O grande problema não é ter ou não espaço, mas o projeto em qual classe social vc quer que circule por lá. Pra muita gente não importa como o funcionário se desloque ao trabalho, o importante é que ele apareça no horário. E que volte pra periferia depois.
Pinheiros é uma loucura. Eu, como moradora do bairro, me sinto em universos paralelos dentro do mesmo bairro, se estou na faria lima entendo o lado nobre, se subo a teodoro me sinto povão, se estou no largo me sinto insegura, se desço ao terminal me sinto sozinha. Quando criança, nem ao menos tinham ônibus grandes (apenas peruas) para vir até aqui, era o Jd. das Palmas que passava na rua Eugenio de Medeiros e hoje vai só até a faria lima. Não sei... vcs enfatizaram no vídeo que teve muito tempo pra que os órgãos públicos tivessem feito melhorias em questão da moradia, mas pra mim que vivi aqui não consigo ter essa noção de que o tempo passou tão devagar. Aconteceram tantas mudanças, tantos vizinhos indo embora, tanto prédio horrendo acabando com o sol do meu quintal e mesmo assim, nem ao menos as rachaduras da casa da minha vó que foram causadas pelo desmoronamento do metrô (na época da construção da linha 4, quem lembra?) foram consertadas pela empresa. A região daqui de "baixo", perto do terminal é muito diferente, tenho tanto receio no que isso vai se transformar daqui uns anos. No mais, eu concordo com o ponto trazido pelo vídeo. Uma tristeza o que a praça Vitor Civita virou, apesar da adesampa estar por lá. Com muita tristeza, eu já não tenho mais esperanças para o bairro.
Para mim a pior parte é o auto de pinheiros sentido villa lobos. Você se sente em uma stroad dos USA. A Av faria lima inteira é assim, mal projetada. Não há espaços publicos alí, é tudo vazio. As calçadas deveriam seguir o estilo europeu se integrando com as praças as faixas reduzidas pois não é uma rodovia. As calçadas e pisos todos reformados as faixas devem ser pintadas com a mesma tinta em pó e vidro usado em algumas ciclovias e não jogar uma borra desnivelada. As ruas deveriam ser mais pintadas indicando limites de velocidade com tinta a pó de vidro também. Retire o ciclovia do canteiro central e plante arvores coloridas e flores e cuide delas ao mesmo tempo que divide espaço para os ciclistas ao longo do lado direito e esquerdo da avenida assim como fazem em Amesterdan, Netherlands, franca, portugal etc.. Estamos muito atrasados ainda..
Acho que o problema nessas áreas não são os galpões vazios, mas sim o que é feito com eles. Construir outros "Jardins das Perdizes" onde antes existiam galpões é como trocar 6 por meia dúzia
@@joaquimsilva6081 era pra ser um bairro onde a classe B poderia fazer um Cooper sem precisar cruzar com pobre e altamente monitorado, deus me livre kkkkk
Esse canal da uma visão de urbanismo que eu nunca tinha visto em nenhum outro lugar. Eu aprendo muito aqui, mesmo não sendo da área de arquitetura ou engenharia.
Você deveria ser secretário de urbanismo de São Paulo, necessitamos de mentes pensantes no poder público, acompanho desde o primeiro vídeo no Matarazzo com Alex Allard, é um dos canais que mais gosto nesse universo da internet, parabéns!
Muito obrigado, Raul. Me senti contemplado por este vídeo. Durante a minha primeira graduação, estudei na USP, na Cidade Universitária e fiz estágio na Cetesb. Vez ou outra caminhava por aquele trecho da Marginal Pinheiros e de fato, é uma área muito hostil ao pedestre. Também ficava intrigado com o tamanho daquele terreno da Cetesb/SVMA e que, de fato, é um grande pátio.
Minha tia avó Isaura, emigrante portuguesa dos anos 40, residente na rua Sumidouro foi a primeira a comercializar flores nas feiras livres de São Paulo e mantinha no terreno hoje dos Bombeiros e Sabesp uma roça com mudas de todo os tipos de flores. Meu pai e tio também emigrantes portugueses, nos anos 50 moravam no celeiro da roça e trabalhavam na manutenção e colheita. Tenho vaga lembrança do local ainda com o campo todo florido. Bons tempos.
Espero que tenha ainda guardado fotos da época. É uma relíquia este tipo de documento para arquitetos, urbanistas e antropólogos. Canais como este sempre sofrem por falta de acervo acessível deste tipo de memória.
Eu não sou e nunca fui a SP mas esse canal entrega um conteúdo com qualidade impecável,belas imagens e excelente aula,eu assisto mesmo sendo aqui de MS. Eu acho que em 50 anos de Tv em cores no Brasil nunca entregaram bom conteúdo igual alguns canais aqui do YT.
Raul, o bairro do JABAQUARA é pouco comentado. Acredito que vale a pena pensar como um lugar com TANTO POTENCIAL hoje é um grande "depósito de gente", casas vazias e ruas sem calçada e esqueletos de obras públicas, como o Monotrilho. Embora tenham terminais em saídas de metrô (Jabaquara, Conceição), uma Rodoviária "borbulhante" e até um AEROPORTO, é totalmente inviável caminhar. Você precisa de carro para tudo. Acho que vale bastante a pena pegar um histórico, para conhecermos o que fizemos de errado e quais mudanças ainda podemos fazer para valorizar o pouco de espaço que temos, e que ainda não foi rasgado pelas grandes avenidas pontes inseguras para nós pedestres.
@@SaoPauloNasAlturas Raul, fale da Avenida Paes de Barros, na mooca, um exemplo de avenida sem planejamento. Tem até um shopping abandonado la. Parabéns pelo canal!
@@SaoPauloNasAlturas vc é fantástico, n basta ser engenheiro diplomado, se n tiver inteligência aguçada de nada servirá o papel, precisamos de vc no ministério das cidades, só imagino o tom de humanidade q o sr daria aos projetos de moradia populares,
@@SaoPauloNasAlturas obra do av jornalista roberto marinho ta quase no bicentenário da inauguração, e soube de fontes segura q tem uns 8 funcionários ativos na obra kkkkkkk
a única obra q vimos nos últimos 4 anos a todo vapor foi a obra no fascismo genocida miliciano ganhando adesão dos trevosos q o seguem, ou suprimimos na muda, ou bem vindo a eminência da primeira guerra civil brasileira
Pra falar a verdade, ver esses problemas de urbanismo e arquitetura na cidade já consolidados e sendo cada vez mais reforçados, me dá uma desesperança enorme...
Caberia um vídeo também falando sobre a região do Jaguaré, Leopoldina... próximos de Marginal Pinheiros, shoppings, parques Vila Lobos e Candido Portinari, mas são tão cheia de muros, galpões abandonados, industrias fechadas, ruas imensas com muros acompanhando deixando com um aspecto perigoso, o próprio ceagesp tem uma cara de abandono.
Num período onde se súplica por um mínimo de qualidade de vida e o planeta morrendo, essas "obras" são símbolo da tristeza. Refletem e muito os corações gelidos dos envolvidos.
Parabéns pelo vídeo. Absolutamente necessário!!!!! Você já viu o estrago que as empreiteiras estão fazendo perto da estação Butantã? Quero ver quando todos os prédios estiverem prontos, como os carros que vêm da insuportável Raposo Tavares vão conseguir alcançar a Marginal Pinheiros.
E pensar q a Editora Abril ocupava os 25 andares desse edifício… Ao lado tem o SESC PINHEIROS com ruas bem escuras e desertas pra se a chegar ao metrô apesar do curto percurso…
Concordo em gênero número e grau. Apesar de ter nascido num BNH no meio do Alto de Pinheiros. Um lugar onde antigamente moravam pessoas da classe trabalhadora, mas que hoje, a maioria se acha parte da elite (classe média fascistóide).
