A cada capítulo deste estupendo documentário meu 🧡 se enche de alegria e motivação em saber que apenas dos pesares nossa Terra Brasilis é estupenda e cheia de camadas maravilhosas! Parabéns aos nossos(as) antecessores 🍀. E aos criadores deste belo canal!
Esse vídeo era pra ter milhões de visualizações, aliás está série toda deveria!! Triste ver tanta pobreza cultural sendo mais valorizada que o estudo da nossa história.
Todos que participaram deste trabalho estão de parabéns! Excelente! A Santa Igreja Católica foi a semente do Brasil na religião, educação e também na música. Viva a Terra de Santa Cruz!
Pra saberem que a nossa cultura não é só de samba, capoeira, negritude, carnaval e etc... Essa é a nossa verdadeira cultura! Cultura excêntrica que hoje é desconhecida pelo povo!
Não escreviam como Bach, até porque os estilos apresentados lembram mais o Classicismo europeu. São obras maravilhosas, mas não têm a riqueza melódica de harmônica de Johann Sebastian Bach. Nossos compositores faziam o que podiam com o que tinham à disposição na época.
@@AloysiusEmanuel-.- Concordo em parte e discordo em outra...acho q tinha coisa aqui até mais bonitas...No romantismo ,por exemplo, Carlos GOmes foi genial...Eu tenho aqui em casa obras completas de BAch para órgão e muitas são bem chatas
@@AloysiusEmanuel-.- TODO MUNDO INSPIRA EM TODO, BACH SE INSPIROU TAMBéM DA MUSICA DE VIVALDI. EU NAO ENTENDO NEM UM POUCO DE MUSICA, MAS TENHO O GOSTO AUDITIVO, E PRA MIM O QUE IMPORTA é A HARMONIA DA MUSICA, SEU RITMO SE é AGRADEVEL, EMPOLGANTE, SE NOS VIAJAR PARA OUTROS MUNDOS, SE TOCA A NOSSA ALMA DESPERTANDO AS EMOçOES, O RESTO é TéCNICA E NEM SEMPRE A TéCNICA FAZ UMA BOA M´USICA ASSIM COMO NAO FAZ UMA BOA PINTURA, UM BOM TEXTO. O QUE EU CONSIDERO DOMAGE é A FALTA DE INCENTIVO DA MUSICA CLASSICA QUE O BRASIL SOFREU . O POVO PARTIU PRA MUSICA POPULAR QUE MAIS FACIL DE FAZER E ESTAVA AO ALCANCE. TIRARAM O ESTUDO DE SOLFEJO DAS ESCOLAS, EU AINDA TIVE AULA DE SOLFEJO DURANTE 6 MESES. AULA DE INSTRUMENTO NEM PENSAR, AULA DE CANTO, NEM SABIA QUE EXISTIA, ISNTRUMENTO? SO PRA RICO. RESULTADO TIRANDO A MUSICA DO POVO ASSIM COMO A ARTE, LEVA O POVO QUE NEM GADO NUM CURRAL LAMACENTO. é TRISTE! ÇA ME FAIT PLAISIR CE CANAL COM O M KANJU, PASSANDO TODO ESSE CONHECIMENTO TAO BELO E TÃOLONGE DE POVO BRASILEIRO. MORO NA _SUIçA E QUE REALIDADE DIFERENTE MEU DEUS! TENHOO PENA DO MEU POVO BRASILEIRO, QUE SO TEM DIREITO AO BEABA.
Natan Gome batista é triste sim, mas hoje prefiro pensar (humildemente) que fazemos parte de uma seleta parte de brasileiros que sabem e se interessam pela história da música brasileira. Isso nos torna diferente de todo os demais. Só assisti 2 Capítulos e tenho certeza que será um dos documentários musicais, nacionais, mais fabulosos que vou assistir! Obrigado por compartilharem conosco essa obra!
NAO SOMOS SELETOS, SOMOS INTERESSADOS, O RESTO DO POVO APENAS NAO PODE SE RéJUIR POR ALGO QUE NAO CONHECE, é PRECISO APRENDER A GOSTAR, SE NAO PROVAMOS FICAMOS LIMITADOS, MAS NAO GOSTO DA PALAVRA SELETO QUE é SEGREGACIONISTA.
