Chorei só de lembrar da cena do rádio e a do cachorrinho. Eu li o livro no ensino médio e achava que era meio que um grande delírio (isso nunca aconteceria) mas, 5 anos e uma pandemia depois, me mostraram que o Saramago tava certíssimo e podemos sim esperar TD de pior dos nossos semelhantes
Não entendo porque o filme tem uma nota ruim tanto da audiência quanto da crítica, penso que não leram o livro pq é uma adaptação perfeita, desde as primeiras cenas o texto do livro me veio a mente como se eu tivesse lendo de novo
Esse filme fez eu ver os seres humanos de uma forma que nunca mais mudou.... Somos selvagens assim como qualquer outro animal, mas a maldade humana está integrada nisso.
O importante é o caminho, não as respostas. É um recorte excelente para entendermos como o ser humano é podre sem precisarmos experimentar essa cruel realidade.
A resposta que Tiago quer sobre se a mulher do médico continua casada com o médico ou não, encontra-se no outro livro de Saramago chamado Ensaio sobre a Lucidez, que de certa forma é um universo expandido de Ensaio sobre a acegueira, para mais da metade do livro alguns personagens são revistados, incluindo a mulher do médico. Um livro sem sombra de dúvidas, excepcional.
Quando tentei ler ensaio sobre a lucidez, há uns 4 anos trás, não consegui. Comparado com o Ensaio Sobre a Cegueira, nenhum acontecimento me prendeu. Achei o livro monótono e abandonei. Pretendo reler, esse ano ainda, para ver se minha visão mudou.
Algumas cenas são pesadas, ok. As vezes você pensa no que faria caso estivesse no lugar da Julianne Moore ou do marido dela. Nas pessoas que você mataria, e como mataria. Essa é a vontade do Saramago, mostrar que somos todos animais, não-sociáveis nem civilizados, apenas amarrados pelos poderes constituídos e pela opinião alheia. O que você faria se ninguém olhasse, se ninguém pudesse puni-lo? Você será rei? Deus? A passividade da personagem de Juliane Moore é uma alusão à passividade dos "esclarecidos". Vou explicar, essa é minha interpretação: A cegueira retrata no filme a própria ignorância da realidade. A ignorância é transmissível e altamente contagiosa. Nela vemos o pior das pessoas. Juliane tinha consigo a iluminação, a luz entrava em seus olhos e lhe dava informações sobre a realidade (interpreto aqui como a ciência, visto que Saramago era ateu convicto e amante da ciência moderna). No início ela não sabe o que fazer com esse seu "poder", sendo guiada apenas pela sua moral com o outro. A moral acaba tornando a própria condição de enxergar uma responsabilidade terrível. Tomada pelo altruísmo no meio do egoísmo oriundo do caos, ela ainda não sabe que este poder está além da sua realidade imediata. Os filmes não têm o único e imperturbável objetivo de imitar a realidade, sabiam? Por isso o cinema é chamado de arte, não vêem?! O filme é muito bom, infelizmente recebe muita crítica pois poucas pessoas percebem que ele não segue o padrão de um filme de drama; ele é um ENSAIO. Ou seja, é o que aconteceria se aquela situação fosse real. É uma hipótese, uma possibilidade. O filme não se motiva em mostrar as causas quimicas e/ou uma explicativa logica do porquê aconteceu, Esse filme não é p/ qualquer um. Quem conhece os livros de Saramago sabe que ele é metafórico e usa o simbolismo pra passar suas mensagens. A adaptação assim como o livro não se preocupa em dizer de onde vem a doença nem como é curada e sim em mostrar o comportamento humano, destrinchando isso em cada situação dos personagens, passando pela adaptação, medo, fúria, alegria, enfim. Adorei o filme e indico para quem gosta daqueles filmes que mostram bastante sobre o ser humano e sobre o que ele é capaz de fazer em situações extremas. Vamos cuidar do cérebro também, meus caros, porque o coração não é o único que mata não, viu.
Eu me lembro que quando fui ver o filme, havia lido o livro há pouco tempo. Então, fui assistir já meio que sabendo o que iria encontrar. Meu namorado à época teve que sair da sala na hora do 3stupr0 das mulheres, porque começou a chorar copiosamente. Definitivamente marcante.
