VIDEO TRANSCRITO Contramão do Platão ao dizer que todas as coisas existem exclusivamente nesse mundo na experiência e é a partir de nossas experiências delas que vamos conhecê-las. Enquanto Platão dizia que as coisas tem uma existência fora deste mundo material, no mundo essencial (mundo das ideias). O ser se diz de muitos modos e esses modos identificam a existência do ser. A teoria das Quatro causas Essas causas dão especificidade do existente, fazendo com que ele seja ele mesmo e não outro. Cada ser tem a sua especificidade. Não há, por exemplo, como havia em Platão uma universalidade para o entendimento das coisas. O que seria unívoco (uma interpretação) em uma ideia, por exemplo, uma ideia de cadeira que originaria todas as outras. Cada cadeira teria a sua forma, cada cadeira tem sua substância, cada cadeira tem suas especificidades, as suas causas. 1. Causa formal Aquela origem imaterial do ser que dá a ele existência. Todas as coisas existem na sua mente em uma forma, não somente em formato, sendo então aquilo que define formalmente o ser. Garrafa “O que o ser é?” 2. Causa material Para que aquele existente venha para o mundo material ele precisa de matéria. São todos os componentes básicos, físicos, naturais que compõem o ser. Ou seja, é a matéria prima que o compõe. “Do que o ser é feito?” 3. Causa eficiente Apenas uma ou um conjunto incompleto delas não é suficiente para determinar o que as coisas são, então quando você pensa no objeto você não diz que ele só existe porque alguém o projetou, ou alguém pensou sobre seria nesse caso então a causa formal e não só porque também deu a ele existência a partir da matéria. Quando você diz que alguém deu a ele existência você diz que também existe uma terceira causa, a causa Eficiente. As coisas existem alguém ou algo deu a elas existência que foi eficiente para que a coisa existisse. “Quem/O que fez o ser?” 4. Causa Final Em função da qual todas as outras causas existem. Os seres só vem a existência por uma finalizade, por que elas tem uma necessidade de estar aqui. Porque eles têm que cumprir uma finalidade no mundo, ou seja, “para que” as coisas estão aqui. Quando você pensa no objeto “Garrafa”, ele existe em função de alguma coisa, armazenar líquidos. Todos os objetos tem uma finalizade. E é por causa dessa finalidade que eles existem. Se não precisasse descansar o corpo, seriam criadas camas ou cadeiras. E assim sucessivamente. As coisas só existem por conta de suas finalidades “Para quê o ser existe?” Essas quatro causas se complementeam e dão então ao ser a complexidade de sua unidade. Essa é só a ponta do iceberg da teoria metafísica do Aristóteles. Mas como o vídeo é curtinho. Se quer mais Aristóteles, comenta sugestão do tema, que a gente volta para falar mais dele. DÁ LIKE.
Bacana. Entendi (um pouco). Mas e no caso das coisas que já existem na natureza, tipo uma pedra? Ou no nosso caso, ou seja, nós como pessoas. Como ficaria?
A teoria metafísica aristotélica das quatro causas está desatualizado, não equivocada: estou disposto a postular uma definição atualizada da ontologia baseada nas quatro causas. Contudo, necessito do engodo social...
Muito boa sua explicação, parabéns pelo excelente trabalho, um abraço.
Nossa nunca tinha visto seu canal, achei a explicação sensacional, parabéns
Muito obrigada mesmo!!!
SUA EXPLICAÇÃO, PERFEITA.
Já comecei segui e já encontrei meu novo hobby nas horas vagas, (e de estudo também.)
Sua explicação é perfeita!!!
O filósofo dos filósofos. Aristóteles , o grande. Tem que continuar.
Aristóteles é gênio mesmo!
Aula muito show! Explicação ótima, resumida e muito bom professor! Parabéns e obrigada!!
amei a explicação, tirei um 10 em filosofia, ajudou muitooo
Explica muito bem, obrigada ❤
Obrigada você pela audiência e comentário. Volte mais vezes ☺️
agora vou arrasar na minha prova de filosofia
MUITO BOM!! DIRETO, CONCISO E PRECISO!!!
Ah obrigado! Espero ter ajudade 😊 Será que consegui ser assim em outros vídeos? hehe vc chegou a assistir mais algum aqui no canal?
Amei os exemplos de causas.
Uma aplicação direta das 4 causas para responder nossas perguntas cotidianas é o Podcast Naruhodo! ele é fantástico!
Obrigado, foi um vídeo muito esclarecedor
Bruno Neppo - grato por postar.
Obrigado você por comentar 😃
Me ajudou muitooooo.
MEU DEUS, amei a aula.
Amei!👏👏🌹
VIDEO TRANSCRITO
Contramão do Platão ao dizer que todas as coisas existem exclusivamente nesse mundo na experiência e é a partir de nossas experiências delas que vamos conhecê-las. Enquanto Platão dizia que as coisas tem uma existência fora deste mundo material, no mundo essencial (mundo das ideias).
