O QUE NÃO VALE A PENA PAGAR NUMA GUITARRA? | Lovatto e Alexandre Cesar | Starling Cast

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 сен 2023
  • UMA SUPER GUITARRA PAGANDO MUITO MENOS
    Contato para publicadade: mateusstarling@gmail.com
    Veja o espisódio completo: • RESPONDENDO TODAS AS P...
    ----------------------
    A maior escola virtual para guitarrista do Brasil: www.StarlingAcademyofmusic.co...
    ----------------------
    Sobre Lovatto: / lovattoluthier
    Hércules Lovatto, nascido no rio de janeiro, é músico, Luthier e guitartech ...em sua carreira como músico fez parte de algumas bandas de pop/rock como guitarrista na adolescência, mais tarde acompanhando alguns artistas como o grupo Tchakabum por 6 anos, cantor Leandro Lopes (direção musical e guitarra) entre outros.
    Paralelo ao trabalho de música com bandas, trabalhou em um estúdio como técnico de gravações, (Estúdio Pardal) onde começou sua primeira experiência com a luthieria, ao executar regulagens nos instrumentos dos clientes do estúdio (de forma intuitiva, já regulava seus próprios instrumentos na adolescência) até decidir montar sua primeira oficina em meados de 2010 e seguir carreira profissional na arte da luthieria, com serviços de pinturas em instrumentos, confecção e reparos em geral.
    Atualmente, trabalha na estrada como Roadie/guitartech e Luthier do cantor Lulu Santos, e paralelo na luthieria com grandes músicos e artistas renomados, como Kiko do Roupa Nova, Marisa Monte, Ana Carolina, Milton Nascimento, Vinny entre outros...
    Sobre Alexandre Cesar: / alexandre.cesar.luthier
    Alexandre Cesar Luthier, nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve seu primeiro contato com o violão em 1996 (um Di Giorgio N16) que por ironia do destino, empenou com pouco menos de 2 meses de uso, daí então, inicia-se o estudo musical por opção e a luthieria por necessidade.
    Entre 2002 e 2014 trabalhou em várias empresas exercendo atividades totalmente alheias à música (Aux de mecânico de bicicleta - Aux administrativo - Atendente/Supervisor de Call Center - Analista Operador de telefonia), porém a música e a luthieria o acompanhou durante todo esse trajeto, até que em 2014 houve a virada de chave, onde assume da profissão de Luthier.
    Nas redes, Alexandre tem um canal do RUclips com mais de 60K inscritos onde posta seus principais serviços e dá dicas sobre a profissão.
  • РазвлеченияРазвлечения

Комментарии • 75

  • @FelipeHamachi
    @FelipeHamachi 10 месяцев назад +39

    Bicho... Eu comprei uma seizi tele toda ferrada dum cara, dei um tapa, pintei, cap malagoli, tarrachas com trava... Gastei muito pouco pra guitarra que ela se tornou. Tá incrível

  • @nchavier
    @nchavier 10 месяцев назад +15

    "...a maioria das mais belas canções foram criadas com guitarras de 30 dolares..." (andré Christovam). O que faz uma guitarra voar, em boa parte, são os dedos de quem a toca! Não há segredo nisso!

  • @hidematsumoto7677
    @hidematsumoto7677 2 месяца назад +3

    A felicidade de uma guitarra é o resultado da junção entre GOSTO e DISPOSIÇÃO/CAPACIDADE financeira😁

  • @mauricio.bastos_
    @mauricio.bastos_ 21 день назад +1

    Essa história da árvore que queria ser uma cadeira é boa!

  • @amsterdatech
    @amsterdatech 10 месяцев назад +4

    Dando sorte com a confortabilidade e qualidade da construção , todo resto é customizável!

  • @pingblitz
    @pingblitz 10 месяцев назад +14

    Eu acho que realmente você consegue ótimos resultados com os instrumentos mais baratos de hoje, vide as chinesas em geral..!! Mas o “sabor” de possuir e tocar numa strato ou les paul legítimas e (ou) antigas é inspirador … Há muitos anos eu li um review do Michael Molenda testando uma Gibson LP Standart ,dizendo que parar de tocá-la era “dolorido”!! Eu me identifiquei com esse sentimento!! No final das contas deixamos de falar sobre economia e falamos sobre sensações,inspiração e magia…
    Afinal, um dia iremos embora, o dinheiro não vai junto..Se puder transformar parte dele em uma guitarra que te inspira e te faz bem!! Vá em frente IMO

    • @jaomusico9142
      @jaomusico9142 2 месяца назад

      Mano, falou tudo. 👏👏👏

  • @caveira8703
    @caveira8703 10 месяцев назад +7

    Dica minha. COMPRE UM BOM AMPLIFICADOR!
    Guitarra boa + amplificador ruim = som ruim.
    Guitarra meia boca + amplificador top = BOM SOM.
    Da para enganar 99% das pessoas que estarão ouvindo, tendo em vista que nem 1% da população faz idéias do que estamos falando.