Por um acaso caí aqui de paraquedas, por conta de uma pergunto: Como foi catalogado o catálogo erudido da música brasleira? Que tristeza saber que quase tudo se perdeu, meu Deus! ... O que acontece com esse País!
O que acontece? Tiraram o ensino da música das escolas e no currículo básico tiraram uma aula De arte. Tinha duas. Ficou uma só. Colocaram educação financeira pro povo aprender a economizar o dinheiro que Nao Tem. Sou professora de escola pública de arte no Paraná .... essa é a realidade!!!
@@marilisestival8938 Lamentável! A música, como expressão artística é muito importante na construção socioemocional das pessoas, por ser a expressão da sua cultura.
Axo que quem é músico deveria assistir esse seriado para saberem mais de nossas origens ! A coisa num é só ficar cantando essas merdas de hoje em dia ! Penso que é um dever de um músico adiquirir mais conhecimentos , por isso estou aqui também !
...o lundu é sim, principalmente , de origen africana, porém sobretudo feito aqui no Brasil, logo brasileiro, logo nacional, em cujo entretecido e gênese próprios se mesclaram, caldearam e fundiram, portanto, influxos vários,índios, negros e reinóis, os quais obviamente entraram na constituição e fazimento de tudo q é, pertence e deriva deste nosso Brasil...é pois bem não esquecer q a lisboa do século 18 era uma metrópole sita à europa, porém não propriamente europeia consoante sentido mais vulgar, antes estranha à europa, os portugueses eram muita vez conhecidos e referidos como os" cafres" da europa, ...mercê de seu vasto e vário império colonial,a lisboa de meados do século 18, já então pombalina, exuberava grande massa de população negra e mulata, o próprio marquês de Pombal,homem q entrementes governava o reino e todo império luso-brasileiro com mão de ferro, era sabidamente neto de uma preta angolana, portanto um mulato, embora claro, na barbárie dos eua, país sobretudo feito e refeito no mais possesso e violento racismo e segregacionismo, seria pois havido como negro...entrementes possuia a lisboa pombalina ,segundo ajuizar de vários historiadores, mais de vinte e cinco por cento da sua população constituídos por negros e pardos..daí por q alguns ,senão muitos dos principais produtos culturais comuns a Brasil Portugal e Angola,são obra e resultado do caldeamento, fusão e refusao dos três povos, assim o choro, o fado, as ditas" modinhas", etc
...o ensino, estudo,cultivo e prática de música, no Brasil colonial dos trágicos anos de 1700, ocorria, principalmente, nos seminários diocesanos, senão também regulares, igrejas matrizes, e nomeadamente no cabido das sedes episcopais , as quais muita vez dispunham de órgãos,conjuntos orquestrais, coros, solistas e regentes, e cuja música lhes era pois especialmente composta para os respectivos e regulares serviços litúrgicos, missas, Antífonas, matinas, motetos, responsórios, te-deum...na capitania das minas gerais, era a música sobretudo cultivada no particular ambiente das ordens terceiras ou irmandades, as quais entrementes constituiam ,na sociedade mineradora de setecentos, espécies de clubes sociais distintos e distintivos, nas quais se reuniam os segmentos mais influentes e representativos da capitania,das irmandades do carmo e santíssimo sacramento, integradas pelos elementos ditos" brancos" e socialmente qualificados, às irmandades de nossa senhora do Rosário e são Benedito dos homens pardos e pretos..para q tenha vc melhor sentimento e ideia do q foi portanto esse período e época da nossa história, cultura e formação, tomo a liberdade de sugerir-lhe q assista, caso a não conheça ainda, alguns capítulos da novela xica da silva, além da lição e estudo de livros de laura melo e souza , " Cláudio manoel da Costa " e" os desclassificados do ouro ", também " o romanceiro da inconfidência " obra-prima da nossa literatura, extraordinária evocação das minas gerais do século 18, d'autoria da nossa grande poeta Cecília Meirelles,
