fio de esperança na nossa vida. Sou nordestina e vejo o sofrimento do meu povo. Há momentos que bate a sensação de egoísmo quando penso apenas nos meus. Lutei por uma vida melhor e empurro os meus filhos para que saiam da pobreza e encontre uma vida abundante. Por outro lado, é impossível não pensar no meu próximo e então fica o impasse na minha consciência. Sou mais uma Severina de Pia pedindo a Deus que eu não sofra na miséria e não tenha uma vida vazia. O filme revela a realidade de uma região que o Brasil não quer ver e nem ajudar. Até quando?
TheTeciful Belas palavras!
+TheTeciful o filme "O Homem que Virou Suco" com o mesmo José Dumont é um retrato fiel disso.
+TheTeciful Apesar do crescimento de algumas cidades do nosso imenso semi - árido, mais os grandes rincões de pobreza , ainda são vistos aos montes no nosso Nordeste, já se vão 60 anos da produção de João Cabral de Melo Neto, porém algumas cenas são reprodução da realidade dos dias de hoje, onde muitos se veem na encruzilhada de uma decisão, onde tem que escolher, ficar perto dos seus parentes, ou ir tentar a vida em outras " terras " bem longínquas.
+TheTeciful Mas o foco de Morte e Vida Severina não seria a escassez de água no interior?
Não acredito que seja apenas a água! O preconceito, o desemprego. Só lembram do litoral. Do carnaval, das festas juninas, dos eleitores... Eu não sei exatamente o que o poeta queria denunciar com isso. Apenas, ele que escreveu poderia nos explicar. Claro, que falta água e, às vezes, faço vistas grossas para isso porque eu não tenho esse problema em minha casa. Porque fico muito reclusa. Nosso Nordeste sofre por causa da ambição dos ricos, aqueles que não se cansam de querer sempre mais. Querem tudo. Dominar e oprimir. Dificilmente vemos políticos engajado com a sociedade, muitos entram na política para enriquecimento próprio. Espero que Deus e nossos governantes vejam esse filme ou leia o livro e reflita sobre o que o nosso eterno poeta quis dizer. Seja água ou as coisas que citei ele queria solução e não ficou sufocado com o problema alheio.
Alguém assistindo esse clássico em meio à pandemia 2020?
Eu
Eu
Eu aqui
Eu
Eu
Participei deste especial. Eu e tantos artistas pernambucanos. Ficamos marcados por tanta poesia! Além do João Cabral, tivemos este especial feito com imenso carinho!
Em qual minuto vc aparece?
Saudades, meu tio. Que trabalho excelente você fez.
Quem era seu tio?
+Evald Negrom O seu José Mestre Carpina (Sebastião Vasconcelos).
Excelente ator..
A arte eterniza as pessoas, seu tio foi um grande ator e fez grandes trabalhos. Você deve ter muito orgulho.
Saudades do seu tio. Sebastião Vasconcelos é inesquecível.
30:56 A Tânia Alves é simplesmente maravilhosa e atingiu a perfeição cantando no sepultamento.
Já voltei umas 20 vezes para assistir ela cantando novamente.
é fenomenal!
Minhas Cenas Preferidas A Da Tânia Alves e A Da Elba Ramalho.
Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto nos enchem de orgulho de ser brasileiros...
Fico imaginando a sensibilidade de uma pessoa ao ponto de retratar a história de um povo tão sofrido de uma maneira tão acalentante em forma de versos. João Cabral de fato é o mestre da literatura.
E o dialogo entre Severino Retirante e Seu José Mestre Carpina? Simplesmente emocionante...esperança versus cansaço. Mil vezes assisto, leio mil vezes e não canso de amar João Cabral e pensar nos Severinos da vida...
Eliane Albuquerque g
Que coisa linda ......sabe....e uma viagem boa....
