Trabalho fenomenal. Muito obrigado por compartilhar conosco. Ainda não comecei a customizar, mas seus vídeos já estão me dando uma boa base pra quando eu iniciar.
Cara, que vídeo excelente! Explicação muito clara e objetiva, e o resultado ficou perfeito, com certeza vou seguir esse método e salvar várias minis da minha coleção haha Muito obrigado pelo vídeo amigo, seu trabalho é fantástico, continue assim, tamo junto!!
Fala irmão, tranquilo? Fico feliz que os vídeos estão sendo uteis. Futuramente farei um vídeo explicando não só sobre aplicação de decalques, mas também sobre a produção de decalques caseiros.😁
Fala irmão, tranquilo? Nos casos em que não é possível o reparo, tens três opções: Conseguir outra miniatura do mesmo modelo para doar o acrilico, substituir por um material transparente ou, nos casos em que deu PT mas ainda não perdeu a forma, fazer uma copia em resina. Conseguir uma mini nova para doar, a depender do caso pode ir do mais fácil até o impossível (se for uma miniatura muito rara), mas caso consiga é garantido o sucesso. A substituição por material transparente é complicada. Alguns usam pedaços de plastico, mas até hoje não vi um que ficasse realmente bom (exceto casos de janela reta). Eu estou estudando um material que parece ser bem promissor, apesar de ter suas limitação. Caso de certo no futuro farei um vídeo sobre. A cópia por resina ela pode ser um pouco mais cara e bem mais trabalhosa, mas tendo um molde base (ou criando um) e pratica, da pra conseguir resultados muito bons. Seria necessário criar um molde em borracha, aplicar resina, dar acabamento e polir. Como pode perceber, o acrílico é a parte mais importante de uma miniatura, dado o trabalho que é substitui-lo. Boa sorte em suas customs.
Fala customizador(a), tranquilo(a)? Tudo depende do que tu quer fazer e como vai fazer. Podes usar um tubo justo (como uma agulha, a que mostro nos vídeos funciona com clips médios) ou pode fazer um tubo com apoio para maior firmeza, amassando um tubo maior de metal (como um terminal grande) ou uma chapa, ambos com o clip dentro (cuidando para não travar o sistema). Tem várias formas de fazer esse sistema, por conta disso é preciso ter criatividade para escolher que material vai usar.
Boa tarde, adorei o video. Meu amigo me ajuda , tenho algumas miniaturas 1:43 com o acrilico embaçado não como resolver. Será que este processo resolve?
Fala irmão, tranquilo? Muito obrigado, cara! 😁 E sim, esse método funciona com acrílicos amarelados também. Como explicado, ele só não vai arrumar acrílicos que estiverem quebrados ou com trincas.
Uma mini minha está sem o acrílico (vidro) e customizei ela de presente para um amigo. Tem alguma opção para criar um novo? Pensei em usar garrafa de refrigerante
Fala irmão, tranquilo? O acrilico é a parte mais critica de uma miniatura. Perde-lo ou quebrá-lo pode significar o fim da sua custom se não souber que caminho tomar. Na minha visão, você tem 3 opções: Encontrar um material similar; Comprar outro molde igual e transplantar o acrilico; Ou construir em resina. Resina é a opção mais cara e complicada, porem que rende mais qualidade. Teoricamente encontrar um material similar seria mais fácil e barato, mas não é na pratica. Tem gente que usa plástico como pet e similares, mas nunca vi um realmente ficar bonito (sempre com um ar de gambiarra). O único cenário que vejo plástico como uma solução é caso o "vidro" seja reto, nesse caso, se bem trabalhado, pode ficar bonito. (Estou desenvolvendo uma técnica que usa silicone para substituir acrilico, se eu conseguir aprimorá-la, vou ensinar em um vídeo) Se o molde não for raro e caro, eu recomendo comprar outra mini. Essa tem potencial para ser a solução mais pratica, sem perder qualidade. (Da pra tentar achar um molde loose baratinho e restaurar o acrílico, como ensinei nesse video)
amigo, para as minis 1/18 em que o acetato dos vidros é muito mais fininho e delicado, o processo seria o mesmo desse? ou deve-se começar com uma lixa ainda mais fina?