    • @Maxitu94
      @Maxitu94 2 месяца назад +2

      Nem fala. Toco na igreja as vezes, tô com violão com LR Baggs, mas a caixa é uma bosta, fica mesmo som de um violão de 500 conto kkkk

  • @brunomiranda8358
    @brunomiranda8358 10 месяцев назад +8

    Ah sei la mano, temos que tomar cuidado com o luxo, nada justifica uma guitarra custar 70 mil. Tipo, eu tenho um violão barato que eu acho horrível o som dele. Mas coloca ele na mão do Stevie Ray Vaughan, certeza que o cara tiraria um som maravilhoso desse violão que eu acho péssimo de tocar.

  • @Justiceiro4441
    @Justiceiro4441 10 месяцев назад

    Maravilha essa aula!!

  • @stringsdrums7171
    @stringsdrums7171 10 месяцев назад +4

    é legal esse papo q vc vê claramente q os integrantes discordam do apresentador em alguns pontos e todo mundo consegue conversar civilizadamente. antigamente eu achava q a madeira influenciava quase zero mas hj eu penso q ela influência uns 10% a 20% por alguns motivos e filosofando sobre isso.

    • @felipemelo5305
      @felipemelo5305 16 дней назад

      cara eu ja vi varios teste científicos sobre essa questão da influencia, é realmente insignificante a influencia da madeira no timbre final, ouvido humano ja não perceberiam a real diferença. mas quanto a estabilidade eu acredito que se o car tem condiçoes paga um pouco a mais pra ter algo top. eu tenho uma guita de compensado e outra de uma madeira mais bem trabalhada, ambas com mesmos captadores (dimarzio super distortion) não da pra perceber a diferença entre elas na mix de gravação... então pra mim a diferença é a estabilidade.

  • @werleypulkerio8309
    @werleypulkerio8309 10 месяцев назад +3

    Todas minhas duvidas e ignorância foram resolvidas nesse podcast ,gratidão 🙌🎶

  • @IRob0t
    @IRob0t 10 месяцев назад +9

    Mateus, faz um bate papo sobre a escala em technical wood.

  • @werleypulkerio9179
    @werleypulkerio9179 4 месяца назад +1

    Que canal sensacional,viu?! Mateus sempre fantástico nas perguntas;perguntas cujo as respostas é um mar de conhecimento pra gente entender realmente da parte física da guitarra 🎸🎶🎶🎶

  • @rosembergfer
    @rosembergfer 10 месяцев назад +7

    Os preços dos instrumentos musicais estão surreal e estúpidos!
    Cinco mil reais ser considerado um valor irrisório, tá de brincadeira.
    Gastar cinco mil de mão de obra e mais cinco mil de madeira 🤦🏿‍♂️
    Tive um contrabaixo SX e a madeira nunca apresentou nenhum problema. É só colocar uma elétrica melhor e captadores.

    • @OrcEremita
      @OrcEremita 28 дней назад

      Um sx hj ta custando na faixa de 1500 a 2000. Um par de captadores Malagoli sai na faixa de 800 pau. Uma eletrica nova sai na faixa de 800 a 1000 reais... 🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️ facilmente chega nos 4, 5 mil igualmente...

    • @felipemelo5305
      @felipemelo5305 16 дней назад

      @@OrcEremita essa elétrica ta muito gourmet, componentes eletronicos não custariam nem 100 reais juntando tudo, mas como poucos sabem fazer algo compram esses produtos e encarecem tudo, mesmo uns potenciometros bons não chegariam a tanto..

    • @OrcEremita
      @OrcEremita 15 дней назад

      @@felipemelo5305 que potenciomentro? Buscando qual timbre? Nao adianta comprar so potenciometros e achar que a guitarra vai soar incrivel, principalmente se tu tiver buscando um timbre especifico. O luthier que cobrar menos que isso pra fazer uma eletrica especifica, com blindagem, ta se prostituindo...

