Concordo com você. Entretanto, vale ressaltar que, certas pessoas que participaram desse trabalho, tiveram a oportunidade de mudar/amenizar o atraso social, econômico e político no qual está inserido o Brasil desde a sua colonização. Contudo, nada ou muito pouco fizeram para mudar esse quadro.
SEM ANÚNCIOS! Cultura Maior e Louise Sottomaior disponibilizam documentários e séries gratuitamente no canal. Gostou? Dê um like, comente, compartilhe, assine. Se puder, contribua: PIX: cultmaior@gmail.com Apoia.se/LouiseSottomaior Patreon.com/LouiseSottomaior
repare que eles não atribuem os feitos realizados entre 1881 e 1888 ao Monarca, isso foi feito com base na república, que trata de omitir os reais fatos de nossa história (haja vista que ensinando os fatos por completo o regime corrupto, legalizado em 1993 após 106 anos do golpe e da consequente doutrinação do povo, cairia, com os maiores ladrões do país sendo devidamente punidos)
Que Triste... Tinha tudo p ser bem feita essa série... Pena que omite muitos fatos de nossos grandes Monarcas !!! Que vergonha ter Sarney nesta série... Absurdo !
Eles estampam Dilma e Lula na abertura como se fossem exemplos para alguem, dois bandidos que usaram o povo como massa de manobra para roubarem, e tentar implantar o socialismo de extrema esquerda no BRASIL.
Esse conteúdo deveria ser replicado em todas as escolas! É um material riquíssimo e que dá um panorama muito claro do trajeto percorrido pelo país, que culminou na realidade em que vivemos. Parabéns e continue produzindo, por favor!
O material é excelente, muito bom mesmo e repleto de figuras ilustres. Mas tenho que dizer que me desperta uma certa raiva de ver o Sarney sentando neste "trono" pomposo, pra mim ele representa o que há de pior na política nordestina, manchada com o coronelismo. Minha família por parte de pai vem do Maranhão, por isso me sinto de certa forma afetado por isto. Mas este detalhe não tira de forma alguma a excelência desta produção. Estão de parabéns!
Sarney tem lá sua filosofia de viver, é boa pra deixar legado?? Acredito que não, por não ter contribuído significativamente pela ascensão social do povo maranhense, o estado mais pobre do Brasil.
Realmente, compreender o Brasil de hoje, e saber o que aconteceu com nosso país desde o descobrimento.... parabéns Louise pelo seu trabalho.... muito bom deveria ser obrigatório nas escolas públicas em aulas de história...
Uma bela produção. Estou impressionado. Tive a curiosidade de olhar os créditos no final, quase 100 envolvidos na produção. Quem ta bancando tudo isso?. Alguém mais ficou curioso com eu? Deixe o joinha.
Que série, tô no segundo episódio, mas a momentos que dá pra confundir se estamos falando do Brasil do século 19 ou do Brasil do século 21, coloca muito as claras raízes de problemas atuais
Excelente vídeo!!! Pena que poucos são os que buscam o conhecimento para assim melhorar de vida. Esse canal era pra ter as visualizações bem maior mas como conteúdo enriquecedor não atrai muito as pessoas preferem ficar reclamando dos políticos e transformando humoristas em milionários instantâneos da Internet... Parabéns aos criadores desse canal!!!👏👏
Amei essa série! Parabéns muito bem montada com excelente enfoque e conexão de relevância que consegue explicar o porquê de muitos atrasos no nosso país seja na educação e na cultura de corrupção que infelizmente ainda alastra o Brasil. Aproveito também para apontar um erro que sempre ocorre com historiadores ao referir a inglaterra como protagonista mas na verdade é Reino Unido.
O cara que fez esse documentário deveria ter pensado pelo mesmo uma vez antes de convidar o Sarney. Quem es tu pra falar do imperador e libertado do Brasil o senhor D.PEDRO. SAI FORA Sarney!!!
Obrigado, apenas obrigado por ter disponibilizado esse vídeo. Mais pessoas deveriam aprender sobre isso, principalmente os jovens como eu, agradeço pelo vídeo. 🌹
Foram os imigrantes europeus que, ao não aceitarem o regime escravagista imposto, eles criaram as indústrias em São Paulo mesmo com o baixo incentivo por parte do Estado. Ainda assim, a maior parte dos produtos industriais consumidos aqui vinham, principalmente, da Inglaterra. Foram os imigrantes italianos que brigavam pelas melhores condições de trabalho e por melhores salários.
Interessante vários nomes famosos reunidos, mas não dá pra deixar de perceber o respaldo de visões antigas da historiografias que passam por revisões hoje em dia, dá pra perceber pela idade avançada da maioria dos entrevistados.
O documentário não fez menção a chegada de D. João em Salvador antes de desembarcar em 1808 no Rio de Janeiro. E o Jardim Botânico - JB foi criado no RJ por Dom João VI porque ele gostava de plantas e quis ver como elas se aclimatavam no clima do Brasil. Anos mais tarde o JB pertenceria ao Ministério da Agricultura criado em 1860 antes de ir para o Ministério do Meio Ambiente.