Depois do que fizeram com o Largo da Batata e com aquele predio torto na Teodoro eu espero que nunca mais a Prefeitura ou o Estado tenham alguma iniciativa na regiao, pois quanto mais mexem pior fica! Mais deserto e sem humanidade!
@@Marcelo-tz6du q nada dá uma galera da hora, a verdadeira turma, nenhum faria limers dominando a faria lima, pura contravenção, agora drugs se vc quiser ver vai numa balada top qualquer da região, só carreira a perder de vista saca ?
Estamos até mesmo sofrendo uma inversão de valores do ponto de vista de zoneamento da cidade. A Av Presidente Wilson é um exemplo claro. Está sendo construído um prédio de apartamento pequeno, bem, mas bem ao lado do viaduto Cap. Pacheco. Ao mesmo tempo, os diversos galpões estão lá intocados. Levamos a população para morar ao lado do escapamento, e mantemos um galpão em um espaço ótimo para construir moradia. Ainda na mesma região, a rua Barão de Monte Santo. Um terreno plano, e vazio. Sem falar na Av do Estado, que sobra espaço de empresas falidas. O que faz a terra ser cara, é sua falta de uso, não sua localização. Precisamos repensar como calcular quanto custa o metro de espaço. Parece mesmo que vale a pena não construir.
Excelente vídeo, como sempre. Gostava mais das músicas estilo lo-fi mas o trabalho ainda é excelente. Sobre pinheiros, o medo da degradação trazendo moradias populares, como foi no centro, é maior do que a ambição de modernizar um local obsoleto. Abs.
Seus vídeos são uma verdadeira aula! Parabéns! Os professores de Urbanismo deveriam usá-los para ensinar as novas gerações... já que as antigas, nada fizeram por São Paulo!
Existe na Cidade de São Paulo muitos prédios abandonados sem cumprirem a função social da propriedade, morei na Região de Pinheiros e sempre fiquei indignada com todo esse desperdício de áreas públicas sem qualidade de vida para a população principalmente quando eu ia a Subprefeitura de Pinhwiros.
Sou uma Paulistana Apaixonada, mas no momento moro no Japão. Eu observo uma área muito bem estruturada em uma cidade que fica próximo a linha principal do metrô que se distribui em várias outras dando Acesso a aeroportos e estações principais de acesso ao trem bala os chamados Shinkansen 🚅 o que chama a atenção é o fato de que em volta e entre os prédios as áreas verdes estão em destaque e muito bem conservadas, mas os prédios de apartamentos estão velhos e modelos antigos, muitos já estão sendo demolidos e reconstruídos, a área urbana tem todos os tipos de facilidades, escolas, bancos, hospitais clínicas, super mercados e até grandes shoppings, área de lazer um teatro com dependências para vários eventos, bombeiro, Kōban ( atendimento policial ) avenidas e ruas que dão acesso ao centro principal e as periferias ou bairros afastados, enfim é um lugar tão bonito que a gente não acredita que são moradias populares, para pessoas que tem baixa renda ☝️☝️ a gente se encanta com a mentalidade política social de um País 😊 só morando aqui mesmo para compreender que nem tudo é ganância 😉
Problema que baixa renda no Japão não é sinônimo de baixa cultura, estudo, ao contrário do Brasil. Baixa renda aqui passa fome, cheio de filho sem poder criar, não tem qualificação profissional e não tem emprego suficiente pra essas pessoas, aí o caos vai se instalando na cidade. A verdade é que o Brasil não tem concerto, caiam na real! Enquanto não entrar um time nacionalista, que se proponham a lutar pela independência e fortalecimento do Brasil, nada vai mudar. Aqui estamos num cabresto, não vão deixar o país se desenvolver para poder acabar com esses males.
Gostei muito do vídeo principalmente quando se fala que o poder público não quer construir moradia popular perto da infraestrutura de transporte e também quando se questiona se os moradores de Pinheiros gostariam de ter moradia popular por perto. Mais está questão de Pinheiros me fez lembrar do conjunto habitacional Jardim Edite na esquina da Berrini com a Roberto Marinho onde existia uma favela com o mesmo nome. É um empreendimento que abrigou a população da antiga favela dando-lhes além da moradia também uma estrutura de apoio e, posso dizer que toda as vezes que passo em frente nem parece que estou vendo um conjunto habitacional popular e sim um conjunto de classe média tamanho é o cuidado que os moradores tem para com o empreendimento.
Aqui na zona oeste do Recife existe um terreno imenso vazio na cara da UFPE e pertinho do prédio da Sudene que atualmente tbm está sem uso. Fico imaginando quantas coisas poderiam ser feitas ali tanto pela iniciativa privada quanto pela pública.
Parabéns pelas propostas e pelas ideias do canal. Quem dera em Fortaleza houvesse esse tipo de discussão e de debate sobre a cidade. P.S.: Em Fortaleza, há terrenos do Exército - Hospital do Exército - encravados dentro de áreas muito nobres da cidade (bairro Aldeota) e que poderiam dar lugar a áreas de urbanização, novas moradias, etc.
Que delícia esse canal! Assunto super necessário e muito informativo. Obrigada!!!!!! Estou encantada e matando minha saudade de São Paulo (hoje moro no interior).
Você poderia fazer um vídeo mostrando o que a especulação imobiliária e as ocupações irregulares está fazendo nos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Cotia. São cidades que estão tendo suas matas e manancias destruídos.... contando com a omissão dos poderes públicos. Sem água não existe vida.
Os vídeos desse canal deveriam ser exibidos em escolas de ensino fundamental e médio. Precisamos mudar a mentalidade das próximas gerações para que não cometam o mesmo erro das gerações antigas e da atual.
A favela da Vila Prudente foi a primeira favela da cidade de São Paulo. Bem ao lado dela existe um terreno enorme, vago há muitas décadas e até maior do que a área ocupada pela comunidade. Terreno este que pertence a Sabesp e não tem nenhum uso. Outro caso é na Rua Guamiranga (rua da estação Tamanduateí, que atende metrô linha 2 verde e CPTM ligando o centro de SP ao ABC). No início do século houve um incêndio nas indústrias ali e até hoje restam as ruínas, sem uso algum. Mesmo com a estação ao lado é um shopping na frente, a rua é um deserto. Creio que agora o terreno pertença a CPTM, mas não tenho certeza.
Se a prefeitura sair do caminho do empreendedor já ajuda...é tanta burocracia, taxas, impostos e proibições que inviabiliza o investimento. Investi na construção de lofts para locação a preços acessíveis, não faria novamente pois lidar com órgãos público é humilhante. Só consegui a aprovação quando por coincidência encontrei o prefeito da minha cidade em um evento, em dois dias estava com minha documentação em mãos
Estou amando o seu canal. Sou apaixonado por São Paulo e, assim que terminar minha graduação, no meio do ano que vem, pretendo voltar. Gostaria de sugerir que vocês fizessem um vídeo falando sobre o Brás e região. É um lugar onde eu já fiz as minhas melhores compras - melhores até do que no Shopping Morumbi - mas que mesmo com sua vitalidade e movimento diurnos deve causar uma depressão durante a noite, pois imagino ali como uma região muito abandonada durante a noite, como um deserto urbano noturno.
Eu tenho uma dúvida: pq não construir prédios em terrenos hoje mal utilizados como favelas? Construir no mesmo lugar onde essas pessoas moram de forma desumana, mas criando novos espaços pra não tirá-las desse bairro que já habitam. Exemplo é Paraisópolis, que poderia ser renovada com edifícios modernos ao invés de uma grande favela mal urbanizada. Isso depende d eum planejamento de longo prazo.