AO ASSISTIR ESSA OBRA PRIMA OS SENTIMENTOS ME COLOCA NO LUGAR DE HUMANA.SERÁ QUE UM DIA VERMOS A REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL????...SERÁ QUE EM ALGUM DIA TERÁ MENAS MORTES SEVERINAS???...É TRISTE VER O NORTISTA TÃO FORTE E TÃO BRAVO VIVER COMO ESCRAVO NO NORDESTE E EM QUALQUR LUGAR DO PA´IS.
alguém assistindo essa clássico em 2019?
com certeza um clássico.....imperdívvel
Sim!!
sempre
Sim. Um ótimo Filme!
Pensando nos vertubulares kakakak 19/10/2019
eu com 15 anos, agradeço a esse filme por me fazer chorar cada vez que escuto as rezadeiras cantando
Esquenta não! Eu com 55 ainda choro!
Tenho a impressão que já vivi isso. Estranho né?
Nos anos 80 eu conheci um pouco deste nordeste. Da fome, da miséria, da seca, da falta de assistência, da ausência de progresso.. Graças a Deus o Nordeste mudou muito nos últimos anos, apesar de muita pobreza que ainda tem por lá.. Mas o que é mais interessante pra mim é ver o quanto a Rede Globo soube retratar a miséria do sertanejo que o JCM Neto quis retratar... Miséria essa que hoje, a mesma Rede Globo, paradoxalmente anseia por que volte..
Hoje, depois de 5 anos, venho aqui apontar o retrocesso que esse governo maldito do bolsonaro, provocou no nordeste brasileiro. Uma tragédia!! Perseguição ao nordeste e desrespeito ao povo nordestino.
@@evaldnegrom4299 diga isso não. Várias obras espalhadas nos quatro cantos do Nordeste. Aqui em Petrolina, são várias. O bairro dos meus pais foi todo pavimentado. Nesse momento, tem 4 grandes obras em andamento. Fora, várias obras que já foram entregues.
Infelizmente o imenso Nordeste é ardilosamente traído pelo Ladrãozão filho dessa terra.
Esse filme retrata fielmente o Nordeste de antigamente, graças a Deus, mundou para melhor, não é ainda o ideal mas vamos chegar lá, eu não pois já passei dos 70, mas meus descendentes com certeza vão chegar....
tenho 16 anos já li o livro e vi o filme adorei os dois
Parabéns pela nua idade gostar desse tipo de cultura
Agora os Severinos estão sofrendo com a covid num já conhecido e eterno abandono, de ponta a ponta deste Brasil... Quarentena de 2021, escolhendo esse material para meus alunos.❤
Excelente escolha!🙌
Por essa e outras obras, eu tenho orgulho de ser nordestino e Pernambucano
Você é um dos poucos amigo, alguns sentem vergonha do seu passado e de sua cultura onde deviam se orgulhar que por mais cruel e real ainda conseguem se levantar e a dureza a miséria lhe trouxeram experiência e esperança pra uma nova vida. Obra de arte de JOAO CABRAL
@@mellins7809 verdade! amo meu NORDESTE. Pelo jeito você não é diferente de mim.
Assisti esse filme no inicio dos anos 80, num especial de natal. Nunca mais vi, más, nunca o esqueci.
Que Predestinado... Sacrossanto perspicaz badejo estupendo admirável, estupendo Genial
Ator Cineasta José Dumont tão Cativante tão Desambiguizado esse talento esse maravilhoso intérprete fenomenal
Oi 2021
Lindo. So um genio pra escrever uma obra prima dessa.ĢRATIĎAO ĢRATIĎAO. DEUS ABENÇOE TODOS .ĢRATIĎAO.
Uma obra para todas as gerações em todos os tempos. Visionário JOÃO CABRAL DE MELO NETO, um gigante! Como nordestino, conheço cada centímetro da realidade deste povo guerreiro que tem em João Cabral uma voz maravilhosa para expressar os seus sentimentos e as suas dores.
"Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida"... (Genialmente escrito por João Cabral de Melo Neto).
Temos tantos Severinos, Josés, Joões, Franciscos, Miguéis, Fernandos, Renatos...todos com seus dramas, vitórias e derrotas.
ME SENTI SEVERINA
Hoje no brasil somos todos Severinos e Severinas.
Mesmo que alguns ainda não acreditem.
Esse filme retrata tão bem a verdadeira situação do nordeste que ele devia passar novamente na tv.
vi na globo qdo era muleke, acho que passou em dois dias. Nunca mais vi passar na tv. Muito bom
Assistindo essa obra de arte em 2024
Orgulho de ser nordestina, principalmente de ser sertaneja, o sertão evoluiu, muita coisa mudou, principalmente o estereótipo criado pela mídia, dentro do semiárido existe cultura, beleza da caatinga reluzente nós períodos chuvosos, assim cm no período seco, assim nós definem, a fome ñ nós define, acima do q se pensam, somos resistências, a seca é um fenômeno natural a qual devemos aprender a conviver cm ela.
Que obra prima da língua portuguesa! Que versos tão autênticos! A assistir pelo n-ésima vez desde há mais de 30 anos. De Portugal
Estou a assistir hoje, dia 24/11/2021, e confirmo... essa obra é belíssima. Estou no 6º período da faculdade de Direito e me foi requisitado assistir tal obra e fazer um relatório logo após. Incrível. É fascinante como conseguimos passar para o papel o sentimento que essa obra nos passa de forma oral. Show de bola!
nunca vi um filme que representasse de forma tão fiel a realidade nordestina.uma maravilha.
Essa vida severina não é em todo lugar aqui não(agr n mais)
Muito orgulho de ser nordestino ❤💪
Não tenho críticas negativas, muito menos orgulho...!
Qual a vantagem sobre ser de qualquer outra região?
❤ tempos ruins estao por vim
Filme reflexivo que retrata a situação degradante do Nordeste, adorei as músicas
Faz 5 anos que eu estou viciado. As senhoras cantando excelências é a mais bela 🕯️ canção.
Verdade, adorei
Assisti esse filme aos meus 7 anos de idade. Eu não entendia muito bem mas sempre me identifiquei e empatizei com histórias sobre o meu Nordeste. Hoje, estudante de História, amante de obras baseadas em histórias reais, e acima de tudo, orgulhosa de carregar um sangue matuto, sofrido e forte. Não troco meu Nordeste e minhas raízes por nada nesse mundo! Onde quer que eu vá, sempre lembrarei com gratidão da onde eu saí e pra onde hei de voltar. Vida longa a nós que jamais abaixemos nossa cabeça e perdemos nossa força e fé.
Hoje dia 28/10/20
Estou relembrando esse clássico! Tenho 15 anos e já tive a honra de fazer a peça Morte vida Severina muitos aprendizados com essa obra!
Em 2015, com 13 anos também tive a oportunidade de representar o Severino em uma grande peça. Muito orgulho!
Severino Retirante,já exausto de seu fardo,quiz dar fim a sua vida e presenciou uma explosão da vida com José Mestre Carpina....a melhor parte da obra é esse diálogo entre Severino e Seu José....confesso que derramei umas lagrimas com as cantorias tristes do finado Severino...obras perfeitas nas mãos de gênios dão nisso....perfeito d+
Sim, uma das melhores partes do filme onde a vida responde a indagação do Severino com a vida,ou seja,o nascimento de uma criança! Poesia pura do autor e ainda com este elenco!!! Sou previlegiado!
Obrigado pelo seu comentario estou fazendo um trabalho de portugues sobre isso e seu comentario me ajudou
é incrível como tudo que falou - se nesse filme, ainda vemos hoje
Bravo!!!!
Essa obra me foi apresentada, originalmente, como um trabalho de colégio, mas me encontrei tão maravilhado assistindo que se tornou algo muito maior.
