Eu estava lá ainda garoto naquela época assistindo os jogos em que o Amarildo era conhecido como o possesso um jogador novo da divisão de base do Botafogo desbancando tudo naqueles tempos de ouro do fogão além de substituir Pelé na copa de sessenta e dois quando Pelé se machucou e não pode mais atuar na copa então o Amarildo fez o mesmo que o Pelé faria na copa já que ele era o reserva da copa
Realmente dá dor no coração. Saudade desse time maravilhoso. Copa de 58 a maioria era do Botafogo. Em 62 idem, mas o Garrincha resolveu acabar com o jogo e o Brasil sagrou se campeão no Chile. Bicampeão.
Época de ouro do fogão imbatível em finais difícil de esquecer aqueles áureos dias que só as pessoas mais antigas acompanharam muitos títulos conquistados
sou Flamenguista aproveitaram esse tempo? olha esse time Nilton santos,Didi,Garincha,Zagalo uma seleça aproveitaram muito esse tempo porque sabe quando o Botafogo vai voltar a ter un time desses.*Nunca mais* com os presidentes que o botafogo tem que o modo se gestão que o botafogo tem que vai ficar vendo o Flamengo dominar por um bom tempo
SENSACIONAL cara! Parabéns pelas raridades que envia, sou Botafoguense e esse vídeo é de ir às lágrimas, nunca tinha visto imagens em cores deles no auge...tenho um canal mais ou menos parecido com o seu, só que do Botafogo, tomei a liberdade de baixar e colocar lá já que muitos botafoguenses seguem, com os devidos créditos, abrs!
Chutar nesse gramado, com essa bola e chuteiras era completamente diferente de hoje. Muito mais difícil. Hoje qualquer peteleco a bola pega velocidade, faz curva.
Qta diferença na preparação fisica. daquele tempo, poliir chinelo, pedalinho. Agachamento, hj é tudo no aparelho e muita tecnologia. e futebol q é bom .. Nada!
@@Pyt-jx3jd, e desde quando embaixadinha ganha copa do mundo? Neymar domina vários fundamentos, mas nao resolveu nenhuma copa e não joga um futebol decente desde 2017.
Foi numa cobrança de falta assim o primeiro gol da história do Maracanã em 50, no amistoso entre seleção do Rio e de Sp (visitante que virou o jogo e ganhou por 2x1, algo até profético).
Óbvio que a física do movimento dos jogadores era diferente de hoje. Principalmente por conta do preparamento e o contexto da época. Não sejamos anacrônicos 😉
Domínio de bola não é sinônimo de ser um craque com a bola em jogo. Já vi vários malabaristas da bola que em campo não rendiam. Agora o Amarildo tinha tanto domínio dentro e fora de campo, Nilton Santos e Didi tb. Quanto ao Garrincha, suas pernas tortas só eram decisivas com a bola rolando onde era inigualável.
@@clemilsonpedrodesouza4839 discordo pq o Nilton Santos pode até ser lendário, mas existe um lance na Copa do Mundo de 1958, no jogo contra a Áustria em que ele vai pela lateral, toca pro atacante, recebe a bola na área e desloca o goleiro fazendo o gol. Esse lance era algo inédito naquela época, até pq como vc disse os laterais eram mais zagueiros. Pode procurar o gol no RUclips. O Nilton Santos foi uma lenda viva.
Que maravilha perceber que esse sim, é um verdadeiro e eficiente treino! Nada de patéticos rachas, rodas de bobinhos e outras barbaridades dos treinos de hoje em dia. Ao invés desses absurdos, muitos chutes a gol, preparação física séria e outros fundamentos do futebol sendo executados. Ponto final. Falei.
@@omaiordetodosostempos?👏👏👏🤝⚽️⚽️⚽️👏👏show de bola Mano amo essas imagens antigas do futebol de todos ângulos que show sou fascinado por jogos de futebol antigos imagens assim nossa 1959 preto e Branco mais tem pouco de cores também tudo show treino os chutes de pênaltis ❤⚽️⚽️⚽️👏👏👏👏
dizem que garrincha jogou muito agora eu vi ele fazer embaixadinha todo duro.agora o didi era muito elegante com a bola no pe no entanto ççcera muito lento.desculpem a minha observação.
