Concordo, a religião muitas vezes serve como uma ferramenta política disfarçada de espiritualidade. Ela é usada para controlar e manipular as massas, mantendo o status quo. Forte abraço e vitória sempre.
Hoje no Brasil abrem mais de 20 igrejas diariamente, enquanto isso uma escola, uma universidade ou até um hospital, se leva em média 10 anos para ser entregue a população
Infelizmente, isso reflete as prioridades distorcidas da nossa sociedade, onde a fé muitas vezes é incentivada em detrimento da educação e da saúde. Precisamos valorizar mais o conhecimento e o bem-estar coletivo. Forte abraço e vitória sempre.
Fato. As igrejas emocionam facilmente bichinhos carentes e emocionados. As escolas assustam os bichinhos ao mostrar-lhes que são cocô de estrela e que não são especiais porra nenhuma. As religiões falam de eternidade e conto de fábulas; As escolas falam de doenças, trabalho e finitude.
tenho 61 anos, nasci ja internado na religião, fui cristão protestante fanático, porém quando compretei meus 56 anos, descobri q a realidade q vivemos é totalmente diferente do que a religião expõem, resumindo; faz 5 anos estou liberto, agora sou feliz porque me tornei racional.
Marcos, é inspirador ouvir sobre sua jornada para encontrar a liberdade e a felicidade através da racionalidade. A descoberta da verdade pode ser libertadora. Parabéns por essa transformação. Forte abraço e vitória sempre!
Você diz tudo isso como se a religião crista fosse totalmente irracional(os protestantes sim). A igreja catolica simplesmente mudou a sociedade atual, ela contribui no avanço científico, formou diversos pensadores como São tomas de Aquino por exemplo falar que a religião cristã é irracional, isso sim irracionalidade
Eu confesso que sou fã demais daqueles que conseguem se livrar do cipoal religioso de mentiras metafísicas. E quanto mais velho for o ser humano que consegue superar essa mentira institucionalizada, mas admiração eu tenho. É pra mim como um jogador que, nos acréscimos do segundo tempo, vira o jogo e dá a vitória ao seu time, o time da razão. Por acaso tornei-me racional (e ateísta) a partir dos 20 e poucos anos e minha filha já herdou essa influência desde os 10 anos.
Religião e alienação andam lado a lado o melhor é viver o individualismo meritorio que leva a felicidade individual conhece-te a ti mesmo pra poder fazer o teu ao lado feliz ou seja faz a tua vontade pra poder ser feliz e quem vai andar ao teu lado ateísmo é muito bom mesmo
Concordo, a religião promove alienação. Conhecer a si mesmo e buscar a própria felicidade são fundamentais. O ateísmo nos liberta para viver de acordo com nossos próprios valores. Forte abraço e vitória sempre!
@@DoxaeEpisteme nunca mais rezo e nem me ajoelho a deuses agora é fazer o caminho sem precisar implorar por seres que não influem em nada o Ateísmo foi a melhor escolha que já fiz e olha que já andei em muitas religiões nenhuma presta alienação pura e felicidades vamos fazer nossos próprios sonhos sem depender de Deus e de deuses cósmicos
@@Viltonx o ateísmo é mil vezes melhor e não tem que ficar com essa de que religião é uma coisa que impede você de ter ou não ter uma vida mais fácil se for alienado a um deus inventado por uma doutrina que impede de fazer o teu melhor pois deixa o ser humano dependente de dogmas e o ateísmo é ciência o que acontecia em toda a existência humana e que é e foi a evolução da espécie antes de falar sobre qualquer deus e o controle da religião sobre o mundo que impede que a pessoa seja mais feliz pois fica dependente de um deus que não existe
A religião pode ter impactos negativos significativos em algumas sociedades, como divisões e intolerância. É importante discutir essas questões com respeito ao pluralismo e à liberdade de pensamento. Forte abraço e vitória sempre!
Obrigado pelo comentário! Concordo, as religiões muitas vezes oferecem respostas superficiais e podem distanciar as pessoas da realidade. Forte abraço e vitória sempre!
Eu curei da depressão depois que conheci o ateísmo. Nasci em uma igreja, fiquei lá do meu nascimento até aos 46 anos. Tenho 4 anos no ateísmo, para mim foi libertador, foi como tirar um enorme peso das costas. Na religião você não vivi. Na religião você só tem medo e mais medo. O colirio do ateísmo me curou da doença mental. Virei ateu quando me apresentaram um outro Deus que não era o cristianismo.
Fico feliz em saber que o ateísmo trouxe liberdade e alívio para você. Muitas pessoas encontram no ateísmo uma forma de viver sem o peso do medo e da culpa impostos pela religião. É inspirador ver como a razão e a busca por conhecimento podem transformar vidas. Forte abraço e vitória sempre.
Concordo plenamente! O sentimento de culpa e pecado promovido pela religião pode ser extremamente prejudicial. Espinoza oferece uma visão mais saudável e racional, onde encontramos paz e conexão com a natureza. Forte abraço e vitória sempre.
@@DoxaeEpisteme O meu irmão suicídou, ele adoeceu a mente e lá também teve outro que suicídou também, ele foi fazer o sacrifício de Abraão. Lá era uma sessão de terror, mais mesmo assim as pessoas não saem. De verdade nem sei como me libertei, eu era bitolada, minha libertação foi acidental, porque não assistia nada que não fosse da igreja.
Muito obrigado pelo apoio! É sempre bom encontrar pessoas com ideias semelhantes. Vamos continuar falando a verdade sobre religião e política. Forte abraço e vitória sempre!
Calma grazy, as religiões são confeitarias baratas, neste mundo contemporâneo! Porém eles passaram por várias experimentações para acalmar as angústias da alma.
