Esse é um livro para se ler aos poucos e com tempo. Não adianta querer correr para terminar logo. É preciso mastigar bem as palavras, para compreender. É vale a pena. Eu levei um mês para ler. Dessa forma, devagar, retornando as vezes o texto e lendo também artigos de apoio. Valeu a pena!
"mais um daqueles livros que retribuem todo o esforço que voce aplicou ao le-lo"... Achei linda a expressao. O que vale realmente a pena vivenciar merece o nosso esforço...
É por esse tipo de resenha que eu assisto seu canal. Sempre me instiga a querer ler gêneros literários diferentes. Me faz ter, cada vez mais, ânimo em ler. Fora que nunca é somente o livro lido. Sempre podemos contar com textos de apoio e recomendações de inúmeros outros livros.
Estive em Londres mês passado e tive a oportunidade de de assistir no teatro, uma versão de Doutor Fausto, interpretado por Kit Harrington.. Nessa versão, após o pacto, ele se torna um mágico de sucesso.. Texto incrível, moderno, atual, final mind blowing, enfim, sou fã de Doutor Fausto em qlq roupagem...
Você tem o poder de hipnotizar quem assiste seus vídeos. Talento para transmitir o conteúdo dos livros que lê. E faz despertar na gente uma vontade muito grande de ler muuuuuito...
Tati, esse livro é visto por alguns historiadores como um testemunho da experiência do Terceiro Reich, ainda que ele estivesse vivendo nos EUA nessa época. O sobrinho da tragédia final foi todo baseado no neto do Mann, Fido. Era seu neto favorito. Em entrevista, Fido falou que ficou chocado ao ler, ainda na adolescência essa obra por se ver descrito pelo avô numa personagem dessa. Os pais dele - Michael (filho do Mann) e a esposa - também ficaram assombrados ao ver o filho nesse personagem. Thomas Mann dizia que essa foi a obra da vida dele. Ele chegou a fazer a continuação ido Tonio Kroger, mas dizia sempre que Doutor Fausto representava o fim da vida dele. A Montanha Mágica é uma alegoria à I Guerra Mundial, da mesma forma que Doutor Fausto é sobre a II GM.
Tati, este seu video é absolutamente incrível. você é a leitora que qualquer escritor gostaria de ter, a leitora que procura explicações para a obra , que faz questão de saber todo o contexto do livro e do escritor, incluindo a relação desta com outras obras. vale cada segundo , muitos parabéns e obrigada por este trabalho incrível! neste momento estou a ler A montanha Magica, portanto, já viu como me tocou um abraço de Lisboa ;)
Livro sensacional mesmo, Tatiana. Como você disse: genial. Foi difícil mesmo as partes sobre teoria musical, mas a narração do pacto, a descrição do sobrinho, o final sufocante e extraordinário e as observações sobre a guerra são uma das coisas mais lindas que li em muito tempo. E que criança encantadora o sobrinho, como um anjo. Livro lindo. Você viu a edição nova da Cia das Letras? Está bem bonita. A tradução também, ao menos da edição da Cia é coisa de outro mundo, é do Hebert Caro.
Gostei bastante desse livro, mas admito ter apreciado mais MORTE EM VENEZA e A MONTANHA MÁGICA. De qualquer modo, a construção espetacular das personagens, o detalhamento do pacto fáustico e, principalmente, o desfecho do romance compensaram algumas partes prolixas e maçantes da trama, características do estilo do Mann. Livro magnífico! Apreciei muito a sua resenha sobre a obra.
Estava em dúvida na leitura de Montanha Mágica e Doutor Fausto. Acabei de decidir pelo Fausto, principalmente pela parte musical. Fiquei curioso em como ele conseguiu traçar essa relação todo de música, guerra e a condição humana. Obrigado Tatiana.
Eu li Dr. Fausto junto contigo e é sensacional. Realmente não é pra se ler uma vez só e precisamos ter muita força de vontade nas partes arrastadas, mas tudo é recompensado no final. E coitado do sobrinho. Precisei deixar o livro 2 dias parado até ter coragem pra terminar a história.
eu assisto os videos da Tati a tanto tempo, que qnd estou sozinho, coloco um video dela só pra ouvir a voz dela para me fazer companhia, essa mulher é perfeita, minha lista de leituras só aumenta, kkkk
Parabéns pelo video. O Doutor Fausto do Thomas Mann é formidável! E num panorama geral, a Música Clássica sempre acompanhou a obra do autor. Só quero acrescentar entre as suas sugestões de apoio, que já não são poucas, o livro Thomas Mann do Anatol Rosenfeld. É uma compilação de oito ensaios sobre o Mann e sua obra.
Video incrível!! Eu li Morte em Veneza, mas não foi uma boa época pra ler pois a juventude nos cega a grandeza de Thomas Mann. Agora fiquei com vontade de mais um livro dele mas não me vejo apto ainda. Obrigado Tati pela dissecação tão bem elaborada!
Uaal! Isso não é apenas uma resenha, mas uma aula completa! Parabéns Tati, adoro seu canal, não perco nenhum vídeo e sonho em algum dia ser uma leitora tão crítica quanto você. Abraços!
