Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Vitor, você com sua maestria em ensinar, está me inspirando a buscar uma graduação em pedagogia. Tamanha é sua excelência na educação. Muito obrigado por essa aula. Em breve estarei em sua comunidade online para ter acesso a todos os cursos que disponibiliza em sua plataforma. Tem sido muito complementar ao que tenho estudado e me sinto ansioso para acessar o material pago.
O professor tem uma forma interessante e muito produtiva em nós, ele entra no filosofo ele tenta mostrar o que defende o filosofo e como giram suas visões de mundo...uma vez que conhecemos e refletimos sobre o que o pensador entendia e o que ele manifestava como pensamento, criamos uma bagagem para formular as as nossas próprias ideias...mas sem ter de ficar sentido com a vida pessoal o sem a demonização se ele filosofo pensava assim ou assado. Apenas entendemos que no seu tempo e na sua pessoa ele tinha uma realidade a lidar e um pensamento a trabalhar...daí nos aqui, capitamos e aprendemos e nos relacionamos com as ideias. Parabéns
Suas aulas continuam ecoando professor, tenho 48 e acordei para um mundo novo encoberto pela futilidade da minha ignorância que hj é maior que o saber.
Me identifiquei muito com a perspectiva da ignorância razoável de Rousseau, quando delimita o conhecimento humano no âmbito das suas limitações. O resgate deste aspecto em Rousseau já valeu a aula para mim. Abração e parabéns pela aula!
Acabei de estudar a aula. Que gigante esse Rousseau ! Só conhecia de nome. Quantos conceitos e temas sociais atualíssimos não derivam do seu pensamento. Muito obrigado Vítor, pela oportunidade.
Prof. Vítor, esse exemplo que você fala de que nem tudo que a maioria decide é bom, existe um exemplo clássico na História da Humanidade que foi a aprovação de Hitler por parte da maioria do povo alemão. Outro exemplo foi a aprovação de Mussolini por parte da maioria do povo italiano. Outro exemplo foi a maioria do povo que pediu a crucificação de Cristo.
Muito feliz por encontrar este canal. Sou professora aposentada do estado do Paraná, lecionei língua portuguesa e literaturas mas desde jovem sou apaixonada por Filosofia. Teu método é bastante simples porém não vulgar. Obrigada. Serei colaboradora do canal com certeza.
Oi, Sueli. Agradeço muito. A melhor maneira de ajudar o canal é entrar como apoiadora dialética especial em nosso Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com/nucleo-nff/. Estamos com um preço abaixo do normal até dia 18 de outubro.
Boa tarde Professor. primeiro de tudo queria lhe introduz o meu nome é Ligorio Borromeu. Sou de Timor-Leste, no momento estou estudando na faculdade de PUCPR, sou aluno de mestrado na área de pesquisa ética e filosofia política. Professor, queria agradecer por tudo o seu ensinamento através de youtube, sou muito interresado no seu maneira de elaboração da matéria.
Professor realmente sabes passar o conhecimento. Estou sistemática e cotidianamente estudando p doutorado os filósofos p discutir negacionismo e mudanças climáticas a luz da visão destes, logicamente q fazendo analogias, visto q eles não trabalharam necessariamente estas preocupações. Como podemos conversar sobre?
