Esse tipo de papo é necessário, realmente houve uma romantização gigantesca do que é ser desenhista, principalmente no âmbito profissional. Muito por conta do tiktok, acredito eu, com aquelas trends de pessoas desenhando outras e esperando aprovação delas, se cria uma expectativa gigante em cima de uma certa fama apenas por likes, e isso é bem preocupante, as pessoas realmente ficam carentes de qualquer tipo de atenção e se perdem nisso. É bom lembrar de colocar o pé no chão as vezes, o amor pela arte vai além de uma birra, e escolher viver disso é um caminho de fato duro, você tem que se adequar ao mercado, isso é um fato, e poucas pessoas entendem isso. Genial o vídeo como sempre mestre.
@@nerio1186 mas claro, antes tipo as pessoas que sla queriam fazer mangas, ou hqs pelo o amor transmitido através do consumo na infancia, hj só pq tal noia tem 500 likes em desenhinho geral que ser famosin nisso tbm, dai quando n tem pula fora.
Eu nem tenho pretensão de ser ilustrador, mas faço questão de assistir esses vídeos do Thiago porquê agrega demais pra praticamente qualquer área profissional, totalmente pé no chão, acompanhar esse canal e botar em prática esse tipo de conselho me faz amadurecer muito, obrigado aí por fazer o que você faz Thiago, você é um cara necessário pra todo mundo que está começando numa profissão hoje em dia.
Uma coisa que me desanima muito nos quadrinhos nacionais on line que acompanho é português ruim. Escrevem errado ou uso em excesso de palavrões... Temos que melhorar nisso ainda, não está nada comercial.
Exatamente kkkk Esses dias encontrei o perfil de uma moça que fazia lindas ilustrações, cada uma acompanhada de uma história...mas era impossível ler aquilo de uma tacada só. Pontuação completamente errada, erros básicos de português e por ai vai...
Isso vai continuar enquanto as pessoas não percebem que artista não é profissão. O objetivo do artista é a satisfação pessoal, já a do profissional é a satisfação da necessidade de terceiros. Você só consegue vender o que os outros querem comprar.
Eu espero que o mercado dê uma aumentada no sentido de consumo como você falou. Pessoalmente conheço alguns quadrinhos BR que são bons e que merecem mais reconhecimento!
Gostei muito do vídeo, parabéns. Tudo que disse é verdade; eu ainda me arriscaria acrescentar mais um ponto quanto ao comercio de ilustração, ...quando eu fiz o curso de ilustração percebi que algumas indicações de trabalho vinha mais por indicação de um colega do que mesmo pelo profissionalismo, mas aí junta tudo aquilo que você falou. E quanto a viver do autoral, que é o caso dos quadrinistas, realmente depende da existência do mercado de consumo, que no caso do Brasil é inviável, por ser um publico muito minoritário. Vejo que a solução, me permite a sugestão e opinião, para os quadrinistas brasileiros, é focar naqueles países que realmente dar valor a esse tipo de mercado e investir em bons roteiros e no marketing.
Cara, amo seus videos. São sempre muito intuitivos. Eu comecei a querer desenhar pq eu tinha(tenho)vontade de ser tatuador. Pra ser tatuador não necessariamente precisa saber desenhar, porém facilita muuuuuuito. Obviamente eu já gostava de desenhar, porém, fui me apaixonando mais ainda e estudando mais as formas das coisas/objetos. O mercado para quem vive dessa arte pode ser muito difícil se não souber no que "investir". É precisa estudar o mercado para ver o que se está necessitando mais. Mas eu vou pelo o princípio de que você tem que fazer o que gosta. Dinheiro não compra felicidade e consciência limpa, porém, tem que ter equilíbrio disso também.
Vídeo super importante !! eu percebi depois de um tempo que só não consegui evoluir mais cedo por conta das minhas pr´prias inserguranças e por emocionalmente mais instável. mas acontece , faz parte... eu reconheço que não tinha ainda a maturidade que a profissão exige. ao menos a terapia e os banhos de água fria me ajudaram e estou com um pouco mais de confiança e continuo tentando
Esse é o nosso SPYKID,comigo é o contrário,no caso quando eu desenho por hobby eu não tenho ânimo nem dedicação,mas quando tenho que desenhar pra trabalho eu tenho mais dedicação.Otimo vídeo,ajudou muito mano.
falando sobre a parte de produção autoral... realmente eu e um amigo temos um estúdio chamado ALL.Comics que ainda esta caminhando pra fora do seu inicio e estamos aprendendo muita coisa ainda mas uma das coisas que mais me frustra e me motiva ao mesmo tempo é o próprio publico BR. Lembro ate hoje de um leitor nosso em um site de comics que publicamos comentando na nossa obra algo como " NOSSA, parece interessante, arte legal, historia intrigante! mas é nacional, então não deve ser bom" e isso me marcou tanto que nossa... O pessoal daqui realmente estão precisando que peguemos na mãozinha deles e mostremos o quão incríveis certos autores e historias daqui podem ser
Por isso eu prefiro e pretendo ser um quadrinista independente, o ruim é que parece que o alcance da obra parece não ser tão grande mas eu acredito que dá pra conseguir pelo menos ganhar uma renda extra... (Eu penso assim...) 17:31 eu concordo e acho que devia ter eventos de quadrinhos brasileiros em todos os lugares do Brasil não só em São Paulo se tivesse aqui em Recife eu iria com certeza e tentaria levar amigos comigo e compraria e tals... É aquela velha história: "O que não é falado não é lembrado..."
@@Luciana-pi9lp na minha cidade sempre tem feiras japonesas que vendem mangás e outros quadrinhos e outros eventos tbm, mas de "quadrinhos nacionais" que eu saiba só teve um há muitos anos atrás (anos 90 se não me engano).
Год назад+2
A Respeito do Calote, uma vez fiz uma caricatura para um jornalista famoso aqui do sul, e acabei caindo no "faz para mim que eu te divulgo", fiz a caricatura foi por um tempo capa do banner do site dele, e até hoje nada de divulgação.
Atualmente, tenho o desenho mais como "hobby" mesmo, só pego um ou outro serviço pra complementar a renda (geralmente, por indicação de amigos ou pessoas pra quem já fiz algum serviço anteriormente). Quase tudo que eu produzo é para meus projetos pessoais.
O Tiago obrigado aí pela dica de comunicação, você falou aí eu percebi que eu tenho uma dificuldade mesmo para falar eu tenho uma dicção ruim mesmo, mas vou fazer o possível para melhorar vou ver se eu faço esse curso de oratória mesmo que você disse, Valeu forte abraço
O meu único erro de fato ainda é não tentar. Eu sei como começar, qual fundamento começa isso. E estou aqui comentando no vídeo. Eu vejo o canal do Gaveta e penso que algo ele tem razão não é uma ciência exata o que funciona, mas eu acrescento que você tem que ter de tudo para poder atender.
só vejo verdades e isso são coisas q eu tive q ir descobrindo batendo com a cara na parede! quem estiver começando, sigam essas dicas! NAO SE TRATA DE VC! e sim do que lhe é proposto! ter isso em mente é fundamental .
É muito triste, eu já até ouvi gente falando que não vê e não recomenda obras brasileiras por "medo da concorrência", como se o sucesso das outras pessoas e a fomentação do mercado fosse fazer ela não ter chance quando na verdade é justamente o contrário. "Eu não quero que a obra de fulano seja famosa, eu quero que a minha seja" Bem triste esse pensamento de que você quer que ninguém veja a obra do seu colega de profissão mas quer que todos vejam a sua. No fim isso é só mau caratismo mesmo.