Minha nossa! Que resenha interessante! Ninguém pode te acusar de superficialismos. Suas resenhas são sempre completas! Fiquei muito interessada no livro, parece maravilhoso! Abraços!
doutor fausto é um dos meus três livros favoritos, junto com em busca do tempo perdido e os irmãos karamazov (agora só falta esse para você fazer video \o/ ). creio que é meu livro mais rabiscado, tem muuitas coisas marcantes nesse obra. mann é genial! e tati, você poderia ler a morte em veneza em breve, é um livro curtinho, bem melhor que os buddenbrooks.
Tati, você dizer que “acha que não entendeu um livro” chega a ser cômico! Uma mulher inteligente, simpática e humilde, além de várias outras qualidades que tomariam todo o texto se eu fosse descrevê-las. Você é maravilhosa! Eu amo o seu canal! Quisera ter mais tempo para ler e poder conversar contigo sobre alguns livros que são verdadeiros tesouros para mim. Em tempos de coronavírus, minha vida profissional tomou grande parte do meu tempo e mal tem sobrado tempo para dormir... 😞 BTW, você já comentou Anna Karenina e Madame Bovary? Além de comentários, você tem leitura compartilhada sobre esses livros? Procurei rapidamente no seu canal e não encontrei. Gostaria muito de fazer a releitura de ambos durante o tempo em que dirijo de um plantão a outro ou mesmo nas horas vagas durante um plantão (quando acontecem). Parabéns pelo teu canal e obrigada por compartilhar conosco a inteligência e sabedoria que lhe são peculiares.
Sempre ótimos pareceres sobre os livros, Tatiana. Ultimamente, procurei me aventurar em outros canais do youtube com temática literária e encontrei pouquíssimos que me interessassem de verdade ou que até me instigassem à leitura. Acredito que grande parte dos canais literários se restrinjam apenas a uma pequena gama de livros, geralmente aos que estão em ascendência no mercado, justamente devido à questão da popularidade. É fantástico encontrar alguém que procure apresentar livros interessantes e importantes na história da literatura, bem como trazer à tona novos lançamentos significativos ao mundo literário. Inclusive, minha lista de "Quero Ler" no Skoob continua a aumentar devido ao seu canal. Obrigado.
Finalmente!! Corri tanto pra terminar de ler antes do fim de junho, andando com esse calhamaço pra cima e pra baixo... Rs. Mas valeu a pena a espera, ótimo vídeo! :)
Estou com projeto de leitura de A Montanha Mágica junto com a Mell Ferraz do literature-se. Estou adorando. Fiquei na dúvida se começava por ele ou o Dr. Fausto.
8 лет назад+5
Que ótima indicação para mim que sou da área da música! Obrigada :)
Oi Tatiana, acompanho o canal a algum tempo e sou meio inexpressiva em comentários, mas achei relevante falar hoje. em primeiro lugar obrigada pelos vídeos, são sempre ótimos. Agora sobre hoje você ter usado o termo música clássica e ter pedido desculpa e ter pedido para entendermos música erudita, não precisa disso, em qualquer lugar do mundo se estamos falando de música de concerto, não importa se barroca, romântica, contemporânea ou do período clássico, nós podemos chamar essa música de clássica. Sou musicista e o termo música erudita só é usado no Brasil, então fala mesmo, sem medo, não tem nada errado! Abraço!
Eu li Doutor Fausto logo no começo do ano... Olha... O livro é muito bom.... E que final. Foi o primeiro livro do Thomas Mann que eu li, na edição da Cia das Letras, simplesmente fantástico.
Terminei de ler,que livro fantástico!Vou precisar lê-lo novamente,também não consegui entender totalmente.Thomas Mann é incrível, dá para ver que ele entende bem a mente humana.Na minha modesta opinião,o pacto de Adrian foi fruto da sua imaginação,mas ele acreditou até o fim que realmente havia feito.Abraços Tati,seu canal é cultura PURA.
Oi Tatiana, adorei a forma como você aborda os livros que lê, como nos conta o principal da estória, sem entregar tudo e fazer com a nossa curiosidade em saber mais, nos leve a ler também. Mas agora, queria saber umas coisinhas, se você puder me contar: 1) Qual sua profissão? Você é professora (curiosidade por causa das indicações de livros para vestibulares)? 2) Como você consegue ler diversos livros e não se perder nas estórias? Consegue ler um capítulo de cada livro escolhido e se lembrar dos anteriores lidos, ou precisa fazer uma "revisão", cada vez que retoma a leitura? 3) Todos os livros que você mostra no canal, estão cheios de post its, fitinhas, marcações ... de várias cores, é alguma técnica para manter/identificar a leitura? Você faz alguma anotação nesses post its? 4) Você poderia me contar como faz para ler tanta coisa e se manter firme sem desistir? Que dicas/técnicas poderia me dar. Se puder me responder vou ficar muito contente. Bjs, Márcia K
Parabéns pela tua forma e conteúdo dos vídeos. A melhor profissional que assisto falandos dis livros. Vê-se que és apaixonada pela leitura, e generosamente compatilha isto conosco. Obrigada. Bjus
Tati, ví que você falou das revistas Bravo e Entrelivros com tamanho pesar por não existirem mais, por um acaso já conhece o Jornal Rascunho? Sou assinante e atualmente para mim é o único meio de comunicação que trata da boa literatura com seriedade, é simplesmente maravilhoso!
