Subjetividade, Alexis de Tocqueville expressa bem o fato social a respeito dessa colocação: “Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas.” Tocqueville
@@antoinevallenoir2818 Ele quis dizer que sempre existiram imbecis, mas é possível mudar esse quadro de imbecilidade pois não é algo inato, pode ser mudado com um educação rígida e de qualidade.
Neste caso não se pode afirmar em ser uma critica!? Pois, até para criticar precisamos de argumentos. Argumentos se constrói em conhecimento.. Leituras nao apenas vem do conhecimento empírico...
Para quem ainda não leu, recomendo a leitura do livro 1984 de George Orwell. Nesse livro é explicado em detalhes o processo de remoção da capacidade de pensamento e reflexão das pessoas a fim de atingir o objetivo final, que é a submissão completa ao partido (o totalitarismo).
Hannah Arendt é incrível! Ela não está presa a alguma ideologia, pois seu pensamento vai além disso, vendo a realidade como ela é. Seus conceitos de banalidade do mal e totalitarismo são claros e meticulosos. Aí está uma filósofa que se deveria dar bastante importância nos tempos atuais.
A sociedade atual está mergulhada num nível tão alto de mediocridade, que não se dá conta do terror a sua volta. A Hannah A. tem uma lucidez fantástica. Somente a capacidade de reflexão é que pode nos tirar do fosso da ignorância. Pensar, agir,agir pensar se faz necessário para viver neste mundo e lutar por vida mais humana
Geralmente a maioria NÃO pensa, porque pensar "doi", e ocupa tempo. Ao mesmo tempo que nos leva conhecer a verdade, e isso nos torna responsáveis. É por isso que ampla maioria dos humanos preferem o NÃO PENSAR!
@@jader8885 Essa é uma generalização extrema, mas mesmo aceitando-a como condição acadêmica é MAIS IMPORTANTE VIVER A FILOSOFIA DA REFLEXÃO NA VIDA PRÁTICA, Mesmo em certa ocasião valendo-se de artifícios para 'passar numa banca' o MAIS IMPORTANTE SERÁ A AUTO REFLEXÃO CRÍTICA VIVIDA NA VIDA PRÁTICA, no dia-a-dia!
@@EscolaAntigaDeSkate Ou seja: Se vc quiser um canudo, vai ter que pensar como os donos do sistema permite, aquela democracia na horizontal, pensando o que eles autorizam, é só levantar uma cabeça que pena diferente na multidão logo ela é degolada.
@@jader8885 Pode ser um caminho, mas discordo no quesito de 'ter que pensar igual' pois penso que podemos responder de acordo com a abordagem de uma 'democracia horizontal' (sem comprometer o seu eu) em prol de uma possibilidade de agir diferente mais na frente quando se poderá de fato lutar por alguma modificação real e objetiva!
Hannah Arendt mostra a ruína de nossa espécie: a troca do ato de pensar pelas narrativas e vantagens oferecidas de seres abjetos que visam à destruição de valores éticos e morais. Cabe uma reflexão sobre a responsabilidade daqueles que se submetem, se recusando à cognição, pois talvez sejam tão abjetos quanto os carrascos manipuladores. A omissão é o maior pecado, pois representa a renúncia do discernimento entre o bem e o mal.
Tenho convivido, em meu cotidiano com medíocres e digo: - o sofrimento, à nós, causado; em muitas vezes parece superar aquele, do qual eles (medíocres) julgam estar se protegendo. Quando externamos o sofrimento a nos afligir; lhes permitimos sentirem-se realizados. Daí parte a necessidade da reflexão e da "filosofia na pratica".
Grande reflexão!... Pensar não é mesmo para medíocres! Por isso é que os ditadores detestam e oprimem tanto os que pensam e têm alguma crítica, pelo risco que representam a esses tiranos!
Certas religiões fazem isso. Alienam a pessoa da capacidade de pensar baseando na ideia de que "não se deve julgar". Já li comentários de religiosos que mais pareciam ser coniventes com o crime por causa dessa má interpretação.
Não é bem assim, temos que entender que quando damos a condição para as pessoas terem pensamentos ruins também estamos dando condições para elas terem atos ruins, então as vezes é necessário limitar isso.
