Caro amigo Sayão, que o Espírito Santo continue usando a sua vida, nos ensinando, nos admoestando, nos animando a seguir firme no caminhar com Cristo! Obrigada.. Deus o abençoe grandemente 🙌
Pra mim, esse texto também trás a reflexão de que ainda que os mortos tenham consciência em algum lugar antes do dia do juízo, eles não podem ter comunicação com os vivos, de onde estão, não houve e não são ouvidos. Então se encerra a margem oração aos santos.
Que com temor e tremor prossigamos na nossa caminhada com Cristo e que pela Sua graça e misericórdia , possamos no final da nossa vida terreal , chegarmos firmes e seguros pela fé na promessa de Cristo Jesus .
Boa noite Pastor Luiz Sayão que Deus continue abençoando sua vida e famílias iluminem proteja. Graças e Glórias a Deus 🙏🕊️🌟
Месяц назад+2
A biblia diz em hebreus 9:27 algo esclarecedor , alma, ânimus, spiritus, nefesh, atman, ki, kha, rûach, pneuma , Sao visoes e cognatos do mesmo elemento alma e espírito , estudo religiao 26 anos e sempre me pergunto o que scontece com a alma depois da Morte física?
Nem me importo em saber o que há exatamente após a morte. Só me preocupo viver de uma forma que demonstre gratidão por toda a graça da salvação providenciada na cruz.
Mas deveria meu irmão, pois precisamos levar esperança na ressurreição que nos aguarda. Muitas pessoas não se desesperariam se entendessem a dinâmica do pós morte. Olha o que Paulo nos ensina 👉1Ts 4:13-18: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
É verdade, tem pessoas que aqui na terra tiveram uma excelente vida, mas nao e uma boa pessoa aos nossos olhos, mas Deus e que conhece o nosso coração, nos so vemos o exterior Deus ve o interior, entao devemos buscar a nossa salvação em Cristo, pois da terra nao levaremos nada!
@@vidarealjaquelinesouza4510 A alma ( sentimentos) da nossa vida terrena será transformada. Imagine como você se sentiria se, chegando ao Céu, com a sua " bagagem terrena "( sentimentos por entes queridos), não encontrasse muitos dos semblantes conhecidos? Até porque os que forem dignos de herdar a vida eterna, serão transformados. E conhecidos apenas pelo Autor da transformação.
@@vidarealjaquelinesouza4510 Se por alma, você quer dizer corpo, lembre-se de que o corpo, sem o espírito, está morto. Nós seremos julgados pelo que fizemos através do corpo. Na Bíblia, Jesus Cristo diz para temermos os homens, que só podem matar o corpo. Para temermos a Deus, que pode condenar o corpo e o espírito à perdição eterna.
Lembre-se, neste período da passagem bíblica. Este local era o mesmo. Seio de Abraão e local de tormento. Apenas havia um abismo separando. Depois do calvário Este local foi modificado... O seio de Abraão foi trasladado ao terceiro céu. 2-cor 12. O local de tormento continua lá até o juízo final.
Isso ai pastor quando eu falei sobre o milênio sobre Lázaro e sobre o fim do mundo e o menino gravou e postou eu não imaginava que iria gerar tantas repercussões boas ficou muito bom no senhor pelo conhecimento e pelas conciliacoes que o senhor fez a paz do senhor
Obrigado senhor Luiz Sayão por explicar com tanta profundidade essa parábola. Quando assisti sua participação no inteligência ltda e vocêfoi falar sobre ela, não consegui intender porque o Rodrigo Silva ficava te interrompendo toda hora, foi muito deselegante da parte dele. mas agora aqui no seu canal conseguir intender de boa. Obrigado fica com Deus.
Uma palavra muito esclarecedora, Deus abençoe sempre, podemos entre tantos ensinamentos do texto comprirnder hom clareza que devemos servi a Deus, pelo que Ele é e não prlo que pode fazer, glorificar a Deus por sua grandeza sim, mas a motivação da nossa vida tem que ser o Senhor.
A fé honrou muitos homens de Deus , livrando - os do sofrimento e da morte , mas muitos homens de Deus honraram a fé sofrendo e morrendo . ( mártires do cristianismo ) . Estevão.
Glorias a Deus! A maravilha é que, compreendemos que Lázaro não está vendo o rico, apenas o Senhor, porque nada está iculto aos seus olhos, não existem barreiras prá Ele! Aleluia!!! Lázaro está desfrutando da Presença eterna com o Senhor! Aleluia!
Lazaro não esta desfrutando da presença de Cristo coisa nenhuma, somente quando Cristo retornar em sua segunda vinda, e ressuscitar todos os mortos que serão salvos é que ele nesta ocasião será ressuscitado pela segunda vez, porque ele morreu e novo em alguma ocasião de sua vida, e então estará para sempre com o Senhor.
aleluia❤ me ajudou muito. por mais explicações sobre o tema . sou muito mística e vc pode falar sobre leitura de cartas, cabala judaica??abraços obrigada❤
Bem você disse, a Cabala é literatura mística tardia. Mística dentro do próprio judaísmo. É uma leitura para quem já tem uma base bíblica ou como literatura, mas há de se ter um cuidado para não compará-la as Escrituras.
Pelos textos biblicos as almas continuam com a consciência, um exemplo é de saul que consultou o espirito do profeta Samuel ja falecido,e que o advertiu que seu reino ja havia sido retirado e entregue a Davi! Se foi mesmo o espírito de samuel,prova que a alma continuará tendo consciência .
Não é bem isso que esta passagem quer dizer ao Saul consultar a feiticeira de Endor, ele estava sendo desobediente a Deus. O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediência explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronômio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não e achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do que se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do que se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Saul, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
O texto que estao levantando com duvidas a respeito de Saul ir consultar Samuel, que ja havia morrido, fica explicado pelo fato que a biblia diz que a biblia e clara em dizer que o diabo se transveste dr anjo de luz e que como apresenta o texto Samuel subiu para falar com Saul, se subiu ele estava nas profundezas e nao é dito que Samuel desceu, como seria o correto se fosse ele, pois estaria no céu. Esta tambem foi uma duvida que tive e me foi esclarecida por um sabio pastor. Espero ter ajudado. No amor de Cristo, Deus os abençoe!!
Eu acredito que quando a pessoa morre o corpo vai pra sepultura e o espírito volta pra Deus, eu acredito nos inscritos bíblicos e não naquilo que as religiões ensinam.
Depois da.morte. o julgamento. Os vivos teem oportunidade da vida TRAZIDA pelo Evangelho. depois da morte, o julgamento de acordo com a natureza caráter e as acoes de Deus. SOMENTE em cristo, no Evangelho temos tudo o Que Deus requer, a própria JUSTIÇA de DEUS.
A segunda morte relatada em Apocalipse, é para aqueles que não escolheram servir a Cristo em vida, na ressureição serão condenados e morrerão outra vez, desta vez para toda a eternidade.
A Bíblia diz em Eclesiastes 9:5,6 diz Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento. Também seu amor, seu ódio e seu ciúme já não existem, e eles não têm mais parte em nada do que se faz debaixo do sol.
@@mariocosta1134 qnd diz que "toda lembrança deles caiu no esquecimento" quer dizer que os vivos acabam se esquecendo dos que já faleceram e não que a consciência de quem faleceu foi exterminada.
As lições que o texto ensina e que o irmão expôs brilhantemente, são uma realidade para a vida de um cristão mas, especialmente em relação a vida após a morte, responda-me por favor, o texto é literal ou é figurado?
O que acontece depos da morte so temos um significado e todos nós si transforma em alimentos p os vermes e estrume p as arvores de cemitério e so isso q os seres humanos servem
Eu me pergunto, quanta confusão não seria evitada pelos crentes, se eles se dessem ao trabalho de ouvir uns aos outros em vez de cada grupo se fechar em seu círculo e taxar o outro de "seita e heresia", só porque o que diz não se encaixa em seu padrão. Eu penso que boa parte das dúvidas do Senhor Sayão seria solucionada se apenas se desse ao trabalho de pesquisar honestamente o que pensa a respeito do assunto estudiosos do Adventismo ou dos Testemunhas de Jeová, por exemplo. Mas, infelizmente, rotular para manter vaidosa e hipocritamente o título de "ortodoxo" é muito mais fácil e cômodo do que ouvir e considerar honestamente o ponto de vista contrário.
Professor, me tira uma dúvida, o encontro de Jesus com Moisés e Elias no monte, n vai contra o ensinamento da bíblia de não falar com mortos? (Sendo Moisés um morto)
Professor Sayão tenho uma pergunta, muitos afirmam que, lucas capítulo 16 a parabola que fala do rico e o Lázaro, esta falando sobre o famoso Geena, e apontam como se o Geena fosse uma espécie de purgatório. O que o senhor acha sobre?
não é parábola pq quando é parábola ta escrito Disse Jesus uma parábola ai conta a parábola ... ali do rico e lazaro ele não diz Disse Jesus uma parábola por tanto alí trata se de uma historia real e é uma historia real que aconteceu nesse mundo
@@viwer-un8wté entendo o seu ponto mas depende muito da tradução por exemplo a minha só algumas parábolas está disse Jesus, mas sendo ou não sendo parábola, a minha dúvida é se o texto aponta para o purgatório, por que alguns dizem ser, eu não concordo muito com essa visão
@@jessefabiohankesimoes8687 se sua bíblia está escrito parábola se foi enganado pq esses subtítulos quem coloca são as editoras , um exemplo o pra vc entender é lá em Isaias onde o subtítulo está escrito a igreja triunfante alguma coisa assim sendo que a igreja não existia no antigo testamento e falava se de Israel , claramente não tem purgatório pois o purgatório diz sem dizer sim pois é diz sem dizer que a obra de Cristo não é suficiente e que precisa de purgatório tipo aqueles que creem que podem ser salvos por seus atos bons e são inimigos da cruz de Cristo como diz Paulo , a historia verídica é percebível pq não é uma parábola e trata se de uma historia real não tem essa de purgatório homem ordenado a viver 1 vez vindo depois disso o juízo
@@viwer-un8wt não e que tá escrito parábola, só que não diz o "Jesus disse", e sobre o purgatório concordo com tua visão, mas queria ver o que Sayão iria dizer sobre
@@jessefabiohankesimoes8687 ent se não diz "Jesus disse" então não é parábola, Sayao já disse no vídeo irmão a paz , sobre purgatório , católicos que tem essa ideia meio que não aceitam uma punição que seja eterna , e pensam que todos tem de pagar mas não é bíblico
É bem chato pensar em uma pessoa que passou por muitos sofrimentos aqui na Terra, para só depois ser recompensada no céu. E para a pessoa que foi para o inferno; o que adianta? O mal já aconteceu! (deveria é nunca ter acontecido!). Essa penalização do inferno para min não resolve o problema. A questão é: Mesmo que Lázaro seja recompensado no céu, o sofrimento do rico no inferno não vai apagar o passado amargo que ele teve aqui na Terra.