Acabei me esbarrando nesse vídeo pois fiquei interessado no livro mas não sabia do que se tratava. Desde o começo, a escolha do Radiohead como tema, me conquistou. Me encantei em como você dilui o livro de maneira tão criticamente minuciosa. Parabéns pelo canal! Virei seguidor de primeira.
Tati, a cada dia me encanto mais pelas tuas postagens! Devo a você meu interesse por grandes autores/obras como Austen, Mann dentre outros tantos! Bjos e parabéns!
Tati, muito legal seu vídeo. Estudo A montanha mágica e sou muito fã, mas o Doutor Fausto e Os Buddenbrook são livros excepcionais também. Tenho certeza de que você vai amar Os Buddebrooks. É incrível pensar que Mann escreveu ele com apenas 24 aninhos (se não me engano, rs). Enfim, obrigada por mais um ótimo vídeo e obrigada por falar de Thomas Mann :)
Ótimo vídeo, Tatiana. Talvez seja um detalhe biográfico menor, mas senti falta de uma menção à Júlia da Silva Bruhns, mãe do Thomas Mann, que era brasileira e inspirou a Senadora Rodde no Fausto. A brasilidade foi recorrente na obra de Mann e ele mesmo se referia ao Brasil como Terra Mátria. No mais, um prazer sempre assistir aos seus vídeos.
Tati que livro bom, que análise boa! Foi incrível, eu adorei de verdade. Assim como Claire Scorzi me cativou a ler a 'Divina Comédia', Tati Feltrin me cativou a ler 'Fausto' e 'Doutor Fausto'. Muito obrigada minha linda, você sabe como contar uma história ;-)
TERMINEI de ler ontem esse livro. E que experiência de leitura. Teve momentos que me senti sorretado de informações que não fazia conexão com nada que eu já tivesse estudado ou lido. E isso feito de uma forma impossível de largar a leitura. . . ... . . . . . SPOILER O que aconteceu com o Nepomuk, sobrinho do Adrian, também não foi uma alegoria do que aconteceu com Berlin, e a própria república de Waimer? Sei lá, eu achei muito phoda a forma como Mann fez isso.
8 лет назад+2
Ao ler o Doutor Fausto, senti algo que não sei se é compartilhado por outras pessoas: a sensação de que o sucesso de Adrian Leverkhun como artista não fora total e incontestável como a promessa do demônio faria crer que seria.
Não sei se foi uma interpretação equivocada minha (à época da leitura) mas minha sensação foi que a promessa não foi obter o tal sucesso (no sentido terreno), mas sim a busca de uma música incomparável, superior a qualquer coisa, além, inclusive do próprio tempo e por isso o estranhamento e as reações negativas do público.
8 лет назад+1
É bem isso mesmo; porém, o estranhamento vem de que sempre associamos o pacto fáustico com a obtenção de um sucesso que envolveria o reconhecimento do público.
sei não, hein... o que eu sei sobre pacto fáustico/faustiano é que a moral da história é sempre: não se deve andar com o diabo. o fausto do goethe, por exemplo, termina seus dias como velho, decrépito, cego, solitário, etc... veja o fim da alemanha nazista... ;)
Oi Tati... eu permaneci as ultimas 100 páginas sem largar o livro, foi emocionante e saber que eu estava vivendo o "achecelarndo", muito bom, amei este livro!
Mal posso esperar pelo vídeo de os Buddenbrook! Eu li na adolescência e amei!! E agora, inspirada pelo canal, estou lendo Dr. Fausto e lerei A Montanha Mágica. :-)
Fico pensando que mesmo que Thomas Mann tivesse escrito apenas Os Buddenbroks, Doutor Fausto e A Montanha Mágica, ele já seria um dos maiores escritores do século XX
Eu ainda não li o livro mas acho que tá certo o que você disse sobre o livro ser como uma sinfonia. Uma sinfonia é uma peça musical escrita para orquestra. Como uma história, ela geralmente é dividida em 4 partes, que são os movimentos. O primeiro movimento é rápido, o segundo é lento, o terceiro é moderado, e o último é o mais rápido. Sinfonias costumam ser bem demoradas, entre 40-60 minutos, algumas tendo mais de uma hora de duração.
Nossa, Tati! Estava esperando ansiosamente por esse vídeo! Ainda não tive oportunidade de ler Thomas Mann, mas o modo como você fala a respeito das histórias dele nos cativa muito! Estou muito curiosa para ler o Fausto de Goethe também! Obrigada por mais essa dica =)
Um problema: assistir as resenhas deste canal e querer ler TODOS os livros... (ok, quase todos)... Mais um pra lista... Ai ai!!! rs Como sempre resenha ótima, completa e instigante!
Tati, se possível leia as desventuras em série, é uma série infanto-juvenil que fez parte da minha infância :p seria interessante ver o que você tem a dizer a respeito.
