Meu amigo, que bela aula hein!!! Sou monzeiro, e não sabia disso ainda!!! Acontece tudo isso que vc falou, as vezes tenho que engatar primeira e dar um pequeno balanço no carro para engatar a ré sem forçar. Show hein!!!
Mas tem muita gente também que quer engatar a ré com o carro em movimento... Raramente tenho problema em engatar a ré. Mas aprendi uma dica com um colega de trabalho. Jogar na primeira antes de jogar a ré. Não arranha de jeito nenhum. Serve pra qualquer carro!!!
+Henrique Doidão no monza me acontece as vezes, mas como falei no video é normal isso acontecer em caixa sem sincronismo na re, uma hora nao vai bater os dentes. sim, tanto faz a marcha, é so pra tirar ela e tentar novamente casar o dentes. mas a primeira é melhor pq ta mais perto da re, isso nas caixa GM dessa familia de motores.
Rafaelo Damiani kkk eu descobri isso. Estava aprendendo a dirigir. Aí parava o carro, tirava o pé da embreagem, e engatava a ré. Fazia barulho. Então, resolvi engatar a primeira Antes, e já não fez barulho
Eu também faço isso, a Strada arranha um pouco, jogo uma terceira e entra sem nada de arranhar. Conforme a gnt acostuma nesse procedimento, não leva 1segundo pra executar.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO AJUDOU MUITO PARA EU PODER COMPRAR O KIT DE EMBREAGEM DO MEU CARRO O VENDEDOR PEDIU ESSA INFORMAÇÃO. FIQUE COM DEUS E CONTINUE COM SEUS MARAVILHOSOS E EXPLICADOS VIDEOS
Cara, seu vídeo é muito esclarecedor. Mecânico trocou a embreagem do meu astra e a Ré tá só pela misericórdia. As vezes preciso desligar o carro pra conseguir engatar a ré.
Meu amigo, vendi um gol 1.6 power 2010 que engatava só de pensar, comprei um focus 2013 37.000km motor sigma, ai veio o problema na ré, ia engatar e nada, raspava ou não entrava, pedi para desmontar o cambio e duas engrenagens estavam gastas na borda uma da ré e outra pequena, trocaram , deram um trato na embreagem, melhorou muito, mas tenho que ter um ritual de espera para engatar, já estava pensando em desistir do carro , não fiz porque o carro no todo é 10.Vou tentar me adaptar a questão graças a seu vídeo.Valeu
Boa tarde Rafaelo! Tenho um vectra CD 2009 2.2 16V manual. e a algumas semanas tive um problema com minha caixa de marcha, uma planetária da caixa de satélite quebrou furando a carcaça da caixa e vazando todo óleo, ou seja, a quinta parou de funcionar e a quarta começou a pular. Levei para fazer o serviço e quando peguei o carro senti que ele estava arrancando muito mas não dava o final desejado. Não tenho grande conhecimento mas para mim ele colocou engrenagem errada. Levei novamente pra ele e o mesmo me falou que estava tudo certo, todas as engrenagens eram idênticas a minha antiga caixa. Não satisfeito mostrei pra ele um video que fiz antes do problema, onde meu carro estava a 140 km e o giro do motor em 2.500 RPM, chegava de quarta marcha a 150 km para depois engatar a quinta chegando até a 245 km por hora sem forçar muito o motor, e hoje chego a 160 com o giro a 5000RPM e o motor parece que vai explodir. Bom, o que eu gostaria de saber é se vc por acaso tem a numeração da quantidade dos dentes das engrenagens, e da coroa e pinhão do meu carro, ou como posso fazer para conseguir o mesmo. Uma outra pergunta é: quando aumenta o numero de dentes das engrenagens 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5ª o que acontece? ela fica mais longa ou mais curta? Lhe peço por favor uma ajuda, pois já estou quase vendendo o carro por causa dessa merda que o mecânico fez. OBS: ele ainda falou que o problema deve ser embreagem patinando. Ora se o carro arranca em uma velocidade fora do normal chegando a cantar pneu a´te de segunda, como pode estar patinando embreagem? PROBLEMA isso. rsrssrr. Obrigado por ler esse texto enorme que parece mais uma redação. Espero seu retorno. Carlos Nista / Rio de Janeiro email: nistacarlos@gmail.com astralfilme@hotmail.com Abraços.
oi amigo. Dou um dica para todos os câmbios mecânicos, com o carro parado e embreagem acionada, engate a segunda marcha e depois engate a ré, isso irá brecar a rotação dos eixos primário e secundário e a ré não fará aquele ruído dos dentes raspando. valeu. gostei da explicação.
Parabéns cara pelas aulas. Ótimo compartilhar seus conhecimentos pois você exercita seu saber... Um amigo está com um Gol G4 1.0 Trend e a quarta marcha só entra com um tombo, ou seja: puxar a alavanca do câmbio com força e mesmo assim segundo ele a maioria das vezes arranha e não entra quando o carro está em movimento. Já quando o carro está parado engrena normalmente. Agradeço e já me inscrevi no seu canal, abraço!
Valeu Rafaelo bela explicação, já tinha me acontecido essa de não conseguir engatar a ré e ai engatar a primeira e andar um pouquinho e ai conseguir engatar a ré, só que eu fazia isso mas não tinha consciência do porque da ré engatar após esse movimento para frente. Rafaelo tenho um astra 2007/2008 e a embreagem está meio em cima e essa semana a minha esposa foi sair com ele em uma rua meio aclive, e como está acostumada com o carro dela que tem a embreagem mais baixa deu uma queimada na embreagem do meu astra dando um cheiro muito forte e ai quando ela soltou toda a embreagem o carro não arrancou; Ai eu peguei desengatei e engatei de novo e arrancou só que o cheiro forte continuou, ai na parte da tarde levei no mecânico que testou com o freio de mão puxado e o carro patinou as rodas e ai ele disse que a embreagem já está meio gasta mas dá para andar um pouco ainda que ela não patina. e que o carro não tinha arrancado porque minha esposa acelerou o carro em meia embreagem e deu uma queimada, mas a noite após dar uma volta de carro de uns 3 km na manha sem forçar quando cheguei em casa senti novamente cheiro de embreagem queimada. Só que vou fazer uma viagem de mais de 1000 km ida e volta para levar meu filho a um médico e tenho medo de ficar empenhado, ai não sei se deixo assim ou troco. E outra estou pensando em comprar o kit pela internet que é mais em conta e gostaria de saber se o astra desse ano usa a f 17 . E se pode indicar uma marca entre a da GM, LUk ou SACHS. Desculpe pelo longo texto. Um abraço.
+joao da silva ola obrigado, realmente quando na sabemos parece que esta estragado mas é normal desses cambio fazer isso. pode ser que esteja no fim o conjunto, esse sistema tem compensador entao ele pode mudar de altura sozinho. tenta ver senao é ar na linha de freio pq esse sistema é hidraulico, nao possui regulagem. depende, sairam f17 e f22 entao teria que saber pra que lado tu poem a re? do lado da primeira? sim, é a f17. as 3 marca pode confiar. certamente teu carro nao ta desengatando completamente o plato e ta queimando disco. tente nao andar assim pode super aquecer o sistema.
Olá Rafaelo, boa noite, em primeiro lugar quero de dar os parabéns, pois em matéria de Caixa GM, pode-se dizer que vc é um excelente mecânico nessa especialidade. Sou proprietário de um Vectra 2010/2011 flex Elegance 08 válvulas câmbio manual com a ré para tráz com originais 300.000 Km, pois, realizo transporte individual de passageiros. A caixa começou com aproximadamente com 275.000 Km, apresentar problema quando eu passava a terceira para quarta marcha, mesmo pisando na embreagem, aranhava o sincronismo da marcha e quando reduzia da quinta para a quarta eu estava achando que poderia ser nivel de óleo baixo, fui na loja de óleo, e foi constatei que estava precisando completar 500 ml, que eu fiz com Ipiranga 256, ou que já era a troca do Kit de embreagem. Mais precisamente com 299.650 Km a terceira para a quarta também apresentou o mesmo problema e o mecânico, aqui no RJ comentou que poderia ser anel sincronizador, mas custei achar um mecânico, que tivesse experiência com a caixa do meu carro. Hoje 21/10/15 deixei a caixa em Nova Iguaçu, e ele falou que iria abri-lá e me informar. O que você acha, de acordo, com os fatos apresentados o que possivelmente possa ter apresentado este problema na caixa? Há, detalhe o disco e Platôr, estão em bom estado de uso mais o colar está com folga.
