Inscreva-se no canal, curte e compartilha :) - Use nosso link de afiliado em suas compras na Amazon, você não paga nada a mais por isso e ajuda o canal: hamzn.to/3v6K8Uw - Entre para o grupo do WhatsApp: chat.whatsapp.com/CFc9cw3Kii00S4vpV7yB7X - Entre para o grupo do Telegram: t.me/selecaoliterariatelegram
Não é censura amigo. O que se discute é a recomendação de certos livros a uma faixa etária não adequada ao conteúdo presente nesses livros. Se a pessoa tem 18 anos. Não há problema. Lê-os quem quer.
Existem milhares de livros ruins e com críticas ferrenhas, porém estão sendo vendidos. Por que isso agora? Uma coisa eu digo: quando parecer exagero essa é a hora, quando parecer a hora já será tarde. @@cleomarsantos66
Sou bibliotecário e vi muitas vezes ao longo da minha carreira esse tipo de atitude. Muitas das vezes é uma censura que os pais fazem sem nem terem lido os livros. Triste demais, porém quando isso acontece acabam atiçando mais ainda a vontade de ler. Abaixo a toda e qualquer forma de censura!
7 месяцев назад+2
O que mais me irrita é o total desconhecimento sobre o objeto em questão, seja um livro, um filme, uma peça de teatro, uma exposição de artes plásticas, enfim, e a velha mania de aparecer como autoridade no assunto sem conhecer NADA sobre a obra que quer censurar. Horrível. Obrigado pelo comentário.
Boa noite, Darwin! As ditaduras militar-civil-empresáriais na AL, nos anos 1960-1970-1980, também queimaram livros em grande quantidade, acusados de serem pró "comunismo". Abraços.
Na boa? O livro não é bom. Da mesma forma que Madame Bovary e o Vento dos Morros Uivantes também não são. Não vejo problema nos pais questionarem se forem usados no nível fundamental mas no nível médio? Tem tanta coisa desnecessária que a gente lê nessa fase escolar, tal como os livros citados acima. Mas, se o desconforto partir dos alunos (não dos pais) o governo deveria ter uma reavaliação. Lembro que na minha época uma professora abordou um livro que continha muitas partes de sexo alémde estupro, e era de forma explícita mesmo, então os alunos se recusaram a ler. Fomos na coordenação e falamos que não éramos obrigados a ler aquilo. Como era a maioria das turmas eles trocaram por outro livro
Sobre o documentário sobre a queima de livros ABC dos Livros Banidos achei essencial pois as crianças dão respostas incríveis com inteligência emocional e sensibilidade. Graciasssssss finalmente encontrei um canal q valoriza a literatura. Bravooooooo
Olha, eu li o livro e realmente ele tem um linguajar um tanto chulo. Eu não a vejo o caso como censura, e sim como uma proibição na escola por conta do conteúdo. Proibição e censura são coisas diferentes ok pessoal. Ninguém saiu caçando o escritor, censurando ele em livrarias, nem queimando cópias em praças públicas. E mais, ninguém proibiu o escritor de escrever o que ele bem entende nas páginas dos livros dele. A questão não foi essa! A questão foi o conteúdo do livro na sala de aula para menores. É bom que isso fique claro. Ai vocês podem falar “aiiiii mas o assunto principal do livro não é put@ria”. Não, não é, mas está lá, e eu acho que se as escolas realmente querem tocar no assunto “racismo” nas salas de aulas, tem livros mais apropriados. Você quer ler o avesso da pele? Compre e leia na sua casa cara, simples assim. Ninguém está te impedindo. A arte realmente precisa de liberdade, seja qual assunto for, mas assim como filmes, séries, novelas etc etc tal arte tem uma faixa etária destinada, e com os livros não é diferente.
