Esta senhora ficou afetada com tantas horrores e tem a necessidade de desabafar os traumas é impossível uma pessoa saudável ter aguentado tanta tortura psicológica temos que ser humanos. A senhora tem toda a razão do mundo.
Vá em frente Bela Malaquias…. És bela de rosto e de cultura… Gostei e gosto tanto de ouvi-la desde dos tempos da Vorgan….. Todas verdades devem vir à superfície… Doa a quem doer….
Este interrogatório já tem 11 meses, mas custa me acreditar que o atual presidente da unita deixe passar tudo isto em branco, sendo uma pessoa de cultura cristã sem um pedido de desculpas a todas as pessoas afetadas e ás suas familias .
Ela contou a Historia dela como testemunha em corpo presente. Quem quiser escrever sobre o 27 de Maio que o faça, alias já existem vários livros sobre o assunto a verdade é que no 27 de Maio não se jogou crianças a fogueira. O MPLA nunca se fechou sobre o assunto tanto mais que até há uma associação 27 de Maio. Para quando uma associação 7 de Setembro? è logico que os maninhos não permitem e dizem ser os mais democratas do mundo.
Acredito que, independente das razões ou do tempo em que foi publicado o livro em questão, isto não tira a realidade vivida por uma pessoa em qualquer lugar como relata a entrevistada. Parabéns à Sra. Bela Malaquias e ao programa.
Acompanhei a longa entrevista concedida ao programa da lac " café da manhã " pela jornalista da antiga vorgan, Bela Malaquias, sob a direcção do jornalista deste órgão. Sobre as questões colocadas pelo entrevistador a entrevistada, esta falou acerca da sua vivência nas matas na qualidade de militante da unita e de sua família. Sobre a queima de pessoas lançadas ao fogo ( labaredas) e cujo acto foi público e que ela mesma presenciou aquele infortúnios, ocorreu na minha memória e recorrendo a história da Europa na antiguidade, foram igualmente queimadas vivas as feiticeiras ( caça às bruxas) como commumente se designa hoje. Recorde- se que a própria igreja católica praticou estes actos de barbárie com a conivência dos príncipes na época. Não conheço a Malaquias, recordou- me tão sómente que por altura dos acordos de bicesse e transcorrido algum tempo em 1992 se a memória não me falha, belas Malaquias havia dado uma entrevista a televisão pública angolana denunciando estes factos que agora trás em livro. Sei , também que , belas Malaquias havia desaparecida do hotel trópico onde se hospedara, aquando seu regresso da jamba, e, já nessa altura corriam rumores de que estaria a ser aliciada pelos serviços secretos do mpla, a fim de denunciar e desacreditar a unita e o seu líder e em compensação, ela foi colocada a trabalhar na rádio nacional de Angola. Não haverá aqui algo por desvendar na medida em que ela trabalhou como confirma directamente com Jonas Savimbi? O que terá acontecido efectivame te nessa relação de cumplicidade entre os dois? Não sei e nem quero fazer um juízo de prognose.
Grande entrevista, vou comprar os seus livros-acredito na sua total sinceridade coisa que muitos escritores não são reais nas suas afirmaçoes--esta senheora é real-então vale a pena comprar livros assim-pois a verdade está aí , e não uma verdade esquematizada
Até nas negociações para a paz na Europa era uma pessoa afável e compreensiva aparentemente e chegado á mata o discurso era agressivo e incitava á guerra.
Deveria apostar mais na dramaturgia. Leva jeito para criar cenários e contar estórias. Talvez teríamos em Angola um José Padilha, Bruno Barreto ou Jorge Amado. Mas numa figura feminina.
Falou certo, os maninhos admiradores do psicopata mesmo sabendo da realidade fingem que nada aconteceu, também são psicopatas, alguns abaixo nem sequer se expressar sabem e se armam em intelectuais. Só sabem ofender, próprio de pessoas vazias sem maturidade, tenho muita pena.
Nos três partidos libertadores ouve desentendimentos, e ouve chacinas infelizmente, faz parte da nossa história, se nós apegarmos no passado temos que romper as relações com Portugal, que nos escravizou a 500 anos, perdoa-nos angolanos afrente é o caminho todos somos irmãos, ninguém pode nos separar só pela ganância do poder...
