Muito oportuno Professor Aderbal,apesar da tecnologia,percebe-se a dificuldade de perseguir alguém,assim como era no cangaço,dentro da mata. Existia um grau de dificuldade grande a época, Hoje é muito maior.
Muitas pessoas fazem comentários das ações do cangaço, sem terem a mínima noção da realidade da caatinga, dos sertões secos e escaldantes. Só sabe quem conhece. Valeu professor.
Parabéns Aderbal. Mais uma vez uma pertinente observação.
3 года назад+3
Exato, amigo. Lampião considerava a Grota do Angico um lugar extremamente seguro porque lhe servia como um bom esconderijo. Vale lembrar que em 38 aquela mata ao redor era bem fechada, o que dificultava o acesso e a visão de quem quer que fosse. Sucesso, amigo!
Aderbal, ótima 'analogia', há tempo acompanho o canal, se fosse defini-lo em umas poucas palavras: Coerência, Prudência, Bom Senso, Educação..... Somos seus fãs
Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pelo ensinamento. Muito coerente a comparação que você fez. Tenha certeza que está no caminho certo. O pessoal aqui do RJ cada vez mais te acompanha. Fica sempre com Deus. Att. João Luiz Esteves Nascimento.
Que pena meu estado ser notícia neste caso. Mas, uma honra ter acesso a uma abordagem do mestre Aderbal, com a lisura e argumento indefectivo de sempre. O Leonardo Pareja, goiano que teve sua fama, e esse Lázaro, sao pequenas mostras da indole criminosa que fluia na época do cangaço. Muito obrigado.
Estamos sintonizados, professor!! Sou de Brasília. Tou desde as 14 horas pensando em lhe pedir um parecer sobre esse fugitivo e suas técnicas de rastreamento aparentemente aprendidas na caatinga.
Oi Aderbal, cara te confesso, quando vi falar em feitiços e macumba mim deu medo, No mundo de tudo à, quanto a lampião, já mais ele ía imaginar que as volantes iria encontrar eles nesse local, E você apareça bastante! Sempre é bom te ouvir, um grande abraço!
O camarada é muito inteligente nas fugas, dando canseira nas volantes de Brasília e Goiás, todas as tecnologias a favor e mais de 400 policiais envolvidos e nada de pegar o camarada. Fora os cães farejadores, helicópteros, etc.....
Eita aderbal meu amigo..nunca pensei que eu iria presencia um acontecido deste aqui em goias ..eu qe gosto muito das seus videos sobre cangaço ..viajava no tempo ..ms agora ta real o cabra e um cangaceiro mesmo ..sem duvida ..abraço amigo aqui de formosa goias ..
@@anjomau8874 Pois ele é um psicopata! Psicanalistas provaram, que ele faz tudo por prazer! Ele está fazendo um jogo onde ele é o personagem principal e os outros coadjuvantes, ele não sai de dia, espera a noite pra aparecer em sítios e casas, um especialista diz que pra ele é prazeroso esperar a noite. Estão dizendo que ele pode estar baleado e Querendo chegar em um povoado pra se entregar! Pois sabe que se for preso será solto e cometerá os mesmos crimes.
Sensacional, foi sobre isso que falei no seu comentário do facebook. Tem tanta semelhança certos acontecimentos de hoje com outros contemporâneos ao cangaço que só muda os personagens!! E como dizia Vô João: vc é um caba bom da peste!!
Eu como curioso da história do cangaço e combatendo o novo cangaço, fazendo parte da operação aqui em Goiás, vejo que esse caso tem mais semelhança do cangaço do que a modalidade novo cangaço.