Excelente trabalho!
Aqui estou eu para assistir mais uma vez.
Em 2014 fiz essa peça na escola, eu era a coveira que canta 30:57 peça incrível experiência maravilhosa! ❤❤ tmj 2021 ✊😎
Eu fiz o mestre carpina em 2010 😂
Emocionante! Todos os alunos do Ensino Médio deveriam assistir a esse musical e ler o poema na íntegra,
🙋♂️
Acabei de passar uma atividade pra minha turma de 3° ano do Ensino Médio.
🙋♀️
O gênio JCM Neto engrandece Pernambuco, o Nordeste e o Brasil. A competência e o talento dos atores nesse auto, demonstra que nem precisou de Oscar nem Nobel de Literatura para ser o melhor, como é. O engenheiro da poesia demonstrou em suas redondilhas a profundeza do ser humano. Trouxe do mais simples ser a grandeza da alma que motiva o existir. É único!
Meu Deus! Eu choro todas as vezes que leio esse lindo poema!
Fiquei chocada com a prisão do ator José Dumont...a perversão é a derrocada humana
A Obra-prima de João Cabral de Melo Neto. Bastava-lhe esta preciosa obra para consagrá-lo.
Os papéis de Elba Ramalho e Tânia Alves foram excepcionais!
Concordo plenamente.
Concordo
Em qual minuto q Elba Ramalho aparece ?
@@amissoncosta693718:38
@@amissoncosta6937a benzedeira do filme é ela quem faz
O sertanejo acima de tudo é um sobrevivente, e como já disse conselheiro pequeno não há e grande só Deus, ainda há lugares no nordeste ao total abandono no sertão pobreza e violência existem porém ainda existem locais totalmente abandonados, pena que as pessoas se esqueceram e continuam a negar.
Lindo esse clássico!!😊😊
Primeira vez assistindo!!!
🙂🙂😊
É muito emocionante!
Pelo menos eu achei...
Quem está assistindo em 2023? Não canso de assistir
Como pode alguém não curtir isso?? Inconcebível!!
Sinto-me emocionado ao assistir está Obra de Arte, apresentamos no Colégio em 1980. Consegui antes do incêndio do TUCA, o vinil com a trilha original de Chico Buarque.
Eu estava lá. Estudei Economia na PUC. Tempos de repressão e balas do Coronel Erasmo Dias, e o "Dr. Romeu Tuma" autorizando a invasão da PUC em São Paulo.
Neste teatro também houve a apresentação de Elis Regina o show "O Falso Brilhante"......lutei e apanhei, mas bati, pois esta era a regra....
Eu já assisti várias vezes e agora estou assistindo novamente, é uma obra prima
- De sua formosura
deixai-me que diga:
é tão belo como um sim
numa sala negativa.
Belíssima imagem!!!
Digna mesmo de ser destacada para servir como lema.
QUE LINDO
Obra incrível parabéns as atrizes e os atores e o autor do filme👏👏Conta toda história do Nordeste!!👏👏👏👏
Sou sul matugrocensse.Costumo dizer q nasci no estado errado,pois tenho um carinho tão grande pelo Nordeste.Adimiro muito a fé e esperança dos sertanejos a garra e força das mulheres desses sertanejos elas são muito corajosas.
Amo filmes q falam sobre o dia dia deles é como se uma luz de esperança acendece dentro de mim.🌵❤🌵💋💋💋
👏👏👏
Por que exatamente esperança?
É verdade..
Parabéns por esta postagem um clássico que retrata o sofrimento do povo maravilhoso do nordeste
Eu assisti este formidável filme em 1983 e , desde então nunca mais deixei de ocasionalmente revelo.
Alguém assistindo esse clássico em meio à pandemia em 2021?
Somos todos Severinos, Severinos de Maria, de muitas Marias (MELO, 1974), enfrentando a falta, a fome, a sede, o descaso e mais uma vez, a morte.
