Sou engenheira civil rodoviária. Que bom que a nova geração está repartindo seus conhecimentos e experiências! Continuem crescendo! Na Bíblia diz que quem reparte sempre lhe é acrescentado mais, mas quem retém, é para sua própria perdição. Só os humildes fazem isto. Obrigada!
Valeu minha irmã em Cristo Jesus. Que Deus abençoe você e sua Família também. Eu gosto de assistir esses canais de informações importantes. Que pode até Salvar vidas. Eu vejo muitas colunas com ferragens esposta como essa mostrada por esses 2 Engenheiros.
Felipe Parabéns pelo vídeo, vídeo muito útil independente se o RUclips da dinheiro ou não com foi comentado, a real é: dei um like e em troca aprendi um pouco mais, canal 100% útil valeu.
Excelente vídeo! Muito importante abordar este tipo de assunto Felipe, tendo em vista que tantos condomínios são omissos em suas manutenções e acabam pondo em risco todo o prédio.
Só um detalhe, o esclerômetro tem umas curvas de calibração na sua lateral corrigindo o valor da média em função da posição do equipamento no teste. As curvas são para as posições de cima para baixo (ex. piso de concreto), de baixo para cima (ex. laje) e da forma como foi realizado, ou seja na horizontal. O valor correto pela curva é menor que os 40 MPa obtido na média. Além disso, o equipamento deve estar calibrado e geralmente apresenta uma equação de calibração que também corrigi o valor alcançado. Dessa forma, o valor da resistência do concreto não é obtido somente pela média dos pontos, é preciso processar também esses resultados.
Tenho sempre uma dúvida: - Sempre que vou fazer qualquer furo no meu apartamento, verifico a planta e nunca faço onde tem coluna. Mas tenho CERTEZA que deve haver vizinhos (em qualquer prédio, pois não há fiscalização sobre isso) que quando vai instalar um móvel, um quadro, um varal (qualquer coisa) deve fazer furos em colunas do prédio. Fazer esses furos pode gerar algum problema estrutural na viga do prédio? (me refiro a furos de bucha 6, 8 ou no máximo bucha 10). Sempre fico com essa preocupação por morar em prédio e não ter controle sobre a ação dos vizinhos.
Que vídeo top 👏👏👏👏 Nunca imaginei ser feito assim Estou boquiaberto. Amei o vídeo Imagina se todos os prédios em erosão tivéssemos as ferramentas e os profissionais desse gabarito seria perfeito
Se a estrutura acima do solo com pouca umidade aconteceu essa perda de armadura, o que acontece com a armadura a baixo do solo que sofre constantemente com a umidade?
Em casa foi realizada uma reforma onde foi realizada colocação de lage e na parte de cima feito colunas para posterior construção de novos cômodos. Porém na parte superior foi realizado por outros pedreiros que fizeram a concretagem fraca e com bicheira. Poderia remover todo concreto reaproveitando as ferragens e preencher com novo concreto ? Os pilares possuem em média 15 cm de lados .
Este negócio de contratar um predreiro para colocar uma massa três por um é coisa de gente sem conhecimento nenhum. Isto é o verdadeiro trabalho a ser feito com este tipo de patologia, a final todo cuidado é pouco pois o prédio contem moradores. Eu acompanho seus vídeos e aprendo muito com eles. Parabéns a equipe!
@@miresiliente307 A maioria não sabe administrar o que ganha, isso é típico do brasileiro. Quem tem uma boa administração se restringe de coisas banais e sem necessidade para aplicar naquilo que realmente tem necessidade! Se querem continuar na vida boa, então não vai ter 💰 pra mais nada!
Boa bom trabalho. Eu trabalho com reformas na baixada santista em Itanhaém em casas.faço bastante restauração de colunas e vigas dependendo substituição. Absurdo q ponto q deixam ficar.esses dias fui ver uma garagem sem telhado q vai precisar demolir. Só bastava as manutenção,agora vai perder a garagem. Falando o português claro ( A economia boba)
Acho que devido esses acontecimentos antigos, os pilares de obras novas deveriam ter uma segunda camada de armação com graute e ferragem na base dos edifício, para garantir muito mais tempo
Para que saber a resistência superficial? Seria o mesmo de saber quanto o pilar aguenta na tração? E não esquece de fazer um vídeo sobre o corpo de prova para saber sobre a compressão 🙏 fiquei muito curioso de saber como é feito isso. Obrigado professor!
No caso em questão os ensaios tem que ser feito em todas as colunas? Se a resposta for somente em uma, os reparos estruturais devem ser feitos em todas? e Gostaria que fizesse o vídeo para ver o desfeche desse trabalho muito interessante..