Excelente aula! Tenho uma grande impressão de que a diferença do estado de natureza do homem de Hobbes e de Rousseau, seria histórico, no sentido de que em Hobbes, me pareceu muito o homem da sociedade sendo forçado a voltar ao estado natural já impregnado com os comportamentos sociais de seu tempo, nesse sentido, as ideias das quais foram criticadas na aula pelo Rousseau. E o estado natural em Rousseau seria o homem que antecede a sociedade como você disse. O que achei super legal, é você ter dado o exemplo do Rick and Morty e a ideia da Vontade geral. E mais engraçado ainda, é que depois a Summer desperta a individualidade dos cidadãos e os liberta da UNITY, fazendo parecer que ela de fato a vilã da historia. No entanto eles agem exatamente como uma ótima representação do estado de natureza em Hobbes, mas não porque eles estão sem leis, Estado etc.. Mas sim por mostrarem quem eles realmente são. O que de fato causa uma grande disparidade pra nós telespectadores no entendimento dessa extremidade do estado natural entre Rousseau e Hobbes. Eu não sei se os roteiristas pensaram filosoficamente nesse aspecto trazendo esses dois filósofos, mas caiu como uma pluma essa representação. Muito obrigado pela aula!! Fiquei pirando nesse exemplo !Eu tenho uma duvida: A Vontade geral de Rousseau tem a pretensão de consequentemente perdermos um pouco da nossa individualidade para pensarmos na coletividade? Ou Rousseau não via os problemas em grande escala social nessa tipo de adaptação? Mais uma vez muito obrigado pela aula!! Irei pesquisar mais sobre esses dois filósofos!
Rousseau foi bem ambicioso em sua proposta, mas, em minha singela observação, Hobbies foi mais preciso quanto a natureza humana. Quanto a sua aula, que satisfação!!!
Ótima e instigante aula! Ja que o tema gira em torno do conceito de "natureza humana". Seria ótimo discutir o conceito de uma forma mais ampla. Neste caso uma aula sobre a "Hermeneutica do sujeito", de Foucault.
Um ano depois do vídeo postado visto agora por mim , vou dizer o que é democracia. Democracia é um homem ou mulher da roça sem conhecimento intelectual mais com grande sabedoria, trabalhando praticamente com a força do seus braços, recebendo o mesmo montante que o seus exportadores .
Faz de propósito, sim. É o preço da exposição. Sempre haverá quem não gosta e que faz questão de manifestar sua opinião. Se for respeitosa, agradeço. Se não for, ignoro.
Jacques Rousseau estava afirmando que os selvagens não são necessariamente maus porque não têm conhecimento do que é ser bom. Eles não são impedidos de fazer o mal pelo aumento do conhecimento ou pelas leis, mas sim pela calma das paixões e pela ignorância do vício.
O fato dele ter abandonado os filhos não descaracteriza o conhecimento que ele tinha sobre a educação, o mesmo acontece quando vamos a um endocrinologista buscando emagrecer e ele mesmo é sobrepeso. O fato dele não fazer uso do conhecimento que tem, não ter a coragem de ter uma mudança de conduta, não significa que ele não tenha conhecimento de como fazer. Apenas não pratica o que sabe, porém, ainda sim detém o conhecimento sobre o assunto.
Professor, sempre aprendi essa frase na aula do Rousseau: "O homem é bom, mas a sociedade o corrompe". Mas se o homem não é bom nem mal essa frase estaria errada?
Rousseau quis dizer que a ideia de propriedade privada e a desigualdade surgem quando alguém reivindica um pedaço de terra como sendo exclusivamente seu, levando outros a acreditar nisso. Isso marca o início da sociedade civil e dos problemas sociais. Ele argumenta que os recursos naturais devem ser compartilhados por todos, e não pertencer a ninguém individualmente.
Prof. Vítor, isso que você diz que não devemos julgar as ideias do filósofo pela vida prática dele, concordo plenamente, e inclusive discordei de um professor de Filosofia que tive que odiava Marx dizendo que Marx fez horrores na vida prática (e o mais engraçado é que esse professor nunca me deu nenhum exemplo desses "horrores" que Marx teria feito). Esse professor era antimarxista e anticomunista ferrenho!
Sobre a crítica de Rousseau do avanço da ciência e tecnologia.... talvez, se ele aparecesse hoje por aqui na Terra, depois das guerras mundiais, da Globalização, do eminente colapso ambiental.... ele diria: "Eu falei!" ?
Jesus diz que a Unidade está em Deus. O homem é livre e colhe o bem ou mal que plantou. A evolução intelectual e moral nos leva à perfeição, a Sociedade só é melhor à medidade que os indivíduos melhoram, a partir do indivíduo virtuoso, a Sociedade será mais isonomica e justa. É uma construção. Ninguém pode impor um comportamento geral. O Universo é moral e o ser humano primitivo evolui em direção à essa perfeição.
