Faltou Engenharia Ambiental. Acredito que será uma área da Engenharia muito promissora. Meio Ambiente é um dos temas mas falados em reuniões contra os impactos ambientais no mundo inteiro
Conheço 6 eng. ambientais. 1 ganha 13 mil e trabalha muito que tá pensando em sair, mesmo ganhando bem e também porque tem 38 anos. Outro tem 40 anos mais ou menos e ganha 4.500... Os demais estão desempregados. Complemento dizendo que isso é no norte do Brasil, onde tem uma das áreas verde mais preservada do Brasil.
@@Arrancada760 conheco um cara q desde q formou em eng ambiental (cerca de 10 anos) nunca trabalhou na área. Trabalhou como prof de ciências, mat e bio e acabou gostando do mercado (compensa p ele) atualmente, ta terminando a graduação de biologia
A questão é que, para ser responsável, não necessariamente é preciso de um eng. ambiental. Em muitas análises, o eng. civil com especialidade pode assumir as responsabilidades. E o engenheiro civil tem mais frente de trabalho que um engenheiro ambiental, que tem um nicho muito específico de atuação. Para dificultar, outros engenheiros podem assinar por um eng. ambiental, como agrônomos e eng. mecânicos
Eu me dou bem com administração e com engenharia, e a engenharia de produção é uma boa opção de carreira. E como você citou kkkkk eu gosto de meter o nariz em tudo, sempre é um desafio e eu gosto de desafios.
A Eng de Produção, admiro demais, pois é a única Eng que te leva a cargos de liderança mais rapidamente, pois é totalmente focada em gestão e otimização de processos.
Mais uma observação; Nenhuma Eng tem as disciplinas que a de Produção tem para formar um empreendedor, temos vários grandes empresários no Brasil com essa graduação, exemplo o CEO da marca Reserva. Ou seja o melhor curso para empreendedores na minha opinião, sendo assim o riscos de você se formar e virar Uber são pouquíssimas.
Fala amigão! Busque conversar com pessoas da área, tipo umas 10 e você ver o que a maioria diz. Não estou querendo te desanimar e sim mostrar a realidade, eu desejo sucesso a você. Mas procure saber o que a maioria de formado, tipo, uns 10 e com uns 5 anos após a formação.
Menção honrosa : Engenharia Agronômica O agronegócio tá no Top 3 dos principais setores do Brasil, é responsável por grande parte do nosso PIB e é presente em todas as regiões do país praticamente, é uma das poucas que vc pode ter grandes oportunidades mesmo no interiorzão. Além disso, com o crescimento da biotecnologia, do desenvolvimento sustentável e surgimento de áreas como agroecologia, é uma área que demanda novos profissionais, inclusive na área de pesquisa. É um curso bem completo tbm, vc estuda matemática e todas as ciências da natureza, gestão, gestão ambiental, recursos humanos, indústria e até um pouco de veterinária
2 года назад+13
Com certeza!!!! Em regiões onde o setor é forte vale mt a pena!!!!
A Engenharia de Alimentos também! Embora não seja um ramo ativamente em alto crescimento é um mercado bem seguro e consistente, especialmente aqui no Brasil onde são produzidos grandes volumes de matéria-prima pelo complexo agrícola que muitas vezes passam por processamento industrial. Além disso, com o alto crescimento populacional do planeta nas últimas duas décadas a preocupação com a alimentação dessas pessoas vem crescendo também, então é previsto que a área de Alimentos sofra uma valorização nos próximos anos.
Exatamente, eu escolhi a engenharia ambiental e sanitária pois vai complementar algumas lacunas do meu trabalho como médico veterinário da área de inspeção de produtos de origem animal, além de pensar na preservação do meio ambiente.
Comecei a ver os seus videos hoje, esta de parabéns meu amigo. Que conteúdo legal, tens a distancia certa entre a imparcialidade e a sua opinião pessoal. Estou com 30 anos e estou iniciando o estudo de engenharia elétrica. Desejo sucesso e deixo um grande abraço.
3 года назад
Fico feliz que esteja gostando, Thiago. Precisando estou a disposição. Sucesso
Sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista, trabalho na área há pouco tempo depois de formado há muito tempo. Moro no RJ e emprego aqui é ruim em qualquer área. Se vc é novo, recomendo se formar e fazer um concurso para qualquer região do país que pague bem ou intensificar o inglês e sair do país. Alguns Estados brasilreiros o emprego em qualquer área é impossível.
O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA TEM UM CAMPO MUITO VASTO PARA TRABALHAR. VOCÊ PÔDE TRABALHAR COMO ENG. MECÂNICO-ELETRICISTA, ENG. AERONÁUTICO, ENG. DE ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO, ENG. BIOMÉDICO, EM BIOENGENHARIA, ENG. DE ENERGIA, ENG. DE MATÉRIAS,EM NANOENGENHARIA, EM BIOCIÊNCIAS! O CAMPO DA ENG. MECÂNICA É ENORME!
@@marlitonsantos8570 existem muitos desempregados porque não possuem experiência e nem as competências necessárias. Existem muitos engenheiros sendo formados nas faculdades, principalmente as particulares, mas sem experiência no ramo e sem alguns requisitos como lidar com alguns softwares e línguas. Por exemplo, só para estágio, estavam exigindo que o estagiário soubesse revit, autocad, inglês, e o espanhol era diferencial. Logo, apenas ter o diploma não basta. Infelizmente, estudar engenharia requer recursos e alguém te bancando, porque o estágio parece ser muito importante para experiência após formação. Além disso, ter trabalhado em empresas de engenharia como desenhista e técnico parece ser importante.
@@marlitonsantos8570 o fato é que, para os jovens que querem seguir na engenharia, deve pensar em se focar na área desde jovens. Por exemplo, no ensino médio, cursar um técnico e já ir ganhando experiência em empresas de engenharia. Além disso, se preparar para utilizar os softwares de desenho e BIM, além de seguir a tendência de ter que usar as inteligências artificiais aplicadas a projetos. E ter inglês no mínimo intermediário para cima é o básico. Logo, pelo tanto de exigências, se vc não trabalha por anos como técnico na área, não terá nem chance de alcançar o primeiro emprego como engenheiro. Isso diz muito sobre os jovens que saem do ensino médio sem saber o que fazer e escolhem engenharia - precisam de muito suporte dos pais nos anos em que estudam, e precisam se preparar para as necessidades do mercado, e não apenas no que é visto nas faculdades - por exemplo, aprender a usar softwares de desenho e de gestão, além de estagiar em empresas focadas nos ramos em que você quer seguir - por exemplo, se quer trabalhar em obras de construção, estagiar em empresas que são empreiteiras ou que lidam com obras de infraestrutura. Se quer trabalhar com novas tecnologias, focar seus objetivos em empresas que lidam com desenvolvimento de tecnologias (inúmeras, com oportunidades fora do Brasil, como ABB, Siemens, e outras famosas pioneiras no desenvolvimento de novidades para o mercado). E, se quer ampliar suas oportunidades, cogite ter que morar fora do Brasil.
No Brasil não arruma nada além de empreguinho de analistinha ganhando muito abaixo do piso da classe. Engenharias no Brasil são cilada, só a civil q salva um pouco pq permite trabalhar por conta própria.
Eu curso engenharia Ambiental e sanitária. Eu vejo como uma profissão meio “ futurística “ uma vez que nossos recursos não são infinitos e uma hora pode acabar, então vai ser necessário profissionais para atuar nessas áreas ambientais, em resíduos etc. será que estou correta? Daqui uns anos a profissão vai ser mais valorizada? O que acha?
3 года назад+1
Olá isabella. É um ponto de vista. Mas depende da região. De fato essas políticas vão ficar cada vez mais fortes
Pois é, o problema é esse, te enganaram! Os recursos não estão acabando, isso é narrativa política pra gente poderosa ter desculpa para controlar a sociedade. Inclusive nosso próximo problema será a falta de pessoas no mundo!
Acho que vc vai ter que ralar muito para ter um bom salário, pois tem muito engenheiro que não é ambiental que pode assinar por você, como eng. mecânico e civil. Muito provavelmente você terá algum sucesso se trabalhar em algum orgão estatal através de concurso público. Mas, se depender do setor privado, vai ter que ralar muito para se inserir.
Engenharia elétrica é muito abrangente, com as mais diversas áreas de atuação. Não é incomum ver engenheiros eletricistas atuando na computação, eletrônica, automação, telecomunicação, eletrônica de potência, geração de energia, programação, transportes (metrôs, carros elétricos, aviões, sinalização de vias de trem), aeroespacial, entretenimento (eletrônicos e video games), instrumentação, sonorização, instrumentos musicais eletrônicos, multimídia, entre outras. Apesar de muitas áreas serem específicas e terem profissionais específicos, não é incomum ver engenheiros eletricistas lidando com tudo isso e sendo o profissional responsável.
@@israelsilva7190 eu não teria certeza como fala, porque vejo algo bem diferente disso no meu dia-a-dia. Em projetos de obras de infraestrutura é difícil haver algum engenheiro de produção. Pode haver na fábrica de aço, ou dos insumos, mandando nos peões de linha de produção e técnicos de operação e manutenção. Mas, na obra de infra, principalmente naquelas mais complexas e gigantes, não vejo - aliás, vi 2 pessoas. 1 está atuando como desenhista e verificador de projetos de montagem mecânica (ou seja, atuando fora da área). Eu já atuei em muitas projetos de obra de infraestrutura, como metrôs, aeroportos e até complexos integrados de portos com usinas termoelétricas, mas vi apenas 2 pessoas entre tantos engenheiros, e nenhum em cargo de chefia. Talvez haja alguns em controle de documentação (eu só vi uma, que não era chefe e é a segunda dos 2 eng. de produção que conheço). Normalmente tem que abrir as pernas por livre e espontânea pressão porque os diretores querem projetos para obra "para ontem". O processo ficou tudo na teoria e na faculdade.
Se eu não fosse da saúde,com certeza eu faria engenharia. Na verdade,eu cursei na Universidade de Pernambuco,mas não conclui. Sempre sinto falta da emoção(felicidade) de tirar um 5 numa prova de 10. Quem viveu sabe.