Fala customizador(a), tranquilo(a)? A gramatura da lixa independe da finura do simulacro de vidro, ela deve ser escolhida de acordo com a profundidade dos defeitos presentes. Atente-se apenas para o detalhe de que a depender do material do simulacro, o processo de lixa deve ser feito com mai cuidado. Se for muito mole ou muito fino, por exemplo, tem que cuidar ainda mais com a pressão e o tempo de cada etapa de lixamento.
@@ogminiaturas Sensacional, muito obg pelas dicas. Pra não te incomodar mais, no caso de uma mancha ocasionada por óleo de banana no acetato, tem algum produto específico e milagroso ou inavitavelmente tem q entrar com esse processo de lixamento + cera?
@@Rodrigo_Ffo Infelizmente vai precisar lixar, pois o oleo de banana corrói a superficie. Se fosse algo muito superficial e o material fosse rigido (como resina) um polimento poderia salvar.
Fala irmão, tranquilo? Se você fizer todo o processo de lixamento e depois aplicar um verniz, sim. Porém não o verniz spray. Ha quem use verniz PU aplicado com aerógrafo. Ele garante um bom acabamento, mas precisa de uma técnica especifica. Verniz poliéster e verniz spray não dão bom acabamento pro acrílico (granulação ou casca de laranja), logo não recomendo o uso. Sem contar que o uso incorreto do verniz pode piorar MUITO a situação, já que o verniz é corrosivo para o acrílico.
Fala customizador(a), tranquilo(a)? A escala não interfere no método. Sendo o simulacro de vidro da sua miniatura feito de acrílico ou material semelhante, você conseguirá usar essa técnica.
Eu acho que para resolver certos problemas como esse de ter arranhados do lado interno e em espaço menor seria interessante usar um cotonete ou bastonete com uma lixa na ponta !
Fala irmão, tranquilo? Isso mesmo. É um alternativa criativa. Se um dia acontecesse de arranhar a interna de alguma acrílico eu provavelmente tentaria isso.
Fala irmão, quero restaurar de uma miniatura 1:24, mas o acrilico não sai do corpo do carro como nesse da hot Wheels que você restaurou, tem risco de estragar a pintura da miniatura ou posso fazer tranquilo?
Fala customizador(a), tranquilo(a)? As vezes as miniaturas vem com acrílico colado ou rebitado, ainda é possível remover. Se o "vidro" for parte da carroceria, como as bolhas de carros de controle remoto, ai fica mais complicado. Será necessário proteger o resto da miniatura e ser mais cuidadoso, alem de que a depender do plástico será mais difícil de lixar. Nunca fiz esse processo em plásticos como os usados nas bolhas de RC, por exemplo, então recomendo que faça teste antes de começar a restauração.
Fala customizador(a), tranquilo(a)? Não é comum miniatura vir com acrílico colado. Comprou já assim ou alguém colou? Por que até as marcas mais baratas vem com acrílico apenas encaixado (parece colado, mas é só muito justo). De qualquer forma, você precisa tomar cuidado para não quebrar o acrílico. O jeito é ir exercendo forca como puder em partes não expostas no acrílico. Você pode usar agua quente também, porém com muito cuidado. A agua quente ajuda com algumas colas, porém ela pode empenar/retorcer o acrílico. Não ferva agua e jogue a miniatura dentro, esquente até uma temperatura que você considere segura pro acrílico (que de para tocar por alguns poucos segundos, por exemplo). A resistência à altas temperaturas varia de acrilico pra acrílico, então vá com cautela. No pior dos casos, corte o acrilico na região colada (se não for proximo de partes expostas) ou mascare o mesmo na pintura. Mas principalmente, cuidado para não queimar os dedos se for testar a temperatura da agua. 😬😅
Mesmo assim, se quiser um trabalho bem feito o ideal é desmontar. Dificilmente conseguirá lixar corretamente os cantos (nesse caso a base do acrilico) com a miniatura ainda montada. Se por acaso você não tem como desmontar a miniatura, então não ha muita escolha, será forçado a fazer isso com ela montada, mas esteja ciente de que você precisará se dedicar mais aos cantos, gastando mais tempo e a depender da miniatura e da sua habilidade, poderá restar marcas de lixa no resultado final.
Fala customizador(a), tranquilo(a)? A escala não interfere no método. Sendo o simulacro de vidro da sua miniatura feito de acrílico ou material semelhante, você conseguirá usar essa técnica.