Você está certo, mas essas duas políticas, a de qualificar o espaço que as pessoas já moram, e o de levar habitação em áreas de infraestrutura e empregos podem ocorrer ao mesmo tempo
@@vitordelima sim, você tem razão... mas por outro lado, se ignoramos esses problemas corre o risco de virar um RJ, onde hoje as favelas consumiram a cidade, viraram parte da cultura e não tem mais volta, o tráfico faz a vez do estado. SP ainda tem tempo de mudar isso nas favelas.
@@victor57190 Concordo, até acho que essa seria uma excelente maneira de levar pessoas/moradores para áreas com muito escritório e praticamente morta fora dos horários comerciais, é o caso da Faria Lima, Pinheiros, Centro, etc.
@@DanielGroppo Fazer isso usando moradia popular é uma cagada gigante e provavelmente devem exister outros jeitos. Favelas requerem várias soluções ao mesmo tempo (algumas bem pesadas) e essa poderia ser uma delas se muitas precauções forem tomadas.
Meus parabéns pelo canal, e pela excelente abordagem sobre São Paulo/SP. Conteúdo inteligente, fundamentado e focado em justiça social na moradia. Sensacional, não apenas esse vídeo de Pinheiros, mas todos.
Boa noite Raul,acompanho e admiro muito seu trabalho,parabéns. Pegando carona nesta matéria, gostaria de sugerir que você, se possível, abordasse também a degradação de parte do bairro Alto de Pinheiros, devido a intransigência da Cia City (loteadora deste e outros bairros nobres),em não permitir pequenas alterações, tais como,permitir predinhos de 9 metros de altura, condomínio de casas, remembramento de lotes, em algumas vias do bairro, que são largas e com canteiro central.
Trabalho ali na região e acho a região até melancólica. Não há NADA, nem escritórios, nem comércios, nada. Só estão surgindo gigantescas Torres de residencial a serem habitadas por pessoas que com certerza não pegarão metrô. SP desperdiçando espaço novamente
Raul sempre levantando os melhores temas da cidade ! Da para ter projetos incríveis nestes lugares e precisamos que os estudantes de arquitetura acreditem e façam !
Ao lado da Cetesb funcionava a Sub prefeitura de Pinheiros, que foi transferida para o prédio da CET. No entanto nesse terreno, de esquina, foi erguido um prédio de alto luxo, com apartamentos de 260 a 330 m2. Nada de habitação social.
Gostei do tema ! Quando estive em Lisboa em 2010, aprendi que depois da EXPO- 9... Lisboa é uma coisa só! O IPTU é o mesmo ! O que varia é a metragem dos imóveis. Tem tudo em todos os bairros e transporte como ônibus e metrô e até ônibus para o aeroporto.Beleza de idéia!!!
Seu canal da uma aula de urbanismo grátis que nossos políticos deviam assistir, pra se tornarem mais eficientes ao planejar a nossa tão desperdiçada cidade.
A região do Sítio Pinheirinho (olaria) localizado aqui na Vila Alpina daria um belo vídeo! Aqui na costa barros possui vários galpões, e um terreno imenso que é servido somente para estacionamento, o que carece o bairro de melhorias e infra! Seria magnífico se você conseguisse saber o porquê a prefeitura não conseguiu ainda construir academia, MC Donald's, farmácia e mercado como haviam falado. O bairro carece de uma revitalização!
a prefeitura não conseguiu ainda construir academia, MC Donald's, farmácia e mercado como haviam falado. PARE DE FUMAR MACONHA PRENSADA ! FAZ MAL AO RACICINIO LOGICO !
@@SaoPauloNasAlturas Por favor, tome uma providência contra esse miguel, ele não merece estar em um canal como esse, nem eu mereço ficar lendo isso. Dá pra ver que esse aí não aprende nada mesmo!
amigo. não é a prefeitura que constrói academia, MC, farmácia e mercado. Isso é investimento privado. Se o bairro der condições aí esses investidores vão pro bairro
Sempre assertivo e cirúrgico! Obrigado pelo conteúdo! Que os próximos gestores resolvam este ponto, de toda forma... Boulos ta vindo ai pra prefeito, e com certeza irá trabalhar muito nessa questão! Abraços.
Se formos ver que está é a realidade do país inteiro, a nossa cabeça explode. É chocante o nível de especulação imobiliária, tamanha desigualdade social e desperdício de dinheiro/corrupção
Pinheiros recebe qualquer um desde que aguente pagar o preço …meu amigo , não basta ter moradia …tudo é caríssimo em Pinheiros …tudo !!!! Fazer as unhas na Jabaquara custa pé mão 40 reais …em Pinheiros custa 120 e olhe lá …. Viver requer centenas de demandas e em Pinheiros a mais barata custa um Rim . Em Paris a gentrificacao deu certo ( mais ou menos ) pq os franceses já tinham debandado de Paris e hoje quem habita em Paris é o Airbnb …os pobres estão por Barbès … uma Paris que nem Napoleão ousou pensar .
Tem uma questão super relevante nesse impasse: nem os governantes, e nem as associações de moradores locais topariam construir moradias populares em uma região nobre da cidade. Esse é um problema que se expande além da arquitetura tão somente
So de tiraremos grades ja ficaria incrível. Passo direto por ali e as construções e jardins destes terrenos são bonitos, sempre me da curiosidade de entrar. Seria um sonho que a calcada se estendesse para esses terrenos.
Ao invés de moradia popular, atrair investimento privado, gerar riqueza, gerar empregos. Incentivo fiscal. SP tem que passar a ser atrativa para os investidores, está deficitária devido aos péssimos governos.
Santo Amaro tem vários prédios abandonados e terrenos ociosos. Inclusive alguns deles hospitais públicos, nos arredores da Estação Adolfo Pinheiro, que também precisa de um embelezamento urgente. É triste o descaso. Enquanto isso, a duas quadras está sendo reerguido o Mercado Municipal de Santo Amaro, graças a uma concessão pública.
Vc falou a verdade. Brasília é uma cidade onde o terreno é pouco utilizado. O plano piloto é maravilhoso, meu filho mora na asa sul, tem muito verde entre as quadras. Porém é tanto bosque separando o povão. Fazendo com que morem tão longe do emprego.
Oi, Zenaide! São esses “espaços vazios” que trazem qualidade de vida pra minha cidade. Esses “vazios” era onde eu subia árvore quando era criança, onde meus primos jogavam futebol, onde a gente fazia piquenique... E hoje é onde eu caminho pra relaxar, onde ando de bicicleta e faço meus exercícios, onde se faz yoga e tai-chi-chuan, onde vejo pássaros típicos do cerrado, cujo canto eu ouço quando acordo de manhã... é o que permite eu ver o horizonte, é o que permite que admire o céu que abraça a cidade... um amigo do Rio veio morar aqui, e falou que deveriam colocar prédios de 30 andares na avenida W3 - o que acabaria com o horizonte, com os pássaros e projetaria uma sombra imensa em torno, matando árvores e aumentando a temperatura. Hoje ele entende que não dá pra usar a mesma lógica da especulação imobiliária aqui. Acho que falta transporte público de qualidade. Mas isso não é culpa da cidade, mas dos governantes. Eu amo minha cidade, e não trocaria ela por nada! Um abraço carinhoso aqui do “quadradinho” 😊🙏🏽
Estação Pinheiros é uma das que mais odeio em SP. Escadas enormes e confusas, parece obra do MC Escher; anda-se quilômetro dentro da estação para se chegar na plataforma do trem para então se amassar em um dos carros do trem. Na volta o martírio é invertido.
Vídeos sempre incríveis, adoraria ver algo assim sobre minha região a Grande Vitória no Espírito Santo. Alguns canais até tentam explorar, mas sem muito rigor técnico.