Gosto muito da engenharia civil, vou cursar concerteza, mas muitos me desanima falando que engenharia tem pouco mercado e ganha muito pouco, esse vídeo e outros que vi nesse canal me animou novamente
Qualquer engenharia paga acima de 4 mil reais amigão, e se vc for um grande profissional, com certeza ganhará muito mais e bem rápido. As que pagam "pouco" são aquelas menos tradicionais como engenharia de pesca e engenharia florestal
Atuo como Analista de Planejamento a alguns anos, tenho 33 anos atualmente consegui através da prática elevar meu conhecimento, confiança e conseguir chegar no teto de classificação. Minha evolução salarial foi 10x aproximadamente considerando o salário mínimo atual. Estou no 10° semestre na Engenharia de Produção. Próximo ano estarei fazendo uma pós em gestão de projetos pois recebi uma proposta para gerenciar a parte de produção da obra que atuo são 36 meses de obra. O que posso humildemente comentar é que a prática contara muito!
@@Ana-fy5kg Olá, então acabei de me formar. Engenharia de Produção é um curso mais voltado para gestão, planejamento e controle. Para quem gosta de estratégias, comunicação e resolução de problemas é o curso ideal. Sem contar que, não é uma "Engenharia engessada ", costumo comentar que EP( Engenharia de Produção) é o camaleão das engenharias, pelo simples fato que consegue migrar para diversos setores . O curso em si, foca muito na questão de produtividade, organização, redução de custo e melhoria constante na empresa/Indústria.
Cuidado pq nem sempre a tendência se materializa em empregabilidade. Tipo geral falando q meio ambiente e o futuro. Sim, o assunto está em evidência, agora bons empregos pra eng. Ambiental é outra historia.
Sou estudante de engenharia mecânica, estou no quinto período mas o mercado no RJ não parece estar muito favorável, estou fazendo cursos por fora, como excel, inglês e programação pra me sentir mais preparado, mas ainda assim me parece que a demanda de engenheiros é muito maior doque a de ofertas de empregos.
a questão é que você não pode se prender muito a onde quer ficar se quiser emprego. Eu não conheço o mercado do RJ, mas sei que tem muita demanda na Petrobrás e em complexos como a GNA. E na engenharia mecânica tem muitas áreas de atuação que interessam a esses projetos, como tubulações, hidráulica, processos, etc.
Na verdade a quantidade de engenheiros é bem superior a demanda, por isso nenhuma firma contrata como engenheiro e sim como analistinha. Eu mesmo conheço gente q formou em EQ fez N cursos de especialização depois e continua até hoje como analistinha.
Ao meu ver a engenharia do momento é a elétrica, visto as revoluções tecnológicas que estão ocorrendo, gerador solar, sistemas a bateria, carros elétricos, automação residêncial, etc. Valorize-se engenheiro, pare de ser otario e aceitar esmola pra trabalhar...
Eduardo faz um vídeo e relata as 5 engenharias mas difícil para o estudante se formar, ė claro que todas as engenharia são raladas mas tem umas que são raladas ao quadrado, valeu Eduarso.
@@hyagomedeirosnunes4997 eu estou pensando em cursar engenharia elétrica, você poderia me dizer como é mais ou menos? Só pra eu poder ter uma noção mesmo kkkkkkk.
@@hyagomedeirosnunes4997 muitooo obrigada pelo conselho, vou ver se faço isso então. Quero fazer engenharia pq gosto de matemática, mas estou indecisa ainda por não ter certeza de qual quero realmente, mas obrigada!
Eu tenho um interesse muito grande nas matérias de engenharia de computação, mas tendo em vista o trabalho em si, acho que me sentiria mais confortavel trabalhando com pessoas, visando entrar para uma area de gerenciamento no futuro, então estou pensando sériamente na engenharia de produção.
2 года назад+2
Nessa Circunstância com certeza é uma excelente escolha, visando oq foi pontuado!!!
E quem te disse que tu não vai trabalhar com pessoas em engenharia da computação?! Tu não só vai trabalhar com pessoas, como pra melhorar a vida delas...a computação de todas as formas será o melhor emprego atual e do futuro.
Faltou a engenheira agrônoma também. É iminente a necessidade de controle alimentar e animal para as gerações futuras. É muita gente pra pra alimentar!
@@Sabrina-kz8fo vou começar a minha O mercado para engenharia de produção é a maior pois vc pode trabalhar em várias áreas, só que tem que levar em conta que é a engenharia que mais forma no Brasil logo vc terá concorrência
@@JoaoAlves-be6jk ué, eu vi que você não trabalha muitas das vezes pela sua área e sim como analista, para o pessoal não pagar o piso, o que é um absurdo não pagar o piso, sabendo que os engenharia estudam e se dedicam muitooo, além disso é 5 anos né
1:20 - Blz, olhe ao seu redor, onde você está. Pra ter tudo isso você precisa de uma casa , construção né? Sou da Mecânica, nunca interessei na Civil mesmo sabendo que é e sempre será a Top de todas. Tanto que virou a modinda de todas. Falou engenharia, já vem a Civil na cabeça. Assim como Medicina na nova geração, que tudo só é pela questão do salário. A atual geração só pensa em diplomas e dinheiro, portando, só encontraremos "profissionais" desqualificados.
Verdade, dá para perceber quando alguém faz algo que gosta, tem alguns médicos que mais atrapalham que ajudam, a pessoa fica horas nas filas dos hospitais públicos, com risco de contaminação, para chegar no médico e ele mal olhar para sua cara, só mandar tomar dipirona ou paracetamol e lasque-se, nem pergunta oq a pessoa tá sentindo nem nada.
Vc poderia fazer um vídeo sobre a experiência q o mercado exige? De como um recém formado pode adquirir experiência, visto q a pessoa corre atrás de uma experiência, mas pra isso exigem experiência entende :/
O problema é que muitos só começam a correr atrás dessa experiência apenas depois de formado. Você já tem que começar a correr atrás enquanto ainda está cursando a faculdade. Os estágios são uma ótima porta de entrada para se adquirir experiência e ajuda a direcionar onde você tem que colocar mais esforço para ter experiência relevante para o mercado de trabalho. Depois que você já está formado, estará concorrendo com profissionais experientes, e as empresas já procuram por pessoas que já estão aptas a atuar nos projetos, sem ter aquele tempo de adaptação e estudos longos. Por exemplo, é muito comum ver pessoas engatando mestrados e doutorados e depois ir querer trabalhar nas empresas, mas, muitas vezes, esses títulos acadêmicos de nada servem para o nicho e perfil de negócio que essas empresas precisam, entende? Se esses indivíduos estivesse nos estágios que estão presentes nas empresas, iriam focar sua formação na experiência que o mercado exige, ou focar seus mestrados e doutorados voltados para o ramo de atuação da empresa. Não adianta nada o cara ter um título cuja pesquisa são recursos renováveis e procurar emprego em uma empresa que lida com infraestrutura de transporte, entende? Eu, por exemplo, fiz estágio na área metroferroviária, e tive muitas indicações depois de formado para empresas que lidam com a área metroferroviária, e estou nisso até hoje. E muitos ganham experiência nos estágios e ficam na área por muitos anos graças a isso. Portanto, os anos de faculdade são também cruciais para você ir atrás do ramo em que você quer atuar.
Passei em engenharia mecânica mas estou pretendendo trocar para engenharia de produção pois me identifico mais (já trabalhei como mecânico por eu ser formado em técnico de automação e não gostei de atuar como mecânico de carros) já com produção também tenho cursos que completam e meu foco é a logística e agronomia, então é isso
pretendo fazer Eng Quimica e atuar com vendas de Matérias Primas, observo em feira do setor muitos empresários bem sucedidos e muitos representantes comerciais que ganham mais de 50 mil de comissão.
vc esqueceu de falar sobre, atuação de um profissional formado em eng Agronomia são grandes, o mercado de trabalho se mostra aquecido e com boa absorção dessa mão de obra, o eng ele pode atuar em empresas públicas e privadas. Um campo da Agronomia que está em alta é o de biocombustíveis etc
3 года назад
Com certeza. São muitas possibilidades. Se fosse falar de todas de todos os cursos ficaria mt longo KKK
@@AgostinhoSEP Saturação de profissionais ruins, assim como a minha área que é a medicina. O mercado da medicina está Super saturado, de profissionais ruins, por que médico bom não fica sem emprego. Assim como as engenharias, se você é bom no que faz, não lhe falta emprego.
Amigo toda profissão de terceiro grau tem deve ser "obrigatoriamente vocacional" e não visto pelo lado financeiro, caso contrário não será um bom profissional, no caso especifico engenharia, o candidato precisa primeiro uns dois anos de estágio e após fornado precisa de uns três ou cinco anos de atividades plenas, ai sim sera um bom engenheiro, e só será plemo com mais alguns anos de experiência. Exemplo: conheci engenheiros que só sábiam cobrar e não executar, engenheiros que executavam calculavam e orientavan, um era de campo o outro de projeto. Percebeu a diferença.
O amigo falou de mil oportunidades pra um engenheiro, mas no final cravou que o profissional mesmo depois de formado é difícil exercer a profissão.. 🤔😶
Oi Eu iria fazer a Engenharia mecânica mas tenho medo e outra é muito pesado não me vejo projetando máquinas etc muito difícil até pq odeio desenho técnico rs super difícil estou querendo engenharia de produção por ter muitos cálculos financeiros e química eu gosto bastante! Porém estou com medo de não ter emprego nessa área! Falaram q tem muito pouca engenharia de produção empregos ! Oq vc acha???🙏
2 года назад+3
É uma área que conseguie trabalho em qualquer lugar
Cara, excelente vídeo! Eu acrescentaria mais algumas, e pelo que eu pesquisei, ficaria nessa ordem: 1 - Engenharia de Software 2 - Engenharia da Computação 3 - Engenharia de Controle e Automação 4 - Engenharia Ambiental e Sanitária 5 - Engenharia Civil 6 - Engenharia Elétrica/Eletrônica 7 - Engenharia Química 8 - Engenharia de Produção 9 - Engenharia de Segurança
Estou em dúvida entre engenharia mecânica ou civil, qual a mais dificil de concluir ? Tenho um pouco mais de interesse na parte de mecânica inclusive já fiz alguns cursos de mecânica automotiva, mas hoje trabalho em uma empresa de construção civil e penso em aproveitar esta oportunidade.
3 года назад+5
Olá Sérgio. Ambas são otimas engenharias. A que é mais difícil é a mecânica
sou estudante de Engenharia Biomédica , é um curso totalmente criativo para os anos vindouros , crescer e formar , produzir e inovar. Saúde do futuro está nesse curso , também fizemos programação e manuseamento computacional.