Serviço de utilidade pública,isso realmente faz a diferença saber,valeu!
Você é um herói!!! Cara, sensacional!!!
Top d + sua explicação . Parabéns 🤙
Sensacional!
Parabéns pelo vídeo!
Parabéns pela coleção!!!
Um grande abraço meu amigo!!!
Vlw irmão!
Muito legal meu irmão. Direto ao ponto com didática e sabedoria. Valeuuuuuuu
Show de vídeo. Muito útil. Nem sabia que dava para resgatar o acrílico.
Muito obrigado
Muito legal obrigado pela dica, parabens pelo canal!
caraaaa,o tanto que eu busquei esse vídeo não ta escrito...muito obrigado pelo vídeo!! vou divulgar no meu instagram
Vlw irmão!
Trabalho fenomenal. Muito obrigado por compartilhar conosco. Ainda não comecei a customizar, mas seus vídeos já estão me dando uma boa base pra quando eu iniciar.
Fala irmão, tranquilo?
Fico muito feliz com isso! Quanto mais customizadores, melhor. 😆
Excelente video
Vlw irmão!
Cara, que vídeo excelente! Explicação muito clara e objetiva, e o resultado ficou perfeito, com certeza vou seguir esse método e salvar várias minis da minha coleção haha Muito obrigado pelo vídeo amigo, seu trabalho é fantástico, continue assim, tamo junto!!
Vlw irmão!
Vídeo top, conteúdo excelente
Parabéns vc e um ótimo instrutor
Pode mostrar um dia como aplicar decalques? Seus vídeos estão ajudando muito
Fala irmão, tranquilo?
Fico feliz que os vídeos estão sendo uteis. Futuramente farei um vídeo explicando não só sobre aplicação de decalques, mas também sobre a produção de decalques caseiros.😁
Top demais mestre
Passou os 500 inscritos, faz especial
Topzeira amigo
Vlw irmão!
Excelente!
consegui restaurar um acrílico de uma mini premium, fiz o processo de lixa duas vezes e deu muito certo
BLZ ONDE COMPRA ESSAS LIXAS
@@realidadeplana9267 loja de materiais de construção
Valeu p/ dica
De Balneário Camboriú SC, quais são as lixas q vc usou? Aguardo e obrigado.
Fala irmão, tranquilo?
Como falado no vídeo, usei 1200, 1500 e 2000. Porem recomendo que use a lógica dos 50% e que vá até a 3000.
Obrigado valeu
Se tivesse visto antes eu n deixaria um fumê por n saber recuperar, agr da pra fazer rust em "vidro" de mini?
Primeiro like hehe
muito legal, amigo indica algo para tirar o amarelado do acrilico quando ele amarela?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Como mencionado no vídeo, esse tutorial também é para solucionar o amarelamento do acrílico.
@@ogminiaturas opa vlw, confesso que n me atentei a vc comentando essa parte, vlw vou aplicar seu tutorial aqui em uma mini.
Muito legal!
Muito bom!! Mas e no caso de um acrílico com pt, qual processo fazer?
Fala irmão, tranquilo?
Nos casos em que não é possível o reparo, tens três opções: Conseguir outra miniatura do mesmo modelo para doar o acrilico, substituir por um material transparente ou, nos casos em que deu PT mas ainda não perdeu a forma, fazer uma copia em resina.
Conseguir uma mini nova para doar, a depender do caso pode ir do mais fácil até o impossível (se for uma miniatura muito rara), mas caso consiga é garantido o sucesso.
A substituição por material transparente é complicada. Alguns usam pedaços de plastico, mas até hoje não vi um que ficasse realmente bom (exceto casos de janela reta). Eu estou estudando um material que parece ser bem promissor, apesar de ter suas limitação. Caso de certo no futuro farei um vídeo sobre.
A cópia por resina ela pode ser um pouco mais cara e bem mais trabalhosa, mas tendo um molde base (ou criando um) e pratica, da pra conseguir resultados muito bons. Seria necessário criar um molde em borracha, aplicar resina, dar acabamento e polir.
Como pode perceber, o acrílico é a parte mais importante de uma miniatura, dado o trabalho que é substitui-lo. Boa sorte em suas customs.