Afirmar isso é besteira, vou usar o exemplo do catolicismo, sem a igreja catolica que foi o pilar da sociedade por muitos séculos, não teriamos diversos avanços na area científica, por exemplo a igreja católica foi a instituição que contruiu todas as universidades da idade média por exemplo. Sem contar as imensas descobertas feitas pos religiosos da epoca. Afirmar que a religião(cristã) não serve para nada mostra simplesmente a falta de conhecimento do indivíduo
Concordo com sua perspectiva crítica sobre o papel da religião na sociedade. Muitos filósofos, argumentam que ela pode ser usada para influenciar e controlar as pessoas. Forte abraço e vitória sempre!
Religião seria então o maior exemplo de reciprocidade e mutualismo já que o religioso sempre espera uma recompensa, um retorno,uma reciprocidade do seu deus Pois o egoismo estará em ambos
É interessante sua observação sobre a relação entre religião e reciprocidade. A busca por recompensas e reciprocidade pode, de fato, refletir uma forma de egoísmo disfarçado de devoção. Forte abraço e vitória sempre!
Se com a morte, nosso pai, mãe e pessoas que amamos e nós mesmos simplesmente deixamos de existir a vida não tem nenhum sentido. Se a religião é apenas uma ilusao, fuga da realidade, pelo menos nos dá o incentivo de viver bem e fazer o bem no pouco tempo de existencia que resta. Não creio que a vida seja fruto de um processo cego e sem direção... Tudo é por acaso. Creio numa Mente Superior, que criou todas as coisas com um objetivo, finalidade pré-determinada. A complexidade que há em tudo evidencia que tudo foi projetado por um grande artista que chamamos de Deus!
Entendo sua perspectiva sobre o sentido da vida e a necessidade de um propósito. Para mim, a vida ganha significado na busca pelo conhecimento e na criação de conexões humanas. Forte abraço e vitória sempre!
Opa amigo, tudo bem? Já deve ter notado minha recorrência aqui kkkk. Sou um Jovem de 20 anos e entre idas e vindas ideológicas, decidi primeiro me informar de boas fontes (Clássicos) para após isso discernir sobre. Porém seu canal é um ótimo ponto de partida para ir atrás dos livros originais. Dentre muitas, já me considerei um neoliberal, pela enxurrada de conteúdo que há na internet, mas também uma pessoa "De esquerda" em dado momento. Hoje me julgo incapaz de me colocar dessa forma por falta de conhecimento. Aos poucos vamos adiante nessa vida, e, quem sabe um dia, poder esbanjar uma ideologia fundamentada. Obrigado pelo conteúdo, agrega bastante e também desperta a curiosidade do saber. (Quase esqueci, Forte abraço e vitória sempre!)
Fala, Gabriel! Que bom ter você por aqui de novo! É muito legal ver sua jornada em busca de conhecimento e discernimento. Os clássicos são realmente uma ótima base para entender melhor as ideias. Continue explorando e questionando, é assim que crescemos. Obrigado pelo apoio e pelo feedback positivo! Forte abraço e vitória sempre!
Fico feliz que tenha achado interessante. Se precisar de mais reflexões ou tiver mais perguntas, estou aqui para ajudar. Forte abraço e vitória sempre!
Re ligião, sempre foi e está sendo a dês graças para a nossa sociedade, principalmente para os mais pobres, e os que vivem longe de cidades grandes, estando mais vulneráveis a charlatões e crenças que oprimem e ditam modos de agir e condenar, cheias de preconceitos fazendo com que as pessoas vivam em uma felicidade que não é a delas!
Você está certo. A religião muitas vezes oferece um sentido de comunidade e apoio, especialmente para aqueles que vivem em áreas remotas e enfrentam dificuldades. No entanto, também pode ser usada para explorar e oprimir, impondo normas e preconceitos que limitam a liberdade individual. Isso pode levar as pessoas a uma forma de felicidade que não é autêntica, mas moldada por doutrinas externas. Forte abraço e vitória sempre!
Mas eu n sei da onde as pessoas tiraram essa ideia que religião é sinonimo de benevolencia, democracia, tolerancia, empatia, caridade e humanismo, nunca foi isso sempre foi o poder do mais forte sobre o mais fraco sempre foi imperialismo e superstição terrorista e genocida, sempre foi a lei sendo estabelecida por um poder ou soberano, sempre foi controle social, sempre foi algumas migalhas para chamar de felicidade enquanto psiquicamente toda aquela moralidade brutal está destruindo voce por dentro secretamente , vc está sendo destruido sem perceber, sua coragem está sendo atacada violentamente porem de modo tão engenhoso que você não percebe vc n percebe que esta se comportando como um escravo e ainda acredita que sua atitude e virtuosa, nunca foi benevolecia as que pregaram benevolencia foram destruidas pelo imperialismo da religião oganizada, o monoteismo é o pior de todos.
Concordo totalmente. A religião muitas vezes é usada como ferramenta de controle e opressão, mascarada por valores de benevolência e caridade. Historicamente, ela tem servido aos interesses dos poderosos, mantendo as massas subjugadas. O monoteísmo, em particular, pode ser especialmente opressivo, impondo uma visão única e absoluta que sufoca a diversidade e a liberdade individual. Forte abraço e vitória sempre!
Sim, muitos filósofos acreditam em Deus, mas também há muitos que não acreditam. A filosofia é diversa e cada um tem sua própria visão. Forte abraço e vitória sempre!
Top 10 razões para ser anti-religião: 1- A religião discrimina 2- A religião leva ao fanatismo 3- A religião promove intolerância 4- A religião aliena 5- A religião atrasa 6- A religião lentifica os avanços 7- A religião dissemina ódio 8- A religião separa as pessoas 9- A religião promove guerras 10- A religião gera gatilhos para transtornos mentais.
Isto na sua visão. Caso quem não tem religião possui: 1-Não discrimina 2-Não é manipulável 3-Todo ateu é tolerante 4-Todo o universo dos ateus não é alienado 5-Os ateus vivem em um mundo a parte totalmente desenvolvido 6-Os avanços do mundo foram todos conquistados pelos ateus 7-Os ateus são exemplos na arte de amar ao próximo 8-O mundo de ateus é totalmente fraterno 9-Nenhuma guera foi provocada por ateu 10-Nenhum ateu tem problema mental. Vá procurar o que fazer e fique com seus conceitos para você mesmo e não queira utilizar o seu pensamento privado para induzir o pensamento privado dos outros. A isto se chama invasão da dignidade alheia. Der exemplo com o seu modo de vida e fale menos.
