@@isaurasilva3118 aceita que perdeu, porra. Vai procurar um vídeo que tem aí dos melhores momentos do Zidane na final. O cara simplesmente destruiu com o jogo inteiro. Antes do 1 gol, ele já tinha deixado o merda do GuiVarch 2x na cara do gol.
Nem a derrota em casa na copa de 50 contra o Uruguai e nem a derrota na copa de 98 contra a França irá supera a vergonha do 7 a 1 contra a Alemanha na copa de 2014 💔😔
Triste, mas é a verdade. O que me marcou nesse 7x1 não foi a derrota em si, mas a forma como ela aconteceu. Um time de incompetentes, do técnico ao último dos reservas. Seleção brasileira pra mim acabou.
O Brasil não "caiu" no grupo A, na realidade a regra antiga era que o campeão da edição anterior ficava no grupo A da copa e fazia o jogo de abertura da mesma, ou seja, já sabia-se desde o título de 1994 que o Brasil ficaria no grupo A e faria a abertura da Copa, em 2006 essa regra mudaria e a seleção anfitriã faria a abertura.
Só fazendo uma errata do que eu escrevi, a última campeã não necessariamente ficava no grupo A, mas de fato era a seleção que abria o torneio. Em 1994 a Alemanha fica no grupo C mas mesmo assim faz o jogo de abertura da Copa.
Além disso o campeão mundial não precisava disputar as eliminatórias pra copa seguinte..Isso acabou 2006 eu acho pq o Brasil ganhou a de 2002 mas teve que disputar as eliminatórias pra copa na Alemanha. Coisa que, como vc citou, não aconteceu pra copa de 98, pq o Brasil como campeão de 94, já estava classificado.
O Gol de Ouro foi muito bem extinto. As equipes não tinham frieza para arriscar um ataque temendo sofrer um contra-golpe. "Ah, mas o Brasil venceria a Croácia no Qatar"... não venceu por não ter frieza em momentos de altíssima dificuldade em jogos decisivos. Por isso que (quase) todos os jogos da seleção brasileira que vão pra prorrogação, acaba indo também pra disputa de pênaltis.
Gol de ouro, gol fora...qualquer coisa que inventam para acabar ou dificultar uma disputa de jogo por pênaltis, deveria ser bem vista pelos os que amam o futebol. Ganhar título por disputa de penalidade, não é a melhor opção porque as vezes não condiz com a realidade dos times/seleções. Há times que entram e se retrancam só com esse objetivo, deixando o jogo retrancado e sem graça.
Tinha 6 anos em 98 e minha memória afetiva pulsa naquele jogo surreal contra a Holanda e destrói lembrando daquele derrota pra França. Lembro até hoje a chuva, o frio e ás lágrimas pela derrota.. 😥
Se procurar todas as entrevistas já feitas sobre a "convulsão" do Ronaldo e juntar as peças, a melhor teoria é a de que o Ronaldo teve reação aos remédios devido as infiltrações que fazia no joelho para aliviar a fortes dores que já sentia alguns meses antes da copa e já prenunciava os problemas que ele teria no futuro. Olhando os jogos de 98 hoje, consideramos que o Ronaldo teve ótima atuação na Copa de 98, mas que assistiu na época se lembra como a imprensa bateu pesado nas atuações "mornas" do Ronaldo, pois todo o mundo tinha grande expectativa devido as suas exuberantes atuações no ano anterior.
Mas foi realmente isso que ocorreu. Eu conheço a carreira dele a fundo e realmente, logo após da final contra a Lazio ele começou a jogar sobre infiltração no joelho pois chegando na copa de 98 ele já tava com muitas dores no joelho! Jogou a copa inteira recebendo infiltração no joelho e isso além de ir se auto destruindo aos poucos, ele ainda corria riscos de convulsão pois esse remédio da infiltração em altas doses tinha altas chances de dar convulsão. Tanto é que não era nem pra ele participar da semi contra Holanda. Se você ver após cada lance que ele caia no chão ele sentia uma dor insuportável no joelho direito. Já tava falhando! O que culminou um ano após no rompimento dos ligamentos. Tanto que após a copa ele quase nem jogou a temporada de 98/99 por dores insuportáveis e tendinite no joelho. Já tava insustentável.
Se a cortisona usada na infiltração no joelho for para a corrente sanguínea pode causar uma convulsão. Observe-se que NÃO foram feitos exames toxicológicos apesar da suspeita de ter havido envenenamento.
De tudo que já vi sobre isso, pra mim também é a versão mais racional de todas. E o fato de que o Lídio Toledo seria responsabilizado por isso explica muito bem o fato dele ter jogado tudo nas costas do Ronaldo com essa história de "estresse"
Eu tava esperando o vídeo sobre a Copa de 98, pois foi a primeira que eu vivenciei de fato na minha vida. Tinha 6 anos naquele tempo. Bate uma nostalgia só de lembrar da ampla cobertura televisiva, das propagandas, das ruas com bandeirolas verde amarelas, das pinturas da bola, da bandeira nacional, da taça e do Footix nos muros e no asfalto das ruas. Lembro do dia de um jogo que tinha vários ônibus coletivos e de fretamento parados na frente de casa porque os motoras se reuniram em algum lugar próximo pra ver o Brasil jogar. Foi um tempo maravilhoso que só não foi melhor porque fomos amassados pelos franceses na final. Lembro dos jogadores deixando o estádio aos prantos após o recebimento das medalhas de vice. Aquilo me doeu muito como torcedor mirim, mas na Copa seguinte o Brasil felizmente seria agraciado com o merecido Penta. Quanto ao lance do Júnior Baiano realmente foi pênalti graças à câmera marota da Suécia.
Tudo o que ocorreu no dia da final é o que se conhece. Mas seria legal rever todo o torneio. O Brasil tinha problemas na defesa, meio campo e ataque. Foi bem na semifinal, o que deu esperança do time ter se encontrado. Mas jogou muito mal a final, sendo considerado na época a vitoria mais vergonhosa da Seleção. O caso do ataque epiletico do Ronaldo encobriu uma seleção cheia de problemas e muito dependente de Ronaldo, com quase 22 anos.
Sempre que debato esse assunto eu falo isso. Hoje em dia romantizam esse time como se fosse invencível. O Brasil tinha grandes nomes e era fortíssimo sim, mas não era essa Coca Cola toda em diversos aspectos. Dependia de chegadas pelas laterais, e o esquema francês aniquilou as subidas dos nossos laterais ao ataque. Dependia de Ronaldo e Rivaldo, e na final um dos dois estava incapacitado. E a defesa tomou gols estúpidos a Copa toda; destaque para as besteiras acrobáticas do Roberto e para o Júnior Baiano. A França não tinha um time tão vistoso, mas era muito mais consistente, os números deixam isso claro. Só nesse jogo levamos mais gols do que eles levaram nos 7 jogos somados. Até o Chile, que foi pra segunda fase sem vencer nenhum jogo, furou a defesa brasileira.. a gente só não sofreu gol de Marrocos. Eles sabiam explorar as fragilidades adversárias e serem eficientes, e o nosso time dependia da técnica dos craques.
Tbm penso assim, aquele time era chutão para Ronaldo se virar só que ele era tão bom que se virava mesmo, e a frança fez uma tática muito boa contra isso, para ganhar todas as sobras do Brasil.
Exato. Do jeito que o pessoal fala, parece até que o Brasil passeou em todas as partidas anteriores. Pessoal esquece que só ganharam da Escócia graças a um gol contra, que perderam pra Noruega, e que ganharam no sufoco de Dinamarca e Holanda (graças principalmente ao Ronaldo, já que a defesa tomou gol a varrer).
Na minha opinião, foi a Copa com o melhor nível técnico que já vi. Também pudera, só jogadores de altíssimo gabarito estavam na França: Ronaldo, Rivaldo, Bergkamp, Kluivert, Van Der Sar, Gamarra, Suker, Zidane, Batistuta, Beckham... E olha que faltaram alguns, como Djalminha, Juninho Paulista, Romário, Petkovic (sim, aquele que jogou no Vitória e no Flamengo, pois poderia ter atuado pela Iugoslávia), entre outros. E o mais impressionante é que não havia NENHUM repórter brasileiro de rádio ou de televisão para cobrir a saída do ônibus da concentração da seleção brasileira rumo ao Stade de France naquela final. Os brasileiros ficaram sabendo do "problema" com o Ronaldo apenas uma hora antes da partida começar. Por que a Globo, que até hoje é tão ligada à Seleção, não mandou um de seus repórteres para a porta da concentração naquela tarde, pelo menos no momento da saída do ônibus? Com certeza, seria um tremendo furo de reportagem!
@@DanilloAN muito bem lembrado!!! Todos os craques daquele Mundial estavam bem fardados. Aquela Copa representou o ápice da elegância nos uniformes de futebol.
Nunca mais me empolguei com uma Copa tanto quanto foi em 1998. Os times eram incríveis. Brasil X Holanda até hoje é a partida de futebol mais emocionante que eu já vi.
Cara, teu canal é muito bom e tem uma pegada que lembra muito o Nogy do Canal 90, que é um dos monstros do You Tube e eu sou muito fã. Achei teu canal meio que por acaso e gostei muito. Fica aqui o meu abraço e está no caminho certo para ser dos top da internet. Parabéns!
Foi 3x0, mas podia ter sido 6x0. A frança perdeu três gols, com bola dominada no pé direito do atacante. A seleção foi muito apática na final. O baque do Ronaldo afetou muito o time. O meio campo da seleção deixava passar tudo. Nem parecia aquele time que tinha jogado tão bem contra a Holanda na semifinal.
Gostava de ver os jogos da Iugoslávia, mesmo a Sérvia sendo a sucessora direta , a Croacia de longe é a que mais lembra a Iugoslávia e que de fato continuou o legado, mesmo a Iugoslávia não tendo chego em nenhuma final, foi uma forte seleção!