Gostaria de saber se vc,pode me dizer aonde comprar os tubos de metal para fazer a engrenagem de abrir e fechar as portas do hotwheels
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Tudo depende do que tu quer fazer e como vai fazer. Podes usar um tubo justo (como uma agulha, a que mostro nos vídeos funciona com clips médios) ou pode fazer um tubo com apoio para maior firmeza, amassando um tubo maior de metal (como um terminal grande) ou uma chapa, ambos com o clip dentro (cuidando para não travar o sistema). Tem várias formas de fazer esse sistema, por conta disso é preciso ter criatividade para escolher que material vai usar.
Boa tarde, adorei o video. Meu amigo me ajuda , tenho algumas miniaturas 1:43 com o acrilico embaçado não como resolver. Será que este processo resolve?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Fico feliz que tenha gostado e esse processo resolve sim.
Muito bom o vídeo mano, mas como eu faço para tirar o "amarelado" do acrílico, é o mesmo processo ou têm que fazer algo diferente?
Fala irmão, tranquilo?
Muito obrigado, cara! 😁 E sim, esse método funciona com acrílicos amarelados também. Como explicado, ele só não vai arrumar acrílicos que estiverem quebrados ou com trincas.
Show
Uma mini minha está sem o acrílico (vidro) e customizei ela de presente para um amigo. Tem alguma opção para criar um novo? Pensei em usar garrafa de refrigerante
Fala irmão, tranquilo?
O acrilico é a parte mais critica de uma miniatura. Perde-lo ou quebrá-lo pode significar o fim da sua custom se não souber que caminho tomar.
Na minha visão, você tem 3 opções: Encontrar um material similar; Comprar outro molde igual e transplantar o acrilico; Ou construir em resina.
Resina é a opção mais cara e complicada, porem que rende mais qualidade. Teoricamente encontrar um material similar seria mais fácil e barato, mas não é na pratica. Tem gente que usa plástico como pet e similares, mas nunca vi um realmente ficar bonito (sempre com um ar de gambiarra). O único cenário que vejo plástico como uma solução é caso o "vidro" seja reto, nesse caso, se bem trabalhado, pode ficar bonito.
(Estou desenvolvendo uma técnica que usa silicone para substituir acrilico, se eu conseguir aprimorá-la, vou ensinar em um vídeo)
Se o molde não for raro e caro, eu recomendo comprar outra mini. Essa tem potencial para ser a solução mais pratica, sem perder qualidade. (Da pra tentar achar um molde loose baratinho e restaurar o acrílico, como ensinei nesse video)
amigo, para as minis 1/18 em que o acetato dos vidros é muito mais fininho e delicado, o processo seria o mesmo desse? ou deve-se começar com uma lixa ainda mais fina?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
A gramatura da lixa independe da finura do simulacro de vidro, ela deve ser escolhida de acordo com a profundidade dos defeitos presentes.
Atente-se apenas para o detalhe de que a depender do material do simulacro, o processo de lixa deve ser feito com mai cuidado. Se for muito mole ou muito fino, por exemplo, tem que cuidar ainda mais com a pressão e o tempo de cada etapa de lixamento.
@@ogminiaturas Sensacional, muito obg pelas dicas. Pra não te incomodar mais, no caso de uma mancha ocasionada por óleo de banana no acetato, tem algum produto específico e milagroso ou inavitavelmente tem q entrar com esse processo de lixamento + cera?
@@Rodrigo_Ffo Infelizmente vai precisar lixar, pois o oleo de banana corrói a superficie. Se fosse algo muito superficial e o material fosse rigido (como resina) um polimento poderia salvar.
muito obrigado pela ajuda, vou tentar recuperar um parabrisa e se der tudo certo volto a lhe mandar msg pra contar como foi. Vlww
Será q se aplicar verniz em Spray, resolve alguma coisa?
Fala irmão, tranquilo?
Se você fizer todo o processo de lixamento e depois aplicar um verniz, sim. Porém não o verniz spray.
Ha quem use verniz PU aplicado com aerógrafo. Ele garante um bom acabamento, mas precisa de uma técnica especifica. Verniz poliéster e verniz spray não dão bom acabamento pro acrílico (granulação ou casca de laranja), logo não recomendo o uso.
Sem contar que o uso incorreto do verniz pode piorar MUITO a situação, já que o verniz é corrosivo para o acrílico.