@@geniosouzasantos9916 Não é uma questão de visão ou mera opinião pessoal. É uma questão de REALIDADE dos fatos. Se você tem problema com a realidade e com os fatos, aí o problema é seu e não meu.
Que padrão de moralidade você usa pra considerar esses itens como sendo objetivamente errados? Por que pelo o que eu sei, não existe padrão de moralidade supremo (deus), apenas opiniões subjetivas de cada cérebro. Portanto, como você pode dizer que essas coisas são erradas? Elas são erradas de acordo com você, pra você. São erradas porque a química do seu cérebro diz que é errado, não porque realmente é errado. Então como você justifica o que é certo ou errado?
@@riverblack123 A medida que o ser humano foi evoluindo e formando clãs para sobrevivência viram a importância de viver em grupos e depois formar comunidades maiores. Isso trazia vantagens para a sobrevivência. De caçadores-coletores passamos a agricultores criadores de rebanhos. Isso foi gerando um problema de espaço entre comunidades que culminou na origem da barbárie. Foi ficando evidente que na maioria das vezes os grupos tinham objetivos e necessidades em comum, e como resultado disso os povos foram sendo formados e as civilizações se tornaram mais organizadas para combater a barbarie. O que de fato é justo e não justo, certo ou errado dentro de uma sociedade se deu pelo fato da secularização com o passar do tempo, que foi se adequando e se tornando cada vez mais humanizada após séculos de evolução entre as relações humanas.
Risos! Obrigado por assistir ao vídeo e por seu comentário! Se tiver dúvidas ou quiser discutir algum ponto específico, estou aqui para conversar. Forte abraço e vitória sempre!
Concordo que tanto a religião quanto a ausência dela podem gerar conflitos e discriminação. O importante é buscar um equilíbrio e respeito mútuo. Forte abraço e vitória sempre!
Posso estar errado, mas penso que tudo tem seu lado bom e ruim, nós que as vezes não percebemos. Para algumas pessoas a religião vai ser ruim, enquanto para outros vai ser boa
@@danieljorgedefarias4930 Talvez a diferença seja entre fanatismo e espiritualidade. Tem pessoas que são mais espiritualizadas. Não gosto muito do termo, mas facilita a explicação. Muitas dessas nem seguem religiões mas acreditam em algo. Outros são menos espiritualizados e levam a religião para o lado mais sombrio e alienante.
Nem veneno nem cura. A religião tem sido o alimento físico e mental da humanidade ao longo de milénios. Muitos dos que se dizem crentes, apenas descrêem de um mundo sem religião. Já há muitos que sabem que foi tudo inventado pela imaginação humana. Eles pensam que sem religião o mundo seria um caos. Então preferem continuar com a mentira.
Compreendo sua visão. Muitos acreditam que a religião oferece estrutura e sentido, enquanto outros veem-na como uma criação humana que pode ser superada. O debate é importante para avançarmos como sociedade. Forte abraço e vitória sempre!
Me arrependo até hoje, de ter entrado em um templo religioso. Se arrependimento matasse, eu já estaria morto, por te perdido 30 anos dá minha vida sendo enganado por lideres religioso ou até mesmos pessoas religiosas. Nunca vi curas divinas. Nunca vida milagres algum. Nunca vi deus ou salvador que mim, foi pregado. Hoje , sou 100% livre. Livre de todas as crenças religiosas e sua loucuras.
Entendo profundamente o seu sentimento de arrependimento e frustração. Viver 30 anos sob a influência de crenças que não se concretizaram é algo difícil de superar. No entanto, o mais importante é que hoje você se sente livre, liberto de dogmas e ilusões que antes te aprisionavam. Essa liberdade é um passo importante para viver segundo a sua própria verdade, sem as amarras de crenças que não trouxeram as respostas ou experiências prometidas. Forte abraço e vitória sempre!
bem... mais uma vez vejo a abordagem com preocupação. O título faz clara referência a um processo dialético, tendo iniciado de forma extraordinária ao referir Lucrécio e John Sturt Mill fazendo a defesa do mal vezo da religião e uma de suas facetas sociais... Contudo o assunto fora abordado somente até aí. Não fora estabelecida a dialética. Apenas um sofisma. Não fora realizado o debate... a confrontação não ocorreu. apenas mostrou-se o veneno... a cura não!!! logo o título que melhor apresenta o conteúdo é: Religião, veneno. Curioso é que durante boa parte da narrativa foram mostradas cenas do filme 1984, onde, em uma realidade distópica, a religião fora substituída pelo partido. Muito contraditório!!! A discussão sobre esse assunto é, sem dúvida, da ordem do dia!!! Imprescindível, mas desde que ocorrido respeitando a dialética. A mim, esse tipo de abordagem me parece tão intolerante quanto a intolerância religiosa. Nesse caso, o veneno é a própria cura!!!
Entendo sua preocupação, Madson. A proposta era justamente provocar reflexão sobre os malefícios da religião, sem pretensão de esgotar o debate dialético em um único vídeo. A comparação com "1984" serve para destacar que qualquer ideologia, religiosa ou política, pode se tornar opressora. A intenção é abrir espaço para um diálogo mais profundo em vídeos futuros. Mas é muito importante que você saiba de uma coisa: como você pode ver nos vídeos anteriores, adoro os filósofos cristãos e islâmicos, mas dialética não pressupõe uma simetria entre o verdadeiro e o falso, entre a filosofia e a mitologia. O que você vai encontrar aqui é atrito, combate. Em outras palavras, quando falo sobre as parábolas de Cristo é uma coisa; quando estou em uma série ateísta, é outra completamente diferente. Ou seja, se você quer contribuir com o debate, apresente sua posição! Não cobre de mim inserção, porque não terá. Dialética não é imparcialidade! Forte abraço e vitória sempre!