Tiago eu assisti na época , e vou te falar: NUNCA MAIS EU ASSISTO! O filme é bom, mas chega a assustar vc imaginar que o ser humano pode ser capaz de fazer essas coisas. A cena da " troca" das mulheres por comida é mt pesada 😢
@@JoseLuis-in3li Visão otimista em Saramago? Esquece....Kkkkkk... Mas o princípio é, para mim , bastante otimista: lucidez em Saramago é um dia de votação em que ninguém sai de casa para votar. Ele era comunista mas aqui foi anarquista. Vale a pena ler o livro, mas não espere que ele facilita.
Eu nunca assisti o filme mas o livro me deixou num estado de ansiedade fora do comum (li durante o auge da pandemia). Eu ficava pensando: não é possível que fariam isso numa situação dessa. Mas aí eu ligava a tv e as pessoas fazem isso mesmo em pandemia. É animalesco.
Durante a pandemia de Covid, só de ver gente comprando todo álcool do supermercado só pra garantir o seu e o resto que se dane, só de ver esvaziando prateleiras de alimentos básicos também, só de ver gente sufocando dos pulmões e socando o outro pra entrar numa vaga de hospital, nunca pensei mesmo que sairíamos melhores disso. Me vinha séries apocalípticas como TWD na cabeça. Ensaio Sobre a Cegueira tem muitas filosofias, mas de certa forma, mostra a natureza humana ególatra em momentos de caos e sobrevivência.
Na faculdade, eu li O Leviatã, de um filósofo inglês chamado Thomas Hobbes. Nesse livro, ele apresenta toda uma argumentação sobre como seria a humanidade se ela fosse deixada naquilo que ele chamou Estado de Natureza. Daí, eu assisti a esse filme e pensei "ah, então é assim que se adapta um livro de filosofia para o cinema!". Se me permitem um comentário ligeiramente desconectado do tema do vídeo, deve ser muito interessante tomar umas cervejas com o Tiago. Estou gostando muito dessa 11ª temporada do canal e de te ver sem tantos problemas que te afetaram no passado. Continue forte. Forte abraço,
Filmaço. Interessante como o hospital vai virando uma prisão. A estória é muito impactante e realmente se a sociedade entrasse em colapso, as pessoas iriam se corromper exatamente como no filme. O filme é muito bom, mas o livro é uma obra-prima. Recomendo.
Filmaço! Assisti no cinema. Me lembro da reação (ou falta delas) do público. Pra mim, a melhor cena não está no filme, mas do Saramago chorando ao final quando assistiu junto como Meirelles. Vale mais que um Oscar!
@@montandonap Quando a apresentação acaba, Saramago diz que está se sentindo como ao final de escrever. Pelo seu pensamento, ele então não gostou do livro, é isso? Cuidado ao mensurar as coisas com sua régua.
Esse é um dos poucos filmes bons, mas que me causaram tamanho incômodo, que eu jurei ao sair da sessão que não iria assistir de novo. Mas aí vem essa crítica e me faz querer mudar de opinião.
O uso de "I Just Called to Say I Love You" nesse filme é emblemática: é cômica, porque te faz pensar no seu intérprete original, que é cego; mas é depressiva, dado o contexto em que ela é utilizada.
O Meirelles sabe gravar incomodos. Ele dirigiu o meu filme preferido embora esse filme não seja uma obra prima igual pra mim, é igualmente forte saudades disso.
gosto dos vídeos com críticas patrocinadas, acho que sai do óbvio (falar do que todo mundo está falando, por exemplo) e geralmente são filmes que nem sempre lembramos, mas que certamente são marcantes. adorei a edição desse! a dança das mãos (ou melhor, braços!) é ótima.
Faz uma resenha do filme um plano simples, filme de 1998 dirigido por sam Raimi e com bill paxton e billy boa torn no elenco, ótimo trilher atmosférico na neve, filme pouco conhecido pelo grande público, mas que merece uma revisitada !
Gente, nunca assisti esse filme e achei a história interessantíssima e fiquei com vontade de ver. Porém, preciso que alguém por aqui me avise se esse filme for gatilho, aquele tipo de filme que é só soco na alma e vc fica se sentindo mal por dias pq se for eu não vou ver. Não tenho saúde pra ver esse tipo de coisa então se alguém aí pelos comentários puder me avisar…Será de grande ajuda!
Tinha um tempo que eu não via vídeos do canal Trabalho em um navio e acesso a internet é difícil. Passando pra dizer que a qualidade de vídeo e áudio tão excelentes! 🎉❤
O livro é infinitamente melhor que o filme kk É tão bem escrito e descrito que você se sente realmente cego e sendo apenas enxergado pela personagem principal.