+Claudio De Rose Silveira obrigado Claudio, esse teu cambio é o F22 com re sincronizada. otimo cambio, pode ser o nivel do oleo sim, sempre se deve olhar ou trocar o oleo a cada 50000km, nao vai atras do manual. pode ter gasto devido a nao troca do oleo que deveria ter feito, o manual ta bem errado levando o pessoal a ter essas atitudes. infelizmente a montadora quer que estrague e tu vai la compre outro. NUNCA deixe de olhar o nivel da caixa e trocar o oleo ate pq é barato. 80,00 trocou o oleo... pode ser sim, ja que sao marchas bem usadas,
Rafaelo deixo meu like e agradeço cara. Finalmente eu consegui, graças a seu vídeo, entender e ver que é o mais importante como o câmbio consegue reverter a direção que o carro anda.
Ótima explicação. Eu sempre achei que era algum defeito do meu vectra ou força excessiva para passar a marcha. Uma dica lá do clube do vectra: engatar a primeira e depois a ré que não arranha.
A dica é sempre engatar rapidamente a primeira e so depois colocar a re porque assim movimenta o eixo primario e facilita a entrada da engrenagem nao sincronizada
Cara, sanou minha dúvida... Tenho um Uno Vivace 1.0 2013 e as vezes ele não engata... As vezes tem que engatar a primeira e dar uma andadinha pra frente pra conseguir então engatar a ré, quando não, ocorre o caso de raspar engatando a mesma... Sendo problema na embreagem, o a caixa de cambio do Uno sendo como a da GM, agora entendi bem como funciona... E ja tenho uma noção do que seja, pra poder procurar um mecânico especialista que entenda do assunto.... Ótimo vídeo, ótima explicçao!!! Já ganhou um joinha.... Parabéns!!! Muito Bom!
na verdade os princípios são os mesmos;se a engrenagem nao parar ,a marcha vai arranhar,e é pra isso que serve os sincronizadores(para freiar a engrenagem para que a outra acople) e no caso da ré sem sincronizador nao é diferente;se o eixo nao tiver parado completamente,vai arranhar.tenho um astra e convivo com isso.qdo bate dente com dente tambem nao engata.parabens pelo video.
cara tenho um uno 93,a 3 arranhava toda vez troquei a embreagem e parou ,agora entra tudo lisinho ,vendo o video entendi o porque,parabens pelas explicaçoes e pelo video
Por isso que as vezes tenho que soltar levemente a embreagem do meu Palio para engatar. O primário é levemente reposicionado!!! Valeu, bom vídeo.Tem algum vídeo que explique pq a terceira da FIAT começa a enroscar com o tempo? Vi algo sobre o desgaste dos dentes do sincronizador com o tempo.
Rafael Damiani To com um onix 0km, as vezes algumas marchas não engatam, simplçesmente trava a palanca. Tenho que voltar o cambio pro centro e tentar engatar novamente. Não tem marcha certa, acontece em todas. A principio a embreagem parece ok, tanto que a maioria das vezes engata sem problema, mas é frequente travar.
+Vinícius Appel nossa carro novo dando problema é dificil viu... tenta ver se tem ar na linha hidraulica, geralmente é quando trocam o fluido de freio ja que é hidraulico. eu começaria por isso pq ele sendo novo é a unica coisa que pode ser...
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, tirou minha dúvida, comprei um Classic 2009/2010 a um ano e achei que fosse problema na caixa, tem que ter muita paciência para engatar a ré.
Valesca Menezes denada Valesca, sim, precisa ter paciência, nao sei se é teu primeiro GM, mas se acostuma com isso. é uma característica ate normal acontecer de vez em quando.
Esse lance de ter q engatar a 1ª dar uma leva andadinha pra depois engatar a ré, direto eu tinha q fazer no meu palio 1.4 2006... sem saber o real motivo e a explicação cientifica disso, agora já sei, mas imaginei q fosse alguma engrenagem q nao tava encaixando na hora q engatava a ré, aí imaginei q andando um pouco pra frente ela se posicionaria corretamente. Sem saber fiz o certo aheuaheuhaueha Muito bom seu video!
Eu tenho corsa 1997 super 1.0 Hatch, foi trocado embreagem (KIT Completo) LUK, Trambulador,e mesmo reclamando para o mecânico ele diz que é assim mesmo com a mecanica GM. Meu problema é que Às vezes para engatar RÉ, tem que deixar o carro ir um pouco à frente ou voltar para que consiga engatar a RÉ. Outro problema constante ainda é quando vai engatar a 1ª marcha. há momentos que entra suave e em outros só na base da força. Já foi tentado diversas vezes regular a embreagem mas mesmo assim ainda continua o problema. Já desanimei. Minha esposa nem quer dirigir mais o carro. Pela idade do carro mantenho sempre a manutenção em dia, super conservado. E, vendo o video até entendi o funcionamento dos problemas apresentado, o unico problema é que nenhum mecanico resolveu...
o cambio do teu corsa é o F15, no caso a explicaçao é a mesma. realmente a tecnica é sempre a mesma, fazer se mover os dentes ate encaixar justamente pela falta do sincronizador na Ré. isso é comum nos carros GM que usam esse cambio familia GM. so nao acontece nos cambios GETRAG que tem Ré sincronizada. 1° e Ré sao proximas do seletor, ja tentaram regular o trambulador? pra saber se é movimento de arvore, coloquem o carro no elevador e pisa na embreagem, a roda nao deve se mexer, se ela se mexer nao ta freando o eixo. dae pode ser regulagem da embreagem, volante sujo, normal nao é toda vez acontecer isso. 1x que outra é normal dos GM
Rafaelo Damiani Obrigado pela resposta. Tenho certeza que o problema está sim na embreagem. Foi só trocar a embreagem começou os problemas. Uma delas é pedal que antes era molinho (nem parecia que era por cabo, parecia hidraulica) e, depois que trocou a embreagem o pedal ficou duro, mesmo com a troca do cabo de embreagem GM. Aí começou o problema de engates, a 1ª um sufoco e a ré como comentei anteriormente se não entrar temos que deixar o carro mover ou para frente ou para trás aí entra a Ré normal. Foi trocado o trambulador. Faz 5 anos que tenho esse corsa. Tenha um bom dia, obrigado pela atenção
sim, o problema é ali mesmo. nao é da caixa. sobre o pedal mole antes e agora com mais carga, é pq antes o plato tava gasto sem carga nas molas e agora com tudo novo é normal ficar mais duro pra apertar o pedal, note que ao voltar o pedal ele volta com mais força. nisso ta certo, faça o acerto no tensor do cabo da embreagem e regulagem do trambulador que vai funcionar, problema é mecânico hj em dia. só tem mais ratao
Parabéns pela didática e por passar seus conhecimentos técnicos! Humildade e empatia são virtudes em extinção... gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta em relação a engrenagem da ré que fica no eixo secundário: os dentes internos desgastam muito devido a usar a segunda e primeira? Grato
Boa Rafaelo! Quando dirijo carro manual nem tento engatar a ré direto. Dependendo do carro, meto uma primeira ou uma segunda ou uma quarta marcha antes de engatar a ré. Sempre fiz assim, penso que evita um desgaste prematuro. Abraço!
vlw pessoal, pois é Eduardo, tem carro que tem re sincronizada tu pode por a rpm que for que ela vai entrar. quer um exemplo mais proximo? caixa GETRAG F23 que saiu no vectra/astra essa caixa é PQP de boa. suporta mais que 25kg de torque, tem re sincronizada com a 5°(é no mesmo eixo), é robusta, caixa pra motor mesmo. se entra-se no monza sem adaptaçao ja tava com ela hehehe. eu no tempo que dirigia o monza, quando nao queria entrar, sempre puxei devargazinho pra sentir se iria arranhar, nunca puxei com força pq dae detona mesmo pode quebrar os dente que sao temperado ao extremo. qualquer coisa quebra.
Para não "arranhar" a ré nesses cambios GM basta pisar na embreagem e esperar uns 3 segundos antes de engatar a ré. Assim, dá tempo do eixo primário parar de girar, e engata suave.