Portugal escravizou ? kkkk--não me digas que foste escravo --acho que és mais um que lês esses livros da primeira classe e não evoluiste -vai te catar -voces sim-escravizaram a europa por 700 anos--------aprende história seu burro e não lavagem cerebral seu idiota
Exigir que uma pessoa seja fiel sem pronunciar sobre os crimes praticados não é pessoa de bem principal mente em crimes horrendos de doente mental perigoso até depois de morto até porque deixou seguidores vivos que poderão ou não seguir os maus exemplos, é muito negativo esconder crimes,não é recomendável com psicopatas.
É bom, ouvir, histórias, que, muoto poucp falam. Mas é interessante o seu lovro e o que diz e escreve É salutar e bom. Sds Francisco de Assis Paixão e Silva
Criminoso de guerra que se tornou Santo por Papa, foi o Português D.Nuno Alvares Pereira. Em várias batalhas contra os Mouros e na Batalha de Aljubarrota.
A mentira e a traição são armas que exibem os cubardes os tais que agem na penumbra porque têm medo da verdade J.M.S. meia palavra para um bom entendedor basta 😢😢😢wazebele😅😅😅😅
Continuação os outros partidos é diferente,os bacongos,que alguém referiu não são os unicos que foram mortos,por outro lado o MPLA, até um certo ponto é o povo ontém, ágora hoje este povo não reconhecem,por natureza ingratos é natural .uma coisa é matar um conhecido outra coisa é matar um adversário como é o caso dos famosos bacongo, não convivia com MPLA, eram adiversarios.no fim alguns Angolanos inrracionais incistem em julgar os seus libertadores iram transformar Angola como a Líbia ,não confundam o MPLA, com a Uinta.
Apareceu nas eleições de 2022 e depois das mesmas desapareceu. Assim só, aparecerá em 2027? E falar em nome das mulheres? Não contiuasjudar as mulheres, como fazia no tempo da campanh!a?
Savimbi foi -o Neto-o Zadu etc -são todos uns ciminosos do povo angolano e continua esse ódio----já antes da independencia eram assim--não fosse o 25 Abril , eles vinham todos para nosso lado com o NETO á frente--toda gente sabia disso
Sinto muito pela Bela Malaquias pelas atrocidades cometidas na Jamba. Mas agora já um problema: sabes muito bem quais foram as atrocidades com o MPLA contra o seu próprio povo durante toda essa sua estadia nas cidades. Poderias escrever um livro sobre os psicopatas do MPLA é do senhor engenheiro da KGB JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS.?
Bela, fala a verdade, não foi o MPLA sozinho que expulsou a UNITA, foram os cubanos, porque o MPLA não tinha força suficiente para combater a UNITA e a FNLA.
Mas tia e so A gora??? Nos ja sabemos disso tudo...Fala ainda Do MPLA e o seu apogeu do 27 de Maio ,onde que se diz em menos de 2 anos trucidou mais de 80Mill autóctones
Florbela Malaquias viveu na Jamba e mal conhece a Jamba. A estrutura da Jamba foi muito mais. Tínhamos campos agrícolas ao redor de toda Jamba! Jamba foi criada do nada com o esforço dos angolanos que aspiravam uma Angola melhor.
Essa senhora espelha uma boa psicopata pelo q ela conhece bem as caraterista de um psicopa e ela não é e nem psicologa. É uma q esta a espera da oportunidade do tacho conheço bem esse comportamento quer dinheiro em angola vilipendie a imagem Dr. Jonas savimbi, agora não quero dizer com isso q concordo com tudo q aconteceu na jamba não gosto como ela vê nosso oportunidade de realizar os sonhos dela.
Cu. Livela calar esta senhora é esconder crimes horrendos não aceitáveis por pessoas civilizadas que entres estes crimes matara á facada como já se matou um porco, para depois o iscortejar em pedaços para cozinhar e comer em banquete, estudem e saberão quem em Africa praticou estes crimes. Alguns abafados escondidas aos mais jovens. Vergonha que não pode ser esquecida para que se não repita.
Foi o MPLA Luzolo, tribalista te esquecestes dos bailundos que vem a ser chacinados desde que Angola e Angola, te esquecestes da chacina da FNLA contra os Bailundos a norte do pais, nao vamos apontar dedos e piorar o que ja esta pior. Vamos sentar e conversar, DIVIDIR PRA MELHOR REINAR TUDO ISTO TEM DEDO DO HOMEN BRANCO.