Muito bem colocado Aderbal eu queria muito ouvir você falando sobre o assunto porque da pra ter uma ideia Lázaro um só o cangaço tinha muito e cangaceiros é muita proteção as volante daquela época foram guerreiro acho que estes Polícias de hoje nunca pegaria lampião
Impressionante mesmo pra aqueles q dividavam das dificuldades em capiturar os cangaceiros .E vendo hoje em 2021 com toda tecnologia e 400 policiais. Quase Inacreditável
Esse cara matou a família aqui perto da minha casa, e agora vem aterrorizando a gente aqui, e eu sempre vim aqui nesse canal defender lampião dizendo que lampião era vitima do seu tempo, e que os roubos e mortes eram normais(consequências) e que a policia era fraca e nunca pegava ele, mas o lazaro me fez olhar por outro lado. E por coincidência ele nasceu e cresceu em Barra do mendes, cidade em que morreu corisco, e eu tenho certeza que ele tem um dedinho de lampião nessa fuga, ele com certeza conhece a historia e sabe bem as táticas usadas para despistar a policia mesmo naquela época...
Importantes as suas palavras. No entanto, vou discordar quando você diz que esse canal defende Lampião. No meu ponto de vista, esse canal mostra a história como ela foi . Note que esse canal ( e outros canais sérios também ) abrem espaço para os 3 lados envolvidos ( cangaceiros, volantes e coiteiros ) . Aí vai de cada um tirar as suas conclusões. Aqui em Águas Belas - PE, já houve um caso assim também, onde mais de 50 pessoas se reuniram para capturar um homem, não o capturaram e ele ainda matou 1 dos seus perseguidores e baleou outro. A questão é que esse camarada conhece a região, quem o persegue é visto primeiro . Vejam que as volantes foram bem cedinho, alguns cangaceiros ainda estavam deitados e outros relaxados. Mas nesse caso é uma questão de dias capturarem ele. A fome vai apertar ( raízes e frutas não sustentam uma pessoa por vários dias ). As roupas vão se rasgar ele fugindo, ele vai se machucar ... pra mim é uma questão de dias ele ser pego. P.S : Eu confundi a palavra VIM com VI, por isso o meu comentário ficou fora do contexto ( em partes ), peço desculpas por esse descuido.
@@andrecristiano802Calma eu em nenhum momento eu disse que esse canal defende lampião, eu disse que eu defendo ele, leia novamente... Infelizmente ontem ele invadiu uma casa aqui e comeu bem (até chocolate), tomou banho, escovou os dentes, e trocou de roupa, e ele provavelmente levou mais comida também.
@@felipelirabr Agradeço a compreensão. É como eu disse, é uma combinação de fatores : ele conhece a região, se alimentou, se abasteceu... mas é apenas uma questão de dias para pegarem ele.
grande aderbal, muito boa sua comparação deste episódio de hoje com as técnicas do cangaço da quela época lampiônuca; é só chamar a volante do tent. zé rufino
Deixei o likezinho aí, Aderbal. Você é historiador, imparcial e buscador da verdade, o mais próximo possível. No entanto é importante ter paixão pelo que tema que se busca e que se gosta. E isso você já faz muito bem. Abração. Itabuna - Bahia.
Ze do Valério o caseiro que matou a Jovem e cometeu outros assassinatos, aterrorizou a população de Pedra Branca e foi capturado por um humilde agricultor.
Só lembrando que Lázaro é Natural de Barra do Mendes, onde mataram corisco e capituram dadá. E ele já ficou foragido lá em Barra do Mendes também e a polícia levou 15 dias pra pegar.
Aqui em Sergipe aconteceu um caso semelhante. A perseguição ao pipita, que sequestrou, estuprou e matou. Foi ao adentrar numa fazenda que um senhor lhe desferiu um golpe de foice e após esse machucado que conseguiu ser pego.
Ele fez uma família toda de refém mandou fazer café, mandou tirar as roupas e depois assassinou todos. Lembro de uma história que lampião chegou em uma festa mandou todo mundo dançar pelado.
