@Parabolica , tem certeza que o link é seguro? O meu antivírus está impedindo a conexão. Já tentei pelo Firefox, Chrome e pelo próprio navegador do Avast, mas todas as tentativas foram abortadas devido ao link estar supostamente infectado.
Há 4 anos entrei para um curso e passei graças às aulas de história do professor Rennó Hj estou na Pós-Graduação Ano que vem vou fazer outro curso Espero espero continuar com vocês até eu morrer. Amo muito vocês Fica aquí minha gratidão ao professor Pedro e a você professora Marília ❤❤
Ôh, florzinha, que bom ter vc aqui!! Muito obrigada, viu!! E estou com vc nesta jornada. Se vc sonha, a gente sonha junto, até vc chegar lá!!! 🌷❤️ Tmjuntas, mana!!! Grlpwr! 👊
Minhas respostas sobre as questões da aula: 1º) A paisagem de Wall-e independente do passar do tempo e por mais que ele limpe o lixo todo o dia, ela teve modificação humana, afinal não foi ele que produziu e o traço deixado é visual tanto para um robô, tanto para aquele que está assistindo. Ainda existe as hastes dos prédios, mas com a “natureza” em seu estado quase morto tomando o espaço geográfico. Além disso, até o próprio empilhamento do Wall-e do lixo faz parte da paisagem atual, mas o maior símbolo da paisagem é o olhar sobre a folha nascendo dentro do sapato, algo natural nascendo em um produto sintético feito pelo homem, então é sim uma paisagem, em minha opinião. 2º) O anonimato é o maior poder e maldição que pode existir, pois para aquele que se esconde é refúgio, porém para quem não tem escolha é invisibilidade. Um morador de rua possui um status social de uma decoração do espaço geográfico em que habita, podem ser por motivos financeiros, de saúde mental ou física que ele se encontra, mas desde já, esse ato em si não é natural, senão estaríamos todos vivendo na rua. A partir do momento que a rua vira símbolo de identificação sociocultural daquela pessoa, os seus direitos de cidadão são minimizados pelas circunstâncias, sobretudo com a falta do cumprimento dos seus deveres civis e o único lugar que aceita é o não-lugar, pois nele existe a aceitação do anonimato do ser humano em um estado “não-natural” e sem a cobrança da sua existência em sentido cívico e social, é exatamente o que muitos nessa situação procuram ou infelizmente são sujeitados. 3º) O capitalismo é o modelo econômico mais utilizado no mundo, onde os países mais influentes, ricos e importantes em decisões geopolíticas utilizam, como EUA, França, Japão, Inglaterra e Brasil fazem parte, mas a característica principal é a sua propaganda, onde uma pessoa sem recursos pode melhorar a sua vida (clássico self-made) e que a liberdade do povo é a maior força. Uma pessoa em estado de vulnerabilidade, principalmente os imigrantes, os quais vem de um país ou cidade que está com a falta de recursos, baixo IDH, conflitos ou guerras, é mais provável optar por países ou megalópoles mais influentes que sejam diferentes nos principais pontos do motivo da sua partida de seu local de origem, pois aquela vivência não se revigorou e se for pra começar de novo que seja em um local com muitas possibilidades de crescimento, o que volta ao princípio do modelo econômico e como ele é exercido.
Olá, Davidson!! Daqui a pouquinho vai sair a aula que era pra ter saído ontem. Tivemos um probleminha no áudio, e tive que gravar de novo. Mas todas as quintas-feiras sairá aulas de geografia!! Te aguardo!! 👊👊👊 Tmj!! 🤘
Sobre o "Viajando na maionese" (kk amei esse quadro) de Não-Lugares me deixou com um certo pensamento. Foi dito que os Não-Lugares são todos aqueles espaços que uma pessoa não possui relações e sentimentos envolvidos que contrapõe o conceito de Lugares. Mas, achei esse conceito *extremamente* subjetivo... Pois a não ser que a pessoa, sei lá, não tenha gostado de onde ela foi, ou se ela nunca foi conhecer esse lugar, ou até se ela realmente não se sentiu pertencente aquele lugar durante o tempo em que lá esteve, por mais que existam essas situações, na minha interpretação, quase sempre serão criadas relações com o meio em que você se encontra. Seja até mesmo em um hotel que você nunca foi antes e passará apenas quatro dias, mesmo assim será criado relações através das experiências, de tal forma que sempre que citarem esse hotel a pessoa lembrará de tudo o que viveu lá. Então, por mais que eu consiga entender esse conceito apresentado de Não-Lugar, acredito que se você pensa muito sobre a coisa desanda ksjk ficando bem confuso.