Poxa, legal rafaelo.. muito boa sua explicação. agora entendi o motivo da re enroscar as vezes. kkk a engrenagem nao roda junto igual as outras. ahaha E PArabéns pela caixa.. novinha mesmo, bem qe vc disse!
Muito bom vídeo, tenho uma Meriva meu plobema e o seguinte guando em gato a re e vou fazer saída, nossa só trepidação, já troquei o quite de embreagem tudo original gm atuador da embreagem atuador de pedal a única coisa que meu mecânico me convenceu foi que não precisava trocar o volante ele mandou pra dar um passe, gostaria de saber será que meu câmbio está com problemas des de já grato pela atenção
pra colocar certo é só levantar a alavanca, jogar como fosse colocar a ré esperando um pouco e dps engatar.. se sair engatando de uma vez vai arranhar..
Tenho um kadett 92..um dos pontos positivos q eu acho nele e justamente a caixa, a alavanca tem engates curtos e precisos...nunca deu problemas em 7 anos de uso,meu irmão teve um monza durante 10 anos..nenhum problema na caixa,tenho amigo mecânico nos serviços dele com caixa..essa e uma das que menos aparece pra manutenção....realmente a ré, tem horas q não engada..parece q um pinhão bate no outro e não se encaixa, mas isso não acontece sempre...basta movimentar o carro um pouco volta ao normal, nem incomoda.. sou leigo no assunto, mas sincronismo é válido mas para engate em movimento...engatar a ré com carro em movimento não tem muita lógica, sei lá kk
carro que nao tem sincronizador em ré sao de baixo custo ou antigos. justamente por tu ter que destravar o engate da ré é pela falta dele. o sincronismo nao foi inventado pra colocar re em movimento e sim facilitar sua acoplagem. o omega tem e nunca arranha ou nao engata a re ao tentar acionar. fora que todo carro hoje ja tem. a caracteristica de colocar a re em movimento é exclusividade do sincronizador que permite isso, se o carro nao tiver trava pode ser perigoso, mas 99% deles tem o dispositivo anti ratiada. abs
Olá Rafaelo, muito esclarecedor seu vídeo! Tenho um palio fire 2003 e ele tá arranhando demais quando engato a ré. Da 2 marcha em diante ele ta com dificuldade pra encaixar. Vc acha que pode ser algo na embreagem, ou no anel sincronizador? Dê sua opinião por favor! grato.
um jeito mais fácil de engatar a ré quando o carro estiver parado e ela não entrar é soltar bem devagar a embreagem enquanto força o cambio lentamente no sentido da ré, conforme você vai soltando lentamente a embreagem, a engrenagem se mexe e a ré que não é sincronizada sincroniza e engata sem arranhar o cambio.... não precisando engatar primeira e ir pra frente, pelo menos no meu uno sempre deu certo..
+Yuri Maeda eu fazia no monza as vezes esse procedimento, tb funciona. alias eu praticamente fazia somente esse acho mais pratico controlar a velocidade da embreagem.
Legal seu vídeo e vou abusar da sua paciência e perguntar-lhe uma coisa: Tenho um Fiat Tipo 95 que apresentou defeito na caixa de marchas, de vez em quando fazia um barulho na caixa e dava umas travadinhas nas rodas e soltava rapidamente. Comprei outra caixa de um colega que funcionou legal por umas duas semanas e só estava arranhando a terceira. Agora, a segunda não fixa, escapa sempre e a primeira deu de ficar no lugar, você pucha a alavanca de marchas mas a engrenagem da primeira fica no lugar e se encaixar outra marcha o motor trava. Eu volto com a alavanca na direção da primeira e forço um pouco e sente-se um torque e a engrenagem solta e funciona normal. Eu fiz um teste engatando a primeira, piso no freio, vou soltando a embreagem até o carro começar a querer andar e aí eu puxo a alavanca e acontece que a alavanca vem e a engrenagem fica. Será que o parafuso do garfo está frouxo?
Tenho um Corsa B 2010 que usa câmbio dessa família e sem tive um incomodo muito grande com essa barulho da ré, peguei uma dica de um amigo sobre o engate dela. sempre que uso a ré engato a primeira marcha, volto pro neutro e em seguida engato a ré. Assim não acontece aquele barulho da marcha entrando forçado
Rafaelo boa tarde excelente vídeo olha como vi vc sabe muito dos câmbios da GM olha tenho um monza com cambio f 16 ele ta com folga no diferencial desmontei verifiquei tudo nao vi na de errado planetárias eixo das planetárias tudo bom so que tem a folga nos dois semi eixos na saida do cambio a porca para se tirar esta folga ja ta no limite agora eu gostaria de saber se são os rolamentos aparentemente estão bons toda hora que vou arrancar com ele ele da um tranquinho como se vc calço de motor mais são todos novos
ola, obrigado. o problema geralmente é pelo pino folgado, ou seja gasto. conheço um amigo que teve esse problema e tem o mesmo sintoma que o teu. as vezes pode ser o pino, pode ser o alojamento, ou ate mesmo os rolamento de encosto. nao tenho como fazer uma analise correta a distancia.
vc pode me dizer por favor se devo apertar muito as porcas que seguram a 5 macha do uno 89/90 ou o eixo tem que ser rodado facilmente com a mao com o disco de embreagem? desde ja agradeco pela ajuda...
faça uma revisão no trambulador, acredito que teu cambio seja o F17 igual do video sem sincronizador de re. depois troca de oleo da caixa e veja por onde vaza, geralmente é no retentor de ponta de eixo. é normal nesse cambio as vezes engatar com ruido. uma coisa não justifica a outra.
@@rafaelocd opa sim e o F 17 mesmo, então viajei com ele com trocando todas as marchas de boa, daí a ré fica estalando quando engata e anda, as demais não faz o barulho. Vou pedir pro pessoal conferir.obrigado
Ótimo video ... gostaria de perguntar o seguinte ... minha marcha ré estava engatando com normalidade até certo dia atrás fazenfo é claro aquele cuidado e de vez em quando engatando a primeira para depois engatar a ré ... porém após a troca do disco de embreagem a ré começou a ter muita dificuldade de engatar e quando se faz o movimento dá pra perceber que ela está tentando engatar com um dos eixos em movimento (outra engrenagem) ... como resolver isto se nem engatando a primeira ou a segunda tem dado certo e só engata forçando contra este movimento, tem alguma regulagem que se possa fazer ou terei que abriri o cambio ou a parte da embreagem ... meu carro é um Classic Spirit 2008?
tati n reduza sua marcha pra 1, ela so serve pra vc sai e depois com o carro em movimento vc esquece q tem 1. caso se fosse um veiculo pesado ou grande. eu particular mente não reduzo.
7 лет назад
Motor transversal caixa de marcha pode ficar lado direito e lado esquerdo motor longitudinal caixa de marcha fica entre motorista e passageiro?
As marchas do meu escort 92 CHT, so mudam com alivio quando eu troco engatando em uma marcha reduzida, por exemplo: Vou sair com o carro, see tentar colocar direto na primeira vou encontrar muita dificultade, pois fica pesado! Mas se eu coloco na segunda e mudo pra primeira sem tirar o pe da embreagem muda muito macio! Sera que é problema no trambulador? A re so consigo mudar sem arranhar se eu levar bem pro canto direito!
Muito bom o video amigo. Queria saber como funcionava a transmissão de um carro, eu sei que esse video não fala diretamente como funciona mas já me deu uma base só de você trocar de marcha naquela parte do video e tambem já aprendi a lidar com esse problema de engatar a ré kkkk ( Obs: meu sonho é ser um otimo mecânico daqui a alguns anos, por isso que estou a procura de conhecimento.)