Incrível! (Foi a primeira coisa que também pensei), vendo a repercurssão deste caso e vendo a dificuldade dos policiais em prendê-lo. Eu moro na Espanha e até aqui isso está repercutindo nos noticiários... vejo (diariamente todas) as notícias do Brasil pelos telejornais brasileiros e plataformas seguros/as; claro. Se atualmente 200 policiais com toda a tecnologia ao alcançe encontram as maiores dificuldades para prender um único homem-mateiro-astucioso-perigoso e bom conhecedor de seus pedaços; imagine na época do cangaço conseguir prender uma ruma de mateiros cangaceiros?
Caríssimo Aderbal, concordo plenamente com você. Conheço bem a região de Cocalzinho - Go, muita serra, muitos grotões, beira de córrego bem fechada, Locas pra todo lado e outro detalhe, o capim Andropolgon que nessa época do ano é alto e seco, o que facilita muito para o meliante se esconder e dificulta a locomoção dos PMs. Nessa situação se um cachorro achar o batido dele pode ajudar e muito, caso contrário vai dar trabalho pra pegar o tal do Lázaro. Parabéns pelo canal!!!
Bom dia ,professor. A primeira coisa que.lembrei foi as perseguições das volantes nas caatingas. Moro no DF e infelizmente não prenderam o homem. A polícia acha que ele está tentando retornar ao DF. Há tambem,muitas notícias falsas que pessoas veiculam e atrapalham as buscas. Estão concentrados no distrito de Girassol.GO
Na floresta amazônica, então, é quase impossível capturar alguém. O Quintino Lira só foi pego porque deu mole em ir a um aniversário, senão, teria sobrevivido à caçada.
O cabra é mateiro auto treinamento na caatinga bahiana, estou aqui na região do entorno df, moro aqui. .o Lázaro conhece tudo ali como a palma da mão...trabalhou e caçou naquele local, Anda até com chinelos virados pra confundir o policial, se anda pra frente os rastro fica invertido pra trás, dorme em fendas parecido com grutas. A questão e tal caverna 1100 metros com 5 saídas lá. A ordem é passar o rolo compressor segundo dados da mídia, nem pede pra entregar.
Pensei nisso hj ....esse cara aí daria um bom chefe de sub-grupo do bando de lampião. O peste é de barra do Mendes,onde o diabo loiro morreu,pra terminar de lascar....hahahaha.
De acordo com o vídeo postado aqui no RUclips por um pastor evangélico, Lampião seguia os rituais do livro de São Cipriano (O bruxo - capa preta) para ficar invisível diante da polícia volante e não ser atingido por balas. Pergunto ao Aderbal: Lampião seguia mesmo esse livro???
Ele andou com sandalias viradas no sentido contrario tatica usada muitas vezes por Lampiao e seus cabras as dificuldades do passado ainda continuam nos dias de hoje apesar de toda a tecnologia para a encontrar fugitivos no mato antes tinham os rastejadores imbativeis como Anjo caboclo e o lendario Batoque.
Aderbal, entendi o seu paralelo com esse cara e Lampião, mas...seria tão bom que ele tivesse algumas considerações que tinham o famoso cangaceiro: religiosas, respeito a algumas situações e pessoas. Outro assunto: se ainda tiver alguma coisa de Luiz de Cazuza, por favor, publique. Ele relata bem demais! Outra: Medalha e Juriti são a mesma pessoa, né? Pois no livro de Aglae Lima, está dessa forma...grande abraço!!
Eu acho Aderbal, que tem muita gente na procura, Policiais que nunca pisaram numa mata, totalmente despreparados, gordos, acostumados a andar de carro, muita "autoridade" dando ordem, Lázaro é só um, vai sentir fome, vai procurar uma dessas chácaras, basta colocar 5/6 soldado em cada uma e esperar ele se aproximar, fazer um esquadrejamento da área e ir descartando as já vistoriadas. Tem policial com medo de encontrar, acho muito dificil prenderem esse cara, quando verem ele, vão fuzilar, com certeza vão fazer um fuzilamento, tem muita coisa que que precisa ser esclarecido, tem "especialista" dizendo que é um serial Killer, psicopata, que trocou tiro com a Policia, acho ate que houve tiro amigo.