Eu particularmente não gostei do livro, tem sim muitos palavrões como igualmente nos filmes brasileiros. Mas é que brasileiro, em sua maioria, fala muito palavrão, não vigia no falar. Como que as crianças vão ler e ouvir tanto palavrão? Os livros devem ser lidos por quem quiser, mas deve ter indicação de idade e informar que contenham teor de violência, drogas, gatilhos... sou a favor de explicar melhor os conteúdos.
@@andradeitalo5715 sim, com toda certeza, respondendo a sua pergunta. Estamos falando do livro O avesso da pele, que por sinal, não tem indicação de idade no livro, pelo menos não no site tipo Amazon e nem no kindle, plataforma ao qual li o livro. Acho sim, um conteúdo pesado, com muitos palavrões, uso de drogas... acho mesmo contraindicado para menores.
Como eu disse, cada um lê o que quiser na faixa de idade indicada que quiser, mas impor conteúdo à aqueles que tentam respeitar as idades, daí já acho um pouco demais. Quando muitos forem pais e mães e verem seus filhos expostos a tudo isso, talvez, mudem sua forma de pensar, e tá tudo bem. Não precisamos mais de tanta violência e erotização de nossas crianças. Só isso é desculpem se meu modo de pensar, fere ou feriu alguém
@ qual a faixa que está indicada no livro? Pois pode ser que eu que não tenha visto. Mas pelo o que entendi, estão censurando no sentido de aumentar a faixa etária, e não a venda e leitura do livro. É isso ou eu estou equivocada?
Impecável sua fala...meu apoio ao Canal concordo plenamente com a sua posição...censura nunca mais...e viva a liberdade...não devemos nos calar para atitudes como essa...abração carioca...📚
E tinha palavrões? Tinha tanta coisa importante e difícil naquele livro e as pessoas prestaram atenção nos palavrões???? Ahhhh sabe o q eu acho q se uma criança lê e consegue entender o que está escrito ali, essa é a idade de corte. Minha felicidade de pegar livros do meu pai e conseguir entender e gostar do conteúdo, também me fizeram a leitora q sou hoje. Se eu voltasse no tempo, teria lido muito mais livros considerados adultos do que li na época.
7 месяцев назад
Exatamente, Nara. Um livro que aborda muito bem o racismo brasileiro, mas a preocupação é o palavrão num diálogo. Minha trajetória como leitor foi parecida com a sua. Obrigado pelo comentário.
Amoooooooooooooooooo o Jéferson Tenório. O Avesso da Pele é um livro muito bem escrito q trata de forma crua e realista sem maniqueísmos do racismo estrutural no Brasil. Pouco ligando para palavrões. A partir do ensino médio com certeza é pertinente. Uma aula! É triste o conservadorismo e o preconceito gritante dos detratores do Tenório. Como conservadores adoram armas vale dizer q o tiro saiu pela culatra porque a venda dos livros de Tenório disparou❤ Tudooooooo
Darwin, estou preocupado com a proporção que isso vem tomando. Sou contra a retirada de livros das escolas, pois isso é censura. Você tem meu apoio, Darwin.
7 месяцев назад+1
Vamos ficar vigilantes. Muito obrigado pelo comentário.
Você deu sua opinião, darei a minha. Você foi muito simplista. De fato, censura não é coisa boa, não mesmo. Mas o difere censura de inapropriado? (Refiro-me a livros aqui). Eu tenho como censura tirar um livro do mercado e não permitir que ninguém tenha acesso. E como inapropriado a leitura, que de certa forma imposta pelo governo (porque o aluno não tem direito de escolha), a livros contendo assuntos que não são próprios para a idade. O escritor escreve sobre o que ele quiser, e penso que tem que ser assim, por outro lado eu tenho que ter a liberdade de ler o que quero e gosto. Frisando que sou maior (adulta) e consciente do que é melhor para mim. A minha experiência me proporcionou isso. Tudo tem seu tempo e lugar. Espero não ter sido grosseira, não é essa minha intenção, só quero mostrar o meu ponto de vista (o que também não lei). Não leia meu texto em tom de raiva ou menosprezo, mas só de uma conversa mesmo, “na boa”.
