Eu sou dá África mas hj trabalho aqui em São Paulo com Java sua cursos me ajudou bastante Michel desde no início de 2020 eu assisti os cursos de você obrigada 🥰❤
Também sou Africano, Angola, e não entendo por qual motivo continuamos a nos referir sempre ao continente e não o País. Fale mesmo o País de origem e não o continente. Você não vê um brasileiro ou alemão a dizer: eu sou da América ou Europa. Faria sentido se você dissesse, sou da África e hoje trabalho na América.
@@giovanniritchie qual é seu problema agora,é problemas deles se eles,eu sempre falo África porque todos os países dá África não muito conhecido no Brasil
Achei que era só no Brasil que se metiam nas nossas vidas dizendo o que precisamos ou não fazer... Entendo super dá uma visão ampla para a pessoa reconhecer logo, no meu lado, sou de Jaboatão dos Guararapes, mas é uma cidade na região metropolitana do Recife, então rpa efeitos práticos, sou de Recife. Assim como hoje moro no Porto, mesmo morando em Vila Nova de Gaia
Pessoal, convido vocês a participarem do Descodificando Microservices com Spring, o evento de lançamento do Projeto Decoder que preparei, onde vou fazer uma verdadeira descodificação dos principais Microservices Patterns utilizados no mercado e ainda um overview completo dos projetos Spring. Segue o link para inscrição: www.decoderproject.com/lista-espera
Muito obrigado pelo conteúdo Michele, estava sem esperança perdido em um projeto onde tem vários microserviços. você salvou minha vida profissional PARABÉNS.
Melhor vídeo, melhor didática. Exatamente o que buscava para entender de vez. Parabéns, Michelli você é uma daquelas mulheres inspiradoras na TI, infelizmente nossa área ainda é tão machista, mas aos poucos vamos mudando isso! Muita admiração, você vai longe!
Parabéns ficou muito bom! Você deveria desenvolver um curso de micro services completo do zero ao deploy. Curso pago e com suporte eu seria o primeiro a entrar! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Muito obrigada! Então, muitas pessoas estão me pedindo um conteúdo mais completo e avançado sobre isso, estou pensando e planejando sim em criar algo em breve =)
Parabéns Michele pelo seu conteúdo, estou iniciando na área de programação, sou da área de infra e vi que tem vários conteúdos bons no canal, parabéns.
Parabéns pelo excelente conteúdo. Tenho uma dúvida. Como lidar com os diversos dados espalhados entre os microservices? Tipo o serviço de vendas e o serviço de compras trabalham com o mesmo dado por exemplo produtos, o serviço de compras sempre atualiza o estoque do produto que deve ser verificado no ato da compra e tbem quando atualizar os dados cadastrais de um produto. Como essa atualização se espalha por todos os serviços? Os dados de produto ficam onde? Qual a complexidade isso traz ou facilita?
Olá, quando temos base de dados por microservices consequentemente temos os dados distribuídos pela arquitetura e com isso temos o desafio de lidar com a sincronia e replicação desses dados, mantendo a consistência e alta disponibilidade, enfim, é preciso gerir esses dados distribuídos e inclusive temos Microservices Patterns e modelos de comunicações recomendados para isso. E é interessante que esse é um assunto que vou abordar detalhadamente no evento que estou preparando (Decoder Week), terá um dia exclusivo para detalhar a gestão desses dados distribuídos e quais os modelos de comunicações podemos utilizar: www.decoderproject.com/decoder-week
Muito obrigado mesmo por você compartilhar seu conhecimento, vai ter algum tipo de curso online sequencial de projetos MICROSERVICES na prática?, fico no aguardo, mais uma vez abrigado!
Oi michelli. Você poderia fazer um vídeo explicando por onde pessoas leigas como eu devem começar no mundo da programação? Um curso de lógica em Java? O que seria bom?