E jogava mesmo, não viu imagens dele jogando? Esculachava quem aparecesse na frente .Tem aos montes aqui no RUclips ..Embaixada serve basicamente para um aquecimento só,e o cara tava visivelmente desinteressado na filmagem, enquanto a fazia.Quanto ao Didi, você pode ter razão,mas o futebol era mais cadenciado e cerebral naquela época,então isso não era um problema pra ele. Obs:Não estou dizendo que o futebol daquela época era lento, porque não era.Os detratores dos craques do passado é que lançaram esse rótulo.
@@claudiocefas9337 mas hoje o garrincha nao faria nem 80 % dos dribles que ele fazia , seria desarmado em quase todos principalmente naquele que ele fica parado sem encostar na bola na frente do zagueiro
@@Gustavo-mt1hn amigo, me desculpe discordar, pq o Garrincha era marcado por mais de 3 defensores, inclusive os mesmos que marcavam ao Pelé, então não eram tão fáceis assim. Até pq na época do Pelé e do Garrincha os zagueiros ficavam na defesa. Quem sabe jogar é bom em qualquer época.
Esses jogadores das antigas eram os verdadeiros gênios da bola,os caras faziam miséria numa época sem tecnologia nenhuma era pura raça,a bola era horrível de capotão,as chuteiras eram um lixo e mesmo assim na pura genialidade conseguiam chutar essa bola.Hoje em dia as bolas,chuteiras e vestimentas são tudo da melhor qualidade e tem muito jogador que não sabe fazer porra nenhuma é uma vergonha
Em 19/03/63 jogando no pasto da VÁRZEA Belmiro onde estava ambientado e por esse motivo tinha sucesso nas edições das infames copas Libertadores daquela época, o Santos ganhou do Botafogo sem Garrincha, por 4x3, na primeira partida da final de uma edição da desprestigiada (vide público das partidas) Taça Brasil, nesse caso, a edição de 1962. Em 31/03/63, DOZE dias após, jogando a segunda partida no tapete do Maracanã, que estava lotado em um domingo, o Botafogo ganhou do Santos por 3x1, tendo marcado os 4 gols nessa partida, pois até o gol do Santos foi feito por Rildo contra, mostrando qual era o melhor time daquele campeonato e daquela época. Naturalmente, a mídia golpista e criadora do biônico Pelé, o craque fabricado por ela, tinha que conseguir esse título para o seu "rei", o garoto propaganda dos EUA, império que escolhera o futebol, um esporte de massa, para ser mais um instrumento de sua prática de influência e dominação popular no Brasil, que viria a se consolidar com o golpe militar e político de 1964. Voltando à partida, como cada um time ganhou um jogo, a regra ultrapassada daquele torneio, previa a disputa de mais um jogo e se houvesse empate no jogo e ainda no saldo de gols, a tal Taça seria conquistada na cara e coroa de uma moeda, isso mesmo! Pois bem, essa terceira partida ainda não tinha data. Os jogadores do Botafogo tiveram folga e naturalmente comemoraram. Os do Santos estavam no hotel e não tinham por que comemorar. Malandramente, a mídia esportiva brasileira, percebendo uma forma de conseguir vantagem para o inventado Santos, que até a primeira metade dos anos 50 era apenas um time desimportante, sem torcida e sem grandes rivalidades e por esses motivos fora escolhido para ser a incubadora do biônico "rei do futebol", resolveu antecipar a terceira decisão. Com isso, tivemos a seguir a concretização bem sucedida de mais um plano à moda inglesa, quando o terceiro jogo decisivo foi agendado, por influência principal da mídia esportiva, para a terça-feira seguinte, apenas DOIS dias após a segunda partida decisiva. Com os jogadores do Botafogo de ressaca, pela comemoração da partida do domingo e sem concentração, conseguiram fazer do Santos o campeão, quando ganhou fácil de um time sem pernas. No caso da decisão dessa edição da Taça Teresa Herrera que o Santos levou, aconteceu algo semelhante, aliás, no final dos anos 50 e por toda a década de 60, foram poucas as vezes que o Santos ganhou do Botafogo, vide a Futpédia. O Santos jogaria contra o Milan, que desistiu da competição. Por esse motivo, o Botafogo teve que atender às pressas o jogo contra o Santos, mesmo tendo jogado no dia anterior. Naturalmente, a coisa ficou fácil para o time das benesses, que levou a edição mais simples da Tereza Herrera, por ter disputado apenas um jogo e em clara vantagem física. Essa é verdadeira a história.