Excelente resposta! Parabéns! Corroborou com seu ponto de vista.
7 месяцев назад+2
Muito bom o vídeo, Darwin. Só uma curiosidade, como gaúcha que conhece Santa Cruz do Sul e um pouco da cultura local: é uma cidade de colonização alemã 🤡, muito bem desenvolvida economicamente, referência na região central do estado, mas com essa forte veia racista, xenófoba etc.
7 месяцев назад
Oi, Prof. Jessica. Obrigado pelo contexto, muito importante.
Santa hipocrisia! Vi colegas criticando o livro , porém, estes, constantemente postam em suas redes sociais dancinhas sensuais da moda com seus filhos no TikTok . Tipo Ivete Sangalo com " Macetando..." E por aí vai. Diante do cenário bestificante que nos encontramos, um adolescente pegar um livro , seja qual for o livro, sentar e ler, já é para dar graças aos céus! Sinta-se privilegiado e incentive-o a mais e mais leituras
7 месяцев назад+1
Literatura é um caminho para uma ótima formação humana, sem dúvidas. Não é o único e não é certeza de nada, mas é uma boa porta de entrada, sim. Obrigado pelo comentário.
O livro O Avesso da Pele não foi proibido, ele foi considerado impróprio para ser divulgado para crianças em idade escolar fundamental. O que estou de acordo. Esse é o problema de se deturpar os fatos. Eu não daria esse livro aos meus netos. Vc daria?
7 месяцев назад
Ele foi censurado. Leia a Constituição. Censurado.
@ Gostaria de ler em qual artigo da Constituição consta, especificamente, a censura do livro em questão. Teria sido essa obra literária concebida em1988, ou antes? Se fosse censurado não estaria ainda sendo comercializado nas livrarias, tampouco nos sites de vendas na web. Ele foi censurado para crianças. Só um adulto irresponsável e inconsequente deixaria essa obra acessível às crianças, assim como canais pornofráficos. É tão difícil assim enxergar isso?
Tá ficando preocupante a escalada que este tipo de coisa tá tomando no Brasil. A democracia precisa de vigilância constante, assim como atos de censura. Fiquemos atentos e fortes. #CENSURANUNCAMAIS 😊
7 месяцев назад
É bom ficarmos atentos mesmo. Muito atentos. Obrigado pelo comentário.
❤❤❤❤❤ censurar livros com temáticas de cunho social e de diversidade com a justificativa de proteção da sociedade e dos jovens é um absurdo, além de ser um julgamento de incapacidade de tomada de decisão dos leitores sobre a qualidade ou não das obras fazendo sobressair apenas a opinião de alguns en detrimento do coletivo, isso é triste demais
Eu concordo com tudo que você pontuou e além, o que me incomoda nesse discurso da proteção das crianças e adolescentes é afirmar que eles não tem capacidade de formação de pensamento, de discernimento. Pô, é claro que se o adolescente não ler sobre sexo ele será casto (contém ironia), é de uma tamanha ignorância esse pensamento de proteção à pureza, a inocência do adolescente.
8 месяцев назад+1
Vídeo muito bacana e importante!
7 месяцев назад
Valeu, Fran. Honrado e grato pela visita por aqui. Abraços.
Quem deu o direito a terceiros selecionarem quais são as obras que eu e meus familiares podem ler? Quem lhes deu essa autoridade? A escolha deve pertencer unicamente a mim e a meus familiares. Os livros devem estar disponíveis para todos. Mas no contexto escolar há toda uma gama de profissionais envolvidos na escolha e disponibilização de obras aos alunos, todas acompanhadas de orientações pedagógicas a serem desenvolvidas pelos profissionais de educação. Essa celeuma é mais uma vez uma pauta divergionista da extrema direita. Não faz sentido discutir isso mais. A não ser para mostrar o quão inadequado e sem sentido é. Que sejam ridicularizados, apontados como retrógrados, negacionistas, ignorantes, nazis, extremistas. Não podem ter mais valor que profissionais formados e especializados no trato do assunto.
