Boa Tarde, mais um vídeo incrível no canal, gostaria primeiramente agradecer pela ajuda, atualmente estamos usando node red e sempre venho no seus vídeos buscar ajuda e tirar dúvidas e segundamente tenho uma dúvida algo que está acontecendo com o nosso node-red a gente tem um inject que a cada 1 minuto fica ativando e passa por varios nodes (subflows que criamos para pegar dados e enviar para um banco de dados) porém não sei se é a quantidade de nodes que colocamos mas com o passar do tempo a gente sofre alguns problemas no node red de perca de conexão(mesmo com internet) ou até deploy failed: no response from server, o que me leva a crer que talvez o node red tenha algum limite de nós, ou de memória, mas não encontrei nada sobre isso, gostaria de saber sua opinião se de fato o node red tem um certo limite de memória, criar uma 2ª instancia pode ajudar ? Desde já agradeço Mestre
Oi Moisés! Muito obrigado pelo seu feedback. Fico muito feliz em saber que os meus vídeos estão ajudando vocês. Quanto a sua pergunta, não sei se vou conseguir te dar uma resposta precisa, da forma como você espera, uma vez que podem ser muitos os fatores que podem estar causando a situação que você está encontrando. O que eu posso afirmar, de acordo com o que eu tenho experimentado, é que o Node-RED é estável, sem bugs graves (normalmente rapidamente sanados pela comunidade), seguro (desde que você tome alguns cuidados), escalável, leve, e tem apresentado boa performance nos clientes que eu tenho, atendendo inclusive a um grande número de requisições e volume de dados. Mas é claro, ele tem limitações e pontos negativos como qualquer software. Um deles é o próprio node.js sobre o qual ele foi construído: isso faz dele uma aplicação single thread (da capacidade de múltiplos processamentos da CPU provida pelos múltiplos núcleos, ele usa apenas um). Existe inclusive um bate-boca sobre esse tema, mas a verdade é que tudo que é síncrono, ou seja, aquilo que o loop de eventos Javascript vai executar na maior velocidade que ele consegue, ocorre tudo na mesma thread, enquanto operações assíncronas (como promises e conexões), operações mais pesadas, o uso de bibliotecas externas, podem ocorrer em outras threads. Por isso, eu tomaria muito cuidado no abuso de subflows (eles são ótimos pra reaproveitar as mesmas ações em fluxos diferentes, porém podem sim causar um overload no processamento, dependendo do que você está processando em volume da dados ou número de requisições). Aqui no canal, eu prego bastante o conceito do “low code” e “no code”. Isso é ótimo para criar provas de conceito, criar aplicações que atendam a um departamento ou atuem em produções menos críticas. Eu posso estar equivocado, pois não conheço o seu ambiente e nem os seus fluxos, mas se você está tendo bastante demanda, substituir um grande número de nós em seus fluxos por uma ou duas funções bem escritas pode, de repente, te dar mais performance. Os sintomas que você me passou são de sobrecarga, o que também não exclui o ambiente que hospeda sua instância Node-RED. Ele pode sim, estar limitado por capacidade de conexão, processamento e memória. Isso você mesmo pode examinar observando os recursos de máquina durante os períodos que os problemas que você relatou acontecem. Enfim, desculpe pelo textão, mas o que me vem pela cabeça de acordo com o que você relatou, foi isso. Espero que te ajude de alguma forma. Um abraço!
Muito top seu canal amigo, desejo sucesso. Se me permite uma dica para um próximo conteúdo: Integração node-red x telegram x Internet das Coisas (IoT).
Oi Edison! Agradeço bastante pelo seu comentário, são palavras que aquecem a alma e dá satisfação pelo trabalho que venho fazendo aqui. Sua sugestão é muito bem-vinda e está anotada para a produção de próximos vídeos. Um abraço!
Bom dia. Você sabe uma maneira de enviar as notificações do celular para o node-red? Oeunesta instalando no home assistant, mas não funciona muito bem a opção de últimas notificações recebidas, ainda mais se eu receber muitas em intervalos curtos.
@@NeoCognitiva Opa bom dia! Então vi sim, mas não seria a solução que eu precisava, é que eu já tenho o node-red instalado no meu PC que uso como servidor, tem certos app no celular que eu preciso que encaminhasse a notificação pra lá. Pra tratar a mensagem e extrair os dados. Mas obrigado por responder. Bom trabalho! Seus vídeos me ajudam muito!
@@Weckerlin_ Ainda tem como: você pode usar um aplicativo como o "Tasker" por exemplo, chamando um endpoint http criado com o seu Node-RED (faça isso com o nó HTTP In). Passe as informações que você precisa na forma de parâmetro e use isso no fluxo do Node-RED como propriedades da mensagem. Alternativamente, você pode fazer isso com MQTT.
