Fast-Seinco + Casan
HTML-код
- Опубликовано: 18 ноя 2024
- Fornecida pela Fast, desde a fase de projeto até a etapa de operação, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Casan Lagoa do Peri, está localizada em Florianópolis/SC. 📌
A estação foi projetada para capacidade de 240 L/s, dividida em duas linhas de 120 L/s cada, as linhas operam de forma individual. Para desidratação do lodo flotado o edital exigia o fornecimento de prensa tipo parafuso, as prensas fornecidas são projetas e fabricadas pela Fast.
Em relação a automação, o sistema prevê modulação de vazão de coagulante de acordo com a vazão, porém não foi previsto nenhuma outra automação, tal como uso de potencial zeta, ou seja, temos apenas aumento da vazão de coagulante automaticamente quando a vazão aumenta. Não foi previsto automação para avaliação de potencial zeta, pH, turbidez ou qualquer outro parâmetro, pois o edital não pedia, mas a Fast tem condições de fornecer toda essa automação.
Para esse cliente, a comunicação via supervisório era de responsabilidade do cliente, mas caso seja necessário a Fast tem como fornecer toda essa parte também.
Além disso, como na maioria dos nossos sistemas, temos:
• Sensores de proteção das correntes dos raspadores;
• Sensor de nível do tanque de lodo flotado;
• Nível baixo protege bombas de recalque;
• Nível alto para os raspadores para evitar transbordo do tanque;
• Sensor de nível do tanque de coagulante para proteção do sistema de dosagem e para avaliação do nível de produto no tanque;
• Sistema de preparo automático de polímero (floculante) com todos os intertravamentos padrão da Fast;
• Prensa desaguadora com sensor de nível que interrompe o funcionamento das bombas de alimentação de lodo e polímero, caso nível alto seja atingido.
O principal objetivo do cliente, nesse projeto, era a remoção de cianobactérias, cor e turbidez para posterior filtração da água através de filtros já existentes na Casan.
🎥 Gravação: Augusto Hemkemeier