Darwin, a gente ainda está longe de se ver livre do obscurantismo que predomina desde o impeachment da Dilma, piorado muito na época do bolsonaro (sempre em minúsculas!) e que segue até hoje, ainda como reflexo daqueles tempos. A luta é contínua!
Pertinente é necessária essa discussão! A meta é essa. Tanto o Nazismo (extrema direita) quanto a extrema esquerda tem isso em comum: excluir o acesso as pessoas de informações que são contrárias à liberdade! Não pode haver o pensar e sim o seguir aqueles que devem ser tido como pensadores , no caso , quem está no poder! O objetivo atual é este em todo mundo. Assim , aumenta a opressão e os extremistas crescem!
@@danielpereiradossantos798, a partir do momento que a esquerda não admite ser questionada em suas decisões e quer tomar as rédeas do discurso como se só o certo é o viés dela, quem está oprimindo não é a direita. Vcs pregam democracia mas não sustentam um minuto de debate. Estão qualificando como censura algo que corriqueiramente se faz em universidade. Qual universidade pública brasileira um professor universitário utiliza livro da direita? Não usa. E não permite.
@@laly826 a direita quando censura, já esta cometendo crime contra a constituição sobre liberdade de expressão, já esta ferindo a liberdade os tais ditadores da liberdade.
Nazismo extrema direita? Kkkkkkkkkk, nazismo é a extrema esquerda, é o contrário minha filha. Hitler era filiado do Partido Socialista Alemão. A extrema direita é o Facismo!
Abaixo qualquer tipo de censura à arte e cultura, sempre. Não ví a fundo qual foi o caso, mas reconheço o trabalho de curadoria. Se uma equipe pedagógica julga que determinada obra não é adequada à proposta da escola (seja ela católica, progressista, etc) se acolham obras equivalentes, ainda durante a curadoria. Porém, ressalto, censurar por censurar é algo horrível. Que a arte seja tratada com respeito, sempre.
Inscreva-se no canal, curte e compartilha :)
- Use nosso link de afiliado em suas compras na Amazon, você não paga nada a mais por isso e ajuda o canal: hamzn.to/3v6K8Uw
- Entre para o grupo do WhatsApp: chat.whatsapp.com/CFc9cw3Kii00S4vpV7yB7X
- Entre para o grupo do Telegram: t.me/selecaoliterariatelegram
Não é censura amigo. O que se discute é a recomendação de certos livros a uma faixa etária não adequada ao conteúdo presente nesses livros. Se a pessoa tem 18 anos. Não há problema. Lê-os quem quer.
O livro é fraco, cansativo, desinteressante. Sorte dis alunos a retirada para analisar. Comparar isso com o nazismo é exagero.
É censura. Zero exagero.
@ comparar com nazismo é exagero.
Existem milhares de livros ruins e com críticas ferrenhas, porém estão sendo vendidos. Por que isso agora?
Uma coisa eu digo: quando parecer exagero essa é a hora, quando parecer a hora já será tarde. @@cleomarsantos66
Sou bibliotecário e vi muitas vezes ao longo da minha carreira esse tipo de atitude. Muitas das vezes é uma censura que os pais fazem sem nem terem lido os livros. Triste demais, porém quando isso acontece acabam atiçando mais ainda a vontade de ler. Abaixo a toda e qualquer forma de censura!
O que mais me irrita é o total desconhecimento sobre o objeto em questão, seja um livro, um filme, uma peça de teatro, uma exposição de artes plásticas, enfim, e a velha mania de aparecer como autoridade no assunto sem conhecer NADA sobre a obra que quer censurar. Horrível. Obrigado pelo comentário.
Boa noite, Darwin! As ditaduras militar-civil-empresáriais na AL, nos anos 1960-1970-1980, também queimaram livros em grande quantidade, acusados de serem pró "comunismo". Abraços.
