Naftalufe

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024
  • Lufe Steffen volta a atacar em sua eterna, heroica e mesopotâmica missão de analisar os fragmentos de novelas da GloboPlay. Desta vez o tema é "Fogo Sobre Terra" ( 1974 / 75 ), novela que surgiu no streaming em 6 capítulos, comemorando 50 anos de sua estreia em maio de 74.
    Lufe comenta o tema bastante atual e sócio-político da novela, incluindo povos originários, questão indígena, reforma agrária, natureza x homem, progresso x tradição, luta de poder, política sórdida, capitalismo e até questões ambientais.
    Não por acaso, a autora Janete Clair foi bastante cerceada pela censura durante o processo da novela. Apesar disso, a obra ficou famosa por dar seguimento à linha "faroeste caboclo" de "Irmãos Coragem" ( 70 / 71 ), e no Naftalufe levantamos a ideia de "Fogo Sobre Terra" ser também uma versão rural de "Duas Vidas" ( 76 / 77 ), que Janete faria depois.
    E mais: Dina Sfat e Jardel Filho ótimos, Regina Duarte na transição de Namoradinha do Brasil pra Mulher Despachada ( ? ), Juca de Oliveira em mais um papel chatonildo...
    Mas o grande trunfo dos fragmentos de "Fogo Sobre Terra" é a pré-Aquarela de Toquinho, com outra letra! Confira.
    Pesquisa / Roteiro / Apresentação / Câmera / Edição / Direção: Lufe Steffen
    #globoplay #streaming #tvglobo

Комментарии • 73

  • @brunofelipebrz
    @brunofelipebrz 4 месяца назад +14

    Que bom que você está programando um vídeo sobre O Espigão. Essa novela me surpreendeu. Já fico no aguardo.

  • @ricardolinardi6888
    @ricardolinardi6888 3 месяца назад

    Oi Lufe, gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre O espigão e mais vídeos pra gente ver durante a semana 😊 seus vídeos são umas delícias !!!

  • @adamelfo6614
    @adamelfo6614 4 месяца назад +8

    Tive a honra de assistir na integra a novela Fogo Sobre Terra. Lembro-me perfeitamente da chamada de estreia. A Regina Duarte só aparece no primeiro capítulo em uma fotografia. No 16 capítulo ela chega em Divineia dirigido um Bugre branco em alta velocidade. Entrada triunfal de Bárbara, sua personagem. Outra cena ela sai em um avião e pula de paraquedas. Regina Duarte aos 27 anos tinha intensidade com rebeldia nessa novela. Infelizmente com o passar dos capítulo a personagem fica cega e sofrida. Achei muito estranho a mudança na ocasião. Porém o publico preferia a doce Regina fragil. Fogo mesmo! A novela estava até 1985 completa nos arquivos. Infelizmente descartaram toda a obra. Só deixaram 6 capítulos. Lamentável...

    • @teatrodebonekinhas
      @teatrodebonekinhas 4 месяца назад

      A cena que vc descreveu da Regina Duarte,me recordou a entrada da Viùva Porcina na praça de Asa Branca em Roque Santeiro.

  • @AntonioMarquês-g8p
    @AntonioMarquês-g8p 3 месяца назад +1

    Parabéns!Bom trabalho! Comentou muito bem sobre Fogo sobre terra. Gostei dos 6 capítulos, na época eu assisti da metade para o final.

  • @fabiodospassosferreira1970
    @fabiodospassosferreira1970 4 месяца назад +1

    Só de ter "Aquarela" já melhora o dia! rsrs amei esses fragmentos e tem um pouco de história pessoal pq a cidade da minha mãe, Pilão Arcado, assim como a do meu pai, Remanso, norte da Bahia, foram inundadas na década de 70 p a formação do hoje lago de sobradinho, e compõem o próspero "Vale do São Francisco" onde tem até os vinhos nordestinos. E me tocou pq enquanto se desenha o fim a música cita, além de Divinéia, essas cidades q sumiriam e inspiraram Janete e talvez Dias. rsrs Quanto as influências...batata q eles se influenciavam. Léo e Dora em Espigão são mto Janete enquanto o Azulão e o irmão tem o DNA do Dias....maaaas...conjecturas apenas rsrsrs Mas Camará, Cajarana, Pitanga...quem conhece a obra do Dias Gomes sabe q é muito a cara dele esses nomes. Aqueles casamentos q dão tão certo q os filhos parecem c os dois rsrsrs.

