Oi Professora Bruna, Parabéns por mais uma aula maravilhosa. Falando em Viktor E. Frankl, no final do "Em busca de sentido" ele faz uma interessante comparação entre sua visão de ser humano e a do Dr. Freud, que resume o abismo entre duas concepções de ser humano: "Sigmund Freud afirmou em certa ocasião: 'Imaginemos que alguém coloca determinado grupo de pessoas, bastante diversificado, numa mesma e uniforme situação de fome. Com o argumento da necessidade imperativa da fome, todas as diferenças individuais ficarão apagadas, e em seu lugar aparecerá a expressão uniforme da mesma necessidade não satisfeita.' Graças a Deus, Sigmund Freud não precisou conhecer os campos de concentração do lado de dentro. Seus objetos de estudo deitavam sobre os divãs de pelúcia desenhados no estilo da cultura vitoriana, e não na imundície de Auschwitz. Lá, as 'diferenças individuais' não se apagaram, mas ao contrário, as pessoas ficaram mais diferenciadas; os indivíduos tiraram suas máscaras, tanto os porcos como os santos. E hoje não se precisa mais hesitar no uso da palavra 'santo'. Basta pensar no padre Maximiliano Kolbe, que foi deixado passando fome e finalmente assassinado através de uma injeção de ácido carbólico em Auschwitz, e que, em 1983, foi canonizado." (pp. 174-175)
Parabéns professora. A filosofia tem me ajudado muito a compreender a minha cosmovisão cristã e até mesmo a expôr de forma mais clara seus fundamentos.
Excelente! Muito obrigado por tudo! Ouvindo seus ensinamentos me lembrei dos pilares do espiritismo kardecista: Ciência, Filosofia e Religião. Não há como alcançar uma espécie de transcendência humana na busca por Deus sem avançar em conhecimentos. Acredito que a Filosofia pode pavimentar essa estrada... Gratidão!
Nossa, quase falei um palavrão agora rsrs, de emoção positiva!rsrs Sou psicóloga, e admiro muito o seu trabalho, Bruna. Contudo, quando vi o título constando a palavra psicanálise (q eu rechaço na maior parte), já fiquei reticente rs, no entanto, sabendo do seu arcabouço intelectual, resolvi conferir, pois já antevia q poderia me surpreender positivamente!hehe... Concluindo, estou apenas nos 29segundos de vídeo e tu já desfez o meu "drama" rsrsrs. Aliás, em virtude de sua postura firme, ideias claras e bem embasadas (fato q fere a sensibilidade de quem não aceita uma controvérsia sadia rs), demasiado pude angariar até mesmo para contribuir com os meus atendimentos como psicóloga. Deus a abençoe sempre e que jamais perca a coragem de expor a verdade! Grande beijo 😘🤗
I Tessalonicenses 05;23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso sincero espírito, e alma, e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Caso se interesse, "Freud e a Alma Humana" - de Bruno Bettelheim, Editora Cultrix, 1982. " A essência da Psicanálise é tornar o desconhecido, conhecido".
BRUNA👏👏👏👏👏👏, com minha simplicidade e fé em Deus, eu concordo com vc. a filosofia e sim uma cura pra alma, eu acredito q Deus deixou para nos os humanos atributos pra tornar muitas coisas possíveis pra o bem nosso. porém ele está pronto pra agir só nas coisas impossíveis. Logo a filosofia e sim , importante pra alma q no fim contribui pra o espírito e corpo. Bjs!!
Querida Bruna, fiquei feliz em encontrá-la aqui no RUclips, percebo que posso me nutrir muito a partir de tua inteligência e conhecimento. Sobre a psicanálise, entendo que pode ter utilidade em certos contextos e finalidades específicas, porém seu alcance é certamente limitado, e, de fato, a visão de Freud é claramente reducionista. Mas cada um vê até onde tem condições, e ele deixou sua contribuição. Jung porém foi muito além, considerando a transcendência humana. E a logoterapia de Viktor Frankl é excelente, uma verdadeira joia. Um abraço!
Impecável, linda Bruna. Vc tem a capacidade ímpar de entrar no meu pensamento. A busca pela verdade é imperial ao sentido da vida, temos mecanismos legítimos para isso e terapia, para mim, é canoa furada. 😉
Brilhante didática! Assunto bem difícil, já que deriva entre Filosofia e Religião, debate já por si milenar, e aqui com o fator complicador: o da confusão existente entre alma, tratada por Platão, na prática da Psicanálise e na postura da Filosofia.