Era difícil pra pegar lampião naquela época sem dúvidas além do homem conheser o sertão tinha a proteção de gente grande onde ninguém chegava perto de suas terras onde lampião se aranchava
Amigo Aderbal,terminei de assistir o vídeo.Excelente explicações nota dez para você.Um abraço.
Muito oportuno Professor Aderbal,apesar da tecnologia,percebe-se a dificuldade de perseguir alguém,assim como era no cangaço,dentro da mata.
Existia um grau de dificuldade grande a época,
Hoje é muito maior.
Excelente comparação Aderbal, parabéns!
Muitas pessoas fazem comentários das ações do cangaço, sem terem a mínima noção da realidade da caatinga, dos sertões secos e escaldantes. Só sabe quem conhece. Valeu professor.
Sem dúvidas
Caro Aderbal, perfeita a sua comparação e bem pertinente. Usando um tema presente para explicar o passado foi uma bela escolha.
Parabéns Aderbal. Mais uma vez uma pertinente observação.
Exato, amigo. Lampião considerava a Grota do Angico um lugar extremamente seguro porque lhe servia como um bom esconderijo. Vale lembrar que em 38 aquela mata ao redor era bem fechada, o que dificultava o acesso e a visão de quem quer que fosse. Sucesso, amigo!
Aderbal, ótima 'analogia', há tempo acompanho o canal, se fosse defini-lo em umas poucas palavras:
Coerência, Prudência, Bom Senso, Educação.....
Somos seus fãs
Comparação bastante pertinente. Parabéns 👏👏👏👏
Vc está sertinho Amigo. Quem está de fora pensa que é tudo fácil.ótimas comparações. Um abraço, Ribeiro do pajeú direto do estadão do Goiás.
Muito esclarecedor professor, ótimas explicações
PARABÉNS amigo Aderbal...
Mais uma vez parabéns pelo vídeo e pelo ensinamento. Muito coerente a comparação que você fez. Tenha certeza que está no caminho certo. O pessoal aqui do RJ cada vez mais te acompanha. Fica sempre com Deus. Att. João Luiz Esteves Nascimento.
Aderbal como sempre excelentes comentários. É por isso que você tem enorme credibilidade!!! Parabéns!!!
Um dos poucos canais que dou like assim que inicio o vídeo, material muito bom. Parabéns Aderbal, abraços de Maceió. 🙏🏽🙏🏽
Ótima comparação e explanação, Sr Aderbal !
EXCELENTE COMPARATIVO!!!
Eitaaa, Aderbal quando fala,fala com muita sabedoria, é bem isso mesmo!!! Grande abraço companheiro!!!!
Boa tarde! 270 policiais, drone, helicópteros, cães... Imagina um cara desse junto com lampeão
Que pena meu estado ser notícia neste caso. Mas, uma honra ter acesso a uma abordagem do mestre Aderbal, com a lisura e argumento indefectivo de sempre. O Leonardo Pareja, goiano que teve sua fama, e esse Lázaro, sao pequenas mostras da indole criminosa que fluia na época do cangaço. Muito obrigado.
Estamos sintonizados, professor!! Sou de Brasília. Tou desde as 14 horas pensando em lhe pedir um parecer sobre esse fugitivo e suas técnicas de rastreamento aparentemente aprendidas na caatinga.
Único canal que deixo o sininho alerta. Embora acompanho vários, Aderbal Nogueira é diferenciado.
Me too my friend.
Professor Aderbal parabéns pelo seu trabalho !!!
Oi Aderbal, cara te confesso, quando vi falar em feitiços e macumba mim deu medo, No mundo de tudo à, quanto a lampião, já mais ele ía imaginar que as volantes iria encontrar eles nesse local, E você apareça bastante! Sempre é bom te ouvir, um grande abraço!
Massa otimo vídeo..parabéns..
Aderbal, suas análises são precisas. Como você mesmo diz,
uma boa dose de bom senso é essencial nestas avaliações.