  • @RicardoBatistaDantas
    @RicardoBatistaDantas 3 месяца назад

    Concordo com você Lufe, quando diz que todos os personagens de Juca de Oliveira são chatos. Existe um icônico: na novela FERA FERIDA. Um porre, sem dúvida.

  • @jacquelinelima7327
    @jacquelinelima7327 4 месяца назад +4

    A TV brasileira, sofreu com o menosprezo pela História, como ocorreu com os nossos prédios e casas.
    Derrubaram o Morro do Castelo, mudaram o Centro todinho, para ter uma Paris Tropical. Só que nessa mesma época, a cidade estava crescendo para a Zona Sul, com a construção do Copacabana Palace, por exemplo. A boêmia saiu da Lapa, nos anos 40 e foi à Copacabana. Dos anos 70 em diante, a Zona Oeste é que começou a crescer.
    Agora, o Centro esvaziado, pois as empresas foram para ZS e ZO e o tiro de misericórdia, foi o Home Office.
    Triste saber que grandes atores e atrizes, não serão conhecidos por falta de arquivo. Feliz que agora, posso conhecer os trabalhos do Lauro Corona, pois, fez praticamente só TV e trabalhou nos anos 80, que já estava entrando em desuso apagar novelas.
    Até nas escolhas do Viva, não são coincidências.
    Janete morreu no fim de 83 e querem deu o furo de reportagem falando do seu falecimento, foi a Manchete. Soube disso, num documentário que fizeram, disponibilizado aqui no YT .

  • @celsoluizdrummondmartinell58
    @celsoluizdrummondmartinell58 4 месяца назад +2

    Aguardando o naftalufe com as gravações de vhs do lufe…desde aquela sua postagem do último capítulo de Roque Santeiro fiquei curioso.

  • @NandaSenna-kv8kn
    @NandaSenna-kv8kn 4 месяца назад +11

    Imagina vc fazendo um feat com o canal do Observatorio da tv

  • @cecilianovais212
    @cecilianovais212 4 месяца назад +4

    Uma novela que eu gostaria muito de ver, ainda que em fragmentos, é Sinal de Alerta, que de certa forma também conversa com as temáticas discutidas aqui

  • @marisell5243
    @marisell5243 3 месяца назад +1

    Oi Lufe, vi essa novela na época é até hoje não esqueci da cena da personagem de Neuza Amaral a água chegando nela invadindo aos poucos e ela esperando... o pessoal comemorando na praça de cidade...impactante esta cena... me emocionei com você cantando no final , lindo...

    • @marisell5243
      @marisell5243 3 месяца назад

      Que bom que você explicou sobre a música eu pensei que era Aquarela mesmo😊... obrigada por essa aula de explicação .

  • @titoaugustonascimentozanit8106
    @titoaugustonascimentozanit8106 4 месяца назад +1

    Luffe, falando das novelas que Jardel e Dina fizeram que ainda devem estar inteiras:
    do Jardel: "O bem amado", "Olhai os lírios do campo" e "Brilhante".
    da Dina: "Selva de pedra", "Gabriela", "Saramandaia", "O astro", "Avenida Paulista" e "Bebê á bordo". Devem ser estas. Mais sobre "Fogo sobre terra" pode ter vindo no momento certo! Aproveitando a catástrofe do Rio Grande do Sul, sendo um tributo às vítimas fatais.
    Ps: Luffe, faz um vídeo de homenagem á grande Ilva Niño que nos deixou esta semana agora que passou! Faz um vídeo falando sobre a sua memória afetiva, relembrando a carreira, a biografia, enfim, uma singela homenagem á essa grande estrela que agora brilha no céu! 😔💔🙏🏽🌟🌟🌟💖💖💖

  • @claraibarrazemeryflores6926
    @claraibarrazemeryflores6926 4 месяца назад +3

    Que legal que começou a ver O ESPIGÃO

  • @jeancarlosgomesdemelo5659
    @jeancarlosgomesdemelo5659 3 месяца назад +1

    Amado, eu vi cenas dessa novela no RUclips que não constam nos fragmentos do Globoplay

  • @novelarte
    @novelarte 4 месяца назад +1

    Eu gostei bastante dos capítulos.
    Fiquei impressionado com a qualidade narrativa dela!

