O milagre da China

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • Curso EAD Online o milagre da China 3.0 - No curso vamos percorrer a história da China dos últimos 50 anos. tentaremos mostrar uma visão ampla, baseada em profunda base histórica mediada por insights sobre a dinâmica do processo recente de desenvolvimento do país. Passaremos pelas minúcias que envolvem grandes e acertadas decisões políticas que transformaram a China no maior case de desenvolvimento econômico da história humana. Sem ideologismos, mas também sem nos furtar a debater as grandes polêmicas que cercam essa incrivel experiência! As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por quem não é economista. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante. As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na platraforma por prazo ilimitado. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. A inscrição no curso inclui consultoria Online por Chat e e-mail para discussões, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas aos temas do Curso.
    www.paulogala....

Комментарии • 81

  • @eduzanete
    @eduzanete 3 года назад +24

    Cada vez que ouço esses dois meninos admiro mais a China.

  • @gilbertomaxi6757
    @gilbertomaxi6757 3 года назад +12

    Ótimos economistas, patriotas de verdade

  • @guilhermedealmeidafernande7778
    @guilhermedealmeidafernande7778 3 года назад +32

    Espero que vcs no futuro tenham oportunidade de aplicar no Brasil todo esse conhecimento acumulado para alavancar o nosso desenvolvimento, que vem sendo travado por esses neoliberais toscos.

    • @satoshi4021
      @satoshi4021 3 года назад

      O Brasil nunca teve neoliberalismo como política econômica ou modus operandi no desenvolvimento, nunca nem chegou perto

    • @shinobilariat2287
      @shinobilariat2287 3 года назад +1

      @@satoshi4021 se você acha isso, você é um ignorante. tivemos períodos liberais tanto no seculo 20 como agora na nova republica

    • @satoshi4021
      @satoshi4021 3 года назад

      @@shinobilariat2287 Claro, liberalismo da 25 de março. Collor que era o expoente do neoliberalismo nos anos 90 só fez cagada, e políticas nada liberais. Ex: confisco de poupanças. Outros períodos, continuaram com Estado forte como sempre. Liberalismo que se tem em nações desenvolvidas (mesmo com intervenção, lógico), aqui no Brasil não existe e nunca exisitiu

    • @brunoquentao
      @brunoquentao Год назад

      @@satoshi4021 sim,Brasil sempre teve comunismo

    • @GuilhermeCosta-yd5rj
      @GuilhermeCosta-yd5rj Год назад

      ​@@brunoquentao tá de sacanagem né?

  • @vitoramorim9641
    @vitoramorim9641 3 года назад +7

    Duas feras! Vocês enriquecem muito o debate econômico no país. Obrigado por mais uma aula.

  • @igordemetriusalencar5861
    @igordemetriusalencar5861 3 года назад +14

    Excelente aula como sempre.