Quando nao entra a ré comigo,eu nao dou uma ida pra frante nao,seguro o cambio para o encaminhamento da mesma e vou soltando o pedal de embreagem davagar...como nos carros a diesel!!!!
ola amigo gostei muito do seu vídeo. eue stou com um problema no meu omega 4.1, onde naoconsigo engatar a ré nem a 5ª marcha. saberia me dar uma ajuda e dizer se a minha caixa é que esta com problema? as demais marchas engatam tranquilamente. obrigado
Amigão me tira uma duvida quanto a ré, vamos dizer que o motor gira em um sentido assim como as polias do do virabrequim, comando de válvulas e ar-condicionado e polia do motor da direção hidráulica e bomba de água e óleo , a duvida é se estão todas rodando em um sentido quando eu engato a ré todas elas giram ao contrario ?? todas as correias tanto a dentado , como poli v e etc todas quando da a ré todas elas se movem em outro sentido ??? Me explique fiquei na duvida
certamente esta desajustado o trambulador. ou por desgaste das peças ou por falta de ajuste mesmo. manda verificar o estado da peça em geral, e regular ele pra engatar a primeira e a re certinho.
cara gostei muito ,tenho um Citroen c3 2011 com 56.000 rodado ,todas as marchas entram de boa inclusive a marcha re ,uma vez ou outra ao engatar a re e quanto eu tiro pé faz o barulho raspando ,e percebi que só pisando fundo engata tranquilo ,ate me disseram que poderia se embreagem mas a mesma não esta dura nem ruim pra engatar as demais ,sera que o c3 não tem re sincronizada ,abraços o obrigado pelo vídeo
Rafael . seguinte. minha taunner estava com os rolamentos da caixa de cambio roncando. abri troquei os rolamentos. etc montei. e aconteceu o seguinte: entra 1,2,3,4 normal quinta aranha ea re fica rodando com a marcha engatada so que nao sai do lugar
porque tem carros que engata a primeira marcha em movimento numa boa exemplo de terceira passar para primeira sem parar totalmente e tem carros que não entra...
Qual a caixa de câmbio do teu Monza hatch? Eu vi o servo freio e o cilindro mestre.. são do GM astra? Eu uso no meu hatch a f18 e os freios do Vectra discos dianteiros e traseiros, qual seria o servo freio e cilindro mestre indicados ? Grande abraço!
Excelente vídeo amigo, agora faz um sobre tranbulador..."sintomas de trambulador estragado...quais marcas mais dao problema e claro. A solucao ne?! Vou me inscrever no canal e aguardar a notificacao deste video. 👍Abraço.
Olá! Tenho um Chevette 1990 com câmbio de 5 marchas. Estou com um problema na ré. Com o carro frio ainda a marcha ré engata normal, mas, quando já andei e esquentou, a ré não engata de jeito nenhum. Só volta a engatar normalmente quando o carro fica parado por horas e esfria tudo. Não sei o que fazer. Pode me orientar, por favor? Obrigado.
Porquê o câmbio eaton over driver da gm silverado dá tanto problema na quinta marcha e ré? eu tenho uma GMC 3500 HD e ela engata a quinta marcha mas fica neutra e a ré escapa muito.
Colega tenho um Fiesta 2010 e a primeira marcha está enroscando para sair, com o carro frio. Consigo engatar a primeira mas qdo vou trocar para a segunda, ele não deixa sair da primeira, tenho que forçar para sair. Já abriram o cambio e não notaram nada de errado. Foi colocado óleo original e um novo cilindro auxiliar de embreagem. O que pode ser?
Excelente vídeo! Embreagem trocada na Dobló Adventure 2004 e começou a arranhar a marcha ré! Meu mecânico disse que realizou um pequeno ajuste (desbastando levemente o disco da embreagem, cuja espessura parecia maior que o normal e o problema foi resolvido. Isso procede? Exitem outras possibilidades de ajuste? Valeu pela aula!
Bom día. Vocé pode decirme si a Caixa F18WR39 sirve pra um Corsa 2009 1.4? Eu solo vou a utilizar nos engranajes da 5ta. Muito Obrigado. Meu caixa é uma F17.
Excelente explicação, Rafaelo. No meu Monza 89, caixa F16, a 1ª é dura para entrar com o carro em movimento, mas com ele parado (motor ligado ou desligado) entra normal. O que poderia ser?
vlw pessoal, luva sincronizadora parcialmente travada(gasta ou falta de lubrificaçao). se ela estiver preguiçosa a marcha nao entra e a cavala. na verdade o sincronizador nao deixa a luva(cubo entrar) dae nao vai acoplar. parado entra pq nao tem movimento. ela ja deve ta gasta e travando. ela é feita de bronze e bronze é um metal que adora prender nas coisa. se observar dentro do anel sincronizador tem canaletas(risco) justamente pra nao travar e passar o oleo. talvez o teu ja gastou a peça. pelo visto nao ta deixando entrar o cubo mesmo...
parceiro na rodovia se quebrar o cabo da embreagem da para andar sem o cabo ja consegui andar de segunda marcha em cidade mas na rodovia o cambio aceita 2 3 4 e 5 marcha sem danificar as engrenagens passar no tempo ate uma auto peças tenho prisma 2009 1.4
sim, é perfeitamente possivel desde que a velocidade da rotaça seja baixa senao nao entra. tu so colocou as marcha pq estava com a rotaçao baixa e baixa velocidade do carro.
Meu amigo, que bela aula hein!!! Sou monzeiro, e não sabia disso ainda!!! Acontece tudo isso que vc falou, as vezes tenho que engatar primeira e dar um pequeno balanço no carro para engatar a ré sem forçar. Show hein!!!
vlw amigo, pois é, problema de um cambio sem sincronismo na re acontece isso.
Mas tem muita gente também que quer engatar a ré com o carro em movimento...
Raramente tenho problema em engatar a ré.
Mas aprendi uma dica com um colega de trabalho. Jogar na primeira antes de jogar a ré. Não arranha de jeito nenhum. Serve pra qualquer carro!!!
+Henrique Doidão no monza me acontece as vezes, mas como falei no video é normal isso acontecer em caixa sem sincronismo na re, uma hora nao vai bater os dentes. sim, tanto faz a marcha, é so pra tirar ela e tentar novamente casar o dentes. mas a primeira é melhor pq ta mais perto da re, isso nas caixa GM dessa familia de motores.
Rafaelo Damiani interessante
Rafaelo Damiani kkk eu descobri isso. Estava aprendendo a dirigir. Aí parava o carro, tirava o pé da embreagem, e engatava a ré. Fazia barulho. Então, resolvi engatar a primeira Antes, e já não fez barulho
Eu também faço isso
Eu também faço isso, a Strada arranha um pouco, jogo uma terceira e entra sem nada de arranhar. Conforme a gnt acostuma nesse procedimento, não leva 1segundo pra executar.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO AJUDOU MUITO PARA EU PODER COMPRAR O KIT DE EMBREAGEM DO MEU CARRO O VENDEDOR PEDIU ESSA INFORMAÇÃO. FIQUE COM DEUS E CONTINUE COM SEUS MARAVILHOSOS E EXPLICADOS VIDEOS
legal a dica, muitas pessoas dirigem carros a muito tempo e nem imagina como funciona um câmbio, parabéns amigo
Cara, seu vídeo é muito esclarecedor. Mecânico trocou a embreagem do meu astra e a Ré tá só pela misericórdia. As vezes preciso desligar o carro pra conseguir engatar a ré.
Meu amigo, vendi um gol 1.6 power 2010 que engatava só de pensar, comprei um focus 2013 37.000km motor sigma, ai veio o problema na ré, ia engatar e nada, raspava ou não entrava, pedi para desmontar o cambio e duas engrenagens estavam gastas na borda uma da ré e outra pequena, trocaram , deram um trato na embreagem, melhorou muito, mas tenho que ter um ritual de espera para engatar, já estava pensando em desistir do carro , não fiz porque o carro no todo é 10.Vou tentar me adaptar a questão graças a seu vídeo.Valeu
Boa tarde Rafaelo!
Tenho um vectra CD 2009 2.2 16V manual. e a algumas semanas tive um problema com minha caixa de marcha, uma planetária da caixa de satélite quebrou furando a carcaça da caixa e vazando todo óleo, ou seja, a quinta parou de funcionar e a quarta começou a pular. Levei para fazer o serviço e quando peguei o carro senti que ele estava arrancando muito mas não dava o final desejado. Não tenho grande conhecimento mas para mim ele colocou engrenagem errada. Levei novamente pra ele e o mesmo me falou que estava tudo certo, todas as engrenagens eram idênticas a minha antiga caixa. Não satisfeito mostrei pra ele um video que fiz antes do problema, onde meu carro estava a 140 km e o giro do motor em 2.500 RPM, chegava de quarta marcha a 150 km para depois engatar a quinta chegando até a 245 km por hora sem forçar muito o motor, e hoje chego a 160 com o giro a 5000RPM e o motor parece que vai explodir.