Raul, vc poderia por favor falar da avenida João dias e entorno, Santo Amaro é o bairro de SP com mais estações, mais corredores e uma das piores verticalizações gerando alto valor
Por favor! Sou moradora de Santo Amaro e fico chocada com o péssimo planejamento que a Avenida João Dias tem! Uma avenida enorme que poderia ser muito mais atrativa, com mais comércio noturno, trazendo segurança para nós, mas só tem lojas de carro, basicamente. Muito triste tudo isso. Até as padarias que eu lembro, na infância, ficavam abertas até alto da noite, hoje fecham cedo. O Largo 13, que poderia trazer bastante movimento noturno também, fica um deserto após o fechamento das lojas. Eu fico triste que um bairro que era tão bacana quando eu era criança, que eu brincava na rua tranquila e voltava 19h pra casa pra tomar banho e jantar virou um deserto onde às 19h, voltando do trabalho, eu fico com medo de caminhar na minha própria rua por não ter ninguém
Sou morador da região e apoio o uso deste terreno para moradias para o povo. A praça vitor civita recebeu um aporte da iniciativa privada para reformar (heineken) e nada saiu do lugar em mais de 3 anos. Total descaso. O terreno é imenso e pouquíssimo frequentado.
Olá, tudo bem? Poderia gravar um vídeo também, comentando sobre o crescimento de prédios na região da rua dos pinheiros já que tem seu lado positivo e negativo... As construtoras naquela região tem comprado quadras e quadras para subir prédios!
Essa coisa de prédios públicos em São Paulo é muito controversa. Exemplo, na frente de uma das saídas do metrô República tem um prédio abandonado a cerca de mais de 10 anos com 11 andares. É um prédio da prefeitura em que funcionou, por décadas, a Secretaria de Infraestrutura e Obras da prefeitura. Só que nunca foram feitas reformas básicas no prédio e, mais ou menos em 2010 a prefeitura fez um acordo com uma empresa devedora de IPTU e alugou um prédio inteiro no largo do Paissandu, o prédio da galeria Olido. O aluguel seria descontado dos valores do IPTU que a empresa devia para a prefeitura. Os setores foram mudando aos poucos. Hoje esse prédio na frente do metrô está completamente abandonado. A prefeitura até tinha emparedado a entrada para evitar invasão de sem teto. O contrato com a empresa da galeria Olido sofreu alterações e hoje a secretaria foi para outro prédio.
Sou cearense e nunca estive em São Paulo, mas gosto desse canal por que dá pra fazer um paralelo de muitos vídeos com os bairros de Fortaleza. Me ajudou bastante a repensar a forma como eu vejo a cidade e a entender o que eu sinto andando por ela. Posso dar uma sugestão de vídeo: quais são as leis que tornam os terrenos mais caros?
Faz um video sobre o Jd Edite, comunidade próximo da ponte estaiada, foi transformada em prédios com ótima estrutura, valorizou demais a regiao, deu super certo
Bom dia Raul, vejo muito isso aqui onde moro em Araçatuba, desperdício de area, os loteamentos se estendendo pela periferia, com areas e predios nas regiões mais centrais abandonadas, pouco aproveitadas.
Impressionante a falta de planejamento de urbanização de São Paulo e ainda com a incompetência do Estado.. vende tudo pra iniciativa privada .. mas exigindo empreendimentos comerciais de rua...a marginal Pinheiros inteira é totalmente sem vida... um horror! E por outro lado prédios comerciais com zero rua..
Raul, o problema dos terrenos vazios de Pinheiros é que esses terrenos seriam vendidos para as grandes construtoras e a área seria gentrificada, exatamente como outras áreas do mesmo bairro, como na região da Fradique Coutinho, por exemplo...
O terreno já é público e não teria pq ser vendido a grandes construtoras, a PPP da Habitação já mostrou que é possíveis construir grandes complexos residências incluindo habitação de interesse social.
O governo para seria vender esses terrenos que valem fortunas e com esse recurso construir apartamento em outros locais ou como foi sugerido no vídeo construir habitação no terreno que já é do governo (não tem a desculpa que o custo é caro, caro é o terreno mas já é do governo).
Excelente. Poderia falar a respeito do enterramento dos trilhos entre Lapa e Brás, ação que poderia potencializar o uso do espaço urbano e contribuir para sua melhor ocupação.
Infelizmente temos um modelo de governo que é submisso aos interesses de empresários e da classe alta em geral porque isso é conveniente. Se o interesse fosse o de construir um shopping nesse local ou qualquer empreendimento do tipo sem duvida haveria mobilização governamental mas quando se fala em interesse popular não é dado a mínima importância.
O grande problema não é ter ou não espaço, mas o projeto em qual classe social vc quer que circule por lá. Pra muita gente não importa como o funcionário se desloque ao trabalho, o importante é que ele apareça no horário. E que volte pra periferia depois.
Sim as pessoas devem servir e não serem vistas, muito triste!
É bem isso mesmo trabalho aí num prédio bem diferente só serve e vão embora.
4:19 imagina sumir tudo isso e existir um parque? SP ia respirar !
Pinheiros é uma loucura. Eu, como moradora do bairro, me sinto em universos paralelos dentro do mesmo bairro, se estou na faria lima entendo o lado nobre, se subo a teodoro me sinto povão, se estou no largo me sinto insegura, se desço ao terminal me sinto sozinha. Quando criança, nem ao menos tinham ônibus grandes (apenas peruas) para vir até aqui, era o Jd. das Palmas que passava na rua Eugenio de Medeiros e hoje vai só até a faria lima.
Não sei... vcs enfatizaram no vídeo que teve muito tempo pra que os órgãos públicos tivessem feito melhorias em questão da moradia, mas pra mim que vivi aqui não consigo ter essa noção de que o tempo passou tão devagar. Aconteceram tantas mudanças, tantos vizinhos indo embora, tanto prédio horrendo acabando com o sol do meu quintal e mesmo assim, nem ao menos as rachaduras da casa da minha vó que foram causadas pelo desmoronamento do metrô (na época da construção da linha 4, quem lembra?) foram consertadas pela empresa. A região daqui de "baixo", perto do terminal é muito diferente, tenho tanto receio no que isso vai se transformar daqui uns anos. No mais, eu concordo com o ponto trazido pelo vídeo.
Uma tristeza o que a praça Vitor Civita virou, apesar da adesampa estar por lá. Com muita tristeza, eu já não tenho mais esperanças para o bairro.
Para mim a pior parte é o auto de pinheiros sentido villa lobos. Você se sente em uma stroad dos USA. A Av faria lima inteira é assim, mal projetada. Não há espaços publicos alí, é tudo vazio. As calçadas deveriam seguir o estilo europeu se integrando com as praças as faixas reduzidas pois não é uma rodovia. As calçadas e pisos todos reformados as faixas devem ser pintadas com a mesma tinta em pó e vidro usado em algumas ciclovias e não jogar uma borra desnivelada. As ruas deveriam ser mais pintadas indicando limites de velocidade com tinta a pó de vidro também. Retire o ciclovia do canteiro central e plante arvores coloridas e flores e cuide delas ao mesmo tempo que divide espaço para os ciclistas ao longo do lado direito e esquerdo da avenida assim como fazem em Amesterdan, Netherlands, franca, portugal etc.. Estamos muito atrasados ainda..
