@@raphaelf.martins7455 ,não fazem isso sem um bom motivo ,quer tudo nacional em um caça? ,ele acaba sendo deficitário em todo canto e na mesma dependente da saúde de nossa geopolítica já que não voa sem dinheiro.
Nesse ritmo de entrega "Martinho da Vila"...quando for entregue a última unidade já vai está desatualizado "É devagar,é devagar,é devagar ...é devagarinho."
*Faltou mencionar a fabricação do caixão das asas.* *Todas as peças fabricadas na fábrica da Saab em São Bernardo do campo-SP...* *1 Cone de cauda* *2 Freios aerodinâmico* *3 Caixão das asas* *4 Fuselagem dianteira*
Pra quem se interessa por esse assunto do Gripen, no canal da saab do brasil tem uma série dividida em vários capitulos pequenos que mostra varias partes desse processo tipo nossos engenheiros indo pra fabrica de lá aprender sobre os programas e etc, bem legal!
Parabéns à indústria de defesa do Brasil, caminhando rumo ao salto de atualização tecnológica, com o Gripen, as modernas fragatas, os submarinos scorpene, os mísseis e foguetes nacionais. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💪🏻🇧🇷💪🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Se bem que não é nada surreal ,lembro que a SAM existe pois ninguém por aqui queria trabalhar com algo com margens tão estreitas e que já temos o domínio como as aeroestrturas.
Mas como o Brasil vai vender esse caça, se até os próprios suecos estão com dificuldade dê fazer isso!!!??? É muito difícil vencer o tremendo lobby norte americano com o F - 35 no mercado mundial de aeronaves de caça! A única vantagem que eu vejo nisso é que o Brasil vai ganhar muita experiência em tecnologia na fabricação de caças modernos. Mas isso só vai ser possível se o nosso governo investir na compra desses aviões fabricados aqui, o que eu acho muito difícil de acontecer! É só observar o caso do Embraer C - 390, que já teve algumas unidades canceladas! Só nos resta torcer...
Ai eu pergunto qual a razão para isso ,no fim nós deveríamos mandar nesse pedaço de continente ,mas somos vistos apenas como bancos pelos esquerdistas locais que pouco se importam com as forças armadas. Mas nunca ligamos para isso o fundamental é o Know-How adquirido que está e será usado no cotidiano civil de nossa indústria.
Não se aprende a fazer um caça ou um submarino nuclear em 1 ou 2 anos, isso é investimento de longo prazo igual estudar medicina. O povo está muito ansioso pra ter as forças armadas em nível de excelência, mas leva tempo, só não pode parar os projetos.
@@luciod.mariano2829 Olá! É verdade que é necessário fazer para aprender! O que me preocupa é a tremenda falta de visão e descaso dos nossos governantes, que sempre fazem cortes de despesas em áreas vitais, como as nossas forças armadas, por exemplo! Só pra vc ter uma ideia, uma grande parte de nossos blindados foi DOADA pelos EUA, porque eles tinham um grande excelente que estava enferrujando em seus estoques!!!! Para confirmar isso, digite no Google: blindados doados pelos EUA...
Como é que está tendo transferência de tecnologia se o trabalho de fabricação está restrito à própria Saab mesmo que em solo brasileiro. Favor explicar como funciona essa transferência.
O Brasil no mínimo era para ter uns 200 desses exemplares, totalmente operacionais, para realmente garantir nossa soberania aérea de um território de extensão praticamente continental...
E pensar que se nos foi ofertados 120SU35, 36 À PRONTA ENTREGA E 86 FABRICADOS NO BRASIL COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. ESSE GRIPPEN PERTO DO SU 35 É UMA MERDA
Isso é puro mito ,a licitação era para apenas 36 aeronaves sem perspectiva de novas encomendas ,apenas depois se referindo exclusivamente ao gripen tivemos menções oficias quanto a pretensões para 108 aeronaves. A oferta russa da época era 36 SU-27M(SU-35) sem qualquer acordo ou garantia até serem selecionados. Aonde? ,um pouco mais bruto admito ,mas muito menos moderno a ponto dele ser o incapaz ,são 20M de diferença contando o segundo motor.
@@edvanleonardo4262 Você está equivocado, pode até ser que a diferença em prol do Grippen seja o custo da hora viada, mas não tem comparação com os 36 SU35 à pronta entrega e os 84 fabricados no Brasil. É monstruosa a diferença tecnológica. Já vi ambos e continuo favorável ao caça Russo.