Verdade. Pura merda o que você escreve e escreveu. Os craques de ontem tinham mais talento e dedicação. Com as condições de hoje renderiam muito mais. Então reveja o comentário idiota que fez.
Os atletas nessa época tinham todos , as articulações e juntas , todas petrificadas . É difícil ver um jogador que era considerado um gênio nas quatro linhas , fazendo embaixadas totalmente duro e sem agilidade. Tudo bem que os tempos eram outros e a preparação física era praticamente brincadeira de agachar e saltitar , sem nenhum embasamento técnico e naquele tempo se corria menos do que hoje. Se pudesse haver uma contenda entre a geração dessa época e a da atualidade , veríamos estes craques com a língua no umbigo e seriam massacrados com todos os "elásticos" , canetas e pedaladas possíveis. É tosco , mais interessante ...!!!
Já começou errado.Nunca que fazer embaixadinha é sinônimo de jogar muito bem.Se fosse assim um monte de cara que pratica futebol freestyle iria jogar muita bola.Pelo contrário muitas das vezes.Tem cara que faz malabarismo fazendo embaixadinha, mas quando joga uma partida não consegue acertar quase nada no jogo.
Sensacional ver Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Manga nos áureos tempos, além do técnico João Saldanha.
Didi
Eu estava lá ainda garoto naquela época assistindo os jogos em que o Amarildo era conhecido como o possesso um jogador novo da divisão de base do Botafogo desbancando tudo naqueles tempos de ouro do fogão além de substituir Pelé na copa de sessenta e dois quando Pelé se machucou e não pode mais atuar na copa então o Amarildo fez o mesmo que o Pelé faria na copa já que ele era o reserva da copa
Realmente dá dor no coração. Saudade desse time maravilhoso.
Copa de 58 a maioria era do Botafogo.
Em 62 idem, mas o Garrincha resolveu acabar com o jogo e o Brasil sagrou se campeão no Chile.
Bicampeão.
Parabéns por nos mostrar essa relíquia!! Tem que respeitar!!!
Nao sou botafoguense mas gostei do que vi.Imagens sensacionais.
Emocionante!!! Botafogo sempre!!!
Vdd!!!
Época de ouro do fogão imbatível em finais difícil de esquecer aqueles áureos dias que só as pessoas mais antigas acompanharam muitos títulos conquistados
sou Flamenguista aproveitaram esse tempo? olha esse time Nilton santos,Didi,Garincha,Zagalo uma seleça aproveitaram muito esse tempo porque sabe quando o Botafogo vai voltar a ter un time desses.*Nunca mais* com os presidentes que o botafogo tem que o modo se gestão que o botafogo tem que vai ficar vendo o Flamengo dominar por um bom tempo
A história do futebol mundial 👏🏻
Parece um espetáculo de balé ! Que lindo💥🔥
SENSACIONAL cara! Parabéns pelas raridades que envia, sou Botafoguense e esse vídeo é de ir às lágrimas, nunca tinha visto imagens em cores deles no auge...tenho um canal mais ou menos parecido com o seu, só que do Botafogo, tomei a liberdade de baixar e colocar lá já que muitos botafoguenses seguem, com os devidos créditos, abrs!
Chutar nesse gramado, com essa bola e chuteiras era completamente diferente de hoje. Muito mais difícil. Hoje qualquer peteleco a bola pega velocidade, faz curva.
Simplesmente maravilhoso!
Esse vídeo é um verdadeiro tesouro.
O Botafogo é um clássico do futebol.
Sensacional!! Amazing material, obrigado por la historia do futbol
Maravilhoso
vídeo mais do que necessário, ainda mais nos tempos de hj. 99% dos amantes de futebol nacional não conhecem a história GIGANTE deste clube
Um deleite, ninho de craques!!!