Faz um vídeo da região da Barra Funda, Água Branca…bairros gigantes e cheios de galpões vazios, perto do centro e com mto transporte
Acho que o problema nessas áreas não são os galpões vazios, mas sim o que é feito com eles. Construir outros "Jardins das Perdizes" onde antes existiam galpões é como trocar 6 por meia dúzia
na realidade é somente Barra funda, o bairro oficial de água branca não existe pra prefeitura kkkkkkk mas lá ninguém vai mexer
@@joaquimsilva6081 A propaganda da venda do jardim das perdizes era sobre morar no bairro menos adensado de SP
@@Marcelo-tz6du Nunca vou entender isso... lugar pra quem não sabe como conviver em uma cidade
@@joaquimsilva6081 era pra ser um bairro onde a classe B poderia fazer um Cooper sem precisar cruzar com pobre e altamente monitorado, deus me livre kkkkk
Esse canal da uma visão de urbanismo que eu nunca tinha visto em nenhum outro lugar. Eu aprendo muito aqui, mesmo não sendo da área de arquitetura ou engenharia.
A visão de quem nunca ergueu nem uma torre de lego e quer palpitar no trabalho dos outros.
Você deveria ser secretário de urbanismo de São Paulo, necessitamos de mentes pensantes no poder público, acompanho desde o primeiro vídeo no Matarazzo com Alex Allard, é um dos canais que mais gosto nesse universo da internet, parabéns!
Muito obrigado, Raul. Me senti contemplado por este vídeo.
Durante a minha primeira graduação, estudei na USP, na Cidade Universitária e fiz estágio na Cetesb. Vez ou outra caminhava por aquele trecho da Marginal Pinheiros e de fato, é uma área muito hostil ao pedestre.
Também ficava intrigado com o tamanho daquele terreno da Cetesb/SVMA e que, de fato, é um grande pátio.
Minha tia avó Isaura, emigrante portuguesa dos anos 40, residente na rua Sumidouro foi a primeira a comercializar flores nas feiras livres de São Paulo e mantinha no terreno hoje dos Bombeiros e Sabesp uma roça com mudas de todo os tipos de flores. Meu pai e tio também emigrantes portugueses, nos anos 50 moravam no celeiro da roça e trabalhavam na manutenção e colheita. Tenho vaga lembrança do local ainda com o campo todo florido. Bons tempos.
Espero que tenha ainda guardado fotos da época. É uma relíquia este tipo de documento para arquitetos, urbanistas e antropólogos. Canais como este sempre sofrem por falta de acervo acessível deste tipo de memória.
Sempre ansioso por todos os episodios de Sao Paulo Nas Alturas! É Como uma lufada de ar fresco.
Muito obrigado!!
Eu não sou e nunca fui a SP mas esse canal entrega um conteúdo com qualidade impecável,belas imagens e excelente aula,eu assisto mesmo sendo aqui de MS.
Eu acho que em 50 anos de Tv em cores no Brasil nunca entregaram bom conteúdo igual alguns canais aqui do YT.
Raul, o bairro do JABAQUARA é pouco comentado. Acredito que vale a pena pensar como um lugar com TANTO POTENCIAL hoje é um grande "depósito de gente", casas vazias e ruas sem calçada e esqueletos de obras públicas, como o Monotrilho. Embora tenham terminais em saídas de metrô (Jabaquara, Conceição), uma Rodoviária "borbulhante" e até um AEROPORTO, é totalmente inviável caminhar. Você precisa de carro para tudo.
Acho que vale bastante a pena pegar um histórico, para conhecermos o que fizemos de errado e quais mudanças ainda podemos fazer para valorizar o pouco de espaço que temos, e que ainda não foi rasgado pelas grandes avenidas pontes inseguras para nós pedestres.
Sem contar a quantidade de imóveis particulares vazios porque os proprietários não querem vender ou alugar "barato"
Sou estudante de arquitetura e adoro seu trabalho, muito bom!
Muito obrigado! Fala do canal pros colegas, por favor!
@@SaoPauloNasAlturas Raul, fale da Avenida Paes de Barros, na mooca, um exemplo de avenida sem planejamento. Tem até um shopping abandonado la. Parabéns pelo canal!
@@SaoPauloNasAlturas vc é fantástico, n basta ser engenheiro diplomado, se n tiver inteligência aguçada de nada servirá o papel, precisamos de vc no ministério das cidades, só imagino o tom de humanidade q o sr daria aos projetos de moradia populares,
@@SaoPauloNasAlturas obra do av jornalista roberto marinho ta quase no bicentenário da inauguração, e soube de fontes segura q tem uns 8 funcionários ativos na obra kkkkkkk
a única obra q vimos nos últimos 4 anos a todo vapor foi a obra no fascismo genocida miliciano ganhando adesão dos trevosos q o seguem, ou suprimimos na muda, ou bem vindo a eminência da primeira guerra civil brasileira
Pra falar a verdade, ver esses problemas de urbanismo e arquitetura na cidade já consolidados e sendo cada vez mais reforçados, me dá uma desesperança enorme...
Caberia um vídeo também falando sobre a região do Jaguaré, Leopoldina... próximos de Marginal Pinheiros, shoppings, parques Vila Lobos e Candido Portinari, mas são tão cheia de muros, galpões abandonados, industrias fechadas, ruas imensas com muros acompanhando deixando com um aspecto perigoso, o próprio ceagesp tem uma cara de abandono.
Verdade! Todos eles
Esse cara deveria ser o prefeito de sao paulo muito bem preparado
Num período onde se súplica por um mínimo de qualidade de vida e o planeta morrendo, essas "obras" são símbolo da tristeza. Refletem e muito os corações gelidos dos envolvidos.
Parabéns pelo vídeo. Absolutamente necessário!!!!! Você já viu o estrago que as empreiteiras estão fazendo perto da estação Butantã? Quero ver quando todos os prédios estiverem prontos, como os carros que vêm da insuportável Raposo Tavares vão conseguir alcançar a Marginal Pinheiros.
E pensar q a Editora Abril ocupava os 25 andares desse edifício…
Ao lado tem o SESC PINHEIROS com ruas bem escuras e desertas pra se a chegar ao metrô
apesar do curto percurso…
Pois é! Diz muito ter ruas vazias ali….
Como disse no vídeo, bons projetos de arquitetura, pois só constroem prédios simples de arquitetura bem discutível e sem urbanismo em volta...
Tá pra nascer o político que vai construir moradia social na região de Pinheiros. No Brasil, não existe homem ou mulher capaz disso.
Concordo em gênero número e grau. Apesar de ter nascido num BNH no meio do Alto de Pinheiros.
Um lugar onde antigamente moravam pessoas da classe trabalhadora, mas que hoje, a maioria se acha parte da elite (classe média fascistóide).
Depois do que fizeram com o Largo da Batata e com aquele predio torto na Teodoro eu espero que nunca mais a Prefeitura ou o Estado tenham alguma iniciativa na regiao, pois quanto mais mexem pior fica! Mais deserto e sem humanidade!
e nem da pra ficar no largo, pois foi tomado por cracudos
@@Marcelo-tz6du sp infelizmente é tomada por cracudos e bandidos as melhores partes da cidade é assim
@@Marcelo-tz6du q nada dá uma galera da hora, a verdadeira turma, nenhum faria limers dominando a faria lima, pura contravenção, agora drugs se vc quiser ver vai numa balada top qualquer da região, só carreira a perder de vista saca ?
O largo da batata virou antro de nóias!
Pior que a ideia do governador era deixar a iniciativa privada livre.
Estamos até mesmo sofrendo uma inversão de valores do ponto de vista de zoneamento da cidade. A Av Presidente Wilson é um exemplo claro. Está sendo construído um prédio de apartamento pequeno, bem, mas bem ao lado do viaduto Cap. Pacheco.
Ao mesmo tempo, os diversos galpões estão lá intocados. Levamos a população para morar ao lado do escapamento, e mantemos um galpão em um espaço ótimo para construir moradia.