@@edvalmarquesfilho1428 ,me fale alguma fonte que diga isso e seja anterior a 2013 ,ou mesmo uma fonte que cite ´´SU-35S´´ com ênfase no ´´S´´ para brasil em torno de 2008 quando foi o primeiro voo do SU-35S. A proposta real eu falei ,a que você cita é um devaneio coletivo de uma rápida negociação com a Rússia em 2013 que rendeu posteriormente os Sabre e quase nos foi enfiado os Pantisir goela abaixo. Concordo a diferença tecnológica é monstruosa radar PESA contra um radar AESA de segunda geração ,com o Gripen tendo maior uso de compósitos ,etc ,onde mesmo com o Gripen sendo monomotor (um motor custa mais de 10M fácil) custa 80M contra os 60M de um SU-35S bimotor ,se paga pelo que se quer.
Agora é fechar uma compra de pelo menos mais 120 com entrega de pelo menos 10 anos para manter a indústria da aviação atualizada e assim podendo iniciar um projeto de um vetor totalmente nacional..
Sonhos e mais sonhos ,o ideal para todos é vender ,mas a indústria brasileira já foi fomentada e utilizará o Know-How na aviação civil ,essa istória de caça nacional é um devaneio nos parâmetros atuais e futuros.
A resposta correta é; depende. Se fosse só sobre a furtividade ( e não invisibilidade, já que nenhuma aeronave é invisível aos radares ) ele não teria perdido competições onde isso não estava sendo levado em conta, alguns exemplos; Na índia ele perdeu a competição para o Rafalle por não poder ser operado em porta aviões e não poder operar armas nucleares. Na Argentina o Gripen não passou nem do processo seletivo por causa do seu preço e dos equipamentos britânicos que haviam no caça. E antes que alguém argumente que a Argentina está sem dinheiro para isso e aquilo, é justamente esse o mercado que o Gripen deveria pegar. Na Polônia que deveria ser um mercado quase confirmado para o Gripen ele também perdeu, não só para o F-35 mas também para o FA-50 ( versão de combate do treinador avançado sul coreano ) então não tem desculpa de lobby americano nessa, nem de furtividade já que a Polônia selecionou um jato de combate leve também. No entanto houve sim perdas competitivas por causa da capacidade inferior do Gripen e do lobby americano, e sim eu falei certo, capacidade inferior. Quem acha que a única coisa que o F-35 tem de superior ao Gripen é a sua furtividade não sabe do que está falando.
Sobre a Polônia acredito que o fator que mais pesa é estar alinhado com a OTAN, nesse caso o Lobby com os EUA faz toda a diferença também, por isso os F35 e os FA 50 que são derivados do F16 também americano.
@@felipemazur4262 Bem lembrado, eu não lembrava que o FA-50 foi desenvolvido baseado no F-16, isso faz ainda mais sentido já que a Polônia operava versões mais antigas do f-16, desconsidera o último exemplo então.
@@Greenberet., ué... mas foi no governo do Lula que foi realizada as compras desses primeiros caças (justamente exigindo a transferência de tecnologia). PS: não votei em Lula, mas desinformação não leva ninguém a nada!
@@sodi6r149 EUA e Inglaterra vão autorizar venda pra Venezuela? E Argentina? As partes do avião que vem dos EUA e Inglaterra precisam de autorização. rs Ai da na mesma comprar o F-35
O Brasil no seu tamanho continental, com a 3° maior empresas de jatos Embraer, pq até hj não produz o seu próprio Caça, produzimos aviões, porque não fazer engenharia reversa, de alguns caças que já possuímos de outros países, e aprendemos, o Brasil tem que parar de depender tanto de outros países, o Brasil tem que ser autossustentável, os governantes brasileiros tem que parar de encher os cofres dos americanos dos europeus dos chineses, com o nosso dinheiro. Brasil tem excelentes físicos, químicos, engenheiros, biólogos, temos excelentes faculdades USP, Unicamp, entre outras inúmeras, Brasil acorda, para de ficar recebendo ordem dos americanos com medo de sanções. Pare de fazer protesto sem sentido nenhum, temos sim que fazer protesto para sermos independente livre desses países sanguessuga
@@vinniciuselion4544 ,não é questão de impossível ,mais que isso e a complexidade e custos saltariam de maneira exponencial. No fim se quer um Gripen Stealth basta limpar seus armamentos oque seria viável com os Royal Wingman.
Mais que isso virá um projeto com complexidade e custos incríveis ,a Suécia não perdeu e nem vai perder qualquer mercado suscetível ao Gripen como pode ver pela desculpinha ´´o F-35 é barato´´.
Uma pena que tudo isto não acontecerá e torço para que o governo não altere o contrato!! O Aldo já falou que cortará gastos militares!! Rumo a decadência!!
Esse tipo de coisa é dever do estado, e o governo não pode intervir em muitas coisas. Além disso, foi no governo da Dilma Rouseff que a compra dos Gripens se iniciou. Acho que qualquer governo teria plêna ciência de que não dá mais pra confiar nos F-5, mesmo moderniazados.