  • @alexandregrimmer3062
    @alexandregrimmer3062 3 года назад +3

    Único banco brasileiro com Agência na China, nosso maior parceiro comercial, o BB vai fechar sua dependência naquele País
    O Banco do Brasil fez o caminho inverso dos grandes bancos internacionais.
    Os grandes bancos iniciaram sua expansão para o exterior, para acompanhar as empresas de seus respectivos países, quando essas iniciaram seu processo de internacionalização.
    O BB expandiu-se para o exterior, na década de 70, como parte do esforço deliberado do Governo Militar em promover o Comércio Exterior, em especial, as exportações de produtos industriais.
    A esse esforço exportador, juntava-se, também, um grande apoio a ciência e a tecnologia, para adicionar valor aos produtos nacionais.
    Durante o Governo Militar foram criados o Fundo Nacional de Desenvolvimento Tecnológico-FNDCT (1969), a Financiadora de Estudos e Projetos-FINEP (1967), o Instituto de Engenharia Nuclear-IEN (1965), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1971), o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobrás-CEPEL (1974), a EMBRAER (1969), a EMBRAPA (1973), a Telebras (1972), a Cobra Computadores (1974), a Nuclep (1975), a Nuclebras (1974), a Portobras (1975), a Siderbras (1974), Helibras (1978), a Petroquisa (1968), a PETROFERTIL (1973), BR Distribuidora (1973), a Interbras (1974) entre outros.
    A partir da década de 90, quando as empresas brasileiras iniciaram sua expansão para o exterior, o BB começou a reduzir suas agências internacionais, com o argumento duvidoso de “Redução de Custos”.
    Em 1998, o BB fechou sua agência na China, justamente, quando várias empresas brasileiras estavam dirigindo seus investimentos para aquele País.
    Isso prejudicou, sobremaneira, o desempenho de algumas grandes empreiteiras brasileiras, que ganharam a concorrência para construir parte da Hidroelétrica Três Gargantas, na China, nos quesitos custo e capacidade técnica.
    Contudo, sem um banco nacional para apoiá-las em seu “Project Finance”, as empreiteiras brasileiras foram desclassificadas.
    Em 2008, por pressão do Setor Exportador brasileiro, a Agência do BB na China foi reaberta.
    Segundo reportagem do Jornal CORREIO BRASILIENSE, de 13/02/2021, “Banco do Brasil vai rever rede de agências no exterior”, a nova reestruturação da rede externa do BB, promovida pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes e pelo Presidente do Banco, André Brandao, o BB, único banco brasileiro com presença na China, deverá fechar, novamente, sua Agência naquele País, com o mesmo argumento duvidoso de “Redução de Custos”.
    O BB chegou a ter mais de 80 dependências no exterior, como parte do esforço exportador do País, durante a gestão dos Presidentes Medice, Geisel e Figueiredo.
    Naquela oportunidade, havia uma coordenação entre as políticas fiscal, monetária e cambial, para apoiar o Comércio Exterior.
    Hoje, como não há uma política de comércio exterior coordenada pelo Governo, a rede externa do BB vai perdendo sua significância para o País (hoje, são, apenas, 23 agências internacionais).
    Desde 1953, o BB centralizava o Comércio Exterior do País através da CACEX e, desde 1972, também através da Trading Company Companhia Brasileira de Entrepostos e Comércio - COBEC.
    A Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil S.A - CACEX foi uma agência do Governo Federal, responsável por executar a política de comércio exterior do país. Inserida no âmbito do Banco do Brasil, foi criada em 1953 para substituir a Carteira de Exportação e Importação do Banco do Brasil. Entre suas principais funções estavam o licenciamento de exportações e importações, o financiamento do comércio exterior brasileiro e a construção das estatísticas oficiais sobre exportações e importações. Embora nunca tenha sido extinta, suas atribuições foram outorgadas a outros órgãos a partir da década de 1990. (Wikipédia - 14/02/2021)
    A COBEC foi uma sociedade anônima, constituída em 1972, cujo Capital Social foi formado por um pool de bancos, liderados pelo Banco do Brasil.
    Utilizando as Agências do Banco do Brasil, no exterior, como escritórios comerciais, a COBEC expandiu-se, rapidamente, sem incorrer em grandes custos, transformando-se na maior Trading Company nacional a partir de 1976.
    A nova Trading do Banco do Brasil, a COBEC, cabia a promoção comercial das exportações brasileiras, pela participação em feiras e exposições nacionais e internacionais para exibir os produtos do País, inclusive os agrícolas, para os quais se destacavam as operações de “hedge” na Bolsa de Mercadorias de Chicago.
    Em 1991, a Ministra da Economia do Presidente eleito, Fernando Collor de Mello, Zélia Cardoso de Mello, extinguiu a CACEX e a COBEC, com o argumento de que o comércio exterior deveria ser desregulamentado e o Estado deveria retirar-se dessa atividade.
    Curiosamente, países muito mais desenvolvidos como EUA, Japão, Alemanha, Coreia do Sul e China possuem um “Eximbank”, um banco voltado ao apoio e a expansão do Comércio Exterior, como era a CACEX.
    “Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) relativos ao ano de 2016, mostram que naquele ano o Brasil teve uma participação de 1,16% nas exportações mundiais, atrás de países como a Coreia do Sul (3,10%), México (2,34%), Rússia ( 1,77%). No ranking da OMC, o Brasil apareceu à frente da África do Sul (0,47%) e da Argentina (036%).
    O ranking foi liderado pela China, responsável por 13,15% de todas as exportações globais, seguida pelos Estados Unidos, com uma fatia de 9,12% dos embarques realizados em todo o planeta. Os dados da OMC foram compilados pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
    Alguns dados constantes do relatório da OMC chamam a atenção. Um deles: em 1980, a China respondia por apenas 0,88% das exportações mundiais, percentual inferior àquele registrado pelo Brasil, da ordem de 0,99%. A partir do início dos anos 2000, a China passou a dar saltos expressivos e aumentou substancialmente suas exportações até chegar ao nível máximo em 2015, quando respondeu por 13,80% de todo o volume exportado mundialmente.”
    (CAMEX - 2018)
    Os dados do relatório da OMC comprovam, que para além da desindustrialização e da primarizacao da pauta de exportações brasileiras, a Política Econômica Neoliberal, inaugurada na gestão do Presidente Fernando Collor de Mello, não obteve êxito, relegando o Brasil a uma posição irrelevante no Comércio Exterior.