Afinal, o que opera no homem em "estado de natureza" e orienta seu comportamento: a 'potência hobesiana, orientada à mera conservação; a 'potência afirmativa ao.modo espinosano', oriunda dos encontros alegres capazes de serem orientados pela razão (virtude); ou a "vontade de potência nietzschiana", orientada à afirmação e expansão a despeito de terceiros? Hodiernamente, as democracias tutelam as minorias protegendo-as e, assim, à pluralidade, através dos direitos fundamentais insculpidos em suas constituições, essencialmente contramajoritários, que nas palavras de Alexander Hamilton (um dos "founding fathers") tem por função tutelar as minorias contra as maiorias de ocasião ou bestiais.
Me parece que Rosseau fez uma crítica a política representativa quanto a parte legislativa: "A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É ela mesma ou é outra, não há meio-termo. Os deputados do povo não são, nem podem ser seus representantes; não passam de comissários seus, nada podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não ratificar; em absoluto, não é lei. O povo inglês pensa ser livre e muito se engana, pois só o é durante as eleições do parlamento; uma vez estes eleitos, ele é escravo, não é nada. Durante os breves momentos de sua liberdade, o uso, que dela faz, mostra que merece perdê-la." ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social e Ensaio sobre a origem das línguas (Os Pensadores, vol. 1). É interessante conhecer como alguns povos indígenas brasileiros, como o povo Gavião (MA), trabalham politicamente dessa maneira. Para cada decisão geral tomada na aldeia, ainda que haja um cacique, é reunida toda a comunidade e todos trazem contribuições. Estou assistindo seus vídeos para relembrar tópicos de filosofia para o concurso. Muito bom seu conteúdo! A propósito, também já passei pelo CEFA!
Concordo com a critica ao Cristianismo criado por Constantino. Muito diferente do que emsinou Jesus. A moral de Jesus exclui quase todos os dogmas das religiões.
Uma ressalva: O cristianismo não afirma de que todos os homens são irmãos, afirma que os que tais que são alcançados pela graça ganham o direito de serem chamados (adotados) na família divina
Que espécie de selvagem - Rosseau tem em mente - os eremitas? Porventura - os indígenas americanos - africanos, polinésios, ou australianos, que vivem em tribos, não têm uma cultura social? Rosseau, não estará a ser utópico?
Luc Ferry usa muito o Rousseau para o pensamento humanista secular dele, eu penso que sou obrigado a ser cooperativo com outro animal da minha mesma espécie, o ser humano, pois eu não seria ninguém caso todos os humanos da terra desaparecessem e só ficasse eu na terra, e minha vida não teria mais sentido, acredito que para o progresso da espécie temos que ser unidos, não pensando somente nos meus interesses mas pensando nos interesses da Humanidade como um todo, pois meus interesses próprios iram morrer junto com migo, porem os interesses da Humanidade iram prosseguir para as melhorias e evoluções das futuras gerações, os interesses da Humanidade como um todo e seu progresso não ira morrer!
Se você enxerga valor no que fazemos, seja nosso apoiador com a partir de R$ 10,00 mensais e receba todas as apostilas deste e de outros dois cursos completos de Filosofia: www.catarse.me/istonaoefilosofia
Vitor, você com sua maestria em ensinar, está me inspirando a buscar uma graduação em pedagogia. Tamanha é sua excelência na educação.
Muito obrigado por essa aula.
Em breve estarei em sua comunidade online para ter acesso a todos os cursos que disponibiliza em sua plataforma.
Tem sido muito complementar ao que tenho estudado e me sinto ansioso para acessar o material pago.