@@Luciana-pi9lp não sei se é o mesmo mais também apoiei, estou juntando uma grana ,gostaria de comprar e doar pra biblioteca da minha cidade, da escola do meu filho acho que é assim que vc divulga e deixa novos leitores sentirem o gostinho..
só ponturar sobre a primeira coisa, do minamente competitivo, que agoooora sim. era bom ter explicado isso antes. eu falo porque tenho contato com criança que desenha e tenho contato com desenhos de modo geral. então é muito fácil reparar que todo tipo de traço é vendável. então o que eu falo pra pessoa é: depende do que cê quer fazer. quer fazer um Naruto? um dragon ball? tem que ser de tal jeito, mas se quiser fazer um coragem o cão covarde ou um gunball, ou uma pepa pig da vida. tem espaço pra tudo
As suas colocações fizeram muito sentido! Tô lendo uma obra sua. A trilogia 'Três Dimensões'. Tô no segundo volume, o Réquiem. Gostei de ver que cada capítulo foi feito por um desenhista diferente
eu pretendo só desenhar por hobby, já profissionalmente estou pensando mas não pretendo de fato trabalhar com isso, como profissão estou pensando em fazer em outras áreas.
Essa quarta e muito real!!!!!! Sofro com isso, sou muito tímida acho que já perdi alguns clientes por travar a voz, não sei como aperfeiçoar a comunicação..
14:58 - aí é q tá spiked, ake no brasil tem muito disso mas a maioria (nao todos) só preferem uma marvel ou dc da vida, na gringa eu vejo que eles sao um pouco mais unidos
Muito obrigado pela conversa Thiago. Acompanho o canal faz uns bons anos, mas nunca cheguei a comentar por aqui. Recentemente peguei meu primeiro trampo realmente grande na área de ilustração, e esse vídeo por coincidência veio num momento que tava precisando de um gás no trabalho. Seu canal é espetacular e com certeza parte do artista que sou hoje é devido a muito dos ensinamentos que ouvi de ti ❤
Eu era o manteiguinha desde a época que fazia bicos com desenho realista. Inteligência emocional zero e achava que o mundo me devia alguma coisa. Ano passado abri meu Mei e tive minha primeira experiência remunerada (e muito bem), mas decidi seguir o caminho da educação, por ser mais estável. Se eu tivesse um agente, quem sabe, mas prefiro ter 5 paus por mês sem me preocupar do que batalhar diariamente pra pagar as contas, sem saber como será o mês /meses seguintes. Hoje também invisto meu dinheiro, o que me dá aos poucos um renda passiva extra. Mas não desisti do desenho. Fechei meu MEI neste ano e vou me focar no mercado internacional e em formas de monetizar meu trabalho, sem me degastar no processo. Tiago, muito obrigado por tudo, te sigo desde 2016 e você sempre me inspirou e ensinou bastante. Acabei me encontrando na educação, mas não vou perder oportunidades de ganhos extras com desenho ^^
Sabe que este é também um dos motivos, eu mesma ia seguir a carreira , estava prestando vestibular e tal ( bom faz tempo isso..kkk) mas no momento que eu me questionei se eu tinha o que era necessário e não estou falando só do lado artístico , mas principalmente do talento pra viver de forma autônoma, captando trabalhos, sem renda fixa mensal...sendo uma empreendedora... acabei desistindo, hoje desenho por hobby e sou feliz, tenho meu trabalho que também gosto e sigo no aprendizado.
@@lucianamazzer37 Que bom que está feliz, Luciana! E não devemos nos sentir mal por isso. Cada um deve encontrar o seu lugar. Se eu tivesse que passar 1 ano como freelancer de verdade, eu iria pirar.
Corcordo. Eu não faço quadrinho, mas se fizesse, colocaria em inglês e espanhol (por enquanto só sei falar esses idiomas kkk). O povo aqui do BR nao gosta muito de ler não.
Oi tudo bem? Eu amei este vídeo seu (igualmente a todos os outros que também são muito bons) continua com o canal porfavor eu amo todos os seus vídeos e principalmente os de perspectiva. Resumo: eu amo o seu canal Kkk
Nesse país não existe uma cultura da leitura que sustente um escritor, mas vai além, registrar os direitos de um livro é difícil, achar uma editora mais acessível é difícil. E para o consumidor, vivemos em um país onde as lojas que mais vendem só aumentam os preços em vez de aproveitar a demanda e diminuir. Verdade seja dita, vivemos num país que não incentiva cultura, dos políticos de Brasília ao povo que poderia consumir.
tenho muita dificuldade de me impor e de combinar um contrato de desenho, comission etc. Esses dias eu fiz duas ilustração de personagem, pedi dez reais cada o cara não me pagou.
E verdade Nao e fácil fazer esse tipo de trabalho e ser reconhecido Eu mesmo to querendo imigrar para os jogos de videogame mas eu tenho varios projetos do tipo como manga e anime e jogos que eu quero fazer mas tem muito chao ainda pra andar e ainda nao sei como da o primeiro passo mas to indo e ve no que da
A Bigorna da Realidade acerta a nossa cabeça de forma irremediável. Aprenda com os erros dos outros e mais barato e dói menos, tenho quase 30 anos e já vivi algumas. Eu ouça os mais velhos e experientes
Pra mercado e necessário mão de obra qualificada, saber diagramação de uma página contato experiência com gráficas pra imprimir seu trabalho se for possível tendo condições financeiras pra isso ou ter bom conhecimento bom portifólio , tem que ter trabalho paralelo ao de ilustração , aporte financeiro dos pais , pra se manter no mercado ilustração tiragem mínima de 15.000 cópias necessário investimento com gráfica pra isso que realidade auto investimento pra ter curso formação só lapiz e papel não dá necessário curso de designer gráfico ilustração editorial boa comunicação com. Cliente atende demanda de ontem que pra hoje
Acho que um dos erros, ou talvez uma deficiência, que vejo na maioria dos quadrinistas independentes, é focar no público que lê quadrinhos. Eu vendo minhas obras pra leitores de quadrinhos, mas vendo muito mais pra pessoas que nunca leram quadrinhos. São pessoas que começam a ler quadrinhos com o meu e a partir daí eles passam a ler outros, mas o meu, por ter sido o primeiro que a pessoa leu, acaba gerando aquela afetividade, daí a pessoa vai colocar minhas produções como prioridade.
No meio do desenho ainda acho q acontece muita essa coisa do ter DOM, sendo que se for pra aplicação comercial (até autoral) é trabalho. E trabalho é igual em qualquer campo, pode ser gratificante mas é... trabalhoso? kkkk Ou seja exige estudo, conhecimento, correr risco, desenvolver inteligência emocional e etc. É só trocar desenhista por advogado. Não se paga o curso de direito só com vontade de salvar o mundo...
mano seria mto foda se tu fizesse um vídeo sobre controle de tempo e como separar a vida pessoal da profissional vejo muito moleque fritando o crânio nessas questões, eu ja tento ajudar mas quem sou eu na fila do pão ne kkkkkk
É o seguinte o cliente vai chegar até você ai você alinha a gravata dele, dá uma penteada no cabelo dele, talvez um banho, uma ajeitada na barba, pronto seu cliente chegou bagunçado e agora ele está arrumado.
Eu tbm como renda extra tbm e pensei o seguinte já que minha família é grande eu vou tentar vender meu quadrinho (quando acabar) primeiro pra eles e depois tentar oferecer para os amigos e depois levar em colégios principalmente nos que já estudei e pedir pra passar de sala em da apresentando o projeto prós alunos (mas acho que não é uma boa idéia pq meu quadrinho Tem muita violência e alguns palavrões que penso em substituir...) Depois vc tenta levar em eventos de livros ou se na sua cidade tiver eventos de quadrinhos é melhor ainda, na minha não, e pensei também em tentar vender o mais barato possível pra que todos possam consumir (desde que eu tenha lucro).
