QUEM FOI ROBERTO DINAMITE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 11 сен 2024
  • QUEM FOI ROBERTO DINAMITE.
    Carlos Roberto de Oliveira nasceu no dia 13 de abril de 1954, às 4h25, no bairro São Bento, em Duque de Caxias. Desde muito jovem, Roberto, que era carinhosamente chamado de Calu, demonstrou um grande talento para o futebol.
    Assim como muitas crianças apaixonadas pelo esporte, ele muitas vezes dormia com a bola nos braços, sonhando com os movimentos e jogadas que faria nas partidas de várzea.
    Aos 12 anos, Calu já era uma estrela no time principal do bairro, o Esporte Clube São Bento, onde se destacava como artilheiro. Nessas partidas informais, ele era conhecido por seu estilo individualista e pela maneira exigente como conduzia o jogo, insistindo que as jogadas de ataque passassem por ele. Quando tinha a bola, era raro que a passasse de volta.
    Apesar desse estilo individual, que era inspirado em Jairzinho, famoso pelo seu desempenho notável na conquista do tricampeonato mundial no México, Calu já demonstrava uma habilidade impressionante e precisão tanto nos chutes de curta quanto de longa distância. Em 1969, sua habilidade chamou a atenção de Gradim, um olheiro do Vasco da Gama, que o convidou para treinar nas categorias de base do clube. Apenas um mês depois, ele já estava jogando pela equipe juvenil sob a orientação de Célio de Souza, e rapidamente acumulava uma impressionante marca de mais de 46 gols.
    Em seu primeiro ano no Vasco, Roberto ganhou 15 quilos devido a um intenso regime de treinamento físico, o que o transformou em um dos jovens talentos mais promissores do clube. No Campeonato Carioca de Juvenis de 1970, ele foi o artilheiro do time com 10 gols, e no ano seguinte, alcançou ainda mais destaque ao ser o artilheiro da competição com 13 gols.
    Esse sucesso nas categorias de base chamou a atenção de Mário Travaglini, técnico da equipe principal, que decidiu incluí-lo no elenco para o Campeonato Brasileiro de 1971. No mesmo ano, Roberto era considerado a nova grande esperança de gols do Vasco.
    No entanto, nem tudo foi positivo. A maior decepção de sua carreira veio na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Apesar de o Brasil ter se mantido invicto, a eliminação ocorreu de maneira dramática após a Argentina vencer o Peru por 6-0, resultado que impediu a equipe brasileira de avançar.
    Em 1982, Dinamite foi chamado de última hora para integrar a seleção no Mundial da Espanha, substituindo Careca, que estava machucado. No entanto, diferente de 1978, sua participação foi limitada aos treinamentos, já que Telê Santana optou por não utilizá-lo em nenhuma das partidas do torneio.
    A última vez que Roberto vestiu a camisa da Seleção Brasileira foi em 1984, sob a liderança de Eduardo Antunes Coimbra. Em 1986, mesmo vivendo uma fase excelente pelo Vasco, Dinamite não foi convocado por Telê Santana para a Copa do Mundo no México.
    Em 1992, Roberto Dinamite entrou para a política ao ser eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, representando o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1994, foi eleito deputado estadual e, posteriormente, foi reeleito para o mesmo cargo nas eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010. Em 2002, ele havia mudado de partido para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), onde permaneceu até o fim de seu mandato. No entanto, não conseguiu se reeleger para o período de 2015 a 2019.
    Infelizmente, Roberto Dinamite faleceu às 10h50min do dia 8 de janeiro de 2023, no Hospital Unimed na Barra da Tijuca, em decorrência do câncer. O velório foi realizado no Estádio São Januário, e o sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias.
    Como uma forma de homenagem ao ex-jogador, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu renomear o trecho da avenida em frente ao Estádio de São Januário para Avenida Roberto Dinamite.
    Divulgue este vídeo: • QUEM FOI ROBERTO DINAMITE

Комментарии • 4

  • @manoelmessiasferreira4325
    @manoelmessiasferreira4325 28 дней назад +1

    Jogava muito principalmente no Vasco e na seleção brasileira não muitas chances mas quando vestiu a camisa do Brasil representou bem e Roberto Dinamite foi e ainda é pouco reconhecido peloos brasileños e imprensa idem ,mas mesmo assim ele está entre os primeiros do futebol brasileiro e mundial e Deus o tenha em sua santa misericórdia amém, descanse em paz DINAMITE. Patos na Paraiba

  • @leonardosouza839
    @leonardosouza839 28 дней назад +1

    Maior goleador da história do Vasco.