O conceito comunitário de contrato social de Rousseu é lindo
O professor tem uma forma interessante e muito produtiva em nós, ele entra no filosofo ele tenta mostrar o que defende o filosofo e como giram suas visões de mundo...uma vez que conhecemos e refletimos sobre o que o pensador entendia e o que ele manifestava como pensamento, criamos uma bagagem para formular as as nossas próprias ideias...mas sem ter de ficar sentido com a vida pessoal o sem a demonização se ele filosofo pensava assim ou assado. Apenas entendemos que no seu tempo e na sua pessoa ele tinha uma realidade a lidar e um pensamento a trabalhar...daí nos aqui, capitamos e aprendemos e nos relacionamos com as ideias. Parabéns
Suas aulas continuam ecoando professor, tenho 48 e acordei para um mundo novo encoberto pela futilidade da minha ignorância que hj é maior que o saber.
Eu amo as obras de Jean Jacques Rousseau...pra eu todos professores deveriam conhecer um pouco de Emílio e contrato social...
Professor vosmicê é uma inspiração
Me identifiquei muito com a perspectiva da ignorância razoável de Rousseau, quando delimita o conhecimento humano no âmbito das suas limitações. O resgate deste aspecto em Rousseau já valeu a aula para mim. Abração e parabéns pela aula!
Que maravilha!
Estou ansiosa pelo livro de maternidade da Suzane von Richthofen.
Muito boa aula, assim como todas as outras. Sou muito grato ao INEF por este trabalho que tem partilhado conosco. Vida longa é oque desejo.
Obrigada pela aula!
Acabei de estudar a aula. Que gigante esse Rousseau ! Só conhecia de nome. Quantos conceitos e temas sociais atualíssimos não derivam do seu pensamento. Muito obrigado Vítor, pela oportunidade.
ótimas aulas professor!
Parabéns! Assisti a 20 aulas e vou processeguir assistindo, muito boas essas aulas vc é um excelente professor.
Obrigado!
Prof. Vítor, esse exemplo que você fala de que nem tudo que a maioria decide é bom, existe um exemplo clássico na História da Humanidade que foi a aprovação de Hitler por parte da maioria do povo alemão. Outro exemplo foi a aprovação de Mussolini por parte da maioria do povo italiano. Outro exemplo foi a maioria do povo que pediu a crucificação de Cristo.
Boa
Muito feliz por encontrar este canal. Sou professora aposentada do estado do Paraná, lecionei língua portuguesa e literaturas mas desde jovem sou apaixonada por Filosofia. Teu método é bastante simples porém não vulgar. Obrigada. Serei colaboradora do canal com certeza.
Oi, Sueli. Agradeço muito. A melhor maneira de ajudar o canal é entrar como apoiadora dialética especial em nosso Núcleo de Formação Filosófica: www.istonaoefilosofia.com/nucleo-nff/. Estamos com um preço abaixo do normal até dia 18 de outubro.
Parabéns pela excelente aula e o incentivo ao aprofundamento.
MUITO BOM! Sou discente de Serviço Social, me ajudou bastante na minha disciplina de Ciência Política.
melhor aula de rousseau que eu ja tive
Vc fez eu me encantar por Rousseau.
Maravilhosa aula como sempre!
Obrigado 😃
Otima aula, obrigado
Ótima explicação
O melhor até agora.
Iniciando aula 20 com sucesso 🥰 Elenice RJ
Não acredito que terminei de assisti a 20° aula.
Boa tarde Professor. primeiro de tudo queria lhe introduz o meu nome é Ligorio Borromeu. Sou de Timor-Leste, no momento estou estudando na faculdade de PUCPR, sou aluno de mestrado na área de pesquisa ética e filosofia política.
Professor, queria agradecer por tudo o seu ensinamento através de youtube, sou muito interresado no seu maneira de elaboração da matéria.
Excelente aula, Vitor!
Amando muito😍😍😍
Ah, que bom! Fico muito feliz, Diana!
Grato. Vida Longa E Próspera.
Palavras movem, exemplos arrastam
Excelente!
Obrigado, Leonardo!
Muito bem explicado👏👏👏
Rozi, de Recife-Pe amo suas aulas
Gratidão ao casal filósofo!!!!