Bom, o que eu gostaria de saber é se vc por acaso tem a numeração da quantidade dos dentes das engrenagens, e da coroa e pinhão do meu carro, ou como posso fazer para conseguir o mesmo. Uma outra pergunta é: quando aumenta o numero de dentes das engrenagens 1ª, 2ª, 3ª, 4º e 5ª o que acontece? ela fica mais longa ou mais curta?
Lhe peço por favor uma ajuda, pois já estou quase vendendo o carro por causa dessa merda que o mecânico fez.
OBS: ele ainda falou que o problema deve ser embreagem patinando. Ora se o carro arranca em uma velocidade fora do normal chegando a cantar pneu a´te de segunda, como pode estar patinando embreagem? PROBLEMA isso. rsrssrr.
Obrigado por ler esse texto enorme que parece mais uma redação.
Espero seu retorno.
Carlos Nista / Rio de Janeiro
email: nistacarlos@gmail.com astralfilme@hotmail.com
Abraços.
oi amigo. Dou um dica para todos os câmbios mecânicos, com o carro parado e embreagem acionada, engate a segunda marcha e depois engate a ré, isso irá brecar a rotação dos eixos primário e secundário e a ré não fará aquele ruído dos dentes raspando. valeu. gostei da explicação.
Parabéns cara pelas aulas. Ótimo compartilhar seus conhecimentos pois você exercita seu saber... Um amigo está com um Gol G4 1.0 Trend e a quarta marcha só entra com um tombo, ou seja: puxar a alavanca do câmbio com força e mesmo assim segundo ele a maioria das vezes arranha e não entra quando o carro está em movimento. Já quando o carro está parado engrena normalmente. Agradeço e já me inscrevi no seu canal, abraço!
agora eu entendi porque as vezes a ré do Vectra 97 não entra às vezes😕 boa explicação... valeu.
Parabéns meu amigo, excelente explicação, ótimo vídeo.
Valeu pela dica irmão... a ré do meu Gol g3 não queria entrar depois a ver seu vídeo estou dando uma atenção maior quando vou engatar a ré.
Valeu Rafaelo bela explicação, já tinha me acontecido essa de não conseguir engatar a ré e ai engatar a primeira e andar um pouquinho e ai conseguir engatar a ré, só que eu fazia isso mas não tinha consciência do porque da ré engatar após esse movimento para frente. Rafaelo tenho um astra 2007/2008 e a embreagem está meio em cima e essa semana a minha esposa foi sair com ele em uma rua meio aclive, e como está acostumada com o carro dela que tem a embreagem mais baixa deu uma queimada na embreagem do meu astra dando um cheiro muito forte e ai quando ela soltou toda a embreagem o carro não arrancou; Ai eu peguei desengatei e engatei de novo e arrancou só que o cheiro forte continuou, ai na parte da tarde levei no mecânico que testou com o freio de mão puxado e o carro patinou as rodas e ai ele disse que a embreagem já está meio gasta mas dá para andar um pouco ainda que ela não patina. e que o carro não tinha arrancado porque minha esposa acelerou o carro em meia embreagem e deu uma queimada, mas a noite após dar uma volta de carro de uns 3 km na manha sem forçar quando cheguei em casa senti novamente cheiro de embreagem queimada. Só que vou fazer uma viagem de mais de 1000 km ida e volta para levar meu filho a um médico e tenho medo de ficar empenhado, ai não sei se deixo assim ou troco. E outra estou pensando em comprar o kit pela internet que é mais em conta e gostaria de saber se o astra desse ano usa a f 17 . E se pode indicar uma marca entre a da GM, LUk ou SACHS. Desculpe pelo longo texto. Um abraço.
+joao da silva ola obrigado, realmente quando na sabemos parece que esta estragado mas é normal desses cambio fazer isso. pode ser que esteja no fim o conjunto, esse sistema tem compensador entao ele pode mudar de altura sozinho. tenta ver senao é ar na linha de freio pq esse sistema é hidraulico, nao possui regulagem. depende, sairam f17 e f22 entao teria que saber pra que lado tu poem a re? do lado da primeira? sim, é a f17.
as 3 marca pode confiar. certamente teu carro nao ta desengatando completamente o plato e ta queimando disco. tente nao andar assim pode super aquecer o sistema.
+Rafaelo Damiani Valeu obrigado
Olá Rafaelo, boa noite, em primeiro lugar quero de dar os parabéns, pois em matéria de Caixa GM, pode-se dizer que vc é um excelente mecânico nessa especialidade.
Sou proprietário de um Vectra 2010/2011 flex Elegance 08 válvulas câmbio manual com a ré para tráz com originais 300.000 Km, pois, realizo transporte individual de passageiros.
A caixa começou com aproximadamente com 275.000 Km, apresentar problema quando eu passava a terceira para quarta marcha, mesmo pisando na embreagem, aranhava o sincronismo da marcha e quando reduzia da quinta para a quarta eu estava achando que poderia ser nivel de óleo baixo, fui na loja de óleo, e foi constatei que estava precisando completar 500 ml, que eu fiz com Ipiranga 256, ou que já era a troca do Kit de embreagem.
Mais precisamente com 299.650 Km a terceira para a quarta também apresentou o mesmo problema e o mecânico, aqui no RJ comentou que poderia ser anel sincronizador, mas custei achar um mecânico, que tivesse experiência com a caixa do meu carro.
Hoje 21/10/15 deixei a caixa em Nova Iguaçu, e ele falou que iria abri-lá e me informar.
O que você acha, de acordo, com os fatos apresentados o que possivelmente possa ter apresentado este problema na caixa? Há, detalhe o disco e Platôr, estão em bom estado de uso mais o colar está com folga.
+Claudio De Rose Silveira obrigado Claudio, esse teu cambio é o F22 com re sincronizada. otimo cambio, pode ser o nivel do oleo sim, sempre se deve olhar ou trocar o oleo a cada 50000km, nao vai atras do manual. pode ter gasto devido a nao troca do oleo que deveria ter feito, o manual ta bem errado levando o pessoal a ter essas atitudes. infelizmente a montadora quer que estrague e tu vai la compre outro. NUNCA deixe de olhar o nivel da caixa e trocar o oleo ate pq é barato. 80,00 trocou o oleo...
pode ser sim, ja que sao marchas bem usadas,
Rafaelo deixo meu like e agradeço cara.
Finalmente eu consegui, graças a seu vídeo, entender e ver que é o mais importante como o câmbio consegue reverter a direção que o carro anda.
Ótima explicação. Eu sempre achei que era algum defeito do meu vectra ou força excessiva para passar a marcha. Uma dica lá do clube do vectra: engatar a primeira e depois a ré que não arranha.
exato sandro. ou faz ele andar um pouco com o pe na embreagem mesmo que ele engata depois.
A dica é sempre engatar rapidamente a primeira e so depois colocar a re porque assim movimenta o eixo primario e facilita a entrada da engrenagem nao sincronizada
Cara, sanou minha dúvida... Tenho um Uno Vivace 1.0 2013 e as vezes ele não engata... As vezes tem que engatar a primeira e dar uma andadinha pra frente pra conseguir então engatar a ré, quando não, ocorre o caso de raspar engatando a mesma...
Sendo problema na embreagem, o a caixa de cambio do Uno sendo como a da GM, agora entendi bem como funciona... E ja tenho uma noção do que seja, pra poder procurar um mecânico especialista que entenda do assunto.... Ótimo vídeo, ótima explicçao!!! Já ganhou um joinha.... Parabéns!!! Muito Bom!
na verdade os princípios são os mesmos;se a engrenagem nao parar ,a marcha vai arranhar,e é pra isso que serve os sincronizadores(para freiar a engrenagem para que a outra acople) e no caso da ré sem sincronizador nao é diferente;se o eixo nao tiver parado completamente,vai arranhar.tenho um astra e convivo com isso.qdo bate dente com dente tambem nao engata.parabens pelo video.
cara tenho um uno 93,a 3 arranhava toda vez troquei a embreagem e parou ,agora entra tudo lisinho ,vendo o video entendi o porque,parabens pelas explicaçoes e pelo video
muito bom e util a explicaçao sobre o funcionamento deste tipo de cambio e sobre os problemas que podem ocorrer.