Oi Ella, é a fêssora aqui! É isso mesmo! O conceito de não-lugar é cercado de discussões em cima, justamente por carregar esta subjetividade. Há, inclusive, vários artigos discutindo este assunto. Mas, como é algo mais amplo e nem é cobrado nos vestibulares, trouxe mais pra uma reflexão!! Fico feliz que tenha gostado!! Te espero nas próximas aulas!!! 🌷
Olá, Ranny!! Muito obrigada!! A aula de hoje sairá amanhã, porque deu um probleminha no áudio, e vou ter que gravar novamente. Mas, fixo te aguardando!! 👊👊👊 Tmj!!
Cadê a continuação? 😭Fiquei tão animada quando vi que tinha Geografia no parabólica, e seria em 11 vídeos. Melhor impossível!! Mas, a playlist só tem esse 🙁 o que houve, Pedro? Seu canal é sensacional!!! Parabéns!
Oi!! É a prof aqui. Este vídeo é de conceitos básicos de geografia. Não serão 11 vídeos, serão 11 playlists! 😅 A playlist de cartografia já está disponível. Assim que as revisões voltarem, retornaremos com as aulas de geografia. 🥰
no filme Wall-e acho q ainda seria paisagem, pois paisagem remota o que pode ser visto e o fato de não existir mais humanos na Terra não deixaria o ambiente "menos visível" caso algum humano volte para a Terra (o que, de fato, ocorreu no final do longa)
Prof Mari, teria como durantes essa playlist, a senhora disponibilizar os slides na descrição..? So perguntando mesmo, se não puder tudo bem. Ps: acabei de chegar na minutagem em que foi dito que o material será disponibilizado kk Mas vocês ja possuem uma ideia de onde nos iremos acessá-los?
"às vezes, um não lugar pra você, pode estar sendo um lugar pra outro". eu, como amante da psicologia, já levei isso pra outra interpretação KKKKKKK. ótima aula, pena que só tem essa (pelo que vi na playlist
Cuidado para não errarem nas provas.. a região nordeste conforme a legenda e de cor roxa... Kkkk. Eu nem sabia que mudou.. avisem Milton Santos.. rsrs. Obs. Ótima aula.
Eita Anderson, deve ter sido erro na digitação na legenda. Vou verificar quando chegar em casa e corrijo o material pra download. Brigadão e desculpa a desatenção. 🤘🙏
Sim, Daniel. A partir do momento em que é classificada como paisagem artificial aquela que tem interferência antrópica, desde que não seja irrisória, podemos sim, ter uma paisagem artificial que não seja urbana, no contexto de cidade. Uma área de exploração mineral no meio de uma floresta, por exemplo. Não há uma cidade ali, mas uma grande modificação na paisagem natural.