Opa, estou aqui para esclarecer, não confundir. O Tasker é um aplicativo Android. Você pode usar ele para gerenciar as notificações do seu celular e criar automação com isso. Uma automação possível é enviar dados dia HTTP, mesmo protocolo que você usa para navegar pela internet. O HTTP é nativo no Node-RED. Se vocÊ olhar bem na palheta de nós você vai achar um "HTTP In". Com esse HTTP in você pode receber dados com o Node-RED via HTTP e dar respostas. Isso pode ser útil para fazer desde uma página web até uma API. Depende daquilo que você responde. Você pode começar a testar isso dentro da rede da sua casa ou empresa, e depois de qualquer lugar, chamando uma instância Node-RED na nuvem. Quanto ao MQTT, meu próximo vídeo será sobre isso.
Boa tarde por que no node red ver 3.1.8 as saidas fisica do rasp funciona corretamente mas as entradas( rpi-jpio-in) nao funciona? e fica com status (OK)
Oi de novo, Antônio Carlos! Antes de te responder eu até coloquei essa versão de Node-RED no meu Raspberry Pi Zero W para testar e não peguei problema algum. Qual o modelo do seu Raspberry Pi? Qual o sistema operacional que você está usando? Qual a biblioteca que você está utilizando para se comunicar com o GPIO? O SPI e o I2C estão habilitados?
Bom dia primeiramente obrigado pelo retorno uso pi 3 B+ os debian e as duas comunicações SPI e I2C estão habilitadas pois no meu estudo eu uso o MPC3008 Tambem.
Achei o problema no add/remove software por default vem o pacote (Module to Control Raspberry Pi GPIO channels (python 3) python3-rpi-gpio-0.7.1 ~a4-1+b2 REMOVI ESTE e instalei esse (Compatibility shim for Igpio emulating the RPI.GPIO API pyton3-rpi-Igpio-0.4-1~rpt1 e o nodo de entrada voltou a funcionar normalmente (interessante né) .Aproveito a oportunidade para fazer meus protestos de cumprimentos e de estima considerações pelo seu trabalho e agradeço muito sua ajuda.
Oi Antônio Carlos! Fico feliz em saber que você conseguiu resolver e agradeço por compartilhar os detalhes da questão. E agradeço muito pela sua consideração e apreço pelo trabalho que a gente vem fazendo aqui. Um forte abraço!
Boa Tarde, mais um vídeo incrível no canal, gostaria primeiramente agradecer pela ajuda,
atualmente estamos usando node red e sempre venho no seus vídeos buscar ajuda e tirar dúvidas
e segundamente tenho uma dúvida algo que está acontecendo com o nosso node-red
a gente tem um inject que a cada 1 minuto fica ativando e passa por varios nodes (subflows que criamos para pegar dados e enviar para um banco de dados)
porém não sei se é a quantidade de nodes que colocamos mas com o passar do tempo a gente sofre alguns problemas no node red de perca de conexão(mesmo com internet)
ou até deploy failed: no response from server, o que me leva a crer que talvez o node red tenha algum limite de nós, ou de memória, mas não encontrei nada sobre isso, gostaria de saber sua opinião se de fato o node red tem um certo limite de memória, criar uma 2ª instancia pode ajudar ?
Desde já agradeço Mestre
Oi Moisés! Muito obrigado pelo seu feedback. Fico muito feliz em saber que os meus vídeos estão ajudando vocês. Quanto a sua pergunta, não sei se vou conseguir te dar uma resposta precisa, da forma como você espera, uma vez que podem ser muitos os fatores que podem estar causando a situação que você está encontrando. O que eu posso afirmar, de acordo com o que eu tenho experimentado, é que o Node-RED é estável, sem bugs graves (normalmente rapidamente sanados pela comunidade), seguro (desde que você tome alguns cuidados), escalável, leve, e tem apresentado boa performance nos clientes que eu tenho, atendendo inclusive a um grande número de requisições e volume de dados. Mas é claro, ele tem limitações e pontos negativos como qualquer software. Um deles é o próprio node.js sobre o qual ele foi construído: isso faz dele uma aplicação single thread (da capacidade de múltiplos processamentos da CPU provida pelos múltiplos núcleos, ele usa apenas um). Existe inclusive um bate-boca sobre esse tema, mas a verdade é que tudo que é síncrono, ou seja, aquilo que o loop de eventos Javascript vai executar na maior velocidade que ele consegue, ocorre tudo na mesma thread, enquanto operações assíncronas (como promises e conexões), operações mais pesadas, o uso de bibliotecas externas, podem ocorrer em outras threads. Por isso, eu tomaria muito cuidado no abuso de subflows (eles são ótimos pra reaproveitar as mesmas ações em fluxos diferentes, porém podem sim causar um overload no processamento, dependendo do que você está processando em volume da dados ou número de requisições). Aqui no canal, eu prego bastante o conceito do “low code” e “no code”. Isso é ótimo para criar provas de conceito, criar aplicações que atendam a um departamento ou atuem em produções menos críticas. Eu posso estar equivocado, pois não conheço o seu ambiente e nem os seus fluxos, mas se você está tendo bastante demanda, substituir um grande número de nós em seus fluxos por uma ou duas funções bem escritas pode, de repente, te dar mais performance. Os sintomas que você me passou são de sobrecarga, o que também não exclui o ambiente que hospeda sua instância Node-RED. Ele pode sim, estar limitado por capacidade de conexão, processamento e memória. Isso você mesmo pode examinar observando os recursos de máquina durante os períodos que os problemas que você relatou acontecem. Enfim, desculpe pelo textão, mas o que me vem pela cabeça de acordo com o que você relatou, foi isso. Espero que te ajude de alguma forma. Um abraço!
