Me lembra a história do filme Congresso Futurista, onde uma atriz vende a imagem dela para uma empresa fazer novos filmes com ela. Daí ela é escaneada.... Eu não quero dar spoilers mas é mto bom
@@cjcarioca1181 Acho que ruim, já que é o Casemiro... A não ser que ele sendo sem graça e sem conteúdo e ter fama por meio de forçação de barra seja uma estratégia pra despistar suspeitas e ser difícil de imaginar que o Gaveta (que é o contrário dele) seja uma criação do Casimiro.
CARA, esse é de longe o vídeo mais completo, fascinante, rico, instrumental com o qual tu presenteias a área de produção audiovisual;multimídia. Eu inclusive enviei ele direto no grupo de faculdade para professores huauhauhah pq essa abordagem que tu faz das novas ferramentas é mto polêmica, porém necessária, não temos mais cmo dar ré no foguete. É isso e pronto.
No anime Carole & Tuesday tem esse questionamento em questão de música. Existe um produtor que usa inteligência artificial para uma cantora pra criar a música perfeita, porque na época é comum fazer músicas com inteligência artificial, e numa grande competição de música em marte essa cantora disputa com a Carole e a Tuesday, que criaram a musica sozinhas, e pega as pessoas forte nos sentimentos as musicas delas, até mais que a da outra cantora que usou inteligência artificial pra criar a letra. E tem esse questionamento da I.A. vs o sentimento humano.
Obrigado por me lembrar desse anime, realmente pegou de surpresa, o humano venceu a IA lá. Uma das musicas delas até evitou uma politica corrupta a entrar no poder e uma guerra entre marte e a terra se não me lembro
Acho que a coisa que me deixa triste na I.A. é uma galera que usa alimentando com o trabalho de um artista específico e fala que foi ela quem criou, é a mesma coisa de copiar o trabalho alguém. De resto acho tudo muito interessante.
Excelente vídeo, Gaveta! A ciência de dados agradece! hahah E ciência de dados, ora... #temNaAlura!! Só faltou falar sobre as ferramentas de texto, que ajudam a fazer roteiros, livros e os caramba. São bem poderosas também! No SXSW, se não me engano, de 2016 ou 2017, juntaram duas duplas de criação (diretor de arte + redator, no mesmo formato usado em agências de publicidade) para competir, sendo uma mais sênior e outra mais júnior. Para ambas, disponibilizaram a inteligência artificial desenvolvida na época e aí vem o choque: A dupla mais sênior, desacreditada, desconsiderou a "ajuda extra". A dupla mais júnior achou incrível e trabalhou junto com o "robô". Ao final da competição, sim, a dupla mais júnior teve a vitória. O aprendizado da época foi: Deixaremos de trabalhar em duplas e começaremos a fazer as coisas em trios. De lá pra cá, tudo evoluiu. As duplas continuam, os trios (contando com a ajuda dos robôs) continuam sendo algo de outro mundo para alguns e realidade para poucos, mas, nesse vídeo, você trouxe também a possibilidade de se trabalhar sozinho, dependendo cada vez menos de seres humanos e cada vez mais da tecnologia. Nesse caso, acredito que "tempo" seja a palavra-chave, tanto para o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções, quanto para o avanço e finalização de algo, seja em grupo ou apenas você mesmo fazendo suas entregas.
Muito bom o vídeo gaveta!! Eu vejo essas ferramentas de IA na mesma ótica de quando se criaram as máquinas fotográficas e pensaram que a pintura acabaria, no entanto as pinturas até melhoraram por ter mais referências a partir das fotografias. É claro que existe o fator moral como tu mesmo citou que deve ser analisado com cuidado dessas IA's (inclusive existem críticas a deixá-las open-source), mas de modo geral eu vejo que temos que entender que se trata de mais uma ferramenta que pode ser usada para expressão e não tentar nadar contra a maré da evolução dessas tecnologias.