Conheço vc através do Canal Vila do Chaves. Seu jeito de contar as histórias é tão descontraído que o tempo passa e nem dá pra perceber, assim como no outro canal. Parabéns!
Eu recebi esse email do "enojado" na época e acreditei! Hoje, desconfio até da minha própria sombra. Outra curiosidade dessa Copa 98 que lembro é todos os jogadores romenos descolorirem os cabelos... não lembro o motivo daquilo.
Os jogadores da Romênia apareceram loiros na terceira rodada, quando a seleção já estava classificada pras oitavas. Provavelmente foi alguma comemoração relacionada à classificação antecipada.
Os jogadores da Romênia apostaram com o treinador q se eles se classificassem apenas com 2 jogos eles pintavam o cabelo de loiro e o treinador teria q cortar o cabelo, eles conseguiram e o treinador uso chapeu no 3 jogo da fase de grupos e nas oitavas pra esconder o cabelo cortado
Não acho que o Brasil fez uma grande copa. Perdeu para Noruega. Ganhou no sufoco da Escócia. O único jogo que jogou bem mesmo foi contra a Holanda na semi. Muitas coisas estranhas. O Giovanni em grande fase não foi aproveitado para entrar o Leonardo, que era lateral, improvisado no meio campo. O corte do Romário foi muito esquisito também.
Fora o clima de oba oba de sempre. Tudo errado nesta copa, como de costume. Triste é que tinhamos a melhor geração de todos os tempos. Na época nós tinhamos jogadores suficientes para montar umas 4 seleções titulares.
@@byheltertorreszz8502 Sim. Ou só faltava um técnico que mandasse dar uns carrinhos na hora certa. Brasil sempre acha que vai ganhar no puro brilho da habilidade. Ridículos.
Existe uma corrente que alega que essa convulsão do Ronaldo foi provocada pela utilização de anestésico local no joelho do atleta, que sofria com dores frequentes nesta articulação. O médico da seleção não teria evitado a injeção de anestésico local dentro dos vasos sanguíneos, e isso ocorrendo de forma rápida e em altas doses pode desencadear convulsões, como sintoma de toxicidade destas drogas sobre o sistema nervoso central. O tratamento usual de convulsões, nesse contexto específico e também de forma geral, é feito com benzodiazepinicos, que são drogas com efeito sedativo. Isso poderia ajudar a explicar a péssima atuação do fenômeno, que estava SEDADO dentro de campo. Algo interessante a ser ponderado é que nenhum médico com um mínimo de bom senso teria liberado o jogador para ir a campo sem que ele tivesse certeza da causa da convulsão e que ela não iria se repetir. Seria uma tremenda irresponsabilidade liberar um jogador para uma final de Copa do Mundo televisionada por talvez bilhões de pessoas, com risco do jogador convulsionar em campo. Acabaria a carreira do médico da seleção ali. Sob este prisma, essa teoria faz sentido, já que a causa da convulsão foi removida, e com os exames médicos normais, Ronaldo teria condições de jogar sem o risco de uma nova convulsão. Porque acobertar a história então? Para não arruinar a carreira do médico da seleção, pois o erro foi dele em evitar que o anestésico caísse na corrente sanguínea. Na minha opinião, é mais fácil acreditar nisso do que acreditar que o Ronaldo convulsionou por "estresse". Estresse é um facilitador de convulsão? Sim, mas principalmente em uma pessoa com epilepsia, que não é o caso do Ronaldo. Milhares de atletas profissionais de alto rendimento são submetidos a altíssimas cargas de estresse emocional em grandes decisões o tempo inteiro. Quantos relatos similares nós conseguimos encontrar? Fica a reflexão.
Eu li até um comentário gringo dizendo que poderia ter sido voo doo (não sei como escreve) pra quem acredita em coisas espirituais. Mas a sua explicação é infinitamente mais coerente e realista.
Ótima teoria. Inclusive isso do Ronaldo estar meio sedado em campo é bem visível. Fico pensando que não adiantava nada deixar ele em campo só para colocar medo nos adversários, era muito mais razoável apostar no Edmundo entrando com fome de bola na final, ia dar um apavoro geral e a final teria um outro desenho.
Na época era muito normal essa adiantada do goleiro, tem uma disputa de Penaltis entre Palmeiras-Flamengo na Copa dos Campeões de 2000 que o Julio Cesar chega quase na pequena area.
Estava ansioso pra esse video, pois a copa de 1998... mesmo com esse balde de agua fria na final, o plantel era um dos melhores que já teve, isso porque estavam sem o Romario, que foi cortado por conta de um estiramento na Panturrilha
Essa final foi esquisita de mais , me faz lembrar de treze vs Vilanova só não me lembro o ano , quando o treze goleou o Villanova e para garantir o ascesso a série B , so q no jogo de volta o treze tomou uma sapecada estranha q todos falam q o time se vendeu.
Lembro Até Hoje Das Ruas Pintadas, Das Bandeiras que eles davam, Dos Bonecos De Plástico Do Ronaldinho, Do Romário que Vinha a Bola e a Taça também os da Coca-Cola Me Desde Do Começo Da Transmissão, Ainda No Domingão Do Faustão. Não Sei Mais essa Copa é Mais Lembrada Do Que a De 2002 e Para Mim A Copa Do Mundo até 2006 era mais Legal
@@wsrockyA França já percebeu desde 1998 para cá que contra o Brasil " a melhor defesa é o ataque" jogam bem ofensivos contra o Brssil, então o Brasil tem de ter muita calma ao jogar contra eles ,eles sabem que Brasil gosta de jogar atacando então procuram tirar oi ficar com a posse da bola para desconcentrar o Brasil, é uma " seleção chata" dê-se jogar contra a França é o que na gíria brasileira se diz para isso "são marrentos" estão sempre aceso no jogo com eles pra ganhar deles tem que jogar muito atento e não pode desperdiçar as chances de gol quando surgem.
Brasil iria levar Bazucada da França do mesmo jeito... A gente levou da Noruega, que não tinha um grande time na época e penamos para ganhar da Holanda, essa sim um ótimo time. A França tinha todo o apoio da torcida e um grande time, talvez a gente tivesse dado mais trabalho mas provavelmente iríamos levar um couro do mesmo jeito... Quanto ao nível técnico, essa Copa foi incrível, só comparar com a Copa de 94, jogos com toques dinâmicos, rápidos, jogadas incríveis. A Copa de 94 era uma várzea total...
Concordo com vc, mas temos que levar em consideração que aqueles jogos da Copa 94 realizados no meio dia enfrentando calor de quase 40 graus também não ajudavam muito. Principalmente para os jogadores que jogavam na Europa e tinham acabado de jogar uma temporada da Champions League e campeonatos nacionais.
To fazendo uma copa com 48 no videogame. Aqui estão resultados das oitavas: Argentina 4x1 Bélgica, França 5x2 Alemanha, Brasil 3x1 Cabo Verde, México 1x3 Japão, Holanda 1x0 EUA, Canadá 0x0 Argélia (Argélia nos pênaltis 4x5) e Chile 0x0 Austrália (Chile 4x2 nos pênaltis)
Não lembro aonde ouvi (ou li) uma reportagem sobre essa convulsão do Ronaldo, mas se não me engano, o médico deu para ele algum gel para dor e um dos efeitos colaterais era a convulsão. Um efeito colateral bem incomum mas estava escrito na bula, e para que a culpa não caísse em cima do médico, nada específico foi falado.
Se não me engano, foi xilocaína. Que aplicaram no músculo de Ronaldo para evitar dores. Caso a Xilocaína infiltre na corrente sanguínea provoca convulsão . Mas a questão não é essa.. e sim: - quem garante que Ronaldo não foi sabotado, para não jogar a final? A final o médico Lídio Toledo é renomado, sabia muito bem o que estava aplicando. Fica a dica
Год назад+7
O próprio Arnaldo se retratou do q disse no jogo e admitiu q foi pênalti
São tantas as histórias dessa final, que eu já perdi a conta. Porém eu carrego na memória o Edmundo p..utaço da vida com a lerdeza de alguns dos jogadores quando o Brasil já estava perdendo. Era como se o time já tivesse desistido antes do término.
Não curto teorias da conspiração, mas esse jogo nunca engoli, vários jogadores pra baixo, um olhar estranho perdido de alguns atletas.. será que o que ocorreu com o Ronaldo realmente foi suficiente pra essa queda de rendimentos de alguns atletas? Fico me perguntando.. não sinto que temos as respostas para o que realmente aconteceu nesse dia.
Edmundo tava puto porque não é todo jogador que se vende. O time tem 11, mas se 3 tiver comprado, já era. Nitidamente comprado estava Roberto Carlos. Já o Ronaldo deve ter tomado algum chá. Tanto que isso nunca mais aconteceu com ele em outras ocasiões, tendo vencido em 2002.
@@saulooliveira892 A entrevista com o médico da seleção foi reveladora. Ele disse "quem não treme diante da marselhesa?" Se referindo ao hino nacional francês.
Ótimo vídeo, nessa época a copa do mundo ainda era uma grande festa, onde o Brasil parava para assistir os jogos, enfeitava e pintava ruas. Eu tenho esse mascote do galo até hj aqui no hack no meu quarto kkk A França venceu pq era a melhor seleção.
*Essa foi a Copa do Mundo mais emocionante que eu assisti, infelizmente o Brasil perdeu a final....* *A semifinal Brasil x Holanda foi o jogo mais épico que eu assisti até os dias atuais.....*
Esse jogo Brasil x Noruega ficou marcado pela morte do cantor Leandro, irmão do Leonardo, ele morreu no mesmo dia do jogo, um dia bem triste e o Brasil ainda perdeu.
Uruguay foi o primeiro campeao do mundo no futebol e primeiro campeao do mundo no seculo 20. França foi o ultimo campeao do mundo do seculo 20 en 1998. Brasil foi o primeiro campeao do mundo no seculo 21 en 2002. Coisas que fica marcando no tempo e na historia do futebol depois de 22 campeaonatos mundials de futebol masculino. So teve 8 copas do mundo de mulheres mais esta crecendo a divisao da mulheres.
