Ola JC faz tempo que não o vejo por aqui. Muito obrigado pelo comentário. Conheça também a nossa loja virtual www.cursotermometria.com.br e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo do canal.
Boa tarde, Estou fazendo um trabalho para leitura de temperatura do fluido de freio que tem o ponto de ebulição de 230°C. Estava pensando em utilizar o PT100, gostaria de saber se você poderia me dar maiores informações sobre a montagem do circuito elétrico para a saída do sinal do PT100. Assim como a máxima tensão aplicada. Desde já agradeço, Débora Mariotto
Boa tarde Professor. Parabéns pela didática e competência. Construí um forno a gás para cerâmica mas ainda não consegui a temperatura desejada que seria 1260°, chegando a 1140°. Uso para medição termopares tipo K adquiridos no Merc. Livre. Percebo que o diferencial no preço é muito grande. O SR. pode me dar uma orientação a respeito. Grato pela atenção.
Boa noite desculpe a demora em responder. Para que eu possa ajudá-lo precisaria de mais informações sobre o forno e o termopar utilizado. Me passe um WhatsApp com fotos e ajudo a resolver. 11 97771-7772
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Excelente material! Era o que eu buscava! O que recomendaria para medir com boa acurácia a temperatura da água, na faixa de 70ºC a 100ºC? Preciso de um sensor de temperatura que não vá contaminar ou interferir no sabor da água, que será consumida (projeto de uma cafeteira com controle de temperatura)! Muito obrigado!
Tem um sensor pt100 na empresa em que eu trabalho. A resistência elétrica não está batendo com a tabela pt100 e oscilando mas estabiliza. É uma câmara fria nesse caso o pt100 na minha opinião que é o problema. Estou começando agora na instrumentação tem alguma dica?
Ola tudo bem? Poderia usar um termopar mineral tipo k com 3 mm de diâmetro com comprimento de 1000 mm com pote e rabicho. Esse termopar pode ser usado até 1150 graus e com é flexível poderá adequar ao uso. Mande um foto pelo WhatsApp para ver como está instalado hoje o termostato. 11 97771-7772
@@CursoTermometria Boa noite Professor,eu queria saber como se instala no painel de comandos elétricos,se ele é ligado a um contactor ou termostato,esse é um equipamento novo pra mim,estou começando agora.desde já agradeço.
Amigo estou com um dilema: eu liguei o PT100 num divisor com R= 150 ohm e calculei os valores tanto da resistência do Pt100 como do Vout do divisor. Mas quando eu coloco no canal Analógico do microcontrolador o valor que me aparece e do valor de 0 a 1023. Ate beleza. O meu problema está em calcular o grau a partir desse valor de resolução do canal AD. Tem alguma dica ai por favor?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
BOM DIA ,PROFESSOR! PARABENS PELOS VÍDEOS, ESTOU COM UM CRONTROLADOR MARCA DELTA MOD: DTB4824 E ESTOU ENFRENTANDO O SEGUINTE PROBLEMA: QUANDO A TEMPERATURA DO EQUIPAMENTO ESTA ABAIXANDO O MOSTRADOR DO CONTROLADOR MOSTRA QUE A TEMPERATURA ESTA AUMENTANDO E VICE VERSA, O QUE PODERIA SER? OBRIGADO.
Boa tarde. Vamos analisar em partes: se o sensor for termopar, com o aumento da temperatura a sua milivoltagem aumenta e não pode ser diferente disso. Se for uma termoresistência Pt-100 também de forma similar a resistência vai aumentar com o aumento da temperatura e assim não teremos por parte do sensor uma leitura invertida. Em nenhuma das opções pode ser ao contrário, nem mesmo em uma inversão de ligação seja simples ou dupla. Existem, porém, duas possibilidades de isso ocorrer: 1). Uma delas seria o sensor ter um transmissor de temperatura, que pela sua configuração disponível em modelos microprocessados nos permite ajustar as escalas de 4 a 20 mA ou 20mA a 4 mA. Nesta situação a leitura de temperatura poderia ser ao contrário se lida em miliampére. 2) Uma outra situação possível seria a calibração do instrumento estar errada. Muito embora a calibração de um instrumento seja feita de forma oculta, através do menu, ela é acessível e pode possibilitar a injeção de sinais que podem desestabilizar a leitura do instrumento.
