MINHA MÃE TEVE UMA MORTE CONFORTÁVEL COM OS CUIDADOS PALIATIVOS | Histórias de ter.a.pia
HTML-код
- Опубликовано: 29 окт 2024
- Com 84 anos, a mãe da Celia estava bastante debilitada por conta de uma doença urológica sem cura. Por isso, a Celia precisou decidir algo muito difícil e fundamental para o conforto de sua mãe: ir até onde a medicina alcança para prolongar sua vida ou dar o conforto necessário para ela viver até onde podia? Foi assim que os cuidados paliativos entraram na vida da família dela.
Há 20 anos, a mãe da Célia descobriu um câncer no útero que, apesar de curado, trouxe para ela algumas sequelas por conta das radioterapias que ela fazia. 15 anos depois essas sequelas se transformaram em uma doença urológica bastante grave que fazia com que ela ficasse internada com frequência.
Em determinado ponto, as coisas se complicaram tanto que a médica perguntou para a Célia o que ela e a família gostariam que fizesse, já que a doença não tinha cura e isso causaria a morte de sua mãe.
A decisão não foi nem um pouco fácil, mas por ser médica e entender que o papel da medicina não necessariamente precisa ser o de prolongar a vida, ou evitar a morte, a Célia optou pelos cuidados paliativos, que são protocolos médicos destinados a quem tem uma doença que ameace sua vida. Os cuidados paliativos surgem para melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares.
No caso da mãe da Célia as opções eram os cuidados paliativos ou processos invasivos, como entubação, diálise e medicamentos bastante fortes, que poderiam até prolongar a vida de sua mãe, mas não trariam nenhuma qualidade a ela.
E assim foram os últimos cinco anos dela, cercada de muito amor pela família e por cuidados essenciais da parte médica. Ela saía, ela ia ao cabelereiro, descobriu um lugar onde comia o melhor pudim da vida dela, encomendava flores. O que muita gente pode associar a desistência, no caso dos cuidados paliativos, a Célia entendeu que para sua mãe era cuidado redobrado.
Apoie o canal e faça parte do nosso grupo do Whatsapp: apoia.se/histor...
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
💙 Gostou dessa história?
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Acesse nosso site historiasdetera...
Foi uma honra ter podido viver e conviver com ela! Nossa família é incrível e muito por causa dela! ♥️
Ahhhh que sorte!
Eu e meus irmãos também não permitimos que minha mãe fosse intubada nem ligada a aparelhos. Depois de 14 anos doente de Alzheimer, imóvel numa cama, após muitas pneumonias e infecções urinárias nenhum antibiótico fazia mais efeito. Ela ficou 10 dias com medicamentos apenas para conforto respiratório, sedada pra não sentir dor e partiu na sua hora. Não morreu, se libertou de um corpo que não funcionava mais. Não podemos ser egoístas num momento assim, é preciso pensar no conforto de quem está partindo
Lendo seu relato chorando muita paz e amor pra sua família sua mãe descansou cumpriu o propósito dela, vivo o mesmo com a minha mãe há 1 ano e 5 meses sei o quanto é difícil
Não tem como não concordar com as suas palavras
Graças a Deus que existe ser humano como vc Adriana Freitas Deus ilumine sempre sua vida e de todos os seus familiares 🙌👏👏👏👏👏
O MILAGRE É IR EMBORA EM PAZ
Eu sinto que nunca mais vou esquecer essa frase.