...sim, obg, o século 18 foi realmente o século mais decisivo, sangrento e, pois, trágico de todo o complexo da nossa formação histórica, anímica e social, no correr e transcorrer pois de cujos terríveis sucessos , se acelera de maneira simplesmente inimaginada -- , mercê obviamente de tudo q significou o desvairamento e voragem perturbadores e trágicos da mineração , a constituição deste nosso país, com ultimar-se-lhe principalmente , de modo muito proprioe particular, todo extraordinário e convulso processso de plasmacao étnica e cultural da grande massa do nosso povo brasileiro, não por acaso, ao Brasil se lhe definem e marcam então , quase em definitivo, os contornos físicos e feições espirituais mais característicos e definidores de todo derivar de sua vida futura, até aos dias de hoje ..recomenda-se realmente q se assista a alguns capítulos da novela "xica da silva", cujo trabalho de reconstituição senão evocação histórica e moral deste período é deveras dos mais precisos e verdadeiros, outrossim a leitura e estudo das obras, já referidas, da imortal poeta Cecília Meirelles, e de laura melo e sousa, grande pesquisadora e estudiosa exímia das minas gerais deste possesso e agoniado século dos setecentos,
...as obras de vasco mariz e a biografia do padre José Maurício Nunes Garcia, estes especialmente para a história e desenvolvimento da nossa música erudita ,
A cada capítulo deste estupendo documentário meu 🧡 se enche de alegria e motivação em saber que apenas dos pesares nossa Terra Brasilis é estupenda e cheia de camadas maravilhosas! Parabéns aos nossos(as) antecessores 🍀. E aos criadores deste belo canal!
A cada capítulo deste estupendo documentário meu 🧡 se enche de alegria e motivação em saber que apenas dos pesares nossa Terra Brasilis é estupenda e cheia de camadas maravilhosas! Parabéns aos nossos(as) antecessores 🍀. E aos criadores deste belo canal!
Estou revendo estes preciosos vídeos. Gosto muito, gratidão.
Nossa que incrível esse documentário, só agora em 2024 que assisti, Deus seja louvado
Esse vídeo era pra ter milhões de visualizações, aliás está série toda deveria!! Triste ver tanta pobreza cultural sendo mais valorizada que o estudo da nossa história.
a alma reconhece uma boa música
Todos que participaram deste trabalho estão de parabéns! Excelente! A Santa Igreja Católica foi a semente do Brasil na religião, educação e também na música. Viva a Terra de Santa Cruz!
Ela fundou nosso país, e hoje é tão atacada. Triste.
Quem é músico tem a obrigação de conhecer um pouco da história da musica brasileira.
Como essa série de vídeos não é tão conhecida assim?! Muito informativo e inspirador, fazendo um trabalho escolar com isso
Estou fazendo um Tcc sobre A importância da Música na escola, e estes vídeos estão contribuindo muito com meu estudo. Parabéns pelo trabalho,
Eis q leio isso 6 anos depois KKKKKK como foi teu tcc?????
Queria ler seu TCC
Tô impressionado com a evolução e declínio da musica no Brasil
O lundu é um rimo cativante. Linda nossa Cultura Musical!
maravilhoso estou feliz e orgulhosa por ter pessoas especiais que valorizam a nossa cultura brasileira
Muito bom conhecer as maravilhas do brasil
Pra saberem que a nossa cultura não é só de samba, capoeira, negritude, carnaval e etc... Essa é a nossa verdadeira cultura! Cultura excêntrica que hoje é desconhecida pelo povo!
Adorei ouvir o Lundu e uma das modinhas do século XVIII desta bela apresentação.
Quanta riqueza de informações e conhecimento. Todo brasileiro deveria assistir
Poxa que legal !! eu nem sabia que havia compositores Brasileiros que escreviam como Bach!! a musica soa tao bem quanto!!!
Não escreviam como Bach, até porque os estilos apresentados lembram mais o Classicismo europeu. São obras maravilhosas, mas não têm a riqueza melódica de harmônica de Johann Sebastian Bach. Nossos compositores faziam o que podiam com o que tinham à disposição na época.