  • @adaosantos2595
    @adaosantos2595 10 месяцев назад

    Muito bom obrigado.

  • @GustavoSouza-ir3ug
    @GustavoSouza-ir3ug 10 месяцев назад +1

    Boa entrevista 👏🏻👏🏻
    Na minha humilde opinião faltou um ☝️ dos melhores Luthier do Brasil nessa conversa. O Luther Aloísio Nogueira de Caxias da Guitarra e Cia Luthieria.
    Grande profissional

  • @tonradaell8662
    @tonradaell8662 27 дней назад +1

    Ibanez, se chama ''Îbânez" mesmo como a gente pronuncia, porque a marca original e o nome vem de origem espanhola. A marca era espanhola antes dos japoneses adquirirem. Pra galera dos videogames e que conhece God of War, é o mesmo que falar que ''Kratos'' que é um nome grego se pronuncia americanicamente ''CREITOS'', kratos é KRÁTOS mesmo! haha

  • @getulioprates
    @getulioprates 10 месяцев назад +1

    Adorei. E é a pura verdade. Raio de escala tem que ser pelo menos 9,5. Eu tive que alterar o raio da minha American Standard. Raio de 7,5 pra baixo é desumano. É impraticável. Era o pior braço de guitarra que eu tinha. Agora ficou filé.

  • @Francisvictor777
    @Francisvictor777 10 месяцев назад +2

    Depois que mudei o raio da minha strato eu me senti muito realizado, raio 20", outro mundo

  • @RicardoSilvaTripcall
    @RicardoSilvaTripcall 10 месяцев назад +3

    Tenho uma fender japonesa com raio de 7" também e realmente não é a melhor coisa em termos de conforto, mas como só tenho ela, tenho que me virar kkk

  • @luisphillipn
    @luisphillipn 10 месяцев назад

    Fui na loja e peguei umas 4 guitas!!! Minha escolha foi uma seizi hss budokan vintage!!! Mandei regular e troquei as cordas!!! Está maravilhosa.

  • @adielferreirajr
    @adielferreirajr 10 месяцев назад +1

    Minha LP da Memphis já tem 10 anos. As últimas que tinham braço colado. Cap Seymour Duncan, ferragens e elétrica trocada... Grande guitarra. Não troco por nada.

  • @hbrmetal
    @hbrmetal 10 месяцев назад

    Show

  • @BoccaneraLuthier
    @BoccaneraLuthier Месяц назад

    Timbre é uma coisa complicada. Variáveis e variáveis. Acho que valorizamos muito pouco as nossas madeiras. Tenho excelentes construções em madeiras brasileiras. Hoje em dia, comprar fora tá muito complicado. Ainda tem o risco da galera da alfândega incinerar tudo, alegando que a madeira tem praga. Um amigo meu perdeu uns 10 tops caríssimos nessa brincadeira por causa de uns "cupins" mortos.

  • @valterneyaraujooliveira4142
    @valterneyaraujooliveira4142 10 месяцев назад

    Muito bom ter bons luthier perto, já eu aqui na Bahia sofro muito não tem luthier na minha cidade,em uma cidade perto da minha tem, mais não são tão bons, tem serviço que eles não fazem.

  • @ribamarbarbosa8789
    @ribamarbarbosa8789 10 месяцев назад +5

    Estranho a Eric Clapton ter raio de 7,5, pois as que eu vi na vida são 9.5. quanto a madeira, a maioria que fala que não influencia ou é o de menos poderia fazer rolo comigo, aceito Ash, Alder, mogno em troca da minha de basswood.

    • @baixoemusica
      @baixoemusica 10 месяцев назад +2

      Eu vejo as madeiras como durabilidade, confiança e maior resistência às mudanças de temperaturas e estradas perdidas. E pq não aparência?

    • @bbbfffr
      @bbbfffr 10 месяцев назад +2

      Já ouvi dizer que Jeff Beck usava basswood e qdo perguntado sobre como ele chegava na sonoridade dele, ele dizia que todos tem seus "segredos"... papo de madeira é besteira num instrumento q além da elétrica o q manda são um bom amplificador e os dedos do instrumentista...

    • @felipemelo5305
      @felipemelo5305 16 дней назад

      @@bbbfffr crtz amigo.