Minha mãe se foi por um CA de ovário há 4 anos . Quando o médico encaminhou ela para os cuidados paliativos , ela já começou a ficar muito ruim e teve que ser internada .Eu tive que tomar a pior decisão da minha vida : colocar ela na morfina até o coração dela parar ou deixar ela sofrendo , com dor , por sei lá mais quanto tempo .Optei pela morfina . Vê-la indo embora aos poucos , ficando inconsciente ,não respondendo mais , não acordando ... não tem descrição . Foram os 10 dias mais insuportáveis que já vivi .Bateu arrependimento , vontade de arrancar tudo , de trazê-la de volta pra ter mais um tempinho com ela ; eu sentia que estava fazendo uma eutanásia na minha mãe .Só quem passou por isso entende .Hj sei que fiz o que era certo , pois ela estava sofrendo muito com as metástases do câncer .Posso dizer que até hj sofro , mas estar ao lado , nesses momentos , ajudando-a a passar por tudo isso , me consola .E sei que ela está bem aonde ela está agora .😔
🤍
Você fez o certo, Deus abençoe sua vida!
Dois dias antes de minha mãe ir, colocaram ela na morfina também, ela nunca tinha tomado e ficou muito sedada, aí a enfermeira disse que a morfina aliviaria das angústias finais que essa doença maldita causa, mas antes de acontecer ela ficou muito agitada, entendo vc perfeitamente, meu Deus só quem passa entende, a minha se foi há 4 meses..
@@denisebrunato9052 minha mãe também ficava agitada , apertava os olhos , queria levantar , aos poucos foi diminuindo . Aí só no dia mesmo que ela se foi que ela voltou a ficar agitada . É muito triste .Meus sentimentos a vc e que Deus possa trazer consolo ao seu coração !
@@paulavidal8028 Meus sentimentos a você também 😔
Minha filha nasceu com hipoplasia do coração esquerdo e ficou em cuidados paliativos até sua morte em agosto do ano passado.. na época eu cheguei a ler um pouco sobre cuidados paliativos, e me senti impotente por não poder fazer nada. Mas minha filha partiu em paz, o coração dela aguentou até onde pode, e o hospital foi bem respeitoso quanto a podermos estar com ela até o último momento. A dor parece que nunca vai passar, mas sei que ela é um anjo ao lado do Senhor! Minha eterna guerreira
Damares, nossos sinceros sentimentos.
A passagem de sua filha nesse plano trouxe vivências que estarão sempre contigo, permanecendo em seu coração até que esse amor as reúna novamente. Muita força em sua trajetória! 🌻❤️
Quantos anos ela viveu ??
Minha filha também tinha SHCE. Graças a Deus a equipe do Dr Freire na Beneficência portuguesa me acolheu e me deu todo o apoio do mundo. Sou muito grata a eles. Só Deus sabe a dor de perder um filho.
Minha mãe faleceu dia 04/02/24 estava em cuidados paliativos a 6 anos, não foi câncer, foi uma calcificação do miocárdio, não tinha como fazer a cirurgia porque ela tinha problemas de coagulação que iria desencadear uma hemorragia, ela não sobreviveria a cirurgia, então ficou em cuidados paliativos, foi muito duro ver minha mãe sofrendo na uti, doi, mas estou em paz, sinto saudade, mas compreendo que foi melhor ela partir do que continuar sofrendo 😢
Aqui nos Estados Unidos também é assim , minha sogra foi ano passado nesta condição, cantando com ela , beijando e abraçando ela foi embora, amor eterno. Tive um amigo nas mesmas condições, morreu na varanda casa em frente ao mar na Califórnia, com o pai mãe família e amigos cantando para ele e quem não pode ir assistiu pela internet , a esposa segurando a mão dele , muito jovem 27 anos , era um misto de tristeza e alegria por que era o que ele queria .
Que linda partida, Sara 🌻❤️
Passei por isso com a minha mãe, também por um CA. Ela me pediu pra que quando chegasse a hora ela não fosse entubada nem para o CTI, foi difícil mas atendi esse desejo até o fim! Ela partiu serena. Creio que um dia vamos nos encontrar novamente! Te amo mãe!
🤍
Que mensagem linda você compartilhou conosco, Larissa 💖
Apesar da saudade estar sempre conosco, junto dele está o amor incondicional que faz toda passagem nesse plano compartilhada valer a pena.