@@AloysiusEmanuel-.- Concordo em parte e discordo em outra...acho q tinha coisa aqui até mais bonitas...No romantismo ,por exemplo, Carlos GOmes foi genial...Eu tenho aqui em casa obras completas de BAch para órgão e muitas são bem chatas
@@AloysiusEmanuel-.- TODO MUNDO INSPIRA EM TODO, BACH SE INSPIROU TAMBéM DA MUSICA DE VIVALDI. EU NAO ENTENDO NEM UM POUCO DE MUSICA, MAS TENHO O GOSTO AUDITIVO, E PRA MIM O QUE IMPORTA é A HARMONIA DA MUSICA, SEU RITMO SE é AGRADEVEL, EMPOLGANTE, SE NOS VIAJAR PARA OUTROS MUNDOS, SE TOCA A NOSSA ALMA DESPERTANDO AS EMOçOES, O RESTO é TéCNICA E NEM SEMPRE A TéCNICA FAZ UMA BOA M´USICA ASSIM COMO NAO FAZ UMA BOA PINTURA, UM BOM TEXTO. O QUE EU CONSIDERO DOMAGE é A FALTA DE INCENTIVO DA MUSICA CLASSICA QUE O BRASIL SOFREU . O POVO PARTIU PRA MUSICA POPULAR QUE MAIS FACIL DE FAZER E ESTAVA AO ALCANCE. TIRARAM O ESTUDO DE SOLFEJO DAS ESCOLAS, EU AINDA TIVE AULA DE SOLFEJO DURANTE 6 MESES. AULA DE INSTRUMENTO NEM PENSAR, AULA DE CANTO, NEM SABIA QUE EXISTIA, ISNTRUMENTO? SO PRA RICO. RESULTADO TIRANDO A MUSICA DO POVO ASSIM COMO A ARTE, LEVA O POVO QUE NEM GADO NUM CURRAL LAMACENTO. é TRISTE! ÇA ME FAIT PLAISIR CE CANAL COM O M KANJU, PASSANDO TODO ESSE CONHECIMENTO TAO BELO E TÃOLONGE DE POVO BRASILEIRO. MORO NA _SUIçA E QUE REALIDADE DIFERENTE MEU DEUS! TENHOO PENA DO MEU POVO BRASILEIRO, QUE SO TEM DIREITO AO BEABA.
Viva a cultura Brasileira!
Esse programa é sensacional. Parabéns aos realizadores.
Natan Gome batista é triste sim, mas hoje prefiro pensar (humildemente) que fazemos parte de uma seleta parte de brasileiros que sabem e se interessam pela história da música brasileira.
Isso nos torna diferente de todo os demais.
Só assisti 2 Capítulos e tenho certeza que será um dos documentários musicais, nacionais, mais fabulosos que vou assistir!
Obrigado por compartilharem conosco essa obra!
NAO SOMOS SELETOS, SOMOS INTERESSADOS, O RESTO DO POVO APENAS NAO PODE SE RéJUIR POR ALGO QUE NAO CONHECE, é PRECISO APRENDER A GOSTAR, SE NAO PROVAMOS FICAMOS LIMITADOS, MAS NAO GOSTO DA PALAVRA SELETO QUE é SEGREGACIONISTA.
@@valquriaimperiano8336 Seleto sim! Essa história segregação é blá blá blá.
Adoro a série mas sofro com essa menina...
Por um acaso caí aqui de paraquedas, por conta de uma pergunto: Como foi catalogado o catálogo erudido da música brasleira? Que tristeza saber que quase tudo se perdeu, meu Deus! ... O que acontece com esse País!
O que acontece? Tiraram o ensino da música das escolas e no currículo básico tiraram uma aula De arte. Tinha duas. Ficou uma só. Colocaram educação financeira pro povo aprender a economizar o dinheiro que Nao Tem. Sou professora de escola pública de arte no Paraná .... essa é a realidade!!!
É triste mesmo
@@marilisestival8938 Lamentável! A música, como expressão artística é muito importante na construção socioemocional das pessoas, por ser a expressão da sua cultura.