Tô vendo que quando chegar na de 2014 ele vai ter que fazer 2 episódios especiais, um para a final, como sempre, mas outro para a semifinal do Mineiraço!
Independente do que houve com o Brasil, antes da copa e na véspera da final, e de quem convocasse, a Franca ganharia a copa, foi a melhor seleção daqiele período 1998/2001, tanto que após a copa de 98 ganhou a Euro em 2000 e a confederações em 2001. Menos mal que o Brasil se reabilitaria na copa seguinte e ganharia o penta em 2002.
Nunca fiquei com tanta raiva da seleção brasileira como no jogo contra a Noruega. Se os noruegueses não vencessem, o Marrocos, de futebol mais vistoso (lembram do meio campista Hadji?), se classificaria! 😢
Essa foi a copa do mundo mais estranha que eu já vi, primeiro o pênalti mais bizarro do mundo e depois durante o jogo os cara fala que o Ronaldo tava com dor de estômago, o Carlos tava lá no meio da área na bola aérea, ninguém pulou na bola no escanteio, não era um Brasil ofensivo era um Brasil sem vontade de jogo
Oq aconteceu nessa copa foi tipo 2014, era candidato ao título jogando muito bem a maioria dos jogos, mas por causa de problemas de saúde do craque da seleção fez com q o time morresse
Era candidato ao título pq era o país sede e era o "Brasil" neh? Pq tirando o Neymar da seleção, era um atlético mineiro de amarelo (não desmerecendo o Atlético e sim a seleção que deveria ser mais forte)
Ponta esquerda= Neymar Meia armador= Neymar Segundo atacante= Neymar Meia atacante= Neymar Melhor criador de jogadas= Neymar Quem chutava mais no gol kkkkk Neymar kkk Tava na cara que era tirar ele do time que a seleção ia cair de produção e ritmo
E pensar que na eliminatória o Brasil tinha dificuldade com Luxemburgo e o auxiliar Candinho foi técnico em um único jogo contra a Venezuela e não quis convocar ninguém do exterior, fez um time com Rogério Ceni, a zaga e volância quase toda do Palmeiras e Corinthians, a meia e o ataque do Vasco na época com os 2 Juninhos o Romário e Euller. 6 X 0 com 4 de Romário.
Sobre o pênalti de Jr. Baiano no jogo contra a Noruega, fico com a segunda imagem. Foi pênalti e o árbitro acertou. Aliás, triste coincidência. No dia 23 de junho, além da derrota para a Noruega, o Brasil lamentava a perda do cantor Leandro, da dupla com Leonardo, vítima de c/ c3r.
França x Brasil seria um jogo muito disputado em situação normal (sem a convulsão de Ronaldo). Seria um jogo com, no máximo, um gol de diferença para o time vencedor. Esse problema extracampo atrapalhou o ânimo dos jogadores e a seleção brasileira foi atropelada.
O Brasil de 1998 tinha um elenco com os melhores jogadores do mundo: Ronaldo, Rivaldo, Cafú e Roberto Carlos eram peças que qualquer técnico do mundo gostaria de ter no seu time. Ronaldo e Rivaldo eram duramente criticados por exibirem um futebol muito melhor nos seus clubes do que pela seleção brasileira. Isso é explicado facilmente pelo fato do Brasil, desde aqueles tempos, ter técnicos abaixo do padrão dos melhores técnicos europeus. Se for comparar com o trabalho da nata do futebol europeu no quesito treinamento, essa diferença aumentou EXPONENCIALMENTE nos últimos 15 anos. O caminho do Brasil até a final foi marcado por confrontos contra seleções defensivamente mais frágeis do que as seleções que a França enfrentou no seu caminho. No primeiro jogo, contra a Escócia, que nunca passou da primeira fase em todas as copas que disputou, o Brasil escalou: Taffarel; Cafú, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio, Dunga, Giovanni e Rivaldo; Bebeto e Ronaldo. O primeiro tempo terminou empatado em 1-1 com 1 gol de bola parada num escanteio cobrado por Bebeto e finalizado de cabeça por César Sampaio. O gol de empate escocês veio no final do primeiro tempo num pênalti cobrado por John Colins. No final do primeiro tempo Giovanni é substituído por Leonardo. Enfim era detectado um problema na composição do setor mais importante de um time de futebol: o meio de campo. Meio de campo esse que foi a chave para a falta de sucesso na estrutura defensiva da seleção brasileira de 1998. Rivaldo foi mal escalado para função que Zagallo queria. Rivaldo, no Barcelona, era escalado como ponteiro esquerdo (atacante por tanto). Rivaldo sempre foi, genuinamente falando, muito mais um ATACANTE do que um meia articulador. E escala-lo na meia esquerda enfraqueceu a seleção defensivamente naquele lado do campo. Com Leonardo atuando na meia direita, o time tinha um meia genuíno na direita e um atacante (Rivaldo) improvisado de meia esquerda. E assim a seleção seguiu e os desajustes culminaram num acúmulo de gols sofridos que já seria preocupante para qualquer entendedor sério de futebol que estava torcendo pelo Brasil naquela Copa. 2-1 Contra a Escócia: O time precisou de um GOL CONTRA pra escapar de um empate em 1-1 na estréia que causaria um resultado de SEGUNDO LUGAR NO GRUPO A. 3-0 Contra o Marrocos: Os marroquinos estavam muito mais encantados por estarem enfrentando Ronaldo do que focados em vencer o Brasil. Tanto é que até pediram autógrafos no final do jogo. 1-2 Noruega: primeiro sinal da fragilidade defensiva que a seleção brasileira tinha. Bastou enfrentar uma seleção mais organizada táticamente e mesmo com jogadores técnicamente abaixo da média da seleção brasileira, que a primeira derrota veio. Em 3 jogos, o Brasil já acumulava 3 gols sofridos (média de 1 gol sofrido por jogo). 4-1 Chile: Chile.. com uma defesa extremamente frágil. E com um ataque perigoso conseguiu marcar um gol na defesa verde e amarela.. 4 gols sofridos em 4 jogos... média de 1 gol por jogo maninha-se) 3-2 Dinamarca: A Dinamarca foi a segunda colocada do grupo C, grupo que tinha a França. Mesmo sem ZIDANE (suspenso por ter tomado um cartão vermelho contra a Arábia Saudita) a França venceu por 2-1.. sendo que o gol sofrido foi de pênalti. Já o Brasil sofreu 2 gols.. sendo um numa cobrança rápida de falta dos dinamarqueses logo no início do jogo e outro numa falha grotesca de Roberto Carlos. O telento de Ronaldo e Rivaldo, e a experiência e talento de Bebeto salvaram o Brasil.. que ainda teve uma bola no travessão de Taffarel no final do jogo.. o que levaria o jogo para a prorrogação. AH!!! 6 gols sofridos em 5 jogos... a média de gols sofridos por jogo já era de 1,2 por jogo. 1-1 Holanda (4-2 penaltis): a Holanda tinha um elenco com nomes de destaque: Bergkamp, Kluivert, Davids, Van Der Sar... Mas, a campanha da Holanda foi bem sofrida: dois empates na primeira fase (Bélgica e México) e 1 vitória contra a frágil Coréia do Sul por 5-0. Contra a Iugoslávia.. gol nos acréscimos no final do jogo com um chute de fora da área de Davids.. Além disso, teve um pênalti desperdiçado por Pedrag Mijatovic o que poderia levar o placar para 2-2 e uma ida para a prorrogação com GOLDEN GOAL. Contra a Argentina, mais uma vez o jogo decidido no final do jogo.. no último lance... com aquele golaço do Bergkamp. E contra o Brasil.. um merecido empate pois as duas seleções, de fato, não vieram sobrando durante a Copa... Nos pênaltis, Taffarel se sobressaiu. Ah! Mais um gol sofrido.. total de 7 gols em 6 jogos (1.16 gols sofridos por jogo) 0-3 França: a convulsão de Ronaldo serviu de cortina de fumaça para esconder o mal trabalho realizado por Zagallo e Zico... Perderam para uma seleção que enfrentou adversários com sistemas defensivos bem melhores do que aqueles enfrentados pela seleção brasileira, sendo que em um dos confrontos, a França encarou a fortíssima defesa paraguaia sem ZIDANE! E, mesmo com o retorno do craque francês.. o próximo adversário foi nada mais nada menos que a Itália nas quartas, com Maldini, Nesta, Bergomi formando um poderoso paredão defensivo. Na sequência a França encarou a telentosa Croácia de Suker e Boban.. Zidane não foi bem.. e Thuram salvou a França após falha individual no primeiro gol da Croácia, quando o lateral francês não saiu junto com o restante da linha defensiva, deixando o centro avante Suker em condição legal para marcar o primeiro gol da partida. Contra a Holanda, vitória croata por 2-1 na decisão do terceiro lugar. A Croácia fez o que o Brasil não conseguiu na semi, vencer a Holanda no tempo normal. Provando que o lado da França estava mais forte que o lado do Brasil no caminho até a final.. e os 3-0 deixaram isso muito claro. Tá explicada a derrota do Brasil e ponto final.
O Brasil tomou dois gols de cobrança de escanteio, q é a "melhor forma" de se tomar um gol, ou melhor, gols do adversário! O jogador faz a cobrança, os zagueiros ficam todos parados , aí vêm o atacante e toca para o gol! Se a história da convulsão do Ronaldo realmente fosse verdadeira, quando houve a trombada do mesmo com o goleiro da França, q ele caiu no chão e ficou parado, os onze jogadores do Brasil e mais todos os reservas e mais toda a comissão técnica, teria corrido e feito uma rodinha ao redor dele, dentro do campo, em questão de segundos!
@@scraptrap_YT Somente um ou outro jogador do Brasil, na verdade dois, e depois um terceiro, se aproximaram para ver como é q ele estava! Exatamente o oposto aconteceria se a história da convulsão fosse verdadeira!