Tenho vontade de ler Mann, mas minha procrastinação (pra registrar, terminei este mês aquele livrinho lindo do Neruda, Cem sonetos de amor, que comecei a ler EM 2013) somada aos calhamaços do autor são meio incompatíveis; seu vídeo vai me ajudar, com certeza, a tentar, haha. Adoro seu canal, como você se cerca de fontes de apoio pras leituras mais "pesadas" e do seu ânimo, por exemplo, no projeto de livros de vestibulares -- estou terminando uma licenciatura em história e estou começando a entender que vou ser professor, então seus comentários me estimulam tanto como estudante quanto como pedagogo. Adoraria indicar literatura para meus alunos, e enquanto você falava sobre este Fausto (que está fora de questão, não é? Que aluno vai querer ler 600 páginas pra complementar, no MÁXIMO, três semanas de aula? hahah), lembrei dum conto do Borges, em O Aleph, sobre um nazista, o narrador, sendo preso (ou condenado a morte, minha cabeça tá meio fraquinha pra lembrar) e revisando suas perspectivas sociais e políticas, seu nacionalismo e sua consequente paixão por música e literatura alemã. Não é à toa que o historiador Norbert Elias, em seu O processo civilizador (aproveitando que você mencionou aquele ensaio do Goethe como representante da burguesia alemã, do Carpeaux) mostra como o nacionalismo e a formação, finalmente, dum Estado Alemão (tardio) é diretamente ligado à cultura que as classes burguesas (no que seria a Alemanha, oriundos de classes médias e que tinham grande interesse pela intelectualidade) tinham, diferentemente dos nobres da Germânia: Goethe e Schiller, em suas trocas de cartas, fontes históricas de Elias, deixam claro seu desprezo pela nobreza ignorante e fútil. A história cultural alemã (talvez a mais importante do país, já que sua formação como nação é propriamente cultural, intelectual, etc.) é cercada de ressentimento, orgulho, virtuosismo e alguma frieza (e talvez, também, seja por isso, entre outros motivos, que Borges, que se alegrava por saber que PODERIA ter origens judaicas, tenha se interessado pela história dum nazista, pelo caráter cíclico e labiríntico que está munida a Alemanha). Me prolonguei mas é isso haha. Beijos e, reforçando, seu canal é maravilhoso :3
Ótimo vídeo, estou com muita vontade de separar tempo para ler os clássicos de Thomas Mann. Fiquei curiosa para saber a tua opinião sobre Tonio Kroeger, foi o único livro dele que li, é uma novela autobiográfica bem curta que trata de várias opiniões dele sobre arte e tem tons homoeróticos também. É interessante também como ele aborda a questão da mãe do personagem, que é latina, considerando que a mãe do Thomas Mann era brasileira.
Esse é um livro para se ler aos poucos e com tempo. Não adianta querer correr para terminar logo. É preciso mastigar bem as palavras, para compreender. É vale a pena. Eu levei um mês para ler. Dessa forma, devagar, retornando as vezes o texto e lendo também artigos de apoio. Valeu a pena!
Esse vídeo, juntamente com o Fausto do Goethe, são talvez suas melhores resenhas! Vc foi à fundo mesmo nas leituras! Parabéns, amei!
vdd
Kkkkkkkkkkkkkkk
Vale lembrar que a mãe do Thomas Mann era brasileira e as referências "do sul" quanto aos latinos está vastamente expressa em sua obra.
"mais um daqueles livros que retribuem todo o esforço que voce aplicou ao le-lo"... Achei linda a expressao. O que vale realmente a pena vivenciar merece o nosso esforço...
É por esse tipo de resenha que eu assisto seu canal.
Sempre me instiga a querer ler gêneros literários diferentes. Me faz ter, cada vez mais, ânimo em ler.
Fora que nunca é somente o livro lido. Sempre podemos contar com textos de apoio e recomendações de inúmeros outros livros.
Estive em Londres mês passado e tive a oportunidade de de assistir no teatro, uma versão de Doutor Fausto, interpretado por Kit Harrington.. Nessa versão, após o pacto, ele se torna um mágico de sucesso.. Texto incrível, moderno, atual, final mind blowing, enfim, sou fã de Doutor Fausto em qlq roupagem...
Você tem o poder de hipnotizar quem assiste seus vídeos. Talento para transmitir o conteúdo dos livros que lê. E faz despertar na gente uma vontade muito grande de ler muuuuuito...
Interessante seria bom ver um novo vídeo da Tati sobre o mesmo livro !
Nunca se lê um livro mais de uma vez com os mesmos olhos
Tati, esse livro é visto por alguns historiadores como um testemunho da experiência do Terceiro Reich, ainda que ele estivesse vivendo nos EUA nessa época. O sobrinho da tragédia final foi todo baseado no neto do Mann, Fido. Era seu neto favorito. Em entrevista, Fido falou que ficou chocado ao ler, ainda na adolescência essa obra por se ver descrito pelo avô numa personagem dessa. Os pais dele - Michael (filho do Mann) e a esposa - também ficaram assombrados ao ver o filho nesse personagem.
Thomas Mann dizia que essa foi a obra da vida dele. Ele chegou a fazer a continuação ido Tonio Kroger, mas dizia sempre que Doutor Fausto representava o fim da vida dele.
A Montanha Mágica é uma alegoria à I Guerra Mundial, da mesma forma que Doutor Fausto é sobre a II GM.
Voltei aqui pra assistir depois de terminar a leitura 😻
Tati, este seu video é absolutamente incrível. você é a leitora que qualquer escritor gostaria de ter, a leitora que procura explicações para a obra , que faz questão de saber todo o contexto do livro e do escritor, incluindo a relação desta com outras obras. vale cada segundo , muitos parabéns e obrigada por este trabalho incrível! neste momento estou a ler A montanha Magica, portanto, já viu como me tocou
um abraço de Lisboa ;)
Livro sensacional mesmo, Tatiana. Como você disse: genial. Foi difícil mesmo as partes sobre teoria musical, mas a narração do pacto, a descrição do sobrinho, o final sufocante e extraordinário e as observações sobre a guerra são uma das coisas mais lindas que li em muito tempo. E que criança encantadora o sobrinho, como um anjo. Livro lindo.