Ainda na mesma região, a rua Barão de Monte Santo. Um terreno plano, e vazio. Sem falar na Av do Estado, que sobra espaço de empresas falidas.
O que faz a terra ser cara, é sua falta de uso, não sua localização. Precisamos repensar como calcular quanto custa o metro de espaço. Parece mesmo que vale a pena não construir.
E especuladores, impressão de dinheiro distorcendo o mercado, ...
O problema é que moradia/ construção se tornou negócio de especuladores. Isso está destruindo a cidade.
@@marcosjosedefranca7485 E lavagem de dinheiro.
Enquanto isso pessoal vai mora longe perde 3,4 horas em condução pra ir e vir pro trabalho
Excelente vídeo, como sempre. Gostava mais das músicas estilo lo-fi mas o trabalho ainda é excelente. Sobre pinheiros, o medo da degradação trazendo moradias populares, como foi no centro, é maior do que a ambição de modernizar um local obsoleto. Abs.
Seus vídeos são uma verdadeira aula! Parabéns!
Os professores de Urbanismo deveriam usá-los para ensinar as novas gerações... já que as antigas, nada fizeram por São Paulo!
Muito obrigado, bondade sua! Se o pessoal assistir e debater, já me dou por satisfeito!
problema que tem muito professor de urbanismo aí sendo contra aumento de potencial construtivo viu...
Existe na Cidade de São Paulo muitos prédios abandonados sem cumprirem a função social da propriedade, morei na Região de Pinheiros e sempre fiquei indignada com todo esse desperdício de áreas públicas sem qualidade de vida para a população principalmente quando eu ia a Subprefeitura de Pinhwiros.
Parabéns. Excelente levantamento. Vou assistir aos próximos vídeos.
Obrigado!
Sou uma Paulistana Apaixonada, mas no momento moro no Japão. Eu observo uma área muito bem estruturada em uma cidade que fica próximo a linha principal do metrô que se distribui em várias outras dando Acesso a aeroportos e estações principais de acesso ao trem bala os chamados Shinkansen 🚅 o que chama a atenção é o fato de que em volta e entre os prédios as áreas verdes estão em destaque e muito bem conservadas, mas os prédios de apartamentos estão velhos e modelos antigos, muitos já estão sendo demolidos e reconstruídos, a área urbana tem todos os tipos de facilidades, escolas, bancos, hospitais clínicas, super mercados e até grandes shoppings, área de lazer um teatro com dependências para vários eventos, bombeiro, Kōban ( atendimento policial ) avenidas e ruas que dão acesso ao centro principal e as periferias ou bairros afastados, enfim é um lugar tão bonito que a gente não acredita que são moradias populares, para pessoas que tem baixa renda ☝️☝️ a gente se encanta com a mentalidade política social de um País 😊 só morando aqui mesmo para compreender que nem tudo é ganância 😉
Problema que baixa renda no Japão não é sinônimo de baixa cultura, estudo, ao contrário do Brasil. Baixa renda aqui passa fome, cheio de filho sem poder criar, não tem qualificação profissional e não tem emprego suficiente pra essas pessoas, aí o caos vai se instalando na cidade. A verdade é que o Brasil não tem concerto, caiam na real! Enquanto não entrar um time nacionalista, que se proponham a lutar pela independência e fortalecimento do Brasil, nada vai mudar. Aqui estamos num cabresto, não vão deixar o país se desenvolver para poder acabar com esses males.
Gostei muito do vídeo principalmente quando se fala que o poder público não quer construir moradia popular perto da infraestrutura de transporte e também quando se questiona se os moradores de Pinheiros gostariam de ter moradia popular por perto. Mais está questão de Pinheiros me fez lembrar do conjunto habitacional Jardim Edite na esquina da Berrini com a Roberto Marinho onde existia uma favela com o mesmo nome. É um empreendimento que abrigou a população da antiga favela dando-lhes além da moradia também uma estrutura de apoio e, posso dizer que toda as vezes que passo em frente nem parece que estou vendo um conjunto habitacional popular e sim um conjunto de classe média tamanho é o cuidado que os moradores tem para com o empreendimento.
Essa região está no mais alto pico de especulação imobiliária, dificilmente seria usado pra construção de habitação popular.
Exatamente!
Que canal maravilhoso!! Raul precisa ser Secretário no Munícipio de São Paulo!
Excelente, muito bem observado e sugerido. Vamos começar a campanha compartilhando esse vídeo para disseminar a idéia.
Aqui na zona oeste do Recife existe um terreno imenso vazio na cara da UFPE e pertinho do prédio da Sudene que atualmente tbm está sem uso. Fico imaginando quantas coisas poderiam ser feitas ali tanto pela iniciativa privada quanto pela pública.
Parabéns pelas propostas e pelas ideias do canal. Quem dera em Fortaleza houvesse esse tipo de discussão e de debate sobre a cidade. P.S.: Em Fortaleza, há terrenos do Exército - Hospital do Exército - encravados dentro de áreas muito nobres da cidade (bairro Aldeota) e que poderiam dar lugar a áreas de urbanização, novas moradias, etc.
Esse canal é fantástico! Parabéns e obrigado!
Que delícia esse canal! Assunto super necessário e muito informativo. Obrigada!!!!!! Estou encantada e matando minha saudade de São Paulo (hoje moro no interior).
O negócio é q o povo rico dali jamais aceitaria a baixa renda tão próximo.
Excelente, Raul
Essa desculpa de construir e caro. Na minha quadra aqui na Consolação tem 4 prédios sendo construidos um do lado do outro.
Já trabalhei na região, e andar por ali, principalmente depois das 21h, é bem complicado.
Eu também! Abração
Você poderia fazer um vídeo mostrando o que a especulação imobiliária e as ocupações irregulares está fazendo nos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Cotia. São cidades que estão tendo suas matas e manancias destruídos.... contando com a omissão dos poderes públicos. Sem água não existe vida.
Quanta qualidade em um único vídeo. Sem ativismo baixo, levando a sério o assunto. Parabéns!
Os vídeos desse canal deveriam ser exibidos em escolas de ensino fundamental e médio. Precisamos mudar a mentalidade das próximas gerações para que não cometam o mesmo erro das gerações antigas e da atual.
A favela da Vila Prudente foi a primeira favela da cidade de São Paulo. Bem ao lado dela existe um terreno enorme, vago há muitas décadas e até maior do que a área ocupada pela comunidade. Terreno este que pertence a Sabesp e não tem nenhum uso.
Outro caso é na Rua Guamiranga (rua da estação Tamanduateí, que atende metrô linha 2 verde e CPTM ligando o centro de SP ao ABC). No início do século houve um incêndio nas indústrias ali e até hoje restam as ruínas, sem uso algum. Mesmo com a estação ao lado é um shopping na frente, a rua é um deserto. Creio que agora o terreno pertença a CPTM, mas não tenho certeza.
Se a prefeitura sair do caminho do empreendedor já ajuda...é tanta burocracia, taxas, impostos e proibições que inviabiliza o investimento. Investi na construção de lofts para locação a preços acessíveis, não faria novamente pois lidar com órgãos público é humilhante. Só consegui a aprovação quando por coincidência encontrei o prefeito da minha cidade em um evento, em dois dias estava com minha documentação em mãos
Que bom que você faz esses vídeos.
Obrigada.
Estou amando o seu canal. Sou apaixonado por São Paulo e, assim que terminar minha graduação, no meio do ano que vem, pretendo voltar. Gostaria de sugerir que vocês fizessem um vídeo falando sobre o Brás e região. É um lugar onde eu já fiz as minhas melhores compras - melhores até do que no Shopping Morumbi - mas que mesmo com sua vitalidade e movimento diurnos deve causar uma depressão durante a noite, pois imagino ali como uma região muito abandonada durante a noite, como um deserto urbano noturno.