Eu acho que pouco importa a razão, querer ficar buscando respostas para a cegueira (ou a falta dela na mulher do médico) é bobo. Justamente essas lacunas que contribuem para uma história tão interessante. Não importa os nomes, não importa o lugar em que estão, não importa a época, nem a causa… a interação humana em uma “distopia” com tanta profundidade, tantas camadas e com uma avalanche de reflexões que é o êxito dessa história.
Uma espécie de continuação do "Ensaio sobre a Cegueira" é o "Ensaio sobre a Lucidez". Se não me engano, alguns personagens do "Cegueira" voltam no último capítulo de "Lucidez".
Eu já amava o livro quando assisti o filme, então, ao contrário do Tiago, eu gosto muito mais do livro que do filme. Achei também que faltou aprofundar mais nos personagens.
Então o filme não dá muitas respostas porque o livro que é o material base não te dá essas respostas, quando eu leio Saramago entendo que a proposta dele quando faz o seu "ensaio" é pegar uma ideia como a de uma subita epidemia de cegueira e ir desdobrando as suas consequências mas não necessariamente dar uma solução pra ideia original. É um exercício de imaginação que ele abre pro leitor também
Assisti à peça, li o livro, assisti ao filme respectivamente. A peça foi a melhor experiência (100% interativa), o filme foi o que menos gostei dos três.
Ai esse filme é muito injustiçado, não entendi pq foi massacrado pela crítica gringa. Só pode ser xenofobia, sei lá. Dito isso, além de ser ótimo filme é uma excelente adaptação
Saramago criou obras geniais, apesar de politicamente ter tido ideias indefensáveis. Uma prova de que mesmo pessoas inteligentes caem em ilusões e narrativas. Também pra mim é uma prova de que podemos ser tolerantes a ideias diferentes, e separar o autor da obra.
sério q depois de tantos anos de crítico o thiago não entendeu o pq o filme ser assim, sem explicações, não entendeu a proposta, a mensagem? eu me recuso a acreditar q alguem inteligente como ele realmente venha com " o filme não dá nada e eu me irrito com isso"...
Lembro que assisti essa filme na aula de português, na escola. Foi uma pedrada, a primeira vez que me senti mal assistindo a um filme. A professora só pulou a cena do *******
@@pollyanaketchlen6578 pois é, foi uma escolha peculiar da professora, rs, eu acho que tinha 16 ou 17 anos na época, foi muito difícil de assistir, nunca mais esqueci.
Eu confesso que odiei esse filme porque a bem da verdade é que EU não havia entendido por*a nenhuma. Mas juro que que depois de assistir sua crítica me deu uma vontade REAL de revisita-lo!!! Obrigado por isso!
Eu estava assistindo de boa, mas não aguentei ver aquela mulher passiva e não tomar aquela arma do cara marrento. Era tanta coisa que ela podia fazer que ... Só pela alegoria mesmo.
Eu era bem nova quando assisti esses filme, achei bem impactante na época. Tenho até medo de assistir novamente pq ele me fez ter nojo e raiva em proporções imensas
Tiago, você disse que o filme não nos dá nada. Acho que você não fez a ligação entre o nome, do livro, e que nos foi apresentado. E literalmente um Ensaio Sobre a Cegueira. Me lembra o "experimento de aprisionamento de Stanford". Ao final o experimento acaba e cada um vai pro seu canto. Aqui eu vejo dessa forma, um experimento com fim definido.
As coisas acontecem muito rápido no filme, não Consegui ver o filme até à metade. Uma série ou mini série daria para fazer uma adaptação mais soco no saco, tal como no livro. Um dia volto para ver até ao fim.
Não consegui ver esse filme até o fim. Parei na parte onde Gael Garcia fala pra trocar as mulheres por comida. Foi demais pra mim. Me julguem. Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
Essas críticas patrocinadas são a salvação da lavoura (pelo menos do ponto de vista dos seguidores do canal). Não tenho o mesmo ânimo pra ver os vídeos sobre os filmes que estão em cartaz.
lembro que na época que vi gostei do filme, achei bem fiel ao livro, que é muito bom. Realmente não entendo porque ele é tão mal avaliado pela crítica em geral.
Interessante. Não gostei do filme pq não trouxe o aprofundamento e a intensidade que o livro me proporcionou. Aliás, continua sendo uns dos melhores livros que li.