  • @christiancarbone5747
    @christiancarbone5747 3 года назад +6

    Excelente live...já assisti várias deles e também no conexão Xangai...mas sempre aprendo algo novo

  • @miguelbrandt3189
    @miguelbrandt3189 3 года назад +5

    O Milagre da China é um ótimo curso. Recomendo. Parabéns!

    •  3 года назад +1

      Miguel Brandt obrigado! Se importaria de escrever em nossa página de avaliação? m.facebook.com/paulogala.com.br/reviews/?ref=bookmarks&mt_nav=0

    • @miguelbrandt3189
      @miguelbrandt3189 3 года назад +2

      @ não utilizo mais o face. Mas estou divulgando pra todos os meus bons contatos no whatsapp e compartilhando no RUclips. Forte abraço.

  • @sandraamaral4417
    @sandraamaral4417 3 года назад +5

    O saber não ocupa espaço, se funde com os pré existentes gerando uma infinidade de novos pensamentos. Muito bom saber tudo sobre a China e os demais países asiáticos. Com base sólida podemos melhor debater com aqueles que ignoram essa cultura milenar que muito nos tem a ensinar. Grata, muitíssimo grata aos dois, Elias e Paulo. Me aguardem no próximo curso 😉

  • @guilhermedealmeidafernande7778
    @guilhermedealmeidafernande7778 3 года назад +6

    Muito boa a live. Parabéns venho acompanhando os seus debates e estou gostando muito.

  • @josecarlosgiraldez6
    @josecarlosgiraldez6 3 года назад +5

    Sempre uma excelente aula.

  • @wallnog
    @wallnog 3 года назад +2

    Excelente, Paulo e Jabbour.

  • @josesottomayor1160
    @josesottomayor1160 3 года назад +2

    De Portugal, juntinho ao Tejo e das Nereides, um grande abraço, deste lado, para os dois, que me ensinam muito.
    Abraços

  • @telmabrito5729
    @telmabrito5729 3 года назад +2

    Excelente. Reenviando para dar visibilidade. É fundamental que a discussão entre progressistas e/ou esquerda com relação às propostas nacional-desenvolvimentas sejam disseminadas.

  • @paulomartins3959
    @paulomartins3959 3 года назад +3

    Aprendendo muito por aqui.

  • @pedroigor3131
    @pedroigor3131 Год назад

    Ótima conversa e esses dois são fantásticos

  • @rubensjoseperacoelho9572
    @rubensjoseperacoelho9572 3 года назад +2

    Sempre muito bom ouvir vocês.

  • @josecidalino9003
    @josecidalino9003 Год назад

    É boa saber e divulgar.

  • @ladolcevita4574
    @ladolcevita4574 3 года назад +1

    Sensacional. Legal essas aulas abertas, espero pelas próximas....

  • @marlenegomes4111
    @marlenegomes4111 3 года назад +2

    Ótima aula.

  • @ademirrocha8938
    @ademirrocha8938 3 года назад

    Os melhores no assunto.

  • @marlenegomes4111
    @marlenegomes4111 3 года назад +2

    Parabéns pelo trabalho de vocês.

  • @clebersondepaula81
    @clebersondepaula81 3 года назад

    Que baita aula!

  • @MarceloHenrique-fx4ze
    @MarceloHenrique-fx4ze Год назад

    Sensacional!