Salmos 139: 16 TB Os teus olhos viram a minha substância ainda informe; e no teu livro, foram escritos os dias, todos os dias que foram ordenados, quando nenhum deles ainda existia. João 6: 63 O espírito é que dá a vida; a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida. Lucas 20: 38 Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos (espíritos); pois todos vivem (reencarnação) para ele (ressurreição). 1 Coríntios 15: 50 Ora, digo isto, irmãos, que a carne e o sangue (corpo humano) não podem herdar o reino dos céus (ressurreição), nem a corrupção (provas e expiações) herdar a incorrupção (redenção, ressurreição). Mateus 5: 48 Sede vós, pois, perfeitos (ressurreição) como vosso Pai celestial é perfeito (muitos morrem no ventre). Mateus 26: 52 Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada. (reencarnação expiatória) Êxodo 20: 5 TB , que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira (trineto, reencarnação expiatória) e na quarta geração (tetraneto, reencarnação expiatória). Ezequiel 18: 20 A alma que peca (espírito encarnado), essa morrerá (na próxima reencarnação); o filho não levará a iniqüidade do pai nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele. (trineto e/ou tetraneto) Mateus 21: 31 Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro do que vós no reino de Deus. MATEUS 12: 32 ...mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro (reencarnação expiatória). 1João 3: 14 TB Nós sabemos que já passamos da morte para a vida (ressurreição), porque amamos os irmãos; quem não ama permanece (tempo indeterminado) na morte (reencarnação). 1João 3: 15 TB Todo aquele que aborrece a seu irmão é homicida (de vidas passadas); e sabeis que nenhum homicida (reencarnação) tem a vida eterna permanente em si mesmo (ressurreição). Mateus 10: 28 Não temais aos que matam o corpo, mas não podem matar a alma (imortal); temei, antes, aquele que pode fazer perecer na Geena tanto a alma como o corpo (alma presa à decomposição cadavérica). Mateus 18: 8, 9 Se a tua mão (matar ou suicidar, 70k por ano) ou o teu pé (atropelar 30k ano somente no Brasil, agredir) te serve de pedra de tropeço (remorso de vidas passadas), corta-o e lança-o de ti (via reencarnação expiatória); melhor é entrares na vida manco ou aleijado (deficiência congênita), do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno (remorso em pesadelos, juízo de consciência). Se o teu olho (inveja, cobiça, atirador sniper) te serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o de ti; melhor é entrares na vida (reencarnar) com um só dos teus olhos (deficiência de nascença), do que, tendo dois, seres lançado na geena de fogo (espírito imantado à decomposição cadavérica) Salmos 49: 9 NVI para que viva para sempre (ressurreição) não sofra decomposição (reencarnação). Salmos 49: 11 NVI Seus túmulos serão sua morada para sempre, sua habitação de geração em geração (reencarnações), ainda que tenham dado seu nome a terras. João 3: 5, 6 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água (gestação, carne, pó, elemento material, reencarnação) e do Espírito (remissão), não pode entrar no reino de Deus (ressurreição). O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito (Deus) é espírito. João 3: 7-8 Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo (reencarnação). O vento sopra (o espírito age) onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Deus). Tiago 1: 12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque, depois de ter sido provado (provas e expiações), receberá a coroa da vida (ressurreição), que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1: 14-16 Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça (imperfeições morais), quando esta o atrai e seduz; então, a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado (pensamentos), e o pecado, sendo consumado, gera a morte (da próxima reencarnação). Mateus 5: 28 Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração (pensamentos) adulterou com ela. Tiago 1: 17 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta (Autonomia, livre-arbítrio, provas e expiações) Daniel 12: 2 Muitos dos que dormem no pó da terra acordarão, uns para a vida eterna (ressurreição), e outros, para a vergonha e confusão sempiterna (reencarnação). Romanos 5: 3, 5 TB E não só isso, mas também nos gloriemos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz fortaleza; e a experiência, esperança; e a esperança não envergonha, porque o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado. Apocalipse 13: 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos (reencarnações). João 3: 15 para que todo o que nele crê tenha (no futuro) a vida eterna (ressurreição). João 3: 16 Pois assim amou Deus ao mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça (reencarnações), mas tenha a vida eterna (ressurreição). Lucas 20: 34 a 36 Respondeu-lhes Jesus: “Os filhos deste mundo têm mulher ou marido; mas os que forem considerados dignos de ter parte no outro mundo e na ressurreição dos mortos (redenção) não têm mulher nem marido; pois não podem mais morrer (encarnam por amor em missão); porque são iguais aos anjos (mensageiros) e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição (redenção). Marcos 12: 25 e Mateus 22: 30 1 Coríntios 15: 56 O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei.(lei reencarnatória) Romanos 8: 2 Pois a lei do Espírito da vida (lei reencarnatória) te livrou em Cristo Jesus (Encarnação do Amor) da lei do pecado e da morte (lei reencarnatória). 1 Coríntios 15: 47 O primeiro homem é da terra, é terreno (reencarnação); o segundo homem é do céu (ressurreição). 2 Coríntios 5: 10 Pois é necessário que todos sejamos descobertos perante o tribunal de Cristo (juízo), para que cada um receba o que fez por meio do corpo (reencarnação), conforme o que praticou, o bem ou o mal. Lucas 7: 28 Digo-vos que dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João (reencarnação); mas o menor no Reino de Deus (ressurreição) é maior do que ele. Mateus 5: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.(libertação dos ciclos reencarnatórios) Mateus 20: 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 5: 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.(fim do degredo, reencarnação, Era de Regeneração 2057 por 7.000 anos). Salmos 37: 11 Mas os mansos herdarão a terra, E se deleitarão na abundância de paz (Sem Guerras 2057). Gálatas 5: 13-15 TB Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas, num espírito de amor, sede servos uns dos outros. Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mas, se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros. Questão 612, O Livro dos Espíritos, 1857. Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o corpo de um homem? Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à sua nascente. O Consolador 1940 por Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) 272. - Qual a significação da lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”, em face da necessidade da redenção de todos os Espíritos pelas reencarnações sucessivas? - A lei de Talião prevalece para todas os Espíritos que não edificaram ainda o santuário do amor nos corações, e que representam a quase totalidade dos seres humanos. Presos, ainda, aos milênios do pretérito, não cogitaram de aceitar e aplicar o Evangelho a si próprios, permanecendo encarcerados em círculos viciosos de dolorosas reencarnações expiatórias e purificadoras. Moisés proclamou a Lei antiga, vinte séculos antes do Senhor. Como já foi dito, o profeta hebraico apresentava a Revelação com a face divina da Justiça; mas, com Jesus, o homem do mundo recebeu o código perfeito do Amor. Se Moisés ensinava o “olho por olho, dente por dente”, Jesus Cristo esclarecia que o “amor cobre a multidão dos pecados”. Daí a verdade de que as criaturas humanas se redimirão pelo amor e se elevarão a Deus por ele, anulando com o bem todas as forças que lhes possam encarcerar o coração nos sofrimentos do mundo.
como fica a situação de um pai que morre e vai pro céu e digamos que o filho tbm morre e vai pro inferno e daí o pai lá no céu vê o filho no inferno sofrendo será que o pai vai sofrer tbm?
@@Lourdes-vg9qv A parábola só foi um exemplo, que tem um fundo de verdade a cerca do pós vida, mas não vai ser assim vida na eternidade. Seria bem bizarro ter acesso visual ao inferno em tempo integral, como se fosse um zoológico, onde vc vê de longe as pessoas sucumbindo aos tormentos e flagelos da condenação, a situação na parábola foi específica para dar um ensinamento on contexto em que Jesus estava falando da parábola.
Essa ideia de consciência após a morte, nas Escrituras Sagradas, só tem nesse texto da história de Lázaro e o rico. Penso que a motivação de Jesus estava para mostrar a arrogância do rico que confia na suas riquezas e a tal da meritocracia e as ternas misericórdias do Senhor com os desvalidos, como discorreu bem o prof. Sayão. O próprio Jesus disse que o testemunho de dois é verdadeiro, então precisamos de mais de um relato desse de Lázaro na Bíblia pra convencionar essa tese, o que efetivamente não há.
Kkkk quanta enganação, lógico que haverá consciência após a morte vida eternas não são para robôs, se não existe vida eternas com consciência, o preço da cruz seria em vão... Cuidado com enganadores ..
Eu creio na consciência pós RESSURREIÇÃO, e não pós morte. A MENTE precisa do CORPO e do FOLEGO DE VIDA pra funcionar, e na morte, o fôlego de vida volta pra DEUS, e o corpo a ser pó. (Gn 2:7), "o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7).