@@tiagobelotti E em nenhum momento achei que seus questionamentos são por nada, mas é que o filme realmente, desde de o início, não quer mesmo explicar ou expandir a doença. Acho isso fantástico na obra porque ela entrega o que promete desde de o início, sem se sabotar.
Assisti esse filme uns vez, não gostei, achei um filme esquecível, tanto que a única coisa que eu lembro desse filme é as pessoas voltando a enxergar e personagen da Julianne Moore ficando cega no final
Chorei só de lembrar da cena do rádio e a do cachorrinho. Eu li o livro no ensino médio e achava que era meio que um grande delírio (isso nunca aconteceria) mas, 5 anos e uma pandemia depois, me mostraram que o Saramago tava certíssimo e podemos sim esperar TD de pior dos nossos semelhantes
Esse filme tem um lugar no meu coração, tanto por ser uma adaptação de Saramago, como por ser uma obra tão crua e visceral sobre a sociedade.
Por favor, poderia me indicar aonde posso assistir esse filme?
Não entendo porque o filme tem uma nota ruim tanto da audiência quanto da crítica, penso que não leram o livro pq é uma adaptação perfeita, desde as primeiras cenas o texto do livro me veio a mente como se eu tivesse lendo de novo
@@BiaSPRHCP esse filme é uma obra-prima....
Esse filme fez eu ver os seres humanos de uma forma que nunca mais mudou.... Somos selvagens assim como qualquer outro animal, mas a maldade humana está integrada nisso.
O importante é o caminho, não as respostas. É um recorte excelente para entendermos como o ser humano é podre sem precisarmos experimentar essa cruel realidade.
A resposta que Tiago quer sobre se a mulher do médico continua casada com o médico ou não, encontra-se no outro livro de Saramago chamado Ensaio sobre a Lucidez, que de certa forma é um universo expandido de Ensaio sobre a acegueira, para mais da metade do livro alguns personagens são revistados, incluindo a mulher do médico. Um livro sem sombra de dúvidas, excepcional.
E sobre o que é esse segundo livro?
"universo expandido", qual a dificuldade de dizer que algumas histórias são sequenciadas? daqui a pouco vão chamar de saramagoverso...
Olá, Tiago! Mas eles continuam juntos?
Isso mesmo, no ensaio sobre a lucidez inclusive há uma menção aos outros personagens que de alguma forma eles mantém contato
Quando tentei ler ensaio sobre a lucidez, há uns 4 anos trás, não consegui. Comparado com o Ensaio Sobre a Cegueira, nenhum acontecimento me prendeu. Achei o livro monótono e abandonei. Pretendo reler, esse ano ainda, para ver se minha visão mudou.
Algumas cenas são pesadas, ok. As vezes você pensa no que faria caso estivesse no lugar da Julianne Moore ou do marido dela. Nas pessoas que você mataria, e como mataria.
Essa é a vontade do Saramago, mostrar que somos todos animais, não-sociáveis nem civilizados, apenas amarrados pelos poderes constituídos e pela opinião alheia.
O que você faria se ninguém olhasse, se ninguém pudesse puni-lo? Você será rei? Deus?
A passividade da personagem de Juliane Moore é uma alusão à passividade dos "esclarecidos". Vou explicar, essa é minha interpretação: A cegueira retrata no filme a própria ignorância da realidade. A ignorância é transmissível e altamente contagiosa. Nela vemos o pior das pessoas. Juliane tinha consigo a iluminação, a luz entrava em seus olhos e lhe dava informações sobre a realidade (interpreto aqui como a ciência, visto que Saramago era ateu convicto e amante da ciência moderna). No início ela não sabe o que fazer com esse seu "poder", sendo guiada apenas pela sua moral com o outro. A moral acaba tornando a própria condição de enxergar uma responsabilidade terrível. Tomada pelo altruísmo no meio do egoísmo oriundo do caos, ela ainda não sabe que este poder está além da sua realidade imediata.
Os filmes não têm o único e imperturbável objetivo de imitar a realidade, sabiam? Por isso o cinema é chamado de arte, não vêem?!
O filme é muito bom, infelizmente recebe muita crítica pois poucas pessoas percebem que ele não segue o padrão de um filme de drama; ele é um ENSAIO.