A coisa vai ser difícil mesmo nos próximos anos ,oque foi estabelecido não vai ser cancelado mas pode sofrer do efeito do adiamento para diminuir o valor das parcelas ,oque pode ser alterado é as negociações em curso.
Será que uma Suécia mais alinhada ao ocidente pode resultar num enfraquecimento da indústria doméstica e por conseguinte algum obstáculo ao programa FX-2?
Não ,os suecos são assim justamente por serem os diferentões ,mesmo que esteja tudo lindo e maravilhoso na lua de mel com a França ,Inglaterra ,Alemanha oque tem para hoje é o Gripen.
Creio que quis dizer F-35, pois o F-22 não é nada barato, e os custos atualizados do F-22 chegam a ser o dobro. Ainda mais se tratando de uma aeronave restrita ao governo americano. E no caso do F-35, a lógica na vdd é: um caça de 5° geração pelo custo de 4° geração, já que não é o Gripen que é caro, o F-35 que foi barateado ao longo dos anos. Outro ponto é, o valor por unidade pode ser barato, mas os custos da aeronave não
Estranho sempre foi 1,4 a 1,5% e os sucessivos adiamentos e atrasos por falta de verba também ocorreram no governo PT. Sério investimento 0 ,oque tivemos foi que com o boom das commodities tínhamos mais verbas para gastar em defesa e só.
Projeto da FAB, e ainda iniciado em governo anterior. Lula, Dilma, temer e Bolsonaro são apenas os presidentes que se passaram nesse... Projeto de estado, trabalhando em conjunto com a FAB
Isso faz o L ,as estatais tão dando lucro ,o superavit do governo é de 40M ,estamos com a mínima histórica de extrema pobreza ,assassinato ,etc. Não tem desculpa.
Maior furada continuar investindo num caça que não terá peca sobressalentes e terá seu custo operacional altíssimo. Deveríamos mudar para o caça americano que tem mais produtores de pecas, logo, menor custo de manutenção. Em 20 anos esses caças estarão no chão sem peças de reposição. Uma pena 😢
@@vinniciuselion4544 Já deram uma negativa explícita? A resposta é não. Entretanto, o governo brasileiro na figura do ministro da defesa Jobim, disse que não estava interessado. Isso antes do envio da proposta dos F-16 C/D da LM na pré-seleção no FX-2.
Cara a partir do momento que as forças Armadas pedem tal equipamento o governo tem que cumprir com sua obrigação de comprar aquilo que as forças Armadas precisa Oq eu acho engraçado é que oq ninguém fala é a paralisação de vários programas aberto pelo governo PT só pra ter atenção das forças Armadas isso não só aconteceu tbm com o PT mais tbm com outros governos da época do meu pai meu avô e bisavô com um caso similar com o Jânio Quadros FHC entre outros independente do governo as forças Armadas Brasileiras sempre vai viver em regalhas por falta de incentivo e investimento E é exatamente por esse motivo que eu falo as forças Armadas Brasileiras precisa de uma cadeira no poder executivo só assim pra que os 3 ramos FAB força aérea brasileira EB exército brasileiro MB marinha brasileira cresçam de forma saudável assim como as outras forças armadas de países a fora como italia França Reino Unido Alemanha etc...
Tem memória curta mesmo, foi ele quem roubou bilhões do Brasil, maior esquema de corrupção do mundo e fui condenado em três instâncias, só está solto e eleito graças a seus amigos do STF.
Por isso comprou um lixo que NENHUM país comprou até agora! Mas brasileiro gosta de achar que é inteligente. Mas vota no lula que faz esse tipo de compra. Mas vc acha que isso foi bom. Mas é só vc, e a SAAB. Convence o resto do mundo
Projeto da FAB, e ainda iniciado em governo anterior. Lula, Dilma, temer e Bolsonaro são apenas os presidentes que se passaram nesse... Projeto de estado, trabalhando em conjunto com a FAB
O Lula(mais especificamente a FAB) escolheu um dos melhores caças 4++, além de vir no pacote o compartilhamento de tecnologia e conhecimento, o que vai possibilitar que o Brasil seja o próprio produtor de seus caças Gripen, algo que não aconteceria com os caças que você citou.
Boa tarde amigo, gostaria que voçê fizesse um vídeo falando sobre os caminhões militares do tipo Kamaz- Typhoon truck modelo 3D $179- .obj .Max. fbx. 3ds- free 3D. Ficarei muito grato. Salvador_ Ba.
Tecnologia adquirida meus parabéns agora é manter e produzir.
Que ótimo, boa notícia pra agradar minha noite.