Muito didática aula excepcional
Aula maravilhosa Rousseau é fantástico
Você é muito bom Vitor. Muito boas as tuas reflexões enfáticas.
Excelente aula!
Obrigado 😃
Explicação espetacular!!
EXCELENTE AULA PROFESSOR. .PARABÉNS
Professor realmente sabes passar o conhecimento. Estou sistemática e cotidianamente estudando p doutorado os filósofos p discutir negacionismo e mudanças climáticas a luz da visão destes, logicamente q fazendo analogias, visto q eles não trabalharam necessariamente estas preocupações. Como podemos conversar sobre?
Simplesmente f#daaaaa a aula
Que bom que gostou, Nilson! 😁
Ótima aula como sempre, bem didático.
Aula maravilhosa❤
Top pra kct! Quanta informação sólida! Muito obrigado 👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻
Muito bom. Ótima aula
Excelente aula! Tenho uma grande impressão de que a diferença do estado de natureza do homem de Hobbes e de Rousseau, seria histórico, no sentido de que em Hobbes, me pareceu muito o homem da sociedade sendo forçado a voltar ao estado natural já impregnado com os comportamentos sociais de seu tempo, nesse sentido, as ideias das quais foram criticadas na aula pelo Rousseau. E o estado natural em Rousseau seria o homem que antecede a sociedade como você disse. O que achei super legal, é você ter dado o exemplo do Rick and Morty e a ideia da Vontade geral. E mais engraçado ainda, é que depois a Summer desperta a individualidade dos cidadãos e os liberta da UNITY, fazendo parecer que ela de fato a vilã da historia. No entanto eles agem exatamente como uma ótima representação do estado de natureza em Hobbes, mas não porque eles estão sem leis, Estado etc.. Mas sim por mostrarem quem eles realmente são. O que de fato causa uma grande disparidade pra nós telespectadores no entendimento dessa extremidade do estado natural entre Rousseau e Hobbes. Eu não sei se os roteiristas pensaram filosoficamente nesse aspecto trazendo esses dois filósofos, mas caiu como uma pluma essa representação. Muito obrigado pela aula!! Fiquei pirando nesse exemplo !Eu tenho uma duvida: A Vontade geral de Rousseau tem a pretensão de consequentemente perdermos um pouco da nossa individualidade para pensarmos na coletividade? Ou Rousseau não via os problemas em grande escala social nessa tipo de adaptação? Mais uma vez muito obrigado pela aula!! Irei pesquisar mais sobre esses dois filósofos!
Obrigado!
Parabéns pela exelente aula e o incentivo ao aprofundamento.
Top
Parabens!!!!
Joao de Mafra, Portugal, aula 20!
Estamos juntos!
Fico imaginando a perspectiva de Aristóteles sobre as contradições do Rousseau.
Ótima aula, parabéns!
Ótimo
Fiquei curioso de saber porque vcs não irão abordar o Iluminismo aqui nos vídeos de história da filosofia. Abraço!
40:00
Rousseau foi bem ambicioso em sua proposta, mas, em minha singela observação, Hobbies foi mais preciso quanto a natureza humana.
Quanto a sua aula, que satisfação!!!
Obrigado!
Rafael Alvarenga - Cabo Frio-RJ - 19
Ótima e instigante aula! Ja que o tema gira em torno do conceito de "natureza humana". Seria ótimo discutir o conceito de uma forma mais ampla. Neste caso uma aula sobre a "Hermeneutica do sujeito", de Foucault.
Excelente vídeo. Tem algum do Locke?
Infelizmente não
Paulo Jorge Vergini de Alencar Aula 20 . Obrigado.
A música da ideologia do Rossueau é o cachimbo da paz do Gabriel Pensador
Opa!!!
Um ano depois do vídeo postado visto agora por mim , vou dizer o que é democracia. Democracia é um homem ou mulher da roça sem conhecimento intelectual mais com grande sabedoria, trabalhando praticamente com a força do seus braços, recebendo o mesmo montante que o seus exportadores .