Até porque eu acredito que você pode até fazer algo legal com IA, mas quando tu já é bom e usa da IA quem só utiliza ela vai ter uma certa desvantagem na vida.
por favor, fale de ética e direitos autoriais na criação da database/o que é colocado na ia 'pra aprender'. Tá faltando em muitas das que estão mais famosas.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Dei essa aula semana passada! Passei o video ao final, mas antes discutimos sobre as recentes polemicas, falamos sobre obrigacões legais de empresas, teste de turing e tal. Também apresentei um video "menos otimista" de um artista pra eles verem os dois pontos de vista
Na minha opinião, todo tipo de arte tem que ter um significado, algo que faça as pessoas pensarem além do que estão vendo/ouvindo, se não tem um significado, é só uma coisa bonitinha sem nada demais e é isso que uma I.A faz, ela faz uma imagem bonita de algo que alguém descreveu. Acredito que daqui uns anos, não irá mais existir designers (principalmente os que são freelancers), atores (que no geral eu acho que são pouco valorizados pelo o que realmente fazem, que é a arte de atuar), dubladores, arquitetos e etc, isso vai fazer com que pessoas fiquem sem empregos, o que é muito triste, pois boa parte das pessoas que fazem isso, fazem porque gostam de fazer, e não só pelo dinheiro. As Inteligências Artificiais são futuros destruidores da arte, porque na minha opinião isso não é arte, é só algo bonitinho.
perfeita colocacao. acho ate que quem cria essas ia usando database de arte roubada faz sabendo e com a intencao de ferir artistas. [e absurdo o nivel que afeta os artistas e rouba deles, e eles pouco se fudendo e ainda cobrando assinatura de um servico construido em cima de roubo
Concordo com quase tudo, só discordo do significado. Nem tudo precisa trazer metáforas. Acho que o fato de ser um humano fazendo ali já inclui arte! Mesmo porque, um artista pintando algo simplesmente por estética ainda sim está expressando alguma parte de si mesmo ali. E concordo, acho triste as pessoas gostarem tanto de IA, é foda demais. Já parou pra pensar que até agora (até onde eu vi) ninguém começou a criar uma I.A capaz de criar I.A? Sem querer marginalizar ou demonizar os trabalhadores da área de tecnologia, mas a verdade é que provavelmente a grande maioria está pouco se lixando pro trabalho dos outros e só se importam com o seu próprio. Mas quero ver quando tecnologia começar a criar tecnologia, se eles vão ficar tão a vontade assim. A verdade é uma só: ou vamos para um comunismo induzido por I.A, onde humanos não precisam literalmente fazer nada para sobreviver, ou então um futuro extremamente distópico, e nem tô falando de "revolução das máquinas".
Depende de como você vai evoluir junto com a tecnologia. O Gaveta é uma dessa provas ele usa para facilitar o processo e ainda tem que botar a mão na obra, a chances de uma empresa usar IA e atrapalhar o emprego, ao mesmo tempo que artistas de diversas áreas que se utilizam da IA como um bônus porque são profissionais da área vão botar essa empresa pra *"m@/v\∆®"!* O negócio é ser muito foda no que faz e usar a IA para ficar mais eficiente e versátil e ainda mais foda por ter um procedendo mais potente, "ou continuar desenhando de forma genérica e 'des inspirada' batendo no que as artes de IA fazem em pouco tempo através de um leigo boçal", aí a onda da evolução te pega de jeito mesmo o negócio é se esforçar isso não mudou em nenhuma época o desenhista do Superman passou por isso em uma em que só tinha humanos.
12:49 - Eh, Gaveta, o "medo" que eu tenho - descartando o lance da IA consciente - É que a coisa escala tanto que produzir vira loucura! E isso numa plataforma que já não paga bem, se é que vc me entende...