Documentário muito consistente e rico,mas até agora não vi nenhum Preto participando, porque? Será que não temos historiadores,ou pesquisadores negros? Ou nenhum deles tiveram interesse em participar?
O documentário errou, não foi o agronegócio que se desenvolveu, foi a agricultura baseada na cultura do café, que custeou a industrialização concentrada em São Paulo. Nós éramos e ainda somos uma Nação agroexportadora de grãos, com poucos produtos de alto valor agregado.
Após a independência politica em 1822 o "Novo Brasil" foi criado apara manter o status da nobreza que aqui ficou, a maioria da população ficou na mesma, só mudou de dono. Quando se disse que a sociedade política inviabilizou o desenvolvimento industrial brasileiro, na verdade era uma minoria que não queria porque se beneficiava com a manutenção da escravidão que terminaria somente em 1888 (O Brasil foi o último pais da América Latina a abolir a escravidão).
Falar dos negócios todo do Brasil é muito fácil, difícil é falar do objetivo total e fundamental que não passou nesse episódio. E eu tenho certeza que é de propósito.
Estranho ou conveniente neste segundo episódio falarem que o comércio de escravos só cresce a partir de 1840, sendo que os escravizados participaram de todas as fases da economia Brasileira desde o inicio da exploração. Laurentino Gomes (que está na série) relata isso muito bem no Livro Escravidão.
no primeiro ep deixam claro que os dois primeiros ciclos econômicos do brasil (cana e ouro) só foram possíveis por conta de escravidão e agora estão citando oq ocorreu no ciclo do café. nada demais. preste mais atenção.
É surpreendente como a economia do nosso país foi prejudicada por uma minoria privilegiada em busca de seus próprios interesses. Se não fosse por esses interesses egoístas, poderíamos ter alcançado um cenário econômico completamente diferente. Além disso, é interessante observar o sucesso de Portugal ao estabelecer uma colônia baseada puramente na exploração, sem permitir o desenvolvimento de universidades ou garantir muita liberdade. Contrariamente, o exemplo da independência americana em 1776 demonstra como a presença de universidades pode estimular ideias de liberdade na sociedade. Os portugueses, ao evitar esse desenvolvimento, conseguiram manter o controle desejado. Essa mentalidade colonial persistiu ao longo das gerações, mesmo após a independência.
A maioria destes "ecomistas",as podem chamar de alquimistas. A maioria destes personagens colaboratam, e muito, para destruir o Brasil. Só vejo em Gustavo Franco algum valor como economista e gestor público. Os demais inclusive Mailson da Nóbrega que foi ministro da economia do presidente inconstitucional do Brasil: SirNey.
existem algumas lacunas nos argumentos. isso se dá pela ausência de historiadores e sociólogos, por exemplo. apenas economistas não dão conta do recado.
@@lotufogustavobrasil são quase 550 anos d história… impossível “dar conta do recado”… mas ainda não existia esse recorte focado na economia contada por quem tava à frente… fizemos o que pudemos….
@@LouiseSottomaior é uma crítica construtiva. sei que a ótica é a econômica, mas seria importante abordar mais sobre a Lei de Terras e os impactos sociais e econômicos, por exemplo. No geral a visão é na perspectiva apenas da elite. Mas parabenizo pelo trabalho, é bom sim. Daria pra fazer uma série via streaming com o dobro de duração, tranquilamento. Obrigado e abraço!!
@@lotufogustavobrasil tem historiadores e sociólogos… pelo menos 5 q lembrei agora: Boris Fausto, Jorge Caldeira, Laurentino Gomes, Alexandre Saes e Cláudio Couto. Talvez haja outros…
Por que vocês passaram uma imagem tão negativa do império? E faltou falar ainda muita coisa, não sei se foi de propósito mas ficou parecendo que a Família imperial eram os vilões da história.
@@higormariano4779 Tem certeza, com os padrões de desenvolvimento da época, tal acusação comprova duas coisas, a primeira é que você não estudou muito bem a história do Brasil no século IXX e a segunda é que a república usurpadora cumpriu muito bem seu papel de desvalorizar a nossa história (talvez por que nossas raizes e tradições nos remetem a monarquia) .. eu tive mais aulas sopre a Gurra da Secessão do que sobre o período monárquico
Concluí que, Logo que se tornou independente o Brasil começou logo a fazer m.... Faliu o Banco do Brasil. Manteve a escravatura (que os historiadores facciosos esconderam). Começou mal sendo o penúltimo país no mundo a proceder à sua abolição. Essa escravatura brasileira foi o principal factor de acumulação de capital.