Obrigado pela explicação e parabéns pela organização da sua oficina.....
Muito esclarecedor...
obrigado amigo
Por isso que as vezes tenho que soltar levemente a embreagem do meu Palio para engatar. O primário é levemente reposicionado!!! Valeu, bom vídeo.Tem algum vídeo que explique pq a terceira da FIAT começa a enroscar com o tempo? Vi algo sobre o desgaste dos dentes do sincronizador com o tempo.
Muito didático e informativo. Grato pelo vídeo!
Parabéns pelo vídeo, muito bom, através de sua explicação pude perceber que meu problema está relacionado com a embreagem obrigado.
vlw amigo, espero que os resolva.
Rafael Damiani
To com um onix 0km, as vezes algumas marchas não engatam, simplçesmente trava a palanca. Tenho que voltar o cambio pro centro e tentar engatar novamente. Não tem marcha certa, acontece em todas.
A principio a embreagem parece ok, tanto que a maioria das vezes engata sem problema, mas é frequente travar.
+Vinícius Appel nossa carro novo dando problema é dificil viu... tenta ver se tem ar na linha hidraulica, geralmente é quando trocam o fluido de freio ja que é hidraulico. eu começaria por isso pq ele sendo novo é a unica coisa que pode ser...
A lubrificação do polo classic 2001 da caixa de marcha ,vem da direçao hidraulica .E ela e um das q menos da problema por ser ressistente
Vivendo e aprendendo. Por isso q ela arranha sempre na hora de engatar!
Eu não podia perder uma aula dessas!!!
Inscrito no Canal e sempre acompanhando!
Abs
Cesinha - Fórum
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, tirou minha dúvida, comprei um Classic 2009/2010 a um ano e achei que fosse problema na caixa, tem que ter muita paciência para engatar a ré.
Valesca Menezes denada Valesca, sim, precisa ter paciência, nao sei se é teu primeiro GM, mas se acostuma com isso. é uma característica ate normal acontecer de vez em quando.
Esse lance de ter q engatar a 1ª dar uma leva andadinha pra depois engatar a ré, direto eu tinha q fazer no meu palio 1.4 2006... sem saber o real motivo e a explicação cientifica disso, agora já sei, mas imaginei q fosse alguma engrenagem q nao tava encaixando na hora q engatava a ré, aí imaginei q andando um pouco pra frente ela se posicionaria corretamente. Sem saber fiz o certo aheuaheuhaueha
Muito bom seu video!
grato Thiago, provavelmente esse Palio também tem re sem sincronização. pelo visto nao é um problema GM, e sim característica do projeto em si.
Eu tenho corsa 1997 super 1.0 Hatch, foi trocado embreagem (KIT Completo) LUK, Trambulador,e mesmo reclamando para o mecânico ele diz que é assim mesmo com a mecanica GM. Meu problema é que Às vezes para engatar RÉ, tem que deixar o carro ir um pouco à frente ou voltar para que consiga engatar a RÉ. Outro problema constante ainda é quando vai engatar a 1ª marcha. há momentos que entra suave e em outros só na base da força. Já foi tentado diversas vezes regular a embreagem mas mesmo assim ainda continua o problema. Já desanimei. Minha esposa nem quer dirigir mais o carro. Pela idade do carro mantenho sempre a manutenção em dia, super conservado. E, vendo o video até entendi o funcionamento dos problemas apresentado, o unico problema é que nenhum mecanico resolveu...
o cambio do teu corsa é o F15, no caso a explicaçao é a mesma. realmente a tecnica é sempre a mesma, fazer se mover os dentes ate encaixar justamente pela falta do sincronizador na Ré. isso é comum nos carros GM que usam esse cambio familia GM. so nao acontece nos cambios GETRAG que tem Ré sincronizada. 1° e Ré sao proximas do seletor, ja tentaram regular o trambulador? pra saber se é movimento de arvore, coloquem o carro no elevador e pisa na embreagem, a roda nao deve se mexer, se ela se mexer nao ta freando o eixo. dae pode ser regulagem da embreagem, volante sujo, normal nao é toda vez acontecer isso. 1x que outra é normal dos GM
Rafaelo Damiani Obrigado pela resposta. Tenho certeza que o problema está sim na embreagem. Foi só trocar a embreagem começou os problemas. Uma delas é pedal que antes era molinho (nem parecia que era por cabo, parecia hidraulica) e, depois que trocou a embreagem o pedal ficou duro, mesmo com a troca do cabo de embreagem GM. Aí começou o problema de engates, a 1ª um sufoco e a ré como comentei anteriormente se não entrar temos que deixar o carro mover ou para frente ou para trás aí entra a Ré normal. Foi trocado o trambulador. Faz 5 anos que tenho esse corsa. Tenha um bom dia, obrigado pela atenção
sim, o problema é ali mesmo. nao é da caixa. sobre o pedal mole antes e agora com mais carga, é pq antes o plato tava gasto sem carga nas molas e agora com tudo novo é normal ficar mais duro pra apertar o pedal, note que ao voltar o pedal ele volta com mais força. nisso ta certo, faça o acerto no tensor do cabo da embreagem e regulagem do trambulador que vai funcionar, problema é mecânico hj em dia. só tem mais ratao
Rafaelo Damiani Valeu pelas respostas... mesmo assim gosto da GM ...já tive dois carros da Ford mas Chevrolet está no meu conceito. Abraços
olha meu gol 2001 8 vavula não passa maicha né a re né a quinta
Parabéns pela didática e por passar seus conhecimentos técnicos! Humildade e empatia são virtudes em extinção... gostaria de aproveitar e fazer uma pergunta em relação a engrenagem da ré que fica no eixo secundário: os dentes internos desgastam muito devido a usar a segunda e primeira?
Grato
grato, acredito que nao amigo.
Boa Rafaelo!
Quando dirijo carro manual nem tento engatar a ré direto.
Dependendo do carro, meto uma primeira ou uma segunda ou uma quarta marcha antes de engatar a ré.
Sempre fiz assim, penso que evita um desgaste prematuro.
Abraço!
vlw pessoal,
pois é Eduardo, tem carro que tem re sincronizada tu pode por a rpm que for que ela vai entrar. quer um exemplo mais proximo? caixa GETRAG F23 que saiu no vectra/astra essa caixa é PQP de boa. suporta mais que 25kg de torque, tem re sincronizada com a 5°(é no mesmo eixo), é robusta, caixa pra motor mesmo. se entra-se no monza sem adaptaçao ja tava com ela hehehe. eu no tempo que dirigia o monza, quando nao queria entrar, sempre puxei devargazinho pra sentir se iria arranhar, nunca puxei com força pq dae detona mesmo pode quebrar os dente que sao temperado ao extremo. qualquer coisa quebra.
Rafaelo Damiani fala. Dê caixas que tem cicronizadores na ré obrigado saúde. E paz
Para não "arranhar" a ré nesses cambios GM basta pisar na embreagem e esperar uns 3 segundos antes de engatar a ré. Assim, dá tempo do eixo primário parar de girar, e engata suave.
Ufa, vendo seu videos fiquei mais tranquilo, tava pensando que era problema na caixa, muito bom video!
Parabéns pelo trabalho
Poxa, legal rafaelo.. muito boa sua explicação.
agora entendi o motivo da re enroscar as vezes. kkk
a engrenagem nao roda junto igual as outras. ahaha
E PArabéns pela caixa.. novinha mesmo, bem qe vc disse!
verdade, bem nova mesmo, vlw apena esperar a oportunidade. sim, ela nao roda pq foi feita pra entra parada. se o resto girar dae é problema.
a discriçao do funcionamento do sistema de embreagem quanto a provocar o arranhamento da re,foi feito ao contrario da real situaçao.
Excelente vídeo, parabéns!
Muito bom vídeo, tenho uma Meriva meu plobema e o seguinte guando em gato a re e vou fazer saída, nossa só trepidação, já troquei o quite de embreagem tudo original gm atuador da embreagem atuador de pedal a única coisa que meu mecânico me convenceu foi que não precisava trocar o volante ele mandou pra dar um passe, gostaria de saber será que meu câmbio está com problemas des de já grato pela atenção
pra colocar certo é só levantar a alavanca, jogar como fosse colocar a ré esperando um pouco e dps engatar.. se sair engatando de uma vez vai arranhar..