Caracoles!!!!... Eu estava precisando dessa aula para tentar compreender um pouco sobre "ideologia"... Não compreendo o que faz uma pessoa falar e agir diferente do que prega.... obrigado mais uma vez, por abrir meu pensamento. Vou ver mais sua biblioteca de vídeos no RUclips. Novais.
Agora já estou nos 10min de vídeo, mas preciso comentar novamente rs. Estou até emocionada...além de agradecida! Como já disse, sou psicóloga, todavia, antes mesmo de me formar, eu já dizia algo do tipo. Creio, de verdade, que, além de superficial, Freud é quem era muito problemático e, usando a própria linguagem da psicanálise, projetou no mundo aquilo que era uma tribulação e algo deturpado em si próprio, e pior, generalizou e categorizou o ser humano de modo reducionista e frágil. .... Outra coisa, qdo tu, Bruna, diz não se interessar por terapia, não vejo blasfêmia e incoerência em sua explicação; sobremaneira me identifico e sigo por esta base. Indubitavelmente boa parte se beneficia demais das terapias, não obstante, nós psicólogos não seríamos necessários se as pessoas estudassem mais, em benefício próprio, no ímpeto de deixar os conteúdos adentrarem de modo mais significativo, dando abertura para o autoconhecimento e o questionar a si sem paixões lascívias que nos desviam, atrasam, intensificam impulsos e emoções irracionais.... Enfim, já tergiversei demais, desculpe e muito muito obrigada! Obs: Viktor Frankl é admirável e a sua inteligência chega a ser intrigante....talvez por ele ser, no melhor sentido, demasiado humano...
Sou pastor e também professor de filosofia e já fui psicanalista de carreira.. abandonei a psicanálise porque vi no meu dia a dia que ela juntamente com a psicologia e psiquiatria não funcionam como remédio para a alma..
Muito oportuno esse assunto, tb achei que o título do curso poderia dar margem à má interpretação, pois acredito que a professora saiba que o remédio definitivo para a alma é Cristo (de fato). Mas muitas vezes, para chegar à cura, precisamos refletir para então levar o assunto em oração, ou então simplesmente para livrar-nos de uma neurose ao elaborar e resolver os problemas - nesse sentido a filosofia é um remédio. Parabéns pelos 200K inscritos. Acompanho desde os 20k, sempre relevante.
Pelo que vemos hoje e até na idade média, religião é mais uma força política do que espiritual. A igreja sempre foi uma força política lutando pelo poder. Não podemos tirar todo o valor da igreja no desenvolvimento de todas as artes, do intelecto e de toda a cultura que temos. Ela usa valores que os demais que são contra ela desprezam. O ser humano necessita de acreditar em algo para dar sentido à vida e a igreja usa bem isto. Não acredito que somos privilegiados para sermos salvos por um Deus ou que haja uma pessoa que veio salvar a todos. Não acho que haverá coisa depois disto mas temos valores a preservar e a lutar por ele. A filosofia nos ensina isto. Porque a vida é aqui e com os valores é que podemos dar sentido à vida e passar de geração em geração. Temos que viver bem aqui e fazer com que todos tenham esta mesma condição. Dependendo do ângulo em que analisamos, o ser humano é genial ou o contrário. Não sou nada de filosofia, mas do pouco que sei, os estoicos são meu ponto forte e depois deste curso da Bruna é o que quero ir mais a fundo.
Uma coisa q achei interessante no livro do Viktor Frankl foi o fato de eles terem recorrido à alta cultura p amenizar os sofrimentos do campo de concentração.
@@BrunaTorlay sim. No filme "O Livro de Eli", qdo eles chegam ao destino, temos a imagem de alguns livros importantes na literatura Ocidental, como Shakespeare e Dante (acho q são esses), ou seja, eles seriam necessários para a reconstrução do Ocidente.