@@Ilder-e3y de onde você tirou essa ideia de que mente precisa do corpo? A mente precisa da alma que está diretamente ligada ao espírito do homem. Morrendo todos perdem o corpo físico e cérebro q e físico tbm. A mente se vai junto com a alma/ espírito, ligo tudo continua em consciência pós morte. Tanto que existem milhares de testemunhos de pessoas q tiveram experiências pós morte e constataram as questões de se lembrar de tudo no mundo espiritual.
@@saramaia-zp1kg Tirei da Bíblia. Não existe alma fora do corpo. Deus disse aos primeiros seres humanos, Adão e Eva, que se pecassem, morreriam e voltariam ao pó de onde vieram (Gênesis 2:17; 3:19). Mas, astutamente, Satanás influenciou Eva a acreditar que Deus estava mentindo e que eles não morreriam (Gênesis 3:4). A frase “alma imortal” não existe em nenhum texto da Bíblia. A palavra hebraica traduzida como “alma” nas Escrituras é nephesh, que significa basicamente “uma criatura que respira”.Por exemplo, Atos 3:23 diz: “E acontecerá que toda alma [psuche] que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo”. Além disso, em Tiago 5:20 diz: “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma [psuche] e cobrirá uma multidão de pecados”. Nesses casos, a palavra significa apenas uma pessoa - uma pessoa que pode morrer. Portanto, as almas são mortais, não imortais. Elas podem morrer e, de fato, morrem. Visto que as pessoas são “almas viventes”, o que acontece quando morrem? A Bíblia mostra que os mortos vão para o seol ou sheol, que significa “cova” ou “sepultura”. O rei Davi afirmou que após a morte, o relacionamento de uma pessoa com Deus cessa completamente: “Porque na morte não há lembrança de Ti; na sepultura [seol] quem Te louvará?” (Salmos 6:5). Além disso, aqueles que morrem não têm consciência de mais nada. O rei Salomão escreveu: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Eclesiastes 9:5). E ele escreveu ainda: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura [seol], para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (versículo 10). Tanto homem como os animais, são almas . "19.Pois a sorte do homem e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo alento; o homem não leva vantagem sobre o animal, porque tudo é vaidade. 20.Tudo caminha para um mesmo lugar: tudo vem do pó e tudo volta ao pó." (Eclesiastes 3: 19,20) Não existe consciência entre a MORTE e a RESSURREIÇÃO.
@@josimarsouza3780 e vc que nem texto apresenta. Nem mesmo a parábola do rico é Lázaro, que por mais que seja fora do contexto, mais é alguma coisa. Ali aparece uma alma com língua, com cede, com corpo... se aquela alma tem corpo, então não é alma...
Respeito muito o Sayão, mas nesse assunto é difícil aceitar uma doutrina q seu melhor texto é uma parábola , cheia de elementos inconcebíveis. Essa ideia de alma sobreviver depois da morte é grega e platônica ... O pensamento hebreu é de q a alma morre (.)
boa pergunta uns chegam a dizer que ele teria até s .......idado outros dizem que não que foi outra pessoa pois que o executou pois Davi mesmo fica triste
1 Samuel 28: 15 Disse Samuel (espírito em ectoplasma, Kavod) a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? A palavra do morto Lázaro Redivivo, 22 de Dezembro de 1945 - Irmão X (Humberto de Campos) por Francisco Cândido Xavier. Quando Saul sentiu o peso das tremendas responsabilidades, no campo da autoridade e do poder, lembrou-se imediatamente de Samuel, o grande juiz que o precedera na direção dos israelitas. O nobre varão, todavia, fora arrebatado ao mundo da morte. No entanto, o rei sabia que os mortos podiam voltar, fazendo-se ouvidos. Interrogando os áulicos do seu séquito, soube que em Êndor havia uma pitonisa que talvez pudesse satisfazer-lhe os propósitos. Não hesitou e dirigiu-se a ela. E quando a intermediária caiu em transe, após admoestá-lo quanto ao anonimato a que se recolhera, eis que Samuel lhe surge aos olhos assombrados. Não é um fantasma que o visita, trazendo resquícios da sepultura. É o verdadeiro Samuel, materializado à plena luz, que lhe estende as mãos acolhedoras. Não tem as insígnias de juiz e o seu olhar, outrora severo e autoritário, mantém-se impregnado de humildade infinita. Ampla capa resguarda-lhe o corpo, e enquanto recompõe a sua figura, a fim de conversar calmamente, Saul cai, genuflexo, em pranto convulsivo. - Ó santo Juiz de Israel - pergunta o rei, emocionado e confundido -, onde estão as tuas insígnias de Enviado de Jeová? Por que voltas do túmulo, pobre e simples, como qualquer mortal? Contemplou-o Samuel, tristemente, e respondeu: - Saul, que o Eterno te abençoe e te conceda paz! Não me perguntes pelas possessões e honrarias efêmeras. Minha túnica de linho de julgador e minha espada de guerreiro ficaram para sempre no sepulcro de Ramá. O homem que exerce a Justiça, perante o Supremo, não deve aguardar prerrogativas diferentes daquelas que felicitam os ministros do Senhor, em qualquer trabalho proveitoso… Mas, ouve! Que te induz a chamar-me do túmulo? Por que razões interrompes o meu trabalho no reino dos mortos? Saul enxugou as lágrimas abundantes e falou: - Ó Grande Juiz, aconselha-me! Estamos na véspera de grandes batalhas e tenho o coração cheio de maus presságios!… Sinto-me inquieto, hesitante… Dize-me o que pensas, concede-me as tuas diretrizes sábias e justas! O Espírito de Samuel fitou-o, melancolicamente, e voltou a interrogar: - Que desejas que eu diga? - A verdade! - disse o rei, ofegante. A entidade sorriu e observou: - Entre os homens que vivem na carne e os que já reviveram, fora dela, ao sublime influxo da morte, a verdade é sempre terrível. Poderás, acaso, suportá-la? Respondeu Saul, afirmativamente. O Espírito materializado avançou para ele, afagou-lhe a cabeça e falou, comovido: - Volta então ao povo de Israel, desarma o nosso exército e dize à nação que o nosso orgulho racial é um erro nefasto e profundo, diante da morte, inevitável para todos. Notifica as doze tribos de que nossas guerras e atritos com os vizinhos são malditas ilusões que nos agravam as responsabilidades, diante do Deus Altíssimo. Cientifica-os de que a morte ensinou a mim, último juiz dos israelitas, as mais estranhas revelações. O Senhor Supremo não está em nossa arca de substância perecível do mundo, que não passa de mero símbolo, respeitável embora… Onde teremos buscado tanta audácia para nos julgarmos privilegiados do Eterno? que Espíritos satânicos penetraram nossos lares, para odiarmos o trabalho pacífico, entregando-nos ao monstro da guerra, que espalha a fome, a peste e a desolação? É verdade que os nossos antepassados muito sofreram nas perseguições da Babilônia e no cativeiro do Egito, mas também é inegável que nunca soubemos valorizar os favores e as graças de Jeová, o Pai Magnificente. Reajustando agora os meus conhecimentos pelas imposições do sepulcro, eu mesmo, que cultivava a Justiça e supunha servir ao Senhor, compreendo quanto me afastei das vozes espirituais que nos induziam ao escrupuloso cumprimento da Lei. Sou hoje obrigado a socorrer os nossos armadores e frecheiros, guerrilheiros e pajens de armas, que choram e sofrem junto de mim e aos quais ajudei na matança. Volta, pois, Saul, enquanto é tempo, e ensina aos nossos a realidade dura e angustiosa. Explica-lhes que os filisteus são também filhos do Altíssimo e que, ao invés de nos odiarmos, é imprescindível nos amemos uns aos outros, auxiliando-nos reciprocamente, como irmãos. Os lares de Jerusalém não são melhores que os de Ascalão. Vai, e ensina ao nosso povo uma vida nova! Faze que os instrumentos destruidores do extermínio se voltem para o trabalho pacífico e abençoado no solo da Terra! Saul soluçava, de joelhos. Como aceitar os conselhos inesperados e humilhantes? Não se sentia com a força precisa para recuar. Buscava orientação para a vitória na batalha e o juiz inesquecível de Israel voltava do misterioso reino da morte para induzi-lo à submissão? O Espírito de Samuel compreendeu-lhe a luta íntima e falou, carinhoso: - Lembra-te do tempo em que, humildemente, reunias jumentas no campo, na pobre condição de descendente da tribo de Benjamim, e não estranhes minhas palavras. Recorda-te que, quando o Senhor deseja conhecer as conquistas de uma alma, dá-lhe a autoridade e a fortuna, o governo e o trono para a terrível experiência. Atende a Deus e domina-te. Execute a Vontade do Senhor e esquece-te, para que possas, de fato, triunfar, por sua Divina Misericórdia. Fez-se então pesado silêncio. Como Saul chorasse, o mensageiro, desejando ultimar a entrevista, perguntou: - Desistirás da carnificina? Reconciliar-te-ás com os inimigos? Ensinarás ao povo a humildade, o serviço e a concórdia? O rei de Israel fez um esforço supremo e respondeu: - É impossível! Não posso! O Espírito fitou-o com profunda tristeza e acrescentou: - Como pedes, então, conselhos à luz da sabedoria, se preferes a prisão nas trevas da ignorância? O Senhor envia-te as verdades de hoje, por minha boca, mas, se persistes em desatendê-lo, rasgará o reino que guardas nas mãos e entregará a outrem a autoridade. E se não deres ouvidos à Divina Palavra, executando os sinistros propósitos de tua ira, sofrerá Israel contigo as consequências de tua rebeldia, cairás aos golpes do adversário e, amanhã mesmo, serás recolhido pela morte, juntamente com os teus filhos, vindo aprender conosco que ninguém confundirá o Eterno Poder! Voltou Samuel à sua condição no Plano invisível e Saul caiu desmaiado de espanto, enquanto a pitonisa acordava para socorrê-lo. E como acontece a muita gente que roga orientação aos Espíritos desencarnados, Saul desprezou as advertências ouvidas e atendeu aos caprichos condenáveis de seu coração, mas, também, no dia seguinte, estava com os filhos no caminho sombrio do sepulcro, a fim de aprender com a morte as sagradas lições da vida. Eclesiástico 46: 20 Mesmo depois de morrer profetizou, anunciou ao rei seu fim; do seio da terra elevou a sua voz para profetizar, para apagar a iniqüidade do povo.