Olá! Para quem deseja iniciar na programação é interessante começar por logica de programação independente da linguagem. E depois, já escolher uma linguagem para focar. Hoje a stack Java com Spring está com altíssima demanda no mercado e os salários são excelentes, principalmente quando o profissional tbm sabe utilizar microservices. Então seria interessante já iniciar com Java paralelamente com o Spring =) no meu canal tenho alguns cursos completos para quem está iniciando conseguir adquirir uma boa base para já entrar no mercado com Java/Spring =)
Olá Michelli, parabéns pela apresentação. Tenho uma dúvida: Na divisão do ERP em bancos de dados separados como fica a integração com um módulo comum a todos? Exemplo: módulo de Pessoa (PF, PJ, Entidade) com seus endereços, contatos etc. E como ficaria todo o ERP se este módulo parar?
Neste caso vc precisa implementar tratamento a falhas como circuit breaker nos serviços que consomem dados desse serviço pessoa, definir processos/msg defaults em casos de falhas para não parar o processamento dos demais serviços e sempre que possível utilizar em casos de persistências das filas nesses processos mais críticos com serviços que são muito acessados pelos demais dentro da aplicação... assim vc garantirá a conclusão do processo quando o serviço voltar a estabilidade...
Eu diria microservicos sem duvida alguma. Empresas q nao os tem ainda muito provavelmente ja estao migrando ou tem planos pra migrar se querem se manter competitivas. Microservicos eh presente e futuro, n tem como fugir e como envolve docker, k8s, cloud providers, eh muito mais vantajoso vc focar nesses pontos e certamente vai arrumar uma boa oportunidade. N precisa dominar todos os aspectos, apenas saber doq se trata já é mais doq o suficiente (se vc quiser realmente se destacar).
Para quem está buscando a primeira experiência, o importante é dominar os fundamentos de desenvolvimento web e o funcionamento do SpringBoot no geral. Dificilmente uma empresa séria vai exigir de quem ta começando a bronca de tomar decisões arquiteturais, provavelmente a pessoa vai começar apoiando uma equipe pegando tarefas básicas de desenvolvimento, e não em decisões de arquitura ou infraestrutura.
Acredito que no estágio ou primeiro emprego vc não será cobrado para definir sobre arquitetura, porém se vc já começar a estudar esse estilo arquitetural desde o começo terá mais facilidade e entendimento no seu dia a dia... ou seja, quanto antes começar a ver sobre microservices melhor, porém no inicio não será cobrado sobre isso, mas vc pode se destacar muito por isso... complementando o ponto de vista do Marcelo e do Hélisson que foram bem claros e objetivos na resposta =)
Comecei a ler sobre microsserviços recentemente e o uso do termo "microservice" no vídeo me chamou atenção. Li esses dias um artigo do Richardson onde ele diz que "there is no such thing as a microservice" e faz toda uma ladainha sobre o porquê de chamar apenas de service. Gostaria de saber se na prática, no dia a dia, o termo é usado mesmo assim
Na empresa que trabalho as pessoas chamam de microsserviço quando falam sobre o assunto de forma genérica, ou quando estão discutindo a arquitetura. Durante o desenvolvimento ou em produção, ele é chamado de serviço mesmo. Ex:. "Faremos um microsserviço para fazer a escrituação fiscal"; "O serviço de escrituração fiscal está instável".
O ideal é ir estudando a documentação e colocando o aprendizado em prática, seja do Java puro ou Java com alguns framework como Spring por exemplo, mas seguir uma boa orientação tbm é importante para garantir um estudo/investimento mais assertivo =)
Será que somente eu desanimei de sair do Spring MVC pra desenvolver projetos com microserviço depois de ver esse vídeo? Não pelo vídeo que está excelente em sua qualidade e explicação, mas em ver tanta complicação mesmo. Sinceramente desanimei agora ... Minhas aplicações rodam muito bem em arquitetura monolítica, acho que microserviços somente pra projetos muito grande mesmo.
Se a aplicação é pequena, acho que não tem porque mesmo. Creio que comece a valer a pena em projetos cujo tamanho demandam equipes de quatro ou cinco devs pra cima. Entrei em uma equipe que está estudando a migração da plataforma deles. A equipe tem 20 devs, e a plataforma fornece uns 15 serviços em um monolito. A dor de cabeça é terrível!
Realmente se a aplicação é pequena não tem porque sair do monolito, vc vai usar microservices quando for necessário, quando a aplicação for grande e robusta. Já trabalhei em um projeto com mais de 140 microservices, não dá pra imaginar como seria esse sistema em monolito... então antes de mais nada é preciso estudar a viabilidade de qual arquitetura se encaixará melhor dependendo do cenário.