O fato do Ronaldo ter sofrido uma convulsão assim do nada é um pouco estranho. Mas o que me deixa mais invocada é que depois dessa "convulsão" ele nunca mais teve outra na vida! E se aquela foi por causa de estresse, então ele nunca mais se estressou com nada.
Belo vídeo Só completando, quando mencionou que a Itália é azarada nos pênaltis Na cobrança de Roberto Baggio torcida começou a vaiar. Pois a última copa ele errou e fomos Tetra! Desta fez ( agora reserva e com a camisa 20 e não 10) ele acertou e mandou a torcida se calar usando o dedo fechando a boca 🤫
Na época, esse e-mail circulou basicamente como "O Brasil vendeu o penta pra comprar a Copa de 2006!" Quanto a convulsão do Ronaldo, a história até hoje é confusa. Só sei que foi loucura ter colocado em campo um jogador que sofreu um problema desse tipo no mesmo dia...
GALERA ...sejamos honestos , eu tb por muitos anos achei q a França tinha comprado aquela final , mas já , passando se muitos anos foi comprovado q n. Perdemos , esse problema da dúvida com o Ronaldo aliado ao nosso defeito de não termos cabeça fria para reverter resultados ,ainda mais 2 gols de diferença , decretaram a nossa derrota e mérito da França. Mas foi uma copa incrível , temos de aprender a se orgulhar disso também. Houve entrega do time , o Romário , uma pena n ter ido , mas ele provocou , e é compreensível n ter sido convocado. Lembro com alegria essa época , França deu um espetáculo de copa , o jogo n lembro se era fifa,winning eleven da copa foi marcante também , aquela trilha sonora ... Bons tempos q saudade
Na boa... Com todo respeito aos jogadores brasileiros e suas famílias. A França teve sorte de campeã. Desde aquele jogo contra o Paraguai. Ali foi ataque contra defesa, o Gamarra machucado segurando dois atacantes da França. O Ayala, muito raçudo. E aí, na prorrogação, numa jogada simples, a França faz o golden gol. Na semi-final, o cara mais gente fina do time mete dois golaços. O destino mandou esse mau súbito pro Ronaldo, pra França fazer o básico e erguer a Taça. Isso só ocorrerá novamente, daqui 60 anos.
Eu te acompanho desde a "Vila do Chaves" destrinche a final da Libertadores de 2008 entre Fluminense x Ldu, onde o árbitro argentino Hector Baldassi operou o Fluminense após ter eliminado o Boca Juniors da Argentina (time dele).
*Na verdade falam que venderam a copa porque na época tinham vários jogadores bons e de qualidade que poderiam ter sido convocados e isso se repete até hoje nas convocações e a seleção brasileira sempre sendo prejudicada em copas.*
Eu tinha 14 anos de idade e mesmo a seleção brasileira perdendo eu fui beber cerveja. Minha mãe tinha comprado 2 caixas de cervejas e fez pipoca...kkkk😊
Brasil podia ter sido campeao do mundo en 1998 se o Romario nao teria sido cortado por Zagallo. O time do Brasil 1997 estava perfeito para vencer en 1998 mais sem Romario no maximo Brasil fico vicecampeao do mundo. Con sorte Brasil venceu o Penta en 2002 con o Ronaldo voltando para cima como melhor jogador do mundo.
O que aconteceu é que a Seleção Brasileira entregou o resultado. O Ronaldo disse que queria jogar e será que durante o primeiro tempo o Zagallo viu que ele não tinha condições? Mesmo assim, ele voltou para o segundo tempo. O Brasil entregou aquela partida. Foi isso!
Sensacional! Eu não sabia desse ocorrido antes do jogo que você citou com o Galvão comentando sobre a escalação da seleção brasileira antes da partida. Eu estava servindo como Missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e não vi o jogo neste dia.
Pra mim, a melhor copa do mundo da história, vários jogaços, gols, craques, timaços, uma bela atmosfera e um bom nivel técnico.
E uma amarelada na final a copa foi vendida por alguns jogadores do brasil
Holanda x Argentina e Brasil x Holanda foram partidas incríveis
Então! Como não lembrar da batalha de Montpelier entre Argentina e Inglaterra! Que jogão!
@@isaurasilva3118 classico brasileiro q não aceita q perdeu a copa
@@isaurasilva3118 aceita que perdeu, porra. Vai procurar um vídeo que tem aí dos melhores momentos do Zidane na final. O cara simplesmente destruiu com o jogo inteiro. Antes do 1 gol, ele já tinha deixado o merda do GuiVarch 2x na cara do gol.
Nem a derrota em casa na copa de 50 contra o Uruguai e nem a derrota na copa de 98 contra a França irá supera a vergonha do 7 a 1 contra a Alemanha na copa de 2014 💔😔
Eu tava la e vi de perto mia namorada n quis trepa pq tava c raiva da selessaum valeu Felipaoo empata foda do carai !
A maior seleção do mundo recebeu a maior humilhação. A única forma de ser pior seria se o 7-1 fosse na final contra a Argentina kkkkkkk
@@henryyy7287alemanha >>>>>> Argentina
Tanto q ela é o pai da Argentina
Foi pênalti
Triste, mas é a verdade. O que me marcou nesse 7x1 não foi a derrota em si, mas a forma como ela aconteceu. Um time de incompetentes, do técnico ao último dos reservas. Seleção brasileira pra mim acabou.
O Brasil não "caiu" no grupo A, na realidade a regra antiga era que o campeão da edição anterior ficava no grupo A da copa e fazia o jogo de abertura da mesma, ou seja, já sabia-se desde o título de 1994 que o Brasil ficaria no grupo A e faria a abertura da Copa, em 2006 essa regra mudaria e a seleção anfitriã faria a abertura.
Mas e a França poderia cair no grupo C normalmente?
Eu lembro que em 2002 a França caiu no grupo A também
A minha dúvida era se a seleção anfitriã já cairia automaticamente no grupo B, ou se era sorteio
@@diegoaraujo5767 acho que era sorteio se não me engano
Só fazendo uma errata do que eu escrevi, a última campeã não necessariamente ficava no grupo A, mas de fato era a seleção que abria o torneio. Em 1994 a Alemanha fica no grupo C mas mesmo assim faz o jogo de abertura da Copa.
Além disso o campeão mundial não precisava disputar as eliminatórias pra copa seguinte..Isso acabou 2006 eu acho pq o Brasil ganhou a de 2002 mas teve que disputar as eliminatórias pra copa na Alemanha. Coisa que, como vc citou, não aconteceu pra copa de 98, pq o Brasil como campeão de 94, já estava classificado.
O Gol de Ouro foi muito bem extinto. As equipes não tinham frieza para arriscar um ataque temendo sofrer um contra-golpe. "Ah, mas o Brasil venceria a Croácia no Qatar"... não venceu por não ter frieza em momentos de altíssima dificuldade em jogos decisivos. Por isso que (quase) todos os jogos da seleção brasileira que vão pra prorrogação, acaba indo também pra disputa de pênaltis.
Edmundo falou .se eu pudesse contar.teve golpe.fifa comprou Brasil. Agora os presidentes da FIFA foram presos.ou envolvidos em escadalos
Gol de ouro, gol fora...qualquer coisa que inventam para acabar ou dificultar uma disputa de jogo por pênaltis, deveria ser bem vista pelos os que amam o futebol. Ganhar título por disputa de penalidade, não é a melhor opção porque as vezes não condiz com a realidade dos times/seleções. Há times que entram e se retrancam só com esse objetivo, deixando o jogo retrancado e sem graça.
@@celsohenrique4687 Assino com o relator. Eu ODEIO disputas por pênaltis, por mim isso seria extinto do futebol.
Tinha 6 anos em 98 e minha memória afetiva pulsa naquele jogo surreal contra a Holanda e destrói lembrando daquele derrota pra França. Lembro até hoje a chuva, o frio e ás lágrimas pela derrota.. 😥
O loco tu mora em que estado? Em SP estava sol e um calor de rachar danado nessa final doido 😂
@@sapocururu8507 sou do RS meu amigo, era um inverno de renguia cusco!
@@pablodavila10inverno do que ?
@@finopjl deitado do RS, envergar cachorro!
@@finopjlkk vai saber o significado disso kk
Se procurar todas as entrevistas já feitas sobre a "convulsão" do Ronaldo e juntar as peças, a melhor teoria é a de que o Ronaldo teve reação aos remédios devido as infiltrações que fazia no joelho para aliviar a fortes dores que já sentia alguns meses antes da copa e já prenunciava os problemas que ele teria no futuro. Olhando os jogos de 98 hoje, consideramos que o Ronaldo teve ótima atuação na Copa de 98, mas que assistiu na época se lembra como a imprensa bateu pesado nas atuações "mornas" do Ronaldo, pois todo o mundo tinha grande expectativa devido as suas exuberantes atuações no ano anterior.
Mas foi realmente isso que ocorreu. Eu conheço a carreira dele a fundo e realmente, logo após da final contra a Lazio ele começou a jogar sobre infiltração no joelho pois chegando na copa de 98 ele já tava com muitas dores no joelho! Jogou a copa inteira recebendo infiltração no joelho e isso além de ir se auto destruindo aos poucos, ele ainda corria riscos de convulsão pois esse remédio da infiltração em altas doses tinha altas chances de dar convulsão. Tanto é que não era nem pra ele participar da semi contra Holanda. Se você ver após cada lance que ele caia no chão ele sentia uma dor insuportável no joelho direito. Já tava falhando! O que culminou um ano após no rompimento dos ligamentos. Tanto que após a copa ele quase nem jogou a temporada de 98/99 por dores insuportáveis e tendinite no joelho. Já tava insustentável.
Se a cortisona usada na infiltração no joelho for para a corrente sanguínea pode causar uma convulsão. Observe-se que NÃO foram feitos exames toxicológicos apesar da suspeita de ter havido envenenamento.