Você viu a edição nova da Cia das Letras? Está bem bonita. A tradução também, ao menos da edição da Cia é coisa de outro mundo, é do Hebert Caro.
Mulher, tu tá me fazendo refazer a minha lista de livros 2018... e só são livros grandes!!! Socorro!!!
Eu mesmo, estou surtando nesse fim de ano de lista de ano novo, cada mês um livro maior do que o outro e a lista só aumenta!
Esse vídeo demonstra o diferencial do seu canal, uma análise sem ser superficial, com muitas referências críticas.
Parabéns!
Gostei bastante desse livro, mas admito ter apreciado mais MORTE EM VENEZA e A MONTANHA MÁGICA. De qualquer modo, a construção espetacular das personagens, o detalhamento do pacto fáustico e, principalmente, o desfecho do romance compensaram algumas partes prolixas e maçantes da trama, características do estilo do Mann. Livro magnífico! Apreciei muito a sua resenha sobre a obra.
Sem palavras! Terminei agora a leitura e confesso que chorei no final. Um livro para reler muitas vezes.
Esse é o melhor vídeo do canal. Da pra ver o total comprometimento da tati com a literatura e o canal. Realmente inspirador.
gente.. esse é o melhor canal q já vi na minha vida. de conteúdo q considero realmente proveitoso p/ nosso conhecimento. parabéns!
Estava em dúvida na leitura de Montanha Mágica e Doutor Fausto. Acabei de decidir pelo Fausto, principalmente pela parte musical. Fiquei curioso em como ele conseguiu traçar essa relação todo de música, guerra e a condição humana. Obrigado Tatiana.
Cheguei no canal procurando me aprofundar em MANN. E estou encantado com seu trabalho! Vc deu um curso praticamente! Parabéns!!!
Eu li Dr. Fausto junto contigo e é sensacional. Realmente não é pra se ler uma vez só e precisamos ter muita força de vontade nas partes arrastadas, mas tudo é recompensado no final. E coitado do sobrinho. Precisei deixar o livro 2 dias parado até ter coragem pra terminar a história.
Esse é o meu preferido do Thomas Mann.
eu assisto os videos da Tati a tanto tempo, que qnd estou sozinho, coloco um video dela só pra ouvir a voz dela para me fazer companhia, essa mulher é perfeita, minha lista de leituras só aumenta, kkkk
Você vai lembrar muito de Dr Fausto ao ler Grande Sertão: Veredas.
Verdade.... é um livro para se reler ao longo da vida...
Tati, vc se superou nessa resenha. Parabéns. Mais um para a lista que só cresce.
Parabéns pelo video. O Doutor Fausto do Thomas Mann é formidável! E num panorama geral, a Música Clássica sempre acompanhou a obra do autor. Só quero acrescentar entre as suas sugestões de apoio, que já não são poucas, o livro Thomas Mann do Anatol Rosenfeld. É uma compilação de oito ensaios sobre o Mann e sua obra.
Eu estou apanhando com esse Fausto !!!
Video incrível!! Eu li Morte em Veneza, mas não foi uma boa época pra ler pois a juventude nos cega a grandeza de Thomas Mann. Agora fiquei com vontade de mais um livro dele mas não me vejo apto ainda. Obrigado Tati pela dissecação tão bem elaborada!
Uaal! Isso não é apenas uma resenha, mas uma aula completa! Parabéns Tati, adoro seu canal, não perco nenhum vídeo e sonho em algum dia ser uma leitora tão crítica quanto você. Abraços!
Minha nossa! Que resenha interessante! Ninguém pode te acusar de superficialismos. Suas resenhas são sempre completas!
Fiquei muito interessada no livro, parece maravilhoso!
Abraços!
doutor fausto é um dos meus três livros favoritos, junto com em busca do tempo perdido e os irmãos karamazov (agora só falta esse para você fazer video \o/ ). creio que é meu livro mais rabiscado, tem muuitas coisas marcantes nesse obra. mann é genial! e tati, você poderia ler a morte em veneza em breve, é um livro curtinho, bem melhor que os buddenbrooks.
Tati, você dizer que “acha que não entendeu um livro” chega a ser cômico! Uma mulher inteligente, simpática e humilde, além de várias outras qualidades que tomariam todo o texto se eu fosse descrevê-las. Você é maravilhosa! Eu amo o seu canal! Quisera ter mais tempo para ler e poder conversar contigo sobre alguns livros que são verdadeiros tesouros para mim. Em tempos de coronavírus, minha vida profissional tomou grande parte do meu tempo e mal tem sobrado tempo para dormir... 😞
BTW, você já comentou Anna Karenina e Madame Bovary? Além de comentários, você tem leitura compartilhada sobre esses livros?
Procurei rapidamente no seu canal e não encontrei. Gostaria muito de fazer a releitura de ambos durante o tempo em que dirijo de um plantão a outro ou mesmo nas horas vagas durante um plantão (quando acontecem).