O camarada é muito inteligente nas fugas, dando canseira nas volantes de Brasília e Goiás, todas as tecnologias a favor e mais de 400 policiais envolvidos e nada de pegar o camarada. Fora os cães farejadores, helicópteros, etc.....
A batalha da Serra Grande
Muito bom esse seu comentário professor aderbal.
Mestre Aderbal sempre sensato , mais um baiano famoso esse Lazaro , parecendo o Corisco que endoidou depois da morte de Lampiáo
Boa comparação Aderbal!
Aderbal sempre muito sensato...
Muito bom Aderbal.
Eita aderbal meu amigo..nunca pensei que eu iria presencia um acontecido deste aqui em goias ..eu qe gosto muito das seus videos sobre cangaço ..viajava no tempo ..ms agora ta real o cabra e um cangaceiro mesmo ..sem duvida ..abraço amigo aqui de formosa goias ..
Você tem razão Aderbal achar um camarata na cidade já e difícil quanto mais numa mata
Aderbal muito coerente sua análise 👏👏👏👏
O "cara" é tão organizado, que durante a fuga tomou banho e escovou os dentes. Inacreditável.
Uma mente inteligente, apesar de perigosa
O cabra seria Cangaceiro naquela época mesmo , e seria dos brabo ... Seria o Lázaro Vulgo: Corre-Campo
😆😆😆
Este cabra não é valente! Ele é endemoniado.
@@caboclodosertao3899 Valente eu não sei , mas o home é Disposto ... Tá na Guerra e não abre
@@anjomau8874 Pois ele é um psicopata! Psicanalistas provaram, que ele faz tudo por prazer! Ele está fazendo um jogo onde ele é o personagem principal e os outros coadjuvantes, ele não sai de dia, espera a noite pra aparecer em sítios e casas, um especialista diz que pra ele é prazeroso esperar a noite. Estão dizendo que ele pode estar baleado e Querendo chegar em um povoado pra se entregar! Pois sabe que se for preso será solto e cometerá os mesmos crimes.
Sensacional, foi sobre isso que falei no seu comentário do facebook. Tem tanta semelhança certos acontecimentos de hoje com outros contemporâneos ao cangaço que só muda os personagens!! E como dizia Vô João: vc é um caba bom da peste!!
Eu como curioso da história do cangaço e combatendo o novo cangaço, fazendo parte da operação aqui em Goiás, vejo que esse caso tem mais semelhança do cangaço do que a modalidade novo cangaço.
Esse cara está se saindo melhor que todos os cangaceiros juntos kkkkklk
Lampião fugiu durante 21 anos, vamos ver quanto tempo esse fugitivo consegue
Muito bem colocado Aderbal eu queria muito ouvir você falando sobre o assunto porque da pra ter uma ideia Lázaro um só o cangaço tinha muito e cangaceiros é muita proteção as volante daquela época foram guerreiro acho que estes Polícias de hoje nunca pegaria lampião
E sempre bom ver e ouvir você falar do cangaço realmente ninguém sabe porque hoje é assim parabéns pela analogia
Muito interessante seu paralelo
Impressionante mesmo pra aqueles q dividavam das dificuldades em capiturar os cangaceiros .E vendo hoje em 2021 com toda tecnologia e 400 policiais. Quase Inacreditável
Falou tudo
Ele tbm tem tecnologia para escapar .
Parabéns excelente comentario
EXCELENTE ANALOGIA!
ESTE É O NOSSO PROF!
👏😉🌵✨
Amigo a bronca e essa é esse que não tem proteção de ninguém.isso é incrível agora esse é bom viu
Aderbal amo seu trabalho estou escrita no seu canal parabéns
Esse cara matou a família aqui perto da minha casa, e agora vem aterrorizando a gente aqui, e eu sempre vim aqui nesse canal defender lampião dizendo que lampião era vitima do seu tempo, e que os roubos e mortes eram normais(consequências) e que a policia era fraca e nunca pegava ele, mas o lazaro me fez olhar por outro lado.
