Bitelo da SS 🇧🇷 Nelore - Reprodutor que fez história - campeões de pistas .....

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024
  • #fazenda #gado #nelore
    História:
    A trajetória que transformou o Ongole indiano no Nelore brasileiro, começa na primeira metade do século XIX, de quando datam os primeiros registros de desembarque no país de zebuínos originários da Índia.
    A história descreve que a primeira aparição do Nelore no país teria ocorrido em 1868 quando um navio, que se destinava à Inglaterra, ancorou em Salvador com um casal de animais da raça a bordo. Os animais teriam sido comercializados, permanecendo no país.
    Dez anos depois, em busca de animais exóticos para trazer ao Brasil, Manoel Ubelhart Lembgruber teve contato com a raça Ongole durante uma visita ao zoológico de Hamburgo, na Alemanha, e de lá promoveu a importação de um casal de animais da raça, em outubro de 1878. Posteriormente, outras partidas oriundas diretamente da Índia aportaram no Rio de Janeiro. A raça Nelore foi então se expandindo aos poucos, primeiro no Rio de Janeiro e, em seguida, São Paulo e Minas Gerais. Em 1938, com a criação do Registro Genealógico, começaram a ser definidas as características raciais do Nelore.
    As duas últimas e significativas importações de reprodutores Nelore aconteceram entre os anos de 1960 e 1962. Nesse período desembarcaram no país, em Fernando de Noronha, onde foram submetidos a quarentena, grandes genearcas como Kavardi, Golias, Rastã, Checurupadu, Godhavari, Padu e Akasamu que são a base formadora das principais linhagens de Nelore.
    Hoje, estima-se que 80% do gado de corte no Brasil possui é Nelore ou anelorado. Este é o retrato de um trabalho que deu certo, a partir do desenvolvimento de know-how tecnológico próprio e ganhos progressivos de excelência em qualidade, ao natural, em plena harmonia com o meio ambiente.
    O Nelore brasileiro, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, pode ser considerado como a grande vitória da carne brasileira. Carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países e cada vez mais demandada por consumidores esclarecidos do mundo todo.
    Características Raciais
    Nelore apresentam estado geral sadio e vigoroso é uma raça de grande porte . A ossatura é leve, robusta e forte, com musculatura compacta e bem distribuída. A masculinidade e a feminilidade são acentuadas. O temperamento é ativo e dócil.
    Pelagem: de cor branca ou cinza-clara, podendo apresentar, em algumas partes do corpo, diferentes tonalidades, como, a prateada e nuvem, manchas de coloração escura ao redor dos olhos, nos joelhos, nos boletos e nas quartelas. A vassoura da cauda é preta. A pele é bem pigmentada, e o pelo é curto, fino e sedoso.Cabeça: A cabeça apresenta um perfil subconvexo, com largura e comprimento médios. A fronte possui uma leve depressão longitudinalmente, que recebe o nome de “goteira”, sendo mais acentuada nos machos. Possuem chanfro reto, curto no macho, e comprido e estreito nas fêmeas. Os chifres possuem forma cônica, são curtos, escuros, grossos na base e estreitos na ponta, dirigem-se para fora, para trás e para cima. São mais finos e longos nas fêmeas. Na variedade mocha (Nelore mocho) há ausência completa de chifres. Os olhos são pretos, elípticos, com órbitas salientes. As orelhas são curtas, móveis, em forma de concha e a face interna do pavilhão é voltada para frente. O espelho nasal é preto e largo, com narinas dilatadas.Pescoço: o pescoço é grosso, musculoso nos machos e mais fino nas fêmeas, porém é curto. Possuem uma barbela bem desenvolvida, chegando até o umbigo.Corpo: amplo e comprido. O tronco destes animais é cilíndrico, profundo e musculoso. Possuem costelas longas, bem arqueadas, compridas e bem revestidas de músculos. A linha dorso-lombar é horizontal, larga, reta, exibindo uma boa cobertura de músculos que se estende até a garupa. Esta, por sua vez, é horizontal, larga, comprida e com uma boa cobertura muscular. As ancas são cheias e largas. A giba (também conhecido como cupim) é firme e desenvolvido, sendo bem menor nas fêmeas em relação aos machos. O umbigo, o prepúcio e a bainha possuem um tamanho reduzido. A inserção da cauda é curta e fina, com vassoura preta. Os membros anteriores possuem extremidades curtas, separadas, aprumadas e finas. Já os membros posteriores são fortes, aprumados e, principalmente nas coxas e nádegas, são musculosos. Possuem cascos pretos ou escuros e lisos. A bolsa escrotal é uniforme, curta e bem conformada. Na fêmea, o úbere e as tetas são pequenos.

Комментарии • 3