@@CursoTermometria muito obrigado professor, o problema era o parâmetro set de sensor estava em termopar tipo t e o sensor utilizado era pt100, muito obrigado pela resposta!
Eles medem com precisão e bom tempo de respostas fluidos em diferentes vazões, pressões e temperaturas? Exemplo, a precisão e tempos de respostas serão as mesmas em um fluido passando pelo sensor à 50kg/h ou 1000kg/h? À 90ºC ou 120ºC? Com 1bar ou 50bar?
Excelente pergunta Fernando. Embora a precisão e o tempo de resposta esteja diretamente ligado ao comprimento de imersão dos sensores, parece uma pergunta fácil de responder mas não é. Estando o sensor corretamente dimensionado em um processo a pressão não irá influenciar e nem temperaturas diferentes mas que estejam na faixa de medição do mesmo. Mas a vazão dependendo da localização do sensor poderá mudar muito os resultados até porque ela em algumas situações pode gerar grandes turbilhonamentos que podem fazer com que o sensor não fique totalmente imerso no fluido se for liquido. No gases a vazão não irá criar grandes problemas a não ser provocar a quebra da haste do que sensor por ressonância e força. Muito boa pergunta que posso fazer vídeo sobre isso. Excelente contribuição amigo e continue a fazer comentários abraço.
@@CursoTermometria Obrigado! Estamos tendo dificuldades, testamos pt100 e termopar tipo j... em resumo, o pt100 chega um ponto em que indica que a temperatura está subindo, porém pela pressão observamos que não, pois a mesma está subindo, já o tipo J fica meio que "estático" a pressão oscila e ele continua indicando que não houve alteração de temperatura, obs não temos zonas mortas nem turbilhonamento na tubulação. Pergunto se eles são adequados(se sim, quais dimensões de hastes) para um processo com range de vazão de 300kg/h à 1000kg/h ---- range de temperatura de trabalho de 50ºC à 150ºC ---- range de viscosidade de 500cps à 15.000cps viscosidades essas em 150ºC, observando que conforme temperatura de trabalho oscila, essa viscosidade vai aumentar(queda de temp.) ou diminuir(aumento de temp.) -----.range de pressão de 5 à 50bar, também vai variar de acordo com temperatura de trabalho, -----tolerancia de precisão de 2/5ºC --- e tempo de reposta mais rápido possível. Alguma sugestão de sensor ou dimensionamento para eu investigar no meu processo? Já vi que a imersão do pt100 não está no valor minimo que eu li em algum site (15x o diâmetro da bainha), já o tipo J parece estar ok e apesar dele ter melhor tempo de resposta que o pt100, na prática do meu processo está ocorrendo o oposto, identificamos isso, pois Instalamos um na parte superior(pt100) da tubulação e outro imediatamente abaixo(J) e conseguimos ver a leitura de ambos simultaneamente na IHM. Mas agora eu não sei se estes sensores estão corretamente dimensionados para a minha necessidade citada acima........Tô fazendo maratona nos videos, as vezes as respostas já estão lá em algum vídeo que ainda não cheguei, rsrs Obrigado novamente!
Para poder ajudar preciso saber: É uma tubulação? Qual o diâmetro desta tubulação? Qual o comprimento das hastes dos sensores? Cuidado 15 vezes o diâmetro do tubo não é uma regra a ser seguida. O local tem umidade? Fica no tempo (chuva), ou o local é muito lavado? Em que ponto da tubulação está instalado o sensor? Se puder me mandar uma foto melhor. Qual o fluido da tubulação? É uma indústria alimentícia? Veja preciso desta informações para ajudar. Este tipo de situação é a minha principal atuação nas indústrias.