Te desejamos todo amor e força nesse momento!
Meus sentimentos, Larissa! Que amor lindo vc tem pela sua mãe, eu também tenho esse pela minha que também partiu. Tenho também a fé de que iremos nos encontrar.
Tive a benção divina de cuidar por quase 3 anos da minha bisavó materna em cuidados paliativos, durante minha faculdade de enfermagem, ela teve um hemorragia alta e baixa e ficou usando fraldas, bengala e sonda pra alimentação depois por gastronomia, ela me ensinou a ser um ser humano melhor, a amar, a cuidar, a como pentear os cabelos, como passar creme com carinho, me ensinou a viver a vida a cada dia de uma vez, curtindo cada momento, ficava de noite com ela no hospital revezando com minha mãe e minha avó materna , de dia ia para a faculdade em tempo integral, ela tinha DPOC por ter usado fogão a lenha, ela só tinha um rim, era meu passarinho, consciente, orientada, com uma memória impecável, ela is e voltava dos hospitais, ela mudou de casa com 99 anos, pra casa da minha avó, ela ilha tudo lá, amor, um quarto, geladeira , máquina de lavar roupa, tudo, ela não teve numa ferida, tive um apoio incondicional de algumas pessoas da faculdade, duas professoras que foram o motivo de eu ter conseguido me formar, ela perguntava por que ela vivia com tanta dor e por que ainda vivia, ela pediu cada detalhe do velório pra mim, eu só fui saber isso depois, ela pediu pra não ir pro aparelho, assinei um papel no hospital, tive Profissionais que respeitaram e fizeram os seus dias finais da forma como ela queria ,ela ficou na upa antes sem água, banho e comida pra morrer por que vim cuidado paliativo como isso só que não é, no Hospital ela teve oxigênio, medicação pra dor , oxigênio em caráter, cuidado e amor, partiu ao lado da filha que a socorreu no primeiro dia da doença e elas puderam se perdoar por tudo o que viveram na terra, se hoje eu sou uma enfermeira sou por cauda dela, ela viu minha formatura lá do céu, partiu com quase 102 anos, meu passarinho voou pro céu , teve flores coloridas no caixão, roupa colorida , Padre de batina preta , terço, vela, música de Nossa Senhora, missa de 7 dia, tudo como ela me pediu , paliar com minha bisavó de quase 102 anos foi o melhor presente que Deus me deu na vida, pude aprender coisas que não se tem em livros e em nenhuma faculdade, aprendi com uma senhora de 1,50 cm, analfabeta de escola mas com uma sabedoria de vida incomparável e imbatível a qualquer um, mãe de 11 filhos, 4 vivos no final de sua vida, que só atendia por vó e não gostava de ser chamada pó nome, minha publicação científica foi ela me ensinando a como tocar com carinho e respeito no corpo do outro, meus projetos de faculdade extras foram as idas aos médicos e as correrias atrás de material para curativo, alimentação, fralda via judicial, minhas festas foram todas embaladas por músicas de Nossa Senhora segurando a tala que eu fiz pra proteger seus acessos venoso periféricos para medicação, as noitadas eram ficar velando seu sono a noite toda, as correrias de atlética foram ver a cada instante se ela ainda respirava, minha bisavó, minha maior lição de vida !!!
Eu estudei O curso de Pedagogia e dentro dela tem a Pedagogia Hospitalar ,me identifiquei muito com a disciplina de Cuidados Paliativos,tirei a nota máxima na turma . Quando chegou a hora de Deus levar meu pai o meu estudo serviu para fazer a paliativa,ele foi em paz e todos puderam se despedir.
Parabéns, Celinha, fui testemunha do cuidado e dedicação que você teve com ela. Emocionante e um grande exemplo de carinho e amor.
