É o contrário.... sem o livre mercado para criar riqueza, o Estado não tem a quem parasitar através de roubo (impostos). O hospedeiro vive sem o parasita, mas o parasita não vive sem o hospedeiro.
12 anos concursada. Cuidado! Concurso pode ser solução financeira ou armadilha psicológica. Por causa da estabilidade e salário vc vai ficando mesmo sem gostar da profissão, vive preso, frustrado, não consegue tomar a decisão de sair, não cresce na profissão, não aprende coisa nova, aceita tudo em nome da estabilidade e dinheiro, sofre com tudo isso e não consegue se libertar.. Se não gosta do que faz, o concurso vira uma prisão na sua vida. Minha dica: se passar no concurso e não gostar do que faz, sai o quanto antes e tenta outra coisa na vida.
A única coisa positiva num concurso é a estabilidade, que ainda nos prende se vc ganhar bem, o que não é a realidade de 80% do funcionalismo, se ganhar 3k é muito
Era servidora pública, concursada, 15 anos de prefeitura, salário acima da média pra minha cidade. Namorado falou "vamos pro Japão?", casamos, larguei tudo com quase 16 anos, já. Sem arrependimento até agora. Acho que, pra quem puder, tiver oportunidade, vale muito a pena sair do país, mesmo que pra voltar depois da experiência. Mas, sim, concurso público é das poucas certezas de segurança num país como o Brasil.
@@marciomeneses296 Ja fui concursada do Magistério. Não aguentei ficar. É um emprego opressor. Odiava com todas as minhas forças. Pedi exoneração e saí com uma mão na frente e outra atrás. Passei em outro concurso para contabilidade, no qual estou até hoje. Deu um grande alívio mas no geral não quero mais serviço publico pra minha vida
Parece que esse vídeo foi feito para mim, eu fui obrigado pela minha familia a estudar para concurso público, ainda digo a eles que continuo estudando mas ganhei uma bolsa em uma faculdade, estou estudando inglês e espanhol e pretendo adquirir experiência aqui no Brasil para sair o mais rápido possível. Não adianta nada ganhar 3 ou 5 mil e o poder de compra do país cair a cada dia, prefiro cair fora, pena que demorei a acordar mas como tenho 20 anos ainda estou na frente de muitos, é o que me conforta.
Eu também, bro. Fiquei a 2 pontos de passar no TJ sp, só queria entrar para juntar grana e cair fora. Larguei faculdade de economia e estou estudando outra área que dá mais flexibilidade para ir embora.
@@afff4156 Cara , pra mim que tenho 37 anos já era sair do Brasil , e ainda com inglês básico. Pra sair da situação difícil do Brasil, é só concurso público mesmo !..
@@afff4156 Cara parabén!! Você praticamente já fala dois idiomas, pode imigrar pro Canadá por exemplo mais fácil, se vc ja tiver emprego continua no francês, porque vc pode precisar dele quando sair, eu ia aprender francês também mas como eu não tenho trabalho fui para o espanhol, porque aqui no Brasil tem muito mais demanda
@@hasscristian2218 Não desiste amigo, se esforça por um tempo e da prioridade pra isso, sair desse país vai mudar sua vida e da sua família, se vc ficar aqui vai pensar para sempre que poderia estar bem melhor que agora, a idade é só um detalhe, nós estamos todos no mesmo barco
Na minha opinião concurso público vale a pena sim. Quando você é jovem é muito fácil trocar de emprego, porém quando você envelhece as oportunidades diminuem. Passar em um concurso público ganhando R$ 4.500 e tendo 50 anos é uma bela coisa. O que eu vejo pessoas de 50 anos no LinkedIn pedindo emprego não é brincadeira. Vejo até pessoas de TI que tem 25 anos de experiência na área
@@muriloperez1599 Depende. Você trabalhava na iniciativa privada desde os 18, consegue guardar um dinheiro, esse dinheiro você financia um apartamento e faltam 35 anos para pagar, chega nos 10 você é demitido e não consegue se recolocar.
Sou policial civil no RJ há 10 anos. Antes fui concursado no Detran por 4 anos e possuo 10 anos de iniciativa privada. Sou policial por vocação, amo o que faço e nao me arrependo de nada. Entrar no serviço público abriu muitas portas na minha vida. Comprei dois imóveis, carro zero, fiz viagens nacionais e internacionais. Vou me aposentar aos 55 anos com uma boa renda passíva advinda de investimentos que fiz ao longo da carreira.
Fiz faculdade e não me formei (muito caro), então dediquei a estudar inglês e sai do país! No começo não foi fácil !! Vivendo fora do Brasil minha qualidade de vida melhorou muito. Todo mês mando um din din pro meu irmão, Concursado!!!
Depende Rafael. Infelizmente não existem vagas p todos aqueles que almejam um cargo público e uma certa estabilidade decorrente da aprovação num concurso. Além disso, nem todas as pessoas têm perfil para se dedicarem a uma aprovação e amargarem algumas frustrações nesse caminho, que muitas vezes é bastante longo e árduo. Existem boas oportunidades dentro e fora do Brasil, o importante é a dedicação e o empenho de cada um na busca dos seus objetivos e uma boa dose de tolerância à frustração em busca da meta traçada. Abraço aqui de Curitiba
Sem contar que a maioria das vagas em concurso público é pra ganhar 2/3k, 4.5k se tiver nível superior... pra um solteiro pode ser vantajoso no começo, mas com o passar do tempo vai ficando difícil administrar pouca grana com seu padrão de consumo, que não pode se elevar muito se não nominho pro Serasa.
Acho que depende do que você quer na vida ou parte da sua vida. 14 anos aos 18 anos - Iniciativa privada 18 anos aos 20 anos 3 meses - Prefeitura 20 anos 3 meses ao 22 anos 3 meses - TJMG estagiário 22 anos 3 meses ao 23 - Secretaria municipal de educação Advogado (sem exercer) 23 anos aos 31 anos empreendedor. Casa própria, carro 10 anos de uso, zero dívidas) 31 anos até 34 anos (hoje) - concursado e advogado. Cidadania portuguesa adquirida (2022) Regra ? Nenhuma. Mas concursado posso tirar 1 ano pra conhecer e mergulhar na cultura local de outro país. Saiba utilizar tanto o público e o privado. Tudo é criação humana. Faça bom proveito dos dois.
@@iurifrancocomo fez essa transição? Pra adquirir cidadania e etc? Tava pensando em focar em uma carreira que me possibilita sair do Brasil, mas o que queria mesmo era concurso e posteriormente sair (mas como fica pra trabalhar fora? Pq eu teria que exonerar meu cargo se saísse..)
Concurso público dá estabilidade e prende a gente ao Brasil. Viver na insegurança econômica no exterior é um risco. Se ficar doente lá fora? O que vai ser de você?
É aquilo né... Depende muito da mentalidade e da vida de cada um. Hoje ganho 3K e, sou concursado federal e a partir de 2027 ganharei 5K. Já estou a 8 anos, me sentindo frustrado, tratando depressão e bournout tem tempo por causa do trabalho. Maaas, cada vida é uma vida é uma história rsrsrs
Cargos de alta complexidade precisam pagar muito bem, pois quem se interessaria em estudar horrores e passar em uma prova dificílima para ganhar pouco? E outra: o problema dos baixos salários é da iniciativa privada, pois as empresas visam o lucro ao máximo e elas irão fazer o máximo para reduzir os custos de folha de pagamento.
@@alfpoker620 Sim, porém um individuo que ganha 1500 dólares em outro país ainda sim vai ter mais tranquilidade, pois o custo de vida ainda continua baixo comparado com o nosso custo de vida
Recentemente fui aprovado no concurso de Agente Censitario Municipal pelo IBGE, apesar de ser temporário pretendo realizar outros concursos e se não acontecer. Apenas sair do Brasil após a coleta do senso. Apesar de compartilhar da visão do livre mercado e iniciativa privada, infelizmente no Brasil a saída para a informalidade, péssimas condições de trabalho, falta de estabilidade, desemprego e salários de fome, é o concurso público. A iniciativa privada do Brasil não valoriza a mão-de-obra e o setor público é a melhor opção.
Trabalhei em grandes multinacionais e foi só merreca que ganhei. Agora, é preciso entender que estamos na periferia do sistema. Aqui vão pagar pouco mesmo, portanto fiz a escolha pelos concursos.
É justamente o estado que está causando baixos salários na iniciativa privada...acredite! Um dia você aprender isso..tenho amigos e até ex-namorada dos EUA que recebem salários na iniciativa privada de 10 mil dólares/mês.
@@lucianomoraesdesantana7608 Nos EUA se valoriza o trabalhador. Qualquer profissão por aí é bem remunerada. O que acontece no Brasil é o excesso de pessoas procurando trabalho e poucas empresas contratando novos colaboradores e por isso o mercado de trabalho no Brasil está muito saturado e exigindo cada vez mais qualificação dos candidatos. Há poucos dias atrás, eu vi uma vaga para atendente exigindo ensino superior completo, fluência em inglês e experiência na área e oferecia um salário de 1.400 reais. E eu te pergunto, pq alguém com esses requisitos iria aceitar essa oferta? Talvez porque não exista tantos postos de trabalho disponíveis. É justamente isso que falta para o Brasil, concorrência de livre mercado. Com mais empresas contratando, diminuiria o desemprego e as pessoas poderiam escolher onde se paga mais e valoriza mais o seu trabalho. Mas infelizmente não vejo os brasileiros exigindo mais facilidade para empreender, reduções nas cargas tributárias. Vejo mais brasileiros se iludindo com as promessas de Lula, achando que vão comer churrasco todo fim de semana quando o Lula ganhar. E eu te pergunto, dá para acreditar que as coisas vão melhorar por aqui? Já que não se pode mudar o país, a solução é de se mudar de país.
@@ahistoriadabola pior que é isso mesmo, muita gente para poucas vagas então eles podem colocar o salário lá em baixo, operador de empilhadeira ou motorista categoria D tem empresa querendo pagar salário mínimo.
Não vejo como uma escolha ruim ser servidor, é questão de perfil, existe o perfil conservador e o agressivo. O conservador é aquele mais avesso ao risco, logo uma renda mais estável o apetece mais, porém ela tem um teto. E o agressivo é o que abraça o risco, a renda pode não ter limites, porém é mais instável, e ele gosta disso.
Eu decidir o concurso público, por diversos motivos, entre eles o remuneração, estabilidade, mas também isonomia no processo seletivo, quem conhece a iniciativa privada, sabe como é passar por diversos testes e dinâmicas e depois vim oferecer um salário muito a quem do que eu trabalhando como autônomo. Hoje sou técnico bancário no banco do Brasil em regime CLT, e estou muito feliz com possibilidade de ascenção em carreira e tempo para estudar para outras coisas.
Concurso público ainda vale a pena. Mesmo sendo uma prefeiturinha e ainda sim vc estará melhor que a maioria dos brasileiros. Até mesmo os filhos da classe média que estão desempregadas ou estão trabalhando em empregos de quinta categoria.
Tudo é uma questão de oportunidades. Se eu tivesse 25 anos poderia recomeçar, de repente até cogitar sair do país. Digo isso aos meus amigos mais jovens, fujam desse papo de casar e ter filhos! Estudem inglês e get out!
Mas vc considera concurso público uma boa opção, pelo menos para ter uma estabilidade para criar um negócio paralelo até se tornar o sua principal fonte de renda
Um dos melhores vídeos. Aqui a esperança de melhorar de vida, infelizmente é através de concurso público. Digo isso porque sou servidor público a muitos anos, assim como meu pai foi também.
Já fui concurseiro. Até passei em alguns de pouca remuneração. Ainda bem que não assumi. Hoje estudo inglês, desenho e história pra sair do Brasil ou ser professor bilingue aqui. Eu me "divirto" estudando essas matérias. Agora na época de concurseiro era um saco estudar as matéras de concurso.
@@paulo2979 Desenhar é questão de prática e perseverança! ninguém nasce sabendo desenhar. É claro que existem pessoas com certas facilidades, mas mesmo elas precisam exercitar bastante. Com dedicação e prática você consegue, digo isso por experiência própria :)
Brasil nunca mudou e nunca mudará, quem tiver a oportunidade de sair fora saia o quanto antes de preferência para um país igualitário onde todos tem chance de crescimento desde o nativo ao imigrante
Com certeza vale a pena se tornar servidor público concursado no Brasil, porém, como muitos já mencionaram, o caminho é bastante árduo e exige inúmeros sacrifícios.
@@Diogodigo26 Mas concurso é diferente. Ou o cara tem sucesso (nomeado) ou fracasso (não nomeado). Não existe meio termo. Na iniciativa privada, ele não precisa estar entre os 10 melhores da cidade pra ter alguma grana. Em um concurso com 10 vagas, NECESSARIAMENTE o sujeito precisa estar entre os 10 melhores do concurso. Se ficar em 11º (o que é uma baita posição), vai ter que ficar torcendo pros outros desistirem. Na iniciativa privada, se o sujeito for o 11º melhor profissional da área, é bem provável que esteja bem confortável financeiramente.