🇧🇷
Brasil tem bons engenheiros poderiam faz tempo ter nosso projeto de caças
E fizemos ,mas o melhor que propomos foi um AMX mach 1.55 modificado.
A brincadeira é cara e complicada.
@@raphaelf.martins7455 ,não fazem isso sem um bom motivo ,quer tudo nacional em um caça? ,ele acaba sendo deficitário em todo canto e na mesma dependente da saúde de nossa geopolítica já que não voa sem dinheiro.
@@raphaelf.martins7455 esse papo de produto 100% nacional é tão anos 70....
Esse mundo não existe mais, amigo. Evolua.
@@Rafael-nq1ym tá bem neoliberal. Depende dos seus inimigos para se defender
@@GustavoSouza-gf6ty É quase impossível fazer um caça 100% nacional.
Vamos Brasil y Argentina, juntos por siempre 🇦🇷🇧🇷 🇧🇷🇦🇷 !!!!!
🙂👍
Fabricação ou montagem? De onde vem o motor, o armamento, o radar etc?
Obrigado pelas informações atualizadas. A respeito da produção do gripen no Brasil. Pelo canal Águias de Aço 👍.
Boa noite a todos.
Maravilha!
*AVANTE BRASIL!🇧🇷🇧🇷🇧🇷*
Parabéns a FAB, só orgulho.
... parabéns pela Embraer TB.
Excelente vídeo!
Parabéns!!!
Nesse ritmo de entrega "Martinho da Vila"...quando for entregue a última unidade já vai está desatualizado
"É devagar,é devagar,é devagar ...é devagarinho."
*Faltou mencionar a fabricação do caixão das asas.*
*Todas as peças fabricadas na fábrica da Saab em São Bernardo do campo-SP...*
*1 Cone de cauda*
*2 Freios aerodinâmico*
*3 Caixão das asas*
*4 Fuselagem dianteira*
Esse avião vai fazer história, pois demora uma eternidade p fazer só um pedaço
Infelizmente avião não é igual celular que lança todo ano sem contar a burocracia brasileira
Pra quem se interessa por esse assunto do Gripen, no canal da saab do brasil tem uma série dividida em vários capitulos pequenos que mostra varias partes desse processo tipo nossos engenheiros indo pra fabrica de lá aprender sobre os programas e etc, bem legal!
Ótima notícia! Gratidão pelo vídeo e pelas informações! Muito bom! 🌟👍
Parabéns à indústria de defesa do Brasil, caminhando rumo ao salto de atualização tecnológica, com o Gripen, as modernas fragatas, os submarinos scorpene, os mísseis e foguetes nacionais. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷💪🏻🇧🇷💪🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Parabéns pelo vídeo águia de aço.. esse é um bayta caça 🇧🇷💪
é importante ter a capacidade de fabricar os Gripen mas mano, o Brasil tem que investir em drones, é futuro da aviação!
Mas investe, o Brasil produz drones de vigilância e reconhecimento e em breve a XMobots estará produzindo um drone de ataque.
@@robertodds hum, espero que esses drones não sejam uma tecnologia restrita aos militares e que possam ser operados por civis igual acontece nos EUA
@@Henrique-pn4vb Isso aí já existe. Ou você quer operar um drone de guerra?
@@zedejoaoagoraelula4796 kkkkkk
bom trabalho
Vamos ver se a Embraer pega o jeito, para então desenvolver um caça de 5 geração
Ótima notícia 👏👏
Taí uma notícia boa que eu tava esperando!
Parabéns só faltou o de duas turbinas
BRASIL Y ARGENTINA DEBEN IR SIEMPRE JUNTOS !!
Será que o aço nióbio também não poderia ser utilizado na estrutura ou já é também?
Precisávamos de ao menos uns 1000 desses.
Se bem que não é nada surreal ,lembro que a SAM existe pois ninguém por aqui queria trabalhar com algo com margens tão estreitas e que já temos o domínio como as aeroestrturas.
verdadeiramente o caro que vai sair barato, a FAB acertou 100% ao escolher o GRIPEN.
Olhando assim o Gripem parece pequeno
A Embraer já era para ter seu próprio caça supersônico a muito tempo.
Mas como o Brasil vai vender esse caça, se até os próprios suecos estão com dificuldade dê fazer isso!!!??? É muito difícil vencer o tremendo lobby norte americano com o F - 35 no mercado mundial de aeronaves de caça!
A única vantagem que eu vejo nisso é que o Brasil vai ganhar muita experiência em tecnologia na fabricação de caças modernos.
Mas isso só vai ser possível se o nosso governo investir na compra desses aviões fabricados aqui, o que eu acho muito difícil de acontecer!
É só observar o caso do Embraer C - 390, que já teve algumas unidades canceladas!