@@DoxaeEpisteme não tinha lido(na verdade não tinha visto por causa do corte da página) a parte final de sua resposta... seria um grande prazer enriquecer o debate, mas penso, não ser isso viável em um chat... Verdadeiramente, gostei muito da primeira parte. Escrevo sobre o assunto em minha dissertação e não conhecia o pensamento de John Stuart Mill; De Lucrecio, sim. A crítica não foi dirigida a sua posição intelectual. Também sou ateu. Em um outro vídeo você defende o pensamento de que o ateísmo é neutro!!! Logo, realmente esperava essa neutralidade!!! Enfim... grande abraço
Substituir Deus pela compreensão humana não é irracional, mas sim um exercício de autonomia intelectual e responsabilidade ética. Buscamos na razão e na ciência explicações fundamentadas para compreender o mundo ao nosso redor. A citação que você mencionou pode ser interpretada como uma crítica ao antropomorfismo e à substituição de uma divindade transcendente por concepções humanas ou outras criaturas. Ele sugere que isso reflete uma predominância da irracionalidade, possivelmente indicando uma visão de que atribuir qualidades divinas a seres limitados pode ser irracional ou inadequado. Forte abraço e vitória sempre.
Se os nazistas tentassem substituir Hitler pela razão humana, pela ciência e pelo método científico a "irracionalidade" predominaria? Pois é, então "abra o cabeção Lucrécio".
Muitos compartilham dessa visão! A ideia de um "Deus" pode ser algo muito mais complexo e profundo do que o descrito pelas religiões, que tendem a limitar e moldar essa noção conforme suas próprias doutrinas. Questionar essas versões e buscar um entendimento próprio é uma forma genuína de espiritualidade. Forte abraço e vitória sempre!
Concordo. A religião, muitas vezes, é usada para justificar o ódio, e isso pode causar traumas profundos nas pessoas. O importante é buscar o respeito e a compreensão, independentemente de crenças. Forte abraço e vitória sempre!
Antonio, agradeço muito sua visita e comentário. O importante é questionar e refletir sobre seu papel da religião na sociedade. Forte abraço e vitória sempre!
Pra que vou me esforcar para ser bom e honesto se a vida é apenas um acidente do acaso e logo deixarei de existir? O existencialismo é a morte de qualquer expectativa futura!
Entendo seu questionamento sobre a vida e a moralidade. Para mim, ser bom e honesto vem da busca por uma sociedade melhor aqui e agora. Forte abraço e vitória sempre!
Você acha que é um favor que faz em "ser bom"? Você não precisa ser honesto esperando receber algo em troca, afinal há tantas pessoas honestas que somente recebem "feladaputagem" em troca. Você, como eu e outros, eventualmente escolhemos ser honestos por nossa própria conta e risco, afinal, parece que agimos assim porque o mundo "honesto" que queremos construir precisa de nossas ações como tijolos fundamentais.
Também sou ateu e compartilho dessa visão. Acreditar em si mesmo e na razão é fundamental para viver uma vida plena, sem a necessidade de deuses. Forte abraço e vitória sempre!
Religião é um antigo sistema político travestida de divino.
Concordo, a religião muitas vezes serve como uma ferramenta política disfarçada de espiritualidade. Ela é usada para controlar e manipular as massas, mantendo o status quo. Forte abraço e vitória sempre.
Hoje no Brasil abrem mais de 20 igrejas diariamente, enquanto isso uma escola, uma universidade ou até um hospital, se leva em média 10 anos para ser entregue a população
Infelizmente, isso reflete as prioridades distorcidas da nossa sociedade, onde a fé muitas vezes é incentivada em detrimento da educação e da saúde. Precisamos valorizar mais o conhecimento e o bem-estar coletivo. Forte abraço e vitória sempre.
Fato. As igrejas emocionam facilmente bichinhos carentes e emocionados.
As escolas assustam os bichinhos ao mostrar-lhes que são cocô de estrela e que não são especiais porra nenhuma.
As religiões falam de eternidade e conto de fábulas;
As escolas falam de doenças, trabalho e finitude.
tenho 61 anos, nasci ja internado na religião, fui cristão protestante fanático, porém quando compretei meus 56 anos, descobri q a realidade q vivemos é totalmente diferente do que a religião expõem, resumindo; faz 5 anos estou liberto, agora sou feliz porque me tornei racional.
Marcos, é inspirador ouvir sobre sua jornada para encontrar a liberdade e a felicidade através da racionalidade. A descoberta da verdade pode ser libertadora. Parabéns por essa transformação. Forte abraço e vitória sempre!
Você diz tudo isso como se a religião crista fosse totalmente irracional(os protestantes sim). A igreja catolica simplesmente mudou a sociedade atual, ela contribui no avanço científico, formou diversos pensadores como São tomas de Aquino por exemplo falar que a religião cristã é irracional, isso sim irracionalidade
Parabéns. Como foi que se deu esse processo?
Eu confesso que sou fã demais daqueles que conseguem se livrar do cipoal religioso de mentiras metafísicas.
E quanto mais velho for o ser humano que consegue superar essa mentira institucionalizada, mas admiração eu tenho.
É pra mim como um jogador que, nos acréscimos do segundo tempo, vira o jogo e dá a vitória ao seu time, o time da razão.
Por acaso tornei-me racional (e ateísta) a partir dos 20 e poucos anos e minha filha já herdou essa influência desde os 10 anos.
Religião e alienação andam lado a lado o melhor é viver o individualismo meritorio que leva a felicidade individual conhece-te a ti mesmo pra poder fazer o teu ao lado feliz ou seja faz a tua vontade pra poder ser feliz e quem vai andar ao teu lado ateísmo é muito bom mesmo
Concordo, a religião promove alienação. Conhecer a si mesmo e buscar a própria felicidade são fundamentais. O ateísmo nos liberta para viver de acordo com nossos próprios valores. Forte abraço e vitória sempre!