GAVETA, dá pra automatizar tudo isso. Em python tem várias ferramentas já existentes (ou bibliotecas que permitem criá-las) para auxiliar profissionais da área. Numa aula que eu tive de novas mídias na faculdade (faço engenharia), um cara da globo mostrou várias ferramentas q eles mostraram pra auxiliar gerenciamento de arquivo etc. Muito interessante
Eu sou escritor amador e já tenho meu livro de fantasia e claro, um dia irei o publicar pois esse é o meu sonho. Em minha obra existem dezenas de elementos que eu imagino com perfeição mas não consigo reproduzir. Já fiz um curso de desenho mas sem sucesso. Ilustradores são caros e infelizmente no momento não consigo pagar um. Mas graças a I-A Midjoney eu consegui reproduzir digamos que 80% de perfeições nas tentativas de ilustrações usando a ferramenta. Consegui ilustrações quase perfeitas de alguns lugares que se passam o meu livro. Sei que o uso da imagem não pode ser comercial e tal mas com ela já tenho uma pequena base para que, quando um dia eu for ilustrar com um ilustrador, eu já tenho uma base legal do que fazer com perfeição.
@@igorxablas acredito que as pessoas que utilizam da AI para gerar suas artes são as mesmas que não pagariam um ilustrador, (tendo ou não condição), eu mesmo usei o midjourney e DALL-E não atingi vários detalhes que queria, principalmente para personagens, teria que fazer varias tentativas e eles tem um limite que pode gerar free por mes (mesmo o pago porem bem maior)
Sobre voz, eu tenho um site chamado Falatron com vozes de personagens e famosos, ele utiliza I.A para converter texto em fala, realmente é assustador o que já conseguimos fazer hoje em dia, clonar vozes com as vezes 10 segundos apenas de áudio de uma pessoa (já conseguimos com 1 segundo). Hoje em dia já é possível esse tipo de ferramenta substituir locutores. Apesar do intuito do site não ser esse, imagino que em pouco tempo teremos tecnologia tanto pra ser utilizada na dublagem quanto para locução. O futuro é assustador e ao mesmo tempo intrigante.
Eu se fosse um locutor que tá com a voz prejudicada eu ia usar. Então eu acho que para atores que querem atuar, mas perderam a voz por causa de doença e querem atuar falando e não podem. Talvez eu não estou vendo a maldade disso, mas achei menos ameaçador que AI de arte.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Então, para esse tipo de uso que eu imagino, se o dublador estiver doente e não puder dublar, se precisar se afastar ou viajar. Acho que algo com uma dublagem 100% artificial não seria legal mesmo.
@@Cristhian_140 cara isso teria sido bom para o Val Kimer que perdeu a voz e não pode fazer o personagem dele de Willow. Apesar que no caso foi bom para ele não atuar na série porque ela é bem ruim.
Mais um vídeo do Gaveta que vai direto para a minha aula (de Língua Portuguesa!), pois estou abordando a temática de IA em um trabalho feito a partir da leitura do livro usado neste bimestre. Valeu, Gaveta!
Mano, o Gaveta sempre elevando o conteúdo do yt, sempre se superando! Baseado no estudo científico da MINHA OPINIÃO! o Gaveta merece muito mais reconhecimento, não só do RUclips mas de toda a internet.
Tem uma ferramenta que me surpreendeu bastante, é o Topaz Gigapixel AI. Eu usei para fazer um quadro de uma imagem que me mandaram pelo whatsapp e pra minha surpresa a qualidade ficou tão boa senão melhor que da minha câmera DSLR.
Na área da programação eu uso o Github Copilot, uma AI que me ajuda a escrever meus códigos. Diversas vezes eu fui desenvolver em uma linguagem que não sabia muito e ele me ajudou demais, sintaxe e até mesmo lógica!
Orra, muito bom Gaveta! Compartilho da ideia das ferramentas "automatizarem" e "facilitarem" processos chatos do trabalho criativo e o nosso tempo de fato ficar para a criatividade ... é assustador, é ... mas faz parte da evolução, do novo, do "desconhecido", TMJ!