Só discordo da parte em que, se um módulo estiver fora, os outros continuam funcionando "de boas". O módulo de vendas, por exemplo, tem um acoplamento natural ao módulo de estoque, ou ao de logística (entrega). Se esses módulos estiverem fora, não será possível vender, pois você não saberá se tem ou não o produto em estoque, e não poderá calcular o frete para entrega. Claro, você poderá escalar mais fácil cada um dos módulos, entre outras vantagens, mas a questão do acoplamento tem limites.
Realmente a questão do acoplamento tem limites e se um módulo estiver fora não significa que não terá efeitos colaterais, mas no caso de microservices vc já consegue controlar melhor a disponibilidade do que seria num sistema monolítico... e com relação aos serviços que consomem tal microservice que está parado ou instável, realmente será preciso inserir processos defaults, mas na maioria das vezes como isso não é possível é preciso utilizar o assincronismo para garantir a conclusão de um determinado processo, mas apenas quando o serviço voltar ao normal, ou seja entramos no dilema da consistência versus a disponibilidade...
Como eu queria arranjar uma namorada q soubesse programar! agente ia desenvolver a função do sexo perfeito e a classe do amor! kkkkkkkk. brincadeiras a parte curto muito seus videos!
Eu sou dá África mas hj trabalho aqui em São Paulo com Java sua cursos me ajudou bastante Michel desde no início de 2020 eu assisti os cursos de você obrigada 🥰❤
Também sou Africano, Angola, e não entendo por qual motivo continuamos a nos referir sempre ao continente e não o País. Fale mesmo o País de origem e não o continente. Você não vê um brasileiro ou alemão a dizer: eu sou da América ou Europa. Faria sentido se você dissesse, sou da África e hoje trabalho na América.
@@giovanniritchie qual é seu problema agora,é problemas deles se eles,eu sempre falo África porque todos os países dá África não muito conhecido no Brasil
Está bem, respeito sua opinião. Pode manter sua abordagem.
Achei que era só no Brasil que se metiam nas nossas vidas dizendo o que precisamos ou não fazer...
Entendo super dá uma visão ampla para a pessoa reconhecer logo, no meu lado, sou de Jaboatão dos Guararapes, mas é uma cidade na região metropolitana do Recife, então rpa efeitos práticos, sou de Recife. Assim como hoje moro no Porto, mesmo morando em Vila Nova de Gaia
boa, esse estado não reflete o bom do brasil, podendo mudar, MUDA
Olha, serei sincero. Esse é um dos melhores vídeos que já vi sobre o tema. Muito bom mesmo. Parabéns!
Esse foi um dos melhores overviews que já vi sobre microserviços com Spring. Parabéns Michelli
Que overview S E N S A C I O N A L, Michelli!! Parabéns! O melhor do youtube!
Video maravilhoso Michelli, parabéns!
Pessoal, convido vocês a participarem do Descodificando Microservices com Spring, o evento de lançamento do Projeto Decoder que preparei, onde vou fazer uma verdadeira descodificação dos principais Microservices Patterns utilizados no mercado e ainda um overview completo dos projetos Spring. Segue o link para inscrição: www.decoderproject.com/lista-espera
Excelente conteúdo, em 21:00 no slide está escrito "arquitetiura"
A Michelli manja demais! slc, parabéns
Show de bola Michelli, da gosto de assistir uma aula assim. Ensinou muita coisa sem ficar massante, parabéns!
Simplesmente simples e completa sua explicação! Parabéns pela dedicação, seu canal é muito bom!
Muito obrigado pelo conteúdo Michele, estava sem esperança perdido em um projeto onde tem vários microserviços. você salvou minha vida profissional PARABÉNS.
Melhor vídeo, melhor didática. Exatamente o que buscava para entender de vez. Parabéns, Michelli você é uma daquelas mulheres inspiradoras na TI, infelizmente nossa área ainda é tão machista, mas aos poucos vamos mudando isso! Muita admiração, você vai longe!