  • @ojuliocesarbs
    @ojuliocesarbs 4 месяца назад +1

    Pensei que só eu não gostasse do Juca de Oliveira, acho qualquer personagem dele extremamente cansativo. E tô muito ansioso pelo seu vídeo de O Espigão porque eu também estou assistindo essa novela, apaixonado por Elka Escobar e Lazinha Chave de Cadeia, adoro o texto do Dias Gomes, sou escritor e ele é uma das minhas maiores referências de escrita.

  • @teatrodebonekinhas
    @teatrodebonekinhas 4 месяца назад

    O'timo trabalho,Lufe!

  • @DiogoMatheus-pj8bx
    @DiogoMatheus-pj8bx 4 месяца назад +8

    Ricardo Linhares em 2005 enviou uma sinopse de remake para a Globo. Pensando como seria

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 4 месяца назад +1

      Será que a Globo vai fazer algo assim? O curioso, é o pessoal do saudosismo tóxico, dizendo que as novelas de antigamente eram melhores, mas, se fosse hoje, reclamariam com a Globo, dizendo que a emissora é comunista.
      Direito de Amar, é um exemplo disso. A história do amor impossível, de Adriano e Rosália, serve como pano de fundo para mostrar como Francisco de Montserrat se utiliza do seu poderio econômico, para mandar em todo mundo e ser sádico. Os mocinhos da novela, se envolvem com o anarquismo, citando e mostrando tortura, como no caso do personagem Danilo, que ficou cego. Isso era uma novela das seis, de 1987. Vai fazer isso agora, para ver a reação da internet.

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 месяца назад

      ​@@jacquelinelima7327como pode a gente ter regredido e nos tornamos mais hipócritas em um espaço tão curto de tempo?! Muito louco. Passamos séculos para avançar e perdemos tudo em pouquíssimos anos.

  • @pedrogomes4491
    @pedrogomes4491 4 месяца назад +4

    Um bairro na cidade de Maricá, no RJ, ganhou o nome de Divineia, pois lá serviu de ambientação para as cenas na cidadezinha fictícia da trama.

  •  4 месяца назад +1

    Fiquei apaixonado por esta novela. Final excelente.

  • @cleuzaguilherminapereiranu9823
    @cleuzaguilherminapereiranu9823 4 месяца назад

    Fogo Sobre Terra também não me pegou porém vi todos os cap e acho maravilhoso ter disponível uma obra feita há 50 anos com atores tão maravilhosos em cena.
    Muito amor por Dina e Jardel ❤
    Que bom que você vai fazer um vídeo sobre O Espigão. Acabei de assistir e adorei a novela. Aguardando pra saber o que achou e poder comentar mais a repeito😅

  • @julianacamposvictor3755
    @julianacamposvictor3755 4 месяца назад

    Assisti também. Não mexeu comigo. Devo ter assistido qdo passou em 1974. Mas não me marcou. Nunca fui muito fã das novelas das 20h. Sempre me identifiquei mais com as novelas das 19h. Novelas mais leves. Com uma carga equilibrada entre humor e dramas leves. Também mais modernas. Sem vilões e mocinhos chatos...
    Queria que tivesse completa era o REBU porque na época, era quase crianca ainda, não entendia muito sobre o que era.
    E, eu fã da Bete Mendes.❤❤❤❤

  • @claraibarrazemeryflores6926
    @claraibarrazemeryflores6926 4 месяца назад +1

