Uma duvida: quando o Inciso I se refere à composicao de custos unitarios menores ou iguais à mediana, deveria ser desconsiderados todos os preços acima da mediana? Inclusive, conforme vai tirando os precos, a mediana no sistema vai mudando.... A duvida eh a seguinte: posso utilizar diretamente a mediana quando vem os preços ou tem que ficar excluindo aqueles que foram maiores que a mediana (devido a essa questao de composicao de custos unitarios menores ou iguais a mediana)?
A composição ser menor ou igual a mediana significa que você poderia utilizar outro parâmetro que fosse menor que a mediana na sua amostra (no caso, a média ou o menor dos valores obtidos, conforme o art. 6º da IN 65/2021). A desconsideração de preços deve ser feita, sobretudo, para valores fora da realidade, como valores irrisórios e claramente superestimados ou cujo objeto não corresponde à pesquisa.
Boa noite, Thiago, muito grata pelo conhecimento compartilhado. Seguem algumas dívidas. Quando desativa alguns preços é necessário justificar? Cabe a justificativa de inexequíveis e excessivos, nesses casos ? O relatório gerado substituiu o relatório que o Painel de Preços (fora do CompraNet) gera? Eu posso deixar somente 3 resultados, mesmo que a pesquisa retorne 50 resultados, por exemplo? Como eu justificaria a desconsideração dos itens? Qual o cálculo indicado para valores inexequíveis e excessivos? Com esse relatório, ainda é preciso confeccionar o mapa de preços, mapa comparativo? Se eu encontrar um item na busca (pelo catmat/catser), mas o valor for mais alto que os encontrados em sites especializados, posso use os valores dos sites?
Boa noite, o relatório gerado substitui o Painel de Preços, sim. Os filtros aplicados e o critério para desconsiderar preços deve ser explicado no campo "Nota Técnica", na pesquisa. Essa Nota sai no relatório também. Se o valor encontrado na Pesquisa de Preços do Comprasnet (parâmetro I) for muito maior que o encontrado em sites especializados (parâmetro III), isto pode ser a justificativa para que os Preços do Comprasnet não sejam utilizados. O importante é que seja uma pesquisa bem feita.
Não consigo acessar esse site e menus. Cai direto naquela página que tem tarjas verdes em sua parte superior - Comprasnet... cujo menu tem: Dados Cadastrais Compras SICAF Contratos Sair . Estão em manutenção? Mudaram algo? Como acessar essas funcionalidades? É só para quem faz acesso ao GOV como Governo?
Mais uma vez obrigado! seus vídeos ajudam demais nosso trabalho.
Fico feliz por isso!
Agora imagina fazer isso numa pesquisa de mais de 150 itens 👏
Vai dar um trabalho, mas é mais fácil que conseguir que um fornecedor envie orçamento para 150 itens.
@@thyagomachado me refiro ao fato de ser mais fácil você mesmo adicionar os preços do item a ter que tirar os que estão poluindo.
Uma duvida: quando o Inciso I se refere à composicao de custos unitarios menores ou iguais à mediana, deveria ser desconsiderados todos os preços acima da mediana? Inclusive, conforme vai tirando os precos, a mediana no sistema vai mudando....
A duvida eh a seguinte: posso utilizar diretamente a mediana quando vem os preços ou tem que ficar excluindo aqueles que foram maiores que a mediana (devido a essa questao de composicao de custos unitarios menores ou iguais a mediana)?
A composição ser menor ou igual a mediana significa que você poderia utilizar outro parâmetro que fosse menor que a mediana na sua amostra (no caso, a média ou o menor dos valores obtidos, conforme o art. 6º da IN 65/2021). A desconsideração de preços deve ser feita, sobretudo, para valores fora da realidade, como valores irrisórios e claramente superestimados ou cujo objeto não corresponde à pesquisa.
@@thyagomachado obrigado, thyago!!
excelente aula
Boa noite, Thiago, muito grata pelo conhecimento compartilhado. Seguem algumas dívidas.
Quando desativa alguns preços é necessário justificar? Cabe a justificativa de inexequíveis e excessivos, nesses casos ?
O relatório gerado substituiu o relatório que o Painel de Preços (fora do CompraNet) gera?
Eu posso deixar somente 3 resultados, mesmo que a pesquisa retorne 50 resultados, por exemplo?
Como eu justificaria a desconsideração dos itens?
Qual o cálculo indicado para valores inexequíveis e excessivos?
Com esse relatório, ainda é preciso confeccionar o mapa de preços, mapa comparativo?
Se eu encontrar um item na busca (pelo catmat/catser), mas o valor for mais alto que os encontrados em sites especializados, posso use os valores dos sites?
Boa noite, o relatório gerado substitui o Painel de Preços, sim. Os filtros aplicados e o critério para desconsiderar preços deve ser explicado no campo "Nota Técnica", na pesquisa. Essa Nota sai no relatório também.
Se o valor encontrado na Pesquisa de Preços do Comprasnet (parâmetro I) for muito maior que o encontrado em sites especializados (parâmetro III), isto pode ser a justificativa para que os Preços do Comprasnet não sejam utilizados. O importante é que seja uma pesquisa bem feita.
@thyagomachado muito obrigada pela resposta. Você me ajudou muito com seus vídeos. E obrigada por responder meu email tambem!!!
Obrigado pelos vídeos. São esclarecedores.
Excelente video, muito obrigado!
Não consigo acessar esse site e menus. Cai direto naquela página que tem tarjas verdes em sua parte superior - Comprasnet... cujo menu tem: Dados Cadastrais Compras SICAF Contratos Sair .
Estão em manutenção? Mudaram algo? Como acessar essas funcionalidades? É só para quem faz acesso ao GOV como Governo?
Essa ferramenta de Pesquisa de preços é para governo, sim.
Muito bom seus vídeos
Mais um inscrito. 🙏 Obrigado
Como faço para entrar em contato com você ?
Pode enviar um email para thyago@forum.ufrj.br
Qual seu contato ?
thyago@forum.ufrj.br