Que lindo ler isso! 💛💛💛
Meu pai entrou em tratamento paliativo no último mês de vida...realmente não é uma decisão fácil! Tive que decidir sozinha...mas uma coisa eu tenho certeza, ele foi muito bem cuidado e eu estive lá até seu último suspiro
Minha mãe faleceu de câncer terminal muito jovem, quando eu ainda era criança. Ela sofreu muito com tantos tratamentos invasivos, mesmo sabendo que não tinha cura. Se eu fosse adulto naquela época e tivesse esse conhecimento sobre cuidados paliativos, talvez teria proporcionado pra ela um final mais tranquilo. Obrigado pelo vídeo.
Passei por tudo isso recentemente com a morte da minha mãe😢 ela acometida de um câncer renal, ha 14 anos atrás e que evoluiu para o estágio 4 mesmo fazendo quimioterapia venoza e depois oral, alem de cirurgias e muito sofrimento, a equipe multiprofissional da clínica oncológica sugeriu os cuidados paliativos. No início eu e meus irmãos, não entendemos bem, mas com as diversas consultas e orientação psicológica, passamos a entender como se procede esse tratamento, e aceitamos de forma consciente como tudo procede. Nos últimos 3 meses, minha mãe foi definhando cada dia mais, a quimioterapia oral, ja não tava respondendo ao tratamento, muito pelo contrário, estava lhe prejudicando muito mais, então por orientação médica e aceitação em conjunto com ela, pq ela era bastante consciente , resolvemos suspender a medicação que lhe era dada de 12/12 horas.
Ela já não tinha mais mobilidade, surgiu escaras, úlceras de decúbito e conseguimos um home Care, tudo ficou muito intenso e desgastante, muitas diarréias alternadas com constipação e depois infecções urinárias, sem se alimentar, pois ela rejeitava qualquer alimento. Então pedimos ao médico diante da intensidade para que ela fosse removida para um hospital e assim foi para um hospital convencional para tratar das infecções e depois ser transferida para uma clínica de tratamento paliativo com orientação de ortotanásia.
A ortotanásia é praticada por meio dos cuidados paliativos, buscando manter a qualidade de vida do paciente e de sua família em casos de doenças incuráveis.
Foi muito doloroso,ver minha mãe sem alimentação, pq eles não aceitaram diante do quadro dela, por conta dela broncoaspirar, sem acesso venoso, pq ela só tinha vaso periférico e não tinha acesso central. Com máscara e as vezes catete de OX, com acesso de hipodermóclise, para suprir a morfina e analgésicos e antitérmico . Foi terrível, mas entendendo que não havia mais nada a fazer, só esperar a hora da morte dela😢 e depois da piora, ela ainda suportou do dia 14/02 à 06/03 deste ano de 2024. Estamos no luto, principalmente meu pai, que foi companheiro, amigo, parceiro em toda uma vida de 64 anos de união. Hoje ele sofre mais do que todos os filhos, ele já com 87 anos, tá perdido sem nossa mãe. Nós estamos consciente e conformados que o dia dela chegou e cumpriu sua finitude, enquanto nosso pai, não se conforma, não aceita e nem entende.
Entendemos que essa experiência nos ensina a dar valor ao aqui e agora, o passado passou, e o futuro não nos pertence. Estamos no controle de Deus sobre nossas vidas.
Passei por isso recentemente, faz 4 meses que minha mãe se foi, há um ano atras ela tava super bem como sempre foi..alegre, extremamente ativa, participativa em todas as atividades da igreja, e em maio do ano passado descobre uma trombose, seguido de anemia, aí nos meses seguintes começa a emagrecer bastante, ter diarreia e em consultas médicas e suspeita de cancer de pancreas, um choque absurdo pois nunca imaginei que minha mãe pudesse ter essa doença, até que depois de exames e internações descobrimos que era cá de intestino, já com metástase e em fase terminal, sem cirurgia, sem químio, apenas paliativo..passei maus bocados em 5 meses, essa doença não dá paz , todo dia era um sintoma diferente, mas cuidei bem, fiz todas as vontade, beijei, abracei, falei tudo que tinha falar, até o último suspiro.