@@fernandoarvore Administração do Mauá, mais agora eu te pergunto e a república, ou vc se esqueceu da Engesa Varig (pediu subisidio e foi negado) e a quase falencia da Embraer, que só foi salva graças a privatização
@@fernandoarvore O governo era PARLAMENTARISTA e CONSTITUCIONAL, o Imperador não pode fazer o que bem quiser, na hora que quiser, ele precisa de apoio do parlamento, o maximo que ele poderia fazer é tentar influenciar os congressistas, vaja as falas do trono, e vc terá a opinião de sua Alteza sobre a escravidão
Ótima série, muito conteúdo de forma bem simples e didática. Só uma observação, foi um desfile de homens brancos falando sobre a história dos negros no Brasil. Não custava ter uma diversidade maior nos entrevistados.
uma coisa que eu não entendo, o "racismo".. pra que diferenciar uma pessoa somente pela aparência física, nos temos que diferenciar os outros pelo amor que cada um dedica a Pátria
Datas corretas: Guerra da Independência dos EUA : 19 de Abril de 1775 - 3 de Setembro de 1783. Revolução Francesa: 5 de Maio de 1789 - 9 de Novembro de 1799.
A Estatização do banco do Mauá...que se tornou o Banco do Brasil que é hoje...não gostei disso...Mauá foi muito maltratado pelo governo....empreendedor...foi deletado pelo governo .triste.
Muito bom, obrigada por compartilhar. Mas apenas indago-me a respeito da ausência de comentaristas mulheres, bem como, ausência de comentaristas negros e negras...
@@benjaminconstant8316 Não ao contrario no Rio de Janeiro e em minas São Paulo até Rio Grande do Sul Bahia Pernabuco tiveram economias boas sim Dom Pedro II por ser um amante da ciência e tecnologia Brasil foi o segundo país do mundo a ter um telefone. O Segundo país da america latina e ter ferrovias. O país com mais escritores poetas, enquanto america latina espanica vivia de golpes e revoluções, o Brasil tinha liberdade de imprensa naquela epoca, o fato dos grandes fazendeiros atrapalharem a economia industrial sim e verdade.
Ana Flávia Lofrano , você tem razão. infelizmente, nossa única presidente (Dilma) não aceitou o convite, assim como a única ministra da Fazenda q tivemos (Zélia). deveríamos, sim, ter nos esforçado mais por incluir mais mulheres. E negros. E pessoas de outras etnias. Há seis anos, quando filmamos, a necessidade de inclusão e de diversidade não era tão evidente para todos. Talvez há seis anos te chamasse menos atenção. Enfim, obrigada pelo comentário e pela cobranca. Todos precisamos nos conscientizar continuamente. E cobrar.
O importante é o conteúdo e não do que ele é feito, você não vai beber água em copo de vidro só porque ele é feito de vidro mas sim pelo que ele tem dentro.
Muito boa a série, porém não menciona o maior líder brasileiro de todos os tempos, Don Pedro ll, e se esquecem do golpe militar de 89 que afunda nosso país em lama
isso foi feito com base na república, que trata de omitir os reais fatos de nossa história (haja vista que ensinando os fatos por completo o regime corrupto, legalizado em 1993 após 106 anos do golpe e da consequente doutrinação do povo, cairia, com os maiores ladrões do país sendo devidamente punidos)
@@marceloduartepalagano8326 Realmente, amigo! Na época da Monarquia, esse país estava crescendo a todo vapor (tinha sim algumas coisas a serem resolvidas, claro, nada é perfeito). Após o golpe, esse país fora a ser governado por eternos negligentes e ignorantes, trazendo instabilidades políticas e econômicas. E também vale lembrar que a curva de crescimento econômico e estrutural foram abaixando nos anos posteriores.
Pois é colega, está achando estranho porque esse documentário não se baseia em comentários de RUclips, mas em opiniões de economistas e historiadores. O desempenho econômico do Império foi péssimo, diferente do que é espalhado por jovens deslumbrados na internet. O século XIX foi um período de absoluta estagnação que só foi quebrado, ainda que ligeiramente e com muitos erros, pela República. Pode procurar qualquer estudo econômico sério (G. Franco, Paiva Abreu, Maddison, Goldschmidt, Contador/C. Haddad, etc...), e você vai ver que o diagnóstico é unânime.
Eu não sei como os portugueses ainda não vieram atacar neste canal com o intuito de "defender Portugal" como fazem em outros canais...ehehehehehehehehe
@@benjaminconstant8316 A REPUBLICA COMEÇOU COM UM GOLPE SEM TER UM PLEBICITO OU APOIO DO POVO O FATO É QUE OS GRANDES DA ÉPOCA TALVEZ NÂO QUERIA QUE UMA MULHER ASSUMISSE O TRONO DO IMPÉRIO BRASILEIRO OU SEJA E DEPOIS QUE ELA ABOLIU A ESCRAVIZAÇÃO AI SIM OS QUE MANDAVAM EM FAZENDAS DERAM UM JEITO DE TIRAR DOM PEDRO SEGUNDO COM O APOIO DE DEODORO PEIXOTO!