Pensar, refletir e examinar cada pensamento, cada palavra que sai de nós é um ato incrível e deve ser uma constante busca da verdade pela verdade, verdade essa que ilumina nossos caminhos e de outros consequentemente. Caso contrário seremos alienados sim ao deixarmos que outros façam isso por nós. Um abraço, obrigado pelo conteúdo!
É preciso pensar sim, o mundo está cheio de gente querendo cagar regras e muitos deles ignoram a realidade. Para sustentar sua tese, são capazes de induzir a sociedade a seguir uma mesma estrada, ainda que esta a leve ao precipício. A pluralidade de pensamentos é a única forma do crescimento humano.
Ótima colocação para tds nós. Muito providencial em nosso tempo. Parabéns
4 года назад+1
Que espelho da realidade que estamos vivendo. Nunca uma abordagem em vídeo no RUclips disse tanto da situação que estamos vivendo em nosso país. Parabéns.
muitos de nós quer fugir da solidão (eu me digo tentando fazer isso às vezes), por causa disso, muita gente não consegue ter nesse momento para ter uma conversa consigo mesmo. a solidão é um momento conflitante entre a existência do ser, uma vez que mostra o quão vulnerável somos e logo evitamos esses momentos.
Ale, a solidão é exatamente o afastamento que você está de você mesmo. Procura se conhecer melhor e gostar muiito de você. Você vai perceber que você é sua melhor companhia!!! Aí, os outros só fazem a vida mais divertida, quando e como você quiser!!!😘
concordo!!! quando as pessoas não enfrentam suas próprias fragilidades, ignoram a fragilidade do outro. Para compensar a falta de empatia, consequencia da falta de opinião própria, se escondem atrás de opiniões superficiais...quando superficiais, que já é muito para determinadas pessoas...🙄😑
Como Hannah disse:" Não seja medíocre". Isto, em outras palavras, significa que você deve assumir proativamente o controle da sua vida e assumir a total responsabilidade pelos seus atos. Significa conhecer a si mesmo tanto quanto for possível e tentar diminuir o mal que existe em você para que este não escape para o mundo. Significa conhecer a barreira que separa o bem e o mal, o caos e a ordem, o natural e o não natural. E mais importante, significa ser capaz de dizer não frente a qualquer ato ou ordem cruel. O problema do mundo não é necessariamente a palavra "nós", mas sim aqueles que dizem representá-la. E aqui também adicionamos aqueles que abandonam seu direito de livre expressão e se omitem diante de cada ato ditatorial. "Nós, o povo". Não existe uma frase mais poderosa na política do que esta, e qualquer um que tentar usá-la para concentrar poder em si mesmo é perigoso, independente de ideologia.
Pior !! Hoje vemos que há uma mudança na sociedade e muitos estão usando as redes sociais pra se manifestar e discutir política, porém os poderes constituídos estão incomodados e querem impor a censura 🤬
Concordo demais com as teses da Hannah... muito atual nesses tempos. Não à toa, vem sendo lembrada e citada. Recentemente li a biogragia dela: NOS PASSOS DE HANNAH ARENDT, da Laure Adler. Fiquei impressionado com a vida desta mulher. E me senti convocado a ler a íntegra dos escritos dela. P.S.: coincidentemente, li o livro por empréstimo de uma amiga especial, Bianca, que me indicou este canal de vocês há uns poucos dias; acabei de assistir este vídeo e de enviar pra ela. Um abraço, Bianca, com amor...
Concordo plenamente. Veja o discurso de 'lugar de fala', onde grupos sociais que não deixa outra pessoa diferente do grupo falar, isso se assemelha a gang. Uma gang não conversa assuntos da outra gang, não há diálogo. Problemas de grupos A, B ou C são problemas de todos, são problemas sociais, são problemas de uma sociedade, senão, nunca teremos um mínimo de paz e respeito entre as partes.
Concordo. Me reportou as dificuldades enfrentadas, desde criança em casa, com amigos, no trabalho e Escolas e vida social, posteriormente. Alguns me chamavam de rebelde, diziam que eu era da KGB e outros do CNI, queriam que fosse normal. Não conseguia. Amigos, se três postos postos juntos eram brigas certas. Opinião, nem sempre convergentes, daí escutava. Depois, mais tarde e a cada dia ando melhorando comigo mesmo. Gosto muito da SL.