Eu reconheço que o curso de engenharia, seja ela qualquer que seja a engenharia e sendo no Brasil, tem a sua devida necessidade. ENTRETANTO, eu formado, pós graduado, não recomendo nenhuma engenharia, o país está quebrado em termos de desenvolvimento industrial, a engenharia em si, se adentra nesse meio. Desde já, deixo claro que é minha opinião de formado, com experiência, atualizado, buscando mais pós... Vai aparecer uns que vão dizer que o mercado tá bom, outros vão concordar comigo. Mas a diferença está no modo geral e não para um e outro, e nesse geral eu concluir essa dificuldade de mercado e principalmente de salário. Uma coisa é a pessoa que tem família de nome no meio, que é o meu caso e mesmo assim está sendo difícil, tem a situação da pessoa que tem uma verba guardada para começar o próprio negócio fazendo casas e tal, mas além de raro, as pessoas(seriam clientes) já estão sem dinheiro, tem a situação de que parente do fulano, do coleguinha que ganha bem. Mas de 10/1 ganha bem... Enfim, é o que eu penso, eu amo a engenharia desde criança, porém, o mercado humilha muito, desanima muito o profissional. Mas eu desejo sucesso à todos!
kkk voce deve ter vindo do topico do politz? sim. concordo. vou fazer, mas puramente porque quero algo pra mim 'mesmo'. se fosse pra procurar emprego, com certeza, nao faria engenharia.
Não concordo com essa sequencia, pois existe um curso generalista e muito atual e bem desafiador que é Engenharia de Controle e Automação, que pra mim e pelas pesquisas que fiz é a mais procurada nos dias atuais, a começar citando seu vídeo que vc repete várias vezes a palavra AUTOMAÇÃO. Inclusive o engenheiro de automação pode atuar diretamente no setor automobilístico, de automação residencial, aliás tudo é automatizado nos dias atuais. O mercado de trabalho que você está citando deve ser o 10 anos atrás.
Discordo, porque só fazer um curso Engenharia Mecatrônica e Controle e Automação você é bem limitado e restrito em assinar projetos no mercado dentro das atribuições. Compensa mais você fazer uma Engenharia Elétrica ou Mecânica e especializar em ECA que é mais amplo do que fazer ECA na verdade nem deveria existir esse curso como Graduação e sim apenas como uma especialização é mais vantajoso. Mercado ainda é muito restrito e limitado para esse profissional.
O contrário também é verdade. Na verdade, formando em qualquer engenharia, você pode se especializar em outros ramos de outra engenharia se quiser. Isso só mostra que, muitas vezes, depende apenas da própria pessoa correr atrás das experiências que o mercado exige.
Não gosto de matemática, sou designer de interiores e que uso muito no dia a dia é logica criatividade, programas já que sou projetista. Já trabalhei com controle de estoque, de produção e amo o processo organizacional, e controles e criar formas de trabalhos mais produtivas e dentro do prazo, já trabalhei fazendo isso só que era assistente administrativa, fazia de tudo um pouco e estou sentindo falta da correria e funções variadas e pressão... A pergunta é: Eu me lascaria fazendo Engenharia de produção não gostando de matemática?
3 года назад+1
Olá Lidiane. Se você ja aprendeu tudo isso você consegue tirar de letra a matemática da engenharia de produção. Só necessita de dedicação
Engenharias no Brasil é cilada. A menos pior é a civil pq permite trabalhar por conta própria. Já as engenharias industriais (mecânica, química, de produção) são uma tremenda cilada pq não trazem retorno nenhum.
Estou em dúvida sobre Engenharia mecânica ou engenharia elétrica, qual se destaca mais e tem mais áreas de trabalho?
3 года назад+5
Olá Leonardo. Ambas são muito boas. Creio que você deve fazer aquela que gosta mais, uma vez que ambas são bem diferentes, apesar de ter um mercado consideravelmente semelhante
De bate pronto lhe respondo que o leque de atuação de elétrica é maior. As áreas de atuação são diversas, como em transportes (metrô, trens, carros elétricos), energia (geração, transmissão, distribuição), tecnologia de informação, multimídias (som e vídeo), telecomunicações, automação industrial, segurança e automação predial (sistema de controle de acesso e CCTV, além de automações prediais e residenciais), robótica, instrumentação. E isso o que veio na minha cabeça, porque tem mais áreas. Sobre qual mais se destaca, isso eu acredito que é meio subjetivo. Cada engenharia tem um ramo em que tem mais influência. Eu acharia que é elétrica pela quantidade de tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano. Mas mecânica tem suas influências também em coisas do nosso cotidiano, como hidráulica, motores, automóveis, elevadores, escadas rolantes, refrigeração, ventilação, etc.
Engraçado que ninguém vai para de comer e beber, acho que faltou uma das mais importantes.
3 года назад+2
Olá. A engenharia agrícola e engenharia agronômica já foram mencionados inúmeras vezes aqui no canal e ja foi explicado várias vezes por que ela não consta nessa lista. Ela é uma das engenharias mais importantes, com certeza. Nas regiões onde esse setor é forte ela é top 3 mais procuradas. Mas esse é o grande ponto, ela depende da região. No vídeo fizemos uma análise de estudo em visão macro. Que apresentam procuras consideráveis em todas as regiões.
Amada, essa é a melhor engenharia! O povo não fala sobre ela porque sabe pouco ou nada sobre a mesma. Só para teres uma ideia de como o mercado precisa desse engenheiro, os civis estão pegando as atribuições de eng.agrimensura por falta de profissionais dessa área. Tive colegas que ainda na faculdade, tiravam 4 mil por mês...então só vai. Mas tens que gostar porque tem muito trabalho no campo
estou muito em dúvida entre engenharia de produção e engenharia de software (e tenho medo de ser algo mto impossível e complexo para mim) e em termos de qual é melhor para arranjar empregos
2 года назад
Software tem mais empregos. Com com você consegue!!!
Eu passei para Engenharia de produção no CEFET, por ser uma universidade federal e uma engenharia, sinceramente estou com medo. Eu já curso Análise e desenvolvimento de sistemas em uma univ privada pelo Prouni, estou odiando, muito chato rs...
cefet nao é considerado unviersidade. é federal, mas nao tem a pompa real de uma unviersidade. sao considerados 'institutos' nao 'universidade'. sonha, marculina. sonha.
Estou em dúvida entre Eng civil ou Eng de produção, qual seria melhor ? Qual tem mais área de mercado ? Trabalho numa área de manutenção e montagem de equipamentos operações numa mineradora
2 года назад
Engenharia de produção é mais versátil, por isso tem mais empregabilidade
@@willamesrodrigues9230 nao nao é a mae de todas. voce esta confundindo os periodos historicos. antigamente so existiam engenharai "militar " e "civil". porem a civil daquela 'epoca' nao era "civil de construcao" e sim, civil GENERALISTA. a engenharia atual a "civil" é puramente "engenharia de construcao de alvenaria". A engenharia CIVIL moderna, deveria FORTEMENTE mudar de nome.
Cara, é o seguinte. Se você quer ser rico e acha que tem don para tocar obras adoidado e assumir um monte de bucha se der errado, além de ter disposição para tocar muita obra, seja engenheiro civil. Agora, se você quer ser um empregado regular, sem ter que esquentar muito a cabeça, mas sem ter expectativa de ser rico, então seja engenheiro de produção.
Mas a engenharia de Software e da computação, Robótica, não vai servir pra os Dias atuais!? Com a chegada da IA , Inteligência Artificial, e Tecnologia 4.0 , internet das coisas!?
Olha na minha opinião hoje Eng. da Computação e Eng. Software já estão bem em alta e para o futuro vejo a de Computação excelente opção. Visto que engloba todas as áreas que você falou.
Tem certeza da sua escolha, jovem? Depois de formado, será uma área que vc sempre terá frente para trabalhar, e o leque de atuações é grande. Mas a dificuldade do curso é altíssima, e o nível de estresse que se alcança dentro de projetos é alto. Você passará madrugadas estudando, e não pense que passará sem estudar...
estou numa dúvida incessante entre eng. de produção e eng. ambiental (que apesar de não aparecer no vídeo,me interessa demais). Sei que uma não tem nada a ver com a outra,mas queria uma opinião sua. Qual a melhor opção?
Tenho uma grande dúvida em cursa Engenharia elétrica ou eletrônica, mesmo sabendo que ambas são de extrema dificuldade. Entre as duas, qual possui um mercado de trabalho mais abrangente e solicitado ?
3 года назад+1
Olá. Mais abrangente a eletrica, pq ela engloba a eletrônica tb
Eu gosto de matemática, química e física, mas não tenho certeza se estou escolhendo a profissão certa que é a engenharia química. Confundo a engenharia química, química industrial, engenharia de bioprocessos, bioquímica... Também não conheço muito bem a engenharia química. Quero conhecer assim: o que é, o que faz, qual a função, qual a importância. Matérias que gosto: Matemática, química e física (sou boa em cálculo, mas em leitura não).
Год назад
Ola. Engenheiro químico trabalha mt em indústria com processos industriais.
Uma dica - a química que você vê na escola pouco lembra a química que você vê na faculdade. Não tome como parâmetro o que você vê na escola de química para decidir que quer fazer algo relacionado com química. Procure por profissionais que atuam na área para perguntar o que lhe interessa.
Engenharia de materiais, metalúrgica, ou biomédica qual tá valendo mais apena fazer atualmente?
3 года назад+1
Olá amigo. Cara, por mercado de trabalho, nenhuma tem grande vantagem sobre outra. Acredito que você deve fazer aquela que você se gostaria mais de trabalhar.
Boa noite. Eu quero projetar e construir carros e mais ao futuro fundar a minha própria montadora, qual engenharia é melhor, a mecânica ou a automobilística?
2 года назад
Ola rafael. Automobilística. Mas vc vai precisar especialização dps tb
Olá, eu estou em dúvida entre duas engenharias, a de produção e a metalúrgica. Em termos de mercado, qual seria a que tem um melhor aqui no Rio de Janeiro? Ótimo vídeo, tmj!!
3 года назад
Olá Luis. A que abrange mais áreas é produção. Metalúrgica é muito específica.
Não sei se vc já fez sua decisão, mas caso faça engenharia de produção, vc pode se especializar na área metalúrgica. Estudo EP e tenho um professor na universidade que é especializado nessa área
O q vc acha de pós em Eficiência Energética? Ou em Engenharia Elétrica e de sistemas de energia? E de Controle e automação? Recém me formei em Civil, e sempre gostei muito de Física, Mecânica, desde a faculdade sempre quis me especializar nessa área, seria uma boa uma pós de 6meses em EAD?