Olá, minha casa de dois andares tem 46 anos e as colunas da varanda estão danificadas. Com rachaduras e um bloco de concreto saiu na minha mão e a viga de ferro está aparente. Um pedaço dela saiu grudado no bloco q caiu. Você indica alguma empresa ou profissional de confiança , aqui, no município do Rio de Janeiro?
Muito bom. Tudo é uma questão de qto vai custar. Depois de 45 anos. Tudo é possivel num prefio. Alguem falou... Deixa pro ptoximo sibdicooo. E assim vaiiii
Ótimo vídeo, direto ao ponto. Esse problema pode ser por absorção de líquidos no piso, onde ele não consegue evaporador e acaba sendo absorvido pelo pilar, subindo em média 50cm? Em média, Pilares desta magnitude deveriam ter no mínimo uns 4cm de cobrimento, certo? Fora que na hora de fazer o concreto ou caso foi usinado, deviam usar algum impermeabilizante para garantir.
Se vc for comprar um esclerômetro que custa em media 2,000 em média 2.500,00 certificado de calibração + 5.000,00 memória de cálculo do prédio + 4.000,00 custo laudo técnico com relatório de fotos + teste de compressão do concreto com corpo de prova em laboratório não tenho valor no momento, laudo de vistoria vai custar em torno de 12.000, 00 ou 13.000,00 dependendo, vc não pega o trabalho, abraço!
Olá Felipe tudo bem? Espero que sim. Sempre vejo seus vídeos!!! Estou compartilhando a dúvida de um amigo que se tornou a minha também, peço sua ajuda se possível para nos esclarecer. É sobre recuos, tenho um amigo que quer construir no seu terreno e lá já tem uma edificação antiga, fica na cidade de Guarulhos, essa construção antiga não respeita os recuos que na lei do parcelamento do solo informa ser de 1,50m nas laterais fundos e 5,00m na frente. Aí que vem a questão, no seu código de edificações (Lei 6.046/2004) informa que a medida pode ser contada a partir do lado posterior do logradouro, aí bugou o cérebro, kkk. A rua tem 7 metros, no caso poderia construir em toda área do recuo frontal já que posso medir a partir do lado oposto da via, que é de 5 metros? Essa é a dúvida. Desde já muito obrigado pela atenção, sucesso amigo! Abs Segue o parágrafo da lei: "§ 4º Para o cálculo do recuo frontal poderá ser considerada a largura do logradouro, ou seja, o recuo frontal poderá ser contado a partir do alinhamento oposto da via para o qual faz frente, observando-se o recuo mínimo estabelecido na legislação municipal vigente."
Essa condição de patologias futuramente vai se tornar uma mina de outro para aqueles que se capacitar resolver. Visto que está sendo executado muitos projetos com desleixo cheio de erros na execução .
Muito obrigado, porém nisso discordo rsss, precisamos chegar aos esforços e como a peça se encontra para chegar no reforço adequado , não pode ser apenas arbitrado
@@EngenhariaAtiva mas aí é que tá, a estrutura estava funcionando para oque foi projetada, nesse caso em específico é um repara estrutural , vc precisa garantir que a estrutura volte a trabalhar como fora projetada, explico: se vc tem armadura de 12.5 mm no pilar e a mesma perdeu seção e se encontra com 10 mm de seção , qual a necessidade de encontrar os esforços sabendo que a estrutura resistia bem os esforços com aço de 12.5mm?, oque se faz é acrescentar em aço oque foi perdido, e muitas das vezes no processo de encamisamento se adiciona mais aço do que o necessário, conta básica 12.5.-10 daria uma área de aço necessário de 2.5 mm , mas em muitos casos oque acontece é encamisamento com armadura de 10 mm
@@EngenhariaAtiva já o reforço estrutural é quando vc muda as características da estrutura exemplo laje de ultilizacao simples e vc vai transformar em laje para uma academia, aí sim vc precisa encontrar os esforços para reforçar a estrutura para atender as novas solicitações!
Provavelmente ele está num condomínio de apartamentos com moradores Então o uso de máscara é obrigatório . Faço manutenção em prédios residenciais e o uso de máscara é obrigatório Espero ter ajudado em algo Boa noite!
Sou engenheira civil rodoviária. Que bom que a nova geração está repartindo seus conhecimentos e experiências! Continuem crescendo! Na Bíblia diz que quem reparte sempre lhe é acrescentado mais, mas quem retém, é para sua própria perdição. Só os humildes fazem isto. Obrigada!
A nova geração sabe que RUclips da dinheiro. Quanto mais vídeos, mais views, mais dinheiro do RUclips 😉
Emília excelente comentário! É justamente isso.