De fato, obrigado pelo complemento. Abraços.
Na boa? O livro não é bom. Da mesma forma que Madame Bovary e o Vento dos Morros Uivantes também não são. Não vejo problema nos pais questionarem se forem usados no nível fundamental mas no nível médio? Tem tanta coisa desnecessária que a gente lê nessa fase escolar, tal como os livros citados acima. Mas, se o desconforto partir dos alunos (não dos pais) o governo deveria ter uma reavaliação. Lembro que na minha época uma professora abordou um livro que continha muitas partes de sexo alémde estupro, e era de forma explícita mesmo, então os alunos se recusaram a ler. Fomos na coordenação e falamos que não éramos obrigados a ler aquilo. Como era a maioria das turmas eles trocaram por outro livro
Sobre o documentário sobre a queima de livros ABC dos Livros Banidos achei essencial pois as crianças dão respostas incríveis com inteligência emocional e sensibilidade. Graciasssssss finalmente encontrei um canal q valoriza a literatura. Bravooooooo
Preocupada demais com o rumo que isto vem tomando.
Também, muito preocupante.
Olha, eu li o livro e realmente ele tem um linguajar um tanto chulo.
Eu não a vejo o caso como censura, e sim como uma proibição na escola por conta do conteúdo.
Proibição e censura são coisas diferentes ok pessoal. Ninguém saiu caçando o escritor, censurando ele em livrarias, nem queimando cópias em praças públicas. E mais, ninguém proibiu o escritor de escrever o que ele bem entende nas páginas dos livros dele. A questão não foi essa! A questão foi o conteúdo do livro na sala de aula para menores. É bom que isso fique claro.
Ai vocês podem falar “aiiiii mas o assunto principal do livro não é put@ria”. Não, não é, mas está lá, e eu acho que se as escolas realmente querem tocar no assunto “racismo” nas salas de aulas, tem livros mais apropriados. Você quer ler o avesso da pele? Compre e leia na sua casa cara, simples assim. Ninguém está te impedindo.
A arte realmente precisa de liberdade, seja qual assunto for, mas assim como filmes, séries, novelas etc etc tal arte tem uma faixa etária destinada, e com os livros não é diferente.
Parabéns pela atitude! Dos vários canais sobre literatura que acompanho o seu foi único que discutiu esse tema.
Parabénsssss. Vídeo excelente! Finalmente encontro um canal literário confiável e democrático
Eu particularmente não gostei do livro, tem sim muitos palavrões como igualmente nos filmes brasileiros. Mas é que brasileiro, em sua maioria, fala muito palavrão, não vigia no falar. Como que as crianças vão ler e ouvir tanto palavrão? Os livros devem ser lidos por quem quiser, mas deve ter indicação de idade e informar que contenham teor de violência, drogas, gatilhos... sou a favor de explicar melhor os conteúdos.
Todos os livros têm indicação de idade... Nunca viu?
Livros, filmes, novelas, séries, peças de teatro, etc, contém classificação indicativa por faixa etária.
@@andradeitalo5715 sim, com toda certeza, respondendo a sua pergunta. Estamos falando do livro O avesso da pele, que por sinal, não tem indicação de idade no livro, pelo menos não no site tipo Amazon e nem no kindle, plataforma ao qual li o livro. Acho sim, um conteúdo pesado, com muitos palavrões, uso de drogas... acho mesmo contraindicado para menores.
Como eu disse, cada um lê o que quiser na faixa de idade indicada que quiser, mas impor conteúdo à aqueles que tentam respeitar as idades, daí já acho um pouco demais. Quando muitos forem pais e mães e verem seus filhos expostos a tudo isso, talvez, mudem sua forma de pensar, e tá tudo bem. Não precisamos mais de tanta violência e erotização de nossas crianças. Só isso é desculpem se meu modo de pensar, fere ou feriu alguém
@ qual a faixa que está indicada no livro? Pois pode ser que eu que não tenha visto. Mas pelo o que entendi, estão censurando no sentido de aumentar a faixa etária, e não a venda e leitura do livro. É isso ou eu estou equivocada?