    • @felipemelo5305
      @felipemelo5305 16 дней назад

      se a sua tiver um cap, ferragens e eletrica melhor que o da minha ta pego! heheheh ainda pago o frete! tenho uma guita em mogno!

  • @geovannymaciel
    @geovannymaciel 10 месяцев назад +1

    Tenho uma Tagima Stella Honeyburst Handmade in Brazil (2021)... pra mim a melhor guitarra que já toquei e com timbre maravilhoso... e olha que eu tenho uma Fender Stratocaster Standard México. Mas a Tagima Stella me agrada muito mais e é bem mais barata que a Fender...

    • @Seifer114
      @Seifer114 10 месяцев назад +4

      Essa linha Brasil da Tagima está uma maravilha...tenho um t910 corpo em marupá braço marfim radial..melhor guita que já toquei. Macia..vc sente a vibração de todo o corpo da guitarra em tocar. Muito boa.

    • @geovannymaciel
      @geovannymaciel 10 месяцев назад +2

      @@Seifer114 realmente... me surpreendeu muito essa nova Linha da Tagima Brasil!!!

  • @danieljbdj
    @danieljbdj 10 месяцев назад

    Peguei uma Memphis mg50 o cara cortou adaptou hadstock de tipo uma Surh meti um cap Fender Texas special um hambuck neck tirado de uma Ibanez tô felizao 😅 mó sonzera e ainda fiz a ligação tipo Telecaster

  • @leonardoflorisbal7553
    @leonardoflorisbal7553 10 месяцев назад +7

    Ah caiu na minha mão uma Memphis toda ferrada. Joguei o braço no lixo e fiquei com o corpo (não tô nem aí pra madeira). Deixei na mão do luthier pra fazer um braço com escala 12' e trastes inox para esse corpo. Vou comprar captadores Malagoli e vou investir na ponte Gotoh.

  • @emaildogutao
    @emaildogutao 8 месяцев назад +1

    Na boa, se for em um Telecaster, ou uma guitarra com ponte fixa, desculpa, torra o dinheiro em ferragem e captadores top que o marupá vai bem demais.
    A ferragem e o captador influenciam infinitamente mais no som do que a madeira do corpo.
    A densidade da madeira vai mudar muito se guitarra com Floyd e/ou pontes móveis, para o pivot não ceder, mas o timbre, confia mais nas ferragens e captadores.

    • @nevadacorretor
      @nevadacorretor 18 дней назад

      Concordo na parte que você terá uma guitarra funcional e que o marupá cumprirá seu papel, mas sinceramente não é o que eu faria.
      Eu colocaria uma madeira de melhor qualidade, o marupá não é bem visto nem pela indústria de móveis, dizem que é madeira pra caixa de uva, palito de sorvete ou artesanato.

  • @thiagoguerra1210
    @thiagoguerra1210 10 месяцев назад

    Tenho uma cort X11.
    Troquei captação, ponte, tarraxas, elétrica e os trastes... espero não precisar me desfazer dela, pois ficou muito boa.

    • @Louissaints
      @Louissaints 6 месяцев назад

      Ou seja: trocou tudo. Kkkkkk fica com ela.

  • @GustavoPzb
    @GustavoPzb 10 месяцев назад

    Pergunta: fazem guitarras de 1k ou 1,5k de madeira ruim?
    Porque fica parecendo que vai entortar ou quebrar fácil do jeito que às vezes falam...

  • @getulioprates
    @getulioprates 10 месяцев назад

    E o Frejat que adorava o Gibson J200 do Leni, comprou uns 2 3 J200 que eram meia boca? É a mesma situação da "madeira que queria ser cadeira".

  • @hilariocesarandrade8878
    @hilariocesarandrade8878 10 месяцев назад +4

    Pego minha T635 com Malagoli e vou embora 😅

  • @davibaeta8005
    @davibaeta8005 10 месяцев назад

    Cheio de tagimas brazucas, ibanez e jacksons japas por ai. Anos 90s, 00s ainda estão valendo à pena.

  • @olivervillalobos8121
    @olivervillalobos8121 7 месяцев назад

    O pessoal, se preocupa mais em tecnicalidades do que tocar... Rs
    O timbre com o tempo vc vai lapidando. Ate mesmo o sua expertise na guitarra. Ou seja, com o tempo isso vai melhorando...