Excelente pesquisa . Muito bom compartilhar ... e até reviver nossa história . Parabéns pela idéia e realização...
Magnífico este programa e seus exemplos com música executada " ao vivo".
Eu não tinha mínima ideia dessa música no Brasil. Estou sabendo agora...
excelente. Muito obrigado por essa produção
Mais um episódio esplêndido sobre a nossa riquíssima música!
Pesquisa, exemplos musicais, apresentação brilhantes.
Muito legal, bem feito com música e muita história , com certeza vou assistir todos os capítulos
Encantador tudo!
Parabéns pela iniciativa de tamanha importância e qualidade.
Essa série é espetacular em tantas maneiras que é até difícil dizer em palavras
MUITO BOM ESSE DOCUMENTÁRIO!
Alguém sabe me dizer em que ep começa as músicas popular brasileira?
Muito obrigado.
Magnífico! Salve música brasileira!
Belo trabalho!!! Parabéns!!!!
Acho que vou chorar em todos episódios
Ótimo conteúdo.
Axo que quem é músico deveria assistir esse seriado para saberem mais de nossas origens ! A coisa num é só ficar cantando essas merdas de hoje em dia ! Penso que é um dever de um músico adiquirir mais conhecimentos , por isso estou aqui também !
+Rafael Cruz concordo contigo...esse negocio de perereca suicida é um absurdo...dentre tantas outras aberrações.
Também Acho
Não ouvi Kanji falar em Domingos Caldas Barbosa, criador da Modinha e autor de vários lundus.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽😍😍😍😍😍 Bravíssimo
se puderem fazer um vídeo sobre a relação entre música e sociedade nos séculos XVIII e XIX ficaria grato.
Tô amando
Parabéns! Música nas escolas! Eu apoio!
Deveria ser matéria obrigatória até a oitava série, no mínimo!
Que delicia ouvir músicas tão boas
Lundu seria a avo do axe?... lembrei até das canções do É o tchan.
Não tem absolutamente nada a ver com ''É o Tchan''. Para mim lembra mais os ritmos nordestinos como o baião.
Parece muito com o ritmo do baião do nordeste. O som lembra a rabeca.
Me lembra o samba do recôncavo baiano
Boa observação
Luis Álvares Pinto é uma descoberta!
17:58 Em todo lugar que pesquiso sobre Lundu dizem ser de origem Africana, não europeia, não.
Isso devido ao marxismo cultural que desapropriam ou difamam tudo que vem dos "colonizadores"
@@angelarosasantos9433 kkkkkkkkkkkkk cloroquinamente engraçada sua resposta
@@angelarosasantos9433 Manda sua pesquisa apontando isso
@@angelarosasantos9433 sem noção.
...o lundu é sim, principalmente , de origen africana, porém sobretudo feito aqui no Brasil, logo brasileiro, logo nacional, em cujo entretecido e gênese próprios se mesclaram, caldearam e fundiram, portanto, influxos vários,índios, negros e reinóis, os quais obviamente entraram na constituição e fazimento de tudo q é, pertence e deriva deste nosso Brasil...é pois bem não esquecer q a lisboa do século 18 era uma metrópole sita à europa, porém não propriamente europeia consoante sentido mais vulgar, antes estranha à europa, os portugueses eram muita vez conhecidos e referidos como os" cafres" da europa, ...mercê de seu vasto e vário império colonial,a lisboa de meados do século 18, já então pombalina, exuberava grande massa de população negra e mulata, o próprio marquês de Pombal,homem q entrementes governava o reino e todo império luso-brasileiro com mão de ferro, era sabidamente neto de uma preta angolana, portanto um mulato, embora claro, na barbárie dos eua, país sobretudo feito e refeito no mais possesso e violento racismo e segregacionismo, seria pois havido como negro...entrementes possuia a lisboa pombalina ,segundo ajuizar de vários historiadores, mais de vinte e cinco por cento da sua população constituídos por negros e pardos..daí por q alguns ,senão muitos dos principais produtos culturais comuns a Brasil Portugal e Angola,são obra e resultado do caldeamento, fusão e refusao dos três povos, assim o choro, o fado, as ditas" modinhas", etc
Bom dia , o ensino da musica setecentista , qual era suas características ? Me responda por favor?