@@CursoTermometria posso te responder por algum email ou zap? ai tem como eu enviar as fotos do processo, posso até fazer um vídeo curto....Diâmetro da tubulação é 85mm, eu tenho o desenho técnico para enviar no email/zap, comprimento da haste eu teria que medir lá ,também posso tirar foto, vou trabalhar lá essa noite posso colher tudo... quanto a umidade acredito que tenha sim, não fica exposto ao tempo é um barracão fechado, porém os vapores dos equipamento(momento de adição e fundição de mp´s) que certamente contém água, ficam em parte dentro do barracão e ao lado passa um córrego, temos aqueles medidores de temp e umidade simples e fica sempre em torno de 60 às vezes 100% de umidade relativa do ar... sim às vezes fazemos lavagens do chão, mas não é frequente... é industria química(cola hot-melt) .sensor fica entre a saída do trocador de calor que faz resfriamento da cola e a placa matriz que é por onde o produto sai. O fluido seria a cola que está vindo quente(130ºC) do vaso em estado liquido(viscosidade varia com a temperatura) e precisamos resfria-la para em torno de 90 à 115ºC depende da referencia da cola.
Não pode. Para isso existem os sensores Pt100 duplo. Estou fazendo um vídeo com essa experiência na prática. Acompanhe no Canal. Um abraço e obrigado pelo seu comentário.
Anderson. Seu comentário ficou retido nos que precisam ser aproados e não sabia. Desculpe por não responder. caso precise tirar dúvidas fique a vontade.
Muito Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco !
Parabéns pela transmissão de conhecimento.
Ola JC faz tempo que não o vejo por aqui. Muito obrigado pelo comentário. Conheça também a nossa loja virtual www.cursotermometria.com.br e tenha acesso a todo conteúdo exclusivo do canal.
Excelente Eduardo, seus vídeos me ajudaram muito nos trabalhos.
Aprendi muito com seus vídeos
Boa tarde,
Estou fazendo um trabalho para leitura de temperatura do fluido de freio que tem o ponto de ebulição de 230°C. Estava pensando em utilizar o PT100, gostaria de saber se você poderia me dar maiores informações sobre a montagem do circuito elétrico para a saída do sinal do PT100. Assim como a máxima tensão aplicada.
Desde já agradeço,
Débora Mariotto
Muito bom o curso
Muito obrigado pelo seu comentário.
Boa tarde Professor. Parabéns pela didática e competência. Construí um forno a gás para cerâmica mas ainda não consegui a temperatura desejada que seria 1260°, chegando a 1140°. Uso para medição termopares tipo K adquiridos no Merc. Livre. Percebo que o diferencial no preço é muito grande. O SR. pode me dar uma orientação a respeito. Grato pela atenção.
Boa noite desculpe a demora em responder. Para que eu possa ajudá-lo precisaria de mais informações sobre o forno e o termopar utilizado. Me passe um WhatsApp com fotos e ajudo a resolver. 11 97771-7772
Amei aprender mas
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
mano eu quero sabe as vantagens e desvantagens do uso e termopares me ajuda
estarei acompanhando
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
vídeo excelente
Excelente material! Era o que eu buscava!
O que recomendaria para medir com boa acurácia a temperatura da água, na faixa de 70ºC a 100ºC? Preciso de um sensor de temperatura que não vá contaminar ou interferir no sabor da água, que será consumida (projeto de uma cafeteira com controle de temperatura)! Muito obrigado!
Obrigado pelo comentário. Sugiro usar Pt100. Estou voltando com os videos e as live's
Tem um sensor pt100 na empresa em que eu trabalho. A resistência elétrica não está batendo com a tabela pt100 e oscilando mas estabiliza. É uma câmara fria nesse caso o pt100 na minha opinião que é o problema. Estou começando agora na instrumentação tem alguma dica?
Prezado prof. qual o sensor posso utilizar submerso em uma fritadeira?
Ola tudo bem? Poderia usar um termopar mineral tipo k com 3 mm de diâmetro com comprimento de 1000 mm com pote e rabicho. Esse termopar pode ser usado até 1150 graus e com é flexível poderá adequar ao uso. Mande um foto pelo WhatsApp para ver como está instalado hoje o termostato. 11 97771-7772
Tem como explicar como usar no comando?
Ola Adilson. Não entendi a pergunta. Poderia explicar melhor? Agradeço seu contato.