@@benjaminconstant8316 DEPOIS JÁ SABEMOS QUE NEM UM PRESIDENTE REPRESENTOU O BRASIL COMO O GRANDE IMPERADOR DOM PEDRO SEGUNDO ISSO É UM FATO TALVEZ BOLSSONARO CHEGUE PERTO DE DOM PEDRO SEGUNDO NA POLITICA TALVEZ! 2022 É BOLSSONARO DENOVO
Eu já vi esse documentário mais de quatro vezes e não me canso, excelente trabalho!
@@GuilhermeGoncalves-ze5wr q legal, Guilherme! Gostou mesmo, hein!? Obrigada pelo elogio!
Fantástico, muito, muito bom!
Agradecemos
Que trabalho fantástico, parabéns! Essa série é um serviço para a sociedade!
Vdd.
Concordo com você. Entretanto, vale ressaltar que, certas pessoas que participaram desse trabalho, tiveram a oportunidade de mudar/amenizar o atraso social, econômico e político no qual está inserido o Brasil desde a sua colonização. Contudo, nada ou muito pouco fizeram para mudar esse quadro.
É uma retrospectiva na História
@@celsojardim8486 Brasil Paralelo = fakenews
SEM ANÚNCIOS!
Cultura Maior e Louise Sottomaior disponibilizam documentários e séries gratuitamente no canal.
Gostou? Dê um like, comente, compartilhe, assine.
Se puder, contribua:
PIX: cultmaior@gmail.com
Apoia.se/LouiseSottomaior
Patreon.com/LouiseSottomaior
Como funciona isso com o you tube? Muito interessante.
D. Pedro I fez mais pelo Brasil sendo português, do que Sarney fez sendo brasileiro.
Curioso o ar de deboche dele.
repare que eles não atribuem os feitos realizados entre 1881 e 1888 ao Monarca, isso foi feito com base na república, que trata de omitir os reais fatos de nossa história (haja vista que ensinando os fatos por completo o regime corrupto, legalizado em 1993 após 106 anos do golpe e da consequente doutrinação do povo, cairia, com os maiores ladrões do país sendo devidamente punidos)
@@GabrielGuedes-qw2et eles estão estão fazendo o que republicanos sabem fazer: roubar o futuro e apagar o passado.
E que poltrona!
Que Triste... Tinha tudo p ser bem feita essa série... Pena que omite muitos fatos de nossos grandes Monarcas !!! Que vergonha ter Sarney nesta série... Absurdo !
Eles estampam Dilma e Lula na abertura como se fossem exemplos para alguem, dois bandidos que usaram o povo como massa de manobra para roubarem, e tentar implantar o socialismo de extrema esquerda no BRASIL.
Esse conteúdo deveria ser replicado em todas as escolas! É um material riquíssimo e que dá um panorama muito claro do trajeto percorrido pelo país, que culminou na realidade em que vivemos. Parabéns e continue produzindo, por favor!
:D Obrigada, Gustavo!
Estou maratonando neste série
Heroi! Obrigada, Weslley
O material é excelente, muito bom mesmo e repleto de figuras ilustres. Mas tenho que dizer que me desperta uma certa raiva de ver o Sarney sentando neste "trono" pomposo, pra mim ele representa o que há de pior na política nordestina, manchada com o coronelismo. Minha família por parte de pai vem do Maranhão, por isso me sinto de certa forma afetado por isto. Mas este detalhe não tira de forma alguma a excelência desta produção. Estão de parabéns!
Apesar disso ele é um estudioso, muito conhecimento usado para o mal, mas não deixa de ser uma figura muito conhecedora da história do país.
Sarney tem lá sua filosofia de viver, é boa pra deixar legado?? Acredito que não, por não ter contribuído significativamente pela ascensão social do povo maranhense, o estado mais pobre do Brasil.
Pensei da mesma forma, esse velho sugou a pátria como Portugal sugou o Brasil
O Marco Nanini interpretando o Dom João VI é muito bom........O Brasil sem o humor fica impossível viver........se é que é possível
Dá a maior deprê em ver esses documentários
da mesmo moço, ta no vacuo faz 3 anos, decidi te responderKKKKKKKKKKKKKKKK
@@marianaformes3222 eu agradeço
Excelente material.
Q legal q vc curtiu, Anderson. Obrigada pelo elogio!
Importantes relatos da Economia Brasileira por personagens entendidas do assunto que nos faz rever os fatos de forma bem esclarecida
Realmente, compreender o Brasil de hoje, e saber o que aconteceu com nosso país desde o descobrimento.... parabéns Louise pelo seu trabalho.... muito bom deveria ser obrigatório nas escolas públicas em aulas de história...
Muito bom, poderia continuar com conteúdos como esse, muita qualidade nas informações. Parabéns
Wesley!
Excelente material.
Procurei tanto mas achei , muito rico e pessoas ilustres.
Obrigada pelo comentário, Rita!
Agora que terminei o segundo episódio, e, enquanto professor de História e cidadão brasileiro, to amando essa série. Parabéns!