De tudo que já vi sobre isso, pra mim também é a versão mais racional de todas. E o fato de que o Lídio Toledo seria responsabilizado por isso explica muito bem o fato dele ter jogado tudo nas costas do Ronaldo com essa história de "estresse"
Eu tava esperando o vídeo sobre a Copa de 98, pois foi a primeira que eu vivenciei de fato na minha vida. Tinha 6 anos naquele tempo. Bate uma nostalgia só de lembrar da ampla cobertura televisiva, das propagandas, das ruas com bandeirolas verde amarelas, das pinturas da bola, da bandeira nacional, da taça e do Footix nos muros e no asfalto das ruas. Lembro do dia de um jogo que tinha vários ônibus coletivos e de fretamento parados na frente de casa porque os motoras se reuniram em algum lugar próximo pra ver o Brasil jogar. Foi um tempo maravilhoso que só não foi melhor porque fomos amassados pelos franceses na final. Lembro dos jogadores deixando o estádio aos prantos após o recebimento das medalhas de vice. Aquilo me doeu muito como torcedor mirim, mas na Copa seguinte o Brasil felizmente seria agraciado com o merecido Penta.
Quanto ao lance do Júnior Baiano realmente foi pênalti graças à câmera marota da Suécia.
A Copa Do Mundo Até 2006 Éra Mais Legal
Aí o termo “gaiato” foi repassado para o narrador…
Eu vejo esse lance como duvidoso, pois apesar de ter sido puxado pela camisa, o jogador norueguês não foi bruscamente impedido de seguir no lance??
@@flandresdenexo8122 o norueguês foi um tremendo de um sacana
11:08 - A notícia de Edmundo no lugar de Ronaldo na final dessa Copa foi um desespero.
Tudo o que ocorreu no dia da final é o que se conhece. Mas seria legal rever todo o torneio. O Brasil tinha problemas na defesa, meio campo e ataque. Foi bem na semifinal, o que deu esperança do time ter se encontrado. Mas jogou muito mal a final, sendo considerado na época a vitoria mais vergonhosa da Seleção. O caso do ataque epiletico do Ronaldo encobriu uma seleção cheia de problemas e muito dependente de Ronaldo, com quase 22 anos.
Sempre que debato esse assunto eu falo isso. Hoje em dia romantizam esse time como se fosse invencível. O Brasil tinha grandes nomes e era fortíssimo sim, mas não era essa Coca Cola toda em diversos aspectos. Dependia de chegadas pelas laterais, e o esquema francês aniquilou as subidas dos nossos laterais ao ataque. Dependia de Ronaldo e Rivaldo, e na final um dos dois estava incapacitado. E a defesa tomou gols estúpidos a Copa toda; destaque para as besteiras acrobáticas do Roberto e para o Júnior Baiano.
A França não tinha um time tão vistoso, mas era muito mais consistente, os números deixam isso claro. Só nesse jogo levamos mais gols do que eles levaram nos 7 jogos somados. Até o Chile, que foi pra segunda fase sem vencer nenhum jogo, furou a defesa brasileira.. a gente só não sofreu gol de Marrocos. Eles sabiam explorar as fragilidades adversárias e serem eficientes, e o nosso time dependia da técnica dos craques.
Isso sem falar do fato de a seleção ter levado como zagueiro titular o Jr. Baiano, um dos piores zagueiros da história do futebol..
Tbm penso assim, aquele time era chutão para Ronaldo se virar só que ele era tão bom que se virava mesmo, e a frança fez uma tática muito boa contra isso, para ganhar todas as sobras do Brasil.
Exato. Do jeito que o pessoal fala, parece até que o Brasil passeou em todas as partidas anteriores.
Pessoal esquece que só ganharam da Escócia graças a um gol contra, que perderam pra Noruega, e que ganharam no sufoco de Dinamarca e Holanda (graças principalmente ao Ronaldo, já que a defesa tomou gol a varrer).
Vamos ser francos:
O Ronaldinho foi o 'Neymar' da seleção de 1998, pelo menos Zagallo não foi arrogante como o pamonha do Scolari em 2014 ...
Na minha opinião, foi a Copa com o melhor nível técnico que já vi. Também pudera, só jogadores de altíssimo gabarito estavam na França: Ronaldo, Rivaldo, Bergkamp, Kluivert, Van Der Sar, Gamarra, Suker, Zidane, Batistuta, Beckham... E olha que faltaram alguns, como Djalminha, Juninho Paulista, Romário, Petkovic (sim, aquele que jogou no Vitória e no Flamengo, pois poderia ter atuado pela Iugoslávia), entre outros.
E o mais impressionante é que não havia NENHUM repórter brasileiro de rádio ou de televisão para cobrir a saída do ônibus da concentração da seleção brasileira rumo ao Stade de France naquela final. Os brasileiros ficaram sabendo do "problema" com o Ronaldo apenas uma hora antes da partida começar. Por que a Globo, que até hoje é tão ligada à Seleção, não mandou um de seus repórteres para a porta da concentração naquela tarde, pelo menos no momento da saída do ônibus? Com certeza, seria um tremendo furo de reportagem!
E as melhores camisas.
@@DanilloAN muito bem lembrado!!! Todos os craques daquele Mundial estavam bem fardados. Aquela Copa representou o ápice da elegância nos uniformes de futebol.
Por que o Romário não foi pra essa copa?
Eu não lembrava disso.
@@renver6667 ele teve uma contusão faltando poucos dias para o início da Copa.
Nunca mais me empolguei com uma Copa tanto quanto foi em 1998. Os times eram incríveis. Brasil X Holanda até hoje é a partida de futebol mais emocionante que eu já vi.
Cara, teu canal é muito bom e tem uma pegada que lembra muito o Nogy do Canal 90, que é um dos monstros do You Tube e eu sou muito fã. Achei teu canal meio que por acaso e gostei muito. Fica aqui o meu abraço e está no caminho certo para ser dos top da internet. Parabéns!
Foi 3x0, mas podia ter sido 6x0. A frança perdeu três gols, com bola dominada no pé direito do atacante.
A seleção foi muito apática na final. O baque do Ronaldo afetou muito o time. O meio campo da seleção deixava passar tudo. Nem parecia aquele time que tinha jogado tão bem contra a Holanda na semifinal.
É verdade
Que saudade desses jogos combinados "Europa x resto do mundo" oportunidade única de ver craques jogando juntos
Acredito nesta história SIM!!!
Gostava de ver os jogos da Iugoslávia, mesmo a Sérvia sendo a sucessora direta , a Croacia de longe é a que mais lembra a Iugoslávia e que de fato continuou o legado, mesmo a Iugoslávia não tendo chego em nenhuma final, foi uma forte seleção!
Conheço vc através do Canal Vila do Chaves. Seu jeito de contar as histórias é tão descontraído que o tempo passa e nem dá pra perceber, assim como no outro canal. Parabéns!
Eu recebi esse email do "enojado" na época e acreditei! Hoje, desconfio até da minha própria sombra. Outra curiosidade dessa Copa 98 que lembro é todos os jogadores romenos descolorirem os cabelos... não lembro o motivo daquilo.
Os jogadores da Romênia apareceram loiros na terceira rodada, quando a seleção já estava classificada pras oitavas. Provavelmente foi alguma comemoração relacionada à classificação antecipada.
Os jogadores da Romênia apostaram com o treinador q se eles se classificassem apenas com 2 jogos eles pintavam o cabelo de loiro e o treinador teria q cortar o cabelo, eles conseguiram e o treinador uso chapeu no 3 jogo da fase de grupos e nas oitavas pra esconder o cabelo cortado
Não acho que o Brasil fez uma grande copa. Perdeu para Noruega. Ganhou no sufoco da Escócia. O único jogo que jogou bem mesmo foi contra a Holanda na semi.
Muitas coisas estranhas. O Giovanni em grande fase não foi aproveitado para entrar o Leonardo, que era lateral, improvisado no meio campo.
O corte do Romário foi muito esquisito também.
Fora o clima de oba oba de sempre. Tudo errado nesta copa, como de costume. Triste é que tinhamos a melhor geração de todos os tempos. Na época nós tinhamos jogadores suficientes para montar umas 4 seleções titulares.
@@thephunto Se tivesse um Johan Cruyff da vida para ajuda como coach ja era
@@byheltertorreszz8502 Sim. Ou só faltava um técnico que mandasse dar uns carrinhos na hora certa. Brasil sempre acha que vai ganhar no puro brilho da habilidade. Ridículos.
Por ter chegado na final da pra dizer que a copa foi boa, mas não mereceu ser campeão
@@thephuntopor isso eu digo que o Ancelloti pode fazer algo mudar.
Existe uma corrente que alega que essa convulsão do Ronaldo foi provocada pela utilização de anestésico local no joelho do atleta, que sofria com dores frequentes nesta articulação. O médico da seleção não teria evitado a injeção de anestésico local dentro dos vasos sanguíneos, e isso ocorrendo de forma rápida e em altas doses pode desencadear convulsões, como sintoma de toxicidade destas drogas sobre o sistema nervoso central. O tratamento usual de convulsões, nesse contexto específico e também de forma geral, é feito com benzodiazepinicos, que são drogas com efeito sedativo. Isso poderia ajudar a explicar a péssima atuação do fenômeno, que estava SEDADO dentro de campo.
Algo interessante a ser ponderado é que nenhum médico com um mínimo de bom senso teria liberado o jogador para ir a campo sem que ele tivesse certeza da causa da convulsão e que ela não iria se repetir. Seria uma tremenda irresponsabilidade liberar um jogador para uma final de Copa do Mundo televisionada por talvez bilhões de pessoas, com risco do jogador convulsionar em campo. Acabaria a carreira do médico da seleção ali.
Sob este prisma, essa teoria faz sentido, já que a causa da convulsão foi removida, e com os exames médicos normais, Ronaldo teria condições de jogar sem o risco de uma nova convulsão.
Porque acobertar a história então? Para não arruinar a carreira do médico da seleção, pois o erro foi dele em evitar que o anestésico caísse na corrente sanguínea.