@@CursoTermometria Boa noite Professor,eu queria saber como se instala no painel de comandos elétricos,se ele é ligado a um contactor ou termostato,esse é um equipamento novo pra mim,estou começando agora.desde já agradeço.
otimo
Fabricio Santos oi Fabrício obrigado. Amanhã vai ter Live as 10 horas da manhã. Fiz uns vídeos bem bacanas e interessantes.
Amigo estou com um dilema: eu liguei o PT100 num divisor com R= 150 ohm e calculei os valores tanto da resistência do Pt100 como do Vout do divisor. Mas quando eu coloco no canal Analógico do microcontrolador o valor que me aparece e do valor de 0 a 1023. Ate beleza. O meu problema está em calcular o grau a partir desse valor de resolução do canal AD. Tem alguma dica ai por favor?
Devido a pandemia quase desisti do canal. Por favor, INSCREVA-SE no canal e ajude a manter este trabalho. Se ainda estiver com duvidas por favor faca novamente. Mas estou de volta e agora com a loja www.cursotermometria.com.br
BOM DIA ,PROFESSOR! PARABENS PELOS VÍDEOS, ESTOU COM UM CRONTROLADOR MARCA DELTA MOD: DTB4824 E ESTOU ENFRENTANDO O SEGUINTE PROBLEMA: QUANDO A TEMPERATURA DO EQUIPAMENTO ESTA ABAIXANDO O MOSTRADOR DO CONTROLADOR MOSTRA QUE A TEMPERATURA ESTA AUMENTANDO E VICE VERSA, O QUE PODERIA SER? OBRIGADO.
Boa tarde. Vamos analisar em partes: se o sensor for termopar, com o aumento da temperatura a sua milivoltagem aumenta e não pode ser diferente disso. Se for uma termoresistência Pt-100 também de forma similar a resistência vai aumentar com o aumento da temperatura e assim não teremos por parte do sensor uma leitura invertida. Em nenhuma das opções pode ser ao contrário, nem mesmo em uma inversão de ligação seja simples ou dupla. Existem, porém, duas possibilidades de isso ocorrer: 1). Uma delas seria o sensor ter um transmissor de temperatura, que pela sua configuração disponível em modelos microprocessados nos permite ajustar as escalas de 4 a 20 mA ou 20mA a 4 mA. Nesta situação a leitura de temperatura poderia ser ao contrário se lida em miliampére. 2) Uma outra situação possível seria a calibração do instrumento estar errada. Muito embora a calibração de um instrumento seja feita de forma oculta, através do menu, ela é acessível e pode possibilitar a injeção de sinais que podem desestabilizar a leitura do instrumento.
@@CursoTermometria muito obrigado professor, o problema era o parâmetro set de sensor estava em termopar tipo t e o sensor utilizado era pt100, muito obrigado pela resposta!
Eles medem com precisão e bom tempo de respostas fluidos em diferentes vazões, pressões e temperaturas? Exemplo, a precisão e tempos de respostas serão as mesmas em um fluido passando pelo sensor à 50kg/h ou 1000kg/h? À 90ºC ou 120ºC? Com 1bar ou 50bar?
Excelente pergunta Fernando. Embora a precisão e o tempo de resposta esteja diretamente ligado ao comprimento de imersão dos sensores, parece uma pergunta fácil de responder mas não é. Estando o sensor corretamente dimensionado em um processo a pressão não irá influenciar e nem temperaturas diferentes mas que estejam na faixa de medição do mesmo. Mas a vazão dependendo da localização do sensor poderá mudar muito os resultados até porque ela em algumas situações pode gerar grandes turbilhonamentos que podem fazer com que o sensor não fique totalmente imerso no fluido se for liquido. No gases a vazão não irá criar grandes problemas a não ser provocar a quebra da haste do que sensor por ressonância e força. Muito boa pergunta que posso fazer vídeo sobre isso. Excelente contribuição amigo e continue a fazer comentários abraço.