  • @MarcosRavena
    @MarcosRavena 6 месяцев назад

    Gostei da teoria da madeira que queria ser cadeira e madeira que queria ser guitarra.
    hahahahahahahhaha

  • @moroboshidan7960
    @moroboshidan7960 10 месяцев назад +1

    Só esqueceram de citar aquele captador sem mordanca.

  • @Mr1977725
    @Mr1977725 10 месяцев назад +1

    Tenho uma Tagima E1, tenho uma Ibanez e outras.... Mas não vendo minha Lyon por nada , que guitarrinha gostosa de tocar kkkkkk

  • @nathanlira8551
    @nathanlira8551 10 месяцев назад

    Já fiz muito raio composto na superfície dos trastes.

  • @xKAIOWAx
    @xKAIOWAx 10 месяцев назад

    adorei a filosofia da madeira que nasce pra ser guitarra e outras serem cadeiras

  • @osmarkeiroz7304
    @osmarkeiroz7304 10 месяцев назад

    O que não vale a pena pagar numa guitarra? Não vale a pena a falácia de que uma guitarra vai ser melhor só pelo custo mais alto, como por exemplo pagar 3000, 4000 reais em uma Tagima Stella sendo que você tem guitarras que podem ser iguais ou até melhores entre as de 700 a 1000 reais inclusive da Tagima (alem do fato de que 3000, 4000 em uma guitarra Nacional para maioria dos Brasileiros é um absurdo e juntando mais uns realitos daria pra pegar uma Fender MiM usada e ter uma guitarra que tem o valor comercial do nome, da tradição e de cotação de mercado até no Afeganistão, mas e a Tagima Stella por exemplo fora do mercado brasileiro vai qual o valor de mercado que vai ter? Se você pegar uma Tagima TG 530, por exemplo e colocar ponte, tarraxas e captadores melhores vai ter uma guitarra tão boa quanto uma Stella da vida pagando um terço do custo...

  • @SouthAmBlues
    @SouthAmBlues Месяц назад

    Eric Clapton tem raio de 9/25 e não 7/25

  • @lelaoflauzino8482
    @lelaoflauzino8482 10 месяцев назад

    Pode dar qq merda de guitarra mas fiel na afinação pra proficinal de guitarra ela vai dar conta

  • @tiagotatschsarturi7851
    @tiagotatschsarturi7851 10 месяцев назад

    A duvida de qualidades que gostaria de esclarecer quase foi comentada; uma guitarra com madeira de 500 reais, uma guitarra de 2 mil reais e uma guitarra de 10 mil reais. A de 500 reais realmente é madeira de cadeira ou existe alguma sorte? As guitarras de 2 mil são todas boas sem competição de logomarca? A guitarra de 10mil reais é a guitarra maxima de qualidade mas também tem muitos detalhes?

    • @Louissaints
      @Louissaints 6 месяцев назад

      Acima dos 5 mil já é fetiche

    • @felipemelo5305
      @felipemelo5305 16 дней назад

      eu gostaria de te falar sobre minha experiencia, tenho e ja toquei com guitarras baratas (compensado considerado a pior de todas as madeiras) e boas (com mogno etc...). te confesso que as guitas de madeiras boas em stardart tipo de fabrica ficaram muito abaixo (na minha opnião) na questão de timbre e tocabilidade com relação as guitarras baratas que tiveram upgrades de eletricas e ferragens, então chego a conclusão que esse papo de madeira cara é pra arrancar dinheiro de pessoas desentendidas ou sem experiencia...

  • @fabianoribeiro6428
    @fabianoribeiro6428 10 месяцев назад +1

    Xixpracarai

  • @pcrockpc6080
    @pcrockpc6080 Месяц назад

    Não entendo isso... Pessoal é chamado pra esclarecer dúvidas para leigos e tem uma dificuldade absurda em falar as coisas abertamente... Que saco..
    Ficam cheio de meias palavras, etc..

  • @kasenrike
    @kasenrike 6 месяцев назад

    Madeira influencia quase nada numa guitarra.

  • @rafael982
    @rafael982 3 месяца назад

    Raio de 7.25 só a
    Motown inteira usou.

    • @nevadacorretor
      @nevadacorretor 18 дней назад +1

      Pois é. Mas é que não eram fritadores, aliás graças a Deus kkkk

  • @Amorthus1
    @Amorthus1 10 месяцев назад +2

    Ano 2023, temos guitarra de Lego, cimento, aluminio, ferro, resina, tem até guitarra de Miojo e os caras ainda com papo de madeira,