A humildade é um signo de inteligência
Valeu minha irmã em Cristo Jesus. Que Deus abençoe você e sua Família também. Eu gosto de assistir esses canais de informações importantes. Que pode até Salvar vidas. Eu vejo muitas colunas com ferragens esposta como essa mostrada por esses 2 Engenheiros.
@@nadaquiprave é o que a engenheira falou, ele decidiu repartir conhecimentos, e de alguma forma foi e é recompensado
Meus parabéns vai para todos nós engenheiros civis, sabemos o quanto é difícil para exercer essa profissão linda.
No Ceará foram fazer reparo igual a esse e o prédio caiu...
Felipe Parabéns pelo vídeo, vídeo muito útil independente se o RUclips da dinheiro ou não com foi comentado, a real é: dei um like e em troca aprendi um pouco mais, canal 100% útil valeu.
Show Felipe! Muito bom essa série de vídeos! Vai esclarecer bem como fazer uma inspeção e manutenção corretamente. Obrigado por trazer esse conteúdo!
Chegando pra metralhar o like!!!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que vídeo top sou arquiteto e conhecimento é tudo
ótimo vídeo! Muito obrigada. pode usar um produtor neutralizador de ferrugem? Mantém a aderência depois? Obrigada novamente.
Pessoal, ótimo vídeo! Parabéns pelo trabalho.
ME.ESQUECI.DE.AGRADECER.PELA.AULA.DEUS.ABENCOE.VOCES.
Excelente vídeo! Muito importante abordar este tipo de assunto Felipe, tendo em vista que tantos condomínios são omissos em suas manutenções e acabam pondo em risco todo o prédio.
O canal sempre de parabéns
Vcs são os Caras
Obrigado pelas dicas.
Sou Pedreiro, trabalho há aguns amps no ramo, essas dicas nos ajuda demais.
Muito bem tem muitos prédios antigos que precisa de reparos e precisam usar essas técnicas e não sai fazendo paliativos de qualquer jeito
Só um detalhe, o esclerômetro tem umas curvas de calibração na sua lateral corrigindo o valor da média em função da posição do equipamento no teste.
As curvas são para as posições de cima para baixo (ex. piso de concreto), de baixo para cima (ex. laje) e da forma como foi realizado, ou seja na horizontal.
O valor correto pela curva é menor que os 40 MPa obtido na média.
Além disso, o equipamento deve estar calibrado e geralmente apresenta uma equação de calibração que também corrigi o valor alcançado.
Dessa forma, o valor da resistência do concreto não é obtido somente pela média dos pontos, é preciso processar também esses resultados.
Excelente observação
Tá muito bem se olharmos para prédios novos que estão bem acabados
Tenho sempre uma dúvida:
- Sempre que vou fazer qualquer furo no meu apartamento, verifico a planta e nunca faço onde tem coluna. Mas tenho CERTEZA que deve haver vizinhos (em qualquer prédio, pois não há fiscalização sobre isso) que quando vai instalar um móvel, um quadro, um varal (qualquer coisa) deve fazer furos em colunas do prédio. Fazer esses furos pode gerar algum problema estrutural na viga do prédio? (me refiro a furos de bucha 6, 8 ou no máximo bucha 10).
Sempre fico com essa preocupação por morar em prédio e não ter controle sobre a ação dos vizinhos.
kkkkk um furo e obvio q nn agora fosse um buraco grande tipo pra passar um conduite de tomada ai nn poderia
Que vídeo top 👏👏👏👏
Nunca imaginei ser feito assim
Estou boquiaberto. Amei o vídeo
Imagina se todos os prédios em erosão tivéssemos as ferramentas e os profissionais desse gabarito seria perfeito
Erosão...aí teria que chamar os geotécnicos!
Se a estrutura acima do solo com pouca umidade aconteceu essa perda de armadura, o que acontece com a armadura a baixo do solo que sofre constantemente com a umidade?
Em casa foi realizada uma reforma onde foi realizada colocação de lage e na parte de cima feito colunas para posterior construção de novos cômodos. Porém na parte superior foi realizado por outros pedreiros que fizeram a concretagem fraca e com bicheira. Poderia remover todo concreto reaproveitando as ferragens e preencher com novo concreto ? Os pilares possuem em média 15 cm de lados .
Este negócio de contratar um predreiro para colocar uma massa três por um é coisa de gente sem conhecimento nenhum. Isto é o verdadeiro trabalho a ser feito com este tipo de patologia, a final todo cuidado é pouco pois o prédio contem moradores. Eu acompanho seus vídeos e aprendo muito com eles. Parabéns a equipe!