@@CursoTermometria Obrigado! Estamos tendo dificuldades, testamos pt100 e termopar tipo j... em resumo, o pt100 chega um ponto em que indica que a temperatura está subindo, porém pela pressão observamos que não, pois a mesma está subindo, já o tipo J fica meio que "estático" a pressão oscila e ele continua indicando que não houve alteração de temperatura, obs não temos zonas mortas nem turbilhonamento na tubulação. Pergunto se eles são adequados(se sim, quais dimensões de hastes) para um processo com range de vazão de 300kg/h à 1000kg/h ---- range de temperatura de trabalho de 50ºC à 150ºC ---- range de viscosidade de 500cps à 15.000cps viscosidades essas em 150ºC, observando que conforme temperatura de trabalho oscila, essa viscosidade vai aumentar(queda de temp.) ou diminuir(aumento de temp.) -----.range de pressão de 5 à 50bar, também vai variar de acordo com temperatura de trabalho, -----tolerancia de precisão de 2/5ºC --- e tempo de reposta mais rápido possível. Alguma sugestão de sensor ou dimensionamento para eu investigar no meu processo? Já vi que a imersão do pt100 não está no valor minimo que eu li em algum site (15x o diâmetro da bainha), já o tipo J parece estar ok e apesar dele ter melhor tempo de resposta que o pt100, na prática do meu processo está ocorrendo o oposto, identificamos isso, pois Instalamos um na parte superior(pt100) da tubulação e outro imediatamente abaixo(J) e conseguimos ver a leitura de ambos simultaneamente na IHM. Mas agora eu não sei se estes sensores estão corretamente dimensionados para a minha necessidade citada acima........Tô fazendo maratona nos videos, as vezes as respostas já estão lá em algum vídeo que ainda não cheguei, rsrs Obrigado novamente!
Para poder ajudar preciso saber:
É uma tubulação?
Qual o diâmetro desta tubulação?
Qual o comprimento das hastes dos sensores? Cuidado 15 vezes o diâmetro do tubo não é uma regra a ser seguida.
O local tem umidade? Fica no tempo (chuva), ou o local é muito lavado?
Em que ponto da tubulação está instalado o sensor? Se puder me mandar uma foto melhor.
Qual o fluido da tubulação?
É uma indústria alimentícia?
Veja preciso desta informações para ajudar. Este tipo de situação é a minha principal atuação nas indústrias.
@@CursoTermometria posso te responder por algum email ou zap? ai tem como eu enviar as fotos do processo, posso até fazer um vídeo curto....Diâmetro da tubulação é 85mm, eu tenho o desenho técnico para enviar no email/zap, comprimento da haste eu teria que medir lá ,também posso tirar foto, vou trabalhar lá essa noite posso colher tudo... quanto a umidade acredito que tenha sim, não fica exposto ao tempo é um barracão fechado, porém os vapores dos equipamento(momento de adição e fundição de mp´s) que certamente contém água, ficam em parte dentro do barracão e ao lado passa um córrego, temos aqueles medidores de temp e umidade simples e fica sempre em torno de 60 às vezes 100% de umidade relativa do ar... sim às vezes fazemos lavagens do chão, mas não é frequente... é industria química(cola hot-melt) .sensor fica entre a saída do trocador de calor que faz resfriamento da cola e a placa matriz que é por onde o produto sai. O fluido seria a cola que está vindo quente(130ºC) do vaso em estado liquido(viscosidade varia com a temperatura) e precisamos resfria-la para em torno de 90 à 115ºC depende da referencia da cola.
Meu email:
jetoselli@gmail.com
Whatsapp
11 97771-7772
Posso usar 1 tp 100 para fazer mediçao em 2 aparelho ??
Não pode. Para isso existem os sensores Pt100 duplo. Estou fazendo um vídeo com essa experiência na prática. Acompanhe no Canal. Um abraço e obrigado pelo seu comentário.
Nao compreendi em relação termopar?
Anderson. Seu comentário ficou retido nos que precisam ser aproados e não sabia. Desculpe por não responder. caso precise tirar dúvidas fique a vontade.
👏👏👏👏
Muito obrigado por comentar o vídeo. Ida ajuda muito o Canal!
Like...
Ramon se tiver dúvidas ou sugestões de vídeos que ache interessante incorporar ao Canal faça sua sugestão.
Like
Obrigado pelo seu comentário.