Erlande Maranhão, veterano do curso Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Morte e Vida severina , uma incrível obra que não deve se perder jamais!
Lindeza. O melhor auto de Natal. Viva o homem do nordeste, sertanejo. Viva Melo Netto. = )
"Sempre há uma bala voando desocupada irmão das almas"
Eis aqui um retrato fiel do nosso nordeste, das pessoas, em especial, as vulneráveis que vivem, ou melhor, sobrevivem nele. Gosto do filme, pois mesmo em meio a tanta dor e morte, nos trás uma mensagem de reflexão e esperança, algo endêmico do povo nordestino - Os severinos. Um abraço, meus amigos!
Excelente. João Cabrql de Melo Neto um poeta do maior valor. E com música do Chico Buarque é a combinação perfeita.
Muito bom os versos, as rimas, a música com as falas.
É muito emocionante todas as cenas.
Tristeza, cenas comoventes😢😢
Morte e Vida Severina, tema atualíssimo de extraordinária dimensão humana e literária. Atuação enriquecedora e inspiradora da produção e elenco. A esperança jamais deve morrer.O nascimento do bebê derrama de emoção. Parabéns Rede Globo ...
Venho, com orgulho, do Nordeste.
Sempre que há algo sobre Nordeste eu tiro um tempo pra assistir. Essa foi uma genial adaptação de uma genial obra!...
Poucas pessoas percebem a alusão ao nascimento de Jesus na obra, que traz vida e esperança à uma perspectiva de morte. Essa é uma obra que pode ser analisada de vários âmbitos. O mais incrível é que a narrativa trás um texto simples e direto, mesmo assim João Cabral é capaz de explorar uma riqueza irretocável no texto. Esses paradoxos entre Morte e Vida, Água e Seca, Terra e Lama, mais a brincadeira genial nas rimas que são cuidadosamente exploradas pelo próprio tema (Severino e Severina). Essa é sem dúvida uma das obras mais impressionantes da nossa literatura, tipo as "Condoreiras" do romantismo. Obrigado João Cabral.
Sensível teu comentário e concordo plenamente. Severino é um grito largo, estreito e infelizmente ainda atemporal. É uma obra tão bela e cortante esse clássico.
Caramba...hoje 06.07.2021 às 21h44min...voltei 40 anos de minha vida...recordei qdo... encenei Morte e Vida Severina no palco teatral em minha cidade, aqui em Barueri/SP.....caramba, tô muito emocionado neste momento...😪😪😪😪
Não conhecia esse filme ! é espetacular uma obra de arte.
Sou do nordeste e olho para o passado e vejo o quão grande era o sofrimento ouço as história de minha vó e dar uma triza ouvir fome horrores e seca. Mas teve alguem que se importou com o sofrimento do povo nordenordestino, o Lula, no inicio da sua carrera politica esse homem fez um bem enorme q mudou a história desse povo e independente do que ele é hj ele não deve ser esquecido o que ele fez assim diz quem sofreu na carne viver em um lugar sem meios sem o verde das plantações, sem recursos pra trabalhar vendo familiares morrendo sem ter remédio muito menos médicos, sem educação pois não tinha como estudar pq era de difícil acesso em fim não critique se não conhece a história nordestina!
Confesso que não sou fã de literatura, mas tenho que tirar o chapéu pra essa obra, uma narrativa espetacular, quem a idealizou pode se considerar um gênio.
- Severino, retirante,
deixe agora que lhe diga:
eu não sei bem a resposta
da pergunta que fazia,
se não vale mais saltar
fora da ponte e da vida;
nem conheço essa resposta,
se quer mesmo que lhe diga
é difícil defender,
só com palavras, a vida,
ainda mais quando ela é
esta que vê, Severina
mas se responder não pude
à pergunta que fazia,
ela, a vida, a respondeu
com sua presença viva.
E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida Severina.