Tem uma expressão que caiu no gosto dos on-lines que é "tratorar". E, trabalhando em pequena agricultura, de tratorar eu entendo - e cai muito bem nestes últimos videos. Diria o Mussum: "Cacildis!". Só não me inscrevi no "Ascensão" dessa vez por culpa - sem dolo - da própria Bruna: precisei escolher apenas um, e optei pelo do Ernesto Araújo, que fiquei conhecendo aqui no canal. 😁😁
Bruna, este conceito de 'alma' como 'sede da inteligência' foi concebido por quem? E o conceito de 'espírito' (como 'esse algo maior' que integra e faz parte da complexidade do 'ser' humano -- corpo/alma/espírito) também foi concebido pela mesma pessoa? Como podemos chegar ao conhecimento da existência da nossa alma e do nosso espírito (como dimensões/componentes da preciosa e complexa unidade do ser humano corpo-alma-espírito) --- é por meio do estudo da Filosofia, que alimenta a nossa alma? Ou é por meio da Religião, que alimentando a nossa Fé, vai alimentando também o nosso espírito? Ou os dois processos podem ser, separadamente ou concomitantemente, o meio de se chegar ao conhecimento da existência da nossa alma e do nosso espírito e da verdade sobre a existência deles e de tudo o que existe? Dizendo de outra maneira: a Fé em Deus pode nos despertar a vontade de buscar respostas na Filosofia sobre essas questões, assim como a Filosofia pode nos levar a crer numa realidade transcendente e confirmar a existência de Deus? Filosofia e Religião então podem ser compatíveis? Por último: como você conceitua inteligência? Você se baseia, para conceituá-la, em estudos das pessoas que conceituaram 'alma' e 'espírito' da forma como você também os vê? Bruna, a minha intenção é ajudar a esclarecer, e também compreender melhor (por isso faço as perguntas) essas questões apresentadas em seu vídeo; mas, como não estudo filosofia (ainda), nem nunca me aprofundei em nenhum campo de estudo/conhecimento, não sei se falei alguma coisa sem a clareza e a simplicidade de fala com que eu gostaria de expressar minhas ideias. Eu comprei o livro do Viktor Franklin, mas confesso que sinto um pouco de medo de começar a ler. Embora sinta também que será inevitável fazer a leitura...
Pode não gostar. Mas, que Freud foi genial e que a Psicanálise dialoga com a História, Filosofia, Antropologia, Sociologia, ah sim dialoga. E a Psicanálise contribui até hoje com questões de sofrimento psíquico. A natureza humana é complexa. A Filosofia e a religião atendem a alguns. Não a todos.
@@BrunaTorlay Sim. Se não me engano, o próprio Lutero disse: "a razão deve ser destruída em todos os cristãos porque ela é o maior inimigo da fé". Pelo menos foi atribuída a ele.
Nao concordo com seu comentário sobre psicanálise. O passado é apenas para entender o meu presente. Jamais para remoer e viver no passado. Resignificando traumas e tendo entendimento das partes envolvidas.
A teologia não seria um meio caminho entre a filosofia e a religião? Refiro-me sobretudo à teologia católica, com figuras como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, só para pegar dois exemplos de pensadores que influenciaram a filosofia e a religião.
O espírito com seus registros arruma muitas explicações e justificativas mas cae na ação "fato" para o julgamento depois, certo ou errado quando o resultado não pode ser antecipado.
Bruna, o homem até hoje acredita na mentira que satanás disse no jardim de que seríamos igual a DEUS comendo da fruta do conhecimento do bem e do mal. Todos nós queremos ser sempre os donos da razão, como que podemos discutir com nosso Criador o que é bom e o que é mal. E NÃO, não sabemos. Nosso Criador, que gerou nosso corpo, alma e soprou o espirito de vida em nós É Quem sabe o que é bom ou mal para nós. Noção de Verdadeira Justiça e Amor só pode ser encontrado na sua origem. Somos Salvos pela Bondade e Misericordia de DEUS através de CRISTO e não por mérito nosso. Mas não vejo que conhecer o raciocínio de Sócrates, Platão e Aristóteles me torne idiota, óbviamente que não, porque tenho meu conhecimento fundamentado na Verdade e no Caminho da Vida Eterna que é Cristo, que aceitou deixar Sua Glória junto ao Pai e vestir-se de homem e levar para a cruz todas as nossas trangressões e mediante nosso arrependimento de alma alcançarmos a Salvação desta. A Paz de DEUS, A Graça do SENHOR JESUS e A Consolação do ESPIRITO SANTO esteja Contigo e Toda sua Família.