🤔….muito interessante esse tema por você levantado, tenho hoje 68 anos e três filhos, sempre lhes disse que infelizmente o Brasil é um país dos “servidores públicos”, basta olhar ao que ocorreu durante a pandemia, em nenhum órgão público houve corte de salários, atraso nos pagamentos ou demissões, isso só ocorreu na iniciativa privada, baseado nessa premissa, quando meus filhos eram jovens os orientei, embora respeitando as suas individualidades pessoais, a buscarem uma opção dentro da área pública, então, aos 14/15 anos de idade ingressaram na EPCAR/AFA (instituições de ensino da FAB) por concurso público e hoje são Oficiais Aviadores, embora reconheça que há a necessidade de uma aptidão vocacional para seguir certas carreiras, notadamente as militares, por outro lado em todas as camadas profissionais sejam elas públicas ou privadas há também a necessidade do comprometimento e determinação para se obter os resultados almejados, mas reconheço que as oportunidades de estabilidade e amparo social em termos de empregabilidade estão na área pública, mas é apenas uma modesta opinião, fraterno abraço..🙏
Rafael, no vídeo vc deu a entender que o brasileiro paga muito imposto para sustentar altos salários de funcionalismo público. Não é bem assim, nós brasileiros pagamos muitos impostos tributados em sua grande maioria no consumo, para prioritariamente pagar a dívida pública que é grande devido a duas coisas: 1. Juros altos, pois se o país depende da arrecadação prioritariamente vinda dos impostos cobrados no consumo ele não tem muita garantia de poder pagar a sua dívida (pois pode haver ou não consumo suficiente, e arrecadação suficiente), logo, ele paga naturalmente juros mais altos. Por isso, juros em países desenvolvidos são menores. Pois no caso deles, eles tributam a renda prioritariamente, e menos o consumo. O resultado disso, é que os preços de todos os produtos ficam mais baixos, a produção de bens e riquezas é maior... O cenário libertário que vc citou. 2. Custos de alguns serviços que existem aqui no Brasil. Em países desenvolvidos como os estados unidos, muitos serviços não são custeados pelo estado, como saúde e uma boa parte da educação superior. Nestes países não temos aposentadoria integral, todos se aposentam com salário mínimo, e são estimulados a vida inteira a poupar para sua aposentadoria ou montar sua previdência privada. Acho importante deixar claro para as pessoas estes pontos, pois a vida de um turista nos Estados Unidos, que só vai lá para comprar e passear, é bem diferente do americano que precisa pagar aluguel, pagar pela sua saúde, pagar pela sua educação superior, pagar bem mais imposto de renda do que um brasileiro aqui no Brasil, e ainda guardar uma boa parte de seus ganhos para sua aposentadoria, pois irá se aposentar com salário mínimo igual a todos os americanos. Bem diferente do que ocorre no Brasil.
Mas no caso deles, são plenamente capazes de fazer tudo isso, de forma confortável se forem expertos, exceto se tiverem algum problema de saúde grave, e ainda assim, podem viajar pra Singapura e usar o sistema de saúde de lá, o poder de compra do dólar é muito alto.
@@isaacbarbosa7593 o dólar é valorizado porque os estados unidos tem uma economia forte, aquecida e totais condições de pagar sua dívida pública. Sabe porque? Porque a arrecadação dos estudos unidos é prioritariamente feita na renda, e não no consumo. Tributar bens e serviços só penaliza os mais pobres, os empreendedores, o livre mercado... Por isso países desenvolvidos cobram mais imposto de renda, e menos imposto nos bens e serviços produzidos. Estimulando a produção de bens e serviços. Simples assim...
@@mailon6329 Mas eu não discordei de você, eu só pontuei que eles podem viver tranquilamente se quiserem, diferente da gente que tem que matar 5 leões pra deixar de ser fodido economicamente.
Médico não tem salário baixo. Se o médico for preguiçoso ou ruim de serviço vai trabalhar em um PSF e ter um salário no mínimo de 10k. Normalmente são trabalhos iniciais pós formatura. Logo depois já trabalham em consultórios e/ou fazendo plantões de 12h. E valores de 1,2k por plantão, e emendam um atrás do outro. Salários de médicos são facilmente acima de 20...25k. O povo no geral tem crença de que médico tem salário baixo. É uma das profissões que tem maior rendimento.
Médicos só tem isso, pois a reserva de mercado gerada pelo CFM é gigantesca! Espere os próximos 5/7 anos e verá que ser médico generalista será como qualquer profissão.
As pessoas comentam como se quem passa em concurso tem ficar nele o resto da vida, sendo que a pessoas passam e podem juntar uma grana, se capitalizar e sair do bostil.
Eu larguei o serviço público para viver o sonho de trabalhar em um ambiente multicultural, com pessoas de diversos países, no estrangeiro. Até agora. Só alegria
Sou sevidora pública!! Ralo muito, mas pra quê, se os meus colegas de trabalho levam a vida de qualquer maneira? Carrego as demandas nas minhas costas, estou com a remuneração abaixo da inflação, não tenho liberdade de tempo, não tenho liberdade geográfica e nem financeira. Eu me arrependo amargamente de não ter me empenhado para cair fora deste país antes quando era mais nova. Serviço público é uma prisão.
@@saintclair7453 É, nesses dias tomei posse num outro concurso. Se eu não pegar nenhum cargo em comissão, minha carga horária vai ser menor, embora a remuneração também. E estou tentando transferir minha lotação para um órgão mais tranquilo e independente. É um começo para eu ter tempo e paz para me programar para outros projetos de vida. Obrigada pelos conselhos. Não vou desistir.
A minha visão desse assunto é parecida com a sua. De fato, o concurso público é uma maravilha para o indivíduo, para a sociedade como um todo, é uma desgraça.
@@igorbessa3563 no momento que para entrar tem que estudar muito, mas muito mesmo, então terá menos pessoas ignorantes no país né, outra que sua colocação é de um ignorante no assunto. Estados Unidos por exemplo tem uma folha custosa no seu setor público. Não se faz uma nação sem uma identidade pública não? O nome já diz: público. Ou vc acha que o presidente, e os poderes lesgilativo, judiciário, ministérios público etc vem de Nárnia do setor privado dos libertários malucos ?
Quanto mais velha a pessoa fica, mais estável a sua renda deve ser, logo, ser servidor público é bom para isso. Mas para o jovem que tem energia para arriscar mais, não faz muito sentido almejar um cargo público cedo.
na verdade é muito bom para um jovem, ele não obrigado a ficar no cargo para o resto da vida, e não fica esperando ser contratado pela iniciativa privada que está super exigente, depois, já com experiencia de trabalho no setor público, vai ser mais fácil arranjar outro emprego.
TI e inglês. Viver no Brasil e ganhar em dólar, correndo pra fazer um pé de meia e viver com duas ou mais fontes de renda. Pronto, a vida fica garantida.
Já fui concurseiro. Hoje miro ser professor de história bilingue. Penso em ir pro exterior mas não tenho tanta vontade de ficar por lá. Talvez morar uns 5 ou 10 anos pra ganhar dinheiro e depois voltar. A diferença de estudar inglês e/ou espanhol é que é legal. Inglês você estuda vendo série e livros. Já concursos o material de estudo é muito chato nossa!
Chato não, necessário! Vc acha chato direito constitucional, tributário, civil, administrativo, penal, processual penal, processual civil, português, matemática e tantos outros da hora ? Essas matérias é a própria história da sociedade
@@eliomarcunha922É mais do que chato amigo é nojento! Já leu a constituição inteira? É uma tremenda vergonha saber que nem metade do que está escrito lá é cumprido hoje. A única parte boa de estudar pra concurso é português e matemática, tirando isso as matérias de direito são uma vergonha!
Trabalhar e morar no exterior e bom para vc enquanto for jovem, entao faz seu pe de meia nos EUA JAPAO, AUSTRALIA, ETC..... Agora se vc tiver vontade e foco, passar em um concurso publico ainda pode ser um bom negocio, principalmente da area da justica federal ou trabalhista, receita federal, Policia federal, entre outros!!
Concordo, eu só estou aqui na Europa temporariamente. Aqui a gente se mata no subemprego, uma hora o corpo não aguenta. Quem está pensando em sair do Brasil, estude algo relacionado a tecnologia e engenharia e daí vem pra cá, ficar em subemprego é muito cansativo, vale a pena só pra juntar uma graninha mesmo enquanto é jovem, não dá pra ficar a vida toda assim.
Mesmo ganhando bem você ainda vai viver no bostil, vai sofrer a insegurança, impunidade, carga enorme de impostos e etc. O máximo que você conseguirá mesmo ganhando muito bem é se isolar em um condomínio vivendo numa bolha que é o que os ricos fazem. Me pergunto se isso é vida, sinceramente espero juntar dinheiro e fazer o possível pra sair desse país ridículo. PS: Quando saírem nao saiam declarando tudo pois por incrível que pareça a Receita Federal tem direito e ficará com 30% dos seus bens(Sim isso parece dantesco mas é verdade)
Exatamente!! Não adianta ganhar bem e correr o risco de parar no sinal e levar um tiro em um assalto, simplesmente porque o bandido não foi com a sua cara.
@@tomazpereira4797 Existe até certo ponto, Brasil não tem perspectiva nenhuma, os interiores que eram pacificos até pouco tempo atrás viraram alvo de roubos de banco e alguns deles já nem são mais tão seguros. É preciso ser muito idiota pra não ver que a violência e a parte ''ruim'' das grandes cidades chegar ao interior é questão de tempo. Mas aí a escolha é cada um.
@@Mrsilasfly Que país de Narnia é esse que você quer migrar, pra ficar falando mal do Brasil desse jeito? Europa está cheio de refugiados e violência. EUA e Canadá, o próprio Rafael já fez vídeos que está péssimo. Só se você for pra países asiáticos como Japão e China. Mas lá imigrante apanha do chefe (literalmente) e não tem direito de reclamar. Todos? Não, mas existem muitos tipos de violência mundo afora.
Cada um sabe a sua realidade, o peso das suas escolhas e o que é melhor para si. O problema não está no público e nem no privado, mas sim em nós mesmos que não sabemos aproveitar as oportunidades, ficamos estagnados na zona de conforto, ás vezes gastamos mais do que ganhamos querendo impressionar os outros e não procuramos evoluir aí quando dá ruim culpamos Deus, o Brasil e os outros por nossa desgraça.
depende do que vc procura...acho que a principal merda do Brasil é a violência, se isso não te incomoda, fica no Brasil...mas se vc num quer mais se cagar de medo ao ver 2 caras encima de uma moto virando a rua ou ficar tenso ao ver movimentações estranhas que podem vir a ser um assalto "cinematográfico" (caso viva no interior, que atualmente vive com a constante ameaça do "novo cangaço"), aí é outra história...
@@caskuda9839 como eu disse: cidades - constante ameaças de crimes "a la cidade alerta"; interior - constante ameaça do "novo cangaço"... Não se esqueça que a cidade mais violenta do Brasil é Santarém, no Pará...que é uma cidade "interiorana"...infelizmente, a violência está presente nos mais diversos rincões deste país...
@@caskuda9839 já vi alguns comentários de pessoas aqui falando sobre o risco de ser assaltado num sinal como se essa fosse a realidade de todas cidades do país.
@@tomazpereira4797 Em que mundo você vive? TODAS as cidades do Brasil são super violentas, umas mais, outras menos, mas não existe um ser inocente no Brasil que, em honestidade, possa dizer que sai na rua tranquilo.
Venho do funcionalismo público de baixo escalão (já que existe o alto). Eu era agente administrativo municipal na cidade que morava e recebia muito pouco. Tinha que realizar outros trabalhos para complementar a renda: professor de informática (para concurso) e desenvolvedor de softwares. Logo no início, não dava para viver do desenvolvimento, mas tinha certeza que era isso que queria para minha vida. Ainda tinha o fato de que eu me tornei funcionário público por necessidade, não porque queria (quem passa por isso, sabe o que estou dizendo). Eu era de uma cidade de +ou- 60mil habitantes, então me consideravam um gênio em ser funcionário público (imagina se fosse de alto escalão?). Mas me dediquei ao desenvolvimento de softwares e hoje estou em uma multinacional e ainda tenho vários projetos que me proporcionam mais que 10x o salário que tinha como funcionário público. Além de saber que posso aumentar isso para 20x, 30x, infinitas vezes, pois só dependo da minha capacidade. No setor público, não. Existem N fatores que só de lembrar, dá uma angústia. Não queria isso pra mim. Pedi exoneração (coisa de louco para muitos amigos) e hoje nunca vivi uma vida como a que estou vivendo com minha família (esposa e filhas). Ah... e ainda estou iniciando o projeto para também tornar-me nômade digital, pois trabalho 100% home office. Isso o funcionalismo público jamais me proporcionaria. Não estou desmerecendo, nem rebaixando quem é ou deseja se tornar funcionário público, mas além de abrir mão desse concurso, desisti de estudar para outros porque foquei no que queria e me sinto absurdamente satisfeito em relação ao que me restava: ser funcionário público em minha cidade (independente da esfera).
Mas veja, você precisou do serviço público, que te deu subsídios para ser quem você é hoje. Conheço vários casos como o seu, o RUclips tá cheio de ex concurseiro dono de cursinho e de influenciadores digitais, o concurso te proporciona empreender. Tente se imaginar antes de entrar no serviço público, quando vc estava na necessidade de passar, você seria o que é hoje?
As vezes o salário de um concurso é bom porém fica defasado com os anos. Mesmo virando servidor, é bom montar um negócio ou ter uma outra fonte de renda.
24 anos, desempregado, formado em Engenharia Química. Tenho habilidades na área de TI, consegui juntar 20k durante o tempo que trabalhei. Comecei a estudar para PRF mas desisti pois não quero ser policial no Brasil. E aí em minha situação o que vocês fariam, sairiam do Brasil ou focariam em concurso público ? Se eu sair do Brasil pretendo ir para o Oriente, Hong Kong, Japão ou Coreia do Sul.
a area industrial é boa, porém demora anos para conseguir um cargo de alto escalão em qualquer país. Foque no TI e na linguia do país onde vc vai morar, porém, esses paises ocidentais são meios retro em relação a trabalho, vc trabalha muito durante o dia e poucas ferias ou feriados, além de muitas empresas quererem monitorar seu trabalho diariamente, claro que há excessão. Conselho que daria era focar no inglês pegar um trampo gringo, e depois visitar esses paises do ocidente e ver se realmente é a sua praia.
o que vc acha da área de tratamento de água? Uma das poucas que parece que tem emprego nessa área em prefeituras e CIAS de saneamento. Aí essa experiência você pode trabalhar no exterior.
@@ivansalesbarbosa2852 Aqui na Bahia onde eu moro é bem complicado, quem faz a parte de tratamento de água aqui é a Embasa, a Embasa terceiriza a maioria desses serviços, e infelizmente eu não tive experiência de estágio nessa área e não conheço nenhum "padrinho" que possa me ajudar nessa parte. Eu penso em sair do Brasil para ter oportunidades pois aqui na Bahia é algo que não estou tendo.
@@echofox3093 Se vc conseguir ou tiver um dinheiro e como se sustentar, tenta estudar pra concursos de empresas de água ou saneamento então. Serviços de agua e esgoto dos municpipios também abrem concurso as vezes.
