Determinação de gordura - Soxhlet ou Goldfish?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 дек 2024

Комментарии • 21

  • @renatafernanda7270
    @renatafernanda7270 3 месяца назад +1

    Onde eu encontro o passo a passo de como fazer a extração por esse método?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  3 месяца назад +1

      Olá, tudo bem? Qual seu e-mail para contato? Se preferir, pode enviar para contato@tecnal.com.br . Obrigado.

    • @renatafernanda7270
      @renatafernanda7270 2 месяца назад +1

      ​@@Tecnallabagradeço desde de já a atenção.

  • @kethelenkauany8239
    @kethelenkauany8239 6 месяцев назад +1

    Pode se usar amostra sem ser seca? Tipo alguma geleia? Vi em um video e fiquei em duvida

    • @valmirloiola6452
      @valmirloiola6452 6 месяцев назад

      Olá Kethelen, bom dia . Tanto a técnica de Soxhlet quanto a de Goldfish necessitam que a gordura/óleo a ser extraído esteja aderido em um substrato sólido pois a base das duas técnicas é a solubilização do óleo em um solvente apropriado, ficando o substrato intacto. Em se tratando de geléias, caso elas se solubilizem por completo no solvente utilizado poderemos ter um resultado falso positivo, já que toda a geléia passará para o vaso de extração. Isso nos diria que a geléia é 100% de óleo e sabemos que não é assim. Neste caso teríamos que partir para técnicas que estejam de acordo com a legislação vigente para esse tipo de produto ou adotar uma adequação no protocolo que permita utilizar essas duas técnicas, como ocorre com a análise de óleos e graxas em águas.
      Espero ter respondido sua dúvida.

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  6 месяцев назад

      Bom dia Kethelen!
      As técnicas de Soxhlet e Goldfish trabalham extraindo gordura/óleo que esteja aderido a um substrato sólido. Assim o óleo, ao ser solubilizado no solvente, é separado do substrato e este fica retido no cartucho ou filtro utilizado para envolve-lo. Se a geleia se solubiliza por completo, nenhuma das duas técnicas poderia ser aplicada diretamente, já que isso nos levaria a um resultado falso positivo. Teríamos que adotar alguma adequação (como ocorre ao analisarmos óleos e graxas em águas) ou mesmo partir para outras técnicas já validadas para esse tipo de amostra.
      Espero ter respondido sua dúvida, obrigado!

  • @irisneidego.ferreira3105
    @irisneidego.ferreira3105 10 месяцев назад +1

    São quantos sensores?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  10 месяцев назад

      Olá, tudo bem? Em relação ao sensor de temperatura do Goldfish, ele possui um. Já o Soxhlet, por ser analógico, não possui sensor. Obrigado.

  • @lrosa2838
    @lrosa2838 9 месяцев назад +1

    Qual o melhor método?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  8 месяцев назад

      Na verdade os dois equipamentos trabalham com o mesmo método (Wendee & Van Soest), mudando apenas a forma como acomodamos as amostras dentro de cada um. No TE-146 (mais tradicional), a maneira preconizada pelo protocolo que o rege é deixar as amostras soltas dentro de cada tubo para máximo contado com a solução extratora; como não há qualquer tipo de agitação, tal fato é imprescindível para uma boa performance do procedimento. No TE-149 as amostras ficam enclausuradas dentro dos saquinhos de TNT, mas o equipamento promove uma agitação das mesmas no sentido vertical, fazendo com que elas tenham mais contato com a solução extratora; pela sua construção, este equipamento pode realizar a extração com até trinta amostras de uma só vez, levando vantagem frente ao TE-146 que consegue trabalhar com apenas cinco amostras por vez.

  • @tayanasilva5776
    @tayanasilva5776 3 года назад +1

    Qual foi a metologia utilizada?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  3 года назад

      Olá Tayana, Goldfish e Soxhlet.

  • @hugoh.correa1363
    @hugoh.correa1363 3 года назад +1

    Ola amigos! Alguem poderia me dizer quais fatores ocorre quando o equipamento apresenta falha nos resultados do lipidios?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  3 года назад

      Olá Hugo, tudo bem? O principal fator de erros provém da utilização de solventes inadequados, seja pela baixa pureza ou até mesmo pelo fato de não ser o que tem mais afinidade com a amostra a ser trabalhada; ainda há que ser considerado o fato da amostra ser ou não extrusada - neste caso, se afirmativo, o solvente não consegue atacar a amostra adequadamente sendo necessário realizar um processo de hidrólise ácida antes da extração da gordura. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Você pode nos contatar através do e-mail contato@tecnal.com.br ou 19 2105.6161.

  • @matheuseduardo5810
    @matheuseduardo5810 6 месяцев назад +1

    Soxhlet é a quente!

    • @valmirloiola6452
      @valmirloiola6452 6 месяцев назад +1

      Bom dia Matheus.
      O solvente utilizado durante a análise por Soxhlet deve ser aquecido, realmente. Porém a extração de fato ocorre quando o solvente resfria no condensador e escorre para a câmara onde está a amostra. Neste momento ele já está frio e por isso que se diz que essa é uma extração a frio.
      No Goldfish, por outro lado, a amostra fica o tempo todo mergulhada no solvente em ebulição, por isso que nesse caso consideramos que a extração é a quente.
      Espero ter esclarecido. Até mais!

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  6 месяцев назад

      @@valmirloiola6452 Obrigado!

  • @hiokokable
    @hiokokable 3 года назад

    O método é validado?

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  3 года назад +1

      Olá Jullyana, tudo bem? Os métodos são oficiais, porém a validação é um processo realizado pelo laboratório que executa a análise.

  • @renatachastinetbraga2180
    @renatachastinetbraga2180 3 года назад +2

    O vídeo é interessante mas a qualidade do som atrapalha o aproveitamento.

    • @Tecnallab
      @Tecnallab  3 года назад

      Olá Renata, tudo bem? Gostaríamos de saber se você precisa de alguma ajuda, estamos à disposição. Você pode nos contatar através do e-mail contato@tecnal.com.br ou 19 2105.6161.