@@DoxaeEpisteme nunca mais rezo e nem me ajoelho a deuses agora é fazer o caminho sem precisar implorar por seres que não influem em nada o Ateísmo foi a melhor escolha que já fiz e olha que já andei em muitas religiões nenhuma presta alienação pura e felicidades vamos fazer nossos próprios sonhos sem depender de Deus e de deuses cósmicos
@@DoxaeEpisteme religion never more again is spending of time
Não devemos esquecer que as religiões São filhas dos mitos! Sabemos que os mitos tem sua relevância na formação ética!
@@Viltonx o ateísmo é mil vezes melhor e não tem que ficar com essa de que religião é uma coisa que impede você de ter ou não ter uma vida mais fácil se for alienado a um deus inventado por uma doutrina que impede de fazer o teu melhor pois deixa o ser humano dependente de dogmas e o ateísmo é ciência o que acontecia em toda a existência humana e que é e foi a evolução da espécie antes de falar sobre qualquer deus e o controle da religião sobre o mundo que impede que a pessoa seja mais feliz pois fica dependente de um deus que não existe
Religião e um dos piores dos copes negativos em uma sociedade.👈😔
A religião pode ter impactos negativos significativos em algumas sociedades, como divisões e intolerância. É importante discutir essas questões com respeito ao pluralismo e à liberdade de pensamento. Forte abraço e vitória sempre!
Boa reflexão! Pois acho q as religiões são mt superficiais e ao mesmo tempo tira de forma sutil as pessoas da Realidade da vida Real.
Obrigado pelo comentário! Concordo, as religiões muitas vezes oferecem respostas superficiais e podem distanciar as pessoas da realidade. Forte abraço e vitória sempre!
Eu curei da depressão depois que conheci o ateísmo. Nasci em uma igreja, fiquei lá do meu nascimento até aos 46 anos. Tenho 4 anos no ateísmo, para mim foi libertador, foi como tirar um enorme peso das costas. Na religião você não vivi. Na religião você só tem medo e mais medo. O colirio do ateísmo me curou da doença mental. Virei ateu quando me apresentaram um outro Deus que não era o cristianismo.
O sentimento de culpa e pecado! Nos torna doentes. A calma em Espinoza, trás um caminho racional com sentimento de comunhão com a natureza.
Fico feliz em saber que o ateísmo trouxe liberdade e alívio para você. Muitas pessoas encontram no ateísmo uma forma de viver sem o peso do medo e da culpa impostos pela religião. É inspirador ver como a razão e a busca por conhecimento podem transformar vidas. Forte abraço e vitória sempre.
Concordo plenamente! O sentimento de culpa e pecado promovido pela religião pode ser extremamente prejudicial. Espinoza oferece uma visão mais saudável e racional, onde encontramos paz e conexão com a natureza. Forte abraço e vitória sempre.
@@DoxaeEpisteme O meu irmão suicídou, ele adoeceu a mente e lá também teve outro que suicídou também, ele foi fazer o sacrifício de Abraão. Lá era uma sessão de terror, mais mesmo assim as pessoas não saem. De verdade nem sei como me libertei, eu era bitolada, minha libertação foi acidental, porque não assistia nada que não fosse da igreja.
Que canal bom! Sou Ateista e também falo do mal da religião e da política
Muito obrigado pelo apoio! É sempre bom encontrar pessoas com ideias semelhantes. Vamos continuar falando a verdade sobre religião e política. Forte abraço e vitória sempre!
Eu acho a religião uma furada. Estou quase abraçando o absurdismo.
Entendo! Muitos encontram no absurdismo uma perspectiva interessante. Cada um busca seu caminho na busca por sentido. Forte abraço e vitória sempre! 🌟
Calma grazy, as religiões são confeitarias baratas, neste mundo contemporâneo! Porém eles passaram por várias experimentações para acalmar as angústias da alma.
Afirmar isso é besteira, vou usar o exemplo do catolicismo, sem a igreja catolica que foi o pilar da sociedade por muitos séculos, não teriamos diversos avanços na area científica, por exemplo a igreja católica foi a instituição que contruiu todas as universidades da idade média por exemplo. Sem contar as imensas descobertas feitas pos religiosos da epoca. Afirmar que a religião(cristã) não serve para nada mostra simplesmente a falta de conhecimento do indivíduo
Que não deixa de ser uma religião
A religião sempre foi e continua sendo a melhor forma de controle de massas.
Concordo com sua perspectiva crítica sobre o papel da religião na sociedade. Muitos filósofos, argumentam que ela pode ser usada para influenciar e controlar as pessoas. Forte abraço e vitória sempre!
a religião faz das pessoas fantoches pra qualquer coisa, tipo armas, como os homens bomba
Religião seria então o maior exemplo de reciprocidade e mutualismo já que o religioso sempre espera uma recompensa, um retorno,uma reciprocidade do seu deus
Pois o egoismo estará em ambos
É interessante sua observação sobre a relação entre religião e reciprocidade. A busca por recompensas e reciprocidade pode, de fato, refletir uma forma de egoísmo disfarçado de devoção. Forte abraço e vitória sempre!
"Religião pura fantasia, pura ilusão, pura superstição"
Entendo perfeitamente. Nossa abordagem deve explorar uma perspectiva crítica baseada em evidências e racionalidade. Forte abraço e vitória sempre!
@lorenapoluana, como sempre diz o nosso professor Eustáquio Presley 😂😂😂😂
O bom exemplo disso é o criacionismo
Vcs já compararam os seres vivos com máquinas pela complexidade da reprodução? Pesquisaram Louis Pasteur e a primeira via do Aquino??
Fato.
Se com a morte, nosso pai, mãe e pessoas que amamos e nós mesmos simplesmente deixamos de existir a vida não tem nenhum sentido.
Se a religião é apenas uma ilusao, fuga da realidade, pelo menos nos dá o incentivo de viver bem e fazer o bem no pouco tempo de existencia que resta.