Parabéns pelo teu canal e obrigada por compartilhar conosco a inteligência e sabedoria que lhe são peculiares.
Sempre ótimos pareceres sobre os livros, Tatiana. Ultimamente, procurei me aventurar em outros canais do youtube com temática literária e encontrei pouquíssimos que me interessassem de verdade ou que até me instigassem à leitura. Acredito que grande parte dos canais literários se restrinjam apenas a uma pequena gama de livros, geralmente aos que estão em ascendência no mercado, justamente devido à questão da popularidade. É fantástico encontrar alguém que procure apresentar livros interessantes e importantes na história da literatura, bem como trazer à tona novos lançamentos significativos ao mundo literário. Inclusive, minha lista de "Quero Ler" no Skoob continua a aumentar devido ao seu canal. Obrigado.
Finalmente!! Corri tanto pra terminar de ler antes do fim de junho, andando com esse calhamaço pra cima e pra baixo... Rs. Mas valeu a pena a espera, ótimo vídeo! :)
Estou com projeto de leitura de A Montanha Mágica junto com a Mell Ferraz do literature-se. Estou adorando. Fiquei na dúvida se começava por ele ou o Dr. Fausto.
Que ótima indicação para mim que sou da área da música! Obrigada :)
recomendo ouvir Rapsódia Húngara numero 2 do Liszt e a Rapsódia Boemia do Queen pra entender a lindeza do ritmo dos livros do Mann.
Parabéns pela dedicação, ficou clara e de cristalina a explicação e com um bom lastro, abraço
Oi Tatiana, acompanho o canal a algum tempo e sou meio inexpressiva em comentários, mas achei relevante falar hoje. em primeiro lugar obrigada pelos vídeos, são sempre ótimos. Agora sobre hoje você ter usado o termo música clássica e ter pedido desculpa e ter pedido para entendermos música erudita, não precisa disso, em qualquer lugar do mundo se estamos falando de música de concerto, não importa se barroca, romântica, contemporânea ou do período clássico, nós podemos chamar essa música de clássica. Sou musicista e o termo música erudita só é usado no Brasil, então fala mesmo, sem medo, não tem nada errado! Abraço!
Eu li Doutor Fausto logo no começo do ano... Olha... O livro é muito bom.... E que final. Foi o primeiro livro do Thomas Mann que eu li, na edição da Cia das Letras, simplesmente fantástico.
Terminei de ler,que livro fantástico!Vou precisar lê-lo novamente,também não consegui entender totalmente.Thomas Mann é incrível, dá para ver que ele entende bem a mente humana.Na minha modesta opinião,o pacto de Adrian foi fruto da sua imaginação,mas ele acreditou até o fim que realmente havia feito.Abraços Tati,seu canal é cultura PURA.
Oi Tatiana, adorei a forma como você aborda os livros que lê, como nos conta o principal da estória, sem entregar tudo e fazer com a nossa curiosidade em saber mais, nos leve a ler também. Mas agora, queria saber umas coisinhas, se você puder me contar:
1) Qual sua profissão? Você é professora (curiosidade por causa das indicações de livros para vestibulares)?
2) Como você consegue ler diversos livros e não se perder nas estórias? Consegue ler um capítulo de cada livro escolhido e se lembrar dos anteriores lidos, ou precisa fazer uma "revisão", cada vez que retoma a leitura?
3) Todos os livros que você mostra no canal, estão cheios de post its, fitinhas, marcações ... de várias cores, é alguma técnica para manter/identificar a leitura? Você faz alguma anotação nesses post its?
4) Você poderia me contar como faz para ler tanta coisa e se manter firme sem desistir? Que dicas/técnicas poderia me dar.
Se puder me responder vou ficar muito contente. Bjs, Márcia K
Parabéns pela tua forma e conteúdo dos vídeos. A melhor profissional que assisto falandos dis livros. Vê-se que és apaixonada pela leitura, e generosamente compatilha isto conosco. Obrigada. Bjus
Essa abertura é minha favorita!! Ótimo vídeo tati! Parabéns.
Parabéns Tati, espero esse vídeo há alguns aninhos já rss... Me fascina a sensibilidade para vida, o universo é tudo o mais desse cara 😱😱😱🤓🤓🤓🤓
Resenha SENSACIONAL
Tati, ví que você falou das revistas Bravo e Entrelivros com tamanho pesar por não existirem mais, por um acaso já conhece o Jornal Rascunho? Sou assinante e atualmente para mim é o único meio de comunicação que trata da boa literatura com seriedade, é simplesmente maravilhoso!
Nossa, parece incrível!! Deu muita vontade de ler!
Uau! que resenha. Vou comprar o Dr Fausto. Já li a Montanha Mágica que considero o melhor livro que li. Vamos ao Fausto. Obrigada
Acabei me esbarrando nesse vídeo pois fiquei interessado no livro mas não sabia do que se tratava. Desde o começo, a escolha do Radiohead como tema, me conquistou. Me encantei em como você dilui o livro de maneira tão criticamente minuciosa. Parabéns pelo canal! Virei seguidor de primeira.
Tati, a cada dia me encanto mais pelas tuas postagens! Devo a você meu interesse por grandes autores/obras como Austen, Mann dentre outros tantos! Bjos e parabéns!
adorava essa revista "entre livros", comprei várias. pena que tenha acabado.