2 года назад
Ola. EAD a maioria vai ser, entao vale a pena. Todas sao otimas areas
É PORQUE JUSTAMENTE NAO É A INTENCAO DE SE ESPECIALIZAR EM ALGO CABEÇUDO. porro burro, so repete jargao que ve por ai e nao tem a minima opiniao e visao propria. se fosse a intencao, se chamaria engenharia de C* nao producao
@@fatos-h1k Engenheiros de produção são os que trabalham diretamente como diretores ou até presidentes em qualquer empresa, por isso é o mais eficiente caso queira ser empresário ou trabalhar em empresas grandes.
Engenheiro no Brasil ( exceto o civil ) é bem faz de conta:o de produção aprende a administrar mas na prática não vai administrar nada. O eng químico aprende calcular, projetar, mas na prática não vai calcular e nem projetar nada. Todos (exceto o civil) vão terminar sendo faz-tudo na fábrica ganhando um salareco de peão.
Entre a engenharia elétrica, controle automação ou produção quel vai ser melhor? No caso quero no futuro trabalhar com mercado de energias renováveis ou também na parte de automação. Como engenheiro elétrico posso trabalhar na áreas de controle automação? Porém creio eu que como engenheiro de controle automação não posso trabalhar como engenheiro elétrico né? Outro adicional também gosto bastante da parte de finanças e também esse mercado de carros elétricos ou seja dessas entre elétrica, controle automação e produção qual posso me adaptar melhor para poder trabalhar em algumas dessas áreas?
Estou com dificuldades de encontrar universidades ou faculdades de engenharia de produção nos EUA/Califórnia.E aparece engenharia de manufatura Será que engenharia de produção e engenharia de manufatura é tudo igual lá?
Boa noite,me tira uma dúvida,qual a diferença entre eng.de produção mecânica e eng.de produção?na faculdade que eu quero tem essas duas opções e eu não sei qual a melhor
3 года назад+1
Olá Isaura. A engenharia de produção mecânica é voltada justamente a mecânica, sendo mais próxima da engenharia mecânica do do que engenharia de produção
Sou docente do curso de Engenharia de Energia da UNESP, atualmente estamos com 97% dos nossos formandos empregados na área... o curso tem uma visão multidisciplinar sobre a área de energia...
Depende apenas de você. Pessoalmente, com 30 anos, você se formará com 35, e prevejo que já não terá mais a mesma disposição de quando é jovem. Além disso, terá que ser mandado por muita gente mais nova que você quando começar. E não sei qual a sua expectativa de retorno, mas serão 5 anos difíceis e de muito sacrifício para demorar em ter um retorno financeiro bom. Se você acha que aguenta tudo isso, seja feliz. Mas se acha que não, é melhor nem começar.
tenho curso de mecânico de manutenção de máquina industrial, e técnico em mecânica de manutenção, ambos feito no Senai , comecei engenharia mecânica , você sabe se o Mercado é bom? vi vários comentários engenheiro falando que virou uber, que e difícil entra em uma indústria sem experiência como engenheiro pelo alto salário, sera que eu entra em uma empresa como técnico ou mecânico, e fica la ate a faculdade acaba, media de 4 anos na empresa, isso iria facilitar é muito?
2 года назад+4
Você sempre vsi encontrar comentários negativos de tudo. Problema que as pessoas ao invés de procurar melhorar, preferem enfiar q culpa na profissão. É uma ótima área.
Sou formada em engenharia civil e com pós em auditoria, perícia e gestão ambiental, mas estou querendo fazer uma segunda graduação. Estou em dúvida entre produção e elétrica, qual você acharia melhor levando em conta o mercado de trabalho atualmente.
2 года назад+1
Cara, vejo ambas com muitas possibilidades, pois tem mercado amplo e são muito versáteis
@@mayaramatos5256 Na verdade como tenho condições estava pensando em fazer o curso no Mackenzie, sinceramente não sei se faz diferença por que seria a minha primeira vez na faculdade então não tenho o mínimo conhecimento sobre isso. Aparentemente a pós ou curso superior contam mais ?
@ Também estou interessado em engenharia de sistemas, parece ser bem interessante, porém só conheço um profissional da área e não sei como é o mercado.
Sou engenheiro mecânico, estou começando engenharia elétrica para ampliar meus conhecimentos, bora pessoal os estudos nunca será algo sem valor.
Parabéns, walter!!!! Muito sucesso 🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼
eu tmn quueria que vc comentasse sobre o mercado de eng mecanica
Verdade
Faltou Engenharia Ambiental. Acredito que será uma área da Engenharia muito promissora. Meio Ambiente é um dos temas mas falados em reuniões contra os impactos ambientais no mundo inteiro
Conheço 6 eng. ambientais. 1 ganha 13 mil e trabalha muito que tá pensando em sair, mesmo ganhando bem e também porque tem 38 anos. Outro tem 40 anos mais ou menos e ganha 4.500... Os demais estão desempregados. Complemento dizendo que isso é no norte do Brasil, onde tem uma das áreas verde mais preservada do Brasil.
@@Arrancada760 conheco um cara q desde q formou em eng ambiental (cerca de 10 anos) nunca trabalhou na área. Trabalhou como prof de ciências, mat e bio e acabou gostando do mercado (compensa p ele) atualmente, ta terminando a graduação de biologia
A questão é que, para ser responsável, não necessariamente é preciso de um eng. ambiental. Em muitas análises, o eng. civil com especialidade pode assumir as responsabilidades. E o engenheiro civil tem mais frente de trabalho que um engenheiro ambiental, que tem um nicho muito específico de atuação. Para dificultar, outros engenheiros podem assinar por um eng. ambiental, como agrônomos e eng. mecânicos
Eu me dou bem com administração e com engenharia, e a engenharia de produção é uma boa opção de carreira. E como você citou kkkkk eu gosto de meter o nariz em tudo, sempre é um desafio e eu gosto de desafios.
Show de bola 👏🏼👏🏼🙏🏼🙏🏼
" Em quarto lugar a Engenharia de Produção. A famosa Engenharia que mete o nariz em tudo". Rachei o bico de tanto rir.
Kkkkkkkkkkkk
A Eng de Produção, admiro demais, pois é a única Eng que te leva a cargos de liderança mais rapidamente, pois é totalmente focada em gestão e otimização de processos.
Mais uma observação; Nenhuma Eng tem as disciplinas que a de Produção tem para formar um empreendedor, temos vários grandes empresários no Brasil com essa graduação, exemplo o CEO da marca Reserva. Ou seja o melhor curso para empreendedores na minha opinião, sendo assim o riscos de você se formar e virar Uber são pouquíssimas.
Engenharia de produção, tmj. Kkkk
@@ricellilira81 ou seja, a de Eng de produção??
Eu cursando o segundo período de eng de produção, fiquei ainda mais interessado e certo de que é esse curso que quero para a minha vida.
Sucesso Matheus 👏🏼👏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Fala amigão! Busque conversar com pessoas da área, tipo umas 10 e você ver o que a maioria diz.
Não estou querendo te desanimar e sim mostrar a realidade, eu desejo sucesso a você. Mas procure saber o que a maioria de formado, tipo, uns 10 e com uns 5 anos após a formação.
@@Arrancada760 nao falou nada com NADA cara. pelo amor de deus, e ve se ARRUMA esse seu portugues horroroso
👏👏👏👏
Menção honrosa : Engenharia Agronômica
O agronegócio tá no Top 3 dos principais setores do Brasil, é responsável por grande parte do nosso PIB e é presente em todas as regiões do país praticamente, é uma das poucas que vc pode ter grandes oportunidades mesmo no interiorzão. Além disso, com o crescimento da biotecnologia, do desenvolvimento sustentável e surgimento de áreas como agroecologia, é uma área que demanda novos profissionais, inclusive na área de pesquisa. É um curso bem completo tbm, vc estuda matemática e todas as ciências da natureza, gestão, gestão ambiental, recursos humanos, indústria e até um pouco de veterinária
Com certeza!!!! Em regiões onde o setor é forte vale mt a pena!!!!
A Engenharia de Alimentos também!
Embora não seja um ramo ativamente em alto crescimento é um mercado bem seguro e consistente, especialmente aqui no Brasil onde são produzidos grandes volumes de matéria-prima pelo complexo agrícola que muitas vezes passam por processamento industrial.
Além disso, com o alto crescimento populacional do planeta nas últimas duas décadas a preocupação com a alimentação dessas pessoas vem crescendo também, então é previsto que a área de Alimentos sofra uma valorização nos próximos anos.
@@cesar_acb verdade!!!
Exatamente, eu escolhi a engenharia ambiental e sanitária pois vai complementar algumas lacunas do meu trabalho como médico veterinário da área de inspeção de produtos de origem animal, além de pensar na preservação do meio ambiente.
Sou engenheiro agrônomo, cara vaga até acha, mais o salário é horrível. Infelizmente não dei sorte, nunca ganhei mais que 3,5 mil.
Comecei a ver os seus videos hoje, esta de parabéns meu amigo. Que conteúdo legal, tens a distancia certa entre a imparcialidade e a sua opinião pessoal. Estou com 30 anos e estou iniciando o estudo de engenharia elétrica. Desejo sucesso e deixo um grande abraço.
Fico feliz que esteja gostando, Thiago. Precisando estou a disposição. Sucesso
Sou Engenheiro Ambiental e Sanitarista, trabalho na área há pouco tempo depois de formado há muito tempo. Moro no RJ e emprego aqui é ruim em qualquer área. Se vc é novo, recomendo se formar e fazer um concurso para qualquer região do país que pague bem ou intensificar o inglês e sair do país. Alguns Estados brasilreiros o emprego em qualquer área é impossível.
O CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA TEM UM CAMPO MUITO VASTO PARA TRABALHAR.
VOCÊ PÔDE TRABALHAR COMO ENG. MECÂNICO-ELETRICISTA, ENG. AERONÁUTICO, ENG. DE ROBÓTICA E COMPUTAÇÃO, ENG. BIOMÉDICO, EM BIOENGENHARIA, ENG. DE ENERGIA, ENG. DE MATÉRIAS,EM NANOENGENHARIA, EM BIOCIÊNCIAS!
O CAMPO DA ENG. MECÂNICA É ENORME!
Então, se isso é verdade, então por que existe inúmreros engenherios (as) mecânicas desempregados (as)?