Não é necessário que Sayão responda a esta tua indagação, posso responder-lhe sem problema. O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediencia explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronomio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do que se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do que se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Samuel, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
Esta tua explanação dos fatos ocorridos em I Samuel 28 : 5 - 24 não é como tu afirmas de forma alguma, estas totalmente equivocado. Veja esta explicação mais plausivel que eu lhe passo agora a respeito do que ocorrera naquele evento .Não é necessário que Sayão responda a esta tua indagação, posso responder-lhe sem problema. O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediencia explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronomio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não e achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Saul, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
Roteiro 10_06_1952, capítulo 9, O Grande Educandário, Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier. De portas abertas à glória do ensino, a Terra, nas linhas da atividade carnal, é, realmente, uma universidade sublime, funcionando, em vários cursos e disciplinas, com dois bilhões de alunos, aproximadamente, matriculados nas várias raças e nações. Mais de vinte bilhões de almas conscientes, desencarnadas, sem nos reportarmos aos bilhões de inteligências subumanas que são aproveitadas nos múltiplos serviços do progresso planetário, cercam o domicílio terrestre, demorando-se noutras faixas de evolução. Toda religião é sublime. No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos em que toda religião se baseia. Religião dos Espíritos - Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier, 80 Doutrina Espírita, Reunião pública de 13_11_1959. O Consolador, Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier (Apóstolo Amado), Pedro Leopoldo 1941. 274. - Qual a intenção de Moisés no Deuteronômio, recomendando “que ninguém interrogasse os mortos para saber a verdade”? - Antes de tudo, faz-se preciso considerar que a afirmativa tem sido objeto injusto de largas discussões por parte dos adversários da nova revelação que o Espiritismo trouxe aos homens, na sua feição de Consolador. As expressões sectárias, todavia, devem considerar que a época de Moisés não comportava as indagações do Invisível, porquanto o comércio com os desencarnados se faria com um material humano excessivamente grosseiro e inferior. 1 Crônicas 29: 29 Os atos do rei Davi, eis que estão escritos na história do vidente Samuel, na história do profeta Natã e na história do vidente Gade (todos médiuns). 1João 4: 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos se vêm eles de Deus; porque muitos falsos profetas (médiuns) têm aparecido no mundo. 1João 4: 5 Eles são do mundo; por isso, falam como sendo do mundo, e o mundo os ouve. 1João 4: 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus ouve-nos; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro. Gálatas 5: 13-15 TB Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas, num espírito de amor, sede servos uns dos outros. Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mas, se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros. 1João 3: 14 TB Nós sabemos que já passamos da morte para a vida (ressurreição), porque amamos os irmãos; quem não ama permanece na morte (reencarnação). 1João 3: 15 TB Todo aquele que aborrece a seu irmão é homicida (vidas passadas); e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanente (ressurreição) em si mesmo (reencarnação). João 21: 22 Jesus lhe disse (Pedro sobre João): Se eu quero que ele permaneça (encarnando) até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. João 21: 23 Divulgou-se, então, entre os irmãos, a notícia de que aquele discípulo não morreria (João Evangelista foi Platão e Daniel, encarnaria várias vezes em missão enviado por Jesus, foi Allan Kardec e Chico Xavier). 2 Timóteo 3: 16, 17 TB Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito (futura ressurreição), plenamente preparado para toda boa obra.
Errais em não compreenderdes as Escrituras e o poder de Deus. Na ocasião em que Caim cometeu o assassinato de Abel, não existia somente Abel e Caim como filhos de Adão e Eva, mas ja havia diversos flhos e filhas eles, talvez dezenas ou centenas de filhos e filhas.
Não existe CONCIÊNCIA e não existe ALMA entre a MORTE e a RESSURREIÇÃO do corpo! Mas o que diz a Bíblia? A frase “alma imortal” não existe em nenhuma de suas páginas! A palavra hebraica traduzida como “alma” nas Escrituras é nephesh, que significa basicamente “uma criatura que respira”. O dicionário The Interpreter’s Dictionary of the Bible explica que nephesh “nunca significa alma imortal, mas é, essencialmente, o princípio da vida ou o próprio ser vivo” (Vol. 4, 1962, “Alma”, grifo nosso). E isso pode ser visto na maneira como a Bíblia emprega esse termo. A palavra nephesh é usada para designar animais, peixes e insetos antes de sua primeira referência aos seres humanos. Assim como a palavra hebraica, a palavra grega psuche ou psiqué tem o mesmo significado, sendo a única palavra traduzida como “alma” no Novo Testamento. Ela aparece 105 vezes, sendo traduzida como “alma” 58 vezes e, em outros casos, traduzida por termos como coração, vida, coração e mente, este último significando um ser físico e consciente. Por exemplo, Atos 3:23 diz: “E acontecerá que toda alma [psuche] que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo”. Além disso, em Tiago 5:20 diz: “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma [psuche] e cobrirá uma multidão de pecados”. Nesses casos, a palavra significa apenas uma pessoa - uma pessoa que pode morrer. Portanto, as almas são mortais, não imortais. Elas podem morrer e, de fato.
DEUS continue a usar a ti e a tua sabedoria para aperfeiçoar e aparelhar o povo de DEUS!
Não tenho nenhuma vocação ou Dom da fala mas sei que os meus ouvidos tem o Dom da escuta .
Graças e Paz do Senhor, Boa tarde Pastor que Deus continue abençoando vcs abraços. E iluminando sempre 🙏🌟🙏🌟❤❤
Caro amigo Sayão, que o Espírito Santo continue usando a sua vida, nos ensinando, nos admoestando, nos animando a seguir firme no caminhar com Cristo!
Obrigada.. Deus o abençoe grandemente 🙌
Pra mim, esse texto também trás a reflexão de que ainda que os mortos tenham consciência em algum lugar antes do dia do juízo, eles não podem ter comunicação com os vivos, de onde estão, não houve e não são ouvidos. Então se encerra a margem oração aos santos.
Exato. Na lei mosaica inclusive condena comunicação com os mortos, claramente é uma posição de que não devemos ter comunicação com os que já partiram.
Que com temor e tremor prossigamos na nossa caminhada com Cristo e que pela Sua graça e misericórdia , possamos no final da nossa vida terreal , chegarmos firmes e seguros pela fé na promessa de Cristo Jesus .
Lembrando q a bíblia foi escrita pelo homem
@@IronPrimo-h8k A Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espírito de Deus (Espírito Santo) .
A Bíblia é bem clara depois da morte vêm o juízo. Hb 9 : 27 - 28.
Parabéns!
Textos para recordar:
1 ) - Gênesis 2:7.
2 ) - Gênesis 3:19;
3 ) - Eclesiastes 12:7, etc.
Gratidão.
Um abraço.
Boa noite Pastor Luiz Sayão que Deus continue abençoando sua vida e famílias iluminem proteja.
Graças e Glórias a Deus 🙏🕊️🌟
A biblia diz em hebreus 9:27 algo esclarecedor , alma, ânimus, spiritus, nefesh, atman, ki, kha, rûach, pneuma , Sao visoes e cognatos do mesmo elemento alma e espírito , estudo religiao 26 anos e sempre me pergunto o que scontece com a alma depois da Morte física?
Shalom shalom
Nem me importo em saber o que há exatamente após a morte. Só me preocupo viver de uma forma que demonstre gratidão por toda a graça da salvação providenciada na cruz.
Mas deveria meu irmão, pois precisamos levar esperança na ressurreição que nos aguarda. Muitas pessoas não se desesperariam se entendessem a dinâmica do pós morte. Olha o que Paulo nos ensina 👉1Ts 4:13-18: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
É verdade, tem pessoas que aqui na terra tiveram uma excelente vida, mas nao e uma boa pessoa aos nossos olhos, mas Deus e que conhece o nosso coração, nos so vemos o exterior Deus ve o interior, entao devemos buscar a nossa salvação em Cristo, pois da terra nao levaremos nada!
Grata a Deus por sua preciosa vida❤
Amém, pr. Sayão.Obrigado pela palavra. Orando pela sua saúde, querido irmão.
Quando penso na morte é como se voltasse para casa. Um descanso da matéria.
Você nunca morou no lugar para onde vai.
Graça e Paz, irmão Luiz Sayão... sou membro da PIBSA em Santo André e já tive o privilégio de ouvi-lo quando o senhor esteve lá. Um forte abraço!!!
Após a morte física, segundo a Bíblia, voltaremos ao pó da terra; e o nosso espírito volta para Deus.
@@manueldomingosalmeida e a alma?
@@vidarealjaquelinesouza4510 A alma ( sentimentos) da nossa vida terrena será transformada. Imagine como você se sentiria se, chegando ao Céu, com a sua " bagagem terrena "( sentimentos por entes queridos), não encontrasse muitos dos semblantes conhecidos? Até porque os que forem dignos de herdar a vida eterna, serão transformados. E conhecidos apenas pelo Autor da transformação.
@@manueldomingosalmeida Eu acredito que a alma é julgada: céu ou inferno.
Espírito que é o folego de vida volta para Deus.