Ou seja, é o que aconteceria se aquela situação fosse real. É uma hipótese, uma possibilidade. O filme não se motiva em mostrar as causas quimicas e/ou uma explicativa logica do porquê aconteceu,
Esse filme não é p/ qualquer um. Quem conhece os livros de Saramago sabe que ele é metafórico e usa o simbolismo pra passar suas mensagens. A adaptação assim como o livro não se preocupa em dizer de onde vem a doença nem como é curada e sim em mostrar o comportamento humano, destrinchando isso em cada situação dos personagens, passando pela adaptação, medo, fúria, alegria, enfim.
Adorei o filme e indico para quem gosta daqueles filmes que mostram bastante sobre o ser humano e sobre o que ele é capaz de fazer em situações extremas.
Vamos cuidar do cérebro também, meus caros, porque o coração não é o único que mata não, viu.
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
--- José Saramago
As respostas do filme estão todas aí nessa frase. Curiosamente peguei esse livro hoje pra revisitar, será um sinal?
A trilha sonora foi feita pelo extinto grupo instrumental mineiro UAKTI.
Os instrumentos eram artesanais e produzidos pelos próprios integrantes.
Eu me lembro que quando fui ver o filme, havia lido o livro há pouco tempo. Então, fui assistir já meio que sabendo o que iria encontrar.
Meu namorado à época teve que sair da sala na hora do 3stupr0 das mulheres, porque começou a chorar copiosamente.
Definitivamente marcante.
Esse filme é um soco no estômago, assim como o livro. Daria pra rolar uma adaptação em forma de minissérie, explorando mais os personagens.
Com certeza
Tiago eu assisti na época , e vou te falar: NUNCA MAIS EU ASSISTO! O filme é bom, mas chega a assustar vc imaginar que o ser humano pode ser capaz de fazer essas coisas. A cena da " troca" das mulheres por comida é mt pesada 😢
No livro eu demorei muitos meses pra continuar dessa parte, eles fizeram um trabalho muito bom, mas no livro é viceral!
Me sentir do mesmo jeito quando assistir na época, quero distância desse filme 😅
Em "Ensaio sobre a Lucidez" o Saramago retoma esses personagens, para quem quiser saber o que ocorre na sequência.
Valeu.
Sobre o que é esse outro livro? Uma visão mais otimista sobre a coisa toda?
@@JoseLuis-in3li Visão otimista em Saramago? Esquece....Kkkkkk... Mas o princípio é, para mim , bastante otimista: lucidez em Saramago é um dia de votação em que ninguém sai de casa para votar. Ele era comunista mas aqui foi anarquista. Vale a pena ler o livro, mas não espere que ele facilita.
@@sidneimigueldossantossidne9426 esse livro é péssimo, infelizmente.
O final que ele da a esses personagens... Era melhor ter deixado no primeiro.
@@matheus-mh9ne é mesmo?
Eu nunca assisti o filme mas o livro me deixou num estado de ansiedade fora do comum (li durante o auge da pandemia). Eu ficava pensando: não é possível que fariam isso numa situação dessa. Mas aí eu ligava a tv e as pessoas fazem isso mesmo em pandemia. É animalesco.
Durante a pandemia de Covid, só de ver gente comprando todo álcool do supermercado só pra garantir o seu e o resto que se dane, só de ver esvaziando prateleiras de alimentos básicos também, só de ver gente sufocando dos pulmões e socando o outro pra entrar numa vaga de hospital, nunca pensei mesmo que sairíamos melhores disso. Me vinha séries apocalípticas como TWD na cabeça. Ensaio Sobre a Cegueira tem muitas filosofias, mas de certa forma, mostra a natureza humana ególatra em momentos de caos e sobrevivência.
Adoro esse filme e tô adorando essas críticas patrocinadas
Na faculdade, eu li O Leviatã, de um filósofo inglês chamado Thomas Hobbes. Nesse livro, ele apresenta toda uma argumentação sobre como seria a humanidade se ela fosse deixada naquilo que ele chamou Estado de Natureza. Daí, eu assisti a esse filme e pensei "ah, então é assim que se adapta um livro de filosofia para o cinema!".
Se me permitem um comentário ligeiramente desconectado do tema do vídeo, deve ser muito interessante tomar umas cervejas com o Tiago.
Estou gostando muito dessa 11ª temporada do canal e de te ver sem tantos problemas que te afetaram no passado. Continue forte.