Que lástima! Em pleno 2022 a professora Bruna Torlay tendo que explicar pra alguns "ainda" desavisados, a distinção da alma e do espírito humano. Quem não entendeu, aprenda hoje porque a professora acabou de dar uma excelente elucidação. Quanta ignorância ainda permeia nossa sociedade. Cresce Brasil, que Ascenda a Inteligência desse povo. Amém.
É complicado professora, a religião em si, é caótica, e impossivel explicar e compreender, portanto sem princípio e nem fim, inútil como a escória por fim é uma coisa em sim. Abraço.
Para variar, você sempre brilhante Bruna.
Sempre iluminada.
Oi Professora Bruna,
Parabéns por mais uma aula maravilhosa. Falando em Viktor E. Frankl, no final do "Em busca de sentido" ele faz uma interessante comparação entre sua visão de ser humano e a do Dr. Freud, que resume o abismo entre duas concepções de ser humano:
"Sigmund Freud afirmou em certa ocasião: 'Imaginemos que alguém coloca determinado grupo de pessoas, bastante diversificado, numa mesma e uniforme situação de fome. Com o argumento da necessidade imperativa da fome, todas as diferenças individuais ficarão apagadas, e em seu lugar aparecerá a expressão uniforme da mesma necessidade não satisfeita.' Graças a Deus, Sigmund Freud não precisou conhecer os campos de concentração do lado de dentro. Seus objetos de estudo deitavam sobre os divãs de pelúcia desenhados no estilo da cultura vitoriana, e não na imundície de Auschwitz. Lá, as 'diferenças individuais' não se apagaram, mas ao contrário, as pessoas ficaram mais diferenciadas; os indivíduos tiraram suas máscaras, tanto os porcos como os santos. E hoje não se precisa mais hesitar no uso da palavra 'santo'. Basta pensar no padre Maximiliano Kolbe, que foi deixado passando fome e finalmente assassinado através de uma injeção de ácido carbólico em Auschwitz, e que, em 1983, foi canonizado." (pp. 174-175)
Parabéns professora. A filosofia tem me ajudado muito a compreender a minha cosmovisão cristã e até mesmo a expôr de forma mais clara seus fundamentos.
Boa noite, assistindo agora. Minha filósofa e pensadora de bolso. (Por mais estranho que pareça, estou elogiando, rs).
Excelente! Muito obrigado por tudo! Ouvindo seus ensinamentos me lembrei dos pilares do espiritismo kardecista: Ciência, Filosofia e Religião. Não há como alcançar uma espécie de transcendência humana na busca por Deus sem avançar em conhecimentos. Acredito que a Filosofia pode pavimentar essa estrada... Gratidão!
Nossa, quase falei um palavrão agora rsrs, de emoção positiva!rsrs Sou psicóloga, e admiro muito o seu trabalho, Bruna. Contudo, quando vi o título constando a palavra psicanálise (q eu rechaço na maior parte), já fiquei reticente rs, no entanto, sabendo do seu arcabouço intelectual, resolvi conferir, pois já antevia q poderia me surpreender positivamente!hehe... Concluindo, estou apenas nos 29segundos de vídeo e tu já desfez o meu "drama" rsrsrs. Aliás, em virtude de sua postura firme, ideias claras e bem embasadas (fato q fere a sensibilidade de quem não aceita uma controvérsia sadia rs), demasiado pude angariar até mesmo para contribuir com os meus atendimentos como psicóloga. Deus a abençoe sempre e que jamais perca a coragem de expor a verdade! Grande beijo 😘🤗
I Tessalonicenses 05;23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso sincero espírito, e alma, e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Já li o livro onde estava Deus em aushwitz. Muito bom.
Caso se interesse, "Freud e a Alma Humana" - de Bruno Bettelheim, Editora Cultrix, 1982.
" A essência da Psicanálise é tornar o desconhecido, conhecido".
Boa noite Bruna!
A Logoterapia alcança a alma, o espírito e a mente, preenchendo vazios e ajudando a se encontrar sentido no viver.
BRUNA👏👏👏👏👏👏, com minha simplicidade e fé em Deus, eu concordo com vc. a filosofia e sim uma cura pra alma, eu acredito q Deus deixou para nos os humanos atributos pra tornar muitas coisas possíveis pra o bem nosso. porém ele está pronto pra agir só nas coisas impossíveis. Logo a filosofia e sim , importante pra alma q no fim contribui pra o espírito e corpo. Bjs!!