Muito top seu canal amigo, desejo sucesso.
Se me permite uma dica para um próximo conteúdo:
Integração node-red x telegram x Internet das Coisas (IoT).
Oi Edison! Agradeço bastante pelo seu comentário, são palavras que aquecem a alma e dá satisfação pelo trabalho que venho fazendo aqui. Sua sugestão é muito bem-vinda e está anotada para a produção de próximos vídeos. Um abraço!
Bom dia. Você sabe uma maneira de enviar as notificações do celular para o node-red? Oeunesta instalando no home assistant, mas não funciona muito bem a opção de últimas notificações recebidas, ainda mais se eu receber muitas em intervalos curtos.
Oi Weckerlin! Já assistiu o meu vídeo sobre instalação do Node-RED no celular? Dá uma conferida: ruclips.net/video/0FAbkHJ8uqw/видео.html
@@NeoCognitiva Opa bom dia! Então vi sim, mas não seria a solução que eu precisava, é que eu já tenho o node-red instalado no meu PC que uso como servidor, tem certos app no celular que eu preciso que encaminhasse a notificação pra lá. Pra tratar a mensagem e extrair os dados. Mas obrigado por responder. Bom trabalho! Seus vídeos me ajudam muito!
@@Weckerlin_ Ainda tem como: você pode usar um aplicativo como o "Tasker" por exemplo, chamando um endpoint http criado com o seu Node-RED (faça isso com o nó HTTP In). Passe as informações que você precisa na forma de parâmetro e use isso no fluxo do Node-RED como propriedades da mensagem. Alternativamente, você pode fazer isso com MQTT.
@@NeoCognitiva Pra mim vc falou outro idioma mas eu vou tentar UAHSUASHAUSHUAS
Opa, estou aqui para esclarecer, não confundir. O Tasker é um aplicativo Android. Você pode usar ele para gerenciar as notificações do seu celular e criar automação com isso. Uma automação possível é enviar dados dia HTTP, mesmo protocolo que você usa para navegar pela internet. O HTTP é nativo no Node-RED. Se vocÊ olhar bem na palheta de nós você vai achar um "HTTP In". Com esse HTTP in você pode receber dados com o Node-RED via HTTP e dar respostas. Isso pode ser útil para fazer desde uma página web até uma API. Depende daquilo que você responde. Você pode começar a testar isso dentro da rede da sua casa ou empresa, e depois de qualquer lugar, chamando uma instância Node-RED na nuvem. Quanto ao MQTT, meu próximo vídeo será sobre isso.
Boa tarde por que no node red ver 3.1.8 as saidas fisica do rasp funciona corretamente mas as entradas( rpi-jpio-in) nao funciona? e fica com status (OK)
Oi de novo, Antônio Carlos! Antes de te responder eu até coloquei essa versão de Node-RED no meu Raspberry Pi Zero W para testar e não peguei problema algum. Qual o modelo do seu Raspberry Pi? Qual o sistema operacional que você está usando? Qual a biblioteca que você está utilizando para se comunicar com o GPIO? O SPI e o I2C estão habilitados?
Bom dia primeiramente obrigado pelo retorno uso pi 3 B+ os debian e as duas comunicações SPI e I2C estão habilitadas pois no meu estudo eu uso o MPC3008 Tambem.
Achei o problema no add/remove software por default vem o pacote (Module to Control Raspberry Pi GPIO channels (python 3) python3-rpi-gpio-0.7.1 ~a4-1+b2 REMOVI ESTE e instalei esse (Compatibility shim for Igpio emulating the RPI.GPIO API pyton3-rpi-Igpio-0.4-1~rpt1 e o nodo de entrada voltou a funcionar normalmente (interessante né) .Aproveito a oportunidade para fazer meus protestos de cumprimentos e de estima considerações pelo seu trabalho e agradeço muito sua ajuda.
Oi Antônio Carlos! Fico feliz em saber que você conseguiu resolver e agradeço por compartilhar os detalhes da questão. E agradeço muito pela sua consideração e apreço pelo trabalho que a gente vem fazendo aqui. Um forte abraço!