Eu entendi sobre a parte da religião por que eu vivi isso na pele.
Professor nós não teremos um vídeo do Spinoza?
Infelizmente, não. Não dá pra abordar todo mundo, então, acaba ficando alguns de fora na seleção, Arlean. :/
@@istonaoefilosofia poxa...triste, queria tanto uma abordagem sua sobre ele, e eu não consigo imaginar um curso de filosofia sem Spinoza.
50:10 Rick and Morty é o desenho mais filosófico que já existiu neste planeta kkkkk
Verdade
Tem podcast deste canal ?
Embora seja comum a contraposição Hobbes x Rousseau, ainda acho que faria mais sentido uma contraposição entre Hobbes e Locke.
Pode ser
Existe a possibilidade de conceber o homem de Hobbes e o homem de Rousseau como parcialmente certos? Ambas as coisas fazem sentido, para mim
Vou usar essa frase do Thomas Carlyle. kkkkkk
me pergunto, se alguém que aciona o deslike o faz de propósito ? se assim o faz, o que o leva a faze-lo ?
Faz de propósito, sim. É o preço da exposição. Sempre haverá quem não gosta e que faz questão de manifestar sua opinião. Se for respeitosa, agradeço. Se não for, ignoro.
Fi puro
🤯
Boa noite. Obrigado pela aula, mas o link do e-book está dando a mensagem "This page couldn’t be found, so let’s get you turned around!" (erro 404)
Florianópolis 20
Jacques Rousseau estava afirmando que os selvagens não são necessariamente maus porque não têm conhecimento do que é ser bom. Eles não são impedidos de fazer o mal pelo aumento do conhecimento ou pelas leis, mas sim pela calma das paixões e pela ignorância do vício.
A discussão do estado de natureza de Hobbes vs Rossuel parece anacrônico. Um trata do animal pré homem e o outro do homem pós animal.
O fato dele ter abandonado os filhos não descaracteriza o conhecimento que ele tinha sobre a educação, o mesmo acontece quando vamos a um endocrinologista buscando emagrecer e ele mesmo é sobrepeso. O fato dele não fazer uso do conhecimento que tem, não ter a coragem de ter uma mudança de conduta, não significa que ele não tenha conhecimento de como fazer. Apenas não pratica o que sabe, porém, ainda sim detém o conhecimento sobre o assunto.
Professor, sempre aprendi essa frase na aula do Rousseau: "O homem é bom, mas a sociedade o corrompe". Mas se o homem não é bom nem mal essa frase estaria errada?
Rousseau quis dizer que a ideia de propriedade privada e a desigualdade surgem quando alguém reivindica um pedaço de terra como sendo exclusivamente seu, levando outros a acreditar nisso. Isso marca o início da sociedade civil e dos problemas sociais. Ele argumenta que os recursos naturais devem ser compartilhados por todos, e não pertencer a ninguém individualmente.
Niterói - 20 aulas
Boa
Essa é a verdadeira briga entre a esquerda e direita. A esquerda vê Rosseau como inspiração, a direita o Hobbes.
Thanos se inspirou/legítimou na política de rousseau kkkkk
Prof. Vítor, isso que você diz que não devemos julgar as ideias do filósofo pela vida prática dele, concordo plenamente, e inclusive discordei de um professor de Filosofia que tive que odiava Marx dizendo que Marx fez horrores na vida prática (e o mais engraçado é que esse professor nunca me deu nenhum exemplo desses "horrores" que Marx teria feito). Esse professor era antimarxista e anticomunista ferrenho!
Boa
Quem veio pela aula de filosofia? Kkkk
Sobre a crítica de Rousseau do avanço da ciência e tecnologia.... talvez, se ele aparecesse hoje por aqui na Terra, depois das guerras mundiais, da Globalização, do eminente colapso ambiental.... ele diria: "Eu falei!" ?