E por coincidência ele nasceu e cresceu em Barra do mendes, cidade em que morreu corisco, e eu tenho certeza que ele tem um dedinho de lampião nessa fuga, ele com certeza conhece a historia e sabe bem as táticas usadas para despistar a policia mesmo naquela época...
Importantes as suas palavras. No entanto, vou discordar quando você diz que esse canal defende Lampião. No meu ponto de vista, esse canal mostra a história como ela foi . Note que esse canal ( e outros canais sérios também ) abrem espaço para os 3 lados envolvidos ( cangaceiros, volantes e coiteiros ) . Aí vai de cada um tirar as suas conclusões. Aqui em Águas Belas - PE, já houve um caso assim também, onde mais de 50 pessoas se reuniram para capturar um homem, não o capturaram e ele ainda matou 1 dos seus perseguidores e baleou outro. A questão é que esse camarada conhece a região, quem o persegue é visto primeiro . Vejam que as volantes foram bem cedinho, alguns cangaceiros ainda estavam deitados e outros relaxados. Mas nesse caso é uma questão de dias capturarem ele. A fome vai apertar ( raízes e frutas não sustentam uma pessoa por vários dias ). As roupas vão se rasgar ele fugindo, ele vai se machucar ... pra mim é uma questão de dias ele ser pego.
P.S : Eu confundi a palavra VIM com VI, por isso o meu comentário ficou fora do contexto ( em partes ), peço desculpas por esse descuido.
@@andrecristiano802Calma eu em nenhum momento eu disse que esse canal defende lampião, eu disse que eu defendo ele, leia novamente...
Infelizmente ontem ele invadiu uma casa aqui e comeu bem (até chocolate), tomou banho, escovou os dentes, e trocou de roupa, e ele provavelmente levou mais comida também.
@@felipelirabr Tem razão, peço desculpas. Eu é que li errado ( ausência dos óculos 👓👓👓 ). Caso assim você deseje, retirarei o meu comentário.
@@andrecristiano802 sem problemas, não precisa retirar nada não
@@felipelirabr Agradeço a compreensão. É como eu disse, é uma combinação de fatores : ele conhece a região, se alimentou, se abasteceu... mas é apenas uma questão de dias para pegarem ele.
Muito bem explicado
grande aderbal, muito boa sua comparação deste episódio de hoje com as técnicas do cangaço da quela época lampiônuca; é só chamar a volante do tent. zé rufino
valeu meu amigo , concordo com o que vc falou !
Deixei o likezinho aí, Aderbal. Você é historiador, imparcial e buscador da verdade, o mais próximo possível. No entanto é importante ter paixão pelo que tema que se busca e que se gosta.
E isso você já faz muito bem.
Abração.
Itabuna - Bahia.
Ze do Valério o caseiro que matou a Jovem e cometeu outros assassinatos, aterrorizou a população de Pedra Branca e foi capturado por um humilde agricultor.
Sábias palavras!
Só lembrando que Lázaro é Natural de Barra do Mendes, onde mataram corisco e capituram dadá. E ele já ficou foragido lá em Barra do Mendes também e a polícia levou 15 dias pra pegar.
Gostei. Essa história, se fosse nos Estados Unidos, faria um filme. O Retorno de Corisco.
Perfeito. Na época não tinha a tecnologia que têm hj . Mesmo assim uma grande dificuldade.
Ótimo comentário Mestre...
Aqui em Sergipe aconteceu um caso semelhante. A perseguição ao pipita, que sequestrou, estuprou e matou. Foi ao adentrar numa fazenda que um senhor lhe desferiu um golpe de foice e após esse machucado que conseguiu ser pego.
lembro desse caso !
Temática essa que volta e meia aparece na mídia.
Qd vi esse caso, imediatamente fiz uma breve comparação com a fuga dos cangaceiro
Vídeo top
Parabéns
Ele fez uma família toda de refém mandou fazer café, mandou tirar as roupas e depois assassinou todos.
Lembro de uma história que lampião chegou em uma festa mandou todo mundo dançar pelado.