Parabéns,bem executado
Ótimo
É uma pegadinha? Rs. Obrigada pro elogio! Q legal q vc curtiu!
Exccelente documentário!!
Documentário usado para estudo de economia nas faculdades....muito bom. Aluna da faculdade Fatec campinas aqui.
Aula magna da nossa história!
Excelente
Obrigada pelo elogio!
Uma bela produção. Estou impressionado. Tive a curiosidade de olhar os créditos no final, quase 100 envolvidos na produção. Quem ta bancando tudo isso?. Alguém mais ficou curioso com eu? Deixe o joinha.
nós
Excelente
Continue nesse padrão
Que série, tô no segundo episódio, mas a momentos que dá pra confundir se estamos falando do Brasil do século 19 ou do Brasil do século 21, coloca muito as claras raízes de problemas atuais
mas ja deu tempo de ficar depressivo, eu fiquei plmns
Isso explica muita coisa da atualidade
Que série documental incrível, estou cursando economia na Uniasselvi e esse é um dos documentários mais indicados para os alunos.
Uau!!! É mesmo?!?! Que legaaaal! Fala pra cada um q indicou q eu mandei um beijo, lisonjeada
Obrigada por me contar, Sebastiao! Um beijo!
Excelente! Belo trabalho.
Espetacular
Excelente vídeo!!! Pena que poucos são os que buscam o conhecimento para assim melhorar de vida. Esse canal era pra ter as visualizações bem maior mas como conteúdo enriquecedor não atrai muito as pessoas preferem ficar reclamando dos políticos e transformando humoristas em milionários instantâneos da Internet... Parabéns aos criadores desse canal!!!👏👏
Renato Gomes Batista , obrigada pelos elogios!! Que legal que você gostou!
Outra coisa que deveria falar foi sobre a exploração da borracha, as guerras no período regencial...
@@fabiomoreira1629 Seria legal mesmo abordar isso… mas não cabe tudo no tempo q tem um episódio…
Muito bom.
Excellent work, thanks.
Amei essa série! Parabéns muito bem montada com excelente enfoque e conexão de relevância que consegue explicar o porquê de muitos atrasos no nosso país seja na educação e na cultura de corrupção que infelizmente ainda alastra o Brasil. Aproveito também para apontar um erro que sempre ocorre com historiadores ao referir a inglaterra como protagonista mas na verdade é Reino Unido.
Obrigada, Graciela!
Excelente Trabalho! Temos que divulgar.
Obrigada, Adriane!
obrigado por ser tão especial e nos ajudar bastante com esse conteúdo mais que maravilhoso
Excelebte documentario.
Séria fantástica, show de bola 👏👏
Muito lindo esse trabalho. Rico em conteúdo, amo história... ♥️
Que série brilhante! Parabéns pelo trabalho.
Very good
incrível conteúdo, obrigada!! 💖
Showw 👏🏼
ja deixei meu joinha
O cara que fez esse documentário deveria ter pensado pelo mesmo uma vez antes de convidar o Sarney.
Quem es tu pra falar do imperador e libertado do Brasil o senhor D.PEDRO.
SAI FORA Sarney!!!
Trabalho excelente !!!! Muito bom !!!!
Esse filme da Carla Carmurati é um escárnio da nossa história!
Parabéns muito bom mesmo
Parabéns pela série!
Obrigado, apenas obrigado por ter disponibilizado esse vídeo. Mais pessoas deveriam aprender sobre isso, principalmente os jovens como eu, agradeço pelo vídeo. 🌹
Que mensagem gostosa, Ricardo! Obrigada!
@@LouiseSottomaior, de nada. 🌹
Foram os imigrantes europeus que, ao não aceitarem o regime escravagista imposto, eles criaram as indústrias em São Paulo mesmo com o baixo incentivo por parte do Estado. Ainda assim, a maior parte dos produtos industriais consumidos aqui vinham, principalmente, da Inglaterra. Foram os imigrantes italianos que brigavam pelas melhores condições de trabalho e por melhores salários.
Gostei demais. Conteúdo útil.
Interessante vários nomes famosos reunidos, mas não dá pra deixar de perceber o respaldo de visões antigas da historiografias que passam por revisões hoje em dia, dá pra perceber pela idade avançada da maioria dos entrevistados.
O documentário não fez menção a chegada de D. João em Salvador antes de desembarcar em 1808 no Rio de Janeiro. E o Jardim Botânico - JB foi criado no RJ por Dom João VI porque ele gostava de plantas e quis ver como elas se aclimatavam no clima do Brasil. Anos mais tarde o JB pertenceria ao Ministério da Agricultura criado em 1860 antes de ir para o Ministério do Meio Ambiente.
Nossa que aprendizado
Mto bom esse doc, Louise! Obrigado por postar!
Perfeita demais essa playlist
Documentário muito consistente e rico,mas até agora não vi nenhum Preto participando, porque? Será que não temos historiadores,ou pesquisadores negros? Ou nenhum deles tiveram interesse em participar?