Eu utilizo machine learning em uma pesquisa de iniciação científica da faculdade! Estamos usando alguns algortimos para tentar prever resistência de concreto. Não vem muito ao caso, mas é interessante pensar nas possibilidades que as i.a podem proporcionar :P
Terminei o vídeo e eu acho que justamente falar sobre as questões morais é o deveria estar sendo feito. As inteligências artificiais podem ser amorais, mas quem desenvolve elas não, e quem desenvolve elas deveria estar preocupado se elas serão usados de formas éticas ou não. Como um desenvolver quer que eu seja convencida da ética e da moral positiva dele, se ele sempre se posiciona tão amoral quanto sua criação? Eu acredito que quanto mais cedo os desenvolvedores passarem a deixar explícito as intenções e que eles não estão de acordo aos maus usos das IAs, melhor será. É como um código de conduta de uma comunidade. Toda comunidade tem o seu. As pessoas pode até desobedecer ele, mas com certeza elas farão isso com muito menos deboche e egocentrismo que fazem ultimamente. O poder coersivo pode limitar muitas vezes boas pessoas a boas coisas, mas as vezes a gente esquece que ele pode fazer o mesmo com as más intenções. Seria prudente não torela-las.
Estou adorando brincar com o Dall-e . Pra quem não sabe, ele agora é livre para qualquer um criar contas ( antes tinha lista de espera ). Tambem recomendo muito o Stable Diffusion, pois é PÁ Pum. Vc entra e usa, sem limite e sem criar contas.
se nao me engano na parada da nvidia la, no omniverse, q tem uma ferramenta que gera rig de expressões faciais pra um modelo 3d, baseado em um arquivo de audio. tbm usando I.A . é meio assustador, usar voz pra gerar expressões faciais é meio creepy.
Eu queria dizer que a própria gambiarra é arte. Requer uma boa criatividade pra misturar as coisas de uma forma produtiva. Parece meme mas tô falando sério kkkkkk
Viajei agora imaginando o Stephen Hawking se estivesse vivo daqui alguns anos fazendo uma chamada de video e aparecendo na imagem falando e se movimentando como uma pessoa normal.
Uma coisa que IA nunca vai conseguir reproduzir é a criatividade humana do improviso, como as totalmente inesperadas deste canal, que me matam de rir! As do vídeo passado do efeito de cara de bunda e o grito do Lasier Martins me deixaram sem fôlego, depois ri sozinho andando na rua e lembrando kkkkk
Oii gaveta, não sei se vc vai lembrar de mim, eu tava no seu meet & greet da BGS 22, trabalho com dev mobile e gosto mto de desenvolver web tbm. Tô fazendo meu Jaba aqui, caso tenha interesse na Gaveta Filmes KKKKKKK Sobre o que vc comentou, acho muito interessante esses caminhos que as IAs estão podendo fornecer para a indústria da arte e do cinema, cada vez mais essas tecnologias quebram barreiras e garantem maior veracidade nos seus conteúdos, parabéns pelo vídeo, mto legal!
por coincidência, comecei a estudar a linguagem Python, com o Guanabara mas depois pretendo fazer Alura, pois estou curtindo muito esse novo mundo Dev.
Eu acharia legal o gaveta fazer um vídeo só sobre o deep fake do Tom Cruise. Esse é o melhor que eu já vi, queria ver o gaveta falar de uma maneira técnica
Não vou mentir eu senti uma trancada quando eu vi as I.A de desenho aparecendo. Tipo eu quero aprender a desenhar, trabalhar na indústria de mangás, aí aparece do nada algo que desenha melhor que eu, só que eu ainda sou um iniciante então até um macaco desenha melhor. Mas eu senti a pontada descobrindo que era uma palavra e como mágica, uma tela imita a arte de um artistas que teve anos de aprendizado, essas imagens podem ser desde o realista até o onírico e passando por um Akuma na Santa Seia são artes que variam de qualidade algumas ficam bem merda dependendo da I.A que tu usa, mas num geral é uma mostra que não é de graça do que vai ser um possível futuro em que a minha arte será descartável "quando todo mundo for Super, ninguém vai ser mais" -Sindrome.