Isso é mito
Verdade.
Existe muita diferença, apesar de algumas semelhanças.
Tudo que vc falou Aderbal, é pura verdade em relação ao cangaço é os dias atuais . Show. Mande um alô pra Caicó no RN.
Incrível! (Foi a primeira coisa que também pensei), vendo a repercurssão deste caso e vendo a dificuldade dos policiais em prendê-lo. Eu moro na Espanha e até aqui isso está repercutindo nos noticiários... vejo (diariamente todas) as notícias do Brasil pelos telejornais brasileiros e plataformas seguros/as; claro. Se atualmente 200 policiais com toda a tecnologia ao alcançe encontram as maiores dificuldades para prender um único homem-mateiro-astucioso-perigoso e bom conhecedor de seus pedaços; imagine na época do cangaço conseguir prender uma ruma de mateiros cangaceiros?
É a pura verdade sinhor.
Caríssimo Aderbal, concordo plenamente com você. Conheço bem a região de Cocalzinho - Go, muita serra, muitos grotões, beira de córrego bem fechada, Locas pra todo lado e outro detalhe, o capim Andropolgon que nessa época do ano é alto e seco, o que facilita muito para o meliante se esconder e dificulta a locomoção dos PMs. Nessa situação se um cachorro achar o batido dele pode ajudar e muito, caso contrário vai dar trabalho pra pegar o tal do Lázaro.
Parabéns pelo canal!!!
Lhe acompanho baseado em seus comentarios cheguei a conclusão se o cara tivesse com dinheiro ou joias ja tinham escontrado com certeza.
Aderbal, para achar este bandido seria necessário um rastejador da época do cangaço.
Se ele vinhesse pro sertão só bastava um vaqueiro pra lascar ele na faca.
Ia ajudar e muito. Homens afeitos ao conhecimento de causa
@@CangacoAderbalNogueira Quando vi a reportagem pensei nessa possibilidade de ele está dentro de uma loca igual Lampião.
@@caboclodosertao3899 era surra que ia urinar sangue kkkk
Acho que um rastejador o encontrava
Bom dia ,professor.
A primeira coisa que.lembrei foi as perseguições das volantes nas caatingas.
Moro no DF e infelizmente não prenderam o homem. A polícia acha que ele está tentando retornar ao DF. Há tambem,muitas notícias falsas que pessoas veiculam e atrapalham as buscas.
Estão concentrados no distrito de Girassol.GO
Perfeito!
Na floresta amazônica, então, é quase impossível capturar alguém. O Quintino Lira só foi pego porque deu mole em ir a um aniversário, senão, teria sobrevivido à caçada.
excelente video aderbal
Estava esperando essa quase comparação grande Aderbal meu minha mente!
Um tem bem pertinente, valeu.
Aqui no Ceará era o Zé do Valério aqui na minha região Crateús esse deu trabalho em Aderbal
Mto bom Aderbal
Aderbal! Esse cara tem táticas de guerrilha. Um treinamento mínimo de sobrevivência em SELVA. Pelo que vi ele sempre corre rumo à matas
2021... Todas essas tecnologias... 300 homens... E o cabra ainda escapa... imaginem no sertão de lampião... 🌵
Eu ademiro o seu trabalho como históriador
O cabra é mateiro auto treinamento na caatinga bahiana, estou aqui na região do entorno df, moro aqui. .o Lázaro conhece tudo ali como a palma da mão...trabalhou e caçou naquele local, Anda até com chinelos virados pra confundir o policial, se anda pra frente os rastro fica invertido pra trás, dorme em fendas parecido com grutas. A questão e tal caverna 1100 metros com 5 saídas lá. A ordem é passar o rolo compressor segundo dados da mídia, nem pede pra entregar.
O cara é de Barra do Mendes, local onde Corisco e Dada tiveram o seu último confronto.
Pensei nisso hj ....esse cara aí daria um bom chefe de sub-grupo do bando de lampião. O peste é de barra do Mendes,onde o diabo loiro morreu,pra terminar de lascar....hahahaha.