@@vidarealjaquelinesouza4510 Se por alma, você quer dizer corpo, lembre-se de que o corpo, sem o espírito, está morto. Nós seremos julgados pelo que fizemos através do corpo. Na Bíblia, Jesus Cristo diz para temermos os homens, que só podem matar o corpo. Para temermos a Deus, que pode condenar o corpo e o espírito à perdição eterna.
Lembre-se, neste período da passagem bíblica.
Este local era o mesmo.
Seio de Abraão e local de tormento.
Apenas havia um abismo separando.
Depois do calvário Este local foi modificado... O seio de Abraão foi trasladado ao terceiro céu. 2-cor 12.
O local de tormento continua lá até o juízo final.
Isso ai pastor quando eu falei sobre o milênio sobre Lázaro e sobre o fim do mundo e o menino gravou e postou eu não imaginava que iria gerar tantas repercussões boas ficou muito bom no senhor pelo conhecimento e pelas conciliacoes que o senhor fez a paz do senhor
Que Deus te conceda sabedoria Prof Sayão! Sou muito edificado por seus ensinamentos!
Jesus é a nossa esperança de vida eterna
Como é maravilhoso ouvir sobre a vida espiritual 😊
Luiz Sayão, muito obrigado pela explicação desta passagem bíblica!
Sempre benção ouvir pastor Sayão ❤🙏🏼 abraço, Eneida.
Cristo veio para que tivessemos vida e vida com abundância .abundancia . Digno é o operário do seu alimento .
Reflexão profunda. Dou graças a Deus por sua vida 🙏
Obrigado senhor Luiz Sayão por explicar com tanta profundidade essa parábola. Quando assisti sua participação no inteligência ltda e vocêfoi falar sobre ela, não consegui intender porque o Rodrigo Silva ficava te interrompendo toda hora, foi muito deselegante da parte dele. mas agora aqui no seu canal conseguir intender de boa. Obrigado fica com Deus.
Obrigado mestre Sayão 😊
" E, assim como aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo, (depois disso o Juízo.) "
Hebreus 9:27
Alma está na Bíblia, não adianta se opor.
MARANATA! Ora vem Senhor Jesus.
Uma palavra muito esclarecedora, Deus abençoe sempre, podemos entre tantos ensinamentos do texto comprirnder hom clareza que devemos servi a Deus, pelo que Ele é e não prlo que pode fazer, glorificar a Deus por sua grandeza sim, mas a motivação da nossa vida tem que ser o Senhor.
Louvado seja Deus por sua vida, professor, e irmão, Sayão!❤🙌🇧🇷🇵🇹
É uma bênção ouvir esse homem de Deus. Deus o abençoe pastor amado.
A fé honrou muitos homens de Deus , livrando - os do sofrimento e da morte , mas muitos homens de Deus honraram a fé sofrendo e morrendo . ( mártires do cristianismo ) . Estevão.
Muito boa palavra.
Uma benção esse estudo. Jesus abençoe hoje e sempre pastor Sayão ❤
Glorias a Deus! A maravilha é que, compreendemos que Lázaro não está vendo o rico, apenas o Senhor, porque nada está iculto aos seus olhos, não existem barreiras prá Ele! Aleluia!!! Lázaro está desfrutando da Presença eterna com o Senhor! Aleluia!
Lazaro não esta desfrutando da presença de Cristo coisa nenhuma, somente quando Cristo retornar em sua segunda vinda, e ressuscitar todos os mortos que serão salvos é que ele nesta ocasião será ressuscitado pela segunda vez, porque ele morreu e novo em alguma ocasião de sua vida, e então estará para sempre com o Senhor.
Muito bem pastor
Deus abençoe!
aleluia❤ me ajudou muito. por mais explicações sobre o tema . sou muito mística e vc pode falar sobre leitura de cartas, cabala judaica??abraços obrigada❤
Bem você disse, a Cabala é literatura mística tardia. Mística dentro do próprio judaísmo. É uma leitura para quem já tem uma base bíblica ou como literatura, mas há de se ter um cuidado para não compará-la as Escrituras.
Deus seja louvado ❤
Grata a Deus por sua vida, pastor Sayão.
❤ Obrigado pastor ❤
Muitíssimo bom!!!!
Parabéns pelo seu ensino
Ninguém sabe, mais na bíblia diz que aguardaremos o retorno do Senhor Jesus para o dia do julgamento
Pelos textos biblicos as almas continuam com a consciência, um exemplo é de saul que consultou o espirito do profeta Samuel ja falecido,e que o advertiu que seu reino ja havia sido retirado e entregue a Davi!
Se foi mesmo o espírito de samuel,prova que a alma continuará tendo consciência .
Não é bem isso que esta passagem quer dizer ao Saul consultar a feiticeira de Endor, ele estava sendo desobediente a Deus.
O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediência explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronômio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não e achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do que se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do que se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Saul, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
Boa reflexão, Deus abençoe
Aleluia
Glória a Deus
Amém.
Que aula rica e bem detalhada, mestre Saião.
Acho que não se deve esquecer do conceito judaico sobre o assunto descrito em Eclesiastes 9.2-10
Concordo plenamente com os comentários do professor.
Professor Sayão, por favor fale das eqms.
O que acontece com Paulo em listra.
Tbm tive uma, não sou espírita. Sou cristã.
O texto que estao levantando com duvidas a respeito de Saul ir consultar Samuel, que ja havia morrido, fica explicado pelo fato que a biblia diz que a biblia e clara em dizer que o diabo se transveste dr anjo de luz e que como apresenta o texto Samuel subiu para falar com Saul, se subiu ele estava nas profundezas e nao é dito que Samuel desceu, como seria o correto se fosse ele, pois estaria no céu. Esta tambem foi uma duvida que tive e me foi esclarecida por um sabio pastor. Espero ter ajudado. No amor de Cristo, Deus os abençoe!!
Eu acredito que quando a pessoa morre o corpo vai pra sepultura e o espírito volta pra Deus, eu acredito nos inscritos bíblicos e não naquilo que as religiões ensinam.
Paz do senhor pastor
Pregou a verdade
Depois da.morte. o julgamento. Os vivos teem oportunidade da vida TRAZIDA pelo Evangelho. depois da morte, o julgamento de acordo com a natureza caráter e as acoes de Deus. SOMENTE em cristo, no Evangelho temos tudo o Que Deus requer, a própria JUSTIÇA de DEUS.
Apocalipse 20 diz que alguns vão experimentar a segunda morte.
A Segunda Morte é a morte Eterna
A segunda morte relatada em Apocalipse, é para aqueles que não escolheram servir a Cristo em vida, na ressureição serão condenados e morrerão outra vez, desta vez para toda a eternidade.
Amém 🙏
Ou seja Luiz Sayao tambem cre que essa passagem com Lázaro e uma parabola e nao podemos tirar muita coisa ou nos aprofundar nela.
viemos do nada e ao nada voltaremos
A Bíblia diz em Eclesiastes 9:5,6 diz Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem absolutamente nada, nem têm mais recompensa, porque toda lembrança deles caiu no esquecimento.
Também seu amor, seu ódio e seu ciúme já não existem, e eles não têm mais parte em nada do que se faz debaixo do sol.
@@mariocosta1134 qnd diz que "toda lembrança deles caiu no esquecimento" quer dizer que os vivos acabam se esquecendo dos que já faleceram e não que a consciência de quem faleceu foi exterminada.
Assistindo... Eneida
A transfiguração... É uma visão e não uma situação real...Reflita...😮
verdade, esse é um detalhe que eu já percebi um bom tempo, e muitos interpretam como se fosse real, no texto deixa claro que foi uma visão.
As lições que o texto ensina e que o irmão expôs brilhantemente, são uma realidade para a vida de um cristão mas, especialmente em relação a vida após a morte, responda-me por favor,
o texto é literal ou é figurado?
Amém
O que acontece depos da morte so temos um significado e todos nós si transforma em alimentos p os vermes e estrume p as arvores de cemitério e so isso q os seres humanos servem
Pr. Sayão, pelo texto, percebi que existe uma comunicação entre entre esses dois lugares: a comunicação. Como o Sr explica isso?
E quando o profeta Samuel?
Por acaso alguém ki morreu voltou pra dizer ?
boa tarde
Bom dia
Nesse caso, concordo com Oscar Cullman e outros autores que defendem que a morte é um estado de inconsciência esperando a ressurreição.
❤
A resposta já está na pergunta; o morto depende dos outros pra fazer seu sepultamento, o resto é conversa pra boi dormir.
Meu Pai do céu. Que confusão!
Uma coisa tão simples. Morreu acabou. Existe uma ressurreição que traz a pessoa de volta. Só isso é bíblico.
Eu me pergunto, quanta confusão não seria evitada pelos crentes, se eles se dessem ao trabalho de ouvir uns aos outros em vez de cada grupo se fechar em seu círculo e taxar o outro de "seita e heresia", só porque o que diz não se encaixa em seu padrão. Eu penso que boa parte das dúvidas do Senhor Sayão seria solucionada se apenas se desse ao trabalho de pesquisar honestamente o que pensa a respeito do assunto estudiosos do Adventismo ou dos Testemunhas de Jeová, por exemplo. Mas, infelizmente, rotular para manter vaidosa e hipocritamente o título de "ortodoxo" é muito mais fácil e cômodo do que ouvir e considerar honestamente o ponto de vista contrário.
Professor, me tira uma dúvida, o encontro de Jesus com Moisés e Elias no monte, n vai contra o ensinamento da bíblia de não falar com mortos? (Sendo Moisés um morto)
45° !!!
Pastor é pecado um crente ter medo de morrer? Porque eu tenho muito.