Querida Bruna, fiquei feliz em encontrá-la aqui no RUclips, percebo que posso me nutrir muito a partir de tua inteligência e conhecimento. Sobre a psicanálise, entendo que pode ter utilidade em certos contextos e finalidades específicas, porém seu alcance é certamente limitado, e, de fato, a visão de Freud é claramente reducionista. Mas cada um vê até onde tem condições, e ele deixou sua contribuição. Jung porém foi muito além, considerando a transcendência humana. E a logoterapia de Viktor Frankl é excelente, uma verdadeira joia. Um abraço!
Pensei que não iria ter hoje.Muito legal, Bruna.
Impecável, linda Bruna. Vc tem a capacidade ímpar de entrar no meu pensamento. A busca pela verdade é imperial ao sentido da vida, temos mecanismos legítimos para isso e terapia, para mim, é canoa furada. 😉
Brilhante didática! Assunto bem difícil, já que deriva entre Filosofia e Religião, debate já por si milenar, e aqui com o fator complicador: o da confusão existente entre alma, tratada por Platão, na prática da Psicanálise e na postura da Filosofia.
Caracoles!!!!... Eu estava precisando dessa aula para tentar compreender um pouco sobre "ideologia"... Não compreendo o que faz uma pessoa falar e agir diferente do que prega.... obrigado mais uma vez, por abrir meu pensamento. Vou ver mais sua biblioteca de vídeos no RUclips. Novais.
Obrigado, Bruna!
Agora já estou nos 10min de vídeo, mas preciso comentar novamente rs. Estou até emocionada...além de agradecida! Como já disse, sou psicóloga, todavia, antes mesmo de me formar, eu já dizia algo do tipo. Creio, de verdade, que, além de superficial, Freud é quem era muito problemático e, usando a própria linguagem da psicanálise, projetou no mundo aquilo que era uma tribulação e algo deturpado em si próprio, e pior, generalizou e categorizou o ser humano de modo reducionista e frágil. .... Outra coisa, qdo tu, Bruna, diz não se interessar por terapia, não vejo blasfêmia e incoerência em sua explicação; sobremaneira me identifico e sigo por esta base. Indubitavelmente boa parte se beneficia demais das terapias, não obstante, nós psicólogos não seríamos necessários se as pessoas estudassem mais, em benefício próprio, no ímpeto de deixar os conteúdos adentrarem de modo mais significativo, dando abertura para o autoconhecimento e o questionar a si sem paixões lascívias que nos desviam, atrasam, intensificam impulsos e emoções irracionais.... Enfim, já tergiversei demais, desculpe e muito muito obrigada!
Obs: Viktor Frankl é admirável e a sua inteligência chega a ser intrigante....talvez por ele ser, no melhor sentido, demasiado humano...
Obrigada pelo comentário!
Quem disse que remói o passado o tempo inteiro. Precisa estudar mais a psicanálise para dar sua opinião.
Sou pastor e também professor de filosofia e já fui psicanalista de carreira.. abandonei a psicanálise porque vi no meu dia a dia que ela juntamente com a psicologia e psiquiatria não funcionam como remédio para a alma..
A professora tem imensa capacidade em unir sentimento e palavras à ação . O aprendizado torna-se uma aventura maravilhosa .
Muito bom, Bruna!
Obrigada pelo vídeo e pela recomendação de leitura ❤
Excelente 👏👏👏👏👏👏👏
parabens bruna, esta fazendo falta na JP.........
Muito oportuno esse assunto, tb achei que o título do curso poderia dar margem à má interpretação, pois acredito que a professora saiba que o remédio definitivo para a alma é Cristo (de fato). Mas muitas vezes, para chegar à cura, precisamos refletir para então levar o assunto em oração, ou então simplesmente para livrar-nos de uma neurose ao elaborar e resolver os problemas - nesse sentido a filosofia é um remédio.
Parabéns pelos 200K inscritos. Acompanho desde os 20k, sempre relevante.
com a atual safadeza em prática por muitas mulheres, é um regozijo assistir a uma mulher de honra se manifestar publicamente sem ser imoral.