Muito tribal. O pai é da Unita-todos tem que ser . O pai é protestante, todos são protestantes. Não existe democracia no tribalismo. Ou seja ninguém pode ter opinião própria. Isso é ditaqdura. Liberdade é ter pensamento livre tal como açôes.
Ele dizia que,quem viverá verá, e hoje estamos a ver e ouvir.Bela Malaquias Mulher de alta personalidade moral,consciente e cristão.
Obrigado sr José Rodrigues e a LAC este programa nos faz acompanhar o que se passa no nosso pais, MWANGOLA
Esta senhora ficou afetada com tantas horrores e tem a necessidade de desabafar os traumas é impossível uma pessoa saudável ter aguentado tanta tortura psicológica temos que ser humanos. A senhora tem toda a razão do mundo.
Grande molher era précis muitos Como voce um abrasso de um portugues que vive a 50 anos em paris
Mulher-- preciso --abraço--é bom escrever em português.
Vá em frente Bela Malaquias…. És bela de rosto e de cultura… Gostei e gosto tanto de ouvi-la desde dos tempos da Vorgan….. Todas verdades devem vir à superfície… Doa a quem doer….
Gostei dá entrevista Dra. Florbela ,
Essas verdades têm que vir atona.
Estou à procura do livro para quando a nova edição?
Bom dia. Bem recebida. Obrigado.
Este interrogatório já tem 11 meses, mas custa me acreditar que o atual presidente da unita deixe passar tudo isto em branco, sendo uma pessoa de cultura cristã sem um pedido de desculpas a todas as pessoas afetadas e ás suas familias .
Ela contou a Historia dela como testemunha em corpo presente. Quem quiser escrever sobre o 27 de Maio que o faça, alias já existem vários livros sobre o assunto a verdade é que no 27 de Maio não se jogou crianças a fogueira. O MPLA nunca se fechou sobre o assunto tanto mais que até há uma associação 27 de Maio. Para quando uma associação 7 de Setembro? è logico que os maninhos não permitem e dizem ser os mais democratas do mundo.
Acredito que, independente das razões ou do tempo em que foi publicado o livro em questão, isto não tira a realidade vivida por uma pessoa em qualquer lugar como relata a entrevistada. Parabéns à Sra. Bela Malaquias e ao programa.
Entrevista memorável á uma das mulheres angolanas mais inteligentes que existe!
Obrigado por Publicarem esta entrevista. Estava mesmo a procurar....
Fica a minha pergunta ao presidente da República... Porque que estamos como estamos.
Obrigado Bela Malaquias, Deus te abençoe.
Acompanhei a longa entrevista concedida ao programa da lac " café da manhã " pela jornalista da antiga vorgan, Bela Malaquias, sob a direcção do jornalista deste órgão. Sobre as questões colocadas pelo entrevistador a entrevistada, esta falou acerca da sua vivência nas matas na qualidade de militante da unita e de sua família. Sobre a queima de pessoas lançadas ao fogo ( labaredas) e cujo acto foi público e que ela mesma presenciou aquele infortúnios, ocorreu na minha memória e recorrendo a história da Europa na antiguidade, foram igualmente queimadas vivas as feiticeiras ( caça às bruxas) como commumente se designa hoje. Recorde- se que a própria igreja católica praticou estes actos de barbárie com a conivência dos príncipes na época. Não conheço a Malaquias, recordou- me tão sómente que por altura dos acordos de bicesse e transcorrido algum tempo em 1992 se a memória não me falha, belas Malaquias havia dado uma entrevista a televisão pública angolana denunciando estes factos que agora trás em livro.
Sei , também que , belas Malaquias havia desaparecida do hotel trópico onde se hospedara, aquando seu regresso da jamba, e, já nessa altura corriam rumores de que estaria a ser aliciada pelos serviços secretos do mpla, a fim de denunciar e desacreditar a unita e o seu líder e em compensação, ela foi colocada a trabalhar na rádio nacional de Angola. Não haverá aqui algo por desvendar na medida em que ela trabalhou como confirma directamente com Jonas Savimbi?
O que terá acontecido efectivame te nessa relação de cumplicidade entre os dois? Não sei e nem quero fazer um juízo de prognose.
Very, brave women. Truth shall prevail! Nao devemos tapar o sol a peneira. A Estoria tem q ser contada com verdade.
Pessoas necessárias para Angola força minha mãe,a verdade é verdade,abaixo o fanatismo político.