💚💛🙏🏻🕊️
Professor Sayão tenho uma pergunta, muitos afirmam que, lucas capítulo 16 a parabola que fala do rico e o Lázaro, esta falando sobre o famoso Geena, e apontam como se o Geena fosse uma espécie de purgatório. O que o senhor acha sobre?
não é parábola pq quando é parábola ta escrito Disse Jesus uma parábola ai conta a parábola ...
ali do rico e lazaro ele não diz Disse Jesus uma parábola por tanto alí trata se de uma historia real e é uma historia real que aconteceu nesse mundo
@@viwer-un8wté entendo o seu ponto mas depende muito da tradução por exemplo a minha só algumas parábolas está disse Jesus, mas sendo ou não sendo parábola, a minha dúvida é se o texto aponta para o purgatório, por que alguns dizem ser, eu não concordo muito com essa visão
@@jessefabiohankesimoes8687 se sua bíblia está escrito parábola se foi enganado pq esses subtítulos quem coloca são as editoras , um exemplo o pra vc entender é lá em Isaias onde o subtítulo está escrito a igreja triunfante alguma coisa assim sendo que a igreja não existia no antigo testamento e falava se de Israel , claramente não tem purgatório pois o purgatório diz sem dizer sim pois é diz sem dizer que a obra de Cristo não é suficiente e que precisa de purgatório tipo aqueles que creem que podem ser salvos por seus atos bons e são inimigos da cruz de Cristo como diz Paulo , a historia verídica é percebível pq não é uma parábola e trata se de uma historia real não tem essa de purgatório homem ordenado a viver 1 vez vindo depois disso o juízo
@@viwer-un8wt não e que tá escrito parábola, só que não diz o "Jesus disse", e sobre o purgatório concordo com tua visão, mas queria ver o que Sayão iria dizer sobre
@@jessefabiohankesimoes8687 ent se não diz "Jesus disse" então não é parábola, Sayao já disse no vídeo irmão a paz , sobre purgatório , católicos que tem essa ideia meio que não aceitam uma punição que seja eterna , e pensam que todos tem de pagar mas não é bíblico
É bem chato pensar em uma pessoa que passou por muitos sofrimentos aqui na Terra, para só depois ser recompensada no céu. E para a pessoa que foi para o inferno; o que adianta? O mal já aconteceu! (deveria é nunca ter acontecido!). Essa penalização do inferno para min não resolve o problema. A questão é: Mesmo que Lázaro seja recompensado no céu, o sofrimento do rico no inferno não vai apagar o passado amargo que ele teve aqui na Terra.
Salmos 139: 16 TB Os teus olhos viram a minha substância ainda informe; e no teu livro, foram escritos os dias, todos os dias que foram ordenados, quando nenhum deles ainda existia.
João 6: 63 O espírito é que dá a vida; a carne para nada serve. As palavras que eu vos disse são espírito e vida.
Lucas 20: 38 Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos (espíritos); pois todos vivem (reencarnação) para ele (ressurreição).
1 Coríntios 15: 50 Ora, digo isto, irmãos, que a carne e o sangue (corpo humano) não podem herdar o reino dos céus (ressurreição), nem a corrupção (provas e expiações) herdar a incorrupção (redenção, ressurreição).
Mateus 5: 48 Sede vós, pois, perfeitos (ressurreição) como vosso Pai celestial é perfeito (muitos morrem no ventre).
Mateus 26: 52 Então Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que tomam a espada, morrerão à espada. (reencarnação expiatória)
Êxodo 20: 5 TB , que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira (trineto, reencarnação expiatória) e na quarta geração (tetraneto, reencarnação expiatória).
Ezequiel 18: 20 A alma que peca (espírito encarnado), essa morrerá (na próxima reencarnação); o filho não levará a iniqüidade do pai nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele. (trineto e/ou tetraneto)
Mateus 21: 31 Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro do que vós no reino de Deus.
MATEUS 12: 32 ...mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro (reencarnação expiatória).
1João 3: 14 TB Nós sabemos que já passamos da morte para a vida (ressurreição), porque amamos os irmãos; quem não ama permanece (tempo indeterminado) na morte (reencarnação).
1João 3: 15 TB Todo aquele que aborrece a seu irmão é homicida (de vidas passadas); e sabeis que nenhum homicida (reencarnação) tem a vida eterna permanente em si mesmo (ressurreição).
Mateus 10: 28 Não temais aos que matam o corpo, mas não podem matar a alma (imortal); temei, antes, aquele que pode fazer perecer na Geena tanto a alma como o corpo (alma presa à decomposição cadavérica).
Mateus 18: 8, 9 Se a tua mão (matar ou suicidar, 70k por ano) ou o teu pé (atropelar 30k ano somente no Brasil, agredir) te serve de pedra de tropeço (remorso de vidas passadas), corta-o e lança-o de ti (via reencarnação expiatória); melhor é entrares na vida manco ou aleijado (deficiência congênita), do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno (remorso em pesadelos, juízo de consciência). Se o teu olho (inveja, cobiça, atirador sniper) te serve de pedra de tropeço, arranca-o e lança-o de ti; melhor é entrares na vida (reencarnar) com um só dos teus olhos (deficiência de nascença), do que, tendo dois, seres lançado na geena de fogo (espírito imantado à decomposição cadavérica)
Salmos 49: 9 NVI para que viva para sempre (ressurreição) não sofra decomposição (reencarnação).
Salmos 49: 11 NVI Seus túmulos serão sua morada para sempre, sua habitação de geração em geração (reencarnações), ainda que tenham dado seu nome a terras.
João 3: 5, 6 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água (gestação, carne, pó, elemento material, reencarnação) e do Espírito (remissão), não pode entrar no reino de Deus (ressurreição). O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito (Deus) é espírito.
João 3: 7-8 Não te maravilhes de eu te dizer: É-vos necessário nascer de novo (reencarnação). O vento sopra (o espírito age) onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (Deus).
Tiago 1: 12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque, depois de ter sido provado (provas e expiações), receberá a coroa da vida (ressurreição), que o Senhor prometeu aos que o amam.
Tiago 1: 14-16 Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça (imperfeições morais), quando esta o atrai e seduz; então, a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado (pensamentos), e o pecado, sendo consumado, gera a morte (da próxima reencarnação).
Mateus 5: 28 Eu, porém, vos digo que todo o que põe seus olhos em uma mulher, para a cobiçar, já no seu coração (pensamentos) adulterou com ela.
Tiago 1: 17 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta (Autonomia, livre-arbítrio, provas e expiações)
Daniel 12: 2 Muitos dos que dormem no pó da terra acordarão, uns para a vida eterna (ressurreição), e outros, para a vergonha e confusão sempiterna (reencarnação).
Romanos 5: 3, 5 TB E não só isso, mas também nos gloriemos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz fortaleza; e a experiência, esperança; e a esperança não envergonha, porque o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
Apocalipse 13: 10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos (reencarnações).
João 3: 15 para que todo o que nele crê tenha (no futuro) a vida eterna (ressurreição).
João 3: 16 Pois assim amou Deus ao mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça (reencarnações), mas tenha a vida eterna (ressurreição).
Lucas 20: 34 a 36 Respondeu-lhes Jesus: “Os filhos deste mundo têm mulher ou marido; mas os que forem considerados dignos de ter parte no outro mundo e na ressurreição dos mortos (redenção) não têm mulher nem marido; pois não podem mais morrer (encarnam por amor em missão); porque são iguais aos anjos (mensageiros) e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição (redenção). Marcos 12: 25 e Mateus 22: 30
1 Coríntios 15: 56 O aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei.(lei reencarnatória)
Romanos 8: 2 Pois a lei do Espírito da vida (lei reencarnatória) te livrou em Cristo Jesus (Encarnação do Amor) da lei do pecado e da morte (lei reencarnatória).
1 Coríntios 15: 47 O primeiro homem é da terra, é terreno (reencarnação); o segundo homem é do céu (ressurreição).
2 Coríntios 5: 10 Pois é necessário que todos sejamos descobertos perante o tribunal de Cristo (juízo), para que cada um receba o que fez por meio do corpo (reencarnação), conforme o que praticou, o bem ou o mal.
Lucas 7: 28 Digo-vos que dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João (reencarnação); mas o menor no Reino de Deus (ressurreição) é maior do que ele.
Mateus 5: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.(libertação dos ciclos reencarnatórios)
Mateus 20: 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.
Mateus 5: 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.(fim do degredo, reencarnação, Era de Regeneração 2057 por 7.000 anos).
Salmos 37: 11 Mas os mansos herdarão a terra, E se deleitarão na abundância de paz (Sem Guerras 2057).
Gálatas 5: 13-15 TB Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas, num espírito de amor, sede servos uns dos outros. Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mas, se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros.
Questão 612, O Livro dos Espíritos, 1857.
Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o corpo de um homem?
Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à sua nascente.
O Consolador 1940 por Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega)
272. - Qual a significação da lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”, em face da necessidade da redenção de todos os Espíritos pelas reencarnações sucessivas?
- A lei de Talião prevalece para todas os Espíritos que não edificaram ainda o santuário do amor nos corações, e que representam a quase totalidade dos seres humanos.
Presos, ainda, aos milênios do pretérito, não cogitaram de aceitar e aplicar o Evangelho a si próprios, permanecendo encarcerados em círculos viciosos de dolorosas reencarnações expiatórias e purificadoras.
Moisés proclamou a Lei antiga, vinte séculos antes do Senhor. Como já foi dito, o profeta hebraico apresentava a Revelação com a face divina da Justiça; mas, com Jesus, o homem do mundo recebeu o código perfeito do Amor. Se Moisés ensinava o “olho por olho, dente por dente”, Jesus Cristo esclarecia que o “amor cobre a multidão dos pecados”.
Daí a verdade de que as criaturas humanas se redimirão pelo amor e se elevarão a Deus por ele, anulando com o bem todas as forças que lhes possam encarcerar o coração nos sofrimentos do mundo.