Jesus diz que a Unidade está em Deus. O homem é livre e colhe o bem ou mal que plantou. A evolução intelectual e moral nos leva à perfeição, a Sociedade só é melhor à medidade que os indivíduos melhoram, a partir do indivíduo virtuoso, a Sociedade será mais isonomica e justa. É uma construção. Ninguém pode impor um comportamento geral. O Universo é moral e o ser humano primitivo evolui em direção à essa perfeição.
Afinal, o que opera no homem em "estado de natureza" e orienta seu comportamento: a 'potência hobesiana, orientada à mera conservação; a 'potência afirmativa ao.modo espinosano', oriunda dos encontros alegres capazes de serem orientados pela razão (virtude); ou a "vontade de potência nietzschiana", orientada à afirmação e expansão a despeito de terceiros?
Hodiernamente, as democracias tutelam as minorias protegendo-as e, assim, à pluralidade, através dos direitos fundamentais insculpidos em suas constituições, essencialmente contramajoritários, que nas palavras de Alexander Hamilton (um dos "founding fathers") tem por função tutelar as minorias contra as maiorias de ocasião ou bestiais.
Fora da igreja há salvação, mas nunca fora de Cristo
Me parece que Rosseau fez uma crítica a política representativa quanto a parte legislativa:
"A soberania não pode ser representada pela mesma razão por que não pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente não se representa. É ela mesma ou é outra, não há meio-termo. Os deputados do povo não são, nem podem ser seus representantes; não passam de comissários seus, nada podendo concluir definitivamente. É nula toda lei que o povo diretamente não ratificar; em absoluto, não é lei. O povo inglês pensa ser livre e muito se engana, pois só o é durante as eleições do parlamento; uma vez estes eleitos, ele é escravo, não é nada. Durante os breves momentos de sua liberdade, o uso, que dela faz, mostra que merece perdê-la." ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social e Ensaio sobre a origem das línguas (Os
Pensadores, vol. 1).
É interessante conhecer como alguns povos indígenas brasileiros, como o povo Gavião (MA), trabalham politicamente dessa maneira. Para cada decisão geral tomada na aldeia, ainda que haja um cacique, é reunida toda a comunidade e todos trazem contribuições.
Estou assistindo seus vídeos para relembrar tópicos de filosofia para o concurso. Muito bom seu conteúdo! A propósito, também já passei pelo CEFA!
Sobre não considerar a vida biográfica do filósofo, isso serve para o Olavo de Carvalho?
Falamos de filósofos.
Olavo de Carvalho não é filósofo
🤍🤍🤍
Concordo com a critica ao Cristianismo criado por Constantino. Muito diferente do que emsinou Jesus. A moral de Jesus exclui quase todos os dogmas das religiões.
Críticas de Rosseau à religião está correta
Você conhece alguém que se tornou virtuoso, apenas porque alguém disse para ele ser virtuoso?
Pondé adora falar mal do Rousseau
Aproveita a aula pra ver as críticas.dele fazem sentido, Danilo. 😁
Uma ressalva: O cristianismo não afirma de que todos os homens são irmãos, afirma que os que tais que são alcançados pela graça ganham o direito de serem chamados (adotados) na família divina
Eu apoio o inef
Que espécie de selvagem - Rosseau tem em mente - os eremitas?
Porventura - os indígenas americanos - africanos, polinésios, ou australianos, que vivem em tribos, não têm uma cultura social?
Rosseau, não estará a ser utópico?
Luc Ferry usa muito o Rousseau para o pensamento humanista secular dele, eu penso que sou obrigado a ser cooperativo com outro animal da minha mesma espécie, o ser humano, pois eu não seria ninguém caso todos os humanos da terra desaparecessem e só ficasse eu na terra, e minha vida não teria mais sentido, acredito que para o progresso da espécie temos que ser unidos, não pensando somente nos meus interesses mas pensando nos interesses da Humanidade como um todo, pois meus interesses próprios iram morrer junto com migo, porem os interesses da Humanidade iram prosseguir para as melhorias e evoluções das futuras gerações, os interesses da Humanidade como um todo e seu progresso não ira morrer!
✅