Pensar é fundamental ,mas quando se coloca em prática é complicado. Se eu penso de uma maneira e creio ser o caminho mais correto, dezenas de outras pessoas irão contrariar , nos atirar pedras e nos chamar superiores. Se pensarmos como a massa, sofreremos menos? Se só pensarmos e não colocarmos em prática, de que maneira isso ajuda? Somos rechaços por pensar diferente, creio que atravessa a linha do tempo da vida. O pensar é uma linha tênue entre o mundo inteligível e o concreto. Pensar sempre vai ser importante, mas e se não soubermos colocar em prática? Em suma, pensar é fundamental para entendermos o outro , mas como se faz na prática, com boas atitudes se o outro não entende? Ficariamosoucos sozinhos no mundo? Está complicadíssimo. Mas vou continuar pensando! Obrigada 🙏
Concordo...as pessoas hoje não refletem sobre seus atos e que eles muita vezes vai trazer beneces. Ao contrário devido a incapacidade de pensar acham que tudo pode trazer problemas e não solução.
Ela falou sobre o que muitos denominam hoje como lacração....ela não somente estava correta em discorrer sobre os clichês que duvido conseguisse mensurar a rapidez com que a Internet os faria circular. O que nós leva a questão do meio de comunicação ágil no papel dos discursos de ódio e a sua adesão maciça...
O que mais me tocou foi que, apesar da sua origem e o ocorrido na segunda grande guerra ter motivado muito do seu trabalho, ela não deixou de observar o todo. Vejam que ela fala de regime de totalitarismo ou ideologias totalitarias. Demonstrar que não ficou restrita a análise do fato em si contra judeus, mas para com a humanidade, pois também se refere ao socialismo ou comunismo ou fascismo ou qualquer outro regime que não de liberdade de pensar e respeite a menor das minorias: o indivíduo. Parabéns pelo resumo.
A questão não estar em não pensar, o pensamento é autônomo, não temos domínio da primeira impressão. A questão está em não Refletir sobre o que e porque pensamos assim. Na verdade o que é trabalhoso é a reflexão.
Esse é o problema do Século. as pessoas mergulhadas em um mar de mediocridade não pensam, apenas seguem um "líder" cegamente sem se importar com as consequências.
Sim concordo com todas as tres lições. Ela também trouxe uma grande contribuição para a análise de Gênero( categoria de análise da luta de poder entre os sexos
E sim ! e o não pensar que nós lfaz seguir a nanada temos que refletir sobre tudo principalmente em questão que si leva a destruição a outros países pessoas ou quaisquer situações nos estamos caminhando contra as leis universal e nunca poderá dar certo
"CONSCIENCIA, nao pensar é o mau causar". viemos de seculos de estruturação e formas de governo, formas de manipular e controlar a conformação das sociedades, sobre tudo nas formas de dominio ideologico e moral. Seguimos sempre os codigos de conduta e adestramento civilizatório para nos engendrar nos sistemas de produção e ter acesso aos "serviços basicos". Nao buscamos nos emancipar nem refletir o que somos, o que fazemos e onde estamos, porquê fazemos e o que fazemos, como chegamos onde estamos e o que somos internamente, fora todos os sistemas e as normas da sociedade. Enquanto nao refletimos sobre QUEM SOMOS e PARA ONDE VAMOS continuaremo sendo peças do jogo de alienação e exploração de um sistema que visa apenas dominio e poder. Despertar a consciencia e nos darmos conta do que realmente somos muda todas as regras do jogo.
Que bom que retratou o Brasil de hoje. Ninguém reflete no que diz ou faz contra a sociedade como um todo. A minoria só quer manter o seu status, mesmo que em regime totalitário. Faltou para nosso bem futuro, definir os regimes totalitários.
Concordo muito com Hanna Arendt. E entendo que hoje vivemos no Brasil um momento de exaltação a mediocridade, consciência coletiva abaixo do nível do mar. Pagaremos muito caro por muito tempo por isto...
o Não pensar só trás sofrimento a si e aos do nosso redor
4 года назад+1
A irreflexao leva a inconciencia dos atos de um e de outros. É assustador saber que um ser mediocre, "normal" executa o mal, tornando-se o próprio mau.