Não dá prá conciliar ressurreição com vida pós morte. Se a pessoa está viva, tem consciência, então não há como se falar em ressurreição.
como fica a situação de um pai que morre e vai pro céu e digamos que o filho tbm morre e vai pro inferno e daí o pai lá no céu vê o filho no inferno sofrendo será que o pai vai sofrer tbm?
Como é Deus q julga as pessoas e faz justiça aos misericordiosos é Deus quem pode re responder
@@Lourdes-vg9qv A parábola só foi um exemplo, que tem um fundo de verdade a cerca do pós vida, mas não vai ser assim vida na eternidade. Seria bem bizarro ter acesso visual ao inferno em tempo integral, como se fosse um zoológico, onde vc vê de longe as pessoas sucumbindo aos tormentos e flagelos da condenação, a situação na parábola foi específica para dar um ensinamento on contexto em que Jesus estava falando da parábola.
O que acontece depois da MORTE? NADA. Entre a MORTE e a RESSURREIÇÃO não existe CONCIÊNCIA. A crença na imortalidade da alma é ESPIRITISMO PURO.
Essa ideia de consciência após a morte, nas Escrituras Sagradas, só tem nesse texto da história de Lázaro e o rico.
Penso que a motivação de Jesus estava para mostrar a arrogância do rico que confia na suas riquezas e a tal da meritocracia e as ternas misericórdias do Senhor com os desvalidos, como discorreu bem o prof. Sayão.
O próprio Jesus disse que o testemunho de dois é verdadeiro, então precisamos de mais de um relato desse de Lázaro na Bíblia pra convencionar essa tese, o que efetivamente não há.
Kkkk quanta enganação, lógico que haverá consciência após a morte vida eternas não são para robôs, se não existe vida eternas com consciência, o preço da cruz seria em vão...
Cuidado com enganadores ..
@@josimarsouza3780comentário cirúrgico. Parabéns.
Nesse texto da entender que todo pobre vai pro céu e todo rico ,vai pro inferno e riqueza e doada pra igreja que se enriquece e visão equivocada !
Eu creio na consciência pós RESSURREIÇÃO, e não pós morte. A MENTE precisa do CORPO e do FOLEGO DE VIDA pra funcionar, e na morte, o fôlego de vida volta pra DEUS, e o corpo a ser pó. (Gn 2:7), "o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7).
@@Ilder-e3y creio assim também!
@@Ilder-e3y de onde você tirou essa ideia de que mente precisa do corpo? A mente precisa da alma que está diretamente ligada ao espírito do homem. Morrendo todos perdem o corpo físico e cérebro q e físico tbm. A mente se vai junto com a alma/ espírito, ligo tudo continua em consciência pós morte. Tanto que existem milhares de testemunhos de pessoas q tiveram experiências pós morte e constataram as questões de se lembrar de tudo no mundo espiritual.
@@saramaia-zp1kg Tirei da Bíblia. Não existe alma fora do corpo. Deus disse aos primeiros seres humanos, Adão e Eva, que se pecassem, morreriam e voltariam ao pó de onde vieram (Gênesis 2:17; 3:19). Mas, astutamente, Satanás influenciou Eva a acreditar que Deus estava mentindo e que eles não morreriam (Gênesis 3:4). A frase “alma imortal” não existe em nenhum texto da Bíblia. A palavra hebraica traduzida como “alma” nas Escrituras é nephesh, que significa basicamente “uma criatura que respira”.Por exemplo, Atos 3:23 diz: “E acontecerá que toda alma [psuche] que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo”. Além disso, em Tiago 5:20 diz: “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma [psuche] e cobrirá uma multidão de pecados”. Nesses casos, a palavra significa apenas uma pessoa - uma pessoa que pode morrer. Portanto, as almas são mortais, não imortais. Elas podem morrer e, de fato, morrem. Visto que as pessoas são “almas viventes”, o que acontece quando morrem? A Bíblia mostra que os mortos vão para o seol ou sheol, que significa “cova” ou “sepultura”. O rei Davi afirmou que após a morte, o relacionamento de uma pessoa com Deus cessa completamente: “Porque na morte não há lembrança de Ti; na sepultura [seol] quem Te louvará?” (Salmos 6:5). Além disso, aqueles que morrem não têm consciência de mais nada. O rei Salomão escreveu: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento” (Eclesiastes 9:5). E ele escreveu ainda: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura [seol], para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (versículo 10). Tanto homem como os animais, são almas . "19.Pois a sorte do homem e a do animal é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo alento; o homem não leva vantagem sobre o animal, porque tudo é vaidade.
20.Tudo caminha para um mesmo lugar: tudo vem do pó e tudo volta ao pó." (Eclesiastes 3: 19,20) Não existe consciência entre a MORTE e a RESSURREIÇÃO.
Quanto distorção meu Deus kkkk textos fora de contextos
@@josimarsouza3780 e vc que nem texto apresenta. Nem mesmo a parábola do rico é Lázaro, que por mais que seja fora do contexto, mais é alguma coisa. Ali aparece uma alma com língua, com cede, com corpo... se aquela alma tem corpo, então não é alma...
Respeito muito o Sayão, mas nesse assunto é difícil aceitar uma doutrina q seu melhor texto é uma parábola , cheia de elementos inconcebíveis. Essa ideia de alma sobreviver depois da morte é grega e platônica ... O pensamento hebreu é de q a alma morre (.)
@@alexandrebdn6713 vide apocalipse 7:14 . Abraço !
Consciência pós morte? Mas o livro de eclesiaste fala o contrário. Não há Consciência após a morte.
Porque para o judeu toda a terra que não está ocupada por ele é uma faixa de gasa ,desde a época de Jericó.
Uai! Nois fica morto, só isso!
Não sei se o pastor e professor Sayão irá ler este comentário, mas.... Pergunta: - Como interpretar 1 Samuel 28:5-24?
boa pergunta uns chegam a dizer que ele teria até s .......idado outros dizem que não que foi outra pessoa pois que o executou pois Davi mesmo fica triste
1 Samuel 28: 15 Disse Samuel (espírito em ectoplasma, Kavod) a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?
A palavra do morto
Lázaro Redivivo, 22 de Dezembro de 1945 - Irmão X (Humberto de Campos) por Francisco Cândido Xavier.
Quando Saul sentiu o peso das tremendas responsabilidades, no campo da autoridade e do poder, lembrou-se imediatamente de Samuel, o grande juiz que o precedera na direção dos israelitas. O nobre varão, todavia, fora arrebatado ao mundo da morte. No entanto, o rei sabia que os mortos podiam voltar, fazendo-se ouvidos. Interrogando os áulicos do seu séquito, soube que em Êndor havia uma pitonisa que talvez pudesse satisfazer-lhe os propósitos.
Não hesitou e dirigiu-se a ela. E quando a intermediária caiu em transe, após admoestá-lo quanto ao anonimato a que se recolhera, eis que Samuel lhe surge aos olhos assombrados. Não é um fantasma que o visita, trazendo resquícios da sepultura. É o verdadeiro Samuel, materializado à plena luz, que lhe estende as mãos acolhedoras. Não tem as insígnias de juiz e o seu olhar, outrora severo e autoritário, mantém-se impregnado de humildade infinita. Ampla capa resguarda-lhe o corpo, e enquanto recompõe a sua figura, a fim de conversar calmamente, Saul cai, genuflexo, em pranto convulsivo.
- Ó santo Juiz de Israel - pergunta o rei, emocionado e confundido -, onde estão as tuas insígnias de Enviado de Jeová? Por que voltas do túmulo, pobre e simples, como qualquer mortal?
Contemplou-o Samuel, tristemente, e respondeu:
- Saul, que o Eterno te abençoe e te conceda paz! Não me perguntes pelas possessões e honrarias efêmeras. Minha túnica de linho de julgador e minha espada de guerreiro ficaram para sempre no sepulcro de Ramá. O homem que exerce a Justiça, perante o Supremo, não deve aguardar prerrogativas diferentes daquelas que felicitam os ministros do Senhor, em qualquer trabalho proveitoso… Mas, ouve! Que te induz a chamar-me do túmulo? Por que razões interrompes o meu trabalho no reino dos mortos?
Saul enxugou as lágrimas abundantes e falou:
- Ó Grande Juiz, aconselha-me! Estamos na véspera de grandes batalhas e tenho o coração cheio de maus presságios!… Sinto-me inquieto, hesitante… Dize-me o que pensas, concede-me as tuas diretrizes sábias e justas!
O Espírito de Samuel fitou-o, melancolicamente, e voltou a interrogar:
- Que desejas que eu diga?
- A verdade! - disse o rei, ofegante.
A entidade sorriu e observou:
- Entre os homens que vivem na carne e os que já reviveram, fora dela, ao sublime influxo da morte, a verdade é sempre terrível. Poderás, acaso, suportá-la?
Respondeu Saul, afirmativamente.
O Espírito materializado avançou para ele, afagou-lhe a cabeça e falou, comovido:
- Volta então ao povo de Israel, desarma o nosso exército e dize à nação que o nosso orgulho racial é um erro nefasto e profundo, diante da morte, inevitável para todos. Notifica as doze tribos de que nossas guerras e atritos com os vizinhos são malditas ilusões que nos agravam as responsabilidades, diante do Deus Altíssimo. Cientifica-os de que a morte ensinou a mim, último juiz dos israelitas, as mais estranhas revelações. O Senhor Supremo não está em nossa arca de substância perecível do mundo, que não passa de mero símbolo, respeitável embora… Onde teremos buscado tanta audácia para nos julgarmos privilegiados do Eterno? que Espíritos satânicos penetraram nossos lares, para odiarmos o trabalho pacífico, entregando-nos ao monstro da guerra, que espalha a fome, a peste e a desolação? É verdade que os nossos antepassados muito sofreram nas perseguições da Babilônia e no cativeiro do Egito, mas também é inegável que nunca soubemos valorizar os favores e as graças de Jeová, o Pai Magnificente. Reajustando agora os meus conhecimentos pelas imposições do sepulcro, eu mesmo, que cultivava a Justiça e supunha servir ao Senhor, compreendo quanto me afastei das vozes espirituais que nos induziam ao escrupuloso cumprimento da Lei. Sou hoje obrigado a socorrer os nossos armadores e frecheiros, guerrilheiros e pajens de armas, que choram e sofrem junto de mim e aos quais ajudei na matança. Volta, pois, Saul, enquanto é tempo, e ensina aos nossos a realidade dura e angustiosa. Explica-lhes que os filisteus são também filhos do Altíssimo e que, ao invés de nos odiarmos, é imprescindível nos amemos uns aos outros, auxiliando-nos reciprocamente, como irmãos. Os lares de Jerusalém não são melhores que os de Ascalão. Vai, e ensina ao nosso povo uma vida nova! Faze que os instrumentos destruidores do extermínio se voltem para o trabalho pacífico e abençoado no solo da Terra!