Pelo que vemos hoje e até na idade média, religião é mais uma força política do que espiritual. A igreja sempre foi uma força política lutando pelo poder. Não podemos tirar todo o valor da igreja no desenvolvimento de todas as artes, do intelecto e de toda a cultura que temos. Ela usa valores que os demais que são contra ela desprezam. O ser humano necessita de acreditar em algo para dar sentido à vida e a igreja usa bem isto. Não acredito que somos privilegiados para sermos salvos por um Deus ou que haja uma pessoa que veio salvar a todos. Não acho que haverá coisa depois disto mas temos valores a preservar e a lutar por ele. A filosofia nos ensina isto. Porque a vida é aqui e com os valores é que podemos dar sentido à vida e passar de geração em geração. Temos que viver bem aqui e fazer com que todos tenham esta mesma condição.
Dependendo do ângulo em que analisamos, o ser humano é genial ou o contrário.
Não sou nada de filosofia, mas do pouco que sei, os estoicos são meu ponto forte e depois deste curso da Bruna é o que quero ir mais a fundo.
Olá professora. Agora tive uma melhor compreensão desses temas. Muito obrigado 😃
Muito bom, professora!
Parabens vc é ótima no que ensina
Uma coisa q achei interessante no livro do Viktor Frankl foi o fato de eles terem recorrido à alta cultura p amenizar os sofrimentos do campo de concentração.
Justamente porque ela é repleta de sentido.
@@BrunaTorlay sim. No filme "O Livro de Eli", qdo eles chegam ao destino, temos a imagem de alguns livros importantes na literatura Ocidental, como Shakespeare e Dante (acho q são esses), ou seja, eles seriam necessários para a reconstrução do Ocidente.
Excelente aula!
Sensacional simples assim sua linda
Seu cabelo tá maravilhoso!
❤
Tu és uma "fofa". Amo tu.
Boa tarde maravilhosa patriota linda.
pensei que essa mulher falasse alguma coisa séria, mas quando ela meteu olavo de carvalho pra mim ela morreu na hora
Linda
Tem uma expressão que caiu no gosto dos on-lines que é "tratorar". E, trabalhando em pequena agricultura, de tratorar eu entendo - e cai muito bem nestes últimos videos. Diria o Mussum: "Cacildis!".
Só não me inscrevi no "Ascensão" dessa vez por culpa - sem dolo - da própria Bruna: precisei escolher apenas um, e optei pelo do Ernesto Araújo, que fiquei conhecendo aqui no canal. 😁😁
⭐⭐⭐⭐⭐⭐
Pela falta de conhecimento filosófico da maioria essa confusão de significados acontece.
💚💙💜
Como lidar com essa vasta literatura materialista e niilista (Céline,Camus etc)?
Bruna, este conceito de 'alma' como 'sede da inteligência' foi concebido por quem? E o conceito de 'espírito' (como 'esse algo maior' que integra e faz parte da complexidade do 'ser' humano -- corpo/alma/espírito) também foi concebido pela mesma pessoa?
Como podemos chegar ao conhecimento da existência da nossa alma e do nosso espírito (como dimensões/componentes da preciosa e complexa unidade do ser humano corpo-alma-espírito) --- é por meio do estudo da Filosofia, que alimenta a nossa alma? Ou é por meio da Religião, que alimentando a nossa Fé, vai alimentando também o nosso espírito?
Ou os dois processos podem ser, separadamente ou concomitantemente, o meio de se chegar ao conhecimento da existência da nossa alma e do nosso espírito e da verdade sobre a existência deles e de tudo o que existe? Dizendo de outra maneira: a Fé em Deus pode nos despertar a vontade de buscar respostas na Filosofia sobre essas questões, assim como a Filosofia pode nos levar a crer numa realidade transcendente e confirmar a existência de Deus?
Filosofia e Religião então podem ser compatíveis?
Por último: como você conceitua inteligência? Você se baseia, para conceituá-la, em estudos das pessoas que conceituaram 'alma' e 'espírito' da forma como você também os vê?
Bruna, a minha intenção é ajudar a esclarecer, e também compreender melhor (por isso faço as perguntas) essas questões apresentadas em seu vídeo; mas, como não estudo filosofia (ainda), nem nunca me aprofundei em nenhum campo de estudo/conhecimento, não sei se falei alguma coisa sem a clareza e a simplicidade de fala com que eu gostaria de expressar minhas ideias.
Eu comprei o livro do Viktor Franklin, mas confesso que sinto um pouco de medo de começar a ler. Embora sinta também que será inevitável fazer a leitura...
Perguntas pertinentes. Cada uma exige muito mais que dez minutos em resposta. ;-)
exemplo de mulher moderna ... o mundo precisa de pessoas como vc ....