O assassino é o exemplo mais limite. Conheço burocratas que não pensam antes de gastar o dinheiro público. E acabam fazendo um trabalho medíocre de gestão da coisa pública. Homens que leem 2 livros por ano, no máximo. Formados, alguns com pós-graduação. Não conseguem pensar em nada além de se darem bem nas suas carreiras. Essa é a maior epidemia desse país.
Hannah Arendt tinha, e tem toda a razão. Hoje há uma maneira expedita que as forças políticas têm de controlar as massas, de tal maneira que parem de pensar por completo: TELEVISÃO.
Concordo com as expressões do tópico 3, mas vou além quando a alma é doente, inibe o pensamento, só, Deus entende a alma, mas o homem não quer saber do seu criador!
Quem não pensa apenas segue. Quem pensa tem a opção de poder escolher.
Subjetividade, Alexis de Tocqueville expressa bem o fato social a respeito dessa colocação: “Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas.” Tocqueville
Tudo sintetizado por Nelson Rodrigues: " os imbecis dominarão o mundo. Não pelas suas idéias, mas pela quantidade"
Essa frase resumiu tudo!!
OS IMBECIS RAREIAM , MÁS JAMAIS ACABARÃO. A IMBECILIDADE SERIA GENÉTICA? . SE NÃO, MUDEMOS PARA MELHOR .
Dominarão não! Já dominam...
@@joserafaelnovaesdamico7262 RAREIAM ??????????????????????????????
@@antoinevallenoir2818 Ele quis dizer que sempre existiram imbecis, mas é possível mudar esse quadro de imbecilidade pois não é algo inato, pode ser mudado com um educação rígida e de qualidade.
Eu acredito que a nossa sociedade atual há um processo de não refletir, apenas criticar. Confunde -se reflexão com crítica vazia.
Boa!
verdade isso mesmo
Poxa.. vlw pela reflexão!!
Concordo
Neste caso não se pode afirmar em ser uma critica!? Pois, até para criticar precisamos de argumentos. Argumentos se constrói em conhecimento.. Leituras nao apenas vem do conhecimento empírico...
Para quem ainda não leu, recomendo a leitura do livro 1984 de George Orwell. Nesse livro é explicado em detalhes o processo de remoção da capacidade de pensamento e reflexão das pessoas a fim de atingir o objetivo final, que é a submissão completa ao partido (o totalitarismo).
Hannah Arendt é incrível! Ela não está presa a alguma ideologia, pois seu pensamento vai além disso, vendo a realidade como ela é. Seus conceitos de banalidade do mal e totalitarismo são claros e meticulosos. Aí está uma filósofa que se deveria dar bastante importância nos tempos atuais.
Romario Batista importância do Heidegger
A sociedade atual está mergulhada num nível tão alto de mediocridade, que não se dá conta do terror a sua volta. A Hannah A. tem uma lucidez fantástica. Somente a capacidade de reflexão é que pode nos tirar do fosso da ignorância. Pensar, agir,agir pensar se faz necessário para viver neste mundo e lutar por vida mais humana
Geralmente a maioria NÃO pensa, porque pensar "doi", e ocupa tempo. Ao mesmo tempo que nos leva conhecer a verdade, e isso nos torna responsáveis.
É por isso que ampla maioria dos humanos preferem o NÃO PENSAR!
Uma bela forma de descrever a psicopatia .
A reflexão sem amarras é a principal arma do homem e o pode tornar cada vez mais virtuoso!
Me explica isso aí, para vc apresentar um TCC tem que passar pelo crivo de uma banca viciada da academia, onde pensar fora da caixa é pecado.
@@jader8885 Essa é uma generalização extrema, mas mesmo aceitando-a como condição acadêmica é MAIS IMPORTANTE VIVER A FILOSOFIA DA REFLEXÃO NA VIDA PRÁTICA, Mesmo em certa ocasião valendo-se de artifícios para 'passar numa banca' o MAIS IMPORTANTE SERÁ A AUTO REFLEXÃO CRÍTICA VIVIDA NA VIDA PRÁTICA, no dia-a-dia!
@@EscolaAntigaDeSkate Ou seja: Se vc quiser um canudo, vai ter que pensar como os donos do sistema permite, aquela democracia na horizontal, pensando o que eles autorizam, é só levantar uma cabeça que pena diferente na multidão logo ela é degolada.