Saul soluçava, de joelhos. Como aceitar os conselhos inesperados e humilhantes? Não se sentia com a força precisa para recuar. Buscava orientação para a vitória na batalha e o juiz inesquecível de Israel voltava do misterioso reino da morte para induzi-lo à submissão? O Espírito de Samuel compreendeu-lhe a luta íntima e falou, carinhoso:
- Lembra-te do tempo em que, humildemente, reunias jumentas no campo, na pobre condição de descendente da tribo de Benjamim, e não estranhes minhas palavras. Recorda-te que, quando o Senhor deseja conhecer as conquistas de uma alma, dá-lhe a autoridade e a fortuna, o governo e o trono para a terrível experiência. Atende a Deus e domina-te. Execute a Vontade do Senhor e esquece-te, para que possas, de fato, triunfar, por sua Divina Misericórdia.
Fez-se então pesado silêncio. Como Saul chorasse, o mensageiro, desejando ultimar a entrevista, perguntou:
- Desistirás da carnificina? Reconciliar-te-ás com os inimigos? Ensinarás ao povo a humildade, o serviço e a concórdia?
O rei de Israel fez um esforço supremo e respondeu:
- É impossível! Não posso!
O Espírito fitou-o com profunda tristeza e acrescentou:
- Como pedes, então, conselhos à luz da sabedoria, se preferes a prisão nas trevas da ignorância? O Senhor envia-te as verdades de hoje, por minha boca, mas, se persistes em desatendê-lo, rasgará o reino que guardas nas mãos e entregará a outrem a autoridade. E se não deres ouvidos à Divina Palavra, executando os sinistros propósitos de tua ira, sofrerá Israel contigo as consequências de tua rebeldia, cairás aos golpes do adversário e, amanhã mesmo, serás recolhido pela morte, juntamente com os teus filhos, vindo aprender conosco que ninguém confundirá o Eterno Poder!
Voltou Samuel à sua condição no Plano invisível e Saul caiu desmaiado de espanto, enquanto a pitonisa acordava para socorrê-lo.
E como acontece a muita gente que roga orientação aos Espíritos desencarnados, Saul desprezou as advertências ouvidas e atendeu aos caprichos condenáveis de seu coração, mas, também, no dia seguinte, estava com os filhos no caminho sombrio do sepulcro, a fim de aprender com a morte as sagradas lições da vida.
Eclesiástico 46: 20 Mesmo depois de morrer profetizou, anunciou ao rei seu fim; do seio da terra elevou a sua voz para profetizar, para apagar a iniqüidade do povo.
Não é necessário que Sayão responda a esta tua indagação, posso responder-lhe sem problema. O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediencia explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronomio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do que se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do que se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Samuel, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
Esta tua explanação dos fatos ocorridos em I Samuel 28 : 5 - 24 não é como tu afirmas de forma alguma, estas totalmente equivocado. Veja esta explicação mais plausivel que eu lhe passo agora a respeito do que ocorrera naquele evento .Não é necessário que Sayão responda a esta tua indagação, posso responder-lhe sem problema. O que ocorreu naquela ocasião em que Saul consultou uma feiticeira, foi uma grande rebelião e desobediencia explicita a Deus. Deus havia dito em Deuteronomio 18: 10 - 11 a seguinte ordem expressa: Entre ti não não e achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espirito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos. Eclesiastes 9: 5 - 6 é claro quando diz qual é a situação dos mortos, diz que estes não sabem de coisa nenhuma do se faz aqui na terra entre os viventes, para eles tudo ficou no esquecimento, não tem participação nenhuma do se passa debaixo do sol. Então quem era aquele que se diz ser Saul, quando a feiticeira fez com que supostamente Samuel ressurgisse, contrariando o que Deus disse em Eclesiastes ? Não era outro senão o próprio Satanás transfigurado em Samuel. Saul cometeu seu ultimo desagrado ao Senhor, e por isso morreu, conforme o diabo lhe havia dito.
Roteiro 10_06_1952, capítulo 9, O Grande Educandário, Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier.
De portas abertas à glória do ensino, a Terra, nas linhas da atividade carnal, é, realmente, uma universidade sublime, funcionando, em vários cursos e disciplinas, com dois bilhões de alunos, aproximadamente, matriculados nas várias raças e nações. Mais de vinte bilhões de almas conscientes, desencarnadas, sem nos reportarmos aos bilhões de inteligências subumanas que são aproveitadas nos múltiplos serviços do progresso planetário, cercam o domicílio terrestre, demorando-se noutras faixas de evolução.
Toda religião é sublime.
No entanto, só a Doutrina Espírita consegue explicar-te os fenômenos mediúnicos em que toda religião se baseia.
Religião dos Espíritos - Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier, 80 Doutrina Espírita, Reunião pública de 13_11_1959.
O Consolador, Emmanuel (Padre Manuel da Nóbrega) por Chico Xavier (Apóstolo Amado), Pedro Leopoldo 1941.
274. - Qual a intenção de Moisés no Deuteronômio, recomendando “que ninguém interrogasse os mortos para saber a verdade”?
- Antes de tudo, faz-se preciso considerar que a afirmativa tem sido objeto injusto de largas discussões por parte dos adversários da nova revelação que o Espiritismo trouxe aos homens, na sua feição de Consolador.
As expressões sectárias, todavia, devem considerar que a época de Moisés não comportava as indagações do Invisível, porquanto o comércio com os desencarnados se faria com um material humano excessivamente grosseiro e inferior.
1 Crônicas 29: 29 Os atos do rei Davi, eis que estão escritos na história do vidente Samuel, na história do profeta Natã e na história do vidente Gade (todos médiuns).
1João 4: 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos se vêm eles de Deus; porque muitos falsos profetas (médiuns) têm aparecido no mundo.
1João 4: 5 Eles são do mundo; por isso, falam como sendo do mundo, e o mundo os ouve.
1João 4: 6 Nós somos de Deus; quem conhece a Deus ouve-nos; quem não é de Deus não nos ouve. Assim é que conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
Gálatas 5: 13-15 TB Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas, num espírito de amor, sede servos uns dos outros. Pois toda a Lei se resume em um só preceito, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mas, se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não vos consumais uns aos outros.
1João 3: 14 TB Nós sabemos que já passamos da morte para a vida (ressurreição), porque amamos os irmãos; quem não ama permanece na morte (reencarnação).
1João 3: 15 TB Todo aquele que aborrece a seu irmão é homicida (vidas passadas); e sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanente (ressurreição) em si mesmo (reencarnação).
João 21: 22 Jesus lhe disse (Pedro sobre João): Se eu quero que ele permaneça (encarnando) até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.
João 21: 23 Divulgou-se, então, entre os irmãos, a notícia de que aquele discípulo não morreria (João Evangelista foi Platão e Daniel, encarnaria várias vezes em missão enviado por Jesus, foi Allan Kardec e Chico Xavier).
2 Timóteo 3: 16, 17 TB Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito (futura ressurreição), plenamente preparado para toda boa obra.
Quem era esposa de Caim porque só tinha Adão e Eva é Caim?
Veja o vídeo no canal. Gn 5.4.
Errais em não compreenderdes as Escrituras e o poder de Deus. Na ocasião em que Caim cometeu o assassinato de Abel, não existia somente Abel e Caim como filhos de Adão e Eva, mas ja havia diversos flhos e filhas eles, talvez dezenas ou centenas de filhos e filhas.
Lembrando que a bíblia foi escrita pelo homem
Não existe CONCIÊNCIA e não existe ALMA entre a MORTE e a RESSURREIÇÃO do corpo! Mas o que diz a Bíblia? A frase “alma imortal” não existe em nenhuma de suas páginas! A palavra hebraica traduzida como “alma” nas Escrituras é nephesh, que significa basicamente “uma criatura que respira”. O dicionário The Interpreter’s Dictionary of the Bible explica que nephesh “nunca significa alma imortal, mas é, essencialmente, o princípio da vida ou o próprio ser vivo” (Vol. 4, 1962, “Alma”, grifo nosso). E isso pode ser visto na maneira como a Bíblia emprega esse termo. A palavra nephesh é usada para designar animais, peixes e insetos antes de sua primeira referência aos seres humanos.
Assim como a palavra hebraica, a palavra grega psuche ou psiqué tem o mesmo significado, sendo a única palavra traduzida como “alma” no Novo Testamento. Ela aparece 105 vezes, sendo traduzida como “alma” 58 vezes e, em outros casos, traduzida por termos como coração, vida, coração e mente, este último significando um ser físico e consciente.
Por exemplo, Atos 3:23 diz: “E acontecerá que toda alma [psuche] que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo”. Além disso, em Tiago 5:20 diz: “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma [psuche] e cobrirá uma multidão de pecados”. Nesses casos, a palavra significa apenas uma pessoa - uma pessoa que pode morrer. Portanto, as almas são mortais, não imortais. Elas podem morrer e, de fato.