Era importante que ela fizesse um esclarecimento dos nomes das cidades Angolanas na era colonial e nos dias de hoje, para facilitar a compreensão!
Lamentamos pelo terror que sofreu maltratos pelo psicopata,terrorista de guerra em Agola.
Grande entrevista, vou comprar os seus livros-acredito na sua total sinceridade coisa que muitos escritores não são reais nas suas afirmaçoes--esta senheora é real-então vale a pena comprar livros assim-pois a verdade está aí , e não uma verdade esquematizada
Até nas negociações para a paz na Europa era uma pessoa afável e compreensiva aparentemente e chegado á mata o discurso era agressivo e incitava á guerra.
Deveria apostar mais na dramaturgia.
Leva jeito para criar cenários e contar estórias.
Talvez teríamos em Angola um José Padilha, Bruno Barreto ou Jorge Amado. Mas numa figura feminina.
Falou certo, os maninhos admiradores do psicopata mesmo sabendo da realidade fingem que nada aconteceu, também são psicopatas, alguns abaixo nem sequer se expressar sabem e se armam em intelectuais. Só sabem ofender, próprio de pessoas vazias sem maturidade, tenho muita pena.
Em Angola, cada um conta a história da sua maneira.
Si a FNLA tinhia una emicao da Radio emitida da Radio national do Zaire in kinshasa .A voix DOS combantete .
Nos três partidos libertadores ouve desentendimentos, e ouve chacinas infelizmente, faz parte da nossa história, se nós apegarmos no passado temos que romper as relações com Portugal, que nos escravizou a 500 anos, perdoa-nos angolanos afrente é o caminho todos somos irmãos, ninguém pode nos separar só pela ganância do poder...
Portugal escravizou ? kkkk--não me digas que foste escravo --acho que és mais um que lês esses livros da primeira classe e não evoluiste -vai te catar -voces sim-escravizaram a europa por 700 anos--------aprende história seu burro e não lavagem cerebral seu idiota
Quem fala a verdade não merece castigo.
Exigir que uma pessoa seja fiel sem pronunciar sobre os crimes praticados não é pessoa de bem principal mente em crimes horrendos de doente mental perigoso até depois de morto até porque deixou seguidores vivos que poderão ou não seguir os maus exemplos, é muito negativo esconder crimes,não é recomendável com psicopatas.
Deus está connosco.
Ouvi programas da vorgan com a Bela Malaquias e o papagaio Mussili...nós cá deste lado também ouvíamos...para saber o que estavam a aprontar na Jamba.
Gosto muito do seus programas, continua a entrevistar,obrigado.
É bom, ouvir, histórias, que, muoto poucp falam.
Mas é interessante o seu lovro e o que diz e escreve
É salutar e bom.
Sds
Francisco de Assis Paixão e Silva
Criminoso de guerra que se tornou Santo por Papa, foi o Português D.Nuno Alvares Pereira. Em várias batalhas contra os Mouros e na Batalha de Aljubarrota.
Grande homem D. Nuno
A mentira e a traição são armas que exibem os cubardes os tais que agem na penumbra porque têm medo da verdade J.M.S. meia palavra para um bom entendedor basta 😢😢😢wazebele😅😅😅😅
No MPLA e FNLA tambem foi assim
Continuação os outros partidos é diferente,os bacongos,que alguém referiu não são os unicos que foram mortos,por outro lado o MPLA, até um certo ponto é o povo ontém, ágora hoje este povo não reconhecem,por natureza ingratos é natural .uma coisa é matar um conhecido outra coisa é matar um adversário como é o caso dos famosos bacongo, não convivia com MPLA, eram adiversarios.no fim alguns Angolanos inrracionais incistem em julgar os seus libertadores iram transformar Angola como a Líbia ,não confundam o MPLA, com a Uinta.
Savimbi nunca me engano, , sempre sube disso
Apareceu nas eleições de 2022 e depois das mesmas desapareceu. Assim só, aparecerá em 2027? E falar em nome das mulheres? Não contiuasjudar as mulheres, como fazia no tempo da campanh!a?
Senhora Bela Malaquias, deves saber que os ministérios de Angola são partidarizados ( MPLA).
😊
Nunca cuspa no prato onde comeste.