1) considero sim uma paisagem, pois é impossível falar que a linguagem humana não existiria enquanto ela existir, pois o simples fato de estarmos falando aqui utiliza essa linguagem. Basicamente, a paisagem continuaria sendo paisagem mesmo com o desaparecimento do código; o que ocorreria é que não teria ninguém para chamá-la de paisagem, mas, na linguagem humana, continuaria sendo paisagem. E se a humanidade sumir? Bem, nesse caso a própria linguagem humana não existiria, mas, se existisse, a paisagem continuaria sendo chamada de paisagem. O que quero dizer é que não é válido se perguntar sobre isso, pois a humanidade que configurou a linguagem e sem essa linguagem não haveria necessidade de discutir se a paisagem continuaria existindo ou não, pois ela continuaria existindo para a linguagem humana e sumiria junto à linguagem humana, mas, enquanto estivermos utilizando esses recursos linguísticos humanos para nos comunicarmos, a paisagem continuará sendo paisagem, mesmo em um mundo sem humanos; ou seja, enquanto a linguagem humana estiver sendo utilizada para expressar a palavra "paisagem", essa pergunta é inválida. Agora, se você me perguntasse em uma língua alienígena se a paisagem continuaria sendo paisagem, eu provavelmente não entenderia o que você disse e nem iria passar pela minha cabeça o significado de paisagem, então esse termo estranho não existiria para mim. Basicamente, para os humanos a paisagem é paisagem enquanto o código que utilizamos para a comunicação for este (Pt-Br). Mesmo que a humanidade suma, o código continuará definindo paisagem como paisagem; caso este código desapareça, esse questionamento não existiria. E a partir do momento que alguém conseguisse resgatar esse código, a paisagem apenas seria resgatada junto ao código, mas ela nunca foi "destruída", ela apenas não foi usada mais e simplesmente não existia para o povo que não conhecia o código em questão; a verdade é que ela sempre existiu e sempre existirá para aqueles que dominam o código e esse questionamento não deveria existir, pois quem desconhece o código jamais faria esse questionamento e quem o conhece continuará utilizando ele para expressar paisagem como paisagem. Logo, na linguagem utilizada por nós, brasileiros, paisagem sempre será paisagem, independentemente do estado do planeta e da presença ou ausência de humanos. No dia que essa palavra sumir, o questionamento não caberia a ninguém e seria inválido enquanto a "paisagem" não fosse resgatada.
Material da aula: acesse.one/EGDdA
você apagou o arquivo?
Aqui está dizendo que foi excluído
@Parabolica , tem certeza que o link é seguro? O meu antivírus está impedindo a conexão. Já tentei pelo Firefox, Chrome e pelo próprio navegador do Avast, mas todas as tentativas foram abortadas devido ao link estar supostamente infectado.
Agora já não falta mais nada hahaha. Melhor canal de humanas do RUclips, sucesso Pedro.
Que tudo! além de ter uma voz calma, a explicação é muito detalhada! 🥰🥰🥰
Muito bacana o vídeo! Seria bacana fazer um vídeo sobre o que é espaço e também sobre geógrafos brasileiros.
Há 4 anos entrei para um curso e passei graças às aulas de história do professor Rennó
Hj estou na Pós-Graduação
Ano que vem vou fazer outro curso
Espero espero continuar com vocês até eu morrer. Amo muito vocês
Fica aquí minha gratidão ao professor Pedro e a você professora Marília ❤❤
Mds obrigadaaa, tava há um bom tempo procurando videos bons com esses conceitos!
Que Linda! Ela explica muito bem, amei a delicadeza ao ensinar, ficaria ouvindo por horas. Esse canal é maravilhoso!
Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/
Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno
Meu canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline
Meu TikTok: www.tiktok.com/@canalparabolica
que aula! obrigada por compartilhar o seu conhecimento com a gente, Mari. te via nas aulas de revisão no ano passado e sempre te achei maravilhosa. 🤍
Ôh, florzinha, que bom ter vc aqui!! Muito obrigada, viu!! E estou com vc nesta jornada. Se vc sonha, a gente sonha junto, até vc chegar lá!!! 🌷❤️ Tmjuntas, mana!!! Grlpwr! 👊
Vou iniciar agora no último ano da licenciatura em História, Geografia aplicada à História. Parabéns pelo canal e pela aula!!
Aula maravilhosa! Não vou perder a próxima aula. Obrigada, professores ❤️
quando será a próxima aula dela?
Amei a didática. Os slides estão lindos... e ainda tem mapas mentais. Arrasou!!! Obrigada!