Só nos resta torcer...
Boa e isso aí amigo
É tudo a passos lentos mais este dia vem
Ai eu pergunto qual a razão para isso ,no fim nós deveríamos mandar nesse pedaço de continente ,mas somos vistos apenas como bancos pelos esquerdistas locais que pouco se importam com as forças armadas.
Mas nunca ligamos para isso o fundamental é o Know-How adquirido que está e será usado no cotidiano civil de nossa indústria.
Não se aprende a fazer um caça ou um submarino nuclear em 1 ou 2 anos, isso é investimento de longo prazo igual estudar medicina.
O povo está muito ansioso pra ter as forças armadas em nível de excelência, mas leva tempo, só não pode parar os projetos.
@@luciod.mariano2829 Olá! É verdade que é necessário fazer para aprender! O que me preocupa é a tremenda falta de visão e descaso dos nossos governantes, que sempre fazem cortes de despesas em áreas vitais, como as nossas forças armadas, por exemplo!
Só pra vc ter uma ideia, uma grande parte de nossos blindados foi DOADA pelos EUA, porque eles tinham um grande excelente que estava enferrujando em seus estoques!!!! Para confirmar isso, digite no Google: blindados doados pelos EUA...
Se dobrar, triplicar o lote, ainda será pouco!
Como é que está tendo transferência de tecnologia se o trabalho de fabricação está restrito à própria Saab mesmo que em solo brasileiro.
Favor explicar como funciona essa transferência.
O mais complexo é a turbina.
O Brasil tem que acelerar a substituição dos F-5!
O Brasil tem que desenvolve os próprios Motores tem que mais Investimentos Nacionais 3🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O Brasil no mínimo era para ter uns 200 desses exemplares, totalmente operacionais, para realmente garantir nossa soberania aérea de um território de extensão praticamente continental...
Vc é um fanfarrão...kkk
Temos que desenvolver nossos próprios jatos logo, assim não dependemos de estrangeiros
A SAAB vai ser torna Brasileira ainda 🙌🙌🙌🙌
quantos guipens o brasil já tem operando?
Eu acho que é 4
0 ,o primeiro esquadrão será formado após ter a capacidade operacional inicial concluída no fim desse ou no inicio do próximo anos.
E pensar que se nos foi ofertados 120SU35, 36 À PRONTA ENTREGA E 86 FABRICADOS NO BRASIL COM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. ESSE GRIPPEN PERTO DO SU 35 É UMA MERDA
Isso é puro mito ,a licitação era para apenas 36 aeronaves sem perspectiva de novas encomendas ,apenas depois se referindo exclusivamente ao gripen tivemos menções oficias quanto a pretensões para 108 aeronaves.
A oferta russa da época era 36 SU-27M(SU-35) sem qualquer acordo ou garantia até serem selecionados.
Aonde? ,um pouco mais bruto admito ,mas muito menos moderno a ponto dele ser o incapaz ,são 20M de diferença contando o segundo motor.
@@edvanleonardo4262 Você está equivocado, pode até ser que a diferença em prol do Grippen seja o custo da hora viada, mas não tem comparação com os 36 SU35 à pronta entrega e os 84 fabricados no Brasil. É monstruosa a diferença tecnológica. Já vi ambos e continuo favorável ao caça Russo.
@@edvalmarquesfilho1428 ,me fale alguma fonte que diga isso e seja anterior a 2013 ,ou mesmo uma fonte que cite ´´SU-35S´´ com ênfase no ´´S´´ para brasil em torno de 2008 quando foi o primeiro voo do SU-35S.
A proposta real eu falei ,a que você cita é um devaneio coletivo de uma rápida negociação com a Rússia em 2013 que rendeu posteriormente os Sabre e quase nos foi enfiado os Pantisir goela abaixo.
Concordo a diferença tecnológica é monstruosa radar PESA contra um radar AESA de segunda geração ,com o Gripen tendo maior uso de compósitos ,etc ,onde mesmo com o Gripen sendo monomotor (um motor custa mais de 10M fácil) custa 80M contra os 60M de um SU-35S bimotor ,se paga pelo que se quer.
Agora é fechar uma compra de pelo menos mais 120 com entrega de pelo menos 10 anos para manter a indústria da aviação atualizada e assim podendo iniciar um projeto de um vetor totalmente nacional..
Sonhos e mais sonhos ,o ideal para todos é vender ,mas a indústria brasileira já foi fomentada e utilizará o Know-How na aviação civil ,essa istória de caça nacional é um devaneio nos parâmetros atuais e futuros.
Uma dúvida... a baixa taxa de vendas desta aeronave, pode estar ligada à questão da falta da invisibilidade, e o forte lobos dos Estados Unidos?