Se falhar uma vez, se deve desistir? O que fazer nesse caso assim? Por exemplo, se você tiver se queimado com um cliente importante ou se o seu nome tiver em alguma "blacklist" no mercado de trabalho, nessa situação se deve desistir do trabalho de desenhista ou existe alguma maneira para continuar na carreira?
Eu acho que se a pessoa realmente quiser ser profissional ela aprende com o erro e começa de novo tentando melhorar no que errou. Não acho que é uma sentença fatal pro desenhista mais vai exigir humildade pra reconhecer o erro e pedir uma nova oportunidade.
Porquê não há interesse pelos quadrinhos de autores brasileiros? Porquê turma da Mônica fez e faz sucesso e o restante dos quadrinistas não conseguem replicar o feito que a tuma da Mônica conquistou? Seria o tema? O público alvo? Problema de marketing? Capilaridade? Será que uma parceria com canais como o "Pipoca e Nanquim" não seria uma forma de contornar as dificuldades?
Estou lendo a biografia do Maurício de Souza. A história dele daria um quadrinho fácil fácil... o cara é um exemplo de inteligência, paciência e superação. Se alguém fizer um quadrinho dessa história terá a vantagem de estar contando a história de um dos caras mais relevantes do nosso tempo quando se fala de quadrinhos, quem sabe poderá fazer esse trabalho em parceria com a empresa do Maurício, o que dará um suporte de roterizacao, marketing e distribuição mais poderoso pro trabalho. Se a história cair nas graças de canais como o pipoca e Nanquim, as chaces de sucesso seriam grandes. Agora também seria uma baita responsabilidade. Trabalhar uma biografia dessas de forma descuidada e irresponsável seria até um crime! A história do Maurício poderia ser o bakuman tupiniquim se fosse executada co excelência 👍
eu acho que tbm foi pelo o dominio de outras culturas como asiatica e americana aqui, a gente dificilmente olha pra obras autorais daqui pq foca dms lá fora.
As histórias que vendem são as histórias que o público quer ouvir e não as que o "artista" quer contar. Turma da Monica clássica e mangá vendem bem no Brasil por isso. Aliás mangá nem vende, pois os próprios desenhistas que também são fãs preferem piratear.
Depende de qual animação você quer, para a animação clássica você precisa ter um nível extremamente alto em desenho. 3d é 2.5d não precisa saber desenhar pra fazer...
kkk, nível minimamente competitivo... um conceito interessante, mas realmente, se o cara fica bitolado nisso com um tipo de rótulo, já dá pra ver daí que ele não vai muito longe.
Em resposta a tumbnail chamativa, o que o ChatGPT diz sobre ela? Não é correto afirmar que artistas que desenham detalhes nos ombros dos personagens são inerentemente mal sucedidos. O sucesso de um artista é determinado por muitos fatores, incluindo habilidade técnica, criatividade, dedicação e marketing. O detalhamento dos ombros dos personagens é apenas uma das muitas técnicas que um artista pode usar em seu trabalho, e não é uma medida confiável de sucesso ou habilidade. Além disso, a preferência estética varia entre diferentes pessoas e culturas, o que significa que o que é considerado detalhado e atraente para alguns, pode não ser para outros. Em última análise, o sucesso de um artista depende de sua capacidade de criar trabalhos que atinjam e conectem com seu público-alvo, independentemente da técnica que eles escolham usar.
Pior q é bem lógico o q ele falou, tipo e bem óbvio n adianta nada querer ser desenhista autoral se na nossa sociedade n tem consumo, mas n falando o clichê q nossa sociedade n lê, pessoal lê muito mas sempre coisas internacionais, dificilmente vai vê algo de autoria nacional q n seja talvez livros q n tem exatamente a vê com a área de desenho, o Brasil n é um Japão ou EUA q consome em massa obras de seus próprios autores, o desneho aqui pelo q eu percebi fica muito voltado a algo informal do tipo vc fazer um desenho pra alguém
NÂO!!!! Ainda NÂO!!!! EU não vou pagar nada! Sou autodidata e gosto do seu metodo. Mas, vc esconde certas coisas. Tudo bem, tá certo, quer fazer trafego, claro que entendo. Sou designer gráfico, mais gosto de HQ também. Só sua mentoria Gratis! ajuda muito. Manjo muito. e ponto. Parabéns pela sua força! Eu vejo de fora. Não tenho dinheiro ainda pra investir nisso. E sobrevivo assim.. Vejo todos os bons, minha base são as que vc mendica, Justamente igual a mim. Só os bons sobrevivem. parabens Spyke!
pessoal que é mais introvertido: além do curso de oratória, recomendo fazer teatro também! sou bem introvertida e comecei a fazer teatro e está sendo uma das melhores coisas que fiz por mim!!! ps. estou amando os click baits que está fazendo, Thiago!
kkkkk Eu tenho fama de ser uma péssima pessoa de se lidar com trabalhos de desenho, mas por algum motivo ainda me procuram, ainda bem que o mercado ta escasso de desenhistas kkkk.
eu diria que o maior motivo pra tanta gente fracassar em qualquer coisa é a pura e simples falta do básico. tipo, as vezes a pessoa fica dividida entre desenhar, que é um trampo de risco, e ir pra um emprego formal que as vezes nem é tão formal. tipo, conheço gente que trabalhava a noite pra gainhar 600 conto. eu mesmo vivo lembrando da sorte que eu tenho de ter paitrocinio e auxilho. porque se não fosse isso eu teria que continuar trabalhando em obra pra sustentar certas cituações, e o tempo que eu teria pra estudar e me dedicar a ser artista seria bem menor. (obra porque costuma ser um serviço relativamente fácio de se arranjar. porque eu já não tava com tempo nem cabeça pra estudar. voltei a estudar esse ano) então é isso. claro que o resto também é totalmente valido. eu acho que não tenho nenhuma consideração pra fazer dos outros pontos
Nao sei se vc ta focado em fazer quadrinhos. Mas se estiver, sugiro usar esse tempo pra estudar o Português também (auxílio/situações). Uma das coisas que me dá preguiça em ler quadrinho nacional é simplesmente por serem mal escritos e com muitos erros de gramática.
Ironicamente minha fixa só caiu depois de sofrer um descolamento da retina e tentar migrar para a área do biscuit, uma vez uma menina fez essa pergunta lá no grupo de biscuit no facebook e eu respondi: " Seu problema é que você tá querendo ganhar cliente, não dinheiro. " daí entendi que o mesmo conceito do desenho se aplicava ao biscuit e aos livros atualmente. Acontece que as pessoas estão focando em fazer aquilo que vai dar visibilidade e tapinhas nas costas, porem se esquessem de que o cliente bom é o cliente que paga, assim eles ficam com perfil de rede social cheio de elogios, mas só uns 115% pagam pelo trabalho ofertado. Tipo um desenhista que se recuusa a desenhar hentai, aparecer reclamando que a Inteligencia Artificial tá roubando os clientes dele ( Pô! É obvio que se ele não quer desenhar vai aparecer outro menos capacitado academicamente para fazer o desenho.) No fim as pessoas perdem espaço mais para o ego e vaidade do que para uma possível incopetencia.