Parabéns, bem explicado sem enrolação. Estou vendo seu segundo vídeo e estão bem explicados e com exemplos práticos atuais e funcionais.
Conteúdo TOP demais
muito boa didática. Parabéns
Mandou muito bem, parabéns pela apresentação.
Muito obrigada 😊
Parabéns ficou muito bom! Você deveria desenvolver um curso de micro services completo do zero ao deploy. Curso pago e com suporte eu seria o primeiro a entrar! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!
Muito obrigada! Então, muitas pessoas estão me pedindo um conteúdo mais completo e avançado sobre isso, estou pensando e planejando sim em criar algo em breve =)
@@MichelliBrito opaaaa, para quando isso ?????
Excelente overview, Michelli!
Parabéns pelo ótimo conteúdo. Sempre acompanho e aprendo muito!
Suas aulas tem sido de grande ajuda, muito obrigado!
Excelente overview!
Parabéns Michelli, show de bola o conteúdo, mandou muito bem!
obrigada =)
Muito bem contruído o vídeo e assim como prometido acabou com minhas dúvidas. Muito obrigado!
seus videos ajudam muito!
muito bom, seria legal agora um vídeo de desenvolvimento de micro services e outro de deployment
Muito bom Michelli,Obrigado
Parabéns Michele pelo seu conteúdo, estou iniciando na área de programação, sou da área de infra e vi que tem vários conteúdos bons no canal, parabéns.
Muito bom! Conteúdo sensacional Michelli!
obrigada =)
Excelente review Michelli, obrigado!
Conteúdo muito top! Parabéns Michelli!
Incrível!!! muito obrigada por compartilhar esse conteúdo
parabéns!!! muito bom o Vídeo, por favor continue fazendo pois ajuda muito quem esta começando
Muitos parabéns e obrigado pelo conteúdo de qualidade, super esclarecedor
excelente
Vídeo muito didático! Obrigado :)
Muito legal. Parabéns 👏👏👏
Que conteúdo incrível. Sério, continue explicando assim. 🥳
excelente conteúdo. Parabéns!!!
vou assistir com mais calma
Michelli Muito bom!!! Ótimo video, muito esclarecedor valeuuuuu !!!
Parabéns Michelli, ótima didática, com certeza você está ajudando muita gente que está começando!
Faz uma aula de spring bath Michelli...vc explica tão bem...
sim, logo irei postar =) obrigada!
Muito bom, Micheli. Parabéns. Sega em frente
obrigada =)
Obrigado pelo conteudo michelli, e pela disponibilidade do seu conhecimento para nós.
Que aula! Adorei a didática
Excelente apresentação !!
obrigada =)
Parabéns pelo vídeo! Ficou top!!
obrigada =)
Parabéns Michelli, conteúdo bem produzido
obrigada =)
Muito bom. Explicação espetacular.
Que aula !
que aula incrível parabéns pela iniciativa
sou seu fa Michelli
parabens!!!!!!!
Aulão!
Muito bom
Parabéns, excelente
Parabéns Michelli . Muito top !!! ;)
Parabéns pelo excelente conteúdo. Tenho uma dúvida. Como lidar com os diversos dados espalhados entre os microservices? Tipo o serviço de vendas e o serviço de compras trabalham com o mesmo dado por exemplo produtos, o serviço de compras sempre atualiza o estoque do produto que deve ser verificado no ato da compra e tbem quando atualizar os dados cadastrais de um produto. Como essa atualização se espalha por todos os serviços? Os dados de produto ficam onde? Qual a complexidade isso traz ou facilita?
Olá, quando temos base de dados por microservices consequentemente temos os dados distribuídos pela arquitetura e com isso temos o desafio de lidar com a sincronia e replicação desses dados, mantendo a consistência e alta disponibilidade, enfim, é preciso gerir esses dados distribuídos e inclusive temos Microservices Patterns e modelos de comunicações recomendados para isso.
E é interessante que esse é um assunto que vou abordar detalhadamente no evento que estou preparando (Decoder Week), terá um dia exclusivo para detalhar a gestão desses dados distribuídos e quais os modelos de comunicações podemos utilizar: www.decoderproject.com/decoder-week
Muito obrigado mesmo por você compartilhar seu conhecimento, vai ter algum tipo de curso online sequencial de projetos MICROSERVICES na prática?, fico no aguardo, mais uma vez abrigado!