    Que bom que chegou a hora de falar de Fogo sobre terra. ❤❤❤❤

  • @marciofernando679
    @marciofernando679 4 месяца назад +3

    Uma pena que nao tem mais estas novelas completas minha avyi falava bastante dela junto de redenção a novela mais longa ja exibida

  • @thiagogaldino8909
    @thiagogaldino8909 4 месяца назад +1

    Amei o video Lufe só discordo da parte do Juca de oliveira kkk amo ele bjs lufe 😘

  • @WilderBarbasGrimião
    @WilderBarbasGrimião 4 месяца назад +3

    O próprio Dias já disse nos anos 70 ( em entrevista ao MEC ) e nos anos 90 ( em sua biografia) que Janete era exímia datilógrafa, e ele não. Assim ela o ajudava...

  • @emanuelmedeiros1535
    @emanuelmedeiros1535 4 месяца назад +1

    Sobre Uma rosa em minha mão, esse arranjo maravilhoso é obra do maestro Michel White, da Som Livre. A letra do Vinícius, para mim, é uma clara e total referência a O Pequeno Príncipe. Vejam que maravilha termos Vinícius de Morais poetizando Exúpery ❤
    Essa música deveria ser remasterizada e entrar no streaming. Só existe a versão do toquinho. Quem não tem RUclips premium não pode aproveitar, e nem postar nas redes sociais.
    Sobre a novela, é uma pena que rla tenha sido tão esquecida no churrasco esse tempo todo. Estamos vendo que talvez seja uma das melhores novelas ra Janete, tão boa quanto Pecado Capital. Acho que por isso ela ficou "magoada" por ter sido "rebaixada" para fazer Bravo!, logo depois

  • @alessandroprado1467
    @alessandroprado1467 4 месяца назад

    Dina Sfat virá em Selva de Pedra (versão compacta) e em O Astro e Seramandaia (íntegra) e em Eu Prometo (esta infelizmente no Projeto Fragmentos). E falta resolver o imbróglio de Gabriela!

  • @luizcavalcante4225
    @luizcavalcante4225 4 месяца назад +1

    Eu era muito criança quando Fogo Sobre Terra foi ao ar e as duas lembranças que eu tenho é de Regina Duarte que tinha uma cegueira psicológica e o seu tema musical.
    Contrariando opiniões e separando a artista de ideologias políticas, desde criança eu nutri um carinho e uma paixão por Regina muito grande. Acho até que foi apartir dela que me tornei um noveleiro.

    • @adamelfo6614
      @adamelfo6614 4 месяца назад

      Tive a honra de assistir na integra a novela Fogo Sobre Terra. Lembro-me perfeitamente da chamada de estreia. A Regina Duarte só aparece no primeiro capítulo em uma fotografia. No 16 capítulo ela chega em Divineia dirigido um Bugre branco em alta velocidade. Entrada triunfal de Bárbara, sua personagem. Outra cena ela sai em um avião e pula de paraquedas. Regina Duarte aos 27 anos tinha intensidade com rebeldia nessa novela. Infelizmente com o passar dos capítulo a personagem fica cega e sofrida. Achei muito estranho a mudança na ocasião. Porém o publico preferia a doce Regina fragil. Fogo mesmo! A novela estava até 1985 completa nos arquivos. Infelizmente descartaram toda a obra. Só deixaram 6 capítulos. Lamentável...

  • @VitroladoHabib
    @VitroladoHabib 4 месяца назад +2

    Salve Lufinho! E por falar em Duas Vidas, ela e Fogo sobre terra, também teve a perseguição da censura, ali no canho da Janete, só não sabemos se ela rasgou 12 capítulos em Duas Vidas pra linkar mais ainda com fogo ou escrever uma carta pra censura pra linkar com duas Vidas mais ainda !!!

  • @aldojosecorreajunior8467
    @aldojosecorreajunior8467 4 месяца назад

    Lufe, a Dina Sfat está em Eu Prometo (da Janete Clair); aguardemos se virá no streaming...