Estás verdade verdadeiras, são ditas, haja homens no mpla que tenha coragem, obrigado minha irmã,
Mana Bela Malaquias wafina wayambata tem boas tumbas, tio Manuvakola aproveitou bem as tumbas dela porque fez lá filho
Ele diz a Vorgan ouvia os jogos de futebol de Luanda-eles ouviam e vibravam era os jogos-BENFICA-SPORTING-PORTO-isso sim----Coitado desse cara
😢
É triste como o dr Savimbi foi cruel com os seus irmāos.
Savimbi foi -o Neto-o Zadu etc -são todos uns ciminosos do povo angolano e continua esse ódio----já antes da independencia eram assim--não fosse o 25 Abril , eles vinham todos para nosso lado com o NETO á frente--toda gente sabia disso
MPLA UNITA FNLA todos mataram
Ai vai o meu respeito
uma pessoa que falou tudo mais alguma coisa.
Abrem os olhos irmãos, o propósito desta senhora é perpetuar o nosso sofrimento, bases+se no passado com fins inconfessos...
Pero do Mambimbi!😎
Ela só não diz quantas vezes ficou debaixo do Sabimbi, pois ela era a chefona da Unita--------como as pessoas mudam -kkkkk
Nito alves morreu
Que matou o general vakulukuta
Lindo
Bom dia CAF da minha
Ok
Sinto muito pela Bela Malaquias pelas atrocidades cometidas na Jamba. Mas agora já um problema: sabes muito bem quais foram as atrocidades com o MPLA contra o seu próprio povo durante toda essa sua estadia nas cidades. Poderias escrever um livro sobre os psicopatas do MPLA é do senhor engenheiro da KGB JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS.?
Tio Manuvakola comeu uma boa fruta
😅😅everdade😅
Bela, fala a verdade, não foi o MPLA sozinho que expulsou a UNITA, foram os cubanos, porque o MPLA não tinha força suficiente para combater a UNITA e a FNLA.
???
Quem matou salupeto pena em tempo de paz
Tenha vergonha na cara antes de vir aqui para dizer asneiras.
O salupeto pena morreu porque foi enganado pelo tirano arrogante inútil Savimbi.
Não estás a mentir sr.
A tia que não tem juízo
Mas tia e so A gora??? Nos ja sabemos disso tudo...Fala ainda Do MPLA e o seu apogeu do 27 de Maio ,onde que se diz em menos de 2 anos trucidou mais de 80Mill autóctones
Florbela Malaquias viveu na Jamba e mal conhece a Jamba. A estrutura da Jamba foi muito mais. Tínhamos campos agrícolas ao redor de toda Jamba!
Jamba foi criada do nada com o esforço dos angolanos que aspiravam uma Angola melhor.
Pedro Zolua esquece o fanatismo a verdade nao e do MPLA, FNLA ou UNITA apenas a verdade.
Essa senhora espelha uma boa psicopata pelo q ela conhece bem as caraterista de um psicopa e ela não é e nem psicologa.
É uma q esta a espera da oportunidade do tacho conheço bem esse comportamento quer dinheiro em angola vilipendie a imagem Dr. Jonas savimbi, agora não quero dizer com isso q concordo com tudo q aconteceu na jamba não gosto como ela vê nosso oportunidade de realizar os sonhos dela.
Cu. Livela calar esta senhora é esconder crimes horrendos não aceitáveis por pessoas civilizadas que entres estes crimes matara á facada como já se matou um porco, para depois o iscortejar em pedaços para cozinhar e comer em banquete, estudem e saberão quem em Africa praticou estes crimes. Alguns abafados escondidas aos mais jovens. Vergonha que não pode ser esquecida para que se não repita.
@@ernanipereira2048 Faziam e ainda fazem
Quem matou os bakongos em 92
Foi o MPLA Luzolo, tribalista te esquecestes dos bailundos que vem a ser chacinados desde que Angola e Angola, te esquecestes da chacina da FNLA contra os Bailundos a norte do pais, nao vamos apontar dedos e piorar o que ja esta pior. Vamos sentar e conversar, DIVIDIR PRA MELHOR REINAR TUDO ISTO TEM DEDO DO HOMEN BRANCO.
Muito tribal. O pai é da Unita-todos tem que ser . O pai é protestante, todos são protestantes. Não existe democracia no tribalismo. Ou seja ninguém pode ter opinião própria. Isso é ditaqdura. Liberdade é ter pensamento livre tal como açôes.