Impecável sua fala...meu apoio ao Canal concordo plenamente com a sua posição...censura nunca mais...e viva a liberdade...não devemos nos calar para atitudes como essa...abração carioca...📚
E tinha palavrões? Tinha tanta coisa importante e difícil naquele livro e as pessoas prestaram atenção nos palavrões???? Ahhhh sabe o q eu acho q se uma criança lê e consegue entender o que está escrito ali, essa é a idade de corte. Minha felicidade de pegar livros do meu pai e conseguir entender e gostar do conteúdo, também me fizeram a leitora q sou hoje. Se eu voltasse no tempo, teria lido muito mais livros considerados adultos do que li na época.
Exatamente, Nara. Um livro que aborda muito bem o racismo brasileiro, mas a preocupação é o palavrão num diálogo. Minha trajetória como leitor foi parecida com a sua. Obrigado pelo comentário.
Amoooooooooooooooooo o Jéferson Tenório. O Avesso da Pele é um livro muito bem escrito q trata de forma crua e realista sem maniqueísmos do racismo estrutural no Brasil. Pouco ligando para palavrões. A partir do ensino médio com certeza é pertinente. Uma aula! É triste o conservadorismo e o preconceito gritante dos detratores do Tenório. Como conservadores adoram armas vale dizer q o tiro saiu pela culatra porque a venda dos livros de Tenório disparou❤ Tudooooooo
Nossa, tô chocada com esse caso do Sesc, pq sempre foi uma instituição preocupada com a diversidade e cultura ampla e irrestrita, que lamentável.
Demonstra bem o nível de perseguição a qualquer coisa relacionado a arte que ocorre nos últimos anos por aqui..
Darwin, estou preocupado com a proporção que isso vem tomando.
Sou contra a retirada de livros das escolas, pois isso é censura.
Você tem meu apoio, Darwin.
Vamos ficar vigilantes. Muito obrigado pelo comentário.
Você deu sua opinião, darei a minha.
Você foi muito simplista.
De fato, censura não é coisa boa, não mesmo.
Mas o difere censura de inapropriado? (Refiro-me a livros aqui).
Eu tenho como censura tirar um livro do mercado e não permitir que ninguém tenha acesso. E como inapropriado a leitura, que de certa forma imposta pelo governo (porque o aluno não tem direito de escolha), a livros contendo assuntos que não são próprios para a idade.
O escritor escreve sobre o que ele quiser, e penso que tem que ser assim, por outro lado eu tenho que ter a liberdade de ler o que quero e gosto. Frisando que sou maior (adulta) e consciente do que é melhor para mim. A minha experiência me proporcionou isso.
Tudo tem seu tempo e lugar.
Espero não ter sido grosseira, não é essa minha intenção, só quero mostrar o meu ponto de vista (o que também não lei).
Não leia meu texto em tom de raiva ou menosprezo, mas só de uma conversa mesmo, “na boa”.
Excelente resposta! Parabéns! Corroborou com seu ponto de vista.
Muito bom o vídeo, Darwin. Só uma curiosidade, como gaúcha que conhece Santa Cruz do Sul e um pouco da cultura local: é uma cidade de colonização alemã 🤡, muito bem desenvolvida economicamente, referência na região central do estado, mas com essa forte veia racista, xenófoba etc.
Oi, Prof. Jessica. Obrigado pelo contexto, muito importante.
Tenho acompanhado o assunto pelas redes sociais com espanto e indignação. Ótimo vídeo!!!!
Dito e feito, nos comentários estão os mesmos comentando sobre livros inapropriados, muito pensamento conservador nesses leitores 😅
Pois é... :(
Engraçado que ninguém fala nada sobre o fechamento das Escolas Cívico Militares.