  • @pabloguilhermerodrigues
    @pabloguilhermerodrigues 3 года назад +2

    Sempre entendi que a china oferecia mão de obra barata, mas utilizava a oportunidade de aprendizado para criar sua própria tecnologia.

    • @mcac-youtube
      @mcac-youtube 3 года назад

      É um fato, se abriram pra produção mundial e isso foi estratégico para modernizar a industris e aprender tecnologias.

  • @marciosoares427
    @marciosoares427 3 года назад +2

    Eu gostaria de saber quais os principais teóricos econômicos chineses?

  • @Debbiedoida
    @Debbiedoida 3 года назад +2

    Professores, por mais distante de se concretizar por aqui (se não impossível😫) que seus estudos e constatações sejam, dá uma reavivada na alma.👌🏻 Obrigada. Professor Elias Ministro da Economia já 💪🏻🤘🏻 Ah... Vocês poderiam abordar também a questão das contradições sociais ainda presentes por lá? Qual o tamanho desse fosso? Por mais que eu adore as aulas de vcs sobre estratégias de desenvolvimento de uma nação, tenho os dois pés atrás com a qualidade de vida do cidadão chinês de média e baixa renda. Eles vivem mal como aqui? Ou pior? Vlwzão.

  • @ricibatera
    @ricibatera 3 года назад

    Baita aula.

  • @waniamariaribeiro6762
    @waniamariaribeiro6762 3 года назад +2

    Boa noite.

  • @Kratos-jz9oj
    @Kratos-jz9oj 3 года назад +2

    Putz ,achei que era amanhã... Perdi ao vivo 😅😅 . Vou ESCUTAR

  • @Felipe20punk
    @Felipe20punk 3 года назад

    Isso mesmo, Paulo
    Esse trabalho de vcs é divulgação de conhecimento científico, e de altissimo nível

  • @beneramos1966
    @beneramos1966 3 года назад

    Obrigado por compartilhar conhecimento. Às aulas são excelentes!

  • @regina74027
    @regina74027 3 года назад

    Sempre muito bom

  • @julianamendes4992
    @julianamendes4992 3 года назад

    Eu quero!

  • @Lafaiete190139
    @Lafaiete190139 3 года назад +1

    Falta literatura, livro, sobre o Vietnam! Um livro deixa registrado! Às mãos!

  • @armandoleal5077
    @armandoleal5077 3 года назад +1

    Tenho curiosidade em saber sobre o sistema financeiro chinês e se houve/existe instituições semelhantes ao BNDES. Isto é, quem financiou o processo de desenvolvimento chinês ?

  • @ieldaannelieseribeiro2345
    @ieldaannelieseribeiro2345 3 года назад

    Que aula boa e produtiva .

  • @tadeubraga4000
    @tadeubraga4000 3 года назад

    Agora tô pegado com um MBA, mas pretendo fazer esse curso sobre a China (sem falar no curso de Coreia e Argentina!)

  • @diegosantosmoto
    @diegosantosmoto 3 года назад +3

    Elias tem canal no RUclips tbm? Não achei. Se alguém souber, comenta aí. Valeu

  • @PITU-f7f
    @PITU-f7f 3 года назад

    a parte que o Elias fala da construção de estrada como acho para inclusão social e financeira dos pobres e bem interessante . Como morador da baixada fluminense vejo como a precariedade de transporte INCLUSIVE intra regional nos deixa mais pobre

  • @tiagojose1626
    @tiagojose1626 Год назад

    Boa noite. Como faço para me inscrever neste Curso? Ou ele já ocorreu? Obrigado.

  • @orlindomachengo6556
    @orlindomachengo6556 3 года назад +2

    Caiu lá o Espirito Santo e desenvolveu a China kkkkkkk

  • @PITU-f7f
    @PITU-f7f 3 года назад

    os caminhões elétricos no RJ são da Comlurb?

  • @cactus1lopes
    @cactus1lopes 3 года назад +1

    Pergunto: A " China vai comprar centenas de ativos brasileiros, e grandes latifúndios ?

  • @PatrackaAff
    @PatrackaAff 3 года назад +2

    Poderia mudar o nome de Conexão Xangai para China Boys, uma sátira para os Chicago Boys

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад

    Up

  • @eduardoserrao7372
    @eduardoserrao7372 3 года назад

    E quais são as fragilidades da China? Tanto incenso parece suspeito.