  • @DiogoMatheus-pj8bx
    @DiogoMatheus-pj8bx 4 месяца назад +2

    Forte a cena da morte da Nara

    • @LucasFranceSol
      @LucasFranceSol 4 месяца назад

      Olha só! Sussurros do Coração, meu filme favorito do Studio Ghibli

  • @mayconjohnatan7472
    @mayconjohnatan7472 4 месяца назад

    Gostei muito. Achei das melhores

  • @teatrodebonekinhas
    @teatrodebonekinhas 4 месяца назад

    E hoje em dia,o Toquinho...como pode,né? A gente nào para de se surpreender.

    • @dougcarvhtr
      @dougcarvhtr 4 месяца назад

      Hoje o q? O Toquinho é genio ....

  • @deboragomes8369
    @deboragomes8369 4 месяца назад +1

    Será mesmo que Janete e Dias nunca escreveram em dupla? Olha, tenho as minhas dúvidas... Em Pecado Capital, a sensação que eu tenho é que todo o drama de Salviano e sua família foi escrito por Janete, mas a parte do subúrbio parece ter, pelo menos, uma colaboração do Dias Gomes.
    Sobre Duas Vidas, me parece que essa novela dialoga diretamente com Sinal de Alerta, até mais que com O Espigão.
    Também não me encantei muito com esses fragmentos de Fogo sobre Terra, a não ser pelo capítulo final. Muito bem sacado o final de Nara, a indígena: com inundação da cidade, toda a população que descendia de colonos vai embora. A única que resiste a destruição de Divinéia é a indígena. A relação dos indígenas com o território não é de propriedade, mas é algo orgânico; os povos originários se percebem como parte do território, não são seus donos. Essa sacada da Janete é brilhante e mostra o quanto esses artistas e intelectuais estão conscientes disso já naquela época.
    Aguardando as tuas críticas sobre O Espigão, Lufe. Eu estou surpresa com a qualidade desta novela. E dá-lhe Pink Floyd na veia!

  •  4 месяца назад +1

    Viu que temos Fragmentos do programa Ra-Tim-Bum? Colocaram 20 episódio no app Cultura Play.

  • @mayconjhnsouza6691
    @mayconjhnsouza6691 3 месяца назад

    @lufe cadê o vídeo de Voltei pra você?

  • @LucasFranceSol
    @LucasFranceSol 4 месяца назад +1

    Lufe saber dizer em qual capítulo a personagem Bárbara (Regina Duarte) aparece pela primeira vez? Gabriela Duarte nasceu no dia 15/04/1974, relatos atestam que Regina voltou a trabalhar 45 dias depois. A essa altura Fogo Sobre Terra estava no ar a mais de 30 dias.

  • @jurandibento2816
    @jurandibento2816 4 месяца назад +6

    Os 6 cap. não dão tesão. Tive que me esforçar pra ver. Não falando mal da novela. Mas sim culpa dessa maldição brasileira de não guardar momentos históricos.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 4 месяца назад +2

      E de derrubar casas e prédios.

    • @jurandibento2816
      @jurandibento2816 4 месяца назад +1

      @@jacquelinelima7327 verdade. O Brasil não preza por nada que remeta a momentos históricos. Casas, prédios, ruas inteiras...nossa teledramaturgia não foi poupada. Por isso Fogo sobre terra é tão atual. Como sociedade não aprendemos nada. Absolutamente nada.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 4 месяца назад +2

      @@jurandibento2816 Na cidade do Rio de Janeiro, aterraram várias praias. Derrubaram o Morro do Castelo. Tinha prédios lindos. O Mourisco, em Botafogo, é um exemplo.

  • @Geraldo_67
    @Geraldo_67 4 месяца назад

    🔥🔥

  • @LucasFranceSol
    @LucasFranceSol 4 месяца назад +1

    Em casa Janete Clair e Dias Gomes trocavam figurinhas? Sim ou claro?

  • @atarizinho
    @atarizinho 2 месяца назад

    Faltam autores e tramas politizadas atialmente. Eu amo uma farofada tb, mad n da p emossora so servir fuzues e cara e coragem hj em dia

  • @rodrigobr2010
    @rodrigobr2010 4 месяца назад

    Dentro do estilo rural de Janete Clair em duas oportunidades, ainda prefiro Irmãos Coragem. Porque em Fogo sobre Terra, só gostei da Dina Sfat no papel de Chica Martins.