💻 top.!
Obrigada 😊
Oi michelli. Você poderia fazer um vídeo explicando por onde pessoas leigas como eu devem começar no mundo da programação? Um curso de lógica em Java? O que seria bom?
Olá! Para quem deseja iniciar na programação é interessante começar por logica de programação independente da linguagem. E depois, já escolher uma linguagem para focar. Hoje a stack Java com Spring está com altíssima demanda no mercado e os salários são excelentes, principalmente quando o profissional tbm sabe utilizar microservices. Então seria interessante já iniciar com Java paralelamente com o Spring =) no meu canal tenho alguns cursos completos para quem está iniciando conseguir adquirir uma boa base para já entrar no mercado com Java/Spring =)
Olá Michelli, parabéns pela apresentação. Tenho uma dúvida:
Na divisão do ERP em bancos de dados separados como fica a integração com um módulo comum a todos?
Exemplo: módulo de Pessoa (PF, PJ, Entidade) com seus endereços, contatos etc.
E como ficaria todo o ERP se este módulo parar?
Neste caso vc precisa implementar tratamento a falhas como circuit breaker nos serviços que consomem dados desse serviço pessoa, definir processos/msg defaults em casos de falhas para não parar o processamento dos demais serviços e sempre que possível utilizar em casos de persistências das filas nesses processos mais críticos com serviços que são muito acessados pelos demais dentro da aplicação... assim vc garantirá a conclusão do processo quando o serviço voltar a estabilidade...
Parabéns
Parabéns pelo conteudo. Muito bom!
obrigada =)
Muito bom!
Vamos ver na prática também rodando na AWS? :D
pretendo trazer em breve mais conteúdos sobre microservices na prática por aqui =)
Parabéns pela didática, Michelli!
Pow perdi a live ao vivo. Só consegui chegar agora!!!
Olá, ela ficará gravada aqui 😊
@@MichelliBrito Valeu. Assisti. Ficou muito bom. Obrigado.
Pergunta: Para uma pessoa procurando estágio ou primeiro emprego, é relevante estudar bastante microserviços ou é melhor aperfeiçoar os monolíticos?
Eu diria microservicos sem duvida alguma. Empresas q nao os tem ainda muito provavelmente ja estao migrando ou tem planos pra migrar se querem se manter competitivas. Microservicos eh presente e futuro, n tem como fugir e como envolve docker, k8s, cloud providers, eh muito mais vantajoso vc focar nesses pontos e certamente vai arrumar uma boa oportunidade. N precisa dominar todos os aspectos, apenas saber doq se trata já é mais doq o suficiente (se vc quiser realmente se destacar).
Para quem está buscando a primeira experiência, o importante é dominar os fundamentos de desenvolvimento web e o funcionamento do SpringBoot no geral. Dificilmente uma empresa séria vai exigir de quem ta começando a bronca de tomar decisões arquiteturais, provavelmente a pessoa vai começar apoiando uma equipe pegando tarefas básicas de desenvolvimento, e não em decisões de arquitura ou infraestrutura.
Obrigado gente, acredito que entendi o ponto de vocês.
Acredito que no estágio ou primeiro emprego vc não será cobrado para definir sobre arquitetura, porém se vc já começar a estudar esse estilo arquitetural desde o começo terá mais facilidade e entendimento no seu dia a dia... ou seja, quanto antes começar a ver sobre microservices melhor, porém no inicio não será cobrado sobre isso, mas vc pode se destacar muito por isso... complementando o ponto de vista do Marcelo e do Hélisson que foram bem claros e objetivos na resposta =)
Linda d++ sabe tudo obrigado Michelli
Understood nothing (don't know your language) but this is very interesting!
Hi! I just put subtitles in english and spanish =)
Olá, tenho umas dúvidas nesse assunto, eu comecei a vê sobre arquitetura de software agora, por onde eu devo começar a estudar?