@@marlitonsantos8570 existem muitos desempregados porque não possuem experiência e nem as competências necessárias. Existem muitos engenheiros sendo formados nas faculdades, principalmente as particulares, mas sem experiência no ramo e sem alguns requisitos como lidar com alguns softwares e línguas. Por exemplo, só para estágio, estavam exigindo que o estagiário soubesse revit, autocad, inglês, e o espanhol era diferencial. Logo, apenas ter o diploma não basta. Infelizmente, estudar engenharia requer recursos e alguém te bancando, porque o estágio parece ser muito importante para experiência após formação. Além disso, ter trabalhado em empresas de engenharia como desenhista e técnico parece ser importante.
@@marlitonsantos8570 o fato é que, para os jovens que querem seguir na engenharia, deve pensar em se focar na área desde jovens. Por exemplo, no ensino médio, cursar um técnico e já ir ganhando experiência em empresas de engenharia. Além disso, se preparar para utilizar os softwares de desenho e BIM, além de seguir a tendência de ter que usar as inteligências artificiais aplicadas a projetos. E ter inglês no mínimo intermediário para cima é o básico. Logo, pelo tanto de exigências, se vc não trabalha por anos como técnico na área, não terá nem chance de alcançar o primeiro emprego como engenheiro. Isso diz muito sobre os jovens que saem do ensino médio sem saber o que fazer e escolhem engenharia - precisam de muito suporte dos pais nos anos em que estudam, e precisam se preparar para as necessidades do mercado, e não apenas no que é visto nas faculdades - por exemplo, aprender a usar softwares de desenho e de gestão, além de estagiar em empresas focadas nos ramos em que você quer seguir - por exemplo, se quer trabalhar em obras de construção, estagiar em empresas que são empreiteiras ou que lidam com obras de infraestrutura. Se quer trabalhar com novas tecnologias, focar seus objetivos em empresas que lidam com desenvolvimento de tecnologias (inúmeras, com oportunidades fora do Brasil, como ABB, Siemens, e outras famosas pioneiras no desenvolvimento de novidades para o mercado). E, se quer ampliar suas oportunidades, cogite ter que morar fora do Brasil.
@@shingomouri Concordo com tudo que você diz. Muito Obrigado!
No Brasil não arruma nada além de empreguinho de analistinha ganhando muito abaixo do piso da classe. Engenharias no Brasil são cilada, só a civil q salva um pouco pq permite trabalhar por conta própria.
Eu curso engenharia Ambiental e sanitária. Eu vejo como uma profissão meio “ futurística “ uma vez que nossos recursos não são infinitos e uma hora pode acabar, então vai ser necessário profissionais para atuar nessas áreas ambientais, em resíduos etc. será que estou correta? Daqui uns anos a profissão vai ser mais valorizada? O que acha?
Olá isabella. É um ponto de vista. Mas depende da região. De fato essas políticas vão ficar cada vez mais fortes
O Eng Ambiental e Sanitária tb está há imitado a projetar estruturas como aterros sanitários, etas, etes...
Pois é, o problema é esse, te enganaram! Os recursos não estão acabando, isso é narrativa política pra gente poderosa ter desculpa para controlar a sociedade. Inclusive nosso próximo problema será a falta de pessoas no mundo!
Acho que vc vai ter que ralar muito para ter um bom salário, pois tem muito engenheiro que não é ambiental que pode assinar por você, como eng. mecânico e civil. Muito provavelmente você terá algum sucesso se trabalhar em algum orgão estatal através de concurso público. Mas, se depender do setor privado, vai ter que ralar muito para se inserir.
Engenharia elétrica é muito abrangente, com as mais diversas áreas de atuação. Não é incomum ver engenheiros eletricistas atuando na computação, eletrônica, automação, telecomunicação, eletrônica de potência, geração de energia, programação, transportes (metrôs, carros elétricos, aviões, sinalização de vias de trem), aeroespacial, entretenimento (eletrônicos e video games), instrumentação, sonorização, instrumentos musicais eletrônicos, multimídia, entre outras. Apesar de muitas áreas serem específicas e terem profissionais específicos, não é incomum ver engenheiros eletricistas lidando com tudo isso e sendo o profissional responsável.
Cara... um engenheiro de produção manda e você como engenheiro elétrico obedece.
@@israelsilva7190 eu não teria certeza como fala, porque vejo algo bem diferente disso no meu dia-a-dia. Em projetos de obras de infraestrutura é difícil haver algum engenheiro de produção. Pode haver na fábrica de aço, ou dos insumos, mandando nos peões de linha de produção e técnicos de operação e manutenção. Mas, na obra de infra, principalmente naquelas mais complexas e gigantes, não vejo - aliás, vi 2 pessoas. 1 está atuando como desenhista e verificador de projetos de montagem mecânica (ou seja, atuando fora da área). Eu já atuei em muitas projetos de obra de infraestrutura, como metrôs, aeroportos e até complexos integrados de portos com usinas termoelétricas, mas vi apenas 2 pessoas entre tantos engenheiros, e nenhum em cargo de chefia. Talvez haja alguns em controle de documentação (eu só vi uma, que não era chefe e é a segunda dos 2 eng. de produção que conheço). Normalmente tem que abrir as pernas por livre e espontânea pressão porque os diretores querem projetos para obra "para ontem". O processo ficou tudo na teoria e na faculdade.
Se eu não fosse da saúde,com certeza eu faria engenharia. Na verdade,eu cursei na Universidade de Pernambuco,mas não conclui. Sempre sinto falta da emoção(felicidade) de tirar um 5 numa prova de 10. Quem viveu sabe.
Gosto muito da engenharia civil, vou cursar concerteza, mas muitos me desanima falando que engenharia tem pouco mercado e ganha muito pouco, esse vídeo e outros que vi nesse canal me animou novamente
Fico muito feliz em poder ajudar 🙏🙏🙏🙏
Qualquer engenharia paga acima de 4 mil reais amigão, e se vc for um grande profissional, com certeza ganhará muito mais e bem rápido. As que pagam "pouco" são aquelas menos tradicionais como engenharia de pesca e engenharia florestal
@@felipejr10 oque você acha da engenharia de materiais?
Com certeza*
Vídeo muito bom! Estou cursando o primeiro período de Engenharia Elétrica, estou gostando bastante e está atendendo tosas as minhas espectativas!
Sucesso amigo 👏🏼👏🏼
@ maninho, o eng. elétrico pode atuar em eng de dados e ir para bancos....
Atuo como Analista de Planejamento a alguns anos, tenho 33 anos atualmente consegui através da prática elevar meu conhecimento, confiança e conseguir chegar no teto de classificação. Minha evolução salarial foi 10x aproximadamente considerando o salário mínimo atual. Estou no 10° semestre na Engenharia de Produção. Próximo ano estarei fazendo uma pós em gestão de projetos pois recebi uma proposta para gerenciar a parte de produção da obra que atuo são 36 meses de obra. O que posso humildemente comentar é que a prática contara muito!
👏🏻👏🏻👏🏻🚀🚀🚀🙏🏻
Oie, poderia me falar mais sobre seu curso, se recomenda e se teve dificuldade? Penso em cursar ano que vem
@@Ana-fy5kg Olá, então acabei de me formar. Engenharia de Produção é um curso mais voltado para gestão, planejamento e controle. Para quem gosta de estratégias, comunicação e resolução de problemas é o curso ideal. Sem contar que, não é uma "Engenharia engessada ", costumo comentar que EP( Engenharia de Produção) é o camaleão das engenharias, pelo simples fato que consegue migrar para diversos setores . O curso em si, foca muito na questão de produtividade, organização, redução de custo e melhoria constante na empresa/Indústria.
oi, queria cursar eng de produção, vc e as pessoas que formaram contigo conseguiram emprego na area? estou com medo em relação ao mercado de trabalho
Cuidado pq nem sempre a tendência se materializa em empregabilidade. Tipo geral falando q meio ambiente e o futuro. Sim, o assunto está em evidência, agora bons empregos pra eng. Ambiental é outra historia.
Na Engenharia de Produção tem muitas oportunidades no setor da Logística e muitos casos em locais Administrativos.
Show de bola, Douglas 🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻
Me formei em Engenharia de Produção e agora estou fazendo Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
Sucesso, Ana!!! Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Tô pensando em colocar engenharia de produção esse ano no sisu na UFRJ, acha que vale a pena? Tava pensando em fazer a mecânica também
@@CristianoRonaldo-py9ieestou no 3°periodo em Engenharia de Produção. E aí, o que decidiu?
Está valendo a pena Ana, ter feito engenharia de produção?
Sou estudante de engenharia mecânica, estou no quinto período mas o mercado no RJ não parece estar muito favorável, estou fazendo cursos por fora, como excel, inglês e programação pra me sentir mais preparado, mas ainda assim me parece que a demanda de engenheiros é muito maior doque a de ofertas de empregos.
É algo a se pensar.
Vem pra Manaus.
Conseguiu emprego ?
a questão é que você não pode se prender muito a onde quer ficar se quiser emprego. Eu não conheço o mercado do RJ, mas sei que tem muita demanda na Petrobrás e em complexos como a GNA. E na engenharia mecânica tem muitas áreas de atuação que interessam a esses projetos, como tubulações, hidráulica, processos, etc.
Na verdade a quantidade de engenheiros é bem superior a demanda, por isso nenhuma firma contrata como engenheiro e sim como analistinha. Eu mesmo conheço gente q formou em EQ fez N cursos de especialização depois e continua até hoje como analistinha.
Ao meu ver a engenharia do momento é a elétrica, visto as revoluções tecnológicas que estão ocorrendo, gerador solar, sistemas a bateria, carros elétricos, automação residêncial, etc. Valorize-se engenheiro, pare de ser otario e aceitar esmola pra trabalhar...
Ótima engenharia 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Eduardo faz um vídeo e relata as 5 engenharias mas difícil para o estudante se formar, ė claro que todas as engenharia são raladas mas tem umas que são raladas ao quadrado, valeu Eduarso.
Pode deixar!
@@hyagomedeirosnunes4997 eu estou pensando em cursar engenharia elétrica, você poderia me dizer como é mais ou menos? Só pra eu poder ter uma noção mesmo kkkkkkk.
@@hyagomedeirosnunes4997 obrigadaaa!
@@hyagomedeirosnunes4997 me fez até desistir, mas gostei da sua resposta pq foi sincero KKKKKKKKKKKL
@@hyagomedeirosnunes4997 muitooo obrigada pelo conselho, vou ver se faço isso então. Quero fazer engenharia pq gosto de matemática, mas estou indecisa ainda por não ter certeza de qual quero realmente, mas obrigada!