@@jader8885 Pode ser um caminho, mas discordo no quesito de 'ter que pensar igual' pois penso que podemos responder de acordo com a abordagem de uma 'democracia horizontal' (sem comprometer o seu eu) em prol de uma possibilidade de agir diferente mais na frente quando se poderá de fato lutar por alguma modificação real e objetiva!
Hannah Arendt mostra a ruína de nossa espécie: a troca do ato de pensar pelas narrativas e vantagens oferecidas de seres abjetos que visam à destruição de valores éticos e morais. Cabe uma reflexão sobre a responsabilidade daqueles que se submetem, se recusando à cognição, pois talvez sejam tão abjetos quanto os carrascos manipuladores. A omissão é o maior pecado, pois representa a renúncia do discernimento entre o bem e o mal.
Paulo Rafael, sou lhe muito grato por este trabalho tão importante que você faz!
O ato de pensar sempre me alegra! Pensar sobre as coisas muda nossa vida para melhor e melhora em muito a vida do outro.
Concordo! Somos cúmplices por nossa própria ganância. Quando só buscarmos nossos interesses.
Quem não pensa, não vive de verdade. Ignorância é o pior mal que existe...
Afinal não se trata de pensar,. Pensar, todo o mundo pensa. Se trata de refletir.
Estamos em segundo lugar entre as populações mais ignorantes do mundo!
Verdade é algo bem relativo em questões não exatas como as sociais.
Tenho convivido, em meu cotidiano com medíocres e digo: - o sofrimento, à nós, causado; em muitas vezes parece superar aquele, do qual eles (medíocres) julgam estar se protegendo. Quando externamos o sofrimento a nos afligir; lhes permitimos sentirem-se realizados. Daí parte a necessidade da reflexão e da "filosofia na pratica".
Grande reflexão!... Pensar não é mesmo para medíocres!
Por isso é que os ditadores detestam e oprimem tanto os que pensam e têm alguma crítica, pelo risco que representam a esses tiranos!
Certas religiões fazem isso. Alienam a pessoa da capacidade de pensar baseando na ideia de que "não se deve julgar". Já li comentários de religiosos que mais pareciam ser coniventes com o crime por causa dessa má interpretação.
Não é bem assim, temos que entender que quando damos a condição para as pessoas terem pensamentos ruins também estamos dando condições para elas terem atos ruins, então as vezes é necessário limitar isso.
O MOLUSCO FOI MESTRE NESSA ARTE...
“O momento mais perigoso, para um mau governo, é normalmente aquele em que começa a remodelar-se.”
ALEXIS DE TOCQUEVILLE
Criamos barreiras na ignorância,o diálogo tem sido cada vez mais difícil, obrigada por ser um nicho de excelência em meu dia a dia!
Pensar, refletir e examinar cada pensamento, cada palavra que sai de nós é um ato incrível e deve ser uma constante busca da verdade pela verdade, verdade essa que ilumina nossos caminhos e de outros consequentemente. Caso contrário seremos alienados sim ao deixarmos que outros façam isso por nós.
Um abraço, obrigado pelo conteúdo!
É preciso pensar sim, o mundo está cheio de gente querendo cagar regras e muitos deles ignoram a realidade. Para sustentar sua tese, são capazes de induzir a sociedade a seguir uma mesma estrada, ainda que esta a leve ao precipício.
A pluralidade de pensamentos é a única forma do crescimento humano.
Seu trabalho é magnífico, você está de parabéns o serviço prestado por você de fazer as pessoas pensarem e refletirem não tem preço.
Ótima colocação para tds nós. Muito providencial em nosso tempo. Parabéns
Que espelho da realidade que estamos vivendo. Nunca uma abordagem em vídeo no RUclips disse tanto da situação que estamos vivendo em nosso país. Parabéns.
muitos de nós quer fugir da solidão (eu me digo tentando fazer isso às vezes), por causa disso, muita gente não consegue ter nesse momento para ter uma conversa consigo mesmo. a solidão é um momento conflitante entre a existência do ser, uma vez que mostra o quão vulnerável somos e logo evitamos esses momentos.
Ale, a solidão é exatamente o afastamento que você está de você mesmo.
Procura se conhecer melhor e gostar muiito de você.