É a praga dos EUA. Tomara que a eleição seja diferente la
sim, pra mim, vc msm já respondeu esta duvida na pergunta
A resposta correta é; depende.
Se fosse só sobre a furtividade ( e não invisibilidade, já que nenhuma aeronave é invisível aos radares ) ele não teria perdido competições onde isso não estava sendo levado em conta, alguns exemplos; Na índia ele perdeu a competição para o Rafalle por não poder ser operado em porta aviões e não poder operar armas nucleares.
Na Argentina o Gripen não passou nem do processo seletivo por causa do seu preço e dos equipamentos britânicos que haviam no caça. E antes que alguém argumente que a Argentina está sem dinheiro para isso e aquilo, é justamente esse o mercado que o Gripen deveria pegar.
Na Polônia que deveria ser um mercado quase confirmado para o Gripen ele também perdeu, não só para o F-35 mas também para o FA-50 ( versão de combate do treinador avançado sul coreano ) então não tem desculpa de lobby americano nessa, nem de furtividade já que a Polônia selecionou um jato de combate leve também.
No entanto houve sim perdas competitivas por causa da capacidade inferior do Gripen e do lobby americano, e sim eu falei certo, capacidade inferior. Quem acha que a única coisa que o F-35 tem de superior ao Gripen é a sua furtividade não sabe do que está falando.
Sobre a Polônia acredito que o fator que mais pesa é estar alinhado com a OTAN, nesse caso o Lobby com os EUA faz toda a diferença também, por isso os F35 e os FA 50 que são derivados do F16 também americano.
@@felipemazur4262 Bem lembrado, eu não lembrava que o FA-50 foi desenvolvido baseado no F-16, isso faz ainda mais sentido já que a Polônia operava versões mais antigas do f-16, desconsidera o último exemplo então.
Uau impressionante o Brasil conseguiu fabricar uma parte da fuselagem do avião
....o Bradil não faz motor de caça e nem assento do caça 💺
Esse avião vai fazer história no Brasil, a FAB é foda
História de fracassos ,o Grippen é uma merda.
A tecnologia q ele traz tbm é importante.
Vai não, LULINHA acabar com essa brincadeira, faz o L.
@@Greenberet., ué... mas foi no governo do Lula que foi realizada as compras desses primeiros caças (justamente exigindo a transferência de tecnologia).
PS: não votei em Lula, mas desinformação não leva ninguém a nada!
@@Greenberet. Sua besta! O contrato com a Saab foi negociado e assinado pelos governos do PT enquanto você dormia.
Uma boa notícia.
PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E QUE DEUS TE ABENÇOE sempre Itamonte MG
Os motores???
Uma vez que tivermos a capacidade de fabricar o aviao no Brasil, se então tivesse sansões contra o Brasil, seria possível fabricar o aviao no Brasil?
Só estamos aprendendo a montar o avião, além de fazer a lataria. Kkkk.
qual país que vai querer comprar o gripen se o F-35 custa quase o mesmo?
Brasil, África do sul, Colômbia, Argentina, Venezuela, e tudo mais
@@sodi6r149 só acredito vendo quando asinar contrato.
@@sodi6r149 EUA e Inglaterra vão autorizar venda pra Venezuela? E Argentina? As partes do avião que vem dos EUA e Inglaterra precisam de autorização. rs Ai da na mesma comprar o F-35
@@curioso4762 uma hora ou outra as sanções acaba.
Estão vacilando, o negocio é drone marinho, aerio e terrestre e baterias antiaeria, pontos estratégicos para essas armas, não esquecendo dos radares.
O negócio é professoras para todo lado
Bomas teleguiadas também são una boa opção...
@@salomaoreis383 teleguiado n existe
O Brasil no seu tamanho continental, com a 3° maior empresas de jatos Embraer, pq até hj não produz o seu próprio Caça, produzimos aviões, porque não fazer engenharia reversa, de alguns caças que já possuímos de outros países, e aprendemos, o Brasil tem que parar de depender tanto de outros países, o Brasil tem que ser autossustentável, os governantes brasileiros tem que parar de encher os cofres dos americanos dos europeus dos chineses, com o nosso dinheiro. Brasil tem excelentes físicos, químicos, engenheiros, biólogos, temos excelentes faculdades USP, Unicamp, entre outras inúmeras, Brasil acorda, para de ficar recebendo ordem dos americanos com medo de sanções. Pare de fazer protesto sem sentido nenhum, temos sim que fazer protesto para sermos independente livre desses países sanguessuga
Nunca entendi pq esses caças não foram atualizados... A Suécia está perdendo mercado por conta disso.
atualizar mais que isso só se virar stealth oq é impossível devido ao formato do caça
@@vinniciuselion4544 ,não é questão de impossível ,mais que isso e a complexidade e custos saltariam de maneira exponencial.