Excelente Professora! Voz agradável segura ! Gostei bastante! 🎉
Ansiosa pela playlist !! Aahhhhhhh🍂📚
Minhas respostas sobre as questões da aula:
1º) A paisagem de Wall-e independente do passar do tempo e por mais que ele limpe o lixo todo o dia, ela teve modificação humana, afinal não foi ele que produziu e o traço deixado é visual tanto para um robô, tanto para aquele que está assistindo. Ainda existe as hastes dos prédios, mas com a “natureza” em seu estado quase morto tomando o espaço geográfico. Além disso, até o próprio empilhamento do Wall-e do lixo faz parte da paisagem atual, mas o maior símbolo da paisagem é o olhar sobre a folha nascendo dentro do sapato, algo natural nascendo em um produto sintético feito pelo homem, então é sim uma paisagem, em minha opinião.
2º) O anonimato é o maior poder e maldição que pode existir, pois para aquele que se esconde é refúgio, porém para quem não tem escolha é invisibilidade. Um morador de rua possui um status social de uma decoração do espaço geográfico em que habita, podem ser por motivos financeiros, de saúde mental ou física que ele se encontra, mas desde já, esse ato em si não é natural, senão estaríamos todos vivendo na rua. A partir do momento que a rua vira símbolo de identificação sociocultural daquela pessoa, os seus direitos de cidadão são minimizados pelas circunstâncias, sobretudo com a falta do cumprimento dos seus deveres civis e o único lugar que aceita é o não-lugar, pois nele existe a aceitação do anonimato do ser humano em um estado “não-natural” e sem a cobrança da sua existência em sentido cívico e social, é exatamente o que muitos nessa situação procuram ou infelizmente são sujeitados.
3º) O capitalismo é o modelo econômico mais utilizado no mundo, onde os países mais influentes, ricos e importantes em decisões geopolíticas utilizam, como EUA, França, Japão, Inglaterra e Brasil fazem parte, mas a característica principal é a sua propaganda, onde uma pessoa sem recursos pode melhorar a sua vida (clássico self-made) e que a liberdade do povo é a maior força. Uma pessoa em estado de vulnerabilidade, principalmente os imigrantes, os quais vem de um país ou cidade que está com a falta de recursos, baixo IDH, conflitos ou guerras, é mais provável optar por países ou megalópoles mais influentes que sejam diferentes nos principais pontos do motivo da sua partida de seu local de origem, pois aquela vivência não se revigorou e se for pra começar de novo que seja em um local com muitas possibilidades de crescimento, o que volta ao princípio do modelo econômico e como ele é exercido.
Que aula incrível! Ótima explicação, a aula acabou e eu nem percebi o tempo passar.
Parabéns pela aula! Faz mais, por favor
Olá, Davidson!! Daqui a pouquinho vai sair a aula que era pra ter saído ontem. Tivemos um probleminha no áudio, e tive que gravar de novo. Mas todas as quintas-feiras sairá aulas de geografia!! Te aguardo!! 👊👊👊 Tmj!! 🤘
Muito bom o conteúdo. Salve os grandes geógrafos brasileiros, principalmente Milton Santos. Parabéns ao canal.
Aula muito boa, parabéns! Continuem
Aula maravilhosa . Ansioso pelas próximas aulas 👏👏👏👏👏.
Você foi ótima no seu primeiro dia 😊. Já estou ansioso para os próximos vídeos da playlist.
esperando ansiosamente!
Parabéns, excelente conteúdo e explanação do assunto👏👏👏👏👏
Excelente suas explicações de geografia, adorei.
Aula maravilhosa e super didática. Amei o capricho dos slides ❤
Parabéns, muito detalhado e esclarecido.
Sobre o "Viajando na maionese" (kk amei esse quadro) de Não-Lugares me deixou com um certo pensamento.
Foi dito que os Não-Lugares são todos aqueles espaços que uma pessoa não possui relações e sentimentos envolvidos que contrapõe o conceito de Lugares.