Mas o caso é que... Concurso não é pra todo mundo, e mesmo passando vc vai ter que engolir a burocracia da nomeação.... Como exemplo de muita gente que passou em um concurso que ocorreu a 4 anos atrás ou até mais e até hoje não foi chamado.... E até passar ou não passar vc vai continuar nessa vida??? Salario merreca, preços caros e insegurança????? Nao recomendo
Estes valores de 15, 20, 30 ou 40 mil reais, hoje, são para pouquíssimos funcionários públicos. A grande maioria dos funcionários públicos passam longe, mas muito longe desses valores. Digo que as pessoas querem e é justo, uma estabilidade trabalhista e uma segurança financeira. O serviço público, de certa forma, traz uma estabilidade trabalhista, mas a financeira...está um pouco longe, exceto para estes poucos que ganham estes valores do vídeo. Mas o tema foi muito bom. Parabéns.
Pode acreditar que quem ganha 3k no Brasil no serviço público está melhor que a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada. Estamos na periferia do sistema.
@@Diogodigo26 concordo contigo. Mesmo com 3k, na realidade do Brasil, ele tem como se planejar para galgar uma melhor carreira e consequentemente um melhor salário sem a preocupação de ser demitido porque o chefe não gostou da voz, da cor e outras coisas mais. O da iniciativa privada é demitido por nada. Ser funcionário público no Brasil não é ruim
Só se vc for muito idiota kkk. Desculpe a sinceridade. Se vc for solteiro e não tiver filhos, com 14 k vc vive MUITO bem no Brasil. Uber ou qualquer outra função de imigrante nos EUA é pura ilusão. Fora a cultura deles que é majoritariamente anti-imigrante.
Do jeito que as coisas estão no Brasil nem adianta mais passar em concurso, do jeito que as coisas estão cada vez mais caras só passando em concursos que pagam 30k pra viver bem
Ótimo vídeo Rafael Scapella e desculpa pelo senhor, isso é respeito. Rafael você tirou todas as dúvidas claro a resposta é individual. Concordo que o salário de Professor, Médico, Policial, Bombeiro, Médico e Enfermeiro deveriam ser um salário justo, deveriam investir neles são profissionais úteis na sociedade! Sair do Brasil depende de cada um, precisa planejar bem, tudo depende só da gente! Obrigado Rafael Scapella e a todos os Brasileiros.
Existem muitas diferenças entre funcionário público e privado: Um servidor público concursado não tem FGTS, rescisão contratual no caso de demissão (no caso é a pedido ou exonerado), PDV (Plano de Demissão Voluntária) somente por força de uma lei, auxílio na previdência privada, auxílio desemprego e entre outras ajudas fora do vencimento básico. Não existem auxílios para a maioria dos servidores públicos, exceto alguns cargos executivos nas instituições públicas, neste caso recebe um adicional por cargo comissionado. Existem casos extravagantes no judiciário onde os magistrados recebem sim neste caso diversos tipos de auxílios como: moradia, alimentação, educação, plano de saúde privado, previdência privada custeada pelo governo, transporte e entre outros. Qual é a média de remuneração de servidor público sem cargo comissionado ou de chefia? Não é a faixa de R$ 20 mil a 30 mil que a maioria do servidor público recebe. Agora na iniciativa privada, me responda porque a maioria dos empregos amparados pelo conselho de classe como CREA não pagam o mínimo? Então essa estória que a iniciativa privada é mais realística não é verdade. Basta ver que um engenheiro recém-formado não recebe mais do que R$ 5 mil bruto onde o CREA estipula em 8,5 salários-mínimos, hoje seria em torno de R$ 10.000,00 sem incluir os benefícios que o empregador pode fornecer. Neste caso somente as empresas como Petrobrás (empresa mista) paga o salário estipulado pelo conselho de classe. Para iniciativa privada pagar R$ 1,00 para funcionário implica no gasto de R$ 2,50. Ou seja, um engenheiro de acordo com o CREA vai custar para o empregador R$ 25.000,00 média mensal incluindo 13º salário, férias, multas de rescisão trabalhista, FGTS e uma longa lista de contribuições sociais. Para manter um engenheiro de acordo com o CREA, o empregador deverá investir R$ 300.000,00 num ano. Portanto, o retorno de investimento deste porte tem que ser extremamente vantajoso e uma escalabilidade descomunal no ponto de vista operacional. Aqui se fala apenas de um item de uma dezena de outras obrigações de uma empresa. Mesmo que o governo pague o salário estipulado pelos conselhos de classes, perde totalmente o controle. Uma vez que se altera o salário-mínimo não implica que está atrelado com a dinâmica da LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias. O mesmo não acontece nas empresas mistas como a Petrobrás que é regido pelo CLT, onde pode-se ajustar a remuneração de acordo com as mudanças no valor do salário-mínimo. Portanto, quanto ao cargo via concurso público, depende muito do cargo. Se for para o executivo não terá grandes ganhos, exceto em Banco Central, Receita Federal ou em outros poderes notadamente vantajoso no judiciário e legislativo (alguns casos, cargos em congresso e senado que por sinal pagam muito bem para cargo de motorista, por exemplo).
Ai eu lhe pergunto, será mesmo que o serviço público oferece uma melhor qualidade do que o serviço privado? E aqueles sv públicos que nāo oferecem uma boa qualidade, quem é que paga eles? Pse o povo... é tanta coisa pública que os impostos brasileiros sāo altíssimos e nem todos tem a disponibilidade de se preparar pra uma prova de um concurso(Que tem peixadas e outras coisas erradas). Pesquisem sobre a galera que trabalha na petrobras, o próprio Sergio (que participa do flow) falou das peixadas que tem lá, ou seja a o pobre tendo que sustentar serviço que nāo entrega tudo que os governantes falam que vāo fazer com o dinheiro dos nossos importos.
@@Йорге_Томиока Não sinônimo de qualidade, mas o brasileiro pode escolher o serviço privado que lhe agrada. Tem muito brasileiro que fala bem do SUS, porém até pra mexer nos dentes o cara vai no privado kkkk
Eu acho que deve-se tomar cuidado ao criticar o funcionário público. Pesquise e verá que a média salarial do funcionalismo público é de 2 mil, no Brasil. A ideia de criticar os serviços públicos interessa muito a quem quer que pessoas de cargo de baixo escalão (e apenas estas) percam seu salário abaixo de 2 mil e, ou fiquem desempregadas, ou ganhem ainda menos na iniciativa privada. Isso é ao mesmo tempo uma tentativa de certos políticos de reduzir os gastos públicos cortando dinheiro dos mais pobres. E se você pesquisar também, o Brasil tem 12% de funcionários públicos, sendo que a média na OCDE é de 18% (EUA 15%). Então não é a % o problema no Brasil, mas sim os salários do alto escalão, e a crítica que se faz ao funcionário público só serve para demitir quem ganha a média de 2 mil. Por isso, atenção com o que se passa para a frente. Pode não ser uma opinião sua, mas uma ideia de algum político que odeia pobre ganhando 2 mil.
Vai nessa amigão, a taxa de inscrição para os concursos dobraram. Inclusive, muitas bancas estão aumentando a dificuldade das provas pois a quantidade de gente tá sendo absurda.
Eu estou num grande dilema. Estou com essa vozinha na cabeça. Ou seja, estou no serviço público, quero sair, mas é muito difícil. Tenho medo do tempo passar ficar velho e não conseguir nada na vida fora do cargo público. Não sei se continuo estudando para concurso ou se vou para iniciativa privada. E o pior, sou Contador, e na iniciativa privada o que mais tem é contador que ajuda as empresas a trabalhar para o Governo, pro fisco, na arrecadação de tributos... kkk
@@188vinicius O problema que não tenho reservas financeiras, e para entrar em outra área principalmente empreender demora ter retorno. Mas terei que dar meu jeito. Se quiser sair...
Sou servidor novo e digo: não peça pra sair. A partir de 2015/16 o nível dos concursos ficaram no modo insano. Tem muita gente que daria a vida pra estar em nosso lugar... O melhor é tentar conciliar os estudos com o empreendedorismo.
Não perca mais tempo. Abre seu escritório, mesmo sendo só digital. Hoje a Contabilidade permite vc trabalhar de qualquer lugar do mundo. Entre para o marketing digital com venda de produtos pelo Facebook Ads ou Google Ads; compre imóveis e viva de aluguel caso um dia uma das fontes de rendas se esgote. Assim, vai poder cair fora deste país inútil. Serviço público é uma prisão. A gente não tem liberdade geográfica, liberdade de tempo e nem de dinheiro. Mas não largue assim sem algo em vista. O modo mais rápido seria empreender pela internet mesmo, dá resultado mais rápidos doque construir clientela com a contabilidade.
Cara não vá pra iniciativa privada, é a pior coisa que tem. Comparado à "privada", serviço público é um paraíso nesse país. Uma boa saída seria você manter seu cargo e empreender mesmo que seja informalmente ou com o negócio no nome de outra pessoa.
É, eu aos 19 anos deixei o Brasil rumo a Portugal sem ninguém, o risco de não conseguir nada é melhor do que a segurança de ter uma boa vida no Brasil…
Conta aq pra gente como foi essa transição, tenho um amigo que vai fazer isso e euw também tô querendo muito ir pra Portugal por justamente ser a imigração "mais acessível"
Ótimo vídeo. Ótimo canal. Ótimo conteúdo. Acompanho os dois. Rafael Scapella é um dos melhores conteudistas em atuação. Procuro ver todos os vídeos e sempre deixo os likes 👍
Imaginem se todos tivessem como objetivo sair do país, as famílias seriam todas com partes em cada canto do mundo. Criar raízes, ter família por perto faz uma grande diferença, principalmente a medida que o tempo vai passando e os objetivos vão se modificando. Concurso público tem suas vantagens sim. Acredito que morar em outro país, não é para todos, assim como a opção de não ter filhos. Para cada escolha terá uma consequências, algumas positivas, outras negativas. Mas não dá para imaginar todos querendo sair do país. Nem todos querendo ser funcionário público. Vejo também que muitas das perguntas que a pessoa pode fazer no tempo presente, não vão ter resposta agora, como por exemplo, será que no futuro vou querer mudar de profissão e não vou conseguir por ser no caso funcionário público. Sinto informar que não dá para prever o futuro, muito menos responder questões que vc nem sabe se realmente vai se fazer. Tem coisas na vida que não dá para antecipar e nem se precipitar.
OTIMO CANAL... REALMENTE A REGIÃO SUL DO BRASIL E BELISSIMA, PERCEBEMOS NO SEU VIDEO. OS GOVERNANTES DO NORDESTE BRASILEIRO DEVERIAM APRENDER COM OS GESTORES PUBLICO DO SUL BRASIL, UM FORTE ABRAÇO. DEUS ABENÇÕE SEMPRE.
Não existe certo ou errado, existem os objetivos pessoais e sonhos. Mas quem quer sair do país, um conselho, respeite e se force a se adaptar às culturas locais. Aprender o idioma local é obrigação, e se respeitar o restante as chances de sucesso aumentam muito.
Eu sou velho e pobre, vivo no bostil socialista em uma situação de hiperinflação, tô tentando virar parasita público para sobreviver mesmo, não vejo possibilidade de melhora, acho que as coisas vão ficar ainda muito piores
Melhor vc morar la fora, trabalhar e juntar por lá e depois voltar e empreender ou empreender por lá... Vc não tendo nada aqui como vc vai empreender??? Aqui é um país caro e loteado de burocracia, sem contar de ter uma carga tributária altíssima
Depende de cada ponto de vista, no meu caso eu prefiro um país com uma alta qualidade de vida, de preferência países desenvolvidos, sem tamanha absurda desigualdade, ainda mais se tendo filhos, se for solteiro ou um casal sem filhos ainda vai, vale a pena ficar pelo salário de funcionário público, agora se tiver filhos e quiser uma boa infraestrutura em âmbitos de saúde, educação, segurança e instabilidade, mira em um país desenvolvidos se prepara e vá em busca do melhor.( Em meu ponto de vista.)@Rafael Scarpella vem fazer um roteiro falando do Rio de janeiro nos principais bairro Leblon, Ipanema, Copacabana, Barra da tijuca, Lagoa, São Conrado, Jardim Botânico e etc...Um afundo sobre os dois lados do Rio de janeiro...
Olhe, sinceramente, eu vou ser policial de Pernambuco mais eu tenho que confessar que se for pra escolher entre ficar aqui ou ir embora pra outro país eu preferia ir embora ! Eu amo essa profissão mais o governo do estado não colabora, onde já se viu um soldado iniciante na categoria (A) ganhar mil e quinhentos reais mensal ? Vc estuda tanto pra isso, É o fim !
Num lugar com os problemas que o Brasil tem, certamente haveria mais demanda e o salário do policial seria maior na iniciativa privada.... mas polícia privada não existe.
@@Olhar.Internacional Como seria uma polícia privada no âmbito estadual? Quem organizaria isso? De onde sairiam os recursos? Os recursos seriam doados, de forma voluntária pelas pessoas? Por quem? Em resumo, acho que seria um estado sui generis com impostos não impostos, o que dificilmente daria certo.
@@pedropaulo892 Ham ? Por favor meu amigo eu sou daqui e concurseiro e o máximo que soldado pode ganhar é três mil reais mensal, isso em uma categoria bem avançada, vai demorar um pouco pra ele ganhar esse valor.
@@pedropaulo892 se fosse assim o povo da minha cidade que almeja ser militar escolheria mais essa carreira de polícia militar, coisa que não acontece aqui, o povo vai escolhe mais esa que tem mais estabilidade financeira, e lembrando o salário inicial de um sargento da esa não passa dos 3800 mensal, conforme o tempo passe ele pode ganhar até mais !
concurso público.. eu já sou empregado público... em regime de CLT. Pela minha experiência, já tenho a resposta.... Vou apenas conhecer o exterior ... ahhhb.. Foi a melhor ( ou uma das melhores ) escolha. Me arrependo de não ter participado 5 anos antes... Teria um salário hoje, 30% maior... mas, tá Valendo. Antes mais tarde... E vamos já explicando, empregado público não depende do Estado....Como? alguém dirá... deixo este questionamento para alguém que tem o saber, explanar melhor.. Servidor público não é a mesma coisa que empregado público, Ok ?!!