Eu tenho um interesse muito grande nas matérias de engenharia de computação, mas tendo em vista o trabalho em si, acho que me sentiria mais confortavel trabalhando com pessoas, visando entrar para uma area de gerenciamento no futuro, então estou pensando sériamente na engenharia de produção.
Nessa Circunstância com certeza é uma excelente escolha, visando oq foi pontuado!!!
E quem te disse que tu não vai trabalhar com pessoas em engenharia da computação?! Tu não só vai trabalhar com pessoas, como pra melhorar a vida delas...a computação de todas as formas será o melhor emprego atual e do futuro.
Por gentileza, faz um vídeo sobre as matérias que são abordadas no curso de engenharia de software, de forma aprofundada.
Podr deixar!
Faltou a engenheira agrônoma também. É iminente a necessidade de controle alimentar e animal para as gerações futuras. É muita gente pra pra alimentar!
Top. Acompanho seu trabalho parabéns, estou no 4 semestre em Engenharia de Produção.
Showwwww!!! Muito sucesso 🙏🙏🙏👏👏👏
Vale a pena? O mercado de trabalho está bom em sua visão?
@@Sabrina-kz8fo vou começar a minha
O mercado para engenharia de produção é a maior pois vc pode trabalhar em várias áreas, só que tem que levar em conta que é a engenharia que mais forma no Brasil logo vc terá concorrência
@@JoaoAlves-be6jk ué, eu vi que você não trabalha muitas das vezes pela sua área e sim como analista, para o pessoal não pagar o piso, o que é um absurdo não pagar o piso, sabendo que os engenharia estudam e se dedicam muitooo, além disso é 5 anos né
Olá. Pesquise sobre a retirada do piso salarial.
0:57 matemática pra mim é bicho papão mas, a possibilidade de criar coisas é maravilhoso!
Showwwww 👏👏👏👏🚀🚀🙏🙏🙏
1:20 - Blz, olhe ao seu redor, onde você está.
Pra ter tudo isso você precisa de uma casa , construção né?
Sou da Mecânica, nunca interessei na Civil mesmo sabendo que é e sempre será a Top de todas. Tanto que virou a modinda de todas. Falou engenharia, já vem a Civil na cabeça.
Assim como Medicina na nova geração, que tudo só é pela questão do salário.
A atual geração só pensa em diplomas e dinheiro, portando, só encontraremos "profissionais" desqualificados.
Verdade, dá para perceber quando alguém faz algo que gosta, tem alguns médicos que mais atrapalham que ajudam, a pessoa fica horas nas filas dos hospitais públicos, com risco de contaminação, para chegar no médico e ele mal olhar para sua cara, só mandar tomar dipirona ou paracetamol e lasque-se, nem pergunta oq a pessoa tá sentindo nem nada.
Civil ou Mecânica?
Vc poderia fazer um vídeo sobre a experiência q o mercado exige? De como um recém formado pode adquirir experiência, visto q a pessoa corre atrás de uma experiência, mas pra isso exigem experiência entende :/
Pode deixar!!! Temos alguns vídeos ja sobre
O problema é que muitos só começam a correr atrás dessa experiência apenas depois de formado. Você já tem que começar a correr atrás enquanto ainda está cursando a faculdade. Os estágios são uma ótima porta de entrada para se adquirir experiência e ajuda a direcionar onde você tem que colocar mais esforço para ter experiência relevante para o mercado de trabalho. Depois que você já está formado, estará concorrendo com profissionais experientes, e as empresas já procuram por pessoas que já estão aptas a atuar nos projetos, sem ter aquele tempo de adaptação e estudos longos. Por exemplo, é muito comum ver pessoas engatando mestrados e doutorados e depois ir querer trabalhar nas empresas, mas, muitas vezes, esses títulos acadêmicos de nada servem para o nicho e perfil de negócio que essas empresas precisam, entende? Se esses indivíduos estivesse nos estágios que estão presentes nas empresas, iriam focar sua formação na experiência que o mercado exige, ou focar seus mestrados e doutorados voltados para o ramo de atuação da empresa. Não adianta nada o cara ter um título cuja pesquisa são recursos renováveis e procurar emprego em uma empresa que lida com infraestrutura de transporte, entende?
Eu, por exemplo, fiz estágio na área metroferroviária, e tive muitas indicações depois de formado para empresas que lidam com a área metroferroviária, e estou nisso até hoje. E muitos ganham experiência nos estágios e ficam na área por muitos anos graças a isso. Portanto, os anos de faculdade são também cruciais para você ir atrás do ramo em que você quer atuar.
Passei em engenharia mecânica mas estou pretendendo trocar para engenharia de produção pois me identifico mais (já trabalhei como mecânico por eu ser formado em técnico de automação e não gostei de atuar como mecânico de carros) já com produção também tenho cursos que completam e meu foco é a logística e agronomia, então é isso
Show de bola
Sou Tec eletrotecnico, antes eu queria fazer eng.eletrica, mas alguns meses atrás venho me interessando bastante com a eng. De software
Excelente área, Paulo.
Eng. Elétrica é uma área mais robusta, pois permite que, após formação, você consiga se especializar em softwares e programação.
Tenho 15 anos e penso daqui a 5 anos estar seguindo um curso de Engenharia e ter um trabalho bom
Com certeza você vai conseguir!!!
pretendo fazer Eng Quimica e atuar com vendas de Matérias Primas, observo em feira do setor muitos empresários bem sucedidos e muitos representantes comerciais que ganham mais de 50 mil de comissão.
👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@ E engenharia de sistemas ?
Qual sua dúvida?
@ É uma boa área ?
É sim
vc esqueceu de falar sobre, atuação de um profissional formado em eng Agronomia são grandes, o mercado de trabalho se mostra aquecido e com boa absorção dessa mão de obra, o eng ele pode atuar em empresas públicas e privadas. Um campo da Agronomia que está em alta é o de biocombustíveis etc
Com certeza. São muitas possibilidades. Se fosse falar de todas de todos os cursos ficaria mt longo KKK
É que não é um consenso se é ou não uma engenharia
EngCiv, EngEle, EngMec, NUNCA deixarão de ser as três melhores.
Ou o povo achaque estaremos vivendo estilo StarTrek em poucos anos? Haha
São engenharias muito importantes
Acho que o maior problema delas é a saturação
@@AgostinhoSEP Saturação de profissionais ruins, assim como a minha área que é a medicina. O mercado da medicina está Super saturado, de profissionais ruins, por que médico bom não fica sem emprego. Assim como as engenharias, se você é bom no que faz, não lhe falta emprego.
@@dr.pedrohenrique5810 Mas como um engenheiro vai se provar bom se não possui experiência ou oportunidade?
Pois é, basta ser bom! principalmente na mecânica o mercado é grande!
Meu sonho e Fazer engenharia elétrica N Brasil ou EUA . Inshallah.
Direito de Moçambique.....
Torcendo por você, Charles!!!! 👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Vou fazer engenharia de produção próximo ano, tomara que eu me encontre no curso
Espero que goste 👏🏼👏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Amigo toda profissão de terceiro grau tem deve ser "obrigatoriamente vocacional" e não visto pelo lado financeiro, caso contrário não será um bom profissional, no caso especifico engenharia, o candidato precisa primeiro uns dois anos de estágio e após fornado precisa de uns três ou cinco anos de atividades plenas, ai sim sera um bom engenheiro, e só será plemo com mais alguns anos de experiência. Exemplo: conheci engenheiros que só sábiam cobrar e não executar, engenheiros que executavam calculavam e orientavan, um era de campo o outro de projeto. Percebeu a diferença.
O amigo falou de mil oportunidades pra um engenheiro, mas no final cravou que o profissional mesmo depois de formado é difícil exercer a profissão.. 🤔😶
Podia fazer um vídeo comentando sobre engenharia Urbana - curso novo da universidade federal de ouro preto (ufop)
Na minha opinião, as engenharias do futuro e a do e software, computação e Robótica!
eu faço engenharia da computação. Contudo, quero tbm fazer engenharia energia renováveis ou ambiental
Oi
Eu iria fazer a Engenharia mecânica mas tenho medo e outra é muito pesado não me vejo projetando máquinas etc muito difícil até pq odeio desenho técnico rs super difícil estou querendo engenharia de produção por ter muitos cálculos financeiros e química eu gosto bastante! Porém estou com medo de não ter emprego nessa área! Falaram q tem muito pouca engenharia de produção empregos !
Oq vc acha???🙏
É uma área que conseguie trabalho em qualquer lugar
Cara, excelente vídeo! Eu acrescentaria mais algumas, e pelo que eu pesquisei, ficaria nessa ordem:
1 - Engenharia de Software
2 - Engenharia da Computação
3 - Engenharia de Controle e Automação
4 - Engenharia Ambiental e Sanitária
5 - Engenharia Civil
6 - Engenharia Elétrica/Eletrônica
7 - Engenharia Química
8 - Engenharia de Produção
9 - Engenharia de Segurança
👏
essa ambiental e sanitária vale a pena msm?
@@claudiodossantos5995 sim
Acho que faltou de Matérias!
@@wesleyguilherme5672 raramente alguém fala sobre :(
Estou em dúvida entre engenharia mecânica ou civil, qual a mais dificil de concluir ? Tenho um pouco mais de interesse na parte de mecânica inclusive já fiz alguns cursos de mecânica automotiva, mas hoje trabalho em uma empresa de construção civil e penso em aproveitar esta oportunidade.
Olá Sérgio. Ambas são otimas engenharias. A que é mais difícil é a mecânica
Tenta observar aquilo que você mais gosta! Se você gosta mais de contrução civil, então a engenharia civil é um caminho a ser pensado!
Mais dificil é a mecânica sem dúvida
A diferença é que civil tem a certeza que voce acaba como uber e a mecânica existe somente a possibilidade de se tornar uber
Mecânica é mais difícil, e digo que falam horrores das matérias Fenômenos de Transporte (Fetrans) e Mecânica dos Fluidos (Mecflu).
sou estudante de Engenharia Biomédica , é um curso totalmente criativo para os anos vindouros , crescer e formar , produzir e inovar. Saúde do futuro está nesse curso , também fizemos programação e manuseamento computacional.
Zelezny Onde vc está fazendo ?
Vendo os veteranos no seu curso, e oportunidades de estágio, trainee e até empregos acha que vale a pena cursar?