O documentário errou, não foi o agronegócio que se desenvolveu, foi a agricultura baseada na cultura do café, que custeou a industrialização concentrada em São Paulo. Nós éramos e ainda somos uma Nação agroexportadora de grãos, com poucos produtos de alto valor agregado.
Os políticos sempre destruindo a economia e o povo brasileiro.
UHUUL nem fale
Após a independência politica em 1822 o "Novo Brasil" foi criado apara manter o status da nobreza que aqui ficou, a maioria da população ficou na mesma, só mudou de dono. Quando se disse que a sociedade política inviabilizou o desenvolvimento industrial brasileiro, na verdade era uma minoria que não queria porque se beneficiava com a manutenção da escravidão que terminaria somente em 1888 (O Brasil foi o último pais da América Latina a abolir a escravidão).
Gosteide ver o Meirelles falando da dívida de Portugal que o Brasil assumiu.. nada como o testemunho de uma fonte ocular, né não??!!kkkkkkk
Maravilhoso : um documentário sem o papel do trabalhador na criação de riqueza. Adam Smith ruborizou se.
Falar dos negócios todo do Brasil é muito fácil, difícil é falar do objetivo total e fundamental que não passou nesse episódio. E eu tenho certeza que é de propósito.
A voz e a maneira de se expressar do Laurentino é identico ao do Marco Antônio Villa.
A aclamação de D. João VI foi em 1818, após a morte de D. Maria I (1816) e não em 1808 como aparece no vídeo.
Para saber mais sobre o Brasil leia os comentários que fiz no primeiro vídeo dest
a série.
Estranho ou conveniente neste segundo episódio falarem que o comércio de escravos só cresce a partir de 1840, sendo que os escravizados participaram de todas as fases da economia Brasileira desde o inicio da exploração. Laurentino Gomes (que está na série) relata isso muito bem no Livro Escravidão.
no primeiro ep deixam claro que os dois primeiros ciclos econômicos do brasil (cana e ouro) só foram possíveis por conta de escravidão e agora estão citando oq ocorreu no ciclo do café. nada demais. preste mais atenção.
Oque liberdade fez pela america nos foi negado
É surpreendente como a economia do nosso país foi prejudicada por uma minoria privilegiada em busca de seus próprios interesses. Se não fosse por esses interesses egoístas, poderíamos ter alcançado um cenário econômico completamente diferente. Além disso, é interessante observar o sucesso de Portugal ao estabelecer uma colônia baseada puramente na exploração, sem permitir o desenvolvimento de universidades ou garantir muita liberdade. Contrariamente, o exemplo da independência americana em 1776 demonstra como a presença de universidades pode estimular ideias de liberdade na sociedade. Os portugueses, ao evitar esse desenvolvimento, conseguiram manter o controle desejado. Essa mentalidade colonial persistiu ao longo das gerações, mesmo após a independência.
Sarney falando de economia... kkkk
A maioria destes "ecomistas",as podem chamar de alquimistas. A maioria destes personagens colaboratam, e muito, para destruir o Brasil. Só vejo em Gustavo Franco algum valor como economista e gestor público. Os demais inclusive Mailson da Nóbrega que foi ministro da economia do presidente inconstitucional do Brasil: SirNey.
Bom dia. Você vende muda já florida? Mesmo pequena? Tenho mudas mas um rapaz (florista) partiu a minha em vários pedaços. Agradecida.
Bom dia. Mudas não ficam tão bem no audiovisual…
existem algumas lacunas nos argumentos. isso se dá pela ausência de historiadores e sociólogos, por exemplo. apenas economistas não dão conta do recado.
@@lotufogustavobrasil são quase 550 anos d história… impossível “dar conta do recado”… mas ainda não existia esse recorte focado na economia contada por quem tava à frente… fizemos o que pudemos….
@@LouiseSottomaior é uma crítica construtiva. sei que a ótica é a econômica, mas seria importante abordar mais sobre a Lei de Terras e os impactos sociais e econômicos, por exemplo. No geral a visão é na perspectiva apenas da elite. Mas parabenizo pelo trabalho, é bom sim. Daria pra fazer uma série via streaming com o dobro de duração, tranquilamento. Obrigado e abraço!!
@@lotufogustavobrasil tem historiadores e sociólogos… pelo menos 5 q lembrei agora: Boris Fausto, Jorge Caldeira, Laurentino Gomes, Alexandre Saes e Cláudio Couto. Talvez haja outros…
Por que vocês passaram uma imagem tão negativa do império?
E faltou falar ainda muita coisa, não sei se foi de propósito mas ficou parecendo que a Família imperial eram os vilões da história.
Até porque o império foi um lixo !!! Este documentário foi bondoso.