Você vai perceber que você é sua melhor companhia!!!
Aí, os outros só fazem a vida mais divertida, quando e como você quiser!!!😘
O pensamento de Arendt ao som de Schubert. Ficou maravilhoso!
Também pensei nisso!
Excelente lição sobre o pensar
AH, MAS HANNAH ARENDT É MINHA FILÓSOFA FAVORITA! SOU APAIXONADO POR TUDO QUE ELA ESCREVEU! QUE FALTA ELA FAZ NOS DIAS DE HOJE !!!
O melhor exercício é o do pensar.
concordo!!! quando as pessoas não enfrentam suas próprias fragilidades, ignoram a fragilidade do outro.
Para compensar a falta de empatia, consequencia da falta de opinião própria, se escondem atrás de opiniões superficiais...quando superficiais, que já é muito para determinadas pessoas...🙄😑
As três lições são perfeitas....e estamos vivendo esse momento em muitas situações
Não comento em vídeos, mas que vídeo oportuno para o momento em que vivemos. Parabéns! Sigam este belo trabalho.
Um retrato fiel da realidade atual...um mundo cheio de robôs 😔
Como Hannah disse:" Não seja medíocre". Isto, em outras palavras, significa que você deve assumir proativamente o controle da sua vida e assumir a total responsabilidade pelos seus atos. Significa conhecer a si mesmo tanto quanto for possível e tentar diminuir o mal que existe em você para que este não escape para o mundo. Significa conhecer a barreira que separa o bem e o mal, o caos e a ordem, o natural e o não natural. E mais importante, significa ser capaz de dizer não frente a qualquer ato ou ordem cruel.
O problema do mundo não é necessariamente a palavra "nós", mas sim aqueles que dizem representá-la. E aqui também adicionamos aqueles que abandonam seu direito de livre expressão e se omitem diante de cada ato ditatorial. "Nós, o povo". Não existe uma frase mais poderosa na política do que esta, e qualquer um que tentar usá-la para concentrar poder em si mesmo é perigoso, independente de ideologia.
Contundente...
Muito boa à idéia da auto análise; auto reflexão.😉👍
Como ser transformado(a) pela Filosofia na Prática: areavip.superleituras.com/filosofia-na-pratica?sck=com3LHA
Pesquiso Hannah Arendt em meu trabalho de conclusão de curso, o vídeo está muito bom, parabéns turma!
Pior !! Hoje vemos que há uma mudança na sociedade e muitos estão usando as redes sociais pra se manifestar e discutir política, porém os poderes constituídos estão incomodados e querem impor a censura 🤬
Concordo demais com as teses da Hannah... muito atual nesses tempos. Não à toa, vem sendo lembrada e citada. Recentemente li a biogragia dela: NOS PASSOS DE HANNAH ARENDT, da Laure Adler. Fiquei impressionado com a vida desta mulher. E me senti convocado a ler a íntegra dos escritos dela. P.S.: coincidentemente, li o livro por empréstimo de uma amiga especial, Bianca, que me indicou este canal de vocês há uns poucos dias; acabei de assistir este vídeo e de enviar pra ela. Um abraço, Bianca, com amor...
Refletir sempre, eis o caminho.
Contexto é importante. Não se avalia um todo por um evento. Não é contradição!!! O que é algo baixo pra mim pode não ser para o outro...
Nada mais atual! E, enquanto não refletirmos, "Deus" nos salve!
Essa foi mesmo uma super leitura, concordo com a autora e há muitos robôs entre nós.
Simples. Excelente para iniciantes.
Parabéns.
As pessoas "acham",não refletem,achismo é ignorância de quem não pensa☺
Eis o poder da filosofia: nos fazer pensar; e isso todos devem exercitar.
Concordo plenamente. Veja o discurso de 'lugar de fala', onde grupos sociais que não deixa outra pessoa diferente do grupo falar, isso se assemelha a gang. Uma gang não conversa assuntos da outra gang, não há diálogo. Problemas de grupos A, B ou C são problemas de todos, são problemas sociais, são problemas de uma sociedade, senão, nunca teremos um mínimo de paz e respeito entre as partes.
Gosto muito do tema e como aqui ele é bem explicado, já assisti este vídeo várias vezes. Parabéns.