Gostaria de saber se funciona com miniaturas maiores, como miniaturas 1/18
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
A escala não interfere no método. Sendo o simulacro de vidro da sua miniatura feito de acrílico ou material semelhante, você conseguirá usar essa técnica.
Cadê o especial de 500 inscritos? Cadê tutorial de rust?
kkkkkkk Tu me perturba né? Me da um sossego
Eu acho que para resolver certos problemas como esse de ter arranhados do lado interno e em espaço menor seria interessante usar um cotonete ou bastonete com uma lixa na ponta !
Fala irmão, tranquilo?
Isso mesmo. É um alternativa criativa. Se um dia acontecesse de arranhar a interna de alguma acrílico eu provavelmente tentaria isso.
Fala irmão, quero restaurar de uma miniatura 1:24, mas o acrilico não sai do corpo do carro como nesse da hot Wheels que você restaurou, tem risco de estragar a pintura da miniatura ou posso fazer tranquilo?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
As vezes as miniaturas vem com acrílico colado ou rebitado, ainda é possível remover. Se o "vidro" for parte da carroceria, como as bolhas de carros de controle remoto, ai fica mais complicado. Será necessário proteger o resto da miniatura e ser mais cuidadoso, alem de que a depender do plástico será mais difícil de lixar. Nunca fiz esse processo em plásticos como os usados nas bolhas de RC, por exemplo, então recomendo que faça teste antes de começar a restauração.
Cara eu tenho um Mustang cobra o meu é um modelo raro ele ta com algums aranh ao na pintura e no vidro
Será que da pra fazer sem abri a mini??
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Não, é necessário abrir a miniatura para realizar o procedimento.
Como tirar o acrílico quando vem colado na miniatura, para pintura nova na mesma ?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Não é comum miniatura vir com acrílico colado. Comprou já assim ou alguém colou? Por que até as marcas mais baratas vem com acrílico apenas encaixado (parece colado, mas é só muito justo).
De qualquer forma, você precisa tomar cuidado para não quebrar o acrílico. O jeito é ir exercendo forca como puder em partes não expostas no acrílico. Você pode usar agua quente também, porém com muito cuidado. A agua quente ajuda com algumas colas, porém ela pode empenar/retorcer o acrílico. Não ferva agua e jogue a miniatura dentro, esquente até uma temperatura que você considere segura pro acrílico (que de para tocar por alguns poucos segundos, por exemplo). A resistência à altas temperaturas varia de acrilico pra acrílico, então vá com cautela.
No pior dos casos, corte o acrilico na região colada (se não for proximo de partes expostas) ou mascare o mesmo na pintura. Mas principalmente, cuidado para não queimar os dedos se for testar a temperatura da agua. 😬😅
É necessário desmontar ??
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
Sim, é nescessario desmontar.
@@ogminiaturas pq a miniatura é uma Lamborghini uracan coupe e o acrílico fica para fora entende
Mesmo assim, se quiser um trabalho bem feito o ideal é desmontar. Dificilmente conseguirá lixar corretamente os cantos (nesse caso a base do acrilico) com a miniatura ainda montada. Se por acaso você não tem como desmontar a miniatura, então não ha muita escolha, será forçado a fazer isso com ela montada, mas esteja ciente de que você precisará se dedicar mais aos cantos, gastando mais tempo e a depender da miniatura e da sua habilidade, poderá restar marcas de lixa no resultado final.
Aqueles tudinho que tem o diâmetro do clips
Isso da certo pra as miniaturas 1:18?
Fala customizador(a), tranquilo(a)?
A escala não interfere no método. Sendo o simulacro de vidro da sua miniatura feito de acrílico ou material semelhante, você conseguirá usar essa técnica.
@@ogminiaturas valeu cara
Qual nome da miniatura laranja e azul?
Fala irmão, tranquilo?
É uma das versões do Mustang Mach 1 1970 produzidas pela Hot Wheels.
Obrigado, eu vi o vídeo e lembrei de umas das miniaturas que tinha quando era criança que é essa aí, ai estou correndo atrás delas denovo.
Eu uso creme dental e papel higiênico kk
tira amarelado ? kkkkk
tô customização um supra só que o acrílico tá muito amarelo
ESSA LIXA E ENCONTRADA EM LOJAS DE FERRAGENS
Cria um gp no zap para que nós fãs de miniaturas possamos trocar experiências e mostrar nossas modificações