Tem áreas que sempre tem demanda crescente.....como... manutenção de elevadores, extintores, portões automáticos, instaladores de aquecedores, pisos, cortinas, envidraçamento,.....e nada disso precisa de faculdade
Rapaz, li os comentários ambos são ricos em informações e relatos pessoais, vim deixar meu relato também.. não sou concursado e nem sai do país uma única vez, mas sou concurseiro.. Estudo para as áreas fiscais, especificamente audito fiscal, estudo inglês por hobby e pq é libertador poder se comunicar (inglês a língua mais usada no mundo), e vou dizer anda sendo bem desmotivador, trabalho na iniciativa privada, e oq me desmotiva a continuar meus estudos é oq o pessoal está descrevendo nos comentários e que eu já sabia, oq adianta vc ganhar 20k sendo que o poder de compra do brasileiro só diminui, sem falar dos impostos, IPV, IPTU, fora que para quem estuda para concurso sabe a luta e a concorrência surreal que é, ainda mais para auditor .. ganho um salário mínimo e passo sufoco só para manter meus estudos e sobreviver, fora passagem para ir a outros estados prestar prova. A única coisa que tenho certeza é que se vc pensa em construir algo aqui no Brasil, iniciativa privada não deveria nem ser uma escolha para vc! Estude e estude muito, pq quando tem corte em empresa grande (pode parecer que não) mas os primeiros a rodarem são os cargos de liderança , fora a famosa 6x1 (escala horrível), faz qualquer um entrar em burnout, estou em busca da minha dupla cidadania portuguesa e continuo meus estudos, pensando muito no que fazer. Batalhar tanto para apenas viver uma vida confortável, em país de primeiro mundo basta vc ser classe média e viverá bem, terá o cel do ano, altomóvel legal e não precisar pagar impostos absurdos, mas aqui no Brasil vc tem que ganhar um salário de 7-8k para viver esse estilo de vida que parece até um sonho para nós brasileiros( e vc é considerado rico, pelos padrões do Brasil).
Por isso eu também larguei mão de concurso e estou buscando me aperfeiçoar para sair do país, ganhar em moeda forte, pois o real cada vez mais desvaloriza
*Melhor sair do Brasil mesmo... Concurso público não vale nada atualmente, principalmente no Brasil. Melhor virar freelancer como ensina o Scapella e viver como nômade digital mesmo.*
Trabalhei 20 anos na iniciativa privada . Desses 20 , 11 foram no banco Itaú... Há 5 anos sou servidor público federal e afirmo , minha qualidade de vida melhorou 1000% depois que comecei a trabalhar no estado . A iniciativa privada tem muito que melhorar, as pessoa não querem ser concursadas , só querem DIGNIDADE, tal essa que a iniciativa privada não fornece .
Que comentário sensacional, é exatamente isso. Minha tia, que mora na Itália, esteve aqui há poucos dias, conversamos muito, lá um garçom vive com dignidade, paga aluguel, pode ter um carro - muitas vezes por puro prazer, pois o transporte público funciona - em que lugar do Brasil, um subempregado vive nessas condições ?
Tudo depende, se é um concurso bom, o que é difícil de passar, talvez vale a pena ficar por aqui. Agora se for um concurso mediano, você vai trabalhar a vida toda, nao vai passar fome, mas nuuuunca vai estar bem financeiramente.
Para quem pensa que sucesso é ter muito dinheiro, um caminho é ter várias fontes de rendas. Ser concursado, e fazer bico de pedreiro, uber, eletricista, montador, advogado, engenheiro, RUclipsr. Ser empreendedor, ter uma fazendo criar gado...
OLA parabéns pelo vídeo e por todo conteúdo que tu mostras! Te acompanho há alguns anos e fiz minha escolha de ter um emprego público, criar meus filhos que agora são adultos e está sendo muito bom. Concordo contigo de ter uma profissão como a de vcs. Agora posso ter outas escolhas em minha vida, vamos ver! Muito obrigada e bom trabalho.
Concurso é so bom no final do mês. Quando bc entra e tem que lhe dar com pessoas com “vícios burocrático” é uma b”@&$. Se vc for muito criativo e proativo, gosta de transformar o local emo seu trabalho, com o tempo vc padece.
Pois é... caso um dia você sofra um acidente e tenham que chamar o SAMU para atendê-lo, não se esqueça que aquela ambulância e médicos estão sendo pagos com os impostos que eu estou ajudando a pagar.
@@aelahn Empresas privadas visam o lucro. Ponto. Caso você precise um serviço tipo SAMU, só o estado irá prestar SEM CUSTOS, entende? A maneira de bancar isso é através dos impostos. Se o dinheiro arrecadado não é bem aplicado, roubado, etc., aí é outra história...
Sou professor concursado, 29 anos, porem, estou determinado em ir para portugal ou genebra no proximo ano, estou me sentindo deslocado nesse pais, mesmo amando a profissão de professor.
Sou concursada a nivel médio e tenho so 23 anos, sei que preciso conseguir coisa maior pois o salário é muito pouco. Mas quando penso na qualidade de vida que eu estou perdendo... me deixa tão frustrada, porque a gente acha que concurso público e a solução de todos os nossos problemas e a realidade nao e bem assim.
Gostaria muito de adquirir o curso de língua inglesa, mas infelizmente, em relação à Hotmart, a partir da segunda parcela já existe a inserção de juros se quiser parcelar. Espero ter mais condições futuramente.
Tenho 20 anos, falo Inglês fluente e trabalho com T.I em uma multinacional. Eu realmente estou confuso se invisto todas as minhas energias no mundo dos concursos e tento obter êxito em um concurso top (PF, PRF) ou saio do país, tento algo no Canadá ou em outro país que possua mais recursos...
Tanto para um concurso que pague bem ou para se ter uma boa remuneração, o essencial é estudar. Hoje em dia, o concurso público pode ser trocado por um superior em TI, o qual tem muitas vagas disponíveis e com salários iniciais melhores que um concurso.
Larguei o concurso de técnico em enfermagem larguei moro fora há 5 anos e me arrependi,aqui fora vc não tem instabilidade financeira, tem semana que tem trabalho tem semana que não tem aluguel de $2mil muito difícil concurso eu tinha salário certo
No meu caso que já estou com 37 anos e ainda com inglês básico, viver no exterior seria um sonho muito distante . Agora aqui no Brasil , a iniciativa privada paga uma miséria em sua maioria, então daqui a pouco chega os 40 anos e as empresas não contratam mais não. A saída no meu caso seria passar em um concurso público mesmo neste País de bosta!!
@@tuchevera o pior é que não tenho 1 real no bolso . Trabalho na iniciativa privada e recebo 1 salário mínimo, então sair do Brasil hoje em dia é só pra quem tem algum dinheiro guardado ..
@@william.miller.3000 sim verdade , e também na área da saúde. No hospital que a minha Esposa trabalha (privado ) , um chef de cozinha recebe 7 mil bruto . Médico então nem se fala . Mas 90 % das áreas na iniciativa privada pagam em média 2.500 reais líquidos ou pouca coisa a mais . Eu trabalho na área da segurança privada e recebo salário mínimo líquido...
Muito relativo isso na minha opinião, pra começar uma coisa não tem nada haver com na outra, primeiro que não é todo concurso que vaibter pagar bem e segundo que mesmo que ganhe bem você vai ter a tão sonhada instabilidade mas em compensação vai continuar com todos os outros problemas básicos como saúde, segurança , educação e custo de vida, então acaba que só o concurso na maioria das vezes não adianta nada
No caso das carreiras jurídicas, é muito difícil trabalhar fora do Brasil, porque a legislação de cada país é diferente. Com exceção do advogado especialista em direito internacional, um juiz, promotor, delegado, dificilmente poderia trabalhar fora do Brasil. O mesmo se aplica ao advogado trabalhista, que atua com inventário, ações possessórias, ações cíveis e outras ações que são específicas do direito de cada país.
Rafael, os servidores públicos dos países q vc morou têm as mesmas regalias q aqui no Brasil tem, estabilidade, salário bem maior q na iniciativa privada e outros auxílios?
Na maioria dos locais do Brasil, os cargos públicos, digo do alto escalão, são o que dão uma renumeração elevada (digo dez mil para cima). O problema seria a questão de ficar preso em certos locais e meio mesmo a pessoa ficando no bairro bom de determinada cidade, não é a mesma situação de morar no local realmente legal. Particularmente, não teria a intenção de morar no interior da região Norte mesmo recebendo um super salário, preferindo receber menos um local melhor tipo Gramado.
Você acha que passar em um concurso público ganhar merreca, num país que não tem segurança como o Brasil que vantagem tem? Eu acho que quem tiver oportunidade saía fora do Brasil o mais rapido possível e vá para qualquer país melhor.
A minha vontade é que a maioria dos brasileiro saisse desse país que quem manda é esse bando de politicos safado que só fazem leis para melhorar o lado deles, sempre usurpando os mais pobres, a minha vontade era que esses que só trabalham contra o pobre comessace a passar fome para apreder a respeitar as pessoas de menor poder aquisitivo. Eu estou falando desse safados que acumulam béns que muitas vezes morrem e nem usam. Esse que só pensam neles e na família não dando oportunidade para os menos favorecidos.
Eu tenho paixão pela necropsia, mas depois de ter estudado anos para isso( nunca foi pela grana e sim por realização pessoal). Eu desisti de fazer a prova pq não queria ter patrão privado que dirá o estado. Nesse meio eu já trabalhava pra mim, e acontece que alem de eu ganhar muito mais com meu próprio trabalho, funcionário público no Brasil não poder ter empresa só pode ser sócio. Acho limitante, foi o que me fez desistir de vez.
Sem Estado não há capitalismo. Por isso essa ideia libertária não tem vez no atual cenário.
É o contrário.... sem o livre mercado para criar riqueza, o Estado não tem a quem parasitar através de roubo (impostos). O hospedeiro vive sem o parasita, mas o parasita não vive sem o hospedeiro.
Maluco tu é burro! Apaga que dá tempo!
Diogo, da mesma galera que confunde capitalismo com corporativismo e liberalismo com libertarianismo.
Sem estado n ten burocracia q assola o Brasil
Para de ver boulos e outros políticos merdas e estuda um pouco
12 anos concursada. Cuidado! Concurso pode ser solução financeira ou armadilha psicológica. Por causa da estabilidade e salário vc vai ficando mesmo sem gostar da profissão, vive preso, frustrado, não consegue tomar a decisão de sair, não cresce na profissão, não aprende coisa nova, aceita tudo em nome da estabilidade e dinheiro, sofre com tudo isso e não consegue se libertar.. Se não gosta do que faz, o concurso vira uma prisão na sua vida. Minha dica: se passar no concurso e não gostar do que faz, sai o quanto antes e tenta outra coisa na vida.
A única coisa positiva num concurso é a estabilidade, que ainda nos prende se vc ganhar bem, o que não é a realidade de 80% do funcionalismo, se ganhar 3k é muito
É verdade ,eu passo por isso
Concordo amigo. Bem.isso
Era servidora pública, concursada, 15 anos de prefeitura, salário acima da média pra minha cidade. Namorado falou "vamos pro Japão?", casamos, larguei tudo com quase 16 anos, já. Sem arrependimento até agora.
Acho que, pra quem puder, tiver oportunidade, vale muito a pena sair do país, mesmo que pra voltar depois da experiência. Mas, sim, concurso público é das poucas certezas de segurança num país como o Brasil.
Parabéns!! Sou servidora municipal também. Estou louca pra deixar essa prisão
Sou professor no RJ e estou pensando em abandonar.
@@marciomeneses296 estamos juntos
@@marciomeneses296 Ja fui concursada do Magistério. Não aguentei ficar. É um emprego opressor. Odiava com todas as minhas forças. Pedi exoneração e saí com uma mão na frente e outra atrás. Passei em outro concurso para contabilidade, no qual estou até hoje. Deu um grande alívio mas no geral não quero mais serviço publico pra minha vida
Parece que esse vídeo foi feito para mim, eu fui obrigado pela minha familia a estudar para concurso público, ainda digo a eles que continuo estudando mas ganhei uma bolsa em uma faculdade, estou estudando inglês e espanhol e pretendo adquirir experiência aqui no Brasil para sair o mais rápido possível. Não adianta nada ganhar 3 ou 5 mil e o poder de compra do país cair a cada dia, prefiro cair fora, pena que demorei a acordar mas como tenho 20 anos ainda estou na frente de muitos, é o que me conforta.
Eu também, bro.
Fiquei a 2 pontos de passar no TJ sp, só queria entrar para juntar grana e cair fora.
Larguei faculdade de economia e estou estudando outra área que dá mais flexibilidade para ir embora.
Tenho 22 anos já sei inglês e francês intermediário, mas vou parar para estudar espanhol ao invés de francês.
@@afff4156 Cara , pra mim que tenho 37 anos já era sair do Brasil , e ainda com inglês básico.
Pra sair da situação difícil do Brasil, é só concurso público mesmo !..
@@afff4156 Cara parabén!! Você praticamente já fala dois idiomas, pode imigrar pro Canadá por exemplo mais fácil, se vc ja tiver emprego continua no francês, porque vc pode precisar dele quando sair, eu ia aprender francês também mas como eu não tenho trabalho fui para o espanhol, porque aqui no Brasil tem muito mais demanda
@@hasscristian2218 Não desiste amigo, se esforça por um tempo e da prioridade pra isso, sair desse país vai mudar sua vida e da sua família, se vc ficar aqui vai pensar para sempre que poderia estar bem melhor que agora, a idade é só um detalhe, nós estamos todos no mesmo barco
Na minha opinião concurso público vale a pena sim. Quando você é jovem é muito fácil trocar de emprego, porém quando você envelhece as oportunidades diminuem. Passar em um concurso público ganhando R$ 4.500 e tendo 50 anos é uma bela coisa. O que eu vejo pessoas de 50 anos no LinkedIn pedindo emprego não é brincadeira. Vejo até pessoas de TI que tem 25 anos de experiência na área
Perfeito, muito sabio
Falou tudo.
O problema é que a maioria ganha dinheiro e queima tudo ...
Quem investe não tem esse problema.
@@muriloperez1599 Depende. Você trabalhava na iniciativa privada desde os 18, consegue guardar um dinheiro, esse dinheiro você financia um apartamento e faltam 35 anos para pagar, chega nos 10 você é demitido e não consegue se recolocar.
@@rafaelfranca2212 eu com 26 tinha minha casa própria, sem financiamento, apenas muito trabalho.