Concordo. Me reportou as dificuldades enfrentadas, desde criança em casa, com amigos, no trabalho e Escolas e vida social, posteriormente. Alguns me chamavam de rebelde, diziam que eu era da KGB e outros do CNI, queriam que fosse normal. Não conseguia. Amigos, se três postos postos juntos eram brigas certas. Opinião, nem sempre convergentes, daí escutava. Depois, mais tarde e a cada dia ando melhorando comigo mesmo. Gosto muito da SL.
Pensar é fundamental ,mas quando se coloca em prática é complicado. Se eu penso de uma maneira e creio ser o caminho mais correto, dezenas de outras pessoas irão contrariar , nos atirar pedras e nos chamar superiores. Se pensarmos como a massa, sofreremos menos? Se só pensarmos e não colocarmos em prática, de que maneira isso ajuda? Somos rechaços por pensar diferente, creio que atravessa a linha do tempo da vida. O pensar é uma linha tênue entre o mundo inteligível e o concreto. Pensar sempre vai ser importante, mas e se não soubermos colocar em prática? Em suma, pensar é fundamental para entendermos o outro , mas como se faz na prática, com boas atitudes se o outro não entende? Ficariamosoucos sozinhos no mundo? Está complicadíssimo. Mas vou continuar pensando! Obrigada 🙏
Concordo...as pessoas hoje não refletem sobre seus atos e que eles muita vezes vai trazer beneces. Ao contrário devido a incapacidade de pensar acham que tudo pode trazer problemas e não solução.
Ótima aula !!
Concordo plenamente .... Aliás sabemos que nas ideologias existe grupos organizados (fraternos). Que não usam bem os meios pra atingir os fins ..
Maravilhosa reflexão! Obrigada super leituras, aprendo muito com vcs. Grata!
Excelente exposição. Parabéns!!!!
Pensar... raciocinar.. liberta o ser humano!!!
Ela falou sobre o que muitos denominam hoje como lacração....ela não somente estava correta em discorrer sobre os clichês que duvido conseguisse mensurar a rapidez com que a Internet os faria circular. O que nós leva a questão do meio de comunicação ágil no papel dos discursos de ódio e a sua adesão maciça...
Parabéns pela boa leitura e interpretação de Arendt!
O que mais me tocou foi que, apesar da sua origem e o ocorrido na segunda grande guerra ter motivado muito do seu trabalho, ela não deixou de observar o todo. Vejam que ela fala de regime de totalitarismo ou ideologias totalitarias. Demonstrar que não ficou restrita a análise do fato em si contra judeus, mas para com a humanidade, pois também se refere ao socialismo ou comunismo ou fascismo ou qualquer outro regime que não de liberdade de pensar e respeite a menor das minorias: o indivíduo. Parabéns pelo resumo.
A questão não estar em não pensar, o pensamento é autônomo, não temos domínio da primeira impressão. A questão está em não Refletir sobre o que e porque pensamos assim. Na verdade o que é trabalhoso é a reflexão.
Cada dia melhorando com estes videos
Faz um sobre Ayn Rand. Valeu obrigado.
Marcelo Campanhao Campos up
Excelente!!!!!! Parabéns por essa excelente matéria!!
valeu, Tony!!
Quanto mais souberes mais livre serás
Não podemos deixar que a mediocridade nos arraste para o mal.
Esse vídeo tem pontos muitos fortes sobre o nosso cenário atual na política..
Eu espero me tornar alguem melhor através da filosofia. Obrigado pelos videos.
Esse é o problema do Século. as pessoas mergulhadas em um mar de mediocridade não pensam, apenas seguem um "líder" cegamente sem se importar com as consequências.
Vemos muito isso na política e no serviço público no Brasil ! Eles só seguem o fluxo e, pensar dói suas mentes atrofiadas !
Sim concordo com todas as tres lições. Ela também trouxe uma grande contribuição para a análise de Gênero( categoria de análise da luta de poder entre os sexos
Eu acho que precisamos de uma sociedade de cidadãos filósofos, a sim, uma educação quebrado os paradigma.