@@higormariano4779 Tem certeza, com os padrões de desenvolvimento da época, tal acusação comprova duas coisas, a primeira é que você não estudou muito bem a história do Brasil no século IXX e a segunda é que a república usurpadora cumpriu muito bem seu papel de desvalorizar a nossa história (talvez por que nossas raizes e tradições nos remetem a monarquia) .. eu tive mais aulas sopre a Gurra da Secessão do que sobre o período monárquico
Concluí que,
Logo que se tornou independente o Brasil começou logo a fazer m....
Faliu o Banco do Brasil.
Manteve a escravatura (que os historiadores facciosos esconderam).
Começou mal sendo o penúltimo país no mundo a proceder à sua abolição.
Essa escravatura brasileira foi o principal factor de acumulação de capital.
@@fernandoarvore Administração do Mauá, mais agora eu te pergunto e a república, ou vc se esqueceu da Engesa Varig (pediu subisidio e foi negado) e a quase falencia da Embraer, que só foi salva graças a privatização
@@fernandoarvore O governo era PARLAMENTARISTA e CONSTITUCIONAL, o Imperador não pode fazer o que bem quiser, na hora que quiser, ele precisa de apoio do parlamento, o maximo que ele poderia fazer é tentar influenciar os congressistas, vaja as falas do trono, e vc terá a opinião de sua Alteza sobre a escravidão
Ótima série, muito conteúdo de forma bem simples e didática. Só uma observação, foi um desfile de homens brancos falando sobre a história dos negros no Brasil. Não custava ter uma diversidade maior nos entrevistados.
Concordo, mas creio que isso não mudou o teor das informações.
Você tem razão, Rodrigo.
uma coisa que eu não entendo, o "racismo".. pra que diferenciar uma pessoa somente pela aparência física, nos temos que diferenciar os outros pelo amor que cada um dedica a Pátria
Laurentino Gomes tem um ótimo livro sobre escravidão
@@marcelolima1500 ! É ótimo mesmo!
O documentário também errou ao dizer que o Café foi para o Sul de Minas Gerais e isto só ocorreu após a geada negra no Norte do Paraná em 1975.
Sustentar a "Cidade Maravilhosa" e a corte portuguesa...
Datas corretas: Guerra da Independência dos EUA : 19 de Abril de 1775 - 3 de Setembro de 1783. Revolução Francesa: 5 de Maio de 1789 - 9 de Novembro de 1799.
Não existem datas exatas que delimitam a Revolução de 1789.
A Estatização do banco do Mauá...que se tornou o Banco do Brasil que é hoje...não gostei disso...Mauá foi muito maltratado pelo governo....empreendedor...foi deletado pelo governo .triste.
Napoleão era visionário, quis um ter império porque não aceitava a liderança inglesa sobre outros povos.
Muito bom, obrigada por compartilhar. Mas apenas indago-me a respeito da ausência de comentaristas mulheres, bem como, ausência de comentaristas negros e negras...
Muito bom o trabalho, a parte do império eu não concordo! Muitos econômicas defendem que o Brasil na época era bem melhor do que o retratado.
A economia brasileira ficou profundamente frustrada no século XIX, qualquer um que estude um pouco de História sabe disso.
@@benjaminconstant8316 sim inclusive isso está no livro do Jorge Caldeira.
Nenhum estudo econômico moderno defende o Império. Foi um período de absoluta inércia e estagnação.
@@benjaminconstant8316 Não ao contrario no Rio de Janeiro e em minas São Paulo até Rio Grande do Sul Bahia Pernabuco tiveram economias boas sim Dom Pedro II por ser um amante da ciência e tecnologia Brasil foi o segundo país do mundo a ter um telefone. O Segundo país da america latina e ter ferrovias. O país com mais escritores poetas, enquanto america latina espanica vivia de golpes e revoluções, o Brasil tinha liberdade de imprensa naquela epoca, o fato dos grandes fazendeiros atrapalharem a economia industrial sim e verdade.
Pela conta de Portugal o Brasil seria Colônia até hoje ...ano de 2023....desse jeito....vejam a África.......
senti falta de economistas mulheres....
Ana Flávia Lofrano , você tem razão. infelizmente, nossa única presidente (Dilma) não aceitou o convite, assim como a única ministra da Fazenda q tivemos (Zélia). deveríamos, sim, ter nos esforçado mais por incluir mais mulheres. E negros. E pessoas de outras etnias. Há seis anos, quando filmamos, a necessidade de inclusão e de diversidade não era tão evidente para todos. Talvez há seis anos te chamasse menos atenção. Enfim, obrigada pelo comentário e pela cobranca. Todos precisamos nos conscientizar continuamente. E cobrar.
Verdade! De qualquer forma é uma série essencial, todos deveriam ver!!
@@LouiseSottomaior deveriam chamar economistas mulheres boas, Dilma e Zélia foram desastrosas
@@LouiseSottomaior chamem a Elena Landau e a Mônica de Bolle.
O importante é o conteúdo e não do que ele é feito, você não vai beber água em copo de vidro só porque ele é feito de vidro mas sim pelo que ele tem dentro.