Esse disparado é o vídeo mais sensacionalista, competitivo e hipócrita que já vi neste canal, há um tempo que os vídeos mais recentes tratam do fim dos artistas, de como desenhar é um processo "extremamente" difícil e que o mercado está se estreitando para quem planeja (o outro vídeo lá, "Por que você vai odiar ser desenhista") não viver lucrativamente da sua arte, mas divulgar ela. Cara, parabéns, você eliminou boa parte da potencial concorrência que você teria em breve e está fomentando uma competitividade doente, onde quem sai perdendo não é somente o artista, mas nós apreciadores e leitores que precisamos sim de mais conteúdo. Existe sim um mercado que você raramente explora nos seus vídeos, o mercado underground, a mídia anônima que não tem um selo editorial para bancar os custos e mesmo assim persiste em produzir e trazer conteúdo da mais alta qualidade que você provavelmente vai desprezar por achar que "já que é desconhecido e não está competindo comigo, não é bom". Quem é o infeliz que paga por consultoria? Quem é o ingênuo que paga pra um idiota colocar trezentos defeitos na sua obra e dizer "começa de novo do zero?" Essa não é a verdadeira realidade do atual artista brasileiro, você tá pisando em ovos, tá mexendo com o sonho de milhares de desenhistas, você trata seus seguidores como idiotas, só falta dizer que são uns acéfalos! Não basta comprar a sua HQ, você finaliza este vídeo com uma propaganda da sua própria criação e isto é a tampa do caixão, num único vídeo você arrasou com meio mundo e vendeu seu peixe. Não existe esse mercado que você falou, existem os artistas por comissão que mesmo se posicionando e enfrentando os desafios de uma clientela, sendo eloquentes (porque ninguém é babaca neste estilo que você acha que a maioria das pessoas são) e mesmo assim o calote é inevitável, qualquer negociação via web é sujeita é dar merda, isso é Brasil. Pensa no artista iniciante que sonha em realizar sua primeira HQ! Essa pessoa vai olhar este vídeo e vai desistir na hora porque como você "muito bem" disse, ela fracassou... Não existe fracasso na arte, há uma desistência saudável assim como tudo na vida, o que não é pra mim, não é, o que importa é que tentei e posso voltar a tentar se assim desejar. Ao invés de você destruir sonhos, fomente o underground, profissionalização vem com o tempo e não deve ser exigida pois cada um sabe das suas limitações e capacidades, todo mundo é pobre, cada um terá seu tempo para se enquadrar nos padrões. É triste, eu assistia este canal há muito tempo atrás e me achava um lixo como desenhista pois pensava que jamais chegaria aonde você se encontra agora, mas hoje percebo e sou grato, não estou contribuindo com uma pá de areia na ambição de muitas artistas merecedores do nosso país. E que venham os haters, esse povo cego dos comentários!!!
Jovem mestre Thiago! CRIEI UM PERSONAGEM. 👻 * Tai o Nome do meu ANT- HERÓI ☠* é o meu IMAIL: Motoqueiro sem cabeça..( Estou preparando a PUBLICAÇÃO NO RUclips 🎉 SIM! Sou OUSADO...* POIS POIS ESTOU LONGE DE DESENHAR (até + ou -) ....🍒mas aposto na HISTÓRIA EM SI.🍓...*Baseada em Fatos* e SEJA OQUE A 🍏Oque *RA* quiser 😂 Gente Meu DEUS é o 🌞 SOL....( SEM ELE vcs viram PICOLÉ 😅😅🍦🍨Sorvete etc.... """NAO SEI OQUE É SER MODESTO"" escrevo por inspiração * 🌽 NO Caso da HISTORIA EM QUESTAO....Será apresentada em BLOCOS...SEPARADOS...🥑.*Diferente do Livro com COMEÇO/MEIO/FIM...(de minha Autoria) *EU COCO* 🍐onde eu me TRANFORMO EM MERDA...🍒 Thiago eu fico IMAGINANDO VC CRIANDO UMA ADAPTAÇÃO PARA UM FILME....TERIA-MOS O PRIMEIRO *OSCAR* de um Trabalho BRASILEIRO)) 😮 EU avisei: Modéstia aqui passa🍉 LONGE...🍇.*Já Tive comportamento arrogante) Ao pedir Demissão.de algumas EMPRESAS😢.*me prejudicando..) SIM! FUI TIPOGRAFO../ IMPRESSOR/ DIAGRAMADOR DE JORNAIS..etc.🎉.Não Sou IDOSO* Porém NASCI em 1949 Novembro.❤.( Escrevi também 🎉 * O HOMEM QUE URINAVA GAZOLINA* 🎉aproveitei a inspiração e a História se Passa na Cidade de VARGINHA -MG.🎉 *Pois envolve 👽 ETS* VALE DIZER QUE NAO TENHO PROVAS QUE TEVE APARICAO DE ETS👽 naquela cidade))😊 São Adepto de TOMÉ....💝 acho que vou continuar escrevendo em outro bloco💐. ( ESCREVI mas não publiquei 4 Livros..🌾..Vieram pra mim.🌿.Acho que DEVERIAM TER IDO PARA OUTROS POETAS E ESCRITORES ) O TITULO * A CULPA NAO É MINHA é muito legal....🎉 NINGUEM COMEU A🍎 MACA NO JARDIM do EDEM...( Nao foram as Folhas da MACA que cobriram a Nudez de EVIADAO: ❤* GENTE! PERDAO....🎉mas....o Texto BLIBICO....é....um TEXTO FANTASTICO....( Nao estou DIZENDO VERDADEIRAO: Assino: CLAJA-POETA
Esse tipo de papo é necessário, realmente houve uma romantização gigantesca do que é ser desenhista, principalmente no âmbito profissional. Muito por conta do tiktok, acredito eu, com aquelas trends de pessoas desenhando outras e esperando aprovação delas, se cria uma expectativa gigante em cima de uma certa fama apenas por likes, e isso é bem preocupante, as pessoas realmente ficam carentes de qualquer tipo de atenção e se perdem nisso. É bom lembrar de colocar o pé no chão as vezes, o amor pela arte vai além de uma birra, e escolher viver disso é um caminho de fato duro, você tem que se adequar ao mercado, isso é um fato, e poucas pessoas entendem isso. Genial o vídeo como sempre mestre.
@@nerio1186 mas claro, antes tipo as pessoas que sla queriam fazer mangas, ou hqs pelo o amor transmitido através do consumo na infancia, hj só pq tal noia tem 500 likes em desenhinho geral que ser famosin nisso tbm, dai quando n tem pula fora.
Eu nem tenho pretensão de ser ilustrador, mas faço questão de assistir esses vídeos do Thiago porquê agrega demais pra praticamente qualquer área profissional, totalmente pé no chão, acompanhar esse canal e botar em prática esse tipo de conselho me faz amadurecer muito, obrigado aí por fazer o que você faz Thiago, você é um cara necessário pra todo mundo que está começando numa profissão hoje em dia.
Fracasso, penso em Walt Disney... três círculos que causou uma reviravolta
e deixou um imenso legado.
Uma coisa que me desanima muito nos quadrinhos nacionais on line que acompanho é português ruim. Escrevem errado ou uso em excesso de palavrões... Temos que melhorar nisso ainda, não está nada comercial.
Exatamente kkkk Esses dias encontrei o perfil de uma moça que fazia lindas ilustrações, cada uma acompanhada de uma história...mas era impossível ler aquilo de uma tacada só. Pontuação completamente errada, erros básicos de português e por ai vai...
Isso vai continuar enquanto as pessoas não percebem que artista não é profissão. O objetivo do artista é a satisfação pessoal, já a do profissional é a satisfação da necessidade de terceiros.
Você só consegue vender o que os outros querem comprar.
Todo mundo deveria ver esse video pra aprender a ser um profissional em qualquer area que se preste a trabalhar
Toda vez que eu venho nesse canal eu aprendo muito mais do que apenas sobre desenhos
Eu espero que o mercado dê uma aumentada no sentido de consumo como você falou. Pessoalmente conheço alguns quadrinhos BR que são bons e que merecem mais reconhecimento!