No fim se quer um Gripen Stealth basta limpar seus armamentos oque seria viável com os Royal Wingman.
Mais que isso virá um projeto com complexidade e custos incríveis ,a Suécia não perdeu e nem vai perder qualquer mercado suscetível ao Gripen como pode ver pela desculpinha ´´o F-35 é barato´´.
Na verdade, compradores querem aeronaves para "agora" por isto o F-16 e o Rafale batem no Gripen em questã de vendas, são mais produzidos ...
@@gaiofattos2 ,o Grripen E/F já estão em produção seriada.
Inclusive antes desse boom do Rafale o Gripen tinha mais unidades produzidas.
😉👍🇧🇷
Uma pena que tudo isto não acontecerá e torço para que o governo não altere o contrato!! O Aldo já falou que cortará gastos militares!! Rumo a decadência!!
Esse tipo de coisa é dever do estado, e o governo não pode intervir em muitas coisas. Além disso, foi no governo da Dilma Rouseff que a compra dos Gripens se iniciou. Acho que qualquer governo teria plêna ciência de que não dá mais pra confiar nos F-5, mesmo moderniazados.
A coisa vai ser difícil mesmo nos próximos anos ,oque foi estabelecido não vai ser cancelado mas pode sofrer do efeito do adiamento para diminuir o valor das parcelas ,oque pode ser alterado é as negociações em curso.
Esse aviãozinho com nome de Remédio genérico sei não 😕
Será que uma Suécia mais alinhada ao ocidente pode resultar num enfraquecimento da indústria doméstica e por conseguinte algum obstáculo ao programa FX-2?
Não ,os suecos são assim justamente por serem os diferentões ,mesmo que esteja tudo lindo e maravilhoso na lua de mel com a França ,Inglaterra ,Alemanha oque tem para hoje é o Gripen.
Que demora. Era melhor ter comprado o f16. Já teria sido entregue.
ÁGUIAS DE AÇO. -_-
Sinceramente acredito que nenhum Gripen será totalmente fabricado no Brasil até 2036
Nenhum Gripen será totalmente fabricado no Brasil nunca
Aí você tá falando sobre achismos. Eu também acho q nunca vou trabalhar na Embraer, mas pera lá! Não é assim q funciona as coisas/mundo.
é eu gosto dessa aeronave mas é não vende nada
👍
Cara feita de alumínio, affs, não vai aguenta um disparo de metralhadora vai espatifar , o ideal era para ser material de titânio .
Se na época não tivesse aquelas crises eles comprariam o rafale.Mas o gripen é o melhor para nós
Isso foi antes da crise ,é que o preço do Rafale era injustificável.
@@edvanleonardo4262 escutei bastante pessoas falando isso,acho q seria msm um dinheiro gasto atoa se compra-se o rafale
@@PedroAugusto-gj8eq ,os valores eram de 8.8BU$ para o Rafale ,6.12B U$ para o F/A-18E e 39.3B sek (4.7U$ na época) para o Gripen.
agora vai ter um rabo vermelho
Um avião de 4/5 geração, pelo preço de um f22.
Creio que quis dizer F-35, pois o F-22 não é nada barato, e os custos atualizados do F-22 chegam a ser o dobro. Ainda mais se tratando de uma aeronave restrita ao governo americano. E no caso do F-35, a lógica na vdd é: um caça de 5° geração pelo custo de 4° geração, já que não é o Gripen que é caro, o F-35 que foi barateado ao longo dos anos. Outro ponto é, o valor por unidade pode ser barato, mas os custos da aeronave não
Mesmo com o custo tabelado do F-35A 80M+(8000x25000 em sua melhor teoria)=280M ,80M+(8000x7000)=136M
com o LULA sei não, desconfiança total!!
Ele ainda vai compra e mais, pois vai fazer mais que esse bolsonaro, espera só pra ver
Como se o acordo de assinatura da compra desse avião a parceria foi assinada por Dilma No governo PT mesmo .
Lula não pode fazer nada e se tentar a fab não deixa
@@joao0740 claro que deixa , o mãolisa quer despolitizar as forças armadas e desmilitarizar tambem
Amigo quem compro o Gripen e garantiu no contrato tecnologia de fabricação foi o Lula. Se informa!!
Brasil fraco em todos os seus ramos das forças armadas
RUMO Á FABRICAÇÃO TOTAL DO GRIPEN NO BRASIL : ESTRUTURA MAIS COMPLEXA DO AVIÃO É FEITA NO BRASIL. ....