Sensacional . Parabéns
Sou Fla, mas o vídeo é sensacional
Que lindo!!!!
Esse clube tem que ser respeitado
Sensacional!!
TOP DEMAIS ESSE VÍDEO PAEABENS
fantastico ver todas as lendas em cores!!!!!!
surpreendente!!!sem palavras!!!!
O fogão equipado com verdadeiros tanques de guerra em seus áureos dias alegria eterna pro jovens de hoje
Parabéns pelo.vídeo.
Só craques
Qta diferença na preparação fisica. daquele tempo, poliir chinelo, pedalinho. Agachamento, hj é tudo no aparelho e muita tecnologia. e futebol q é bom .. Nada!
Fala besteira não, olha o Garrincha mal fazia embaixadinha
@@Pyt-jx3jd, e desde quando embaixadinha ganha copa do mundo? Neymar domina vários fundamentos, mas nao resolveu nenhuma copa e não joga um futebol decente desde 2017.
O preparador físico era o Paulo Amaral.
O maior squadrão de todos os tempos!!!
Perfeito
Toda la minga le ponía Didí a esa bola qué crack de maestro
Carlos Eduardo Da Silva Cortat to aqui rindo a vera da habilidade desses caras😂😂😂😂 Honda é bem melhor
Fracos
Era um puta time, tudo bem, mas ganhou muito pouco. Sem levantar taça, nao dá para dizer que é o maior. É uma grande lenda, mas não o maior.
4:06 que chute foi esse do Didi? Kkkk A lendária folha seca.
Foi numa cobrança de falta assim o primeiro gol da história do Maracanã em 50, no amistoso entre seleção do Rio e de Sp (visitante que virou o jogo e ganhou por 2x1, algo até profético).
Vava jugó en Botafogo? Era la base de la selección del 58.
Vavá era jogador do Vasco.
Óbvio que a física do movimento dos jogadores era diferente de hoje. Principalmente por conta do preparamento e o contexto da época. Não sejamos anacrônicos 😉
Gostaria se possível de obter maiores informações sobre anacronismo e física dos movimentos diferente
Amarildo está vivo. E viu os 1x7.
Alguém saberia dizer quem está trocando bola de cabeça com o Amarildo?
Garrincha
Bola vermelha, pesada gramado ruim preparação física deficiente, mas jogavam muito mesmo assim
No Brasil só Botafogo, Santos, Palmeiras e Cruzeiro sao lendas. O resto sao grandes. Desculpem os outros mas os outros sao os outros e Só
Procure conhecer a história da dupla GRENAL antes de falar isso!
Corinthians , sao paulo , flamengo , vasco , gremio , inter , atletico mineiro jogam volei né ?
Muito Obrigado
Deve se na Suécia essas imagens do treino
2:28 Quem é esse? Ele era bom, tinha o domínio de bola melhor que do Garrincha.
O homem que veio a substituir Pelé na copa de 62. Amarildo, o possesso
Domínio de bola não é sinônimo de ser um craque com a bola em jogo. Já vi vários malabaristas da bola que em campo não rendiam. Agora o Amarildo tinha tanto domínio dentro e fora de campo, Nilton Santos e Didi tb. Quanto ao Garrincha, suas pernas tortas só eram decisivas com a bola rolando onde era inigualável.
Muito que falam do Nilton Santos é lenda , lateral era tipo um zagueiro e Nílton Santos era um ótimo zagueiro
@@clemilsonpedrodesouza4839 discordo pq o Nilton Santos pode até ser lendário, mas existe um lance na Copa do Mundo de 1958, no jogo contra a Áustria em que ele vai pela lateral, toca pro atacante, recebe a bola na área e desloca o goleiro fazendo o gol. Esse lance era algo inédito naquela época, até pq como vc disse os laterais eram mais zagueiros. Pode procurar o gol no RUclips. O Nilton Santos foi uma lenda viva.
Que maravilha perceber que esse sim, é um verdadeiro e eficiente treino! Nada de patéticos rachas, rodas de bobinhos e outras barbaridades dos treinos de hoje em dia.