O tema de hoje é: censura de livros.
EXCELENTE OBSERVAÇÃO, @gilberto3487
EXCELENTE OBSERVAÇÃO, @GIBERTOTRONCO.
É o fim da linha mesmo. Um absurdo essa proibição 😊
Não é perseguição aos livros, e sim a péssima qualidade deles. Se defende essas porcarias, deveria dar para seus filhos lerem, caso os tenha.
Repito. Vá ler o livro, antes de falar bobagem.
O livro é fraco ou ruim mesmo. Souberam usar o marketing. Não vale a pena investir tempo, nem dinheiro.
Nem leu o livro.
Santa hipocrisia! Vi colegas criticando o livro , porém, estes, constantemente postam em suas redes sociais dancinhas sensuais da moda com seus filhos no TikTok . Tipo Ivete Sangalo com " Macetando..." E por aí vai. Diante do cenário bestificante que nos encontramos, um adolescente pegar um livro , seja qual for o livro, sentar e ler, já é para dar graças aos céus! Sinta-se privilegiado e incentive-o a mais e mais leituras
Literatura é um caminho para uma ótima formação humana, sem dúvidas. Não é o único e não é certeza de nada, mas é uma boa porta de entrada, sim. Obrigado pelo comentário.
Desde quando palavras de baixo escalão é cultura , é arte? Por favor, estão levando suas ideologias longe demais
Você não sabe nem o que é ideologia. Vá ler o livro, antes de falar bobagem.
Concordo totalmente com você, Darwin. É assustador ver essas censuras crescerem por aqui também.
Obrigado pelo apoio e comentário, Denise. Abraços.
O livro O Avesso da Pele não foi proibido, ele foi considerado impróprio para ser divulgado para crianças em idade escolar fundamental. O que estou de acordo. Esse é o problema de se deturpar os fatos. Eu não daria esse livro aos meus netos. Vc daria?
Ele foi censurado. Leia a Constituição. Censurado.
@
Gostaria de ler em qual artigo da Constituição consta, especificamente, a censura do livro em questão. Teria sido essa obra literária concebida em1988, ou antes?
Se fosse censurado não estaria ainda sendo comercializado nas livrarias, tampouco nos sites de vendas na web.
Ele foi censurado para crianças. Só um adulto irresponsável e inconsequente deixaria essa obra acessível às crianças, assim como canais pornofráficos. É tão difícil assim enxergar isso?
Certíssimo,Darwin!!!!
Obrigado pelo apoio, Anna
Perseguição???? Ah , para . Eles não precisam ler isso , já basta o funk com letra irreverentes.
Tá ficando preocupante a escalada que este tipo de coisa tá tomando no Brasil. A democracia precisa de vigilância constante, assim como atos de censura. Fiquemos atentos e fortes. #CENSURANUNCAMAIS 😊
É bom ficarmos atentos mesmo. Muito atentos. Obrigado pelo comentário.
❤❤❤❤❤ censurar livros com temáticas de cunho social e de diversidade com a justificativa de proteção da sociedade e dos jovens é um absurdo, além de ser um julgamento de incapacidade de tomada de decisão dos leitores sobre a qualidade ou não das obras fazendo sobressair apenas a opinião de alguns en detrimento do coletivo, isso é triste demais
Eu concordo com tudo que você pontuou e além, o que me incomoda nesse discurso da proteção das crianças e adolescentes é afirmar que eles não tem capacidade de formação de pensamento, de discernimento.
Pô, é claro que se o adolescente não ler sobre sexo ele será casto (contém ironia), é de uma tamanha ignorância esse pensamento de proteção à pureza, a inocência do adolescente.
Vídeo muito bacana e importante!
Valeu, Fran. Honrado e grato pela visita por aqui. Abraços.
Concordo com vc.
😮
Trata-se de um aventureiro. Um bom escritor não escreve palavrão.