A série do Brasil Paralelo, “ Brasil, a Última Cruzada”, é infinitamente melhor!
Uia! Porque sera? Porque ela fala o que voce quer ouvir?
@@ZicoeOli aqui idem.
Brasil Paralelo = fakenews
@@ivisonrj E isso aqui é verdadenews?
Brasil só exporta matéria prima pqp
Alguém por favor me explica porque eles nao contrataram os escravos como empregados ? 🤷
Pelo mesmo motivo que não se contratam jogadores de futebol pelo regime da CLT eram mercadorias, tal como são os milhares de esportistas brasileiros.
Quem criou o Banco do Brasil não foi Barão de Mauá ?
É um documentário completo? Onde encontro os outros?
Oi, Wemerson. Estão todos aqui no canal.
@@LouiseSottomaior Eu achei sim, obrigado
22:09 um tapa na cara dos monarquistas
E porque será que os EUA nessa época, do império brasileiro ficou pŕa trás ?
Será que os EUA eram os mocinhos bons de negócios?
😂😂😂😂😂😂
Engraçado o Sarney falando do jeitinho BRASILEIRO 🤦♂️
No filme ridiculariza D João vi fanfarrão comilão comendo coxas de galinha não era assim ele era muito inteligente um estadista um gênio.
Em 2024 continuamos sendo párias no mundo
Muito boa a série, porém não menciona o maior líder brasileiro de todos os tempos, Don Pedro ll, e se esquecem do golpe militar de 89 que afunda nosso país em lama
Exatamente, excluem logo uma (se não a maior) figura para se entender esse período
Alguma coisa está errada. Vi esse comentário em outros. Sinto cheiro de algo errado... e pior... de proposito. Será que sou o único??
isso foi feito com base na república, que trata de omitir os reais fatos de nossa história (haja vista que ensinando os fatos por completo o regime corrupto, legalizado em 1993 após 106 anos do golpe e da consequente doutrinação do povo, cairia, com os maiores ladrões do país sendo devidamente punidos)
@@marceloduartepalagano8326 Realmente, amigo!
Na época da Monarquia, esse país estava crescendo a todo vapor (tinha sim algumas coisas a serem resolvidas, claro, nada é perfeito). Após o golpe, esse país fora a ser governado por eternos negligentes e ignorantes, trazendo instabilidades políticas e econômicas.
E também vale lembrar que a curva de crescimento econômico e estrutural foram abaixando nos anos posteriores.
Pois é colega, está achando estranho porque esse documentário não se baseia em comentários de RUclips, mas em opiniões de economistas e historiadores. O desempenho econômico do Império foi péssimo, diferente do que é espalhado por jovens deslumbrados na internet. O século XIX foi um período de absoluta estagnação que só foi quebrado, ainda que ligeiramente e com muitos erros, pela República. Pode procurar qualquer estudo econômico sério (G. Franco, Paiva Abreu, Maddison, Goldschmidt, Contador/C. Haddad, etc...), e você vai ver que o diagnóstico é unânime.
Eu não sei como os portugueses ainda não vieram atacar neste canal com o intuito de "defender Portugal" como fazem em outros canais...ehehehehehehehehe
rs. Vieram.
ok
17:00
Sarney ?!
Vocês censuraram muita coisa, narraram a história somente com pensadores de um só lado. :(
OS REPUBLICANOS ESTAO CONTANDO ESSA MERDA DE HISTÓRIA DELES OCULTANDO MUITA COISA!
@@BOLSONAROPRESIDENTE-nn1lw Pare de falar bosta, monarkids vivem em um universo paralelo e não entendem nada de História e mesmo Sociologia.
@@benjaminconstant8316 A REPUBLICA COMEÇOU COM UM GOLPE SEM TER UM PLEBICITO OU APOIO DO POVO O FATO É QUE OS GRANDES DA ÉPOCA TALVEZ NÂO QUERIA QUE UMA MULHER ASSUMISSE O TRONO DO IMPÉRIO BRASILEIRO OU SEJA E DEPOIS QUE ELA ABOLIU A ESCRAVIZAÇÃO AI SIM OS QUE MANDAVAM EM FAZENDAS DERAM UM JEITO DE TIRAR DOM PEDRO SEGUNDO COM O APOIO DE DEODORO PEIXOTO!
@@benjaminconstant8316 DEPOIS JÁ SABEMOS QUE NEM UM PRESIDENTE REPRESENTOU O BRASIL COMO O GRANDE IMPERADOR DOM PEDRO SEGUNDO ISSO É UM FATO TALVEZ BOLSSONARO CHEGUE PERTO DE DOM PEDRO SEGUNDO NA POLITICA TALVEZ! 2022 É BOLSSONARO DENOVO
@@benjaminconstant8316 AVE IMPERIO DEIXO AQUI MEU GRANDE RESPEITO A DOM PEDRO SEGUNDO FOI O TERCEIRO HOMEM MAIS IMPORTANTE PRA MIM ME ENSINOU MUITO