Ao invés desses absurdos, muitos chutes a gol, preparação física séria e outros fundamentos do futebol sendo executados. Ponto final. Falei.
E vc acha que os jogadores hoje nao treinam chutes a gol ? E o bobinho sempre teve nos treinos
Este time faria 10 gols na seleção de 2014.
Kkkkkk
Parece a escola de educação física do exército na Urca! RJ
É na Europa, Suécia se não me engano
@@omaiordetodosostempos?👏👏👏🤝⚽️⚽️⚽️👏👏show de bola Mano amo essas imagens antigas do futebol de todos ângulos que show sou fascinado por jogos de futebol antigos imagens assim nossa 1959 preto e Branco mais tem pouco de cores também tudo show treino os chutes de pênaltis ❤⚽️⚽️⚽️👏👏👏👏
dizem que garrincha jogou muito agora eu vi ele fazer embaixadinha todo duro.agora o didi era muito elegante com a bola no pe no entanto ççcera muito lento.desculpem a minha observação.
E jogava mesmo, não viu imagens dele jogando? Esculachava quem aparecesse na frente .Tem aos montes aqui no RUclips ..Embaixada serve basicamente para um aquecimento só,e o cara tava visivelmente desinteressado na filmagem, enquanto a fazia.Quanto ao Didi, você pode ter razão,mas o futebol era mais cadenciado e cerebral naquela época,então isso não era um problema pra ele. Obs:Não estou dizendo que o futebol daquela época era lento, porque não era.Os detratores dos craques do passado é que lançaram esse rótulo.
O futebol que vc vê hoje é na televisão o olhe lá bobão.
O Garrincha não gostava de fazer embaixadas, o negócio dele era bola rolando, ele brincava dizendo que era coisa de circo.
@@claudiocefas9337 mas hoje o garrincha nao faria nem 80 % dos dribles que ele fazia , seria desarmado em quase todos principalmente naquele que ele fica parado sem encostar na bola na frente do zagueiro
@@Gustavo-mt1hn amigo, me desculpe discordar, pq o Garrincha era marcado por mais de 3 defensores, inclusive os mesmos que marcavam ao Pelé, então não eram tão fáceis assim. Até pq na época do Pelé e do Garrincha os zagueiros ficavam na defesa. Quem sabe jogar é bom em qualquer época.
3:59 qm e camisa 2 batendo bola no goleiro?
Didí.
Pegándole mucho tres dedos
Foi o didi que inventou a batida de 3 dedos
Didi chutando a bola
É impressão minha ou as chuteiras não tinham travas?
Era momento de treino...estavam de tênis...sem trava.
Esses jogadores das antigas eram os verdadeiros gênios da bola,os caras faziam miséria numa época sem tecnologia nenhuma era pura raça,a bola era horrível de capotão,as chuteiras eram um lixo e mesmo assim na pura genialidade conseguiam chutar essa bola.Hoje em dia as bolas,chuteiras e vestimentas são tudo da melhor qualidade e tem muito jogador que não sabe fazer porra nenhuma é uma vergonha
Tô vendo os acabados do vídeo mal sabendo fazer embaixadinhas
Sabe informar qual a música de fundo do vídeo?
Sensacional! Quem é o produtor ou diretor do vídeo...?
Difícil dizer. Isso foi gravado por europeus. Se o acervo fosse daqui, já teriam dado sumiço, igual fizeram com o 6x0.
Foi em qual país essa excursão?
Quarentinha!
a habilidade do amarildo e comparavel ao do maradona
Em 19/03/63 jogando no pasto da VÁRZEA Belmiro onde estava ambientado e por esse motivo tinha sucesso nas edições das infames copas Libertadores daquela época, o Santos ganhou do Botafogo sem Garrincha, por 4x3, na primeira partida da final de uma edição da desprestigiada (vide público das partidas) Taça Brasil, nesse caso, a edição de 1962. Em 31/03/63, DOZE dias após, jogando a segunda partida no tapete do Maracanã, que estava lotado em um domingo, o Botafogo ganhou do Santos por 3x1, tendo marcado os 4 gols nessa partida, pois até o gol do Santos foi feito por Rildo contra, mostrando qual era o melhor time daquele campeonato e daquela época. Naturalmente, a mídia golpista e criadora do biônico Pelé, o craque fabricado por ela, tinha que conseguir esse título para o seu "rei", o garoto propaganda dos EUA, império que escolhera o futebol, um esporte de massa, para ser mais um instrumento de sua prática de influência e dominação popular no Brasil, que viria a se consolidar com o golpe militar e político de 1964.