Pobre infelizmente não tem dinheiro para pagar a engenheiro,as vezes não tem dinheiro nem para pedreiro.
@@miresiliente307 A maioria não sabe administrar o que ganha, isso é típico do brasileiro. Quem tem uma boa administração se restringe de coisas banais e sem necessidade para aplicar naquilo que realmente tem necessidade! Se querem continuar na vida boa, então não vai ter 💰 pra mais nada!
Alto nível!
Boa bom trabalho. Eu trabalho com reformas na baixada santista em Itanhaém em casas.faço bastante restauração de colunas e vigas dependendo substituição. Absurdo q ponto q deixam ficar.esses dias fui ver uma garagem sem telhado q vai precisar demolir. Só bastava as manutenção,agora vai perder a garagem. Falando o português claro ( A economia boba)
Olá, poderia me passar seu contato? Estou procurando um profissional que execute esse tipo de serviço
Essa área eu não tenho o domínio, é achei muito interessante, valeu e parabéns pela matéria.
Olá. Qual o melhor produto p tratar o ferro comprometido de uma cinta. Abc
Excelente!
Show parabéns
👏👏👏👏👏 cara., que matéria interessante. Muito obrigado. Like
Bacana Felipe,como alcançar essa alcalinidade do concreto,
Gostei das dicas obrigado
Procurei a continuação desse vídeo mais não achei
Qualidade de vídeo, parabéns!!!
Muito bom Felipe, obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Excelente vídeo! Muito explicativo e didático!
Acho que devido esses acontecimentos antigos, os pilares de obras novas deveriam ter uma segunda camada de armação com graute e ferragem na base dos edifício, para garantir muito mais tempo
vdd
Tem como você fazer um vídeo sobre Lage engastada e apoiada, e explica o que significa?
E quando a casa não tem estrutura de ferro (pilares e colunas)?
A fenolftaleína não serve para analisar a ferragem e sim o concreto. E somente para verificar a profundidade da frente de carbonatação. Fica a dica.
Prof parabens pelo seu dia dia do eng. Civil abcs
Começo quebrando debisco pra cima
Parabéns.. excelente video
Excelente vídeo, bem esclarecedor.
Parabéns 👏👏👏.
Para que saber a resistência superficial? Seria o mesmo de saber quanto o pilar aguenta na tração?
E não esquece de fazer um vídeo sobre o corpo de prova para saber sobre a compressão 🙏 fiquei muito curioso de saber como é feito isso. Obrigado professor!
Só fera!!!
Conteúdo excelente como sempre!
Minha dúvida e quais os cálculos utilizado na hora de fazer o escoramento da estrutura para a recuperação.
Ótimo vídeo tá de parabéns
o jeito e limpoar bem e colocar chapa de aco em volta.
Muito bom o vídeo!
Valeu meu amigo
No caso em questão os ensaios tem que ser feito em todas as colunas? Se a resposta for somente em uma, os reparos estruturais devem ser feitos em todas? e Gostaria que fizesse o vídeo para ver o desfeche desse trabalho muito interessante..
Olá, minha casa de dois andares tem 46 anos e as colunas da varanda estão danificadas. Com rachaduras e um bloco de concreto saiu na minha mão e a viga de ferro está aparente. Um pedaço dela saiu grudado no bloco q caiu. Você indica alguma empresa ou profissional de confiança , aqui, no município do Rio de Janeiro?
Seria interessante elaborar 1 metodologia + ace$$ível p residências.
Sobrados eventualmente tbm tem problemas similares.
Boa noite fica com Deus
Qual vídeo vem DEPOIS desse?
Qual o profissional que chamo pra fazer uma vistoria no meu prédio?
Tem alguns pilares em uma caixa d'água que as ferragens se deterioram completamente o que fazer nesse caso?
Sensacional.
Os grandes problemas de corrosão de armaduras e a falta do cobrimento adequado .
Excelente
A ferragem a boa
Ferramenta top
Muito bom. Tudo é uma questão de qto vai custar. Depois de 45 anos. Tudo é possivel num prefio. Alguem falou... Deixa pro ptoximo sibdicooo. E assim vaiiii
Ótimo vídeo, direto ao ponto. Esse problema pode ser por absorção de líquidos no piso, onde ele não consegue evaporador e acaba sendo absorvido pelo pilar, subindo em média 50cm?
Em média, Pilares desta magnitude deveriam ter no mínimo uns 4cm de cobrimento, certo?
Fora que na hora de fazer o concreto ou caso foi usinado, deviam usar algum impermeabilizante para garantir.