Mas, achei esse conceito *extremamente* subjetivo... Pois a não ser que a pessoa, sei lá, não tenha gostado de onde ela foi, ou se ela nunca foi conhecer esse lugar, ou até se ela realmente não se sentiu pertencente aquele lugar durante o tempo em que lá esteve, por mais que existam essas situações, na minha interpretação, quase sempre serão criadas relações com o meio em que você se encontra. Seja até mesmo em um hotel que você nunca foi antes e passará apenas quatro dias, mesmo assim será criado relações através das experiências, de tal forma que sempre que citarem esse hotel a pessoa lembrará de tudo o que viveu lá.
Então, por mais que eu consiga entender esse conceito apresentado de Não-Lugar, acredito que se você pensa muito sobre a coisa desanda ksjk ficando bem confuso.
Oi Ella, é a fêssora aqui! É isso mesmo! O conceito de não-lugar é cercado de discussões em cima, justamente por carregar esta subjetividade. Há, inclusive, vários artigos discutindo este assunto. Mas, como é algo mais amplo e nem é cobrado nos vestibulares, trouxe mais pra uma reflexão!! Fico feliz que tenha gostado!! Te espero nas próximas aulas!!! 🌷
Muito bom! Já quero assistir a aula de hoje 😍
Olá, Ranny!! Muito obrigada!! A aula de hoje sairá amanhã, porque deu um probleminha no áudio, e vou ter que gravar novamente. Mas, fixo te aguardando!! 👊👊👊 Tmj!!
*fico
@@maricunha3596 Certo prof❤
ela arrasouuu!!! ❤❤❤
Amei demais!! Aula perfeita ❤👏👏👏
É bacana também professora o filme francês Distrito 13 (B13).
Cadê a continuação? 😭Fiquei tão animada quando vi que tinha Geografia no parabólica, e seria em 11 vídeos. Melhor impossível!! Mas, a playlist só tem esse 🙁 o que houve, Pedro? Seu canal é sensacional!!! Parabéns!
Oi!! É a prof aqui. Este vídeo é de conceitos básicos de geografia. Não serão 11 vídeos, serão 11 playlists! 😅 A playlist de cartografia já está disponível. Assim que as revisões voltarem, retornaremos com as aulas de geografia. 🥰
Parabéns!!!
Comentando para ajudar o vídeo! Ótimo canal, sucesso a todos!
👏👏👏 amei o vídeo! Ótimo pra complementar o canal
Obrigadaaaa Pedro ❤
Gostei muito da aula, parabéns. ❤❤
Obrigada ❤
Ótima aula!!!
no filme Wall-e acho q ainda seria paisagem, pois paisagem remota o que pode ser visto e o fato de não existir mais humanos na Terra não deixaria o ambiente "menos visível" caso algum humano volte para a Terra (o que, de fato, ocorreu no final do longa)
Oi Maria, é a fêssora aqui! Certíssimo!! Que bom que entendeu o conceito!! Te espero nas próximas aulas!!! 🌷
Oi Marília eu amo essa aula.
Gostei muitos dos momentos de reflexão da maionese, obrigada professora
Prof Mari, teria como durantes essa playlist, a senhora disponibilizar os slides na descrição..? So perguntando mesmo, se não puder tudo bem.
Ps: acabei de chegar na minutagem em que foi dito que o material será disponibilizado kk Mas vocês ja possuem uma ideia de onde nos iremos acessá-los?
Tem material das aulas no servidor do discord do canal.
Acabamos de colocar no comentário fixado.
@@robson_xavier-7595 Ah, ok! Eu não sabia, obrigado por comentar.
Muito bom 👏👏👏
"às vezes, um não lugar pra você, pode estar sendo um lugar pra outro". eu, como amante da psicologia, já levei isso pra outra interpretação KKKKKKK. ótima aula, pena que só tem essa (pelo que vi na playlist
Excelente Vídeo.
Vídeo muito boom!
Professor completo!
adorei a aulaaa❤
Adorei 😊
Obrigada!
ótima aula
Achei um amor ela
Esse projeto n foi p frente n ...n teve mais aulas...q pena
Valeu professor.