Não creio que a vida seja fruto de um processo cego e sem direção... Tudo é por acaso.
Creio numa Mente Superior, que criou todas as coisas com um objetivo, finalidade pré-determinada. A complexidade que há em tudo evidencia que tudo foi projetado por um grande artista que chamamos de Deus!
Entendo sua perspectiva sobre o sentido da vida e a necessidade de um propósito. Para mim, a vida ganha significado na busca pelo conhecimento e na criação de conexões humanas. Forte abraço e vitória sempre!
Opa amigo, tudo bem? Já deve ter notado minha recorrência aqui kkkk. Sou um Jovem de 20 anos e entre idas e vindas ideológicas, decidi primeiro me informar de boas fontes (Clássicos) para após isso discernir sobre. Porém seu canal é um ótimo ponto de partida para ir atrás dos livros originais. Dentre muitas, já me considerei um neoliberal, pela enxurrada de conteúdo que há na internet, mas também uma pessoa "De esquerda" em dado momento. Hoje me julgo incapaz de me colocar dessa forma por falta de conhecimento. Aos poucos vamos adiante nessa vida, e, quem sabe um dia, poder esbanjar uma ideologia fundamentada. Obrigado pelo conteúdo, agrega bastante e também desperta a curiosidade do saber. (Quase esqueci, Forte abraço e vitória sempre!)
Fala, Gabriel! Que bom ter você por aqui de novo! É muito legal ver sua jornada em busca de conhecimento e discernimento. Os clássicos são realmente uma ótima base para entender melhor as ideias. Continue explorando e questionando, é assim que crescemos. Obrigado pelo apoio e pelo feedback positivo! Forte abraço e vitória sempre!
Bom demais ❤
Agradeço muito a gentileza do comentário! Forte abraço e vitória sempre!
Você só conhecerá a Religião
Quando dela sair
E observá-la de um ponto distante
Compreendo seu ponto. Às vezes, a distância proporciona uma nova perspectiva sobre a religião e suas dinâmicas. Forte abraço e vitória sempre!
Boa reflexão
Fico feliz que tenha achado interessante. Se precisar de mais reflexões ou tiver mais perguntas, estou aqui para ajudar. Forte abraço e vitória sempre!
Utilidade pública!
Fico feliz em saber que curtiu o vídeo! Forte abraço e vitória sempre!
Tenha uma boa noite 🌃😊
Obrigado! Tenha uma ótima noite também! Forte abraço e vitória sempre!
Re ligião, sempre foi e está sendo a dês graças para a nossa sociedade, principalmente para os mais pobres, e os que vivem longe de cidades grandes, estando mais vulneráveis a charlatões e crenças que oprimem e ditam modos de agir e condenar, cheias de preconceitos fazendo com que as pessoas vivam em uma felicidade que não é a delas!
Você está certo. A religião muitas vezes oferece um sentido de comunidade e apoio, especialmente para aqueles que vivem em áreas remotas e enfrentam dificuldades. No entanto, também pode ser usada para explorar e oprimir, impondo normas e preconceitos que limitam a liberdade individual. Isso pode levar as pessoas a uma forma de felicidade que não é autêntica, mas moldada por doutrinas externas. Forte abraço e vitória sempre!
Mas eu n sei da onde as pessoas tiraram essa ideia que religião é sinonimo de benevolencia, democracia, tolerancia, empatia, caridade e humanismo, nunca foi isso sempre foi o poder do mais forte sobre o mais fraco sempre foi imperialismo e superstição terrorista e genocida, sempre foi a lei sendo estabelecida por um poder ou soberano, sempre foi controle social, sempre foi algumas migalhas para chamar de felicidade enquanto psiquicamente toda aquela moralidade brutal está destruindo voce por dentro secretamente , vc está sendo destruido sem perceber, sua coragem está sendo atacada violentamente porem de modo tão engenhoso que você não percebe vc n percebe que esta se comportando como um escravo e ainda acredita que sua atitude e virtuosa, nunca foi benevolecia as que pregaram benevolencia foram destruidas pelo imperialismo da religião oganizada, o monoteismo é o pior de todos.
Concordo totalmente. A religião muitas vezes é usada como ferramenta de controle e opressão, mascarada por valores de benevolência e caridade. Historicamente, ela tem servido aos interesses dos poderosos, mantendo as massas subjugadas. O monoteísmo, em particular, pode ser especialmente opressivo, impondo uma visão única e absoluta que sufoca a diversidade e a liberdade individual. Forte abraço e vitória sempre!
Muitos filósofos também creio em Deus
Sim, muitos filósofos acreditam em Deus, mas também há muitos que não acreditam. A filosofia é diversa e cada um tem sua própria visão. Forte abraço e vitória sempre!
Depende de quanto ela aumenta ou diminui sua frequência hertz
Agradeço sua visita! Forte abraço e vitória sempre!
Muito obrigada😊
Veneno, claro.
Agradeço muito sua visita e comentário. Forte abraço e vitória sempre. ✌️
As duas coisas!
Agradeço sua visita e comentário! Forte abraço e vitória sempre!
Top 10 razões para ser anti-religião:
1- A religião discrimina
2- A religião leva ao fanatismo
3- A religião promove intolerância
4- A religião aliena
5- A religião atrasa
6- A religião lentifica os avanços
7- A religião dissemina ódio
8- A religião separa as pessoas
9- A religião promove guerras
10- A religião gera gatilhos para transtornos mentais.
Isto na sua visão. Caso quem não tem religião possui:
1-Não discrimina
2-Não é manipulável
3-Todo ateu é tolerante
4-Todo o universo dos ateus não é alienado
5-Os ateus vivem em um mundo a parte totalmente desenvolvido
6-Os avanços do mundo foram todos conquistados pelos ateus
7-Os ateus são exemplos na arte de amar ao próximo
8-O mundo de ateus é totalmente fraterno
9-Nenhuma guera foi provocada por ateu
10-Nenhum ateu tem problema mental.