Sou policial civil no RJ há 10 anos. Antes fui concursado no Detran por 4 anos e possuo 10 anos de iniciativa privada. Sou policial por vocação, amo o que faço e nao me arrependo de nada. Entrar no serviço público abriu muitas portas na minha vida. Comprei dois imóveis, carro zero, fiz viagens nacionais e internacionais. Vou me aposentar aos 55 anos com uma boa renda passíva advinda de investimentos que fiz ao longo da carreira.
Fiz faculdade e não me formei (muito caro), então dediquei a estudar inglês e sai do país! No começo não foi fácil !! Vivendo fora do Brasil minha qualidade de vida melhorou muito. Todo mês mando um din din pro meu irmão, Concursado!!!
Uau
isso aí
qual a sua forma de ganhar dinheiro aí no exterior?
como foi o processo de imigração?
Depende Rafael. Infelizmente não existem vagas p todos aqueles que almejam um cargo público e uma certa estabilidade decorrente da aprovação num concurso. Além disso, nem todas as pessoas têm perfil para se dedicarem a uma aprovação e amargarem algumas frustrações nesse caminho, que muitas vezes é bastante longo e árduo. Existem boas oportunidades dentro e fora do Brasil, o importante é a dedicação e o empenho de cada um na busca dos seus objetivos e uma boa dose de tolerância à frustração em busca da meta traçada. Abraço aqui de Curitiba
ok
Mulher esperta é outro nível!
Sem contar que a maioria das vagas em concurso público é pra ganhar 2/3k, 4.5k se tiver nível superior... pra um solteiro pode ser vantajoso no começo, mas com o passar do tempo vai ficando difícil administrar pouca grana com seu padrão de consumo, que não pode se elevar muito se não nominho pro Serasa.
Acho que depende do que você quer na vida ou parte da sua vida.
14 anos aos 18 anos - Iniciativa privada
18 anos aos 20 anos 3 meses - Prefeitura
20 anos 3 meses ao 22 anos 3 meses - TJMG estagiário
22 anos 3 meses ao 23 - Secretaria municipal de educação
Advogado (sem exercer)
23 anos aos 31 anos empreendedor.
Casa própria, carro 10 anos de uso, zero dívidas)
31 anos até 34 anos (hoje) - concursado e advogado.
Cidadania portuguesa adquirida (2022)
Regra ? Nenhuma.
Mas concursado posso tirar 1 ano pra conhecer e mergulhar na cultura local de outro país.
Saiba utilizar tanto o público e o privado. Tudo é criação humana. Faça bom proveito dos dois.
Vc é concursado em portugal?
@@vicky-ye6bf Brasil
@@iurifrancocomo fez essa transição? Pra adquirir cidadania e etc? Tava pensando em focar em uma carreira que me possibilita sair do Brasil, mas o que queria mesmo era concurso e posteriormente sair (mas como fica pra trabalhar fora? Pq eu teria que exonerar meu cargo se saísse..)
Concurso público dá estabilidade e prende a gente ao Brasil.
Viver na insegurança econômica no exterior é um risco. Se ficar doente lá fora? O que vai ser de você?
Melhor coisa que fiz na minha vida foi ter sido aprovada em concurso público!!!
PASSOU EM QUE ?
Minha também. Antes de entrar num órgão público era aquela insegurança no setor privado, mas agora tenho tranquilidade e qualidade de vida.
Meu sonho viu... Qro ficar estável
É aquilo né... Depende muito da mentalidade e da vida de cada um. Hoje ganho 3K e, sou concursado federal e a partir de 2027 ganharei 5K. Já estou a 8 anos, me sentindo frustrado, tratando depressão e bournout tem tempo por causa do trabalho. Maaas, cada vida é uma vida é uma história rsrsrs
@@opensador_1militar?
Vale lembrar que existem cargos e cargos, existe o alto escalão, mas a maioria da remuneração não passa dos 5k~10k.
Cargos de alta complexidade precisam pagar muito bem, pois quem se interessaria em estudar horrores e passar em uma prova dificílima para ganhar pouco? E outra: o problema dos baixos salários é da iniciativa privada, pois as empresas visam o lucro ao máximo e elas irão fazer o máximo para reduzir os custos de folha de pagamento.
cargo de 5 a 10 mil reais já é 10 % mais rico no Brasil, isso mostra como o Brasileiro ta fudido
@@hipocritabr7640 5 - 10k vc compra muita coisa no Brasil. dá para economiza uns 6-7k mês
@@alfpoker620 Sim, porém um individuo que ganha 1500 dólares em outro país ainda sim vai ter mais tranquilidade, pois o custo de vida ainda continua baixo comparado com o nosso custo de vida
@@hipocritabr7640 vdd
Recentemente fui aprovado no concurso de Agente Censitario Municipal pelo IBGE, apesar de ser temporário pretendo realizar outros concursos e se não acontecer. Apenas sair do Brasil após a coleta do senso. Apesar de compartilhar da visão do livre mercado e iniciativa privada, infelizmente no Brasil a saída para a informalidade, péssimas condições de trabalho, falta de estabilidade, desemprego e salários de fome, é o concurso público. A iniciativa privada do Brasil não valoriza a mão-de-obra e o setor público é a melhor opção.
É muito bom pra começar . Tbm comecei nesse concurso
Trabalhei em grandes multinacionais e foi só merreca que ganhei. Agora, é preciso entender que estamos na periferia do sistema. Aqui vão pagar pouco mesmo, portanto fiz a escolha pelos concursos.
É justamente o estado que está causando baixos salários na iniciativa privada...acredite! Um dia você aprender isso..tenho amigos e até ex-namorada dos EUA que recebem salários na iniciativa privada de 10 mil dólares/mês.
@@lucianomoraesdesantana7608 Nos EUA se valoriza o trabalhador. Qualquer profissão por aí é bem remunerada. O que acontece no Brasil é o excesso de pessoas procurando trabalho e poucas empresas contratando novos colaboradores e por isso o mercado de trabalho no Brasil está muito saturado e exigindo cada vez mais qualificação dos candidatos. Há poucos dias atrás, eu vi uma vaga para atendente exigindo ensino superior completo, fluência em inglês e experiência na área e oferecia um salário de 1.400 reais. E eu te pergunto, pq alguém com esses requisitos iria aceitar essa oferta? Talvez porque não exista tantos postos de trabalho disponíveis. É justamente isso que falta para o Brasil, concorrência de livre mercado. Com mais empresas contratando, diminuiria o desemprego e as pessoas poderiam escolher onde se paga mais e valoriza mais o seu trabalho. Mas infelizmente não vejo os brasileiros exigindo mais facilidade para empreender, reduções nas cargas tributárias. Vejo mais brasileiros se iludindo com as promessas de Lula, achando que vão comer churrasco todo fim de semana quando o Lula ganhar. E eu te pergunto, dá para acreditar que as coisas vão melhorar por aqui? Já que não se pode mudar o país, a solução é de se mudar de país.
@@ahistoriadabola pior que é isso mesmo, muita gente para poucas vagas então eles podem colocar o salário lá em baixo, operador de empilhadeira ou motorista categoria D tem empresa querendo pagar salário mínimo.
Não vejo como uma escolha ruim ser servidor, é questão de perfil, existe o perfil conservador e o agressivo. O conservador é aquele mais avesso ao risco, logo uma renda mais estável o apetece mais, porém ela tem um teto. E o agressivo é o que abraça o risco, a renda pode não ter limites, porém é mais instável, e ele gosta disso.
é perfil e necessidade em ambos os casos.
Eu decidir o concurso público, por diversos motivos, entre eles o remuneração, estabilidade, mas também isonomia no processo seletivo, quem conhece a iniciativa privada, sabe como é passar por diversos testes e dinâmicas e depois vim oferecer um salário muito a quem do que eu trabalhando como autônomo. Hoje sou técnico bancário no banco do Brasil em regime CLT, e estou muito feliz com possibilidade de ascenção em carreira e tempo para estudar para outras coisas.
Você escreveu a palavra "ascensão" de forma incorreta.
Concurso público ainda vale a pena. Mesmo sendo uma prefeiturinha e ainda sim vc estará melhor que a maioria dos brasileiros. Até mesmo os filhos da classe média que estão desempregadas ou estão trabalhando em empregos de quinta categoria.
Vdd
Tudo é uma questão de oportunidades. Se eu tivesse 25 anos poderia recomeçar, de repente até cogitar sair do país. Digo isso aos meus amigos mais jovens, fujam desse papo de casar e ter filhos! Estudem inglês e get out!
Mas vc considera concurso público uma boa opção, pelo menos para ter uma estabilidade para criar um negócio paralelo até se tornar o sua principal fonte de renda
@@evertonsantos7908 sim, precisa-se de um ponto de referência, ainda mais nestes dias sombrios 😎
@@lenilsonmoutinho6386 boa
Um dos melhores vídeos.
Aqui a esperança de melhorar de vida, infelizmente é através de concurso público. Digo isso porque sou servidor público a muitos anos, assim como meu pai foi também.
No meu caso o concurso público foi o primeiro passo para sair da miséria e galgar novos horizontes (estudo e investimentos).
Boa saida
O estado é grande ficção onde todo mundo pensa em viver às custas de todo mundo". ROBERTO CAMPOS
@@lucianomoraesdesantana7608 Mais um reprovado na matéria Interpretação de texto
Já fui concurseiro. Até passei em alguns de pouca remuneração. Ainda bem que não assumi. Hoje estudo inglês, desenho e história pra sair do Brasil ou ser professor bilingue aqui. Eu me "divirto" estudando essas matérias. Agora na época de concurseiro era um saco estudar as matéras de concurso.
Eu queria saber desenhar também.
@@paulo2979 Desenhar é questão de prática e perseverança! ninguém nasce sabendo desenhar. É claro que existem pessoas com certas facilidades, mas mesmo elas precisam exercitar bastante. Com dedicação e prática você consegue, digo isso por experiência própria :)
Brasil nunca mudou e nunca mudará, quem tiver a oportunidade de sair fora saia o quanto antes de preferência para um país igualitário onde todos tem chance de crescimento desde o nativo ao imigrante
Quem fala mal de concurseiro não aguentaria 1 mês da nossa rotina...
Com certeza vale a pena se tornar servidor público concursado no Brasil, porém, como muitos já mencionaram, o caminho é bastante árduo e exige inúmeros sacrifícios.
mas pra tudo é asssim.
@@Diogodigo26 Mas concurso é diferente. Ou o cara tem sucesso (nomeado) ou fracasso (não nomeado). Não existe meio termo. Na iniciativa privada, ele não precisa estar entre os 10 melhores da cidade pra ter alguma grana. Em um concurso com 10 vagas, NECESSARIAMENTE o sujeito precisa estar entre os 10 melhores do concurso. Se ficar em 11º (o que é uma baita posição), vai ter que ficar torcendo pros outros desistirem. Na iniciativa privada, se o sujeito for o 11º melhor profissional da área, é bem provável que esteja bem confortável financeiramente.
@@estudanteaprendiz7025Ou que seja desligado por conta da “falta de verba”.
🤔….muito interessante esse tema por você levantado, tenho hoje 68 anos e três filhos, sempre lhes disse que infelizmente o Brasil é um país dos “servidores públicos”, basta olhar ao que ocorreu durante a pandemia, em nenhum órgão público houve corte de salários, atraso nos pagamentos ou demissões, isso só ocorreu na iniciativa privada, baseado nessa premissa, quando meus filhos eram jovens os orientei, embora respeitando as suas individualidades pessoais, a buscarem uma opção dentro da área pública, então, aos 14/15 anos de idade ingressaram na EPCAR/AFA (instituições de ensino da FAB) por concurso público e hoje são Oficiais Aviadores, embora reconheça que há a necessidade de uma aptidão vocacional para seguir certas carreiras, notadamente as militares, por outro lado em todas as camadas profissionais sejam elas públicas ou privadas há também a necessidade do comprometimento e determinação para se obter os resultados almejados, mas reconheço que as oportunidades de estabilidade e amparo social em termos de empregabilidade estão na área pública, mas é apenas uma modesta opinião, fraterno abraço..🙏
Rafael, no vídeo vc deu a entender que o brasileiro paga muito imposto para sustentar altos salários de funcionalismo público. Não é bem assim, nós brasileiros pagamos muitos impostos tributados em sua grande maioria no consumo, para prioritariamente pagar a dívida pública que é grande devido a duas coisas:
1. Juros altos, pois se o país depende da arrecadação prioritariamente vinda dos impostos cobrados no consumo ele não tem muita garantia de poder pagar a sua dívida (pois pode haver ou não consumo suficiente, e arrecadação suficiente), logo, ele paga naturalmente juros mais altos. Por isso, juros em países desenvolvidos são menores. Pois no caso deles, eles tributam a renda prioritariamente, e menos o consumo. O resultado disso, é que os preços de todos os produtos ficam mais baixos, a produção de bens e riquezas é maior... O cenário libertário que vc citou.
2. Custos de alguns serviços que existem aqui no Brasil. Em países desenvolvidos como os estados unidos, muitos serviços não são custeados pelo estado, como saúde e uma boa parte da educação superior. Nestes países não temos aposentadoria integral, todos se aposentam com salário mínimo, e são estimulados a vida inteira a poupar para sua aposentadoria ou montar sua previdência privada.
Acho importante deixar claro para as pessoas estes pontos, pois a vida de um turista nos Estados Unidos, que só vai lá para comprar e passear, é bem diferente do americano que precisa pagar aluguel, pagar pela sua saúde, pagar pela sua educação superior, pagar bem mais imposto de renda do que um brasileiro aqui no Brasil, e ainda guardar uma boa parte de seus ganhos para sua aposentadoria, pois irá se aposentar com salário mínimo igual a todos os americanos. Bem diferente do que ocorre no Brasil.
Mas no caso deles, são plenamente capazes de fazer tudo isso, de forma confortável se forem expertos, exceto se tiverem algum problema de saúde grave, e ainda assim, podem viajar pra Singapura e usar o sistema de saúde de lá, o poder de compra do dólar é muito alto.
@@isaacbarbosa7593 o dólar é valorizado porque os estados unidos tem uma economia forte, aquecida e totais condições de pagar sua dívida pública. Sabe porque? Porque a arrecadação dos estudos unidos é prioritariamente feita na renda, e não no consumo. Tributar bens e serviços só penaliza os mais pobres, os empreendedores, o livre mercado... Por isso países desenvolvidos cobram mais imposto de renda, e menos imposto nos bens e serviços produzidos. Estimulando a produção de bens e serviços. Simples assim...