O que eu aprendi, filhos e netos, se seus entes idosos apresentar trombose e anemia, façam TOMOGRAFIA, ela sim é preventivo para evitar já encontrar em terminal 😔
Todos merecemos dignidade na morte ❤️ Que bom ver histórias como essa, em que a consciência de uma família defendeu até o fim o direito de todo ser humano de receber conforto, respeito e carinho nos seus últimos momentos, sem intervenções desnecessárias.
A quem se interessar por esse tema leia "A morte é um dia que vale a pena viver".
Meu pai faleceu com problemas cardíaco grave , 6 dias na UTI , quando papai faleceu , fiquei com a certeza que ele descansou daquele sofrimento, pois antes da última internação ele sofreu , e
Teve dois infartos mesmo com marca-passo ,ele teve dois infartos próximo ao hospital , optei por permitir pela UTI, porque ele já tava muito debilitado ,o coração batia a 30 , pre infarto , porém vê-lo na UTI intubado foi horrível .
Mais o tempo foi necessário para a aceitação da partida dele ,ele era um homem de fé, lutou até o fim , hoje 16 /06 completam 3 anos da sua partida, do fim da luta , e como eu creio piamente na vida após a morte ,lido bem com isso .raramente choro ,e se choro e quando aperta a saudade dele ,da voz ,do abraço ,enfim das tardes conversando.
Meu pai foi um homem forte e de fé.
Sempre digo que quero ser como ele .
Saber que ele não está mais naquele sofrimento, e um Conforto pra mim .
Imenso.
Que o altíssimo Conforte seu coração ❤ bjs
Eu também passei por isso com meu pai.
Foi uma oportunidade de dar a ele todo amor e cuidado que ele precisava.
Mas foi muito difícil, muito doloroso para a família.
Parabéns pela sua força
Quando digo que sou feliz por minha irmã ter ido em paz, sou taxada de insensível, mas sei que todo sofrimento acabou. Tínhamos combinado antes de não entubar e acho a melhor opção já que não tem reversão.
Tenho certeza que ela partiu muito mais em paz tendo seus amados perto dela e sentindo cuidados de vcs do que ligada a aparelhos.... Agora ela cuida de vcs do céu 🤩 Linda história ❣️❣️❣️❣️
Comentário lindo, Patrícia ❤️
Vidas diferentes e histórias idênticas que se repetem. Ouvir o seu depoimento foi vivenciar exatamente a forma como minha mãe foi embora. Para mim ficou uma sensação de que não fiz tudo e a certeza de que não estamos no controle. Sempre tive medo da morte e aprender a morrer foi a última lição que minha mãe me deixou.
Você fez tudo que pode, Deus abençoe sua vida!
Meu Deus, que comentário mais incrível. Eu sempre tive muito medo da morte, e a primeira pessoa que me fez vivenciar o luto foi meu pai. Nunca tinha pensado que essa foi a ultima lição que ele me deixou.
Obrigada por compartilhar a sua experiência. Acredito que quanto mais falarmos sobre esse processo, mais abrimos possibilidades para o luto de outras pessoas.