Muito bom o seu vídeo. Tenho um Astra e identifiquei certinho o detalhe do funcionamento da ré. Valeu!
Tenho um kadett 92..um dos pontos positivos q eu acho nele e justamente a caixa, a alavanca tem engates curtos e precisos...nunca deu problemas em 7 anos de uso,meu irmão teve um monza durante 10 anos..nenhum problema na caixa,tenho amigo mecânico nos serviços dele com caixa..essa e uma das que menos aparece pra manutenção....realmente a ré, tem horas q não engada..parece q um pinhão bate no outro e não se encaixa, mas isso não acontece sempre...basta movimentar o carro um pouco volta ao normal, nem incomoda.. sou leigo no assunto, mas sincronismo é válido mas para engate em movimento...engatar a ré com carro em movimento não tem muita lógica, sei lá kk
carro que nao tem sincronizador em ré sao de baixo custo ou antigos. justamente por tu ter que destravar o engate da ré é pela falta dele. o sincronismo nao foi inventado pra colocar re em movimento e sim facilitar sua acoplagem. o omega tem e nunca arranha ou nao engata a re ao tentar acionar. fora que todo carro hoje ja tem. a caracteristica de colocar a re em movimento é exclusividade do sincronizador que permite isso, se o carro nao tiver trava pode ser perigoso, mas 99% deles tem o dispositivo anti ratiada. abs
Olá Rafaelo, muito esclarecedor seu vídeo! Tenho um palio fire 2003 e ele tá arranhando demais quando engato a ré. Da 2 marcha em diante ele ta com dificuldade pra encaixar. Vc acha que pode ser algo na embreagem, ou no anel sincronizador? Dê sua opinião por favor! grato.
Parabéns pela explicação sempre achei que era mal de Chevrolet kkkkk
um jeito mais fácil de engatar a ré quando o carro estiver parado e ela não entrar é soltar bem devagar a embreagem enquanto força o cambio lentamente no sentido da ré, conforme você vai soltando lentamente a embreagem, a engrenagem se mexe e a ré que não é sincronizada sincroniza e engata sem arranhar o cambio.... não precisando engatar primeira e ir pra frente, pelo menos no meu uno sempre deu certo..
+Yuri Maeda eu fazia no monza as vezes esse procedimento, tb funciona. alias eu praticamente fazia somente esse acho mais pratico controlar a velocidade da embreagem.
Legal seu vídeo e vou abusar da sua paciência e perguntar-lhe uma coisa: Tenho um Fiat Tipo 95 que apresentou defeito na caixa de marchas, de vez em quando fazia um barulho na caixa e dava umas travadinhas nas rodas e soltava rapidamente. Comprei outra caixa de um colega que funcionou legal por umas duas semanas e só estava arranhando a terceira. Agora, a segunda não fixa, escapa sempre e a primeira deu de ficar no lugar, você pucha a alavanca de marchas mas a engrenagem da primeira fica no lugar e se encaixar outra marcha o motor trava. Eu volto com a alavanca na direção da primeira e forço um pouco e sente-se um torque e a engrenagem solta e funciona normal. Eu fiz um teste engatando a primeira, piso no freio, vou soltando a embreagem até o carro começar a querer andar e aí eu puxo a alavanca e acontece que a alavanca vem e a engrenagem fica. Será que o parafuso do garfo está frouxo?
Boa explicação mesmo. Realmente acontece comigo as vezes com meu Prisma.
O anel da primeira e segunda marcha do celta e o mesmo ou não
Tenho um Corsa B 2010 que usa câmbio dessa família e sem tive um incomodo muito grande com essa barulho da ré, peguei uma dica de um amigo sobre o engate dela. sempre que uso a ré engato a primeira marcha, volto pro neutro e em seguida engato a ré. Assim não acontece aquele barulho da marcha entrando forçado
Rafaelo boa tarde excelente vídeo olha como vi vc sabe muito dos câmbios da GM olha tenho um monza com cambio f 16 ele ta com folga no diferencial desmontei verifiquei tudo nao vi na de errado planetárias eixo das planetárias tudo bom so que tem a folga nos dois semi eixos na saida do cambio a porca para se tirar esta folga ja ta no limite agora eu gostaria de saber se são os rolamentos aparentemente estão bons toda hora que vou arrancar com ele ele da um tranquinho como se vc calço de motor mais são todos novos
ola, obrigado. o problema geralmente é pelo pino folgado, ou seja gasto. conheço um amigo que teve esse problema e tem o mesmo sintoma que o teu. as vezes pode ser o pino, pode ser o alojamento, ou ate mesmo os rolamento de encosto. nao tenho como fazer uma analise correta a distancia.
certo Rafaelo muito obrigado pela sua atenção só pode ser os rolamentos por que o pino e o alojamento estão ótimos
Show torou minha dúvida parabéns pelo vídeo
Omega, mesmo 4 cilindros, possui ré sincronizada.
Boa noite amigo faz um video explicando a diferencia entre f15,16,17,18,20
Dr.Macete,boa noite,estou com problema no câmbio da blezar 4x4 a mesma esta.escapando a 3 macha e a 5 macha,o que.faço.
CARA SHOW DE BOLA SEUS VIDEOS..PARABENS...ME DIZ UMA COISA A QUINTA MARCHA DO MEU MONZA 86 NÃO ENGATA O QUE PODE SER?
Vlw. Ajuste ou lubrificação ou desgaste. Geralmente é ajuste do trambulador
vc pode me dizer por favor se devo apertar muito as porcas que seguram a 5 macha do uno 89/90 ou o eixo tem que ser rodado facilmente com a mao com o disco de embreagem? desde ja agradeco pela ajuda...
Meu Vectra 2007 manual está com vazamento e estalando quando engata a Ré, as demais marchas estão boas. O que pode ser?
faça uma revisão no trambulador, acredito que teu cambio seja o F17 igual do video sem sincronizador de re. depois troca de oleo da caixa e veja por onde vaza, geralmente é no retentor de ponta de eixo. é normal nesse cambio as vezes engatar com ruido. uma coisa não justifica a outra.
@@rafaelocd opa sim e o F 17 mesmo, então viajei com ele com trocando todas as marchas de boa, daí a ré fica estalando quando engata e anda, as demais não faz o barulho. Vou pedir pro pessoal conferir.obrigado
qual a folga entre anel sincronizado e corpo de de engate , engrenagem dentada onde o anel reduz a velocidade da engrenagem
Muito bom cara, bem explicado, parabéns pelo vídeo :)
Cara do meu opala acontece direto só entra no tranco, alguma dica ?
Bela explicação, parabéns.
Talvez ajuste, senão não tem muito oque fazer.
Excelente vídeo Rafaelo! Parabéns!
vlw Luis
Ótimo video ... gostaria de perguntar o seguinte ... minha marcha ré estava engatando com normalidade até certo dia atrás fazenfo é claro aquele cuidado e de vez em quando engatando a primeira para depois engatar a ré ... porém após a troca do disco de embreagem a ré começou a ter muita dificuldade de engatar e quando se faz o movimento dá pra perceber que ela está tentando engatar com um dos eixos em movimento (outra engrenagem) ... como resolver isto se nem engatando a primeira ou a segunda tem dado certo e só engata forçando contra este movimento, tem alguma regulagem que se possa fazer ou terei que abriri o cambio ou a parte da embreagem ... meu carro é um Classic Spirit 2008?
manda ajustar o cabo da embreagem e trambulador. pode ser ajuste.
tati n reduza sua marcha pra 1, ela so serve pra vc sai e depois com o carro em movimento vc esquece q tem 1. caso se fosse um veiculo pesado ou grande. eu particular mente não reduzo.
Motor transversal caixa de marcha pode ficar lado direito e lado esquerdo motor longitudinal caixa de marcha fica entre motorista e passageiro?
As marchas do meu escort 92 CHT, so mudam com alivio quando eu troco engatando em uma marcha reduzida, por exemplo: Vou sair com o carro, see tentar colocar direto na primeira vou encontrar muita dificultade, pois fica pesado! Mas se eu coloco na segunda e mudo pra primeira sem tirar o pe da embreagem muda muito macio! Sera que é problema no trambulador? A re so consigo mudar sem arranhar se eu levar bem pro canto direito!