@@mailon6329 Mas eu não discordei de você, eu só pontuei que eles podem viver tranquilamente se quiserem, diferente da gente que tem que matar 5 leões pra deixar de ser fodido economicamente.
@@mailon6329 por que o Brasil ainda não seguiu isso ?
@@mailon6329 Leve em consideração também que eles exploram economia mais frágeis para isso, roubam de onde acharem proveniente.
Médico não tem salário baixo. Se o médico for preguiçoso ou ruim de serviço vai trabalhar em um PSF e ter um salário no mínimo de 10k. Normalmente são trabalhos iniciais pós formatura. Logo depois já trabalham em consultórios e/ou fazendo plantões de 12h. E valores de 1,2k por plantão, e emendam um atrás do outro. Salários de médicos são facilmente acima de 20...25k.
O povo no geral tem crença de que médico tem salário baixo. É uma das profissões que tem maior rendimento.
Médicos só tem isso, pois a reserva de mercado gerada pelo CFM é gigantesca! Espere os próximos 5/7 anos e verá que ser médico generalista será como qualquer profissão.
As pessoas comentam como se quem passa em concurso tem ficar nele o resto da vida, sendo que a pessoas passam e podem juntar uma grana, se capitalizar e sair do bostil.
Eu larguei o serviço público para viver o sonho de trabalhar em um ambiente multicultural, com pessoas de diversos países, no estrangeiro. Até agora. Só alegria
Vc tem quantos anos ?
Sou sevidora pública!! Ralo muito, mas pra quê, se os meus colegas de trabalho levam a vida de qualquer maneira? Carrego as demandas nas minhas costas, estou com a remuneração abaixo da inflação, não tenho liberdade de tempo, não tenho liberdade geográfica e nem financeira. Eu me arrependo amargamente de não ter me empenhado para cair fora deste país antes quando era mais nova. Serviço público é uma prisão.
Mas você ainda é nova.
@@saintclair7453 Tenho 35 anos! Acha que sou nova mesmo? Eu acho meio tarde, mas ainda assim estou tentando
@@daianasilvabrum tem gente saindo do Brasil os 40. Ou então faça outro concurso, tem muitos lugares bons para se morar no Brasil.
@@saintclair7453 É, nesses dias tomei posse num outro concurso. Se eu não pegar nenhum cargo em comissão, minha carga horária vai ser menor, embora a remuneração também. E estou tentando transferir minha lotação para um órgão mais tranquilo e independente. É um começo para eu ter tempo e paz para me programar para outros projetos de vida. Obrigada pelos conselhos. Não vou desistir.
A minha visão desse assunto é parecida com a sua. De fato, o concurso público é uma maravilha para o indivíduo, para a sociedade como um todo, é uma desgraça.
Depende....
@@hopenesswiththelife6422 Depende do que, amigo? Em que cenário um Estado inchado e cheio de cargos públicos com autos salários é bom pra sociedade?
@@igorbessa3563 no momento que para entrar tem que estudar muito, mas muito mesmo, então terá menos pessoas ignorantes no país né, outra que sua colocação é de um ignorante no assunto. Estados Unidos por exemplo tem uma folha custosa no seu setor público. Não se faz uma nação sem uma identidade pública não? O nome já diz: público. Ou vc acha que o presidente, e os poderes lesgilativo, judiciário, ministérios público etc vem de Nárnia do setor privado dos libertários malucos ?
@@igorbessa3563 será que é canalhice do cara optar por um cargo público pra então galgar uma posição melhor na iniciativa privada?
Quanto mais velha a pessoa fica, mais estável a sua renda deve ser, logo, ser servidor público é bom para isso. Mas para o jovem que tem energia para arriscar mais, não faz muito sentido almejar um cargo público cedo.
O que sua pessoa diz não dá pra considerar porque nem todo jovem tem a oportunidade de trabalhar na iniciativa privada
na verdade é muito bom para um jovem, ele não obrigado a ficar no cargo para o resto da vida, e não fica esperando ser contratado pela iniciativa privada que está super exigente, depois, já com experiencia de trabalho no setor público, vai ser mais fácil arranjar outro emprego.
Sair do Brasil ou Passar num Concurso Público? Nenhum dos dois, se qualificar em TI, isso sim está valendo a pena.
TI e inglês. Viver no Brasil e ganhar em dólar, correndo pra fazer um pé de meia e viver com duas ou mais fontes de renda. Pronto, a vida fica garantida.
@@seveng0th só não vai ter segurança e boa educação para filhos. No maximo alguns estados do sul que são caros de se viver
TI significa a mesma coisa que a primeira opção. com uma carreira disso e inglês, você escolhe se sai ou nao
Já fui concurseiro. Hoje miro ser professor de história bilingue. Penso em ir pro exterior mas não tenho tanta vontade de ficar por lá. Talvez morar uns 5 ou 10 anos pra ganhar dinheiro e depois voltar.
A diferença de estudar inglês e/ou espanhol é que é legal. Inglês você estuda vendo série e livros. Já concursos o material de estudo é muito chato nossa!
Chato não, necessário! Vc acha chato direito constitucional, tributário, civil, administrativo, penal, processual penal, processual civil, português, matemática e tantos outros da hora ? Essas matérias é a própria história da sociedade
@@eliomarcunha922É mais do que chato amigo é nojento! Já leu a constituição inteira? É uma tremenda vergonha saber que nem metade do que está escrito lá é cumprido hoje. A única parte boa de estudar pra concurso é português e matemática, tirando isso as matérias de direito são uma vergonha!
Trabalhar e morar no exterior e bom para vc enquanto for jovem, entao faz seu pe de meia nos EUA JAPAO, AUSTRALIA, ETC..... Agora se vc tiver vontade e foco, passar em um concurso publico ainda pode ser um bom negocio, principalmente da area da justica federal ou trabalhista, receita federal, Policia federal, entre outros!!
Concordo, eu só estou aqui na Europa temporariamente. Aqui a gente se mata no subemprego, uma hora o corpo não aguenta. Quem está pensando em sair do Brasil, estude algo relacionado a tecnologia e engenharia e daí vem pra cá, ficar em subemprego é muito cansativo, vale a pena só pra juntar uma graninha mesmo enquanto é jovem, não dá pra ficar a vida toda assim.
Ser parasita profissional não da futuro algum. É igual ser do PCC ou do Comando Vermelho.
@@Arnt91 ai entra o planejamento de se tornar independente do real. Se você ainda não começou a por em prática, está perdendo tempo precioso.
@@Arnt91 exatamente! quer emigrar e ficar na lama. Não buscam estudar no país em que se encontram, aprender sobre o idioma, cultura, nada!
Mesmo ganhando bem você ainda vai viver no bostil, vai sofrer a insegurança, impunidade, carga enorme de impostos e etc. O máximo que você conseguirá mesmo ganhando muito bem é se isolar em um condomínio vivendo numa bolha que é o que os ricos fazem. Me pergunto se isso é vida, sinceramente espero juntar dinheiro e fazer o possível pra sair desse país ridículo.
PS: Quando saírem nao saiam declarando tudo pois por incrível que pareça a Receita Federal tem direito e ficará com 30% dos seus bens(Sim isso parece dantesco mas é verdade)
Exatamente!! Não adianta ganhar bem e correr o risco de parar no sinal e levar um tiro em um assalto, simplesmente porque o bandido não foi com a sua cara.
Sem generalizar, por favor. Quem já viajou o Brasil de ponta a ponta sabe que existem diversas cidades boas para morar.
@@tomazpereira4797 Existe até certo ponto, Brasil não tem perspectiva nenhuma, os interiores que eram pacificos até pouco tempo atrás viraram alvo de roubos de banco e alguns deles já nem são mais tão seguros. É preciso ser muito idiota pra não ver que a violência e a parte ''ruim'' das grandes cidades chegar ao interior é questão de tempo. Mas aí a escolha é cada um.
@@Mrsilasfly Que país de Narnia é esse que você quer migrar, pra ficar falando mal do Brasil desse jeito? Europa está cheio de refugiados e violência. EUA e Canadá, o próprio Rafael já fez vídeos que está péssimo. Só se você for pra países asiáticos como Japão e China. Mas lá imigrante apanha do chefe (literalmente) e não tem direito de reclamar. Todos? Não, mas existem muitos tipos de violência mundo afora.
Aqui no meu Ceará o interior ficou pior que as capitais,por causas das facções que se espalharam pelo estado
Cada um sabe a sua realidade, o peso das suas escolhas e o que é melhor para si. O problema não está no público e nem no privado, mas sim em nós mesmos que não sabemos aproveitar as oportunidades, ficamos estagnados na zona de conforto, ás vezes gastamos mais do que ganhamos querendo impressionar os outros e não procuramos evoluir aí quando dá ruim culpamos Deus, o Brasil e os outros por nossa desgraça.
depende do que vc procura...acho que a principal merda do Brasil é a violência, se isso não te incomoda, fica no Brasil...mas se vc num quer mais se cagar de medo ao ver 2 caras encima de uma moto virando a rua ou ficar tenso ao ver movimentações estranhas que podem vir a ser um assalto "cinematográfico" (caso viva no interior, que atualmente vive com a constante ameaça do "novo cangaço"), aí é outra história...
Acho que com a grana que você vai juntar para sair do país você podia procurar um local mais tranqüilo e de boa para viver.
@@caskuda9839 verdade
@@caskuda9839 como eu disse:
cidades - constante ameaças de crimes "a la cidade alerta";
interior - constante ameaça do "novo cangaço"...
Não se esqueça que a cidade mais violenta do Brasil é Santarém, no Pará...que é uma cidade "interiorana"...infelizmente, a violência está presente nos mais diversos rincões deste país...
@@caskuda9839 já vi alguns comentários de pessoas aqui falando sobre o risco de ser assaltado num sinal como se essa fosse a realidade de todas cidades do país.
@@tomazpereira4797 Em que mundo você vive? TODAS as cidades do Brasil são super violentas, umas mais, outras menos, mas não existe um ser inocente no Brasil que, em honestidade, possa dizer que sai na rua tranquilo.
Venho do funcionalismo público de baixo escalão (já que existe o alto).
Eu era agente administrativo municipal na cidade que morava e recebia muito pouco.
Tinha que realizar outros trabalhos para complementar a renda: professor de informática (para concurso) e desenvolvedor de softwares. Logo no início, não dava para viver do desenvolvimento, mas tinha certeza que era isso que queria para minha vida.
Ainda tinha o fato de que eu me tornei funcionário público por necessidade, não porque queria (quem passa por isso, sabe o que estou dizendo). Eu era de uma cidade de +ou- 60mil habitantes, então me consideravam um gênio em ser funcionário público (imagina se fosse de alto escalão?). Mas me dediquei ao desenvolvimento de softwares e hoje estou em uma multinacional e ainda tenho vários projetos que me proporcionam mais que 10x o salário que tinha como funcionário público.
Além de saber que posso aumentar isso para 20x, 30x, infinitas vezes, pois só dependo da minha capacidade.
No setor público, não. Existem N fatores que só de lembrar, dá uma angústia. Não queria isso pra mim. Pedi exoneração (coisa de louco para muitos amigos) e hoje nunca vivi uma vida como a que estou vivendo com minha família (esposa e filhas). Ah... e ainda estou iniciando o projeto para também tornar-me nômade digital, pois trabalho 100% home office. Isso o funcionalismo público jamais me proporcionaria.
Não estou desmerecendo, nem rebaixando quem é ou deseja se tornar funcionário público, mas além de abrir mão desse concurso, desisti de estudar para outros porque foquei no que queria e me sinto absurdamente satisfeito em relação ao que me restava: ser funcionário público em minha cidade (independente da esfera).
O que mais tem é homeoffice no funcionalismo público
Mas veja, você precisou do serviço público, que te deu subsídios para ser quem você é hoje. Conheço vários casos como o seu, o RUclips tá cheio de ex concurseiro dono de cursinho e de influenciadores digitais, o concurso te proporciona empreender. Tente se imaginar antes de entrar no serviço público, quando vc estava na necessidade de passar, você seria o que é hoje?
Nenhum, já fiz os dois! Fora dos braços da mamãe é só desespero e ranger de dentes.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Viver no Br,meio que te obriga a fazer concurso.Ainda mais sendo pobre,sem Q.I/apadrinhamento.
Exatamente. Pobre, sem q. i. , sem contato com políticos influentes, sem apadrinhamentos.
As vezes o salário de um concurso é bom porém fica defasado com os anos. Mesmo virando servidor, é bom montar um negócio ou ter uma outra fonte de renda.
24 anos, desempregado, formado em Engenharia Química.
Tenho habilidades na área de TI, consegui juntar 20k durante o tempo que trabalhei.
Comecei a estudar para PRF mas desisti pois não quero ser policial no Brasil.
E aí em minha situação o que vocês fariam, sairiam do Brasil ou focariam em concurso público ?
Se eu sair do Brasil pretendo ir para o Oriente, Hong Kong, Japão ou Coreia do Sul.
a area industrial é boa, porém demora anos para conseguir um cargo de alto escalão em qualquer país. Foque no TI e na linguia do país onde vc vai morar, porém, esses paises ocidentais são meios retro em relação a trabalho, vc trabalha muito durante o dia e poucas ferias ou feriados, além de muitas empresas quererem monitorar seu trabalho diariamente, claro que há excessão. Conselho que daria era focar no inglês pegar um trampo gringo, e depois visitar esses paises do ocidente e ver se realmente é a sua praia.
@@iurylippo6636 Obrigado pelo conselho !
o que vc acha da área de tratamento de água? Uma das poucas que parece que tem emprego nessa área em prefeituras e CIAS de saneamento. Aí essa experiência você pode trabalhar no exterior.
@@ivansalesbarbosa2852 Aqui na Bahia onde eu moro é bem complicado, quem faz a parte de tratamento de água aqui é a Embasa, a Embasa terceiriza a maioria desses serviços, e infelizmente eu não tive experiência de estágio nessa área e não conheço nenhum "padrinho" que possa me ajudar nessa parte. Eu penso em sair do Brasil para ter oportunidades pois aqui na Bahia é algo que não estou tendo.
@@echofox3093 Se vc conseguir ou tiver um dinheiro e como se sustentar, tenta estudar pra concursos de empresas de água ou saneamento então. Serviços de agua e esgoto dos municpipios também abrem concurso as vezes.