Você é muito tímida no vídeo! Achei fofo!
Muito top!❤
Amei ❤❤❤❤
Alguém sabe me dizer quando será a próxima aula dela?
Cadê a aula 2? 😞
Eu quero mais aulas,por favor.
Brabo
Cuidado para não errarem nas provas.. a região nordeste conforme a legenda e de cor roxa... Kkkk. Eu nem sabia que mudou.. avisem Milton Santos.. rsrs. Obs. Ótima aula.
👏🏽
show! vem ENEM 2023💪🏼
Senti falta de Friedrich Hatzel.
top
O único problema do video é o mapa.a cor amarela era pra ser a região Nordeste, e a do outro lado centro-oeste.
Eita Anderson, deve ter sido erro na digitação na legenda. Vou verificar quando chegar em casa e corrijo o material pra download. Brigadão e desculpa a desatenção. 🤘🙏
Aderson, já está corrigido o arquivo! Muitíssimo obrigada! :D tmj!
Apenas um pequeno detalhe que não afeta muito o conteúdo,aula espetacular.
Uma paisagem pode ser artificial,sem ser urbana?
Sim, Daniel. A partir do momento em que é classificada como paisagem artificial aquela que tem interferência antrópica, desde que não seja irrisória, podemos sim, ter uma paisagem artificial que não seja urbana, no contexto de cidade. Uma área de exploração mineral no meio de uma floresta, por exemplo. Não há uma cidade ali, mas uma grande modificação na paisagem natural.
1) considero sim uma paisagem, pois é impossível falar que a linguagem humana não existiria enquanto ela existir, pois o simples fato de estarmos falando aqui utiliza essa linguagem. Basicamente, a paisagem continuaria sendo paisagem mesmo com o desaparecimento do código; o que ocorreria é que não teria ninguém para chamá-la de paisagem, mas, na linguagem humana, continuaria sendo paisagem. E se a humanidade sumir? Bem, nesse caso a própria linguagem humana não existiria, mas, se existisse, a paisagem continuaria sendo chamada de paisagem. O que quero dizer é que não é válido se perguntar sobre isso, pois a humanidade que configurou a linguagem e sem essa linguagem não haveria necessidade de discutir se a paisagem continuaria existindo ou não, pois ela continuaria existindo para a linguagem humana e sumiria junto à linguagem humana, mas, enquanto estivermos utilizando esses recursos linguísticos humanos para nos comunicarmos, a paisagem continuará sendo paisagem, mesmo em um mundo sem humanos; ou seja, enquanto a linguagem humana estiver sendo utilizada para expressar a palavra "paisagem", essa pergunta é inválida. Agora, se você me perguntasse em uma língua alienígena se a paisagem continuaria sendo paisagem, eu provavelmente não entenderia o que você disse e nem iria passar pela minha cabeça o significado de paisagem, então esse termo estranho não existiria para mim. Basicamente, para os humanos a paisagem é paisagem enquanto o código que utilizamos para a comunicação for este (Pt-Br). Mesmo que a humanidade suma, o código continuará definindo paisagem como paisagem; caso este código desapareça, esse questionamento não existiria. E a partir do momento que alguém conseguisse resgatar esse código, a paisagem apenas seria resgatada junto ao código, mas ela nunca foi "destruída", ela apenas não foi usada mais e simplesmente não existia para o povo que não conhecia o código em questão; a verdade é que ela sempre existiu e sempre existirá para aqueles que dominam o código e esse questionamento não deveria existir, pois quem desconhece o código jamais faria esse questionamento e quem o conhece continuará utilizando ele para expressar paisagem como paisagem.
Logo, na linguagem utilizada por nós, brasileiros, paisagem sempre será paisagem, independentemente do estado do planeta e da presença ou ausência de humanos. No dia que essa palavra sumir, o questionamento não caberia a ninguém e seria inválido enquanto a "paisagem" não fosse resgatada.
Esse é meu ponto de vista.
Diva
👩🏻🏫🌎🌦🌊🏜🏔🗺🗻📚