Gostei muito do vídeo, parabéns. Tudo que disse é verdade; eu ainda me arriscaria acrescentar mais um ponto quanto ao comercio de ilustração, ...quando eu fiz o curso de ilustração percebi que algumas indicações de trabalho vinha mais por indicação de um colega do que mesmo pelo profissionalismo, mas aí junta tudo aquilo que você falou. E quanto a viver do autoral, que é o caso dos quadrinistas, realmente depende da existência do mercado de consumo, que no caso do Brasil é inviável, por ser um publico muito minoritário. Vejo que a solução, me permite a sugestão e opinião, para os quadrinistas brasileiros, é focar naqueles países que realmente dar valor a esse tipo de mercado e investir em bons roteiros e no marketing.
Embora eu não precise provar nada para ninguém, achei muito tocante esse papo de se encontrar e se entender...
Cara, amo seus videos. São sempre muito intuitivos. Eu comecei a querer desenhar pq eu tinha(tenho)vontade de ser tatuador. Pra ser tatuador não necessariamente precisa saber desenhar, porém facilita muuuuuuito. Obviamente eu já gostava de desenhar, porém, fui me apaixonando mais ainda e estudando mais as formas das coisas/objetos. O mercado para quem vive dessa arte pode ser muito difícil se não souber no que "investir". É precisa estudar o mercado para ver o que se está necessitando mais. Mas eu vou pelo o princípio de que você tem que fazer o que gosta. Dinheiro não compra felicidade e consciência limpa, porém, tem que ter equilíbrio disso também.
Só ouvi verdades já vi mts conhecidos se estreparem por não terem compromisso em respeitar o cliente e os prazos do cliente
Esse tipo de conversa é de suma necessidade, creio que uma ferramenta boa seria o estudo do estoicismo e da psicanálise aplicada ao nosso trabalho.
Vídeo super importante !!
eu percebi depois de um tempo que só não consegui evoluir mais cedo por conta das minhas pr´prias inserguranças e por emocionalmente mais instável. mas acontece , faz parte... eu reconheço que não tinha ainda a maturidade que a profissão exige.
ao menos a terapia e os banhos de água fria me ajudaram e estou com um pouco mais de confiança e continuo tentando
O cara sempre fala o papo, sou fã dms
Esse é o nosso SPYKID,comigo é o contrário,no caso quando eu desenho por hobby eu não tenho ânimo nem dedicação,mas quando tenho que desenhar pra trabalho eu tenho mais dedicação.Otimo vídeo,ajudou muito mano.
falando sobre a parte de produção autoral... realmente eu e um amigo temos um estúdio chamado ALL.Comics que ainda esta caminhando pra fora do seu inicio e estamos aprendendo muita coisa ainda mas uma das coisas que mais me frustra e me motiva ao mesmo tempo é o próprio publico BR. Lembro ate hoje de um leitor nosso em um site de comics que publicamos comentando na nossa obra algo como " NOSSA, parece interessante, arte legal, historia intrigante! mas é nacional, então não deve ser bom" e isso me marcou tanto que nossa... O pessoal daqui realmente estão precisando que peguemos na mãozinha deles e mostremos o quão incríveis certos autores e historias daqui podem ser
Boa parte disso vem da cultura desse país camarada, um país que tem uma "índole" cultural ínfima, se muito.
Eu tinha pensado que era outra coisa que fazia as pessoas fracassarem.
Esse tipo de assunto é muito reflexivo Thiago e é muito bom que faz nós artistas a manter o pé no chão e refletir sobre a jornada de artista!!
Por isso eu prefiro e pretendo ser um quadrinista independente, o ruim é que parece que o alcance da obra parece não ser tão grande mas eu acredito que dá pra conseguir pelo menos ganhar uma renda extra... (Eu penso assim...) 17:31 eu concordo e acho que devia ter eventos de quadrinhos brasileiros em todos os lugares do Brasil não só em São Paulo se tivesse aqui em Recife eu iria com certeza e tentaria levar amigos comigo e compraria e tals... É aquela velha história: "O que não é falado não é lembrado..."
@@Luciana-pi9lp na minha cidade sempre tem feiras japonesas que vendem mangás e outros quadrinhos e outros eventos tbm, mas de "quadrinhos nacionais" que eu saiba só teve um há muitos anos atrás (anos 90 se não me engano).
A Respeito do Calote, uma vez fiz uma caricatura para um jornalista famoso aqui do sul, e acabei caindo no "faz para mim que eu te divulgo", fiz a caricatura foi por um tempo capa do banner do site dele, e até hoje nada de divulgação.
Atualmente, tenho o desenho mais como "hobby" mesmo, só pego um ou outro serviço pra complementar a renda (geralmente, por indicação de amigos ou pessoas pra quem já fiz algum serviço anteriormente). Quase tudo que eu produzo é para meus projetos pessoais.
O Tiago obrigado aí pela dica de comunicação, você falou aí eu percebi que eu tenho uma dificuldade mesmo para falar eu tenho uma dicção ruim mesmo, mas vou fazer o possível para melhorar vou ver se eu faço esse curso de oratória mesmo que você disse, Valeu forte abraço
O meu único erro de fato ainda é não tentar. Eu sei como começar, qual fundamento começa isso.
E estou aqui comentando no vídeo. Eu vejo o canal do Gaveta e penso que algo ele tem razão não é uma ciência exata o que funciona, mas eu acrescento que você tem que ter de tudo para poder atender.
só vejo verdades e isso são coisas q eu tive q ir descobrindo batendo com a cara na parede! quem estiver começando, sigam essas dicas! NAO SE TRATA DE VC! e sim do que lhe é proposto! ter isso em mente é fundamental .
Cara fez muito sentido, muito obrigado!
É muito triste, eu já até ouvi gente falando que não vê e não recomenda obras brasileiras por "medo da concorrência", como se o sucesso das outras pessoas e a fomentação do mercado fosse fazer ela não ter chance quando na verdade é justamente o contrário.
"Eu não quero que a obra de fulano seja famosa, eu quero que a minha seja"
Bem triste esse pensamento de que você quer que ninguém veja a obra do seu colega de profissão mas quer que todos vejam a sua. No fim isso é só mau caratismo mesmo.
@@Luciana-pi9lp não sei se é o mesmo mais também apoiei, estou juntando uma grana ,gostaria de comprar e doar pra biblioteca da minha cidade, da escola do meu filho acho que é assim que vc divulga e deixa novos leitores sentirem o gostinho..
só ponturar sobre a primeira coisa, do minamente competitivo, que agoooora sim.
era bom ter explicado isso antes. eu falo porque tenho contato com criança que desenha e tenho contato com desenhos de modo geral. então é muito fácil reparar que todo tipo de traço é vendável. então o que eu falo pra pessoa é: depende do que cê quer fazer. quer fazer um Naruto? um dragon ball? tem que ser de tal jeito, mas se quiser fazer um coragem o cão covarde ou um gunball, ou uma pepa pig da vida. tem espaço pra tudo
As suas colocações fizeram muito sentido!
Tô lendo uma obra sua. A trilogia 'Três Dimensões'. Tô no segundo volume, o Réquiem. Gostei de ver que cada capítulo foi feito por um desenhista diferente
eu pretendo só desenhar por hobby, já profissionalmente estou pensando mas não pretendo de fato trabalhar com isso, como profissão estou pensando em fazer em outras áreas.
Eu sabia que você não ia desistir do canal, isso é bom
Como esse cara ainda não tem 1 milhão?????
Acho que o RUclips é meio complicado e tem muita gente que não valoriza
E pq ele n faz passo a passo
O pessoal desvaloriza o conteudo que é dito
Acha q aprender a desenhar e só passo a passo
Esse cara e um incrível professor
Ele q me inspirou a começar a desenhar
@@Monnigga ele é foda msm
Ele é subestimado
Essa quarta e muito real!!!!!! Sofro com isso, sou muito tímida acho que já perdi alguns clientes por travar a voz, não sei como aperfeiçoar a comunicação..
