Atrito estático e aerodinâmica na Fórmula 1 | Física com Douglas
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- 🎓 Aprenda Física de forma simples e eficiente!
📚 Conheça todos os meus cursos:
👉 professordouglasgomes.com
🔥 Curso para o ENEM e vestibulares:
👉 professordougl...
🎯 Curso específico para a UECE:
👉 professordougl...
💡 Acompanhe dicas e conteúdos exclusivos no Instagram:
👉 @fisicacomdouglas
📖 Transforme seus estudos em resultados! 🚀 🎓 Aprenda Física de forma simples e eficiente!
📚 Conheça todos os meus cursos:
👉 professordouglasgomes.com
🔥 Curso para o ENEM e vestibulares:
👉 professordougl...
🎯 Curso específico para a UECE:
👉 professordougl...
💡 Acompanhe dicas e conteúdos exclusivos no Instagram:
👉 @fisicacomdouglas
📖 Transforme seus estudos em resultados! 🚀 Conheça meu curso de Física para Enem e vestibulares de alta concorrência: professordougl...
Instagram: / fisicacomdouglas Conheça meu curso de Física para Enem e vestibulares de alta concorrência: professordougl...
Instagram: / fisicacomdouglas Aprenda Física da maneira correta, sem decoreba e alcance o seu sonho de entrar na faculdade. Inscreva-se no meu curso online de Física SuperMED: professordougl...
Me siga no Instagram: / fisicacomdouglas.com Neste vídeo, você vai ver a relação entre a aerodinâmica, a down force (Força para baixo) e o atrito estático do pneu.
Quer aprender Física comigo?
professordougl...
Foi por causa da física existente no automobilismo que cheguei ao seu canal e passei a me interessar por todo universo da física cotidiana. Seus vídeos e sua didática são excelentes! Parabéns, mestre... muito sucesso!
Excelente aula. Você poderia, por favor, explicar o chamado "efeito solo", que irá retornar aos carros de F1 a partir de 2021?
O efeito solo utiliza do efeito Venturi para gerar downforce a partir do assoalho. Isso já acontece (em partes): os F1 atuais geram mais ou menos 60% da pressão aerodinâmica pelo assoalho, mesmo sem o efeito solo como era conhecido nos anos 80. O ar sofre a mesma aceleração e consecutiva perda de pressão embaixo do carro, como acontece nas asas e no assoalho plano com difusor, porém há o benefício de oferecer um arrasto muito menor que com asas expostas. Assim, há quase que um "almoço grátis" na relação downforce/arrasto, onde o carro gera quantidades altíssimas de downforce (bem maiores que o peso do próprio carro) a uma perda por arrasto bem baixa. Em compensação, é possível utilizar asas dianteiras e traseiras bem menos agressivas, que geram menos arrasto e turbulência, fazendo o carro ser mais rápido em linhas retas e possibilitar mais ultrapassagens, pois a esteira de turbulência é bem mais limpa. No auge do efeito solo nos anos 80, havia carros mesmo sem asa dianteira, por se tornarem desnecessárias, ou até mesmo asas com ângulo de ataque positivo, para gerar sustentação ao invés de downforce e equilibrar forças de pressão aerodinâmica na estrutura e melhorar o acerto do carro.
O efeito solo começou a ser limitado e por fim banido logo no início dos anos 80, por medidas urgentes de segurança. Os carros geravam quantidades muito altas de downforce a preço de muita instabilidade. A suspensão precisava ser absurdamente rígida para manter a altura livre do solo constante para também manter a pressão aerodinâmica em valores constantes e "previsíveis", mas acabava sendo o contrário: qualquer perturbação no escoamento de ar dos túneis de venturi no assoalho (mudanças de elevação, bumps, zebras, etc) e perda de vedação pelas saias laterais fazia o centro de pressão aerodinâmica desbalancear abruptamente, mudando totalmente o comportamento do carro, tornando-o imprevisível.
Edit: O efeito solo volta em 2022 bem diferente dos pioneiros nos anos 70/80. Não haverá saias laterais de vedação, e o carro ainda assim contará com asas dianteiras e traseiras gerando boa parte da pressão aerodinâmica. Será um efeito solo seguro e muito mais eficiente/previsível.
@@FranckoMello11 boa
@@FranckoMello11 Parabéns, é isso mesmo!
É na verdade retornou em 2022
o formula 1 é chamado de "carro-asa",justamente por estes conceitos de aerodinamica. no retao ele é apertado fortemente contra o chao conforme o ganho de velocidade. tb sao encerados pra ter fluidez perfeita contra o ar.o tunel de vento ajudou nesta evoluçao cientifica.
Esse foi o melhor vídeo!!!! Porque amo Carros da (F1).
Muito bom 🎉
Aquele assunto/contexto que o enem adora cobrar. Hehe, valeu pela aula prof!
Professor, faça um vídeo explicando a física por trás da telefonia ou transmissão de rádio, fazendo com que palavras, frases, sejam transmitidas. Seu canal é muito bom!
Excelente explicação, professor! Muito obrigada!
Professor, sugiro um vídeo explicando a física envolvida no processo de um aquecedor solar. Abraços!