Pode não gostar. Mas, que Freud foi genial e que a Psicanálise dialoga com a História, Filosofia, Antropologia, Sociologia, ah sim dialoga. E a Psicanálise contribui até hoje com questões de sofrimento psíquico. A natureza humana é complexa. A Filosofia e a religião atendem a alguns. Não a todos.
Vejo muitos cristãos, geralmente evangélicos pentecostais, desprezar a filosofia.
Sim. Há razões teológicas para a desconfiança da complementaridade entre fé e razão. É um estudo interessante.
@@BrunaTorlay Sim. Se não me engano, o próprio Lutero disse: "a razão deve ser destruída em todos os cristãos porque ela é o maior inimigo da fé". Pelo menos foi atribuída a ele.
São Paulo tem quase mais psicólogos que o mundo inteiro junto. Tirando Buenos Aires...kkk
A psicanálise só faz uma análise mais psicológica ela atinge nossas almas ela e limitada
Nao concordo com seu comentário sobre psicanálise. O passado é apenas para entender o meu presente. Jamais para remoer e viver no passado. Resignificando traumas e tendo entendimento das partes envolvidas.
Não vinculei o remorso à psicanálise. Só mencionei a noção de natureza humana da qual ela parte. Esse é o ponto que me afasta desse saber.
Simplismente não entedir nada mais como se trata de Bruna e só like...
Não seria a religião uma espécie de "rivotril" do povo?
Não. Essa é a descrição iluminista do termo. Dá uma olhada num vídeo chamado "o fanatismo é o ópio do povo". Trato exatamente desse assunto.
@@BrunaTorlay Valeu, vou assistir.
A teologia não seria um meio caminho entre a filosofia e a religião? Refiro-me sobretudo à teologia católica, com figuras como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, só para pegar dois exemplos de pensadores que influenciaram a filosofia e a religião.
O espírito com seus registros arruma muitas explicações e justificativas mas cae na ação "fato" para o julgamento depois, certo ou errado quando o resultado não pode ser antecipado.
Já começou errado, a Bíblia descreve o homem como dicotômico e não tem como separar religião de filosofia!
É complicado professora,
Primeiro rs
Bruna, o homem até hoje acredita na mentira que satanás disse no jardim de que seríamos igual a DEUS comendo da fruta do conhecimento do bem e do mal. Todos nós queremos ser sempre os donos da razão, como que podemos discutir com nosso Criador o que é bom e o que é mal.
E NÃO, não sabemos. Nosso Criador, que gerou nosso corpo, alma e soprou o espirito de vida em nós É Quem sabe o que é bom ou mal para nós.
Noção de Verdadeira Justiça e Amor só pode ser encontrado na sua origem. Somos Salvos pela Bondade e Misericordia de DEUS através de CRISTO e não por mérito nosso. Mas não vejo que conhecer o raciocínio de Sócrates, Platão e Aristóteles me torne idiota, óbviamente que não, porque tenho meu conhecimento fundamentado na Verdade e no Caminho da Vida Eterna que é Cristo, que aceitou deixar Sua Glória junto ao Pai e vestir-se de homem e levar para a cruz todas as nossas trangressões e mediante nosso arrependimento de alma alcançarmos a Salvação desta.
A Paz de DEUS, A Graça do SENHOR JESUS e A Consolação do ESPIRITO SANTO esteja Contigo e Toda sua Família.
METAFISICA
É falta de discernimento.
Até faria seu curso, mas seu conhecimento de psicanálise é de uma ignorância abismal. Se informe depois faça a crítica.
Que lástima! Em pleno 2022 a professora Bruna Torlay tendo que explicar pra alguns "ainda" desavisados, a distinção da alma e do espírito humano. Quem não entendeu, aprenda hoje porque a professora acabou de dar uma excelente elucidação. Quanta ignorância ainda permeia nossa sociedade. Cresce Brasil, que Ascenda a Inteligência desse povo. Amém.
Permita-me. Psicanálise não é somente nunfróide!! Jung rompeu com nunfróide!!
É complicado professora, a religião em si, é caótica, e impossivel explicar e compreender, portanto sem princípio e nem fim, inútil como a escória por fim é uma coisa em sim.
Abraço.
Nossa Professora! Que gente ignorante! E se acham espirituais!!