Também concordo, o pessoal banalizou esta cobertura de 2,5 cm e usa em todo lugar.
Recuperar
Não teve continuação ? Procurei no canal e não achei
Infelizmente o vídeo foi perdido por causa do cartão de memória da câmera na época
mexendo em todas as faces de uma única vez?
AO.FASER.UMA.CONCRETAGEM.DA.SAPATA.DO.PILAR.E.VIGA.USAR.SEMPRE.UM.BOM.IMPERMIABILISANTE.E.UM.CIMENTO.DE.BOA.QUALIDADE.NA.HORA.DE.FASER.O.CONCRETO.USAR.PIUCA.AGUA.SOU.PEDREIRO.
Em Construção Civil não se faz nada paliativo, principalmente na estrutura...
Arrumar.
Se vc for comprar um esclerômetro que custa em media 2,000 em média 2.500,00 certificado de calibração + 5.000,00 memória de cálculo do prédio + 4.000,00 custo laudo técnico com relatório de fotos + teste de compressão do concreto com corpo de prova em laboratório não tenho valor no momento, laudo de vistoria vai custar em torno de 12.000, 00 ou 13.000,00 dependendo, vc não pega o trabalho, abraço!
Deveria mudar o nome do vídeo, pois não apresentou sobre a recuperação.
Top!
Olá Felipe tudo bem? Espero que sim. Sempre vejo seus vídeos!!!
Estou compartilhando a dúvida de um amigo que se tornou a minha também, peço sua ajuda se possível para nos esclarecer.
É sobre recuos, tenho um amigo que quer construir no seu terreno e lá já tem uma edificação antiga, fica na cidade de Guarulhos,
essa construção antiga não respeita os recuos que na lei do parcelamento do solo informa ser de 1,50m nas laterais fundos e 5,00m na frente.
Aí que vem a questão, no seu código de edificações (Lei 6.046/2004) informa que a medida pode ser contada a partir do lado posterior
do logradouro, aí bugou o cérebro, kkk. A rua tem 7 metros, no caso poderia construir em toda área do recuo frontal já que posso medir a partir do lado oposto da via, que é de 5 metros?
Essa é a dúvida. Desde já muito obrigado pela atenção, sucesso amigo! Abs
Segue o parágrafo da lei: "§ 4º Para o cálculo do recuo frontal poderá ser considerada a largura do logradouro, ou seja,
o recuo frontal poderá ser contado a partir do alinhamento oposto da via para o qual faz frente,
observando-se o recuo mínimo estabelecido na legislação municipal vigente."
SHOW
Joia Felipe
Essa condição de patologias futuramente vai se tornar uma mina de outro para aqueles que se capacitar resolver. Visto que está sendo executado muitos projetos com desleixo cheio de erros na execução .
video top, só uma resalva, reparo estrutural ou reforço não se calcula!
Muito obrigado, porém nisso discordo rsss, precisamos chegar aos esforços e como a peça se encontra para chegar no reforço adequado , não pode ser apenas arbitrado
@@EngenhariaAtiva mas aí é que tá, a estrutura estava funcionando para oque foi projetada, nesse caso em específico é um repara estrutural , vc precisa garantir que a estrutura volte a trabalhar como fora projetada, explico: se vc tem armadura de 12.5 mm no pilar e a mesma perdeu seção e se encontra com 10 mm de seção , qual a necessidade de encontrar os esforços sabendo que a estrutura resistia bem os esforços com aço de 12.5mm?, oque se faz é acrescentar em aço oque foi perdido, e muitas das vezes no processo de encamisamento se adiciona mais aço do que o necessário, conta básica 12.5.-10 daria uma área de aço necessário de 2.5 mm , mas em muitos casos oque acontece é encamisamento com armadura de 10 mm
@@EngenhariaAtiva já o reforço estrutural é quando vc muda as características da estrutura exemplo laje de ultilizacao simples e vc vai transformar em laje para uma academia, aí sim vc precisa encontrar os esforços para reforçar a estrutura para atender as novas solicitações!
Como cobrar pelo serviço desse queria uma base
??
O problema é encontrar no o próx. Vídeo.
NÃO ENCONTREI A SEQUENCIA DESTE VIDEO QUE FOI CITADA
Congratulations
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Para um diagnóstico mais detalhado e preciso, o uso do ultrassom é indisponível.
Sozinho e de máscara kkkk
Besteira
Mano para q usar máscara agora, não dá para entender quase nada do q vc fala
Provavelmente ele está num condomínio de apartamentos com moradores
Então o uso de máscara é obrigatório .
Faço manutenção em prédios residenciais e o uso de máscara é obrigatório
Espero ter ajudado em algo
Boa noite!