Melhor vídeo que achei. Perfeito 👏👏
Comecei a ler sobre microsserviços recentemente e o uso do termo "microservice" no vídeo me chamou atenção. Li esses dias um artigo do Richardson onde ele diz que "there is no such thing as a microservice" e faz toda uma ladainha sobre o porquê de chamar apenas de service. Gostaria de saber se na prática, no dia a dia, o termo é usado mesmo assim
Na empresa que trabalho as pessoas chamam de microsserviço quando falam sobre o assunto de forma genérica, ou quando estão discutindo a arquitetura. Durante o desenvolvimento ou em produção, ele é chamado de serviço mesmo. Ex:. "Faremos um microsserviço para fazer a escrituação fiscal"; "O serviço de escrituração fiscal está instável".
Alguém pode me tirar uma dúvida, eu tenho um servidor de Configuração ou Config server ele pode ser cliente dele mesmo?
Que quarto xique é esse homi!!
hahaha
hehe obrigada =)
Nessa área de arquiteto de software tem muita vaga no mercado?
Consigo ser desenvolvedor Java estudando só documentação?
No caso de Java, só com documentação e pequenos projetos consegue virar um Dev Junior
O ideal é ir estudando a documentação e colocando o aprendizado em prática, seja do Java puro ou Java com alguns framework como Spring por exemplo, mas seguir uma boa orientação tbm é importante para garantir um estudo/investimento mais assertivo =)
O custo de um arquitetura de Microservices também pode-se considerar como um ponto negativo?
Com certeza, vai exigir mais infraestrutura.
Infraestrutura e equipe pra desenvolver e monitorar tuso isso né
Sim, o custo será mais elevado considerando o número de serviços, base de dados, etc... uma infra mais complexa
Será que somente eu desanimei de sair do Spring MVC pra desenvolver projetos com microserviço depois de ver esse vídeo?
Não pelo vídeo que está excelente em sua qualidade e explicação, mas em ver tanta complicação mesmo.
Sinceramente desanimei agora ...
Minhas aplicações rodam muito bem em arquitetura monolítica, acho que microserviços somente pra projetos muito grande mesmo.
Se a aplicação é pequena, acho que não tem porque mesmo. Creio que comece a valer a pena em projetos cujo tamanho demandam equipes de quatro ou cinco devs pra cima. Entrei em uma equipe que está estudando a migração da plataforma deles. A equipe tem 20 devs, e a plataforma fornece uns 15 serviços em um monolito. A dor de cabeça é terrível!
Realmente se a aplicação é pequena não tem porque sair do monolito, vc vai usar microservices quando for necessário, quando a aplicação for grande e robusta. Já trabalhei em um projeto com mais de 140 microservices, não dá pra imaginar como seria esse sistema em monolito... então antes de mais nada é preciso estudar a viabilidade de qual arquitetura se encaixará melhor dependendo do cenário.
Boa tarde.
Você é a menina dos vídeos de Pixel Art ?
Voz igualzinha 😅😅😅
Só discordo da parte em que, se um módulo estiver fora, os outros continuam funcionando "de boas". O módulo de vendas, por exemplo, tem um acoplamento natural ao módulo de estoque, ou ao de logística (entrega). Se esses módulos estiverem fora, não será possível vender, pois você não saberá se tem ou não o produto em estoque, e não poderá calcular o frete para entrega. Claro, você poderá escalar mais fácil cada um dos módulos, entre outras vantagens, mas a questão do acoplamento tem limites.
Realmente a questão do acoplamento tem limites e se um módulo estiver fora não significa que não terá efeitos colaterais, mas no caso de microservices vc já consegue controlar melhor a disponibilidade do que seria num sistema monolítico... e com relação aos serviços que consomem tal microservice que está parado ou instável, realmente será preciso inserir processos defaults, mas na maioria das vezes como isso não é possível é preciso utilizar o assincronismo para garantir a conclusão de um determinado processo, mas apenas quando o serviço voltar ao normal, ou seja entramos no dilema da consistência versus a disponibilidade...
Muitos "como" e poucos "por que"!
"maicrosêrvices" !!
Como eu queria arranjar uma namorada q soubesse programar! agente ia desenvolver a função do sexo perfeito e a classe do amor! kkkkkkkk. brincadeiras a parte curto muito seus videos!
Parabéns