...o ensino, estudo,cultivo e prática de música, no Brasil colonial dos trágicos anos de 1700, ocorria, principalmente, nos seminários diocesanos, senão também regulares, igrejas matrizes, e nomeadamente no cabido das sedes episcopais , as quais muita vez dispunham de órgãos,conjuntos orquestrais, coros, solistas e regentes, e cuja música lhes era pois especialmente composta para os respectivos e regulares serviços litúrgicos, missas, Antífonas, matinas, motetos, responsórios, te-deum...na capitania das minas gerais, era a música sobretudo cultivada no particular ambiente das ordens terceiras ou irmandades, as quais entrementes constituiam ,na sociedade mineradora de setecentos, espécies de clubes sociais distintos e distintivos, nas quais se reuniam os segmentos mais influentes e representativos da capitania,das irmandades do carmo e santíssimo sacramento, integradas pelos elementos ditos" brancos" e socialmente qualificados, às irmandades de nossa senhora do Rosário e são Benedito dos homens pardos e pretos..para q tenha vc melhor sentimento e ideia do q foi portanto esse período e época da nossa história, cultura e formação, tomo a liberdade de sugerir-lhe q assista, caso a não conheça ainda, alguns capítulos da novela xica da silva, além da lição e estudo de livros de laura melo e souza , " Cláudio manoel da Costa " e" os desclassificados do ouro ", também " o romanceiro da inconfidência " obra-prima da nossa literatura, extraordinária evocação das minas gerais do século 18, d'autoria da nossa grande poeta Cecília Meirelles,
@@leonardopiodafonseca1500 grata pelas dicas.
...sim, obg, o século 18 foi realmente o século mais decisivo, sangrento e, pois, trágico de todo o complexo da nossa formação histórica, anímica e social, no correr e transcorrer pois de cujos terríveis sucessos , se acelera de maneira simplesmente inimaginada -- , mercê obviamente de tudo q significou o desvairamento e voragem perturbadores e trágicos da mineração , a constituição deste nosso país, com ultimar-se-lhe principalmente , de modo muito proprioe particular, todo extraordinário e convulso processso de plasmacao étnica e cultural da grande massa do nosso povo brasileiro, não por acaso, ao Brasil se lhe definem e marcam então , quase em definitivo, os contornos físicos e feições espirituais mais característicos e definidores de todo derivar de sua vida futura, até aos dias de hoje ..recomenda-se realmente q se assista a alguns capítulos da novela "xica da silva", cujo trabalho de reconstituição senão evocação histórica e moral deste período é deveras dos mais precisos e verdadeiros, outrossim a leitura e estudo das obras, já referidas, da imortal poeta Cecília Meirelles, e de laura melo e sousa, grande pesquisadora e estudiosa exímia das minas gerais deste possesso e agoniado século dos setecentos,
Pq nao está disponível?
#vimpelaaula
Alguém teria indicações de bons livros pra estudar História da Música Brasileira?
Todos os livros sobre a história da,música brasileira de JOSE RAMOS TINHORAO.
...as obras de vasco mariz e a biografia do padre José Maurício Nunes Garcia, estes especialmente para a história e desenvolvimento da nossa música erudita ,
O capítulo 2 não está disponível, e onde encontro os capítulos 11,12,13,14 e 15 ???
Não consigo achar em lugar nenhum .
Não tem uma pessoa negra neste projeto.
☕️🍰
Por mim pegava todos esses registros e tacava fogo
kkkkkkkkk os cara só querem uma chance de causar discórdia
@@Bruniinha1011 kkkk sim!!!
Tem razão, aonde já se viu tocar violino com o suvaco?
Esses profesor manda nois asistir cada coisa né
Sensacional!
A cada capítulo deste estupendo documentário meu 🧡 se enche de alegria e motivação em saber que apenas dos pesares nossa Terra Brasilis é estupenda e cheia de camadas maravilhosas! Parabéns aos nossos(as) antecessores 🍀. E aos criadores deste belo canal!
Ótimo conteúdo.