Vá procurar o que fazer e fique com seus conceitos para você mesmo e não queira utilizar o seu pensamento privado para induzir o pensamento privado dos outros.
A isto se chama invasão da dignidade alheia. Der exemplo com o seu modo de vida e fale menos.
@@geniosouzasantos9916 Não é uma questão de visão ou mera opinião pessoal. É uma questão de REALIDADE dos fatos. Se você tem problema com a realidade e com os fatos, aí o problema é seu e não meu.
Boa Júlio!
Esse maluco é que não entendeu o seu ponto de vista, religião é um verdadeiro câncer maldito nessa país de alienados chamado Brasil.
Que padrão de moralidade você usa pra considerar esses itens como sendo objetivamente errados? Por que pelo o que eu sei, não existe padrão de moralidade supremo (deus), apenas opiniões subjetivas de cada cérebro. Portanto, como você pode dizer que essas coisas são erradas? Elas são erradas de acordo com você, pra você. São erradas porque a química do seu cérebro diz que é errado, não porque realmente é errado.
Então como você justifica o que é certo ou errado?
@@riverblack123 A medida que o ser humano foi evoluindo e formando clãs para sobrevivência viram a importância de viver em grupos e depois formar comunidades maiores. Isso trazia vantagens para a sobrevivência. De caçadores-coletores passamos a agricultores criadores de rebanhos. Isso foi gerando um problema de espaço entre comunidades que culminou na origem da barbárie. Foi ficando evidente que na maioria das vezes os grupos tinham objetivos e necessidades em comum, e como resultado disso os povos foram sendo formados e as civilizações se tornaram mais organizadas para combater a barbarie.
O que de fato é justo e não justo, certo ou errado dentro de uma sociedade se deu pelo fato da secularização com o passar do tempo, que foi se adequando e se tornando cada vez mais humanizada após séculos de evolução entre as relações humanas.
**Assisto vídeo**
**Respiro fundo**
**Abro a aba de comentários**
Risos! Obrigado por assistir ao vídeo e por seu comentário! Se tiver dúvidas ou quiser discutir algum ponto específico, estou aqui para conversar. Forte abraço e vitória sempre!
Acho que os dois, gera muita merda como discriminação e guerras, mas as vezes salva pessoas que não veem propósito na vida.
Concordo que tanto a religião quanto a ausência dela podem gerar conflitos e discriminação. O importante é buscar um equilíbrio e respeito mútuo. Forte abraço e vitória sempre!
Posso estar errado, mas penso que tudo tem seu lado bom e ruim, nós que as vezes não percebemos. Para algumas pessoas a religião vai ser ruim, enquanto para outros vai ser boa
Com certeza, cada pessoa tem sua perspectiva única. Importante é respeitar as diferentes experiências. Forte abraço e vitória sempre!
@@DoxaeEpisteme concordo.
Obrigado e igualmente
@@danieljorgedefarias4930 Talvez a diferença seja entre fanatismo e espiritualidade. Tem pessoas que são mais espiritualizadas. Não gosto muito do termo, mas facilita a explicação. Muitas dessas nem seguem religiões mas acreditam em algo. Outros são menos espiritualizados e levam a religião para o lado mais sombrio e alienante.
@@Julio11889- nós seres humanos são muito propícios ao fanatismo, não só na religião, mas em outras aéreas também e o fanatismo cega
Não acho que religião é o "ópio" do povo.... religião é o ÓDIO do povo
Valeu Fernando! Forte abraço e vitória sempre!
Essa gente só acredita em dEUS porque não pensam.
PENSEM.
Acreditar ou não em deus é uma escolha pessoal, mas pensar criticamente é fundamental. Forte abraço e vitória sempre!
O cara ateu também parece não pensar e refletir pois se assim o fizesse não seria ateu.
O crente vive na Aposta de Pascal
@@charlesmarques71 Mas estamos na vanguarda.
Nem veneno nem cura.
A religião tem sido o alimento físico e mental da humanidade ao longo de milénios.
Muitos dos que se dizem crentes, apenas descrêem de um mundo sem religião.
Já há muitos que sabem que foi tudo inventado pela imaginação humana.
Eles pensam que sem religião o mundo seria um caos.
Então preferem continuar com a mentira.
Compreendo sua visão. Muitos acreditam que a religião oferece estrutura e sentido, enquanto outros veem-na como uma criação humana que pode ser superada. O debate é importante para avançarmos como sociedade. Forte abraço e vitória sempre!
@@saboresnaturais9274 Dissonância cognitiva e hipnose coletiva. A cúpula da religião idolatra o dinheiro.
Me arrependo até hoje, de ter entrado em um templo religioso. Se arrependimento matasse, eu já estaria morto, por te perdido 30 anos dá minha vida sendo enganado por lideres religioso ou até mesmos pessoas religiosas. Nunca vi curas divinas. Nunca vida milagres algum. Nunca vi deus ou salvador que mim, foi pregado. Hoje , sou 100% livre. Livre de todas as crenças religiosas e sua loucuras.
Entendo profundamente o seu sentimento de arrependimento e frustração. Viver 30 anos sob a influência de crenças que não se concretizaram é algo difícil de superar. No entanto, o mais importante é que hoje você se sente livre, liberto de dogmas e ilusões que antes te aprisionavam. Essa liberdade é um passo importante para viver segundo a sua própria verdade, sem as amarras de crenças que não trouxeram as respostas ou experiências prometidas. Forte abraço e vitória sempre!
bem... mais uma vez vejo a abordagem com preocupação. O título faz clara referência a um processo dialético, tendo iniciado de forma extraordinária ao referir Lucrécio e John Sturt Mill fazendo a defesa do mal vezo da religião e uma de suas facetas sociais... Contudo o assunto fora abordado somente até aí. Não fora estabelecida a dialética. Apenas um sofisma. Não fora realizado o debate... a confrontação não ocorreu. apenas mostrou-se o veneno... a cura não!!! logo o título que melhor apresenta o conteúdo é: Religião, veneno. Curioso é que durante boa parte da narrativa foram mostradas cenas do filme 1984, onde, em uma realidade distópica, a religião fora substituída pelo partido. Muito contraditório!!! A discussão sobre esse assunto é, sem dúvida, da ordem do dia!!! Imprescindível, mas desde que ocorrido respeitando a dialética. A mim, esse tipo de abordagem me parece tão intolerante quanto a intolerância religiosa. Nesse caso, o veneno é a própria cura!!!