Forte abraço,
Me espanta um cara com tanta bagagem ter uma opinião tão simplória sobre o fim do filme, exigindo respostas fáceis e explicações didáticas
"Tudo fica melhor com um cachorro" ♥
Ele: I will never forget your voice
Ela: and I will never forget your face.
Ultimamente vc está fazendo crítica somente dos melhores filmes da minha vida!
Filmaço.
Interessante como o hospital vai virando uma prisão.
A estória é muito impactante e realmente se a sociedade entrasse em colapso, as pessoas iriam se corromper exatamente como no filme.
O filme é muito bom, mas o livro é uma obra-prima. Recomendo.
Filmaço!
Assisti no cinema. Me lembro da reação (ou falta delas) do público.
Pra mim, a melhor cena não está no filme, mas do Saramago chorando ao final quando assistiu junto como Meirelles. Vale mais que um Oscar!
Ganhou um Oscar?
@@JoseLuis-in3li não. Disse que a recepção do Saramago vale mais que um.
@@rodrigodecarvalhosoares1003 Eu me lembro disso! Realmente emocionante!
Eu me lembro desta cena, mas como particularmente não gostei do filme, interpretei que o Saramago chorou de tristeza, rsrsrs.
@@montandonap Quando a apresentação acaba, Saramago diz que está se sentindo como ao final de escrever.
Pelo seu pensamento, ele então não gostou do livro, é isso?
Cuidado ao mensurar as coisas com sua régua.
Esse é um dos poucos filmes bons, mas que me causaram tamanho incômodo, que eu jurei ao sair da sessão que não iria assistir de novo.
Mas aí vem essa crítica e me faz querer mudar de opinião.
O uso de "I Just Called to Say I Love You" nesse filme é emblemática: é cômica, porque te faz pensar no seu intérprete original, que é cego; mas é depressiva, dado o contexto em que ela é utilizada.
O Meirelles sabe gravar incomodos.
Ele dirigiu o meu filme preferido embora esse filme não seja uma obra prima igual pra mim, é igualmente forte saudades disso.
"tudo fica melhor com um cachorro" já vale no like no vídeo ❤🐶
Com certeza 💚🐶
Juliane Moore é uma das maiores atrizes de Hollywood. Eu adoro as escolhas de papel dela.
Aquela sequencia que vc falou me traumatizou tanto, que ate hj eu jamais conseguiria revê-lo. Abtacps , tiago!
"No ponto de vista daqueles que não podem enxergar", essa frase ficou sensacional.
"Tudo fica melhor com um cachorro"
É fato.
E também com um gato
gosto dos vídeos com críticas patrocinadas, acho que sai do óbvio (falar do que todo mundo está falando, por exemplo) e geralmente são filmes que nem sempre lembramos, mas que certamente são marcantes.
adorei a edição desse!
a dança das mãos (ou melhor, braços!) é ótima.
Faz uma resenha do filme um plano simples, filme de 1998 dirigido por sam Raimi e com bill paxton e billy boa torn no elenco, ótimo trilher atmosférico na neve, filme pouco conhecido pelo grande público, mas que merece uma revisitada !
imagina um "o evangelho segundo jesus cristo" por darrem aronofsky
Gosto muito desse filme e desejava uma crítica sua a muito tempo, obrigado a vc Tiago e ao camarada que solicitou, valeu.
Gente, nunca assisti esse filme e achei a história interessantíssima e fiquei com vontade de ver. Porém, preciso que alguém por aqui me avise se esse filme for gatilho, aquele tipo de filme que é só soco na alma e vc fica se sentindo mal por dias pq se for eu não vou ver. Não tenho saúde pra ver esse tipo de coisa então se alguém aí pelos comentários puder me avisar…Será de grande ajuda!
E um filme pesado sim. A cena com mulheres e pior, nojenta. O Personagem do Gabriel odioso.
em terra de cego quem tem olha é rei.
menos nesse filme!
Foi exatamente o que eu pensei
Obrigado por não falar apenas de filmes recém lançados! ❤
Tinha um tempo que eu não via vídeos do canal
Trabalho em um navio e acesso a internet é difícil.
Passando pra dizer que a qualidade de vídeo e áudio tão excelentes!
🎉❤
Li o livro nesse ano . Sensacional. O de tampao no olho é inesquecível: " o veio da venda preta."
Muito bom ouvir alguém falar desse filme. Achei maravilhoso qundo vi, mas a crítica na época não deu o devido valor.
É mesmo? Uma pena uma obra poderosa dessas sendo menosprezada pelos críticos!