@@mara.n647 IPB
Eu reconheço que o curso de engenharia, seja ela qualquer que seja a engenharia e sendo no Brasil, tem a sua devida necessidade. ENTRETANTO, eu formado, pós graduado, não recomendo nenhuma engenharia, o país está quebrado em termos de desenvolvimento industrial, a engenharia em si, se adentra nesse meio. Desde já, deixo claro que é minha opinião de formado, com experiência, atualizado, buscando mais pós... Vai aparecer uns que vão dizer que o mercado tá bom, outros vão concordar comigo.
Mas a diferença está no modo geral e não para um e outro, e nesse geral eu concluir essa dificuldade de mercado e principalmente de salário. Uma coisa é a pessoa que tem família de nome no meio, que é o meu caso e mesmo assim está sendo difícil, tem a situação da pessoa que tem uma verba guardada para começar o próprio negócio fazendo casas e tal, mas além de raro, as pessoas(seriam clientes) já estão sem dinheiro, tem a situação de que parente do fulano, do coleguinha que ganha bem. Mas de 10/1 ganha bem... Enfim, é o que eu penso, eu amo a engenharia desde criança, porém, o mercado humilha muito, desanima muito o profissional. Mas eu desejo sucesso à todos!
kkk voce deve ter vindo do topico do politz? sim. concordo. vou fazer, mas puramente porque quero algo pra mim 'mesmo'. se fosse pra procurar emprego, com certeza, nao faria engenharia.
@@iaia5368 vim da realidade. Porém, entenda como quiser.
Meu intuito foi só aconselhar sobre o real momento da construção civil no Brasil.
Não concordo com essa sequencia, pois existe um curso generalista e muito atual e bem desafiador que é Engenharia de Controle e Automação, que pra mim e pelas pesquisas que fiz é a mais procurada nos dias atuais, a começar citando seu vídeo que vc repete várias vezes a palavra AUTOMAÇÃO. Inclusive o engenheiro de automação pode atuar diretamente no setor automobilístico, de automação residencial, aliás tudo é automatizado nos dias atuais. O mercado de trabalho que você está citando deve ser o 10 anos atrás.
Discordo, porque só fazer um curso Engenharia Mecatrônica e Controle e Automação você é bem limitado e restrito em assinar projetos no mercado dentro das atribuições. Compensa mais você fazer uma Engenharia Elétrica ou Mecânica e especializar em ECA que é mais amplo do que fazer ECA na verdade nem deveria existir esse curso como Graduação e sim apenas como uma especialização é mais vantajoso. Mercado ainda é muito restrito e limitado para esse profissional.
Estou começando a engenharia de produção, tô com medo porém vou me esforçar o máximo..
Sucesso amigo 🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Faltou Eng. Quimica, com ela dá para se especializar em quase tudo ai
Ótimo CURSO!!
O contrário também é verdade. Na verdade, formando em qualquer engenharia, você pode se especializar em outros ramos de outra engenharia se quiser. Isso só mostra que, muitas vezes, depende apenas da própria pessoa correr atrás das experiências que o mercado exige.
Não gosto de matemática, sou designer de interiores e que uso muito no dia a dia é logica criatividade, programas já que sou projetista. Já trabalhei com controle de estoque, de produção e amo o processo organizacional, e controles e criar formas de trabalhos mais produtivas e dentro do prazo, já trabalhei fazendo isso só que era assistente administrativa, fazia de tudo um pouco e estou sentindo falta da correria e funções variadas e pressão... A pergunta é: Eu me lascaria fazendo Engenharia de produção não gostando de matemática?
Olá Lidiane. Se você ja aprendeu tudo isso você consegue tirar de letra a matemática da engenharia de produção. Só necessita de dedicação
Já pensou que sua área pode ser arquitetura e não engenharia?
Tô pensando em fazer engenharia química, mas tenho alguns receios
No começo achei que queria Eng. Civil porém dps do técnico eu enjoei, não aguento mais escutar a msm coisa
Talvez na faculdade seja diferente
Engenharias no Brasil é cilada. A menos pior é a civil pq permite trabalhar por conta própria. Já as engenharias industriais (mecânica, química, de produção) são uma tremenda cilada pq não trazem retorno nenhum.
Estou em dúvida sobre Engenharia mecânica ou engenharia elétrica, qual se destaca mais e tem mais áreas de trabalho?
Olá Leonardo. Ambas são muito boas. Creio que você deve fazer aquela que gosta mais, uma vez que ambas são bem diferentes, apesar de ter um mercado consideravelmente semelhante
@ eu gosto das 2 kkk,queria saber qual das 2 tem mais mercado e mais possibilidades....
Cara, eu diria que a eletrica tem uma leve vantagem por ser mais relacionada a tecnologia.
Aqui em manaus, tem uma faculdade publica o IFAM, na qial eles oferecem o curso de eng. de produção mecânica
De bate pronto lhe respondo que o leque de atuação de elétrica é maior. As áreas de atuação são diversas, como em transportes (metrô, trens, carros elétricos), energia (geração, transmissão, distribuição), tecnologia de informação, multimídias (som e vídeo), telecomunicações, automação industrial, segurança e automação predial (sistema de controle de acesso e CCTV, além de automações prediais e residenciais), robótica, instrumentação. E isso o que veio na minha cabeça, porque tem mais áreas.
Sobre qual mais se destaca, isso eu acredito que é meio subjetivo. Cada engenharia tem um ramo em que tem mais influência. Eu acharia que é elétrica pela quantidade de tecnologias que fazem parte do nosso cotidiano. Mas mecânica tem suas influências também em coisas do nosso cotidiano, como hidráulica, motores, automóveis, elevadores, escadas rolantes, refrigeração, ventilação, etc.
Engraçado que ninguém vai para de comer e beber, acho que faltou uma das mais importantes.
Olá. A engenharia agrícola e engenharia agronômica já foram mencionados inúmeras vezes aqui no canal e ja foi explicado várias vezes por que ela não consta nessa lista.
Ela é uma das engenharias mais importantes, com certeza. Nas regiões onde esse setor é forte ela é top 3 mais procuradas. Mas esse é o grande ponto, ela depende da região.
No vídeo fizemos uma análise de estudo em visão macro. Que apresentam procuras consideráveis em todas as regiões.
Eu passei em engenharia cartográfica e de agrimensura, mas tenho medo do mercado de trabalho ser escasso
Mas se você gosta segue wm frente!!!
Amada, essa é a melhor engenharia! O povo não fala sobre ela porque sabe pouco ou nada sobre a mesma. Só para teres uma ideia de como o mercado precisa desse engenheiro, os civis estão pegando as atribuições de eng.agrimensura por falta de profissionais dessa área. Tive colegas que ainda na faculdade, tiravam 4 mil por mês...então só vai. Mas tens que gostar porque tem muito trabalho no campo
To pensando em cursar engenharia daqui a uns 3/4 anos, quando acabar minha faculdade
Sucesso amigo
estou muito em dúvida entre engenharia de produção e engenharia de software (e tenho medo de ser algo mto impossível e complexo para mim) e em termos de qual é melhor para arranjar empregos
Software tem mais empregos. Com com você consegue!!!
Só vai fundo que voce consegue
Eu passei para Engenharia de produção no CEFET, por ser uma universidade federal e uma engenharia, sinceramente estou com medo. Eu já curso Análise e desenvolvimento de sistemas em uma univ privada pelo Prouni, estou odiando, muito chato rs...
cefet nao é considerado unviersidade. é federal, mas nao tem a pompa real de uma unviersidade. sao considerados 'institutos' nao 'universidade'. sonha, marculina. sonha.
por fim, engenharia de produção é pra quem gosta de sistemas generalistas. engenharias especificas vao mamar. produção comanda.
Estou em dúvida entre Eng civil ou Eng de produção, qual seria melhor ? Qual tem mais área de mercado ? Trabalho numa área de manutenção e montagem de equipamentos operações numa mineradora
Engenharia de produção é mais versátil, por isso tem mais empregabilidade
Engenharia Civil amigo. A mãe de todas.
@@willamesrodrigues9230 nao nao é a mae de todas. voce esta confundindo os periodos historicos. antigamente so existiam engenharai "militar " e "civil". porem a civil daquela 'epoca' nao era "civil de construcao" e sim, civil GENERALISTA. a engenharia atual a "civil" é puramente "engenharia de construcao de alvenaria". A engenharia CIVIL moderna, deveria FORTEMENTE mudar de nome.
Cara, é o seguinte. Se você quer ser rico e acha que tem don para tocar obras adoidado e assumir um monte de bucha se der errado, além de ter disposição para tocar muita obra, seja engenheiro civil.
Agora, se você quer ser um empregado regular, sem ter que esquentar muito a cabeça, mas sem ter expectativa de ser rico, então seja engenheiro de produção.
Engenharia de produção é bem melhor, todo lugar tem indústrias de alimentos, farmacêutica, bens materiais, carros e etc. Não se compara com a civil.
Vc não acha que engenharia ambiental não tinha que tar nessa lista ?? Acho que daq pra frente o meio ambiente vai sofrer muito, oq acha ??
Olá. Falei sobre ela no vídeo de engenharias para 2022.
ruclips.net/video/WpW0hisV6y8/видео.html
Vlw mano muito bom esse top 5
Valeu Sidney, sucesso amigo 👏🏻👏🏻👏🏻
Mas a engenharia de Software e da computação, Robótica, não vai servir pra os Dias atuais!? Com a chegada da IA , Inteligência Artificial, e Tecnologia 4.0 , internet das coisas!?
Olha na minha opinião hoje Eng. da Computação e Eng. Software já estão bem em alta e para o futuro vejo a de Computação excelente opção. Visto que engloba todas as áreas que você falou.
estou no 3 medio e quero cursas engenharia estava em duvida, mas gora tenho quase certeza que sera eletrica
Tem certeza da sua escolha, jovem? Depois de formado, será uma área que vc sempre terá frente para trabalhar, e o leque de atuações é grande. Mas a dificuldade do curso é altíssima, e o nível de estresse que se alcança dentro de projetos é alto. Você passará madrugadas estudando, e não pense que passará sem estudar...
Ótimo vídeo Edu
Valeeeeu, João
olá edu gostaria que VC depois fizesse um vídeo sobre o curso de engenharia mecânica de produção para eu saber sé esse curso vale apena !!!
Beleeeza, Rafa! Coloquei no cronograma aqui.
@ OK edu mais antes de fazer esse vídeo quero o outro vídeo sobre gestão de rh não vai sim esquecer ?
Ja esta na lista.
Ambiental e Agronomia é o futuro. Natureza e alimentos. Fica ligado. O resto está saturado.
Amigo passa seu whatsapp pra batermos um papo sobre , sou graduante na área ambiental
Como está mercado de ambiental aí colega na sua região ?