Tati, muito legal seu vídeo. Estudo A montanha mágica e sou muito fã, mas o Doutor Fausto e Os Buddenbrook são livros excepcionais também. Tenho certeza de que você vai amar Os Buddebrooks. É incrível pensar que Mann escreveu ele com apenas 24 aninhos (se não me engano, rs). Enfim, obrigada por mais um ótimo vídeo e obrigada por falar de Thomas Mann :)
Ótimo vídeo, Tatiana. Talvez seja um detalhe biográfico menor, mas senti falta de uma menção à Júlia da Silva Bruhns, mãe do Thomas Mann, que era brasileira e inspirou a Senadora Rodde no Fausto. A brasilidade foi recorrente na obra de Mann e ele mesmo se referia ao Brasil como Terra Mátria.
No mais, um prazer sempre assistir aos seus vídeos.
Tati que livro bom, que análise boa! Foi incrível, eu adorei de verdade. Assim como Claire Scorzi me cativou a ler a 'Divina Comédia', Tati Feltrin me cativou a ler 'Fausto' e 'Doutor Fausto'. Muito obrigada minha linda, você sabe como contar uma história ;-)
TERMINEI de ler ontem esse livro. E que experiência de leitura. Teve momentos que me senti sorretado de informações que não fazia conexão com nada que eu já tivesse estudado ou lido. E isso feito de uma forma impossível de largar a leitura. .
.
...
.
.
.
.
.
SPOILER
O que aconteceu com o Nepomuk, sobrinho do Adrian, também não foi uma alegoria do que aconteceu com Berlin, e a própria república de Waimer? Sei lá, eu achei muito phoda a forma como Mann fez isso.
Ao ler o Doutor Fausto, senti algo que não sei se é compartilhado por outras pessoas: a sensação de que o sucesso de Adrian Leverkhun como artista não fora total e incontestável como a promessa do demônio faria crer que seria.
Não sei se foi uma interpretação equivocada minha (à época da leitura) mas minha sensação foi que a promessa não foi obter o tal sucesso (no sentido terreno), mas sim a busca de uma música incomparável, superior a qualquer coisa, além, inclusive do próprio tempo e por isso o estranhamento e as reações negativas do público.
É bem isso mesmo; porém, o estranhamento vem de que sempre associamos o pacto fáustico com a obtenção de um sucesso que envolveria o reconhecimento do público.
sei não, hein... o que eu sei sobre pacto fáustico/faustiano é que a moral da história é sempre: não se deve andar com o diabo. o fausto do goethe, por exemplo, termina seus dias como velho, decrépito, cego, solitário, etc... veja o fim da alemanha nazista... ;)
@ essa é a sacada, não confie no pacto que você faz com o diabo!
Tati, só queria dizer que cê deve ser uma pessoa incrível pra se conversar/debater!
analise ótima, completa! adorei o livro e as leituras de apoio, Tati, obg por trazer tanto conteúdo de qualidade!
Que maravilla que un hispanohablante pueda entender el portugués. Uno perderá algunas sutilezas, pero esta bien. Guitarras acústicas de fondo.
Oi Tati... eu permaneci as ultimas 100 páginas sem largar o livro, foi emocionante e saber que eu estava vivendo o "achecelarndo", muito bom, amei este livro!
Deus abençoe Thomas Mann e todos os seus personagens gays❤️❤️❤️❤️
Como assim gays?
O melhor canal do youtube :3
Mal posso esperar pelo vídeo de os Buddenbrook! Eu li na adolescência e amei!! E agora, inspirada pelo canal, estou lendo Dr. Fausto e lerei A Montanha Mágica. :-)
Ednilson Silva Era difícil, porque hoje já não é mais! É fácil encontrar a bela nova edição capa dura da Cia das Letras, mas o preço é salgado.
Espetacular.
Esse livro é extraordinário!
Caramba, que obra!!!
Quando eu tinha 12 anos, um professor de musica me emprestou esse livro... e eu detestei kkkkk. Alguns anos depois resolvi reler e achei maravilhoso.
Vídeo da Tati! Merece like antes mesmo do final do vídeo!!! ☺️☺️👍🏼
Fico pensando que mesmo que Thomas Mann tivesse escrito apenas Os Buddenbroks, Doutor Fausto e A Montanha Mágica, ele já seria um dos maiores escritores do século XX
Que exemplar lindo, o seu. Estou lendo também!
Você foi a que melhor falou sobre esse livro. Tem um vídeo no RUclips que é explicado no piano uma passagem do livro.
Boa tarde, Tati!!!
Depois da sua resenha fiquei interessada em ler "Doutor Fausto", pois de Thomas Mann, só li Morte em Veneza.
Sempre que (re)leio Mann, volto a ver seus vídeos. Ambos, incríveis.
Que vídeo fantástico!
Deu super vontade de ler! ♡
Gostei muito do vídeo e fiquei muito interessada pela obra, Tati.
Eu ainda não li o livro mas acho que tá certo o que você disse sobre o livro ser como uma sinfonia.
Uma sinfonia é uma peça musical escrita para orquestra. Como uma história, ela geralmente é dividida em 4 partes, que são os movimentos. O primeiro movimento é rápido, o segundo é lento, o terceiro é moderado, e o último é o mais rápido. Sinfonias costumam ser bem demoradas, entre 40-60 minutos, algumas tendo mais de uma hora de duração.