14:58 - aí é q tá spiked, ake no brasil tem muito disso mas a maioria (nao todos) só preferem uma marvel ou dc da vida, na gringa eu vejo que eles sao um pouco mais unidos
Muito obrigado pela conversa Thiago. Acompanho o canal faz uns bons anos, mas nunca cheguei a comentar por aqui. Recentemente peguei meu primeiro trampo realmente grande na área de ilustração, e esse vídeo por coincidência veio num momento que tava precisando de um gás no trabalho. Seu canal é espetacular e com certeza parte do artista que sou hoje é devido a muito dos ensinamentos que ouvi de ti ❤
Eu era o manteiguinha desde a época que fazia bicos com desenho realista. Inteligência emocional zero e achava que o mundo me devia alguma coisa. Ano passado abri meu Mei e tive minha primeira experiência remunerada (e muito bem), mas decidi seguir o caminho da educação, por ser mais estável. Se eu tivesse um agente, quem sabe, mas prefiro ter 5 paus por mês sem me preocupar do que batalhar diariamente pra pagar as contas, sem saber como será o mês /meses seguintes. Hoje também invisto meu dinheiro, o que me dá aos poucos um renda passiva extra. Mas não desisti do desenho. Fechei meu MEI neste ano e vou me focar no mercado internacional e em formas de monetizar meu trabalho, sem me degastar no processo. Tiago, muito obrigado por tudo, te sigo desde 2016 e você sempre me inspirou e ensinou bastante. Acabei me encontrando na educação, mas não vou perder oportunidades de ganhos extras com desenho ^^
Sabe que este é também um dos motivos, eu mesma ia seguir a carreira , estava prestando vestibular e tal ( bom faz tempo isso..kkk) mas no momento que eu me questionei se eu tinha o que era necessário e não estou falando só do lado artístico , mas principalmente do talento pra viver de forma autônoma, captando trabalhos, sem renda fixa mensal...sendo uma empreendedora... acabei desistindo, hoje desenho por hobby e sou feliz, tenho meu trabalho que também gosto e sigo no aprendizado.
@@lucianamazzer37 Que bom que está feliz, Luciana! E não devemos nos sentir mal por isso. Cada um deve encontrar o seu lugar. Se eu tivesse que passar 1 ano como freelancer de verdade, eu iria pirar.
Gostei muito desse cara, nunca tinha visto
O vídeo que eu precisava 🙃
Dps de anos acompanhando o canal comprei o Podium GP e fiquei triste pq acabou tao rapido kkk, mas o trabalho que vocês fizeram é incrivel
obrigado pelo video🙏✍
O que se pode fazer é traduzir sua obra, para o inglês, alemão, francês, chinês, entende? se não tem aqui, bota pro exterior
Corcordo. Eu não faço quadrinho, mas se fizesse, colocaria em inglês e espanhol (por enquanto só sei falar esses idiomas kkk). O povo aqui do BR nao gosta muito de ler não.
Tiago, assuntos como esse são bem importantes, sempre que puder traga mais. :)
Oi tudo bem? Eu amei este vídeo seu (igualmente a todos os outros que também são muito bons) continua com o canal porfavor eu amo todos os seus vídeos e principalmente os de perspectiva.
Resumo: eu amo o seu canal
Kkk
Esse é um video indicado pra qualquer pessoa
Nesse país não existe uma cultura da leitura que sustente um escritor, mas vai além, registrar os direitos de um livro é difícil, achar uma editora mais acessível é difícil. E para o consumidor, vivemos em um país onde as lojas que mais vendem só aumentam os preços em vez de aproveitar a demanda e diminuir. Verdade seja dita, vivemos num país que não incentiva cultura, dos políticos de Brasília ao povo que poderia consumir.
tenho muita dificuldade de me impor e de combinar um contrato de desenho, comission etc. Esses dias eu fiz duas ilustração de personagem, pedi dez reais cada o cara não me pagou.
E verdade
Nao e fácil fazer esse tipo de trabalho e ser reconhecido
Eu mesmo to querendo imigrar para os jogos de videogame mas eu tenho varios projetos do tipo como manga e anime e jogos que eu quero fazer mas tem muito chao ainda pra andar e ainda nao sei como da o primeiro passo mas to indo e ve no que da
concordo com voce , estimular merad,o todo mundo ganha, tenho vontade entra nesse mercado eu tenho vario revista feita.
A Bigorna da Realidade acerta a nossa cabeça de forma irremediável. Aprenda com os erros dos outros e mais barato e dói menos, tenho quase 30 anos e já vivi algumas. Eu ouça os mais velhos e experientes
Pra mercado e necessário mão de obra qualificada, saber diagramação de uma página contato experiência com gráficas pra imprimir seu trabalho se for possível tendo condições financeiras pra isso ou ter bom conhecimento bom portifólio , tem que ter trabalho paralelo ao de ilustração , aporte financeiro dos pais , pra se manter no mercado ilustração tiragem mínima de 15.000 cópias necessário investimento com gráfica pra isso que realidade auto investimento pra ter curso formação só lapiz e papel não dá necessário curso de designer gráfico ilustração editorial boa comunicação com. Cliente atende demanda de ontem que pra hoje
Nossa quando ele não falou o "perguntaaaaaram pra mim" eu quase tive um troço kkkkk me pegou
Acho que um dos erros, ou talvez uma deficiência, que vejo na maioria dos quadrinistas independentes, é focar no público que lê quadrinhos. Eu vendo minhas obras pra leitores de quadrinhos, mas vendo muito mais pra pessoas que nunca leram quadrinhos. São pessoas que começam a ler quadrinhos com o meu e a partir daí eles passam a ler outros, mas o meu, por ter sido o primeiro que a pessoa leu, acaba gerando aquela afetividade, daí a pessoa vai colocar minhas produções como prioridade.
No meio do desenho ainda acho q acontece muita essa coisa do ter DOM, sendo que se for pra aplicação comercial (até autoral) é trabalho. E trabalho é igual em qualquer campo, pode ser gratificante mas é... trabalhoso? kkkk Ou seja exige estudo, conhecimento, correr risco, desenvolver inteligência emocional e etc. É só trocar desenhista por advogado. Não se paga o curso de direito só com vontade de salvar o mundo...
mano seria mto foda se tu fizesse um vídeo sobre controle de tempo e como separar a vida pessoal da profissional vejo muito moleque fritando o crânio nessas questões, eu ja tento ajudar mas quem sou eu na fila do pão ne kkkkkk
se você está sendo pago, não é favor, logo cumpra com o requerido
Vlw
Thiago dá dicas de como arrumar clientes, to pensando seriamente em embarcar nessa carreira ksksksks mas como uma renda extra, é claro
É o seguinte o cliente vai chegar até você ai você alinha a gravata dele, dá uma penteada no cabelo dele, talvez um banho, uma ajeitada na barba, pronto seu cliente chegou bagunçado e agora ele está arrumado.
Eu tbm como renda extra tbm e pensei o seguinte já que minha família é grande eu vou tentar vender meu quadrinho (quando acabar) primeiro pra eles e depois tentar oferecer para os amigos e depois levar em colégios principalmente nos que já estudei e pedir pra passar de sala em da apresentando o projeto prós alunos (mas acho que não é uma boa idéia pq meu quadrinho Tem muita violência e alguns palavrões que penso em substituir...) Depois vc tenta levar em eventos de livros ou se na sua cidade tiver eventos de quadrinhos é melhor ainda, na minha não, e pensei também em tentar vender o mais barato possível pra que todos possam consumir (desde que eu tenha lucro).