Eu tenho uma dúvida: pq não construir prédios em terrenos hoje mal utilizados como favelas? Construir no mesmo lugar onde essas pessoas moram de forma desumana, mas criando novos espaços pra não tirá-las desse bairro que já habitam. Exemplo é Paraisópolis, que poderia ser renovada com edifícios modernos ao invés de uma grande favela mal urbanizada. Isso depende d eum planejamento de longo prazo.
Já vi isso antes e é uma idéia é promissora com vários problemas óbvios. Encortiçamento, corrupção, brigas com o poder paralelo local, ...
Você está certo, mas essas duas políticas, a de qualificar o espaço que as pessoas já moram, e o de levar habitação em áreas de infraestrutura e empregos podem ocorrer ao mesmo tempo
@@vitordelima sim, você tem razão... mas por outro lado, se ignoramos esses problemas corre o risco de virar um RJ, onde hoje as favelas consumiram a cidade, viraram parte da cultura e não tem mais volta, o tráfico faz a vez do estado. SP ainda tem tempo de mudar isso nas favelas.
@@victor57190 Concordo, até acho que essa seria uma excelente maneira de levar pessoas/moradores para áreas com muito escritório e praticamente morta fora dos horários comerciais, é o caso da Faria Lima, Pinheiros, Centro, etc.
@@DanielGroppo Fazer isso usando moradia popular é uma cagada gigante e provavelmente devem exister outros jeitos. Favelas requerem várias soluções ao mesmo tempo (algumas bem pesadas) e essa poderia ser uma delas se muitas precauções forem tomadas.
Meus parabéns pelo canal, e pela excelente abordagem sobre São Paulo/SP. Conteúdo inteligente, fundamentado e focado em justiça social na moradia. Sensacional, não apenas esse vídeo de Pinheiros, mas todos.
Boa noite Raul,acompanho e admiro muito seu trabalho,parabéns.
Pegando carona nesta matéria, gostaria de sugerir que você, se possível, abordasse também a
degradação de parte do bairro
Alto de Pinheiros, devido a intransigência da Cia City (loteadora
deste e outros bairros nobres),em não permitir pequenas alterações,
tais como,permitir predinhos de 9 metros de altura, condomínio de casas, remembramento de lotes,
em algumas vias do bairro, que são
largas e com canteiro central.
Trabalho ali na região e acho a região até melancólica. Não há NADA, nem escritórios, nem comércios, nada. Só estão surgindo gigantescas Torres de residencial a serem habitadas por pessoas que com certerza não pegarão metrô. SP desperdiçando espaço novamente
Raul sempre levantando os melhores temas da cidade ! Da para ter projetos incríveis nestes lugares e precisamos que os estudantes de arquitetura acreditem e façam !
Excelente trabalho
Muito bem explicado.
Ao lado da Cetesb funcionava a Sub prefeitura de Pinheiros, que foi transferida para o prédio da CET. No entanto nesse terreno, de esquina, foi erguido um prédio de alto luxo, com apartamentos de 260 a 330 m2. Nada de habitação social.
apenas pra fazer caixa... parece que os governos têm fins lucrativos. Ironico...
Gostei do tema !
Quando estive em Lisboa em 2010, aprendi que depois da EXPO- 9...
Lisboa é uma coisa só!
O IPTU é o mesmo !
O que varia é a metragem dos imóveis.
Tem tudo em todos os bairros e transporte como ônibus e metrô e até ônibus para o aeroporto.Beleza de idéia!!!
E esse excesso de predios de apartamentos que está destruindo os bairros tradicionais?
Excelente matéria
Muito bom o video, parabens pela iniciativa
Tá maravilhoso o canal, amigo. Parabéns! Inspirador! Abração
Muito obrigado, querido, audiência muuuito qualificada!
Eu amo o modelo de Águas Claras aqui em Brasília,compacta, bonita, tudo perto. Seu trabalho é incrível professor. 👏👏👏👏
Seu canal da uma aula de urbanismo grátis que nossos políticos deviam assistir, pra se tornarem mais eficientes ao planejar a nossa tão desperdiçada cidade.
jesus. São Paulo é um grande cemitério...
Ótima reportagem
Parabéns !!!
A região do Sítio Pinheirinho (olaria) localizado aqui na Vila Alpina daria um belo vídeo! Aqui na costa barros possui vários galpões, e um terreno imenso que é servido somente para estacionamento, o que carece o bairro de melhorias e infra! Seria magnífico se você conseguisse saber o porquê a prefeitura não conseguiu ainda construir academia, MC Donald's, farmácia e mercado como haviam falado. O bairro carece de uma revitalização!
Obrigado, Gustavo, já no radar!
a prefeitura não conseguiu ainda construir academia, MC Donald's, farmácia e mercado como haviam falado. PARE DE FUMAR MACONHA PRENSADA ! FAZ MAL AO RACICINIO LOGICO !
@@miguelcelman1501 ??? Você é idiota ou o que?
@@SaoPauloNasAlturas Por favor, tome uma providência contra esse miguel, ele não merece estar em um canal como esse, nem eu mereço ficar lendo isso. Dá pra ver que esse aí não aprende nada mesmo!
amigo. não é a prefeitura que constrói academia, MC, farmácia e mercado. Isso é investimento privado. Se o bairro der condições aí esses investidores vão pro bairro
Excelente!
Sempre assertivo e cirúrgico! Obrigado pelo conteúdo! Que os próximos gestores resolvam este ponto, de toda forma... Boulos ta vindo ai pra prefeito, e com certeza irá trabalhar muito nessa questão! Abraços.
Se formos ver que está é a realidade do país inteiro, a nossa cabeça explode. É chocante o nível de especulação imobiliária, tamanha desigualdade social e desperdício de dinheiro/corrupção
Vídeo maravilhoso, sucesso amigo.
Belo vídeo. Sou apreciador da infraestrutura que Pinheiros tem, mas realmente, muitas áreas potenciais abandonadas.
Pinheiros recebe qualquer um desde que aguente pagar o preço …meu amigo , não basta ter moradia …tudo é caríssimo em Pinheiros …tudo !!!! Fazer as unhas na Jabaquara custa pé mão 40 reais …em Pinheiros custa 120 e olhe lá …. Viver requer centenas de demandas e em Pinheiros a mais barata custa um Rim . Em Paris a gentrificacao deu certo ( mais ou menos ) pq os franceses já tinham debandado de Paris e hoje quem habita em Paris é o Airbnb …os pobres estão por Barbès … uma Paris que nem Napoleão ousou pensar .
Canal essencial demais pra essa cidade
Tem uma questão super relevante nesse impasse: nem os governantes, e nem as associações de moradores locais topariam construir moradias populares em uma região nobre da cidade. Esse é um problema que se expande além da arquitetura tão somente
So de tiraremos grades ja ficaria incrível. Passo direto por ali e as construções e jardins destes terrenos são bonitos, sempre me da curiosidade de entrar. Seria um sonho que a calcada se estendesse para esses terrenos.
Rapaz que canal bom! Parabéns!
Ao invés de moradia popular, atrair investimento privado, gerar riqueza, gerar empregos. Incentivo fiscal.
SP tem que passar a ser atrativa para os investidores, está deficitária devido aos péssimos governos.
Parabéns pelo canal, 1ª vez que assisto, ótimo conteúdo
Eu fico impressionado como esse canal de qualidade, não tem 1 milhão de inscritos
Concordo, deveria! Risos (falando sério, pede pros amigos se inscreveram-nos canal e clicarem no sininho)
Por que??? A maioria prefere caras e bundas, assuntos importantes fica em segundo plano….