Rapaz é mesmo?
Eu pensei que o cara era goiano. Kkkk misericórdia.
Vamos analisar a árvore genealógica dele... Quem sabe se não tem cangaceiro parentesco dele.?
Tanto ele como Corisco acabaram com uma família inteira. É como se um fosse a continuação do outro.
@@paulodesouza2709 - Ele é graduado em cangaço na Escola Superior de Barra do Mendes, BA.
Gostei do seu comentário,realmente é verdade.tenho acompanhado a história do Cangaço,é parecido mesmo.
Tu sabe de nada véi baba ovo de lampião
Pensei MT sobre o cangaço depois que vi esse caso, se surgisse mais 3 de homens iguais a ele, nasceria um tal novo cangaço
Vale mesmo a analogia. É inevitável.
Concordo com vc Aderbal, angicos foi um acaso, só aconteu por causa dos guias
À pouco eu estava me recordando das histórias de fuga no cangaço. Estou acompanhando nas redes sociais e achei muito parecido!.
Gratidão.
Apesar das diferenças, existe paralelo em algumas coisas.
Faz uma live quando puder !
Realmente muito difícil,
bastante interessante esse paralelo realmente muitas coisas em comum
De acordo com o vídeo postado aqui no RUclips por um pastor evangélico, Lampião seguia os rituais do livro de São Cipriano (O bruxo - capa preta) para ficar invisível diante da polícia volante e não ser atingido por balas. Pergunto ao Aderbal: Lampião seguia mesmo esse livro???
Ele andou com sandalias viradas no sentido contrario tatica usada muitas vezes por Lampiao e seus cabras as dificuldades do passado ainda continuam nos dias de hoje apesar de toda a tecnologia para a encontrar fugitivos no mato antes tinham os rastejadores imbativeis como Anjo caboclo e o lendario Batoque.
Eu lembrei em imediato dos cangaceiros.... Realmente era muuuuito difícil!
Aderbal, entendi o seu paralelo com esse cara e Lampião, mas...seria tão bom que ele tivesse algumas considerações que tinham o famoso cangaceiro: religiosas, respeito a algumas situações e pessoas. Outro assunto: se ainda tiver alguma coisa de Luiz de Cazuza, por favor, publique. Ele relata bem demais! Outra: Medalha e Juriti são a mesma pessoa, né? Pois no livro de Aglae Lima, está dessa forma...grande abraço!!
Esse cabra fugitivos da polícia parece se inspirar nos cangaceiros nordestinos
Na quele tempo de lampião tudo era muito difícil mesmo se hj Lazzaro de Goiás tá dando trabalho 😄 imagina na queles tempos
Eu acho Aderbal, que tem muita gente na procura, Policiais que nunca pisaram numa mata, totalmente despreparados, gordos, acostumados a andar de carro, muita "autoridade" dando ordem, Lázaro é só um, vai sentir fome, vai procurar uma dessas chácaras, basta colocar 5/6 soldado em cada uma e esperar ele se aproximar, fazer um esquadrejamento da área e ir descartando as já vistoriadas. Tem policial com medo de encontrar, acho muito dificil prenderem esse cara, quando verem ele, vão fuzilar, com certeza vão fazer um fuzilamento, tem muita coisa que que precisa ser esclarecido, tem "especialista" dizendo que é um serial Killer, psicopata, que trocou tiro com a Policia, acho ate que houve tiro amigo.
Pensou igual a mim.imagine naquele tempo!
Ótima reflexão, mestre Aderbal!
Era difícil pra pegar lampião naquela época sem dúvidas além do homem conheser o sertão tinha a proteção de gente grande onde ninguém chegava perto de suas terras onde lampião se aranchava
Se a policia tivesse um bom rastejador, já teria o encontrado.
Up
O Batista.
Lembrando né Aderbal que lampiao conseguia esconder todo o bando agora imagina se fosse apenas o lampiao