@@Sascharpg kkkkkkkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂
@@Sascharpg me ensina a como trabalhar no circo agora
@@kassianomenghini590 Melhor tentar vender online, as crianças não querem saber de ler
Se falhar uma vez, se deve desistir? O que fazer nesse caso assim? Por exemplo, se você tiver se queimado com um cliente importante ou se o seu nome tiver em alguma "blacklist" no mercado de trabalho, nessa situação se deve desistir do trabalho de desenhista ou existe alguma maneira para continuar na carreira?
Eu acho que se a pessoa realmente quiser ser profissional ela aprende com o erro e começa de novo tentando melhorar no que errou. Não acho que é uma sentença fatal pro desenhista mais vai exigir humildade pra reconhecer o erro e pedir uma nova oportunidade.
@@lucianamazzer37 Entendo, obrigado pela resposta.
Trabalho com animação tradicional, e o que tem de gente querendo coisas de graça e pagando muito mais muito pouco com falsas promessas nao ta escrito
Que vídeo bom!!!!
Porquê não há interesse pelos quadrinhos de autores brasileiros? Porquê turma da Mônica fez e faz sucesso e o restante dos quadrinistas não conseguem replicar o feito que a tuma da Mônica conquistou? Seria o tema? O público alvo? Problema de marketing? Capilaridade? Será que uma parceria com canais como o "Pipoca e Nanquim" não seria uma forma de contornar as dificuldades?
Estou lendo a biografia do Maurício de Souza. A história dele daria um quadrinho fácil fácil... o cara é um exemplo de inteligência, paciência e superação. Se alguém fizer um quadrinho dessa história terá a vantagem de estar contando a história de um dos caras mais relevantes do nosso tempo quando se fala de quadrinhos, quem sabe poderá fazer esse trabalho em parceria com a empresa do Maurício, o que dará um suporte de roterizacao, marketing e distribuição mais poderoso pro trabalho. Se a história cair nas graças de canais como o pipoca e Nanquim, as chaces de sucesso seriam grandes. Agora também seria uma baita responsabilidade. Trabalhar uma biografia dessas de forma descuidada e irresponsável seria até um crime! A história do Maurício poderia ser o bakuman tupiniquim se fosse executada co excelência 👍
eu acho que tbm foi pelo o dominio de outras culturas como asiatica e americana aqui, a gente dificilmente olha pra obras autorais daqui pq foca dms lá fora.
As histórias que vendem são as histórias que o público quer ouvir e não as que o "artista" quer contar. Turma da Monica clássica e mangá vendem bem no Brasil por isso. Aliás mangá nem vende, pois os próprios desenhistas que também são fãs preferem piratear.
@@humreal3760, então do seu ponto de vista a falta de roteiros que agradem o público é um dos problemas que ocorrem nesse mercado?
@@cspihc0031 qual é o nome da biografia do Maurício? Eu ia me amarrar em ler!
Se eu aprender a desenhar profissionalmente eu posso conseguir fazer animação?
Depende de qual animação você quer, para a animação clássica você precisa ter um nível extremamente alto em desenho. 3d é 2.5d não precisa saber desenhar pra fazer...
Publicidade e Propaganda ≠ Artista Digital.... Mercado gosta de ideias ousadas, mas depende... sempre depende!
Pra essa geração tem falar assim mesmo!!!!
kkk, nível minimamente competitivo... um conceito interessante, mas realmente, se o cara fica bitolado nisso com um tipo de rótulo, já dá pra ver daí que ele não vai muito longe.
G.
Põe um De esser na edição de áudio dos seus videos, os seus "S" estão muito fortes aí fica difícil ouvir de fone.
Nao entendi x.x
@@h_stefany88 De esser é um plugin que se usa na edição de áudio pra diminuir a força do som de consoantes como o "s".
Vou citar o próprio Thiago. Amigo, trabalho é coisa de adulto
Stan Lee criou um universo aparte.
Em resposta a tumbnail chamativa, o que o ChatGPT diz sobre ela?
Não é correto afirmar que artistas que desenham detalhes nos ombros dos personagens são inerentemente mal sucedidos. O sucesso de um artista é determinado por muitos fatores, incluindo habilidade técnica, criatividade, dedicação e marketing.
O detalhamento dos ombros dos personagens é apenas uma das muitas técnicas que um artista pode usar em seu trabalho, e não é uma medida confiável de sucesso ou habilidade. Além disso, a preferência estética varia entre diferentes pessoas e culturas, o que significa que o que é considerado detalhado e atraente para alguns, pode não ser para outros.
Em última análise, o sucesso de um artista depende de sua capacidade de criar trabalhos que atinjam e conectem com seu público-alvo, independentemente da técnica que eles escolham usar.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei cara
Thiago é contra os emos, brabo 😎🤝😎
Pior q é bem lógico o q ele falou, tipo e bem óbvio n adianta nada querer ser desenhista autoral se na nossa sociedade n tem consumo, mas n falando o clichê q nossa sociedade n lê, pessoal lê muito mas sempre coisas internacionais, dificilmente vai vê algo de autoria nacional q n seja talvez livros q n tem exatamente a vê com a área de desenho, o Brasil n é um Japão ou EUA q consome em massa obras de seus próprios autores, o desneho aqui pelo q eu percebi fica muito voltado a algo informal do tipo vc fazer um desenho pra alguém
NÂO!!!! Ainda NÂO!!!!
EU não vou pagar nada!
Sou autodidata e gosto do seu metodo.
Mas, vc esconde certas coisas.
Tudo bem, tá certo, quer fazer trafego, claro que entendo.
Sou designer gráfico, mais gosto de HQ também.
Só sua mentoria Gratis! ajuda muito.
Manjo muito. e ponto.
Parabéns pela sua força!
Eu vejo de fora. Não tenho dinheiro ainda pra investir nisso.
E sobrevivo assim..
Vejo todos os bons, minha base são as que vc mendica,
Justamente igual a mim.
Só os bons sobrevivem.
parabens Spyke!
pessoal que é mais introvertido: além do curso de oratória, recomendo fazer teatro também! sou bem introvertida e comecei a fazer teatro e está sendo uma das melhores coisas que fiz por mim!!!
ps. estou amando os click baits que está fazendo, Thiago!
Foi com teatro que acabei com minha introversão também.
Ahhh eu amo esse canal 💕👌👌
Mercado de Trabalho é igual o Death Note: Uma lista de nomes com gente que já morreu ou vai morrer por causa de burrada.
Só vou ver por causa desse cabelo foda.
desenho pq gosto n pretendo trabalhar com isso kk eu faço oq me agrada ent n combina comigo fazer coisa para os outros
A parte do calote me lembra amigo pedindo desenho de graça
Desculpe mas não vejo como fracassar, vejo como falhar. 👍
Perfeito 👌
kkkkk Eu tenho fama de ser uma péssima pessoa de se lidar com trabalhos de desenho, mas por algum motivo ainda me procuram, ainda bem que o mercado ta escasso de desenhistas kkkk.
Porque vc deve ser boa no que faz e responsável, aí vale a pena aguentar sua "personalidade". ..kkk
A maioria das coisas que ele fala serve pra maioria das profissões.
eu diria que o maior motivo pra tanta gente fracassar em qualquer coisa é a pura e simples falta do básico.
tipo, as vezes a pessoa fica dividida entre desenhar, que é um trampo de risco, e ir pra um emprego formal que as vezes nem é tão formal. tipo, conheço gente que trabalhava a noite pra gainhar 600 conto. eu mesmo vivo lembrando da sorte que eu tenho de ter paitrocinio e auxilho. porque se não fosse isso eu teria que continuar trabalhando em obra pra sustentar certas cituações, e o tempo que eu teria pra estudar e me dedicar a ser artista seria bem menor. (obra porque costuma ser um serviço relativamente fácio de se arranjar. porque eu já não tava com tempo nem cabeça pra estudar. voltei a estudar esse ano)
então é isso. claro que o resto também é totalmente valido. eu acho que não tenho nenhuma consideração pra fazer dos outros pontos
Nao sei se vc ta focado em fazer quadrinhos. Mas se estiver, sugiro usar esse tempo pra estudar o Português também (auxílio/situações). Uma das coisas que me dá preguiça em ler quadrinho nacional é simplesmente por serem mal escritos e com muitos erros de gramática.