Muito bom o video amigo. Queria saber como funcionava a transmissão de um carro, eu sei que esse video não fala diretamente como funciona mas já me deu uma base só de você trocar de marcha naquela parte do video e tambem já aprendi a lidar com esse problema de engatar a ré kkkk ( Obs: meu sonho é ser um otimo mecânico daqui a alguns anos, por isso que estou a procura de conhecimento.)
Porque a caixa bate?
Porque a caixa fica cutucando qual e o problema caixa de Toyota tundra 2008?
Quando nao entra a ré comigo,eu nao dou uma ida pra frante nao,seguro o cambio para o encaminhamento da mesma e vou soltando o pedal de embreagem davagar...como nos carros a diesel!!!!
Sobre este vídeo poderia me esclarever alguma dúvida? por que a marcha ré nao entra(caixa GM F15/16/17/18/20)
ola amigo gostei muito do seu vídeo. eue stou com um problema no meu omega 4.1, onde naoconsigo engatar a ré nem a 5ª marcha. saberia me dar uma ajuda e dizer se a minha caixa é que esta com problema? as demais marchas engatam tranquilamente. obrigado
Amigão me tira uma duvida quanto a ré, vamos dizer que o motor gira em um sentido assim como as polias do do virabrequim, comando de válvulas e ar-condicionado e polia do motor da direção hidráulica e bomba de água e óleo , a duvida é se estão todas rodando em um sentido quando eu engato a ré todas elas giram ao contrario ?? todas as correias tanto a dentado , como poli v e etc todas quando da a ré todas elas se movem em outro sentido ??? Me explique fiquei na duvida
vc pode me explicar o passo a passo da montagem da caixa de cambio do corcel 2 4 marcha se possivel
A explicação está muito boa. A ré do meu astra 99 não engata de jeito nenhum, nem ligado nem parado de jeito nenhum.😔 Oq eu faço?
certamente esta desajustado o trambulador. ou por desgaste das peças ou por falta de ajuste mesmo. manda verificar o estado da peça em geral, e regular ele pra engatar a primeira e a re certinho.
@@rafaelocd poxa amigo obrigado pela atenção.👏👍. Eu já tentei engatar a ré na mão lá na frente, e também não entra. Ela não tem regulagem.
Obrigado aí essi eixo das carretas de marcha do Monza e u mesmo do corça 1.6
Tenho um Vectra ano 99 GLS 2.2 e a segunda marcha está com dificuldade de entrar. Creio que seja problema no anel sincronizador da segunda
cara gostei muito ,tenho um Citroen c3 2011 com 56.000 rodado ,todas as marchas entram de boa inclusive a marcha re ,uma vez ou outra ao engatar a re e quanto eu tiro pé faz o barulho raspando ,e percebi que só pisando fundo engata tranquilo ,ate me disseram que poderia se embreagem mas a mesma não esta dura nem ruim pra engatar as demais ,sera que o c3 não tem re sincronizada ,abraços o obrigado pelo vídeo
Rafael . seguinte. minha taunner estava com os rolamentos da caixa de cambio roncando. abri troquei os rolamentos. etc montei. e aconteceu o seguinte: entra 1,2,3,4 normal quinta aranha ea re fica rodando com a marcha engatada so que nao sai do lugar
Faz um video com a caixa 4 marchas do opala
Pelo que pude perceber o sincronizador ajuda então a ter uma vida útil maior dos dentes da engrenagem.
porque tem carros que engata a primeira marcha em movimento numa boa exemplo de terceira passar para primeira sem parar totalmente e tem carros que não entra...
ola eu tenho um celta como controlo o nivel da gasolina quantos pontinhos tenq ta marcando no painel para n queimar a boia
porque uma caixa vibra a 1ª arvore da marchas na tucson manual ou de outros carros?
Explicação clara e sem frescura.
Boa noite tem um monza 1.8 por favor quantos dentes tem a quinta marcha do cambio f16 por favor se vc souber
qual a diferença dos cambios do f15 ao f20?
Qual a caixa de câmbio do teu Monza hatch? Eu vi o servo freio e o cilindro mestre.. são do GM astra? Eu uso no meu hatch a f18 e os freios do Vectra discos dianteiros e traseiros, qual seria o servo freio e cilindro mestre indicados ? Grande abraço!
tenho um onix 2017 e tem esse problema de as vezes mesmo parado a re num entra ai tem q dar um toquinho pra frente dai engata de boa...
olá amigo poderia me explicar porquê a 5 marcha da S10 a diesel motor MWM ronca na 5 marcha coloca 4 para mas na 5 chia de montão ?
Excelente vídeo amigo, agora faz um sobre tranbulador..."sintomas de trambulador estragado...quais marcas mais dao problema e claro. A solucao ne?! Vou me inscrever no canal e aguardar a notificacao deste video. 👍Abraço.
Olá! Tenho um Chevette 1990 com câmbio de 5 marchas. Estou com um problema na ré. Com o carro frio ainda a marcha ré engata normal, mas, quando já andei e esquentou, a ré não engata de jeito nenhum. Só volta a engatar normalmente quando o carro fica parado por horas e esfria tudo. Não sei o que fazer. Pode me orientar, por favor? Obrigado.
Porquê o câmbio eaton over driver da gm silverado dá tanto problema na quinta marcha e ré?
eu tenho uma GMC 3500 HD e ela engata a quinta marcha mas fica neutra e a ré escapa muito.
Matou minha dúvida no Vectra B. Obrigado. Bora trocar embreagem
Tem problema com a ré amigo? As vezez a ré não entra no meu Vectra não é sempre mas as vezez acontece
Colega tenho um Fiesta 2010 e a primeira marcha está enroscando para sair, com o carro frio. Consigo engatar a primeira mas qdo vou trocar para a segunda, ele não deixa sair da primeira, tenho que forçar para sair. Já abriram o cambio e não notaram nada de errado. Foi colocado óleo original e um novo cilindro auxiliar de embreagem. O que pode ser?
Boa noite meu nome e paulo gostaria de saber se o cambio do astra automatico cabe no monza tubarao.
A segunda da minha blazer engata normal mas fica neutra e todas as outras marchas entram normal sabe me dizer o q pode ser antes de desmontar tudo???
Excelente vídeo! Embreagem trocada na Dobló Adventure 2004 e começou a arranhar a marcha ré! Meu mecânico disse que realizou um pequeno ajuste (desbastando levemente o disco da embreagem, cuja espessura parecia maior que o normal e o problema foi resolvido. Isso procede? Exitem outras possibilidades de ajuste? Valeu pela aula!
+TheTVUrbana obrigado, como nao conheço o carro em questao nao saberia de ajudar, mas provavelmente sim. tem ajuste...
+Rafaelo Damiani Dobló Adventure 2004 tem motor GM similar ao do Astra e cambio idêntico ao postado! Grato! Valeu!
Bom día. Vocé pode decirme si a Caixa F18WR39 sirve pra um Corsa 2009 1.4? Eu solo vou a utilizar nos engranajes da 5ta. Muito Obrigado.
Meu caixa é uma F17.
Excelente explicação, Rafaelo. No meu Monza 89, caixa F16, a 1ª é dura para entrar com o carro em movimento, mas com ele parado (motor ligado ou desligado) entra normal. O que poderia ser?
vlw pessoal,
luva sincronizadora parcialmente travada(gasta ou falta de lubrificaçao). se ela estiver preguiçosa a marcha nao entra e a cavala. na verdade o sincronizador nao deixa a luva(cubo entrar) dae nao vai acoplar. parado entra pq nao tem movimento. ela ja deve ta gasta e travando.
ela é feita de bronze e bronze é um metal que adora prender nas coisa. se observar dentro do anel sincronizador tem canaletas(risco) justamente pra nao travar e passar o oleo. talvez o teu ja gastou a peça. pelo visto nao ta deixando entrar o cubo mesmo...
parceiro na rodovia se quebrar o cabo da embreagem da para andar sem o cabo ja consegui andar de segunda marcha em cidade mas na rodovia o cambio aceita 2 3 4 e 5 marcha sem danificar as engrenagens passar no tempo ate uma auto peças tenho prisma 2009 1.4
sim, é perfeitamente possivel desde que a velocidade da rotaça seja baixa senao nao entra. tu so colocou as marcha pq estava com a rotaçao baixa e baixa velocidade do carro.