Entendo sua preocupação, Madson. A proposta era justamente provocar reflexão sobre os malefícios da religião, sem pretensão de esgotar o debate dialético em um único vídeo. A comparação com "1984" serve para destacar que qualquer ideologia, religiosa ou política, pode se tornar opressora. A intenção é abrir espaço para um diálogo mais profundo em vídeos futuros. Mas é muito importante que você saiba de uma coisa: como você pode ver nos vídeos anteriores, adoro os filósofos cristãos e islâmicos, mas dialética não pressupõe uma simetria entre o verdadeiro e o falso, entre a filosofia e a mitologia. O que você vai encontrar aqui é atrito, combate. Em outras palavras, quando falo sobre as parábolas de Cristo é uma coisa; quando estou em uma série ateísta, é outra completamente diferente. Ou seja, se você quer contribuir com o debate, apresente sua posição! Não cobre de mim inserção, porque não terá. Dialética não é imparcialidade! Forte abraço e vitória sempre!
fico no aguardo, então, da continuação!!! grande abraço
@@DoxaeEpisteme não tinha lido(na verdade não tinha visto por causa do corte da página) a parte final de sua resposta... seria um grande prazer enriquecer o debate, mas penso, não ser isso viável em um chat... Verdadeiramente, gostei muito da primeira parte. Escrevo sobre o assunto em minha dissertação e não conhecia o pensamento de John Stuart Mill; De Lucrecio, sim. A crítica não foi dirigida a sua posição intelectual. Também sou ateu. Em um outro vídeo você defende o pensamento de que o ateísmo é neutro!!! Logo, realmente esperava essa neutralidade!!! Enfim... grande abraço
Ah!!! acabei de comprar todos os livros do cara!!! kkkkk
Em breve retornaremos em Espinoza!! Para acalmar os corações.
Quando se tenta substituir Deus pelo humano ou pelo outra criatura é sinal que a irracionalidade predomina;. Assina Lucrecio.
Substituir Deus pela compreensão humana não é irracional, mas sim um exercício de autonomia intelectual e responsabilidade ética. Buscamos na razão e na ciência explicações fundamentadas para compreender o mundo ao nosso redor. A citação que você mencionou pode ser interpretada como uma crítica ao antropomorfismo e à substituição de uma divindade transcendente por concepções humanas ou outras criaturas. Ele sugere que isso reflete uma predominância da irracionalidade, possivelmente indicando uma visão de que atribuir qualidades divinas a seres limitados pode ser irracional ou inadequado. Forte abraço e vitória sempre.
Se os nazistas tentassem substituir Hitler pela razão humana, pela ciência e pelo método científico a "irracionalidade" predominaria?
Pois é, então "abra o cabeção Lucrécio".
Pra mim Deus existe.mas não é o mesmo que as religiões dizem conhecer.
Muitos compartilham dessa visão! A ideia de um "Deus" pode ser algo muito mais complexo e profundo do que o descrito pelas religiões, que tendem a limitar e moldar essa noção conforme suas próprias doutrinas. Questionar essas versões e buscar um entendimento próprio é uma forma genuína de espiritualidade. Forte abraço e vitória sempre!
A maior invenção do homem é deus!
Concordo, essa é uma reflexão poderosa sobre a influência humana na criação de conceitos divinos. Forte abraço e vitória sempre!
@@DoxaeEpisteme É funciona até os dias de hoje
@@RyanalvesAlves-xk1jy “Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo”
- Voltaire
@@Julio11889- "Se Deus existisse, em nome da liberdade humana, seria necessário aboli-lo". (Mikhail Bakunin - Deus e o Estado).
@@Julio11889- O deus de Voltaire não era o deus cristão.
Se religião fosse cura não haveria tanto destilamento de ódio por parte dos religiosos (não generalizando) e pessoas com traumas religiosos
Concordo. A religião, muitas vezes, é usada para justificar o ódio, e isso pode causar traumas profundos nas pessoas. O importante é buscar o respeito e a compreensão, independentemente de crenças.
Forte abraço e vitória sempre!
Religião é os dois veneno e cura
Antonio, agradeço muito sua visita e comentário. O importante é questionar e refletir sobre seu papel da religião na sociedade. Forte abraço e vitória sempre!
Nem veneno nem cura é só um negócio sujo
Entendo seu ponto de vista. Muitas vezes, a religião pode ser usada de forma manipuladora. Forte abraço e vitória sempre!
Obrigado
Pra que vou me esforcar para ser bom e honesto se a vida é apenas um acidente do acaso e logo deixarei de existir?
O existencialismo é a morte de qualquer expectativa futura!
Entendo seu questionamento sobre a vida e a moralidade. Para mim, ser bom e honesto vem da busca por uma sociedade melhor aqui e agora. Forte abraço e vitória sempre!
Você acha que é um favor que faz em "ser bom"?
Você não precisa ser honesto esperando receber algo em troca, afinal há tantas pessoas honestas que somente recebem "feladaputagem" em troca.
Você, como eu e outros, eventualmente escolhemos ser honestos por nossa própria conta e risco, afinal, parece que agimos assim porque o mundo "honesto" que queremos construir precisa de nossas ações como tijolos fundamentais.
Eu sou ateu. Nenhum deus existe. 🫠
Também sou ateu e compartilho dessa visão. Acreditar em si mesmo e na razão é fundamental para viver uma vida plena, sem a necessidade de deuses. Forte abraço e vitória sempre!