Na minha opinião, é mais fácil acreditar nisso do que acreditar que o Ronaldo convulsionou por "estresse". Estresse é um facilitador de convulsão? Sim, mas principalmente em uma pessoa com epilepsia, que não é o caso do Ronaldo.
Milhares de atletas profissionais de alto rendimento são submetidos a altíssimas cargas de estresse emocional em grandes decisões o tempo inteiro. Quantos relatos similares nós conseguimos encontrar? Fica a reflexão.
Eu li até um comentário gringo dizendo que poderia ter sido voo doo (não sei como escreve) pra quem acredita em coisas espirituais. Mas a sua explicação é infinitamente mais coerente e realista.
Ótima teoria. Inclusive isso do Ronaldo estar meio sedado em campo é bem visível. Fico pensando que não adiantava nada deixar ele em campo só para colocar medo nos adversários, era muito mais razoável apostar no Edmundo entrando com fome de bola na final, ia dar um apavoro geral e a final teria um outro desenho.
7:32 de começo fiquei meio confuso mas depois desse ângulo aí sim posso falar que foi
Foi difícil de aceitar essa derrota, adolescência marcada e na semana do meu niver...
Ete ete ete n existe n mais triste do que o 7 a não quero nem fala
nem gosto de me lembrar, passei o dia enchendo balões verde e amarelo, amarrando fitinha, os garotos pintando os muros, pra no final todos chorarem
Parabéns pelo seu trabalho gosto muito do seu humor e seu jeito de explicar, seus vídeos são show parabéns novamente
Na época era muito normal essa adiantada do goleiro, tem uma disputa de Penaltis entre Palmeiras-Flamengo na Copa dos Campeões de 2000 que o Julio Cesar chega quase na pequena area.
Semi da libertadores de 2000 que o Marcos do Palmeiras pegou o pênalti do Marcelinho adiantou mais de metro, faziam vista grossa
A Croácia é uma seleção muito boa cara sempre fica em terceiro ou vice ou cai nas quartas não duvido nada que uma hora esses caras ganham uma copa
Canal muito top, sempre que sai vídeo eu venho correndo pq sei que vai ser bom
Estava ansioso pra esse video, pois a copa de 1998... mesmo com esse balde de agua fria na final, o plantel era um dos melhores que já teve, isso porque estavam sem o Romario, que foi cortado por conta de um estiramento na Panturrilha
Essa final foi esquisita de mais , me faz lembrar de treze vs Vilanova só não me lembro o ano , quando o treze goleou o Villanova e para garantir o ascesso a série B , so q no jogo de volta o treze tomou uma sapecada estranha q todos falam q o time se vendeu.
As 2 copas que a FRANÇA ganhou foram compradas.
@@adcletocleeto233cadê as provas?
Palhaçada toda copa que Brasil perde é vendida, soberba acha que o Brasil é o melhor do mundo, tomou um vareio
Lembro Até Hoje Das Ruas Pintadas, Das Bandeiras que eles davam, Dos Bonecos De Plástico Do Ronaldinho, Do Romário que Vinha a Bola e a Taça também os da Coca-Cola Me Desde Do Começo Da Transmissão, Ainda No Domingão Do Faustão. Não Sei Mais essa Copa é Mais Lembrada Do Que a De 2002 e Para Mim A Copa Do Mundo até 2006 era mais Legal
Felipe fala sobre a Copa de 2010 sediada na África do Sul, a Copa das Vuvuzelas...
Tá indo na ordem calma meu filho
@@guilhermelc6862 sou novo no canal né meu jovem, não sabia.
@@juliocamilo7412 ainda falta mais 2 calma o coração
@@juliocamilo7412 Calma mn.
Na copa de 2006 o Brasil com Ronaldo também amarelo pra França de Zidane
Aliás, de 86 pra cá jogador brasileiro deve até cagar nas calças quando sabe que o adversário é a França!
Freguês de carteirinha!
@@wsrocky Essa freguesia pra França e algo que me incomoda dms pqp!!.
Brasil adora tomar chumbo da França.
Exatamente
@@wsrockyA França já percebeu desde 1998 para cá que contra o Brasil " a melhor defesa é o ataque" jogam bem ofensivos contra o Brssil, então o Brasil tem de ter muita calma ao jogar contra eles ,eles sabem que Brasil gosta de jogar atacando então procuram tirar oi ficar com a posse da bola para desconcentrar o Brasil, é uma " seleção chata" dê-se jogar contra a França é o que na gíria brasileira se diz para isso "são marrentos" estão sempre aceso no jogo com eles pra ganhar deles tem que jogar muito atento e não pode desperdiçar as chances de gol quando surgem.
Brasil iria levar Bazucada da França do mesmo jeito... A gente levou da Noruega, que não tinha um grande time na época e penamos para ganhar da Holanda, essa sim um ótimo time.
A França tinha todo o apoio da torcida e um grande time, talvez a gente tivesse dado mais trabalho mas provavelmente iríamos levar um couro do mesmo jeito...
Quanto ao nível técnico, essa Copa foi incrível, só comparar com a Copa de 94, jogos com toques dinâmicos, rápidos, jogadas incríveis.
A Copa de 94 era uma várzea total...
Só aquele gol do Bergkamp contra a Argentina já valeu a Copa.
Concordo com vc, mas temos que levar em consideração que aqueles jogos da Copa 94 realizados no meio dia enfrentando calor de quase 40 graus também não ajudavam muito. Principalmente para os jogadores que jogavam na Europa e tinham acabado de jogar uma temporada da Champions League e campeonatos nacionais.
França 98 foi o primeiro partido com o atual formato de 32 seleções, que foi mantido até 2022. Pra United 2026, serão 48 seleções.
To fazendo uma copa com 48 no videogame. Aqui estão resultados das oitavas: Argentina 4x1 Bélgica, França 5x2 Alemanha, Brasil 3x1 Cabo Verde, México 1x3 Japão, Holanda 1x0 EUA, Canadá 0x0 Argélia (Argélia nos pênaltis 4x5) e Chile 0x0 Austrália (Chile 4x2 nos pênaltis)
Faltou Áustria 1x2 Camarões
Pelas quartas: Holanda x Camarões, Brasil x França, Argélia x Japão e Argentina x Austrália
E aí já viu vai ter um monte de pelada de da gosto 😃
@@douglasportrait9777 Quem ganhou?, coloca as semi-finais e a final
Não lembro aonde ouvi (ou li) uma reportagem sobre essa convulsão do Ronaldo, mas se não me engano, o médico deu para ele algum gel para dor e um dos efeitos colaterais era a convulsão. Um efeito colateral bem incomum mas estava escrito na bula, e para que a culpa não caísse em cima do médico, nada específico foi falado.
Se não me engano, foi xilocaína. Que aplicaram no músculo de Ronaldo para evitar dores.
Caso a Xilocaína infiltre na corrente sanguínea provoca convulsão .
Mas a questão não é essa.. e sim:
- quem garante que Ronaldo não foi sabotado, para não jogar a final?
A final o médico Lídio Toledo é renomado, sabia muito bem o que estava aplicando.
Fica a dica
O próprio Arnaldo se retratou do q disse no jogo e admitiu q foi pênalti
QUE VÍDEO TOP MANO, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO
São tantas as histórias dessa final, que eu já perdi a conta. Porém eu carrego na memória o Edmundo p..utaço da vida com a lerdeza de alguns dos jogadores quando o Brasil já estava perdendo. Era como se o time já tivesse desistido antes do término.
Não curto teorias da conspiração, mas esse jogo nunca engoli, vários jogadores pra baixo, um olhar estranho perdido de alguns atletas.. será que o que ocorreu com o Ronaldo realmente foi suficiente pra essa queda de rendimentos de alguns atletas? Fico me perguntando.. não sinto que temos as respostas para o que realmente aconteceu nesse dia.
Edmundo tava puto porque não é todo jogador que se vende. O time tem 11, mas se 3 tiver comprado, já era. Nitidamente comprado estava Roberto Carlos. Já o Ronaldo deve ter tomado algum chá. Tanto que isso nunca mais aconteceu com ele em outras ocasiões, tendo vencido em 2002.
@@saulooliveira892 A entrevista com o médico da seleção foi reveladora. Ele disse "quem não treme diante da marselhesa?" Se referindo ao hino nacional francês.
@@lordgato2155mas passar mau uma vez não significa que ele passaria mau outras vezes ué 😮
@@lordgato2155perfeito, nem todos estavam vendidos, mas alguns estavam claramente.
Ótimo vídeo, nessa época a copa do mundo ainda era uma grande festa, onde o Brasil parava para assistir os jogos, enfeitava e pintava ruas. Eu tenho esse mascote do galo até hj aqui no hack no meu quarto kkk A França venceu pq era a melhor seleção.
*Essa foi a Copa do Mundo mais emocionante que eu assisti, infelizmente o Brasil perdeu a final....*
*A semifinal Brasil x Holanda foi o jogo mais épico que eu assisti até os dias atuais.....*
Aconteceu que o Brasil levou um vareio de bola da França com um show do Zidane
O 3 a 0 com certeza não foi pior que o 7 a 1
Esse jogo Brasil x Noruega ficou marcado pela morte do cantor Leandro, irmão do Leonardo, ele morreu no mesmo dia do jogo, um dia bem triste e o Brasil ainda perdeu.
Isso já foi armação desde quando foi sorteado, já foi dito até na mídia anos depois
Uruguay foi o primeiro campeao do mundo no futebol e primeiro campeao do mundo no seculo 20. França foi o ultimo campeao do mundo do seculo 20 en 1998. Brasil foi o primeiro campeao do mundo no seculo 21 en 2002. Coisas que fica marcando no tempo e na historia do futebol depois de 22 campeaonatos mundials de futebol masculino. So teve 8 copas do mundo de mulheres mais esta crecendo a divisao da mulheres.