Santo Amaro tem vários prédios abandonados e terrenos ociosos. Inclusive alguns deles hospitais públicos, nos arredores da Estação Adolfo Pinheiro, que também precisa de um embelezamento urgente. É triste o descaso. Enquanto isso, a duas quadras está sendo reerguido o Mercado Municipal de Santo Amaro, graças a uma concessão pública.
Vc falou a verdade. Brasília é uma cidade onde o terreno é pouco utilizado. O plano piloto é maravilhoso, meu filho mora na asa sul, tem muito verde entre as quadras. Porém é tanto bosque separando o povão. Fazendo com que morem tão longe do emprego.
Oi, Zenaide! São esses “espaços vazios” que trazem qualidade de vida pra minha cidade. Esses “vazios” era onde eu subia árvore quando era criança, onde meus primos jogavam futebol, onde a gente fazia piquenique... E hoje é onde eu caminho pra relaxar, onde ando de bicicleta e faço meus exercícios, onde se faz yoga e tai-chi-chuan, onde vejo pássaros típicos do cerrado, cujo canto eu ouço quando acordo de manhã... é o que permite eu ver o horizonte, é o que permite que admire o céu que abraça a cidade... um amigo do Rio veio morar aqui, e falou que deveriam colocar prédios de 30 andares na avenida W3 - o que acabaria com o horizonte, com os pássaros e projetaria uma sombra imensa em torno, matando árvores e aumentando a temperatura. Hoje ele entende que não dá pra usar a mesma lógica da especulação imobiliária aqui. Acho que falta transporte público de qualidade. Mas isso não é culpa da cidade, mas dos governantes. Eu amo minha cidade, e não trocaria ela por nada! Um abraço carinhoso aqui do “quadradinho” 😊🙏🏽
@@felipeberlim3587 sim sim, o plano piloto é lindo... Ainda bem que não tem arranha céus.
Parabéns pelo canal, muito bom 👏🏻👏🏻
Estação Pinheiros é uma das que mais odeio em SP.
Escadas enormes e confusas, parece obra do MC Escher; anda-se quilômetro dentro da estação para se chegar na plataforma do trem para então se amassar em um dos carros do trem. Na volta o martírio é invertido.
Vídeos sempre incríveis, adoraria ver algo assim sobre minha região a Grande Vitória no Espírito Santo. Alguns canais até tentam explorar, mas sem muito rigor técnico.
Gostaria de ver um vídeo de Fortaleza. aqui o que não falta e terreno sem uso.
Raul, vc poderia por favor falar da avenida João dias e entorno, Santo Amaro é o bairro de SP com mais estações, mais corredores e uma das piores verticalizações gerando alto valor
Tá no radar! Obrigado!
Por favor! Sou moradora de Santo Amaro e fico chocada com o péssimo planejamento que a Avenida João Dias tem! Uma avenida enorme que poderia ser muito mais atrativa, com mais comércio noturno, trazendo segurança para nós, mas só tem lojas de carro, basicamente. Muito triste tudo isso. Até as padarias que eu lembro, na infância, ficavam abertas até alto da noite, hoje fecham cedo. O Largo 13, que poderia trazer bastante movimento noturno também, fica um deserto após o fechamento das lojas. Eu fico triste que um bairro que era tão bacana quando eu era criança, que eu brincava na rua tranquila e voltava 19h pra casa pra tomar banho e jantar virou um deserto onde às 19h, voltando do trabalho, eu fico com medo de caminhar na minha própria rua por não ter ninguém
SEU TRABALHO ME MOTIVA A CONTINUAR PERSEGUINDO MEU SONHO!
Obrigado!!
Sou morador da região e apoio o uso deste terreno para moradias para o povo. A praça vitor civita recebeu um aporte da iniciativa privada para reformar (heineken) e nada saiu do lugar em mais de 3 anos. Total descaso. O terreno é imenso e pouquíssimo frequentado.
Olá, tudo bem?
Poderia gravar um vídeo também, comentando sobre o crescimento de prédios na região da rua dos pinheiros já que tem seu lado positivo e negativo... As construtoras naquela região tem comprado quadras e quadras para subir prédios!
Excesso de Estado é um grande desperdício
Essa coisa de prédios públicos em São Paulo é muito controversa. Exemplo, na frente de uma das saídas do metrô República tem um prédio abandonado a cerca de mais de 10 anos com 11 andares. É um prédio da prefeitura em que funcionou, por décadas, a Secretaria de Infraestrutura e Obras da prefeitura. Só que nunca foram feitas reformas básicas no prédio e, mais ou menos em 2010 a prefeitura fez um acordo com uma empresa devedora de IPTU e alugou um prédio inteiro no largo do Paissandu, o prédio da galeria Olido. O aluguel seria descontado dos valores do IPTU que a empresa devia para a prefeitura. Os setores foram mudando aos poucos. Hoje esse prédio na frente do metrô está completamente abandonado. A prefeitura até tinha emparedado a entrada para evitar invasão de sem teto. O contrato com a empresa da galeria Olido sofreu alterações e hoje a secretaria foi para outro prédio.
Sou cearense e nunca estive em São Paulo, mas gosto desse canal por que dá pra fazer um paralelo de muitos vídeos com os bairros de Fortaleza. Me ajudou bastante a repensar a forma como eu vejo a cidade e a entender o que eu sinto andando por ela.
Posso dar uma sugestão de vídeo: quais são as leis que tornam os terrenos mais caros?
Ótimo conteúdo.
Habla mesmo, Raulzinho, conteúdo de extrema importância, arrasou! 👏💖
Faz um video sobre o Jd Edite, comunidade próximo da ponte estaiada, foi transformada em prédios com ótima estrutura, valorizou demais a regiao, deu super certo
Esse canal é maravilhoso...
Bom dia Raul, vejo muito isso aqui onde moro em Araçatuba, desperdício de area, os loteamentos se estendendo pela periferia, com areas e predios nas regiões mais centrais abandonadas, pouco aproveitadas.
excelente video, parabens :)
Impressionante a falta de planejamento de urbanização de São Paulo e ainda com a incompetência do Estado.. vende tudo pra iniciativa privada .. mas exigindo empreendimentos comerciais de rua...a marginal Pinheiros inteira é totalmente sem vida... um horror! E por outro lado prédios comerciais com zero rua..
Raul, o problema dos terrenos vazios de Pinheiros é que esses terrenos seriam vendidos para as grandes construtoras e a área seria gentrificada, exatamente como outras áreas do mesmo bairro, como na região da Fradique Coutinho, por exemplo...
O terreno já é público e não teria pq ser vendido a grandes construtoras, a PPP da Habitação já mostrou que é possíveis construir grandes complexos residências incluindo habitação de interesse social.
As construtoras em Pinheiros elas compram casas e sobrados, enquanto isso o governo mantém terrenos enormes em área $$ valorizada e com pouco uso.
O governo para seria vender esses terrenos que valem fortunas e com esse recurso construir apartamento em outros locais ou como foi sugerido no vídeo construir habitação no terreno que já é do governo (não tem a desculpa que o custo é caro, caro é o terreno mas já é do governo).
Seria não, serão!
Certeza, só esperar. Questão de tempo.
Z. Oeste é a região com a mais feroz especulação imobiliária de incorporadoras.
Excelente.
Poderia falar a respeito do enterramento dos trilhos entre Lapa e Brás, ação que poderia potencializar o uso do espaço urbano e contribuir para sua melhor ocupação.
Infelizmente temos um modelo de governo que é submisso aos interesses de empresários e da classe alta em geral porque isso é conveniente. Se o interesse fosse o de construir um shopping nesse local ou qualquer empreendimento do tipo sem duvida haveria mobilização governamental mas quando se fala em interesse popular não é dado a mínima importância.