Sua mãe (tem) sorte em ter você ♥
Toda trajetória é única e repleta de aprendizados! Histórias emocionantes demais 🌻❤️
Meu paizinho faleceu a 45 dias , descobriu o cancêr ja no estágio 4 e foi para o paliativo ... sempre foi muito forte e assim foi até o fim .. estavamos cuidando dele com todo amor , ele a cada dia mais abatido e indisposto mas a gente sempre fazendo de tudo para deixar ele feliz , pela idade dele 79 anos optamos em não falar pra ele o que era o paliativo mas sabiamos que em algum dos revezamentos ele iria desencarnar , mas gostariamos que fosse na caminha dele onde ele tanto gostava de estar mas Deus não quis assim ... o que a gente jamais queria aconteceu derrepente ele piorou muito a fraqueza e o oxigênio que ele estava usando ja não supria mais suas necessidades minha irmã chamou a ambulância e correu com ele no hospital ... na cidade dele os recursos são precarios e apenas o colocaram ele no balão de oxigênio e mesmo assim ele ainda buscava mais ar ... era tao doloroso ver meu pai sofrendo tanto para respirar e para deglutir ele ja nao conseguia mais e engasgava ... consegui encaminhamento para ele dois depois sofrendo para o HC , chegando lá varios medicos o avaliaram e a oncologista dele veio me dizer que ele ficaria internado lá , que iria para UTI ser entubado pois ja teria outra opção a ser feita ... ele estava com pneumonia bacteriana que desenvolveu um pneumotoráx e infelizmente estava com sepiticemia .. gente o cancêr confunde a gente ... jamais imaginamos que ele estava com pneumonia pois ele nao deu sinais , achamos que era a evolução da doença ... ele ficou dois dias internado na UTI e faleceu ... meu luto parece que vai ser eterno sofro todos oa dias por achar que tivemos culpa pelo que aconteceu ... quando estiverem cuidando dos seus entes queridos fiquem atentos a todos os sinais pois muitas vezes passam despercebidos e pode ser tarde demias ... saudades desconheço um homem mais forte que meu pai foi 😢 .
Aceitar com serenidade... Trazer conforto , pois é algo natural, então é momento de pedir a misericórdia de Deus, perdoar e se perdoar, entender que concluiu sua missão aqui , liberar perdão e ter paz de alma e espírito ...🕊️
Teu relato é uma lição de vida pra todos. Eu agiria assim tbm se necessário um dia. Apenas um ponto discordo: que pra nós (profissionais de saude), a morte seja um fracasso. É, mas quando envolve pessoas (da criança ao idoso) que teriam chances de sobrevivência sem sequelas graves, como em acidentes. Que teriam um mínimo de qualidade de vida pela frente.
Câncer, porém, é complicado. Sei que milagres - são raros mas existem - e não duvido da fé de ninguém. Mas tbm é preciso ser consciente das chances de cura nestas condições. 1% ou bem menos? Então, concordo que abreviar o sofrimento seja uma escolha inteligente. Também é demonstração de amor.
* Paz e bem pra todos e um forte abraço pra senhora.
Moro fora e esse virus maldito/pandemia me impediu de estar ao lado de minha amada maezinha em seus momentos finais. Isso é algo que nunca vou superar 😭 Nem bicho e nem gente merece estender sua vida cheia de dor. Vc agiu bem.
Foi assim tb com meu pai. A medica nos orientou e trouxemos ele pra casa. Ela deu uma carta explicando toda condição de meu pai, ela explicou tudo até o momento do coma. Chamamos o Samu apenas para atestar a hora da "morte". E foi assim. Partiu em casa, no lugar que ele mais amava e estava ao lado dos filhos.
Faz quatro meses que perdi a minha mãe depois de MUITO sofrimento e ainda sinto muito pela maneira em que certos aspectos do fim da vida dela se deram. Eu tenho arrependimentos e remorsos principalmente pelo quão fragilizada estavam ela e eu e queria poder mandar esse vídeo pra casa de repouso que cuidava dela pq sinto ainda que faltou esse TATO. Ela estava indo embora mas só pensavam em mantê-la viva, desgastar os últimos momentos e na cobrança que sentia da parte deles como única responsável por ela. Enfim. Além da parda sinto a dor de como tudo se deu porque a saúde paliativa ainda não é aplicada como deveria no Brasil 💔
Querida, que depoimento, fiquei emocionada. Eu vi o quanto você foi dedicada a sua mãe e ao seu pai, que Deus te abençoe sempre!