Futebol feminino é sem graça
@@alflord4000 Cada esporte tem a divisao do masculino e feminino. Tem muita jogadoras que sao boas tambem
Esse jogo contra a seleção da Noruega aconteceu no dia 23 de junho nesse dia o Brasil ficou de luto pela morte do Leandro
O Mazolla (José João Altafini) fez o primeiro gol da copa de 1958 pelo Brsail e em 1962 jogou pela Italia e parece que também fez gol pela Italia.
Esta é a minha Copa do Mundo preferida 👏👏👏👏☺️☺️☺️☺️
Uq aconteceu foi q perdemos... Essa é a verdd sobre a Copa de 98.👍🏾🐺
O Brasil não pode ver a França que fica tremendo igual a copa de 1986
Bom episódio.
Quando vai ter o de 2014?
E pode fazer uma análise técnica do porquê do 7 a 1, por favor?
Até hoje não entendo aquela pane.
Parabéns
Tô vendo que quando chegar na de 2014 ele vai ter que fazer 2 episódios especiais, um para a final, como sempre, mas outro para a semifinal do Mineiraço!
Não lembra esee trauma ksksk
Simples,o Goleiro era o Júlio César
@@hudsoncesar6095 os caras na Alemanha simplesmente tabelavam na pequena Área ksksksks Júlio Cesar não vai fazer milagre não jsksks
Esse jogo um Brasil tinha tudo pra ganhar eu me lembro que dizia que um Brasil tinha entregado um jogo.🤔🇧🇷⚽
Parabéns pelo vídeo, muito bom recordar estes fatos da copa de 98 !
Poderia ter acontecido a bola de ouro na copa de 2022 entre Brasil e Croácia
Vdd
Independente do que houve com o Brasil, antes da copa e na véspera da final, e de quem convocasse, a Franca ganharia a copa, foi a melhor seleção daqiele período 1998/2001, tanto que após a copa de 98 ganhou a Euro em 2000 e a confederações em 2001.
Menos mal que o Brasil se reabilitaria na copa seguinte e ganharia o penta em 2002.
Eu tinha 8 anos e tinha uma camisa da seleção do Ronaldo, chorei pra caramba esse dia 😢
CHORANDO POR MACHO...PQP
@@DanielMaciel-tw2nz eu tinha 8 anos corno, nunca gostou de futebol?
O pessoal que torce pra Seleção não aceita perder, sempre vai ter uma desculpa
Nunca fiquei com tanta raiva da seleção brasileira como no jogo contra a Noruega. Se os noruegueses não vencessem, o Marrocos, de futebol mais vistoso (lembram do meio campista Hadji?), se classificaria! 😢
E, nesse jogo, eu estranhei o fato de que o Zagallo não fez NENHUMA substituição.Isso não é algo normal...
@@LuizSCR Nem me recordava disso, mas foi uma boa observação.
Essa foi a copa do mundo mais estranha que eu já vi, primeiro o pênalti mais bizarro do mundo e depois durante o jogo os cara fala que o Ronaldo tava com dor de estômago, o Carlos tava lá no meio da área na bola aérea, ninguém pulou na bola no escanteio, não era um Brasil ofensivo era um Brasil sem vontade de jogo
Quando eu era criança eu chorava pela seleção agora eu choro
Parabéns pelo vídeo, super detalhado.
Eu tinha 13 anos na época .. Lembro do dia do "gol de ouro".
Fazia tempo que eu não assistia nada de futebol....obrigado!
Oq aconteceu nessa copa foi tipo 2014, era candidato ao título jogando muito bem a maioria dos jogos, mas por causa de problemas de saúde do craque da seleção fez com q o time morresse
Era candidato ao título pq era o país sede e era o "Brasil" neh?
Pq tirando o Neymar da seleção, era um atlético mineiro de amarelo (não desmerecendo o Atlético e sim a seleção que deveria ser mais forte)
Ponta esquerda= Neymar
Meia armador= Neymar
Segundo atacante= Neymar
Meia atacante= Neymar
Melhor criador de jogadas= Neymar
Quem chutava mais no gol kkkkk Neymar kkk
Tava na cara que era tirar ele do time que a seleção ia cair de produção e ritmo
Eu tinha 11 anos, lembro que fiz um bolão da final no meu prédio. Todo mundo colocou vitória do Brasil rsrs, grana ficou toda p mim.
O que aconteceu? Romário foi cortado e se estivesse lá a história seria outra.
E pensar que na eliminatória o Brasil tinha dificuldade com Luxemburgo e o auxiliar Candinho foi técnico em um único jogo contra a Venezuela e não quis convocar ninguém do exterior, fez um time com Rogério Ceni, a zaga e volância quase toda do Palmeiras e Corinthians, a meia e o ataque do Vasco na época com os 2 Juninhos o Romário e Euller. 6 X 0 com 4 de Romário.
@@Max8118foi um grande jogo esse Romário e Euller
SE O EDMUNDO JOGASSE NO INICIO SERIA OUTRA HISTÓRIA
3:07 *Quando você disse essa frase, finalmente eu entendi de onde te conhecia esse tempo todo, hahahaha!* 😂😂😍😍😍
A verdade é: Brasileiro não sabe perder.
Não ver que toda vez que perde o perdedor fica nessa frescura de foi fraudado, foi roubado, foi vendido pqp oh povinho.
Sobre o pênalti de Jr. Baiano no jogo contra a Noruega, fico com a segunda imagem. Foi pênalti e o árbitro acertou.
Aliás, triste coincidência. No dia 23 de junho, além da derrota para a Noruega, o Brasil lamentava a perda do cantor Leandro, da dupla com Leonardo, vítima de c/
c3r.
Parei de levar copa a sério por causa dessa palhaçada de 98. Foi o 7×1 original.
França x Brasil seria um jogo muito disputado em situação normal (sem a convulsão de Ronaldo). Seria um jogo com, no máximo, um gol de diferença para o time vencedor. Esse problema extracampo atrapalhou o ânimo dos jogadores e a seleção brasileira foi atropelada.
Eu lembro bem dessa copa,tinha 14 anos na época!!! Chorei muito depois do jogo da final
O Brasil de 1998 tinha um elenco com os melhores jogadores do mundo: Ronaldo, Rivaldo, Cafú e Roberto Carlos eram peças que qualquer técnico do mundo gostaria de ter no seu time. Ronaldo e Rivaldo eram duramente criticados por exibirem um futebol muito melhor nos seus clubes do que pela seleção brasileira. Isso é explicado facilmente pelo fato do Brasil, desde aqueles tempos, ter técnicos abaixo do padrão dos melhores técnicos europeus. Se for comparar com o trabalho da nata do futebol europeu no quesito treinamento, essa diferença aumentou EXPONENCIALMENTE nos últimos 15 anos.
O caminho do Brasil até a final foi marcado por confrontos contra seleções defensivamente mais frágeis do que as seleções que a França enfrentou no seu caminho.
No primeiro jogo, contra a Escócia, que nunca passou da primeira fase em todas as copas que disputou, o Brasil escalou: Taffarel; Cafú, Aldair, Júnior Baiano e Roberto Carlos; César Sampaio, Dunga, Giovanni e Rivaldo; Bebeto e Ronaldo. O primeiro tempo terminou empatado em 1-1 com 1 gol de bola parada num escanteio cobrado por Bebeto e finalizado de cabeça por César Sampaio. O gol de empate escocês veio no final do primeiro tempo num pênalti cobrado por John Colins. No final do primeiro tempo Giovanni é substituído por Leonardo. Enfim era detectado um problema na composição do setor mais importante de um time de futebol: o meio de campo. Meio de campo esse que foi a chave para a falta de sucesso na estrutura defensiva da seleção brasileira de 1998. Rivaldo foi mal escalado para função que Zagallo queria. Rivaldo, no Barcelona, era escalado como ponteiro esquerdo (atacante por tanto). Rivaldo sempre foi, genuinamente falando, muito mais um ATACANTE do que um meia articulador. E escala-lo na meia esquerda enfraqueceu a seleção defensivamente naquele lado do campo.
Com Leonardo atuando na meia direita, o time tinha um meia genuíno na direita e um atacante (Rivaldo) improvisado de meia esquerda. E assim a seleção seguiu e os desajustes culminaram num acúmulo de gols sofridos que já seria preocupante para qualquer entendedor sério de futebol que estava torcendo pelo Brasil naquela Copa.
2-1 Contra a Escócia: O time precisou de um GOL CONTRA pra escapar de um empate em 1-1 na estréia que causaria um resultado de SEGUNDO LUGAR NO GRUPO A.
3-0 Contra o Marrocos: Os marroquinos estavam muito mais encantados por estarem enfrentando Ronaldo do que focados em vencer o Brasil. Tanto é que até pediram autógrafos no final do jogo.
1-2 Noruega: primeiro sinal da fragilidade defensiva que a seleção brasileira tinha. Bastou enfrentar uma seleção mais organizada táticamente e mesmo com jogadores técnicamente abaixo da média da seleção brasileira, que a primeira derrota veio. Em 3 jogos, o Brasil já acumulava 3 gols sofridos (média de 1 gol sofrido por jogo).
4-1 Chile: Chile.. com uma defesa extremamente frágil. E com um ataque perigoso conseguiu marcar um gol na defesa verde e amarela.. 4 gols sofridos em 4 jogos... média de 1 gol por jogo maninha-se)
3-2 Dinamarca: A Dinamarca foi a segunda colocada do grupo C, grupo que tinha a França. Mesmo sem ZIDANE (suspenso por ter tomado um cartão vermelho contra a Arábia Saudita) a França venceu por 2-1.. sendo que o gol sofrido foi de pênalti. Já o Brasil sofreu 2 gols.. sendo um numa cobrança rápida de falta dos dinamarqueses logo no início do jogo e outro numa falha grotesca de Roberto Carlos. O telento de Ronaldo e Rivaldo, e a experiência e talento de Bebeto salvaram o Brasil.. que ainda teve uma bola no travessão de Taffarel no final do jogo.. o que levaria o jogo para a prorrogação. AH!!! 6 gols sofridos em 5 jogos... a média de gols sofridos por jogo já era de 1,2 por jogo.