O ser se diz de muitos modos e esses modos identificam a existência do ser.
A teoria das Quatro causas
Essas causas dão especificidade do existente, fazendo com que ele seja ele mesmo e não outro. Cada ser tem a sua especificidade. Não há, por exemplo, como havia em Platão uma universalidade para o entendimento das coisas. O que seria unívoco (uma interpretação) em uma ideia, por exemplo, uma ideia de cadeira que originaria todas as outras. Cada cadeira teria a sua forma, cada cadeira tem sua substância, cada cadeira tem suas especificidades, as suas causas.
1. Causa formal
Aquela origem imaterial do ser que dá a ele existência.
Todas as coisas existem na sua mente em uma forma, não somente em formato, sendo então aquilo que define formalmente o ser.
Garrafa
“O que o ser é?”
2. Causa material
Para que aquele existente venha para o mundo material ele precisa de matéria.
São todos os componentes básicos, físicos, naturais que compõem o ser. Ou seja, é a matéria prima que o compõe.
“Do que o ser é feito?”
3. Causa eficiente
Apenas uma ou um conjunto incompleto delas não é suficiente para determinar o que as coisas são, então quando você pensa no objeto você não diz que ele só existe porque alguém o projetou, ou alguém pensou sobre seria nesse caso então a causa formal e não só porque também deu a ele existência a partir da matéria.
Quando você diz que alguém deu a ele existência você diz que também existe uma terceira causa, a causa Eficiente.
As coisas existem alguém ou algo deu a elas existência que foi eficiente para que a coisa existisse.
“Quem/O que fez o ser?”
4. Causa Final
Em função da qual todas as outras causas existem.
Os seres só vem a existência por uma finalizade, por que elas tem uma necessidade de estar aqui. Porque eles têm que cumprir uma finalidade no mundo, ou seja, “para que” as coisas estão aqui.
Quando você pensa no objeto “Garrafa”, ele existe em função de alguma coisa, armazenar líquidos.
Todos os objetos tem uma finalizade. E é por causa dessa finalidade que eles existem. Se não precisasse descansar o corpo, seriam criadas camas ou cadeiras. E assim sucessivamente.
As coisas só existem por conta de suas finalidades
“Para quê o ser existe?”
Essas quatro causas se complementeam e dão então ao ser a complexidade de sua unidade.
Essa é só a ponta do iceberg da teoria metafísica do Aristóteles.
Mas como o vídeo é curtinho. Se quer mais Aristóteles, comenta sugestão do tema, que a gente volta para falar mais dele.
DÁ LIKE.
Parabéns 👏 muito legal
valeu tio
Pode falar sobre os enunciados da metafísica grega?
Ótima sugestão de tema para vídeo! Anotado ☺️✨
AMEI sua explicação!!! Maravilhoso!
Excelente, professor!
Valeu! 😊
Muita gratidão, já seguindo, muito obrigado sucesso 👏👏👏👏 muito prático!
Opa! Muito obrigado e seja bem-vindo! 😊 Como vc descobriu o canal?
Muito bom !!!!
Boa noite,como Aristóteles e Platão, observa ou classifica o corpo?
ótima aula, obrigada ;)
Muito bom aula, amei amei ❤️
Muito bom
Gosteeeei
Bacana. Entendi (um pouco). Mas e no caso das coisas que já existem na natureza, tipo uma pedra? Ou no nosso caso, ou seja, nós como pessoas. Como ficaria?
Também têm as quatro causas, mesmo não sendo o ser humano causa delas. Porque existe o primeiro motor imóvel.
Muito bom !
Vlw
LEGAL !!
Parabens
Amei!
Qual e o material do gato 😺🤔🤔🤔
👏👏
😊🙃😊🙃
Muito boa a aula. Obrigada ♥️
Tem uma tradução das obras completas em português?????
Tem sim.
O podcast Naruhodo fez um episódio relacionando psicologia cm essa ideia :)
É ótima eu aprendi muito sobre o assunto
qual musica de fundo
Vi. Bom.
É a 4 causas de um cavalo?
Professor qual sua formação? Responde que quero saber
Graduação em Filosofia, Mestrado e Doutorando em Estética e Filosofia da Arte. Pq?
@@Filosofares vc é muito prático
Eu quero conversar com o senhor
Hahaha acho q é um elogio, né!? Eu suprimi ali, mas tmb sou graduado em artes cênicas.
@@Filosofares tipo eu curso a pedagogia e é quase mesma coisa. chama no watts 54 999963459
Que brisa vei.. gostei!
A teoria metafísica aristotélica das quatro causas está desatualizado, não equivocada: estou disposto a postular uma definição atualizada da ontologia baseada nas quatro causas. Contudo, necessito do engodo social...
kkkkk
Kkkkk
Anima