Eliminar portagens das ex-SCUT "é um desperdício de recursos", diz Bastonário dos Economistas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 июн 2024
  • #Renascença
    António Mendonça, antigo ministro das Obras Públicas de José Sócrates, critica a retirada das portagens das ex-SCUT, uma medida que considera eleitoralista, e defende que o novo aeroporto pode ser feito em metade do prazo. Em entrevista à Renascença, o Bastonário dos Economistas diz também que é inútil a recente discussão pública sobre as contas do país, mas avisa que será necessário fazer escolhas. Defende ainda a intervenção do regulador na banca, para que refita os juros altos nos depósitos.
    Saiba mais aqui: rr.sapo.pt/especial/duvidas-p...
    Renascença em direto • rr.sapo.pt/
    Instagram • / renascenca
    TikTok • / radiorenascenca
    Facebook • / renascenca
    X • / renascenca
    Spotify • open.spotify.com/user/renasce...
    Reddit • / renascenca

Комментарии • 6

  • @pedromiguelsantos7287
    @pedromiguelsantos7287 21 день назад +6

    Desperdício de recursos é a quantidade de dinheiro que é gasto numa pequena faixa de território, entenda-se zona metropolitana de Lisboa, com a desculpa de que é bom para todo o país. Eu e todos os habitantes do interior também temos que pagar "obras de arte" que nunca ou raramente usufruo. É muito difícil alguém dar uma opinião desinteressada, equilibrada e correcta quando o seu interesse é outro. Sendo economista e tendo tido funções governativas quiçá lhe fosse útil fazer memória sobre toda a história da concepção das SCUT´s e não estar a dizer alarvidades. Mais um a somar aos "iluminados" e "cérebros" nacionais.

    • @lusoluso-te7fq
      @lusoluso-te7fq 21 день назад +1

      Desperdício de recursos é também é a Santa casa ter 500 chefias, ou as indemnizações ilegais que se pagaram na TAP e tanta coisa que se o Chega vai descobrindo.

  • @knegra74
    @knegra74 21 день назад +2

    Uma das funções primordiais de um Estado digno desse nome é criar e manter uma rede rodoviária capaz de assegurar o transporte seguro, rápido e eficaz de pessoas e bens. O norte do país tem a maior densidade industrial e serve de ligação à Galiza. Ridiculamente, os trabalhadores e as empresas do Norte não têm uma única forma gratuita de se deslocarem e transportarem as matérias-primas e os seus produtos, uma vez que a EN13 desapareceu em alguns troços, e contém por exemplo pontes que não permitem o trajecto de pesados.
    Afirmar que manter esta situação (enquanto que o Porto e Lisboa continuam a absorver a maioria dos recursos do País e as multinacionais e empresas do PSI20 continuam a ter benesses fiscais e a "pagar" impostos fora), ou é uma manifesta ignorância, incompetência ou interesse próprio. Ridículo...

  • @lusoluso-te7fq
    @lusoluso-te7fq 21 день назад +1

    Não é preciso ser economista nem ter um doutoramento para saber que pagar portagens é um meio de recursos para engordar o Estado.
    Antes do PS pôr o país em risco de bancarrota e vir o FMI as SCUTs eram grátis.
    Apenas se "esqueceram " de as pôr de novo grátis. Paga povo, aumentam os Ordenados, aumentam as portagens, do Estado vem, para o Estado volta.

  • @paulomatematica9985
    @paulomatematica9985 21 день назад

    Onde foram buscar este????? Mais um cromo...

  • @12pedromatias
    @12pedromatias 20 дней назад

    Nem me vou dar ao trabalho de ouvir tudo, apenas responder ao titulo! Falem nas 20 ou 30 PPPs, para cada nova auto estrada feitas pelo socrates! Onde todos os anos, passem ou nao carros nessas auto estradas o estado paga 40 ou 50M por cada auto estrada... as obras sao à conta do estado e as portagens vao para a empresa do consórcio.. ou seja: contratos de lucro garantido para os amigos da altura nas grandes empresas "privadas" ... que já custam à volta de mil milhões/ ano! Passamos pela troika e quase nem renegociaram nada e esta sucção de dinheiros publicos continua! Falem nos 2 mil milhões de euros gastos em consulados inuteis espalhados pela Europa!