Professor, poderia fazer um vídeo explicando fisicamente como jogadores de basquete conseguem equilibrar uma bola girando em um dedo?
Excelente aula
Fala aê professor, ótimo vídeo. Faz um vídeo explicando como funciona o túnel de vento que eles usam pra medir a aerodinâmica. Abração 🤙🤙🤙
Obrigada pela explicação!
Que aula espetacular, grato por esse conteúdo grátis no RUclips.
Muito bom professor!!!
Excelente vídeo professor. Outro carro que é um exemplo de aerodinâmica, é o Ford Escort COSWORTH! Downforce na dianteira e na traseira.
Não tem coisa melhor do que começar mais um dia de estudos com uma aula dessa
Boa tarde, gostaria de saber mais sobre esse assunto, gostei muito da explicação, faço parte de uma equipe de formula sae
Eu que sou leiga no assunto consegui entender muito bem com sua explicação! Ótimo vídeo
As ranhuras são para minimizar o efeito de imperfeições no solo (Areia, Agua, ondulações, etc), em condições perfeitas zero ranhuras seriam melhor pois aumenta a area de contato com o solo permitindo maior valor de atrito limite.
Muito boa a aula
excelente
perfeito!
Show!
Valeuuu professor!!! Suas aulas e desenhos são ótimos!!! Faz um vídeo explicando como funciona garrafas térmicas
Já tá feito. Dá uma olhadinha. Saiu agora
Professor Faz um vídeo sobre a física do voo do pássaro?
Vídeo mto bom
Explicação impecável como sempre!! Obgda ❤️❤️
Morreu minhas dúvidas valeu
Professor, um dia você pode gravar a frase "Em breve nos cinemas"... aquela voz que aparece em todos os trailers hahahahaha
Andam me chamando de Lombardi 😅
Excelente vídeo!
Excelente aula. Você poderia, por favor, explicar o chamado VACÚO
Pode fazer um vídeo a explicar porque que a traseira do jesko absolut é mais quadrada que no jesko comum? Isso não aumenta o drag já que vai contra o princípio da forma de gota?
fera dms
QUERO APRENDER O MAIS POSSIVEL SOBRE AERODINAMICA DE AUTOMOVEIS E AERONAVES
Muito bom.
Belíssimo vídeo.
professor essa questão da aerodinamica influencia em motos de baixa cilindrada tambem ou só em carros ? sempre fui apaixonado por velocidade nos tempos do ayrton senna ,, e agora que achei seu canal ,, descobri um tesouro de conhecimento sobre esses assuntos ..desde ja agradeço
obg pela resposta
Poderia fazer uma aplicação com a equação de Bernoulli?
TOP!!!
2:54
Uma coisa que eu sempre tive dúvida...
A equação da velocidade máxima em MCU não é v = raiz(k*g*R)
K= coeficiente de atrito estático.
Então, essa equação não diria que a vmax não depende necessariamente da intensidade da força aplicada(o quanto o vento empurra pra baixo), mas apenas da constante?
Essa equação despreza a resistência do ar 😅
@@fisicacomdouglas humm entendi, muito obrigadp professor.
O formato das rodas afetam a aerodinamica?
Professor, uma dúvida: com o carro em movimento, mas sem as rodas "derraparem"/"deslizarem", eu estou utilizando o atrito estático? Obrigado pela aula. Me ajudou muito.
Jorge Augusto Bortoluzzi Schmitz. Isso mesmo, se os pneus não estão deslisando o atrito é estático. Na prática isso só acontece se o carro está em movimento em linha reta sem acelerar ou freiar
Obrigado, @@matheus4754 .
Isso mesmo Jorge!
Insano
Top professor
Eu queria saber se um carro de fórmula 1 com o bico alto(especificamente o bico de tubarão) reduz o arrasto em relação ao bico Baixo,poderia me responder essa ?
Diga-me nobre professor qual é o sistema de iluminação que vc usar para deixar o quadro tão branco?
ruclips.net/video/e3-3Uub_6Oo/видео.html
Quando um Boieng toca na pista..sai uma fumaça dos pneus...se este pneu estivesse girando no momento do pouso; numa velocidade compatível com a velocidade de translação do pouso..gastaria menos borracha ao tocar a pista???
Em tese sim, Ney
O Lito do canal Aviões e Músicas uma vez respondeu isso. Gastaria menos borracha mas não compensa em questão de peso adicional ou confiabilidade do avião adicionar um sistema que gire as rodas antes do toque ao solo.
os pneus são mais largos para aumentar a aderência e não o atrito.... Há uma diferença entre aderência e atrito.. E aderência se refere à força de contato. E no caso de um automóvel são inúmeras as variáveis que devem ser consideradas para um melhor desempenho. Portanto, faltou algo na sua explicação.
E a aerodinâmica de moto
Nao entendo porquê o ponto de contato da roda com o chão tem velocidade 0
O carro tá indo pra frente, mas a parte de baixo da roda está indo para trás, velocidade do carro - velocidade da parte de baixo da roda = 0.
Veja um video de um tanque de guerra andando e você vai perceber mais facilmente que a a parte da esteira que está em contato com o chão não se move, em relação ao chão.