O livro é infinitamente melhor que o filme kk
É tão bem escrito e descrito que você se sente realmente cego e sendo apenas enxergado pela personagem principal.
Eu acho que pouco importa a razão, querer ficar buscando respostas para a cegueira (ou a falta dela na mulher do médico) é bobo. Justamente essas lacunas que contribuem para uma história tão interessante. Não importa os nomes, não importa o lugar em que estão, não importa a época, nem a causa… a interação humana em uma “distopia” com tanta profundidade, tantas camadas e com uma avalanche de reflexões que é o êxito dessa história.
Adorei o livro. Nunca li um livro tão grande e profundo em tão pouco tempo. Vou assistir o filme agora. Obrigada pelas observações!
Nossa como eu amo esse filme, muito obrigado pela crítica 🤩
Para o mim o filme só faltou uma coisa, explicar de onde veio a cegueira e como passou. O final realmente achei bem fraco.
Mas nem o livro explica
Uma espécie de continuação do "Ensaio sobre a Cegueira" é o "Ensaio sobre a Lucidez". Se não me engano, alguns personagens do "Cegueira" voltam no último capítulo de "Lucidez".
Eu li o livro, e foi uma das minhas leituras favoritas até então. Quero assistir o filme.
Terminei o livro tem 10 dias, ainda estou digerindo tudo pra assistir ao filme. Ansioso.
Eu já amava o livro quando assisti o filme, então, ao contrário do Tiago, eu gosto muito mais do livro que do filme. Achei também que faltou aprofundar mais nos personagens.
Então o filme não dá muitas respostas porque o livro que é o material base não te dá essas respostas, quando eu leio Saramago entendo que a proposta dele quando faz o seu "ensaio" é pegar uma ideia como a de uma subita epidemia de cegueira e ir desdobrando as suas consequências mas não necessariamente dar uma solução pra ideia original. É um exercício de imaginação que ele abre pro leitor também
Assisti à peça, li o livro, assisti ao filme respectivamente. A peça foi a melhor experiência (100% interativa), o filme foi o que menos gostei dos três.
Excelente material base, o filme ainda não conferi! Aposto meus dois centavos na qualidade do vídeo, por isso já deixei o like!
Ai esse filme é muito injustiçado, não entendi pq foi massacrado pela crítica gringa. Só pode ser xenofobia, sei lá. Dito isso, além de ser ótimo filme é uma excelente adaptação
Adorando as críticas dos filmes que não são lançamentos!💜
Fala sobre o filme The Discovery, um dos primeiros que vi na netflix a mts anos e sempre gostei dele
O filme é uma adaptação do livro ensaio sobre a cegueira do escritor português José Saramago
Saramago criou obras geniais, apesar de politicamente ter tido ideias indefensáveis. Uma prova de que mesmo pessoas inteligentes caem em ilusões e narrativas.
Também pra mim é uma prova de que podemos ser tolerantes a ideias diferentes, e separar o autor da obra.
Eita, alguém patrocina Tudo que vc queria saber sobre sexo mas, tinha medo de perguntar
Um dos meus favs da vida. Vi uma vez só e já fiquei impactada o bastante.
"prefiro sofrer durante duas horas a sofrer durante cinco dias" boa reflexao rsrsr
otimo video!
Odeio emprestar livros kkkkk
Ninguém vai comentar sobre a edição do vídeo desfocada pra simular perda de visão? Bom toque, editor!
Quando é que alguem vai fazer a boa e pagar por uma critica do: O senhor dos Anéis - O retorno do Rei
sério q depois de tantos anos de crítico o thiago não entendeu o pq o filme ser assim, sem explicações, não entendeu a proposta, a mensagem? eu me recuso a acreditar q alguem inteligente como ele realmente venha com " o filme não dá nada e eu me irrito com isso"...
Não disse que não entendi, disse que não gostei.
O melhor filme que não tive coragem de rever.
Realmente pesado!
Lembro que assisti essa filme na aula de português, na escola. Foi uma pedrada, a primeira vez que me senti mal assistindo a um filme. A professora só pulou a cena do *******
Quem que passa um filme um filme como esse pra crianças/adolescentes verem na escola??????
@@pollyanaketchlen6578 pois é, foi uma escolha peculiar da professora, rs, eu acho que tinha 16 ou 17 anos na época, foi muito difícil de assistir, nunca mais esqueci.