Uma maravilha esse canal ,Deus abençoe por compartilhar seus conhecimentos e sabedoria. Gratidão 🙏🙏🙏🦋🦋
E sim ! e o não pensar que nós lfaz seguir a nanada temos que refletir sobre tudo principalmente em questão que si leva a destruição a outros países pessoas ou quaisquer situações nos estamos caminhando contra as leis universal e nunca poderá dar certo
"CONSCIENCIA, nao pensar é o mau causar". viemos de seculos de estruturação e formas de governo, formas de manipular e controlar a conformação das sociedades, sobre tudo nas formas de dominio ideologico e moral.
Seguimos sempre os codigos de conduta e adestramento civilizatório para nos engendrar nos sistemas de produção e ter acesso aos "serviços basicos". Nao buscamos nos emancipar nem refletir o que somos, o que fazemos e onde estamos, porquê fazemos e o que fazemos, como chegamos onde estamos e o que somos internamente, fora todos os sistemas e as normas da sociedade.
Enquanto nao refletimos sobre QUEM SOMOS e PARA ONDE VAMOS continuaremo sendo peças do jogo de alienação e exploração de um sistema que visa apenas dominio e poder. Despertar a consciencia e nos darmos conta do que realmente somos muda todas as regras do jogo.
Muito Legal 👍🏻. Obrigado pela lição 😀
nao pensar, nao e o mesmo o pensar com profundidade para realmente haver uma reflexao, do assunto desejado ou conflontado.
Com certeza hoje há muitas pessoas que agem sem a devida reflexão de seus atos.
Excelente reflexão!
Concordo plenamente com os 3 pontos para reflexão; exelente!
Que bom que retratou o Brasil de hoje. Ninguém reflete no que diz ou faz contra a sociedade como um todo. A minoria só quer manter o seu status, mesmo que em regime totalitário. Faltou para nosso bem futuro, definir os regimes totalitários.
Maravilha, gostei demais👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado!
Leituras complementares que eu sugiro: "Massa e Poder", de Elias Canetti, e "A Rebelião das Massas", de Ortega y Gasset.
Ideias bem contemporâneas.
Concordo muito com Hanna Arendt. E entendo que hoje vivemos no Brasil um momento de exaltação a mediocridade, consciência coletiva abaixo do nível do mar. Pagaremos muito caro por muito tempo por isto...
Como sempre ótimos vídeos. Na próxima esperamos um vídeo do Foulcault. Abraços.
Poderia fazer sobre Ortega y Gasset?
Up
Armando Henrique Ramos Minucci grande pensador
Excelente. Parabéns pelo vídeo e conteúdo. Além da indicação de livros.
Muito obrigado pelo canal.
Como Hannah Arendti , é atual! Parece que saiu das folhas de jornais de hoje.
Muito obrigado pela qualidade do video, seus videos sempre me inspiram.
o Não pensar só trás sofrimento a si e aos do nosso redor
A irreflexao leva a inconciencia dos atos de um e de outros. É assustador saber que um ser mediocre, "normal" executa o mal, tornando-se o próprio mau.
Com certeza esses "dislike" ou "Não gostei" aqui no vídeo é de gente que tem pavor de pensar, tipo...O gado!
Perfeito. Uma filosofa incrivel
Talvez o grande mal da humanidade é não pensar antes de agir ... conheço relatos de homicidas perigosos que depois da " raiva " dizem arrependidos .
O assassino é o exemplo mais limite. Conheço burocratas que não pensam antes de gastar o dinheiro público. E acabam fazendo um trabalho medíocre de gestão da coisa pública. Homens que leem 2 livros por ano, no máximo. Formados, alguns com pós-graduação. Não conseguem pensar em nada além de se darem bem nas suas carreiras. Essa é a maior epidemia desse país.
Na atual conjuntura, Hannah Arendt seria o feixe de luz a livrar a sociedade atual das trevas!!!
Faz mais vídeos sobre Hannah Arendt.
Muito parecido com o comportamento de parte do nosso povo.
Show de bola
Hannah Arendt tinha, e tem toda a razão. Hoje há uma maneira expedita que as forças políticas têm de controlar as massas, de tal maneira que parem de pensar por completo: TELEVISÃO.
Esse canal é incrível 👏
Concordo com as expressões do tópico 3, mas vou além quando a alma é doente, inibe o pensamento, só, Deus entende a alma, mas o homem não quer saber do seu criador!
...o é ser medíocre, nos dias de hj!?e com certeza vcs (SL)estão de parabéns!!!