Qual engenharia tem mais o mercado de trabalho alto atualmente , engenharia florestal ou engenharia ambiental???
Olá Ribeiro. Entre essas duas, ambiental. É muito mais vasto.
Vou cursar engenharia mecatrônica tenho medo de não ter um retorno financeiro bom😔
Vai ter!!!!
to fazendo elétrica , assim que terminar vou fazer mecanica tbm .
Sucesso 🙏🏼🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Faço engenharia ambiental e estou me sentindo mal com medo de não ter emprego p essa área
Mas é um excelente curso
estou numa dúvida incessante entre eng. de produção e eng. ambiental (que apesar de não aparecer no vídeo,me interessa demais). Sei que uma não tem nada a ver com a outra,mas queria uma opinião sua. Qual a melhor opção?
Eng. De produção
Olá Kamily. Em termos de mercado, produção é melhor. Mas acredito que você tem de fazer a que gosta mais, isso é o mais importante.
De produção :)
Ambiental é muito massa pena qye no Brasil não é tão valorizado mas em alguns países tem muito mercado
@@pedrom2731 exatamente, se ñ fosse por isso, eu escolheria a ambiental
o que você acha sobre engenharia de telecomunicações? sobre o mercado de trabalho daqui pra frente...
Olha, é um mercado interessante. Vejo apenas como empecilho ser bem específica. Fora isso é muito bom
Tenho uma grande dúvida em cursa Engenharia elétrica ou eletrônica, mesmo sabendo que ambas são de extrema dificuldade. Entre as duas, qual possui um mercado de trabalho mais abrangente e solicitado ?
Olá. Mais abrangente a eletrica, pq ela engloba a eletrônica tb
Eu gosto de matemática, química e física, mas não tenho certeza se estou escolhendo a profissão certa que é a engenharia química. Confundo a engenharia química, química industrial, engenharia de bioprocessos, bioquímica...
Também não conheço muito bem a engenharia química. Quero conhecer assim: o que é, o que faz, qual a função, qual a importância.
Matérias que gosto: Matemática, química e física (sou boa em cálculo, mas em leitura não).
Ola. Engenheiro químico trabalha mt em indústria com processos industriais.
Pena que não sou muito bom em matemática
Uma dica - a química que você vê na escola pouco lembra a química que você vê na faculdade. Não tome como parâmetro o que você vê na escola de química para decidir que quer fazer algo relacionado com química. Procure por profissionais que atuam na área para perguntar o que lhe interessa.
Tenho interesse na engenharia de bioprocessos e biotecnologia, considerando a remuneração e o mercado de trabalho, seria uma boa escolha?
Interessante
Engenharia de materiais, metalúrgica, ou biomédica qual tá valendo mais apena fazer atualmente?
Olá amigo. Cara, por mercado de trabalho, nenhuma tem grande vantagem sobre outra. Acredito que você deve fazer aquela que você se gostaria mais de trabalhar.
Pra ser Engenheiro Biomédico tem que fazer uma pós graduação em ENGENHARIA hospitalar ou Clínica.
@@MatheusHenrique-mh8en na vdd tem a graduação em engenharia biomédica.
Vou fazer o fazer o Enem e pretendo fazer alguma engenharia, acho que de produção
Boa noite. Eu quero projetar e construir carros e mais ao futuro fundar a minha própria montadora, qual engenharia é melhor, a mecânica ou a automobilística?
Ola rafael. Automobilística. Mas vc vai precisar especialização dps tb
Olá, eu estou em dúvida entre duas engenharias, a de produção e a metalúrgica. Em termos de mercado, qual seria a que tem um melhor aqui no Rio de Janeiro? Ótimo vídeo, tmj!!
Olá Luis. A que abrange mais áreas é produção. Metalúrgica é muito específica.
Não sei se vc já fez sua decisão, mas caso faça engenharia de produção, vc pode se especializar na área metalúrgica. Estudo EP e tenho um professor na universidade que é especializado nessa área
O q vc acha de pós em Eficiência Energética? Ou em Engenharia Elétrica e de sistemas de energia? E de Controle e automação? Recém me formei em Civil, e sempre gostei muito de Física, Mecânica, desde a faculdade sempre quis me especializar nessa área, seria uma boa uma pós de 6meses em EAD?
Ola. EAD a maioria vai ser, entao vale a pena. Todas sao otimas areas
Engenheiro de produção é igual Administrador.... Estuda tudo e não forma em nada específico.
É PORQUE JUSTAMENTE NAO É A INTENCAO DE SE ESPECIALIZAR EM ALGO CABEÇUDO. porro burro, so repete jargao que ve por ai e nao tem a minima opiniao e visao propria. se fosse a intencao, se chamaria engenharia de C* nao producao
Mas ele manda em todas as engenharias e os engenheiros obedecem.
@@israelsilva7190não,onde vc viu isso ???
@@fatos-h1k Engenheiros de produção são os que trabalham diretamente como diretores ou até presidentes em qualquer empresa, por isso é o mais eficiente caso queira ser empresário ou trabalhar em empresas grandes.
Engenheiro no Brasil ( exceto o civil ) é bem faz de conta:o de produção aprende a administrar mas na prática não vai administrar nada. O eng químico aprende calcular, projetar, mas na prática não vai calcular e nem projetar nada. Todos (exceto o civil) vão terminar sendo faz-tudo na fábrica ganhando um salareco de peão.
Adoro seus vídeos
👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏
Entre a engenharia elétrica, controle automação ou produção quel vai ser melhor? No caso quero no futuro trabalhar com mercado de energias renováveis ou também na parte de automação. Como engenheiro elétrico posso trabalhar na áreas de controle automação? Porém creio eu que como engenheiro de controle automação não posso trabalhar como engenheiro elétrico né?
Outro adicional também gosto bastante da parte de finanças e também esse mercado de carros elétricos ou seja dessas entre elétrica, controle automação e produção qual posso me adaptar melhor para poder trabalhar em algumas dessas áreas?
Nesse contexto faz elétrica
@Eng . ambiental? O que vc acha
Estou em dúvidas entre engenharia de Software ou engenharia mecânica
Otimos cursos!!!!!
Estou entre Eng mecânica e Eng de software, qual seria o melhor para dar dinheiro e empregabilidade?
Depende do teu objetivo!!
Obg pelas dicas.
Valeuuu, brother
Estou com dificuldades de encontrar universidades ou faculdades de engenharia de produção nos EUA/Califórnia.E aparece engenharia de manufatura
Será que engenharia de produção e engenharia de manufatura é tudo igual lá?
Salve de Angola 🇦🇴🇦🇴🇦🇴
Respondida no Instagram 👏👏🙏🙏
Boa noite,me tira uma dúvida,qual a diferença entre eng.de produção mecânica e eng.de produção?na faculdade que eu quero tem essas duas opções e eu não sei qual a melhor
Olá Isaura. A engenharia de produção mecânica é voltada justamente a mecânica, sendo mais próxima da engenharia mecânica do do que engenharia de produção
Engenharia da computação na uninter, o que acham ?
Tem uma grade muito boa, conceito 5 pelo MEC e excelente professores.
Sou engenheiro mecânico mas tenho uma vontade em fazer ambiental. O que acha que devo fazer? Outra graduação?
Olha, se você tem interesse, sim
Sem duvida. A eng de computacao e a mais promissora
🙏🏻🙏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
qual a diferença entre a Eng. de materiais e a Eng. de produção?
Olá. Engenharia de produção é relacionada a processos, gestão, produtividade.
Materiais estuda coisas como qualidade de ferro, aço, etc.
Cara, o que você acha sobre a engenharia de energia ou tecnólogo em energias renováveis?
Olá João. Uma área que ta crescendo muito. Principalmente de painel solar
Sou docente do curso de Engenharia de Energia da UNESP, atualmente estamos com 97% dos nossos formandos empregados na área... o curso tem uma visão multidisciplinar sobre a área de energia...
Minha duvida também
Pensando em plano de carreira, iniciar engenharia civil aos 30 anos é " tarde " ? Até mesmo pela forma de se introduzir no mercado.
Se vc se interessar pela área sempre é tempo
Depende apenas de você. Pessoalmente, com 30 anos, você se formará com 35, e prevejo que já não terá mais a mesma disposição de quando é jovem. Além disso, terá que ser mandado por muita gente mais nova que você quando começar. E não sei qual a sua expectativa de retorno, mas serão 5 anos difíceis e de muito sacrifício para demorar em ter um retorno financeiro bom. Se você acha que aguenta tudo isso, seja feliz. Mas se acha que não, é melhor nem começar.
Engenharia mecânica, exige muito "mão da massa" se eu posso dizer isso, que suja muito essas coisas?
Depende onde vai trabalhar
E a engenharia mecatronica? Oque esperar dela?
Estou em dúvida entre engenharia de produção e engenharia civil, qual dessas áreas vc acha que é naus vantajoso?
Depende da regiao amigo
tenho curso de mecânico de manutenção de máquina industrial, e técnico em mecânica de manutenção, ambos feito no Senai , comecei engenharia mecânica , você sabe se o Mercado é bom? vi vários comentários engenheiro falando que virou uber, que e difícil entra em uma indústria sem experiência como engenheiro pelo alto salário, sera que eu entra em uma empresa como técnico ou mecânico, e fica la ate a faculdade acaba, media de 4 anos na empresa, isso iria facilitar é muito?
Você sempre vsi encontrar comentários negativos de tudo. Problema que as pessoas ao invés de procurar melhorar, preferem enfiar q culpa na profissão.
É uma ótima área.
Sou formada em engenharia civil e com pós em auditoria, perícia e gestão ambiental, mas estou querendo fazer uma segunda graduação. Estou em dúvida entre produção e elétrica, qual você acharia melhor levando em conta o mercado de trabalho atualmente.
Cara, vejo ambas com muitas possibilidades, pois tem mercado amplo e são muito versáteis
Também estou pensando em fazer engenharia civil. Vale a pena ? Como está o mercado ?
@@Vitor_Ribeiro00 uma merda, mas vai na tua fé. Qualquer coisa faz e foca em concurso nível superior.
@@mayaramatos5256 Na verdade como tenho condições estava pensando em fazer o curso no Mackenzie, sinceramente não sei se faz diferença por que seria a minha primeira vez na faculdade então não tenho o mínimo conhecimento sobre isso. Aparentemente a pós ou curso superior contam mais ?
@ Também estou interessado em engenharia de sistemas, parece ser bem interessante, porém só conheço um profissional da área e não sei como é o mercado.