Mas o caso é que... Concurso não é pra todo mundo, e mesmo passando vc vai ter que engolir a burocracia da nomeação.... Como exemplo de muita gente que passou em um concurso que ocorreu a 4 anos atrás ou até mais e até hoje não foi chamado....
E até passar ou não passar vc vai continuar nessa vida??? Salario merreca, preços caros e insegurança????? Nao recomendo
Estes valores de 15, 20, 30 ou 40 mil reais, hoje, são para pouquíssimos funcionários públicos. A grande maioria dos funcionários públicos passam longe, mas muito longe desses valores.
Digo que as pessoas querem e é justo, uma estabilidade trabalhista e uma segurança financeira. O serviço público, de certa forma, traz uma estabilidade trabalhista, mas a financeira...está um pouco longe, exceto para estes poucos que ganham estes valores do vídeo.
Mas o tema foi muito bom.
Parabéns.
Pode acreditar que quem ganha 3k no Brasil no serviço público está melhor que a maioria dos trabalhadores da iniciativa privada. Estamos na periferia do sistema.
@@Diogodigo26 concordo contigo.
Mesmo com 3k, na realidade do Brasil, ele tem como se planejar para galgar uma melhor carreira e consequentemente um melhor salário sem a preocupação de ser demitido porque o chefe não gostou da voz, da cor e outras coisas mais. O da iniciativa privada é demitido por nada. Ser funcionário público no Brasil não é ruim
Muito bem!!!!!
Sou concursado a 5 anoa, ganho 14 mil por mês e trabalho 6 horas por dia no Tribunal. Vale a pena eu sair do Brasil e ir trabalhar de Uber no EUA?
Só se vc for muito idiota kkk. Desculpe a sinceridade. Se vc for solteiro e não tiver filhos, com 14 k vc vive MUITO bem no Brasil. Uber ou qualquer outra função de imigrante nos EUA é pura ilusão. Fora a cultura deles que é majoritariamente anti-imigrante.
KKKKKK
@@ivsonaguiar4979ele tá sendo irônico, cara kkkkk não tem nem como levar a sério
kkkk isso foi sacarmos.
Seguir carreira de diplomata: assim você passa em um concurso E sai do Brasil.
STONKS!
Kkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu kakaka
Do jeito que as coisas estão no Brasil nem adianta mais passar em concurso, do jeito que as coisas estão cada vez mais caras só passando em concursos que pagam 30k pra viver bem
Ótimo vídeo Rafael Scapella e desculpa pelo senhor, isso é respeito.
Rafael você tirou todas as dúvidas claro a resposta é individual. Concordo que o salário de Professor, Médico, Policial, Bombeiro, Médico e Enfermeiro deveriam ser um salário justo, deveriam investir neles são profissionais úteis na sociedade!
Sair do Brasil depende de cada um, precisa planejar bem, tudo depende só da gente!
Obrigado Rafael Scapella e a todos os Brasileiros.
Existem muitas diferenças entre funcionário público e privado: Um servidor público concursado não tem FGTS, rescisão contratual no caso de demissão (no caso é a pedido ou exonerado), PDV (Plano de Demissão Voluntária) somente por força de uma lei, auxílio na previdência privada, auxílio desemprego e entre outras ajudas fora do vencimento básico. Não existem auxílios para a maioria dos servidores públicos, exceto alguns cargos executivos nas instituições públicas, neste caso recebe um adicional por cargo comissionado. Existem casos extravagantes no judiciário onde os magistrados recebem sim neste caso diversos tipos de auxílios como: moradia, alimentação, educação, plano de saúde privado, previdência privada custeada pelo governo, transporte e entre outros. Qual é a média de remuneração de servidor público sem cargo comissionado ou de chefia? Não é a faixa de R$ 20 mil a 30 mil que a maioria do servidor público recebe. Agora na iniciativa privada, me responda porque a maioria dos empregos amparados pelo conselho de classe como CREA não pagam o mínimo? Então essa estória que a iniciativa privada é mais realística não é verdade. Basta ver que um engenheiro recém-formado não recebe mais do que R$ 5 mil bruto onde o CREA estipula em 8,5 salários-mínimos, hoje seria em torno de R$ 10.000,00 sem incluir os benefícios que o empregador pode fornecer. Neste caso somente as empresas como Petrobrás (empresa mista) paga o salário estipulado pelo conselho de classe. Para iniciativa privada pagar R$ 1,00 para funcionário implica no gasto de R$ 2,50. Ou seja, um engenheiro de acordo com o CREA vai custar para o empregador R$ 25.000,00 média mensal incluindo 13º salário, férias, multas de rescisão trabalhista, FGTS e uma longa lista de contribuições sociais. Para manter um engenheiro de acordo com o CREA, o empregador deverá investir R$ 300.000,00 num ano. Portanto, o retorno de investimento deste porte tem que ser extremamente vantajoso e uma escalabilidade descomunal no ponto de vista operacional. Aqui se fala apenas de um item de uma dezena de outras obrigações de uma empresa. Mesmo que o governo pague o salário estipulado pelos conselhos de classes, perde totalmente o controle. Uma vez que se altera o salário-mínimo não implica que está atrelado com a dinâmica da LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias. O mesmo não acontece nas empresas mistas como a Petrobrás que é regido pelo CLT, onde pode-se ajustar a remuneração de acordo com as mudanças no valor do salário-mínimo. Portanto, quanto ao cargo via concurso público, depende muito do cargo. Se for para o executivo não terá grandes ganhos, exceto em Banco Central, Receita Federal ou em outros poderes notadamente vantajoso no judiciário e legislativo (alguns casos, cargos em congresso e senado que por sinal pagam muito bem para cargo de motorista, por exemplo).
Ai eu lhe pergunto, será mesmo que o serviço público oferece uma melhor qualidade do que o serviço privado? E aqueles sv públicos que nāo oferecem uma boa qualidade, quem é que paga eles? Pse o povo... é tanta coisa pública que os impostos brasileiros sāo altíssimos e nem todos tem a disponibilidade de se preparar pra uma prova de um concurso(Que tem peixadas e outras coisas erradas). Pesquisem sobre a galera que trabalha na petrobras, o próprio Sergio (que participa do flow) falou das peixadas que tem lá, ou seja a o pobre tendo que sustentar serviço que nāo entrega tudo que os governantes falam que vāo fazer com o dinheiro dos nossos importos.
Serviço público é bom quando vc é servidor público, mas quando não, é péssimo.
@@aleatorizando2249 Não se generaliza, são casos isolados. Desde que quando emprego com CLT é sinônimo de eficiência e honestidade?
@@Йорге_Томиока N generaliza, mas quem paga a conta é a gente.
@@Йорге_Томиока Não sinônimo de qualidade, mas o brasileiro pode escolher o serviço privado que lhe agrada. Tem muito brasileiro que fala bem do SUS, porém até pra mexer nos dentes o cara vai no privado kkkk
Eu fiz o caminho inverso. Passei em um concurso e 7 anos depois larguei tudo para morar no exterior. Zero arrependimento.
Qual país vc se encontra
Maravilha!!!
@@antiprogressismo Portugal
Eu acho que deve-se tomar cuidado ao criticar o funcionário público. Pesquise e verá que a média salarial do funcionalismo público é de 2 mil, no Brasil. A ideia de criticar os serviços públicos interessa muito a quem quer que pessoas de cargo de baixo escalão (e apenas estas) percam seu salário abaixo de 2 mil e, ou fiquem desempregadas, ou ganhem ainda menos na iniciativa privada. Isso é ao mesmo tempo uma tentativa de certos políticos de reduzir os gastos públicos cortando dinheiro dos mais pobres. E se você pesquisar também, o Brasil tem 12% de funcionários públicos, sendo que a média na OCDE é de 18% (EUA 15%). Então não é a % o problema no Brasil, mas sim os salários do alto escalão, e a crítica que se faz ao funcionário público só serve para demitir quem ganha a média de 2 mil. Por isso, atenção com o que se passa para a frente. Pode não ser uma opinião sua, mas uma ideia de algum político que odeia pobre ganhando 2 mil.
Tem muita gente que não conhece esse caminho dos concursos públicos. Que continue assim, a concorrência fica menor kkkk
Vai nessa amigão, a taxa de inscrição para os concursos dobraram. Inclusive, muitas bancas estão aumentando a dificuldade das provas pois a quantidade de gente tá sendo absurda.
@@hemillyrios1506 Ok.
Eu estou num grande dilema. Estou com essa vozinha na cabeça. Ou seja, estou no serviço público, quero sair, mas é muito difícil. Tenho medo do tempo passar ficar velho e não conseguir nada na vida fora do cargo público.
Não sei se continuo estudando para concurso ou se vou para iniciativa privada. E o pior, sou Contador, e na iniciativa privada o que mais tem é contador que ajuda as empresas a trabalhar para o Governo, pro fisco, na arrecadação de tributos... kkk
se vc for estatutario pega licença nao remuenerada
@@188vinicius O problema que não tenho reservas financeiras, e para entrar em outra área principalmente empreender demora ter retorno.
Mas terei que dar meu jeito. Se quiser sair...
Sou servidor novo e digo: não peça pra sair. A partir de 2015/16 o nível dos concursos ficaram no modo insano. Tem muita gente que daria a vida pra estar em nosso lugar... O melhor é tentar conciliar os estudos com o empreendedorismo.
Não perca mais tempo. Abre seu escritório, mesmo sendo só digital. Hoje a Contabilidade permite vc trabalhar de qualquer lugar do mundo. Entre para o marketing digital com venda de produtos pelo Facebook Ads ou Google Ads; compre imóveis e viva de aluguel caso um dia uma das fontes de rendas se esgote. Assim, vai poder cair fora deste país inútil. Serviço público é uma prisão. A gente não tem liberdade geográfica, liberdade de tempo e nem de dinheiro. Mas não largue assim sem algo em vista. O modo mais rápido seria empreender pela internet mesmo, dá resultado mais rápidos doque construir clientela com a contabilidade.
Cara não vá pra iniciativa privada, é a pior coisa que tem. Comparado à "privada", serviço público é um paraíso nesse país. Uma boa saída seria você manter seu cargo e empreender mesmo que seja informalmente ou com o negócio no nome de outra pessoa.
É, eu aos 19 anos deixei o Brasil rumo a Portugal sem ninguém, o risco de não conseguir nada é melhor do que a segurança de ter uma boa vida no Brasil…
O que está achando de Portugal ?
Conta aq pra gente como foi essa transição, tenho um amigo que vai fazer isso e euw também tô querendo muito ir pra Portugal por justamente ser a imigração "mais acessível"
Ótimo vídeo. Ótimo canal. Ótimo conteúdo. Acompanho os dois.
Rafael Scapella é um dos melhores conteudistas em atuação. Procuro ver todos os vídeos e sempre deixo os likes 👍
Imaginem se todos tivessem como objetivo sair do país, as famílias seriam todas com partes em cada canto do mundo. Criar raízes, ter família por perto faz uma grande diferença, principalmente a medida que o tempo vai passando e os objetivos vão se modificando. Concurso público tem suas vantagens sim. Acredito que morar em outro país, não é para todos, assim como a opção de não ter filhos. Para cada escolha terá uma consequências, algumas positivas, outras negativas. Mas não dá para imaginar todos querendo sair do país. Nem todos querendo ser funcionário público. Vejo também que muitas das perguntas que a pessoa pode fazer no tempo presente, não vão ter resposta agora, como por exemplo, será que no futuro vou querer mudar de profissão e não vou conseguir por ser no caso funcionário público. Sinto informar que não dá para prever o futuro, muito menos responder questões que vc nem sabe se realmente vai se fazer. Tem coisas na vida que não dá para antecipar e nem se precipitar.
OTIMO CANAL... REALMENTE A REGIÃO SUL DO BRASIL E BELISSIMA, PERCEBEMOS NO SEU VIDEO. OS GOVERNANTES DO NORDESTE BRASILEIRO DEVERIAM APRENDER COM OS GESTORES PUBLICO DO SUL BRASIL, UM FORTE ABRAÇO. DEUS ABENÇÕE SEMPRE.
Não existe certo ou errado, existem os objetivos pessoais e sonhos. Mas quem quer sair do país, um conselho, respeite e se force a se adaptar às culturas locais. Aprender o idioma local é obrigação, e se respeitar o restante as chances de sucesso aumentam muito.
Eu sou velho e pobre, vivo no bostil socialista em uma situação de hiperinflação, tô tentando virar parasita público para sobreviver mesmo, não vejo possibilidade de melhora, acho que as coisas vão ficar ainda muito piores
A era do emprego já passou, devemos pensar no empreendedorismo esse é caminho
Melhor vc morar la fora, trabalhar e juntar por lá e depois voltar e empreender ou empreender por lá...
Vc não tendo nada aqui como vc vai empreender??? Aqui é um país caro e loteado de burocracia, sem contar de ter uma carga tributária altíssima
Meus pais são funcionário público e não dá pra nada… nunca tem dinheiro … lamentável o real não vale nada acaba rápido 😢
Eles devem ganhar muito pouco.
Acho que tudo depende da pessoa, da profissão e do salário, conseguindo altos salário no Brasil tá feito
Depende de cada ponto de vista, no meu caso eu prefiro um país com uma alta qualidade de vida, de preferência países desenvolvidos, sem tamanha absurda desigualdade, ainda mais se tendo filhos, se for solteiro ou um casal sem filhos ainda vai, vale a pena ficar pelo salário de funcionário público, agora se tiver filhos e quiser uma boa infraestrutura em âmbitos de saúde, educação, segurança e instabilidade, mira em um país desenvolvidos se prepara e vá em busca do melhor.( Em meu ponto de vista.)@Rafael Scarpella vem fazer um roteiro falando do Rio de janeiro nos principais bairro Leblon, Ipanema, Copacabana, Barra da tijuca, Lagoa, São Conrado, Jardim Botânico e etc...Um afundo sobre os dois lados do Rio de janeiro...
Olhe, sinceramente, eu vou ser policial de Pernambuco mais eu tenho que confessar que se for pra escolher entre ficar aqui ou ir embora pra outro país eu preferia ir embora ! Eu amo essa profissão mais o governo do estado não colabora, onde já se viu um soldado iniciante na categoria (A) ganhar mil e quinhentos reais mensal ? Vc estuda tanto pra isso, É o fim !