1-1 Holanda (4-2 penaltis): a Holanda tinha um elenco com nomes de destaque: Bergkamp, Kluivert, Davids, Van Der Sar... Mas, a campanha da Holanda foi bem sofrida: dois empates na primeira fase (Bélgica e México) e 1 vitória contra a frágil Coréia do Sul por 5-0. Contra a Iugoslávia.. gol nos acréscimos no final do jogo com um chute de fora da área de Davids.. Além disso, teve um pênalti desperdiçado por Pedrag Mijatovic o que poderia levar o placar para 2-2 e uma ida para a prorrogação com GOLDEN GOAL. Contra a Argentina, mais uma vez o jogo decidido no final do jogo.. no último lance... com aquele golaço do Bergkamp. E contra o Brasil.. um merecido empate pois as duas seleções, de fato, não vieram sobrando durante a Copa... Nos pênaltis, Taffarel se sobressaiu. Ah! Mais um gol sofrido.. total de 7 gols em 6 jogos (1.16 gols sofridos por jogo)
0-3 França: a convulsão de Ronaldo serviu de cortina de fumaça para esconder o mal trabalho realizado por Zagallo e Zico... Perderam para uma seleção que enfrentou adversários com sistemas defensivos bem melhores do que aqueles enfrentados pela seleção brasileira, sendo que em um dos confrontos, a França encarou a fortíssima defesa paraguaia sem ZIDANE! E, mesmo com o retorno do craque francês.. o próximo adversário foi nada mais nada menos que a Itália nas quartas, com Maldini, Nesta, Bergomi formando um poderoso paredão defensivo. Na sequência a França encarou a telentosa Croácia de Suker e Boban.. Zidane não foi bem.. e Thuram salvou a França após falha individual no primeiro gol da Croácia, quando o lateral francês não saiu junto com o restante da linha defensiva, deixando o centro avante Suker em condição legal para marcar o primeiro gol da partida. Contra a Holanda, vitória croata por 2-1 na decisão do terceiro lugar. A Croácia fez o que o Brasil não conseguiu na semi, vencer a Holanda no tempo normal. Provando que o lado da França estava mais forte que o lado do Brasil no caminho até a final.. e os 3-0 deixaram isso muito claro.
Tá explicada a derrota do Brasil e ponto final.
O Brasil tomou dois gols de cobrança de escanteio, q é a "melhor forma" de se tomar um gol, ou melhor, gols do adversário! O jogador faz a cobrança, os zagueiros ficam todos parados , aí vêm o atacante e toca para o gol! Se a história da convulsão do Ronaldo realmente fosse verdadeira, quando houve a trombada do mesmo com o goleiro da França, q ele caiu no chão e ficou parado, os onze jogadores do Brasil e mais todos os reservas e mais toda a comissão técnica, teria corrido e feito uma rodinha ao redor dele, dentro do campo, em questão de segundos!
Mas vendo a partida n parece que ele ficou paralisado
@@scraptrap_YT Somente um ou outro jogador do Brasil, na verdade dois, e depois um terceiro, se aproximaram para ver como é q ele estava! Exatamente o oposto aconteceria se a história da convulsão fosse verdadeira!
@@scraptrap_YT ruclips.net/video/qudo-G0QWQI/видео.html
O fato do Ronaldo ter sofrido uma convulsão assim do nada é um pouco estranho. Mas o que me deixa mais invocada é que depois dessa "convulsão" ele nunca mais teve outra na vida! E se aquela foi por causa de estresse, então ele nunca mais se estressou com nada.
Eu esperei muito para ver e vídeo e tô feliz com o que eu vi, continue fazendo mais vídeos assim
meu pai ficou muito triste quando o brasil perdeu a final da copa de 98
@@adeiltonwagner2098ngm quer saber sua opinião infeliz do krl
Belo vídeo
Só completando, quando mencionou que a Itália é azarada nos pênaltis
Na cobrança de Roberto Baggio torcida começou a vaiar. Pois a última copa ele errou e fomos Tetra! Desta fez ( agora reserva e com a camisa 20 e não 10) ele acertou e mandou a torcida se calar usando o dedo fechando a boca
🤫
Na época, esse e-mail circulou basicamente como "O Brasil vendeu o penta pra comprar a Copa de 2006!"
Quanto a convulsão do Ronaldo, a história até hoje é confusa. Só sei que foi loucura ter colocado em campo um jogador que sofreu um problema desse tipo no mesmo dia...
Há quem diga que na verdade ele teve uma crise nervosa. Os sintomas são parecidos
Esse Brasil e Holanda foi uma das coisas mais emocionantes que já vi. E em 94 também já tinha sido o páreo mais difícil do Brasil.
Só em ser Jr Baiano no lance, é pênalti! Não precisa, nem, ter encostado no cara 😂😂🤣🤣
Cara que zagueiro fraco pqp,o cara conseguiu levar um sufoco do limitadíssimo Guivarch.😳
GALERA ...sejamos honestos , eu tb por muitos anos achei q a França tinha comprado aquela final , mas já , passando se muitos anos foi comprovado q n. Perdemos , esse problema da dúvida com o Ronaldo aliado ao nosso defeito de não termos cabeça fria para reverter resultados ,ainda mais 2 gols de diferença , decretaram a nossa derrota e mérito da França. Mas foi uma copa incrível , temos de aprender a se orgulhar disso também. Houve entrega do time , o Romário , uma pena n ter ido , mas ele provocou , e é compreensível n ter sido convocado. Lembro com alegria essa época , França deu um espetáculo de copa , o jogo n lembro se era fifa,winning eleven da copa foi marcante também , aquela trilha sonora ... Bons tempos q saudade
Romario jogo disfassado na frança ! Obceve no min 45 o baxinhu q cruza a bolla !
Na boa...
Com todo respeito aos jogadores brasileiros e suas famílias.
A França teve sorte de campeã. Desde aquele jogo contra o Paraguai. Ali foi ataque contra defesa, o Gamarra machucado segurando dois atacantes da França. O Ayala, muito raçudo. E aí, na prorrogação, numa jogada simples, a França faz o golden gol.
Na semi-final, o cara mais gente fina do time mete dois golaços.
O destino mandou esse mau súbito pro Ronaldo, pra França fazer o básico e erguer a Taça.
Isso só ocorrerá novamente, daqui 60 anos.
Eu te acompanho desde a "Vila do Chaves" destrinche a final da Libertadores de 2008 entre Fluminense x Ldu, onde o árbitro argentino Hector Baldassi operou o Fluminense após ter eliminado o Boca Juniors da Argentina (time dele).
*Na verdade falam que venderam a copa porque na época tinham vários jogadores bons e de qualidade que poderiam ter sido convocados e isso se repete até hoje nas convocações e a seleção brasileira sempre sendo prejudicada em copas.*
A copa mais vendida da história 😅
Quem geralmente escolhe os campeões mundiais são os grandes patrocinadores!! Por essa minha desconfiança é que não assisto mais jogos de copas....
Ninguém quer falar o que realmente aconteceu com o Ronaldo (nem ele quer falar).
Perdemos pela senilidade do Zagallo.
SImples foi comprada e pronto 5 mil ienas p cada um e 200 p me eu fica calado pq cei do isquema !
Eu tinha 14 anos de idade e mesmo a seleção brasileira perdendo eu fui beber cerveja. Minha mãe tinha comprado 2 caixas de cervejas e fez pipoca...kkkk😊
Brasil podia ter sido campeao do mundo en 1998 se o Romario nao teria sido cortado por Zagallo. O time do Brasil 1997 estava perfeito para vencer en 1998 mais sem Romario no maximo Brasil fico vicecampeao do mundo. Con sorte Brasil venceu o Penta en 2002 con o Ronaldo voltando para cima como melhor jogador do mundo.
Muito obrigado por falar o quê Aconteceu na copa de 1998
M
Para mim esse uniforme do Brasil 1998 foi o uniforme mais bonito que eu vi da Nike.
Oque aconteceu ou acontece é que o brasileiro nao admite que perdeu ou perde,mania de que se perder foi roubado ou comprado.
Eu era alto,bonito e atraente quando o Brasil perdeu para França.
kkkkkkkkk
Quem também queria ver o Ronaldinho fenômeno jogar junto com o Pelé/Neymar em uma final de Copa do mundo?
Não coloca Neymar na mesma conversa que Pelé e Ronaldo Fenômeno
O Brasil a pior defesa da copa com 10 gols tomados: 1 Escócia, 2 Noruega, 1 Chile, 2 Dinamarca, 1 Holanda, 3 França.
2014: observe, amigo.
Não sei se foi a pior defesa, mas bem lembrado! Só não tomou gol em um jogo! Verdadeira peneira!
Apresentação legal :)
Desenvolvura dahora mano!
Gostei!
foi pênalti da noruega, eu marcaria pode confiar
Hahaha seei
Muito bom mano, parabéns pelo vídeo.
O que aconteceu é que a Seleção Brasileira entregou o resultado. O Ronaldo disse que queria jogar e será que durante o primeiro tempo o Zagallo viu que ele não tinha condições? Mesmo assim, ele voltou para o segundo tempo. O Brasil entregou aquela partida. Foi isso!
E tu acha que o fanfarrão do Zagallo tinha peito pra substituir o melhor jogador do mundo em uma final de Copa?
O pênalti não foi só o ângulo, foi instantes diferentes, faltou o inicio da jogada...
Zidane é pai da seleção, colocou no bolso em 98 e 2006
Sensacional!
Eu não sabia desse ocorrido antes do jogo que você citou com o Galvão comentando sobre a escalação da seleção brasileira antes da partida.
Eu estava servindo como Missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e não vi o jogo neste dia.
Silvio Luiz comentou antes do Galvão, pelo SBT.
Faltou o Romário para resolver , simples assim!
Ele o Bebeto tinham aquele entrosamento...
@@FilipeReisRodrigues Sim Sabotaram o melhor brasileiro pós Pelé