  • @brunoc6626
    @brunoc6626 4 месяца назад +1

    Lufe, será que a Globo tinha algo contra o Jardel Filho? Quase todas as novelas com ele só estão em Fragmentos: Fogo sobre terra, Coração Alado e Sol de Verão. Pelo que sei Memórias de amor também só tem fragmentos. O bem-amado deve ser a única novela com ele que está preservada inteira.

    • @michaelmoretz2348
      @michaelmoretz2348 4 месяца назад +2

      Provávelmente com ele só vem completa Olhai os Lírios do Campo e Brilhante em versão internacional.

    • @LucasFranceSol
      @LucasFranceSol 4 месяца назад

      ​@@michaelmoretz2348exato!

    • @LucasFranceSol
      @LucasFranceSol 4 месяца назад

      Por sorte da Dina teremos mais trabalhos: Selva de Pedra, Gabriela, Saramandaia, O Astro são novelas que virão no Projeto Resgate. Além disso temos também Eu Prometo (Projeto Fragmentos) e a Minissérie Rabo-de-Saia.

  • @LucasFranceSol
    @LucasFranceSol 4 месяца назад +1

    Realmente o casal Diogo e Chica é muito mais interessante que o casal chatinho Pedro e Bárbara.

  • @IranLima-cl3ty
    @IranLima-cl3ty 4 месяца назад +1

    Juca tá muito chato nessa novela. Gosto dele em as pupilas do senhor reitor e queridos amigos. Em o clone ele não chega a me chatear.
    Jardel Filho também tá chato nessa novela. Vi com ele O bem amado, sol de verão e fogo, e achei que ele tava no mesmo tom rabugento nas 3.

    • @julianacamposvictor3755
      @julianacamposvictor3755 4 месяца назад

      Concordo plenamente com vc.
      Parece estar sempre representando o mesmo personagem.

  • @LucasFranceSol
    @LucasFranceSol 4 месяца назад

    Que feio Lufe, me deu spoiler de novelas de 50 atrás. Uma época que eu nem sonhava nascer (minha mãe tinha três anos em 74) kkkk

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 4 месяца назад +1

      Rapaz, meus pais já estavam com dezoito anos. Como as pessoas se casavam e tinham filhos cedo, dez anos depois, eu estava nascendo, no quarto capítulo da novela Corpo A Corpo.

    • @LucasFranceSol
      @LucasFranceSol 4 месяца назад

      @@jacquelinelima7327 nasci em 04/04/1994 sete dias antes da estreia da atemporal novela A Viagem. Inclusive me chamo Lucas, o nome do protagonista da novela Sonho Meu que estava no ar quando nasci.

    • @jacquelinelima7327
      @jacquelinelima7327 4 месяца назад +1

      @@LucasFranceSol Tinha nove anos. Iria fazer dez no fim do ano.

  • @klebermelosp8610
    @klebermelosp8610 4 месяца назад +1

    Ufa! Eu tb acho chato TODOS os personagens de Juca de Oliveira.

    • @LucasFranceSol
      @LucasFranceSol 4 месяца назад

      Gosto dele na série Queridos Amigos

  • @adamelfo6614
    @adamelfo6614 4 месяца назад

    Tive a honra de assistir na integra a novela Fogo Sobre Terra. Lembro-me perfeitamente da chamada de estreia. A Regina Duarte só aparece no primeiro capítulo em uma fotografia. No 16 capítulo ela chega em Divineia dirigido um Bugre branco em alta velocidade. Entrada triunfal de Bárbara, sua personagem. Outra cena ela sai em um avião e pula de paraquedas. Regina Duarte aos 27 anos tinha intensidade com rebeldia nessa novela. Infelizmente com o passar dos capítulo a personagem fica cega e sofrida. Achei muito estranho a mudança na ocasião. Porém o publico preferia a doce Regina fragil. Fogo mesmo! A novela estava até 1985 completa nos arquivos. Infelizmente descartaram toda a obra. Só deixaram 6 capítulos. Lamentável...