Graças ao PT o governo que mais investiu nas forças amadas!👏
Estranho sempre foi 1,4 a 1,5% e os sucessivos adiamentos e atrasos por falta de verba também ocorreram no governo PT.
Sério investimento 0 ,oque tivemos foi que com o boom das commodities tínhamos mais verbas para gastar em defesa e só.
sei era tudo sucata isso sim
Obrigado Lula por acreditar no Brasil
Projeto da FAB, e ainda iniciado em governo anterior. Lula, Dilma, temer e Bolsonaro são apenas os presidentes que se passaram nesse... Projeto de estado, trabalhando em conjunto com a FAB
Isso faz o L ,as estatais tão dando lucro ,o superavit do governo é de 40M ,estamos com a mínima histórica de extrema pobreza ,assassinato ,etc.
Não tem desculpa.
Maior furada continuar investindo num caça que não terá peca sobressalentes e terá seu custo operacional altíssimo. Deveríamos mudar para o caça americano que tem mais produtores de pecas, logo, menor custo de manutenção. Em 20 anos esses caças estarão no chão sem peças de reposição. Uma pena 😢
Teremos produção nacional. É o melhor custoxbenefício. Tem o menor custo de manutenção. EUA não transferem tecnologia. 🤦🏾
Falou muito e falou bobagem
EUA não permite a venda do F35 pro Brasil.
Fonte? ,...
Aeronave militar funciona por estoque não tem como e a ´´peça´´ mais sensível é um derivado do motor do F/A-18.
@@vinniciuselion4544 Já deram uma negativa explícita? A resposta é não. Entretanto, o governo brasileiro na figura do ministro da defesa Jobim, disse que não estava interessado. Isso antes do envio da proposta dos F-16 C/D da LM na pré-seleção no FX-2.
Boa Noite nunca votei no Lula mais o brasileiro tem memória curta foi com eles que fechamos está compra
Cara a partir do momento que as forças Armadas pedem tal equipamento o governo tem que cumprir com sua obrigação de comprar aquilo que as forças Armadas precisa
Oq eu acho engraçado é que oq ninguém fala é a paralisação de vários programas aberto pelo governo PT só pra ter atenção das forças Armadas isso não só aconteceu tbm com o PT mais tbm com outros governos da época do meu pai meu avô e bisavô com um caso similar com o Jânio Quadros FHC entre outros independente do governo as forças Armadas Brasileiras sempre vai viver em regalhas por falta de incentivo e investimento
E é exatamente por esse motivo que eu falo as forças Armadas Brasileiras precisa de uma cadeira no poder executivo só assim pra que os 3 ramos FAB força aérea brasileira EB exército brasileiro MB marinha brasileira cresçam de forma saudável assim como as outras forças armadas de países a fora como italia França Reino Unido Alemanha etc...
Tem memória curta mesmo, foi ele quem roubou bilhões do Brasil, maior esquema de corrupção do mundo e fui condenado em três instâncias, só está solto e eleito graças a seus amigos do STF.
O governo PT vai nomear como ministro da defesa, um Cívil, daí já tira as coisas que vem pela frente.
Por isso comprou um lixo que NENHUM país comprou até agora! Mas brasileiro gosta de achar que é inteligente. Mas vota no lula que faz esse tipo de compra. Mas vc acha que isso foi bom. Mas é só vc, e a SAAB. Convence o resto do mundo
@@paulo.s.kennedy boa piada!
Quem comprou foi o lula eu lembro
Projeto da FAB, e ainda iniciado em governo anterior. Lula, Dilma, temer e Bolsonaro são apenas os presidentes que se passaram nesse... Projeto de estado, trabalhando em conjunto com a FAB
Sr você lembra dos outros cocorente com crinp u rafale e f a18 super Hostnet casas de respeito ou seja eu acho que o Lula escolheu o mais barato
O Lula(mais especificamente a FAB) escolheu um dos melhores caças 4++, além de vir no pacote o compartilhamento de tecnologia e conhecimento, o que vai possibilitar que o Brasil seja o próprio produtor de seus caças Gripen, algo que não aconteceria com os caças que você citou.
@@joaopedroeduardo8462 teu ko foi o Lula caralho
Foda-se o ladrão cachaceiro
Quem escolheu mesmo foi a FAB
Como só o Brasil comprou o jas 39 se fossem tão bom outro país teriam comprado também
Como um governo do PT pode atrapalhar essa história de sucesso ?
Tirando verba.
Por mim, que o Bostil se lasque.
Tem que voar de teco teco.
Boa tarde amigo, gostaria que voçê fizesse um vídeo falando sobre os caminhões militares do tipo Kamaz- Typhoon truck modelo 3D $179- .obj .Max. fbx. 3ds- free 3D. Ficarei muito grato. Salvador_ Ba.