  • @funkysagancat3295
    @funkysagancat3295 3 года назад

    41:11 se alguém puder me passar esse dado com a fonte eu ficaria muito feliz, eu to com dificuldade de achar

  • @HAGARCIA
    @HAGARCIA 3 года назад

    Li "China depois da Coca-Cola", acho que era do Henfil/Pasquim.

  • @robertcartistakkjhgss8257
    @robertcartistakkjhgss8257 3 года назад

    Como a China pode elevar o PIB per capita ?

    • @josueramos6449
      @josueramos6449 2 года назад

      Como pode não,como elevou de 400 dólares em 1980 pra 8400 em 2020.

  • @Eduardo_Gabriel1985
    @Eduardo_Gabriel1985 Год назад

    Mas afinal na China há respeito aos direitos humanos? Esse Jabbour só tergiversou e não disse nada sobre essa questão fundamental.

  • @MarcoAntonio-gh8re
    @MarcoAntonio-gh8re 3 года назад

    Elias ..."faz uma regressão", pois acho que vc foi uma chinês em vossa passadas. Rsss

  • @cleversondias9920
    @cleversondias9920 3 года назад

    9:35 Quando o próprio mercado pressiona pelo fim do trabalho "escravo".
    ruclips.net/video/NfTEQkk9w5k/видео.html

  • @ericomassoli1
    @ericomassoli1 3 года назад

    É possível falar em imperialismo chinês ou a crescente presença chinesa na América Latina fortalece a agenda da integração contra-hegemônica? Qual o papel do BRICS na agenda da integração latino-americana?

  • @zecarlosaquino2767
    @zecarlosaquino2767 3 года назад +1

    só falta a liberdade civil

    • @mauriciooliveiranogueira3865
      @mauriciooliveiranogueira3865 3 года назад +1

      Liberdade nós temos mais cadê o desenvolvimento e crescimento renda pleno emprego políticas sociais .

    • @zecarlosaquino2767
      @zecarlosaquino2767 3 года назад

      @@mauriciooliveiranogueira3865 liberdade é um conceito relativo , dependendo do angulo , que se ve, liberdade economica não temos

    • @josueramos6449
      @josueramos6449 2 года назад

      @@zecarlosaquino2767 Vc não pode ter seu negócio no Brasil? Kkkkk acho q não, pq temos 18 milhões de empresas no Brasil.

  • @ronmynel
    @ronmynel 3 года назад

    E muito triste assistir esse video ,,uma visão muito ingênua , dos comentarista sobre China ,.
    Na década de 80 grande nação. locomotiva dos tigres do mundo chamava BRASIL , depois vinha coreia do sul , china (formosa) depois Cingapura mexico e Malásia,, e Hong Kong o pais mais capitalista do mundo, muito mais que os EUA ,era um caso a parte ISSO NO no começo da década , de 80 ,,
    O Brasil NESSA EPOCA ERA 1,5 VEZES PIB maior que o da china , EM 1978 Deng chio pin .um grande lider OLHANDO A pujança dos Japão Cingapura coreia , deu uma reviravolta no sistema , uma grande revolução ..abrindo para o capital para ocidente , com ajuda do presidente americano JAIMECARTER ,um presidente ant -latino . já em 1986 a china começou a exportar tudo que era em quinquilharia , so em lingerie faturou 4 bilhões de dólares , mais que o brasil com seu café .. GRAÇAS A DOIS PAISES , que levantaram esse gigante que é hoje HONG KONG E CHINA FORMOSA .
    Ea china teve muita sorte na década de 90 entra a Geração de maquina operatrizes digitais , TALVEZ a maior revolução industrial dos ultimo 100 anos ,,só quem é do ramo pode entender , o que é isso . ,,só para ter uma base , uma fabrica de médio porte precisa de mais 100 a 150 profissionais com qualificação e experiência diferente , mas com maquinas digitais foi reduzido para 2 profissão, mecatrônicos . e a China aproveitou essa Bença DIVINA , e com ajuda de governantes SOCIALISTA um ex: FHC ,,,TORNA MAIOR PARQUE INDUSTRAL DO MUNDO...