Eu amei seu comentário, somos colegas músicos. Vou ler o livro também.
Nossa, Tati! Estava esperando ansiosamente por esse vídeo! Ainda não tive oportunidade de ler Thomas Mann, mas o modo como você fala a respeito das histórias dele nos cativa muito! Estou muito curiosa para ler o Fausto de Goethe também! Obrigada por mais essa dica =)
Thomas Mann é incrível. Leia Os Buddenbrook, Tati!
Olá, Tatiana. Percebi que seu livro está todo fichado, será que você poderia fazer um vídeo ensinando como você o faz? Obrigada
+tatianagfeltrin
Acabei de ler pelo Kindle. Não foi fácil, mas foi gratificante.
Tati, quando possível, continue as leituras do Cormoran Strike (J. K. Rowling ) por favor.
Só queria dizer que achei o vídeo ótimo e muito informativo, parabéns!
Aaaaahhhhh, que maravilha de vídeo e de incitação ao meu desejo de ler mais Thomas Mann, ❤! Parabéns, Tati!
Ainda não li, mas já está na minha lista de futuras leituras!
eiiita Tatiana! posso ler este livro antes do Fausto.. achei super interessante a historia
Tatiii, a Marina Smith mencionou vc nos favs dela ❤️❤️❤️
mto mto bom!!!
Essa sua consideração sobre a obra ser estruturada como uma sinfonia me deixou bem curioso
Um problema: assistir as resenhas deste canal e querer ler TODOS os livros... (ok, quase todos)... Mais um pra lista... Ai ai!!! rs Como sempre resenha ótima, completa e instigante!
Tati, se possível leia as desventuras em série, é uma série infanto-juvenil que fez parte da minha infância :p seria interessante ver o que você tem a dizer a respeito.
Tati faz um vídeo com um livro mais filosófico ou religioso, to querendo um bom.
essa parte do pacto que tu mencionou me lembrou Grande Sertão :)
Tenho vontade de ler Mann, mas minha procrastinação (pra registrar, terminei este mês aquele livrinho lindo do Neruda, Cem sonetos de amor, que comecei a ler EM 2013) somada aos calhamaços do autor são meio incompatíveis; seu vídeo vai me ajudar, com certeza, a tentar, haha. Adoro seu canal, como você se cerca de fontes de apoio pras leituras mais "pesadas" e do seu ânimo, por exemplo, no projeto de livros de vestibulares -- estou terminando uma licenciatura em história e estou começando a entender que vou ser professor, então seus comentários me estimulam tanto como estudante quanto como pedagogo.
Adoraria indicar literatura para meus alunos, e enquanto você falava sobre este Fausto (que está fora de questão, não é? Que aluno vai querer ler 600 páginas pra complementar, no MÁXIMO, três semanas de aula? hahah), lembrei dum conto do Borges, em O Aleph, sobre um nazista, o narrador, sendo preso (ou condenado a morte, minha cabeça tá meio fraquinha pra lembrar) e revisando suas perspectivas sociais e políticas, seu nacionalismo e sua consequente paixão por música e literatura alemã. Não é à toa que o historiador Norbert Elias, em seu O processo civilizador (aproveitando que você mencionou aquele ensaio do Goethe como representante da burguesia alemã, do Carpeaux) mostra como o nacionalismo e a formação, finalmente, dum Estado Alemão (tardio) é diretamente ligado à cultura que as classes burguesas (no que seria a Alemanha, oriundos de classes médias e que tinham grande interesse pela intelectualidade) tinham, diferentemente dos nobres da Germânia: Goethe e Schiller, em suas trocas de cartas, fontes históricas de Elias, deixam claro seu desprezo pela nobreza ignorante e fútil. A história cultural alemã (talvez a mais importante do país, já que sua formação como nação é propriamente cultural, intelectual, etc.) é cercada de ressentimento, orgulho, virtuosismo e alguma frieza (e talvez, também, seja por isso, entre outros motivos, que Borges, que se alegrava por saber que PODERIA ter origens judaicas, tenha se interessado pela história dum nazista, pelo caráter cíclico e labiríntico que está munida a Alemanha).
Me prolonguei mas é isso haha. Beijos e, reforçando, seu canal é maravilhoso :3
Me animo sempre com seus vídeos, suas impressões são incríveis e genuínas!
Ótimo vídeo, estou com muita vontade de separar tempo para ler os clássicos de Thomas Mann. Fiquei curiosa para saber a tua opinião sobre Tonio Kroeger, foi o único livro dele que li, é uma novela autobiográfica bem curta que trata de várias opiniões dele sobre arte e tem tons homoeróticos também. É interessante também como ele aborda a questão da mãe do personagem, que é latina, considerando que a mãe do Thomas Mann era brasileira.
O meu sobrinho ofereceu-me esse livro estou ansioso :) Obrigado Tatiana I love You :))
Simplesmente apaixonada por este canal!
Muito obrigada 💕💕💕
JURO que fiquei emocionada vendo sua resenha, imagina lendo o livro!! ahahaha você deveria dar aula, inspiraria muito seus alunos. beijos!
Sempre pensei isso sobre a Tatiana.
@@renatoagx 👏👍
@@renatoagx uma u
@@renatoagx r