*Também acho que tem que ser assim. Deixar a pessoa morrer em paz. O brasileiro ainda se apoia muito em crenças religiosas, achando que tudo vai virar milagre. Não é assim. A morte é um processo natural que devemos aceitar com serenidade*
Que comentário infeliz esse seu , vc está redondamente enganada , muitas pessoas são curadas por milagres sim , e quem é vc p dizer que não , se até mesmo médicos ficam sem respostas , fique com seu setisismo p vc, e não tente enfraquecer a fé das pessoas só porq VC não acredita em milagres , hipócrita
Amiga tenha certeza que ninguém ama mais sua mãe do que vc , isso que vc fez foi um ato de amor e coragem, pois vê quem a gente ama sofrer, sem poder ajudar ,dói muito, e mais ainda quando temos certeza que não há solução, o que há é um adiamento( talvez ) cercado de sofrimento pra depois chegar no mesmo resultado....tenho certeza ,que vc fez aquilo que gostaria que fizesse à vc...fique em paz.
Sou cuidador..já fiz paliativo.. histórias emocionantes .gratidão por que cuida ..é algo inexplicável
Minha mãe morreu de câncer de útero também. Eu estava no hospital do câncer de Pernambuco, eu vendo o sofrimento dela, pedi a Deus que a levasse para não sofrer mais...ela morreu sedada, é um sentimento triste, 8 anos depois, eu as vezes acho que nem aconteceu, ainda não processei o acontecimento.
O câncer é uma doença maldita, perdi 2 pessoas da minha família e meu cachorro tbm. Dá uma sensação de impotência e a fase terminal é a pior. Eu acho certo o tratamento paliativo, pois não adianta querer prolongar a vida de uma pessoa com tratamentos invasivos que vai fazer ela sofrer ainda mais.
Tem que perguntar o que o paciente quer afinal a escolha é dele. Acho que os médicos tem que falar abertamente com o paciente antes da piora e perguntar qual é o desejo da pessoa.
Seria muito bom se todos tivessem acesso a esse tipo de cuidados. Morrer feliz. 🙏🏼💖🥰
Tem que ter coragem para ter essa atitude. Não sei se eu teria, mas foi o melhor para ela.
Perdi minha mãe,não conseguiria agir dessa forma. Hoje talvez, não sei. Na época eu estava com 21 anos, muito nova e era muito apegada a ela, sofri tanto, tanto que me traumatizou hoje tenho dificuldade em lidar com perdas ao ponto de ser diagnosticada como um transtorno
Passamos a mesma situação com minha vó, no começo não é fácil aceitar, é um sentimento de culpa, se não saber se isso é o certo a se fazer, mas hoje temos a certeza que foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado, íamos visita-la a todo momento enchendo de muito amor e carinho e quando sabíamos que estávamos chegando a hora meu avô segurou a mão dela para fazer uma oração com ela e ela partiu de uma forma tão serena e tranquila que ele nem percebeu que ela tinha dado o último suspiro! Foi uma história linda de amor e cumplicidade de mais de 50 anos ❤️
Mais uma história de vida comovente. Estejamos todos com Deus!🖤🤍
O que fica é a certeza que o melhor foi feito!!
Sem arrependimentos!!
Pobrezinha de sua mãezinha 🙏🏻😭 q Deus a tenha...💔
Todo vídeo aqui é regado de muito aprendizado🤍 feliz de acompanhar esse canal e aprender tanto💖
Entendo perfeitamente. Senti isso em relação a minha mãe 😔😔
Morrer também é viver ❤️🍀
Essa história me lembrou dos livros de Ana Cláudia Quintana Arantes. Leiam!
Pedro, os livros e aulas da Dra Ana Claudia foram fundamentais para todos esse processo!!! Sou grata a ela por ter passado se forma tão humana a bagagem que possui!! Leiam msm!!