Sem palavras para estes versos e rimas... Realmente um gênio.
Lindo
Olha eu aqui de novo 3 anos depois em plena pandemia do COVID 19.Que tristeza!
Putz......nem sei o que falar.....maravilhoso dialogo
Perfeito 👏👏👏
a Globo arrasa nas imagens
Uma verdadeira obra, feita por um gênio da nossa nação brasileira.
ESTAMOS EM 2024. EU FICO IMAGINANDO O QUE ACONTECEU COM A CULTURA DESTE PAÍS. NÃO TEMOS MAIS O QUE DESCER. SAUDADES DA REDE GLOBO NO TEMPO EM QUE ROBERTO MARINHO ERA VIVO.....AGORA É SÓ DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA.
Esse é Um Clássico Espetacular ❤❤❤❤❤❤❤
Acho que não sou normal, essa é a 15° que assisto esse filme, e a trilha sonora? Já sei todas as músicas e ladainhas, as falas? Eu já sei todas, obrigado João Cabral de Melo Neto 😍 melhor filme real ✨✨✨
Excelente filme que retrata perfeitamente a obra, mesmo com sua releitura e peculiaridades como muitas outras intepretações. Excelente
2020... neste momento tão sombrio que estamos enfrentando diante dessa pandemia, não tenho palavras para expressar meus sentimentos ao ter assistido essa maravilhosa obra de arte... nem a mim mesmo. Por hora, só me resta deixar minhas lágrimas correrem soltas, a dizerem por mim...
Bom, muito bom, retrata o nosso querido e amado nordeste.
Como já disseram, uma obra, um poema, uma história linda. O quão sensível e realista ele foi, e o quanto atual ele é.O Retirante hoje se espalha por todos os lados, e com olhos vedados, prosseguimos sem olhar para o lado, vivemos isolados, sem piedade, sem humanidade...somente essa individualidade, essa enrustida maldade, que corrói a sociedade. Obrigado João Cabral de Melo Neto.
Lindo! Esse poema do João Cabral é maravilhoso, assim como todos os outros! Grande João Cabral de Melo Neto! Obrigado por compartilhar esse filme, amigo.
A tv globo é abjeta mas tenho que reconhecer que, às vezes, produz verdadeiras obras de arte. A parte da Tânia Alves é minha preferida.
A cara do meu 3o ano do 2o grau em 1991, Colégio Amazonense Dom Pedro II, trabalho final da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, professora Genevieve Benevides! As turmas do 3o ano tiveram, cada uma, que encenar essa obra literária para toda a escola assistir. Lembro do meu papel: um dos que levava presente para o recém nascido filho do Severino!
Ótimos tempos!
Até hoje esse texto me leva às lágrimas! Primeira parte Severino só encontra morte e tristeza. So na segunda parte ele encontra a vida, mesmo em plena miséria.
Me fascino cada dia que passa com essa obra literária...
Um poema belíssimo infelizmente atemporal,digo infelizmente, porque até hoje retrata quase o mesmo abandono. Vi na TV, quando criança tinha 9 anos, mas a apresentação do Severino nunca saiu da minha cabeça, também grande que mal se equilibra no corpo. Grato por postar.....
Somos muitos SEVERINOS. Muito fortee!!!
João Cabral de Melo Neto!
-Morte e Vida Severina-
De forma condoreira, ele faz
um passeio do sertão ao litoral mostrando que a população é toda atingida pelas mesmas "mazelas" sociais, a pobreza e a fome.
Revendo pela 8° vez. Que obra de arte!
Um filme que cala profundamente a boca nossa e inspira a nossa alma maltratada pela incerteza da vida.
Pensei q o filme era chato com a explicação da professora, más é bem ao contrário eu gostei muito.
Amo essa maravilha de João Cabral! A interpretação desses artistas nossos, então, é tudo de arrepiar!
A melhor trilha sonora do cinema nacional, no meu ponto de vista