Voltando à partida, como cada um time ganhou um jogo, a regra ultrapassada daquele torneio, previa a disputa de mais um jogo e se houvesse empate no jogo e ainda no saldo de gols, a tal Taça seria conquistada na cara e coroa de uma moeda, isso mesmo! Pois bem, essa terceira partida ainda não tinha data. Os jogadores do Botafogo tiveram folga e naturalmente comemoraram. Os do Santos estavam no hotel e não tinham por que comemorar. Malandramente, a mídia esportiva brasileira, percebendo uma forma de conseguir vantagem para o inventado Santos, que até a primeira metade dos anos 50 era apenas um time desimportante, sem torcida e sem grandes rivalidades e por esses motivos fora escolhido para ser a incubadora do biônico "rei do futebol", resolveu antecipar a terceira decisão. Com isso, tivemos a seguir a concretização bem sucedida de mais um plano à moda inglesa, quando o terceiro jogo decisivo foi agendado, por influência principal da mídia esportiva, para a terça-feira seguinte, apenas DOIS dias após a segunda partida decisiva. Com os jogadores do Botafogo de ressaca, pela comemoração da partida do domingo e sem concentração, conseguiram fazer do Santos o campeão, quando ganhou fácil de um time sem pernas.
No caso da decisão dessa edição da Taça Teresa Herrera que o Santos levou, aconteceu algo semelhante, aliás, no final dos anos 50 e por toda a década de 60, foram poucas as vezes que o Santos ganhou do Botafogo, vide a Futpédia. O Santos jogaria contra o Milan, que desistiu da competição. Por esse motivo, o Botafogo teve que atender às pressas o jogo contra o Santos, mesmo tendo jogado no dia anterior. Naturalmente, a coisa ficou fácil para o time das benesses, que levou a edição mais simples da Tereza Herrera, por ter disputado apenas um jogo e em clara vantagem física. Essa é verdadeira a história.
E os 4 a 0 da libertadores alguns meses depois também foi arranjado?
4 a 3 foi no Pacaembu
Homens e craques, o oposto de hoje em dia que tem apenas moleques e pernas de pau.
time muito fraco. Não jogavam nada. Ah, se o fogão tivesse esse caras hoje, brilhariam muito mais diante dos medíocres que estão aí.
Nunca vi tanta merda falada em minha vida, são épocas diferentes
Verdade. Pura merda o que você escreve e escreveu. Os craques de ontem tinham mais talento e dedicação. Com as condições de hoje renderiam muito mais. Então reveja o comentário idiota que fez.
O gramado não ajuda.
Os atletas nessa época tinham todos , as articulações e juntas , todas petrificadas . É difícil ver um jogador que era considerado um gênio nas quatro linhas , fazendo embaixadas totalmente duro e sem agilidade. Tudo bem que os tempos eram outros e a preparação física era praticamente brincadeira de agachar e saltitar , sem nenhum embasamento técnico e naquele tempo se corria menos do que hoje. Se pudesse haver uma contenda entre a geração dessa época e a da atualidade , veríamos estes craques com a língua no umbigo e seriam massacrados com todos os "elásticos" , canetas e pedaladas possíveis. É tosco , mais interessante ...!!!
Discordo completamente do seu comentário só o exemplo de Garrincha mostra o tanto que você tá equivocado um abraço.
Já começou errado.Nunca que fazer embaixadinha é sinônimo de jogar muito bem.Se fosse assim um monte de cara que pratica futebol freestyle iria jogar muita bola.Pelo contrário muitas das vezes.Tem cara que faz malabarismo fazendo embaixadinha, mas quando joga uma partida não consegue acertar quase nada no jogo.
Haha. Quanta bobagem.
Antigamente era várzea, qualquer um virava jogador
Os caras mal sabiam fazer embaixadinha, domínio de bola horrível