O amor é tudo! Tenho uma mãe lúcida e razoavelmente bem, mas penso muito em não querer vê-la intubada ou cheia de medicamentos se isso protelar seu sofrimento, também sei do quão sofrido será a partida...💞💞💖
Perfeito. O cuidado paliativo e o amor que podemos dar a pessoa que amamos! Ter vida até que seja possível, não a qualquer custo!
Quanto aprendizado em um relato. Muito agradecida Célia por sua generosidade
Eu tive que tomar a decisão tbm de não fazer mais nada invasivo com meu pai, ele estava em coma irreversível depois de um AVC e algumas paradas cardíacas, não é fácil, mas com certeza foi o melhor deixá-lo ir
Que fortaleza de filha sua mãe tem muito orgulho e carinho por você Célia
Esse canal é o melhor do RUclips ❤😭😭😭😭😭
Você falando foi passando um filme na minha cabeça e eu chorei junto com você. Acabei de passar exatamente isso com meu paizinho, e só quem passa sabe o quão difícil é. As tomadas de decisões, ficar de mãos atadas, se ver diante de situações que você jamais imaginou que passaria. Não é fácil. Mas Deus nos dá sabedoria e uma força sobrenatural para que possamos dar o melhor cuidado e amor ao nosso ente querido. A união da família é essencial nesse momento. Desejo paz e discernimento aos que estão passando por isso nesse momento. Obrigada por compartilhar o seu relato 🤎
Muita força e luz para ti.
Saudações de Portugal!
Choro muito vendo.. isso..
Que falta nos fez um médico assim 😢
Depoimento maravilhoso, me emocionou 😍
Deus abençoe maravilha a Explicação é muito bom saber que a vida aqui tem um tempo e a hora que chegar tem que partir para outra vida É descansar o sofrimento
que linda historia, estou vivendo a mesma historia, doi muito.
Isso é amor!!! Muito obrigada por compartilhar com a gente!!!🙏❤️
Grande Dona Germana!!!! 🥰🥰🥰
Que amor 💗.
Não importa qntos dias vai sobreviver, médico estudam para fazer tudo para salvar vidas! Imagina se hoje em dia é difícil encontrar médicos disposto a fazer um bom trabalho.
Agora qndo a pessoa está doente e fala com alguém da sua confiança, que não quer ser intubada isso sim é um direito do paciente escolher qndo ainda está lúcidos. Mesmo assim é complicado pois tive que passar por uma experiência dessa, onde infelizmente me pergunta o que vc quer que eu faço pela sua irmã? Deus foi um horror aquele momento pra mim, mas lembrei que ela disse que não queria ser intubada, então responde pra ele, não deixa ela sofrer por favor. Mas sempre me vem s pergunta ou a cobrança..
Eu deveria ter respondido para o médico faça tudo que tiver disponível para tentar salvar a vida dela!😢
Que história emocionante! 💚
Queria ter recebido essa orientação em relação a minha mãe...
Um aprendizado necessário sobre cuidados paliativos! ❤
Estou tão triste😢
Um dia todos nós teremos um fim..
Que lindo!
Vc foi sábia!
Que história linda
Exatamente minha história com minha esposa
Meu Pai tá Na medida Palheativas
Onde vcs tiveram essa experiência tão benéfica para sua mãe e toda família?
Sara querida, eu recebi apoio da geriatra dela e da equipe do Homecare, do hospital, da equipe de cuidados paliativos do hospital. Procure estes profissionais: eles são especiais!!!
Nem chorei. Juro!
Você tratou sua mãe com médico particular? No SUS duvido algum médico ter esse coração
Elza querida, eu tinha médicos do convênio e particular, mas procure no SUS a equipe de pacientes crônicos, eles são muito bem preparados e acessíveis!!
Sustem muita gte boa.. sim..
😔😔😔😔😔😭😭🤧🤧🤧