Seria massa d+ uma crítica do Tiago sobre o filme o curioso caso de benjamin Button
Eu confesso que odiei esse filme porque a bem da verdade é que EU não havia entendido por*a nenhuma.
Mas juro que que depois de assistir sua crítica me deu uma vontade REAL de revisita-lo!!! Obrigado por isso!
Adorei a crítica ! Realmente não tem respostas mas o próprio livro é assim..essa leitura traz mesmo esse desconforto.
O livro é perfeito! Que mente maravilhosa Saramago ❤
Que maravilhoso... Esse filme me marcou de uma maneira incrível!!! ❤
Eu estava assistindo de boa, mas não aguentei ver aquela mulher passiva e não tomar aquela arma do cara marrento.
Era tanta coisa que ela podia fazer que ... Só pela alegoria mesmo.
Eu era bem nova quando assisti esses filme, achei bem impactante na época. Tenho até medo de assistir novamente pq ele me fez ter nojo e raiva em proporções imensas
o filme te dá tudo! permita-me descordar....
Tiago, você disse que o filme não nos dá nada. Acho que você não fez a ligação entre o nome, do livro, e que nos foi apresentado. E literalmente um Ensaio Sobre a Cegueira. Me lembra o "experimento de aprisionamento de Stanford". Ao final o experimento acaba e cada um vai pro seu canto.
Aqui eu vejo dessa forma, um experimento com fim definido.
As coisas acontecem muito rápido no filme, não Consegui ver o filme até à metade. Uma série ou mini série daria para fazer uma adaptação mais soco no saco, tal como no livro. Um dia volto para ver até ao fim.
O livro tem continuação: Ensaio Sobre a Lucidez.
Só queria poder ver de novo. Não acho em lugar algum. Você poderia ajudar? Amei seu vídeo 🥰
Tentando adivinhar a nota do Tiago antes da crítica acabar: 8,0
Não consegui ver esse filme até o fim. Parei na parte onde Gael Garcia fala pra trocar as mulheres por comida. Foi demais pra mim. Me julguem. Parabéns pelo vídeo e pelo canal.
Queria tanto ver análise do abraham lincoln caçador de vampiros
Ainda não li
Mas ouvi falar que o livro tem um final melhor
Essas críticas patrocinadas são a salvação da lavoura (pelo menos do ponto de vista dos seguidores do canal). Não tenho o mesmo ânimo pra ver os vídeos sobre os filmes que estão em cartaz.
Pessoal, onde posso assistir esse filme? Já procurei em todo canto e não acho. Alguém pode me ajudar por favor?
onde eu assisto??????
"Muito pesado"
É justamente o que me fez nunca mais assistir a este filme... É ótimo, eu adorei, mas não tenho estômago para repetir.
Tiago faz uma critica de "Clue (1985)
Obrigado Luciano vc é um amigo
Ótima análise!
lembro que na época que vi gostei do filme, achei bem fiel ao livro, que é muito bom. Realmente não entendo porque ele é tão mal avaliado pela crítica em geral.
Interessante. Não gostei do filme pq não trouxe o aprofundamento e a intensidade que o livro me proporcionou. Aliás, continua sendo uns dos melhores livros que li.
Faz tempo que vi, mas pra mim 1ue que ela termina cega
Não é para dar nada no fim querido. A ideia é fazer você SENTIR a situação.
Tá bom querido.
@@tiagobelotti E em nenhum momento achei que seus questionamentos são por nada, mas é que o filme realmente, desde de o início, não quer mesmo explicar ou expandir a doença. Acho isso fantástico na obra porque ela entrega o que promete desde de o início, sem se sabotar.
Eu gostei do filme. Ele é uma boa adaptação da obra do Saramago, gosto bastante do livro também. Nota 7
Assisti esse filme uns vez, não gostei, achei um filme esquecível, tanto que a única coisa que eu lembro desse filme é as pessoas voltando a enxergar e personagen da Julianne Moore ficando cega no final
Critica inesperada, gostei... Um dos primeiros filmes mais "diferentes" que eu vi na vida. Ninguém que assistiu comigo gostou, mas eu gostei rsrs
Senti vontade de rever.
No final ela fica cega ...isso mostra
Pena que não acho esse filme nos streamings
Desculpa minha ignorância, mas qual a diferença entre montagem e edição?
Pesado, cru, cruel, real e eu adoro! 👏🏻👏🏻👏🏻