Num lugar com os problemas que o Brasil tem, certamente haveria mais demanda e o salário do policial seria maior na iniciativa privada.... mas polícia privada não existe.
Soldado da PMPE começa com 4000 mil depois de formado. Está mal informado.
@@Olhar.Internacional Como seria uma polícia privada no âmbito estadual? Quem organizaria isso? De onde sairiam os recursos? Os recursos seriam doados, de forma voluntária pelas pessoas? Por quem? Em resumo, acho que seria um estado sui generis com impostos não impostos, o que dificilmente daria certo.
@@pedropaulo892 Ham ? Por favor meu amigo eu sou daqui e concurseiro e o máximo que soldado pode ganhar é três mil reais mensal, isso em uma categoria bem avançada, vai demorar um pouco pra ele ganhar esse valor.
@@pedropaulo892 se fosse assim o povo da minha cidade que almeja ser militar escolheria mais essa carreira de polícia militar, coisa que não acontece aqui, o povo vai escolhe mais esa que tem mais estabilidade financeira, e lembrando o salário inicial de um sargento da esa não passa dos 3800 mensal, conforme o tempo passe ele pode ganhar até mais !
concurso público.. eu já sou empregado público... em regime de CLT. Pela minha experiência, já tenho a resposta.... Vou apenas conhecer o exterior ... ahhhb.. Foi a melhor ( ou uma das melhores ) escolha. Me arrependo de não ter participado 5 anos antes... Teria um salário hoje, 30% maior... mas, tá Valendo. Antes mais tarde... E vamos já explicando, empregado público não depende do Estado....Como? alguém dirá... deixo este questionamento para alguém que tem o saber, explanar melhor.. Servidor público não é a mesma coisa que empregado público, Ok ?!!
Tem áreas que sempre tem demanda crescente.....como... manutenção de elevadores, extintores, portões automáticos, instaladores de aquecedores, pisos, cortinas, envidraçamento,.....e nada disso precisa de faculdade
Um norte americano vive em um país de primeiro mundo com muitas oportunidades em várias áreas o incentivo ao empreendedor faz a diferença por lá
Rapaz, li os comentários ambos são ricos em informações e relatos pessoais, vim deixar meu relato também..
não sou concursado e nem sai do país uma única vez, mas sou concurseiro..
Estudo para as áreas fiscais, especificamente audito fiscal, estudo inglês por hobby e pq é libertador poder se comunicar (inglês a língua mais usada no mundo), e vou dizer anda sendo bem desmotivador, trabalho na iniciativa privada, e oq me desmotiva a continuar meus estudos é oq o pessoal está descrevendo nos comentários e que eu já sabia, oq adianta vc ganhar 20k sendo que o poder de compra do brasileiro só diminui, sem falar dos impostos, IPV, IPTU, fora que para quem estuda para concurso sabe a luta e a concorrência surreal que é, ainda mais para auditor .. ganho um salário mínimo e passo sufoco só para manter meus estudos e sobreviver, fora passagem para ir a outros estados prestar prova. A única coisa que tenho certeza é que se vc pensa em construir algo aqui no Brasil, iniciativa privada não deveria nem ser uma escolha para vc! Estude e estude muito, pq quando tem corte em empresa grande (pode parecer que não) mas os primeiros a rodarem são os cargos de liderança , fora a famosa 6x1 (escala horrível), faz qualquer um entrar em burnout, estou em busca da minha dupla cidadania portuguesa e continuo meus estudos, pensando muito no que fazer. Batalhar tanto para apenas viver uma vida confortável, em país de primeiro mundo basta vc ser classe média e viverá bem, terá o cel do ano, altomóvel legal e não precisar pagar impostos absurdos, mas aqui no Brasil vc tem que ganhar um salário de 7-8k para viver esse estilo de vida que parece até um sonho para nós brasileiros( e vc é considerado rico, pelos padrões do Brasil).
Por isso eu também larguei mão de concurso e estou buscando me aperfeiçoar para sair do país, ganhar em moeda forte, pois o real cada vez mais desvaloriza
*Melhor sair do Brasil mesmo... Concurso público não vale nada atualmente, principalmente no Brasil. Melhor virar freelancer como ensina o Scapella e viver como nômade digital mesmo.*
Sair do Brasil e ir pra onde? Vai piorar lá fora, aqui não se sabe!
@@faleiria te vi no canal do caifa master, é tu mesmo?
@@doritosdomaul quem é esse
@@aldro8014 ruclips.net/user/caiafamaster
@@doritosdomaul Sou
Trabalhei 20 anos na iniciativa privada . Desses 20 , 11 foram no banco Itaú...
Há 5 anos sou servidor público federal e afirmo , minha qualidade de vida melhorou 1000% depois que comecei a trabalhar no estado . A iniciativa privada tem muito que melhorar, as pessoa não querem ser concursadas , só querem DIGNIDADE, tal essa que a iniciativa privada não fornece .
Que comentário sensacional, é exatamente isso. Minha tia, que mora na Itália, esteve aqui há poucos dias, conversamos muito, lá um garçom vive com dignidade, paga aluguel, pode ter um carro - muitas vezes por puro prazer, pois o transporte público funciona - em que lugar do Brasil, um subempregado vive nessas condições ?
Tudo depende, se é um concurso bom, o que é difícil de passar, talvez vale a pena ficar por aqui. Agora se for um concurso mediano, você vai trabalhar a vida toda, nao vai passar fome, mas nuuuunca vai estar bem financeiramente.
Para quem pensa que sucesso é ter muito dinheiro, um caminho é ter várias fontes de rendas. Ser concursado, e fazer bico de pedreiro, uber, eletricista, montador, advogado, engenheiro, RUclipsr. Ser empreendedor, ter uma fazendo criar gado...
@@raphaelmasson858 pode ser, mas muita gente pensa que sucesso é ter uma Hilux, uma evoque, land rover, volvo
@@raphaelmasson858 verdade, o cara quer um cargo com nome pomposo, enquanto isso tem um monte de gente sujando as mãos e com dinheiro no bolso.
OLA parabéns pelo vídeo e por todo conteúdo que tu mostras! Te acompanho há alguns anos e fiz minha escolha de ter um emprego público, criar meus filhos que agora são adultos e está sendo muito bom. Concordo contigo de ter uma profissão como a de vcs. Agora posso ter outas escolhas em minha vida, vamos ver! Muito obrigada e bom trabalho.
Concurso é so bom no final do mês. Quando bc entra e tem que lhe dar com pessoas com “vícios burocrático” é uma b”@&$. Se vc for muito criativo e proativo, gosta de transformar o local emo seu trabalho, com o tempo vc padece.
Eu era bombeiro militar no Brasil. Abri mão do meu concurso e estou morando no Canadá.
E como você avalia isso? Compensa?
@@flaviana3458 sinto falta da minha família. Se você for muito apegada a família, acho difícil.
Tá trabalhando de q ai?
@@SirGuthierre trabalho num time de futebol.
Pois é... caso um dia você sofra um acidente e tenham que chamar o SAMU para atendê-lo, não se esqueça que aquela ambulância e médicos estão sendo pagos com os impostos que eu estou ajudando a pagar.
impostos que saem uma 10 vezes mais caros que se fosse um serviço privado...
@@aelahn Empresas privadas visam o lucro. Ponto. Caso você precise um serviço tipo SAMU, só o estado irá prestar SEM CUSTOS, entende? A maneira de bancar isso é através dos impostos. Se o dinheiro arrecadado não é bem aplicado, roubado, etc., aí é outra história...
Excelente vídeo reflexivo. Gostaria de um vídeo sobre em quais situações ainda vale a pena permanecer no Brasil. Abraço e parabéns pelo trabalho!
Só vale a pena se sua fonte de renda for a internet -marketing digital
Sou professor concursado, 29 anos, porem, estou determinado em ir para portugal ou genebra no proximo ano, estou me sentindo deslocado nesse pais, mesmo amando a profissão de professor.
Sou concursada a nivel médio e tenho so 23 anos, sei que preciso conseguir coisa maior pois o salário é muito pouco. Mas quando penso na qualidade de vida que eu estou perdendo... me deixa tão frustrada, porque a gente acha que concurso público e a solução de todos os nossos problemas e a realidade nao e bem assim.
Penso que aqui não temos qualidade de vida ganhando menos de uns 8 mil.
Gostaria muito de adquirir o curso de língua inglesa, mas infelizmente, em relação à Hotmart, a partir da segunda parcela já existe a inserção de juros se quiser parcelar. Espero ter mais condições futuramente.
Que lugar lindo !!! Muito pertinente este video Rafael !!! "Bolsa salario" para ricos, com certeza, disse tudo!!!
Tenho 20 anos, falo Inglês fluente e trabalho com T.I em uma multinacional. Eu realmente estou confuso se invisto todas as minhas energias no mundo dos concursos e tento obter êxito em um concurso top (PF, PRF) ou saio do país, tento algo no Canadá ou em outro país que possua mais recursos...
E ai decidiu ?
Tanto para um concurso que pague bem ou para se ter uma boa remuneração, o essencial é estudar. Hoje em dia, o concurso público pode ser trocado por um superior em TI, o qual tem muitas vagas disponíveis e com salários iniciais melhores que um concurso.
Huáhuáhuáhuá...
Eu prestei concurso, me capitalizei e...
Saí do Brasil.
Qual concurso passou? De que forma se capitalizau?
Como foi todo o processo? Vai me ajudar mt pq tô pensando exatamente nisso
Larguei o concurso de técnico em enfermagem larguei moro fora há 5 anos e me arrependi,aqui fora vc não tem instabilidade financeira, tem semana que tem trabalho tem semana que não tem aluguel de $2mil muito difícil concurso eu tinha salário certo
Qual pais
e Muito triste uma pessoa chega no 50 anos e lembra que nunca foi feliz o que fazia.
O pior de tudo é estudar que nem um condenado pra passar em um concurso e vc ver um político ganhando 33 mil
No meu caso que já estou com 37 anos e ainda com inglês básico, viver no exterior seria um sonho muito distante .
Agora aqui no Brasil , a iniciativa privada paga uma miséria em sua maioria, então daqui a pouco chega os 40 anos e as empresas não contratam mais não. A saída no meu caso seria passar em um concurso público mesmo neste País de bosta!!
Nada a ver, a maioria da galera que vai pra fora está entre 30-40 anos, antes disso ou a pessoa foi ilegal ou é privilegiada financeiramente.
@@tuchevera o pior é que não tenho 1 real no bolso .
Trabalho na iniciativa privada e recebo 1 salário mínimo, então sair do Brasil hoje em dia é só pra quem tem algum dinheiro guardado ..
Iniciativa privada paga muito bem em TI no BR. Na empresa que eu trabalho, estagiário de TI recebe R$2700 p/ mês.
@@william.miller.3000 sim verdade , e também na área da saúde.
No hospital que a minha Esposa trabalha (privado ) , um chef de cozinha recebe 7 mil bruto .
Médico então nem se fala .
Mas 90 % das áreas na iniciativa privada pagam em média 2.500 reais líquidos ou pouca coisa a mais .
Eu trabalho na área da segurança privada e recebo salário mínimo líquido...
Muito relativo isso na minha opinião, pra começar uma coisa não tem nada haver com na outra, primeiro que não é todo concurso que vaibter pagar bem e segundo que mesmo que ganhe bem você vai ter a tão sonhada instabilidade mas em compensação vai continuar com todos os outros problemas básicos como saúde, segurança , educação e custo de vida, então acaba que só o concurso na maioria das vezes não adianta nada
Estabilidade
Top, gostei muito desse vídeo!
No caso das carreiras jurídicas, é muito difícil trabalhar fora do Brasil, porque a legislação de cada país é diferente. Com exceção do advogado especialista em direito internacional, um juiz, promotor, delegado, dificilmente poderia trabalhar fora do Brasil. O mesmo se aplica ao advogado trabalhista, que atua com inventário, ações possessórias, ações cíveis e outras ações que são específicas do direito de cada país.
O bom é relativo.
Para mim é correr risco e ganhar muito dinheiro, o Brasil proporciona isso, basta querer.
Gostei do vídeo do senhor... Parabéns!
Rafael, os servidores públicos dos países q vc morou têm as mesmas regalias q aqui no Brasil tem, estabilidade, salário bem maior q na iniciativa privada e outros auxílios?
Concordo com tudo menos, na parte que ele fala de ideologia politica/política ...
Na maioria dos locais do Brasil, os cargos públicos, digo do alto escalão, são o que dão uma renumeração elevada (digo dez mil para cima). O problema seria a questão de ficar preso em certos locais e meio mesmo a pessoa ficando no bairro bom de determinada cidade, não é a mesma situação de morar no local realmente legal.
Particularmente, não teria a intenção de morar no interior da região Norte mesmo recebendo um super salário, preferindo receber menos um local melhor tipo Gramado.
Show demais ! Obrigado
Você acha que passar em um concurso público ganhar merreca, num país que não tem segurança como o Brasil que vantagem tem? Eu acho que quem tiver oportunidade saía fora do Brasil o mais rapido possível e vá para qualquer país melhor.
A minha vontade é que a maioria dos brasileiro saisse desse país que quem manda é esse bando de politicos safado que só fazem leis para melhorar o lado deles, sempre usurpando os mais pobres, a minha vontade era que esses que só trabalham contra o pobre comessace a passar fome para apreder a respeitar as pessoas de menor poder aquisitivo. Eu estou falando desse safados que acumulam béns que muitas vezes morrem e nem usam. Esse que só pensam neles e na família não dando oportunidade para os menos favorecidos.
Olá Rafael, quanto vc acha que um jovem solteiro de 20 anos precisa ter para tentar a vida em Portugal?
No mínimo €2.500,00, além das passagens.
@@VictorOliveira-rv8jl Obgd man
Não venhas para Portugal, nos meses de Verão, entre julho e Setembro, é a época alta do turismo europeu, preços são altíssimos .
Eu tenho paixão pela necropsia, mas depois de ter estudado anos para isso( nunca foi pela grana e sim por realização pessoal). Eu desisti de fazer a prova pq não queria ter patrão privado que dirá o estado. Nesse meio eu já trabalhava pra mim, e acontece que alem de eu ganhar muito mais com meu próprio trabalho, funcionário público no Brasil não poder ter empresa só pode ser sócio. Acho limitante, foi o que me fez desistir de vez.