Quem deu o direito a terceiros selecionarem quais são as obras que eu e meus familiares podem ler? Quem lhes deu essa autoridade? A escolha deve pertencer unicamente a mim e a meus familiares. Os livros devem estar disponíveis para todos. Mas no contexto escolar há toda uma gama de profissionais envolvidos na escolha e disponibilização de obras aos alunos, todas acompanhadas de orientações pedagógicas a serem desenvolvidas pelos profissionais de educação. Essa celeuma é mais uma vez uma pauta divergionista da extrema direita. Não faz sentido discutir isso mais. A não ser para mostrar o quão inadequado e sem sentido é. Que sejam ridicularizados, apontados como retrógrados, negacionistas, ignorantes, nazis, extremistas. Não podem ter mais valor que profissionais formados e especializados no trato do assunto.
Essa pauta é muito importante! Estamos sendo silenciados todo dia.Triste é um país sem livros.
Parabéns por compartilhar seu posicionamento! 🥰
❤
Exatamente.... não existe um porquê!
É isso. Obrigado pelo comentário.
Querem empurrar livros lgbt nas crianças com capas bonitas, capas que são desenho,os pais inocentes compram.
Podem vender,compra quem quiser.
Vá ler o livro, antes de falar bobagem.
E que bom que compramos assim as crianças aprendem a respeitar o próximo e também aumentam o seu posicionamento crítico. Algo que falta em você.
Darwin, a gente ainda está longe de se ver livre do obscurantismo que predomina desde o impeachment da Dilma, piorado muito na época do bolsonaro (sempre em minúsculas!) e que segue até hoje, ainda como reflexo daqueles tempos. A luta é contínua!
Dilma é o próprio obscurantismo personificado!
Mulher de nefasta memória!
Pertinente é necessária essa discussão! A meta é essa. Tanto o Nazismo (extrema direita) quanto a extrema esquerda tem isso em comum: excluir o acesso as pessoas de informações que são contrárias à liberdade! Não pode haver o pensar e sim o seguir aqueles que devem ser tido como pensadores , no caso , quem está no poder! O objetivo atual é este em todo mundo. Assim , aumenta a opressão e os extremistas crescem!
Que oprime é o bolsonarismo queridinha!
@@danielpereiradossantos798, a partir do momento que a esquerda não admite ser questionada em suas decisões e quer tomar as rédeas do discurso como se só o certo é o viés dela, quem está oprimindo não é a direita. Vcs pregam democracia mas não sustentam um minuto de debate. Estão qualificando como censura algo que corriqueiramente se faz em universidade. Qual universidade pública brasileira um professor universitário utiliza livro da direita? Não usa. E não permite.
@@laly826 a direita quando censura, já esta cometendo crime contra a constituição sobre liberdade de expressão, já esta ferindo a liberdade os tais ditadores da liberdade.
Nazismo extrema direita? Kkkkkkkkkk, nazismo é a extrema esquerda, é o contrário minha filha. Hitler era filiado do Partido Socialista Alemão. A extrema direita é o Facismo!
Livrinho esquerdista
Abaixo qualquer tipo de censura à arte e cultura, sempre.
Não ví a fundo qual foi o caso, mas reconheço o trabalho de curadoria. Se uma equipe pedagógica julga que determinada obra não é adequada à proposta da escola (seja ela católica, progressista, etc) se acolham obras equivalentes, ainda durante a curadoria. Porém, ressalto, censurar por censurar é algo horrível. Que a arte seja tratada com respeito, sempre.
Oi, Sérgio, é isso. Obrigado pelo comentário.
Olá Querido!🩵
Estamos de volta a Idade Média. Na verdade, essa censura me fez ter muita vontade ler esse livro e já o comprei.
Boa! Eu tô comprando pra presentear pessoas próximas que ainda não leram. Obrigado pelo comentário, Sherlika.
Somos mais retrógrados do que imaginamos.😞😤♨️
Muito, muito mesmo, Fernanda.