@@h_stefany88 não tô focado em quadrinhos, eu faço 3D, 2D e pintura.
mas realmente é uma boa dica. obrigado
Ce efoda Thiago, sempre jogou a real pra galera sobre o que é o mercado, remédio pra deixar de ser otario
Ironicamente minha fixa só caiu depois de sofrer um descolamento da retina e tentar migrar para a área do biscuit, uma vez uma menina fez essa pergunta lá no grupo de biscuit no facebook e eu respondi: " Seu problema é que você tá querendo ganhar cliente, não dinheiro. " daí entendi que o mesmo conceito do desenho se aplicava ao biscuit e aos livros atualmente. Acontece que as pessoas estão focando em fazer aquilo que vai dar visibilidade e tapinhas nas costas, porem se esquessem de que o cliente bom é o cliente que paga, assim eles ficam com perfil de rede social cheio de elogios, mas só uns 115% pagam pelo trabalho ofertado. Tipo um desenhista que se recuusa a desenhar hentai, aparecer reclamando que a Inteligencia Artificial tá roubando os clientes dele ( Pô! É obvio que se ele não quer desenhar vai aparecer outro menos capacitado academicamente para fazer o desenho.) No fim as pessoas perdem espaço mais para o ego e vaidade do que para uma possível incopetencia.
te falar... o começo tava estranho. ainda bem que voutou ao normal logo.
mas aí, não sei o que ta´pegando, mas melhoras
Esse disparado é o vídeo mais sensacionalista, competitivo e hipócrita que já vi neste canal, há um tempo que os vídeos mais recentes tratam do fim dos artistas, de como desenhar é um processo "extremamente" difícil e que o mercado está se estreitando para quem planeja (o outro vídeo lá, "Por que você vai odiar ser desenhista") não viver lucrativamente da sua arte, mas divulgar ela. Cara, parabéns, você eliminou boa parte da potencial concorrência que você teria em breve e está fomentando uma competitividade doente, onde quem sai perdendo não é somente o artista, mas nós apreciadores e leitores que precisamos sim de mais conteúdo. Existe sim um mercado que você raramente explora nos seus vídeos, o mercado underground, a mídia anônima que não tem um selo editorial para bancar os custos e mesmo assim persiste em produzir e trazer conteúdo da mais alta qualidade que você provavelmente vai desprezar por achar que "já que é desconhecido e não está competindo comigo, não é bom". Quem é o infeliz que paga por consultoria? Quem é o ingênuo que paga pra um idiota colocar trezentos defeitos na sua obra e dizer "começa de novo do zero?" Essa não é a verdadeira realidade do atual artista brasileiro, você tá pisando em ovos, tá mexendo com o sonho de milhares de desenhistas, você trata seus seguidores como idiotas, só falta dizer que são uns acéfalos! Não basta comprar a sua HQ, você finaliza este vídeo com uma propaganda da sua própria criação e isto é a tampa do caixão, num único vídeo você arrasou com meio mundo e vendeu seu peixe. Não existe esse mercado que você falou, existem os artistas por comissão que mesmo se posicionando e enfrentando os desafios de uma clientela, sendo eloquentes (porque ninguém é babaca neste estilo que você acha que a maioria das pessoas são) e mesmo assim o calote é inevitável, qualquer negociação via web é sujeita é dar merda, isso é Brasil. Pensa no artista iniciante que sonha em realizar sua primeira HQ! Essa pessoa vai olhar este vídeo e vai desistir na hora porque como você "muito bem" disse, ela fracassou... Não existe fracasso na arte, há uma desistência saudável assim como tudo na vida, o que não é pra mim, não é, o que importa é que tentei e posso voltar a tentar se assim desejar. Ao invés de você destruir sonhos, fomente o underground, profissionalização vem com o tempo e não deve ser exigida pois cada um sabe das suas limitações e capacidades, todo mundo é pobre, cada um terá seu tempo para se enquadrar nos padrões. É triste, eu assistia este canal há muito tempo atrás e me achava um lixo como desenhista pois pensava que jamais chegaria aonde você se encontra agora, mas hoje percebo e sou grato, não estou contribuindo com uma pá de areia na ambição de muitas artistas merecedores do nosso país. E que venham os haters, esse povo cego dos comentários!!!
Guardando dinheiro pra comprar produtos da Crás em massa.
Tanga frouxa kkkkkkkk😂
Tanga frouxa kkkkkk
Jovem mestre Thiago! CRIEI UM PERSONAGEM. 👻 * Tai o Nome do meu ANT- HERÓI ☠* é o meu IMAIL: Motoqueiro sem cabeça..( Estou preparando a PUBLICAÇÃO NO RUclips 🎉 SIM! Sou OUSADO...* POIS POIS ESTOU LONGE DE DESENHAR (até + ou -) ....🍒mas aposto na HISTÓRIA EM SI.🍓...*Baseada em Fatos* e SEJA OQUE A 🍏Oque *RA* quiser 😂 Gente Meu DEUS é o 🌞 SOL....( SEM ELE vcs viram PICOLÉ 😅😅🍦🍨Sorvete etc.... """NAO SEI OQUE É SER MODESTO"" escrevo por inspiração * 🌽 NO Caso da HISTORIA EM QUESTAO....Será apresentada em BLOCOS...SEPARADOS...🥑.*Diferente do Livro com COMEÇO/MEIO/FIM...(de minha Autoria) *EU COCO* 🍐onde eu me TRANFORMO EM MERDA...🍒 Thiago eu fico IMAGINANDO VC CRIANDO UMA ADAPTAÇÃO PARA UM FILME....TERIA-MOS O PRIMEIRO *OSCAR* de um Trabalho BRASILEIRO)) 😮 EU avisei: Modéstia aqui passa🍉 LONGE...🍇.*Já Tive comportamento arrogante) Ao pedir Demissão.de algumas EMPRESAS😢.*me prejudicando..) SIM! FUI TIPOGRAFO../ IMPRESSOR/ DIAGRAMADOR DE JORNAIS..etc.🎉.Não Sou IDOSO* Porém NASCI em 1949 Novembro.❤.( Escrevi também 🎉 * O HOMEM QUE URINAVA GAZOLINA* 🎉aproveitei a inspiração e a História se Passa na Cidade de VARGINHA -MG.🎉 *Pois envolve 👽 ETS* VALE DIZER QUE NAO TENHO PROVAS QUE TEVE APARICAO DE ETS👽 naquela cidade))😊 São Adepto de TOMÉ....💝 acho que vou continuar escrevendo em outro bloco💐. ( ESCREVI mas não publiquei 4 Livros..🌾..Vieram pra mim.🌿.Acho que DEVERIAM TER IDO PARA OUTROS POETAS E ESCRITORES ) O TITULO * A CULPA NAO É MINHA é muito legal....🎉 NINGUEM COMEU A🍎 MACA NO JARDIM do EDEM...( Nao foram as Folhas da MACA que cobriram a Nudez de EVIADAO: ❤* GENTE! PERDAO....🎉mas....o Texto BLIBICO....é....um TEXTO FANTASTICO....( Nao estou DIZENDO VERDADEIRAO: Assino: CLAJA-POETA