Só que um papo sério mais pessoal a arte de I.A agora já dispensa muito artista, três palavras e você já tem algo para o seu uso pessoal, com o porém que nem sempre a inteligência acerta, mas isso é o de menos a longo prazo logo ela vai e "até lá se tu usa Photoshop tu concerta as imperfeições". Mas ao longo prazo eu não vou largar de aprender a desenhar e eu vou me destacar usando de IA para facilitar meu trabalho quando estiver numa posição satisfatória de conhecimento, porque hoje eu estou pior do que quando eu tinha três anos. Mas eu vou e quero aprender, porque não é só um trabalho é algo que nós artistas gostamos, a nossa área ela nasceu desmotivada nesse país, essa galera que fala de IA de forma maldosa não é nada perto da escola arrancar a parte criativa de nós, essa galera maldosa no fundo faz isso porque teme as IA's também. Eu digo que todos vão ter que se adaptar a essas tecnologias os artistas, engenheiros, entre outros precisam parar de ver a tecnologia como um inimigo ela é um aliado poderoso para incrementar nossas habilidades é assim que tu vai mostrar para aquela empresa que só usa a tecnologia que tu é melhor, porque tu bota a mão na massa. Se tomarem meus empregos eu vou desenhar mesmo que isso não de dinheiro, sei lá vou distribuir de graça, mas largar dessa delícia que é usar a criatividade eu não vou deixar, essa é minha motivação para quem leu esse texto enorme e mal pontuado 🙂 "Espero uma IA de escrita porque eu não tenho paciência"!!!
E atualizo se alguém me xingar que eu acho a arte de IA do baralho e eu adoro as artes que remetem a lovecraft e Zdislaw. Aquilo é material de pesadelo logo inspiração para arte.
as pessoas esquecem que quem constitui a maioria do mercado de trabalho numa respectiva área é o trabalhador mediano, seja editor, ilustrador, roteirista e etc, essa galera toda vai rodar, vai ficar só a IA e os artistas mais renomados, e mesmo essas artistas renomados vão precisar de leis de proteção, pois o trabalho deles vai ser muito facilmente reproduzido. Eu não consigo ser muito otimista não.
Cara, desde a que deixaram de usar tear para uma máquina fazer o trabalho, as tias que faziam tear começaram a trabalhar na indústria das máquinas que "roubaram" o emprego, até quando inventaram o Photoshop e imagens digitais no geral e os fotógrafos tiveram que para ter se preocupar tanto a câmera analógica e passar a se especializar em tratamento e edição digital, uma verdade é certa; essa história que as máquinas roubam empregos e as pessoas vão morrer de fome é tão verdade quanto um chupacu de Goianinha. Tudo que sempre se nota é os empregos são realocados para a nova tecnologia, surgiu máquina de tear então vc não vai ser mais um tecelão vai trabalhar nessas máquinas, surgiu imagem digital então vc não vai mais tratar de filmes analógicos agora vc vai tratar de imagens digitais; existe um hiato no período de especialização/realocação e esse período é ruim pra economia de certa forma e pra pessoa já que é frustante ter que abandonar algumas coisas e ter que recomeçar algumas vezes do zero, mas é um período curto que não é o fim do mundo, nem catastrófico e não deixa ninguém desempregado, a não ser que a pessoa diga que não precisa progredir em mais nada, ter que ganhar conhecimento novo é ruim e se negar a se especializar em outras áreas, aí não tem jeito... Uma tecnologia nova é só uma forma bruta de lembrar que mesmo na própria vocação as pessoas ter que sempre se aprimorar (algumas vezes uma forma bruta demais), o único jeito de evitar o triste fim é começar a se realocar, re-especializar, aprimorar, etc. Antes da merda acontecer de vez. E assim você pode virar um programador de IA e Editor Gráfico com nossos cursos da Alura, aproveite! Ks Piadas a parte, com certeza é difícil, mas não é fim, ainda tem a esperança.
@@tiagoc.fdepaula2930 uma coisa é verdade vai ter um público para essa mulher do Tear que faz da forma tradicional. Porque as vezes o tear da indústria é como um fast food barato e o tear feito a moda antiga é uma refeição de alto nível e o contrário também, porra eu quero uma roupa rápida compra da indústria de Tear. A expressão artística no momento ela é admirada por humanos, não sei se no futuro vamos descobrir outro ser que se identifica com arte, ou as próprias máquinas terem um subjetivo no futuro terem robôs que tem gostos e opinião talvez muitos deles gostariam de um tear feito a mão para sei lá pra cobrir a antena. Resumindo essa ficção científica toda, tem muito subjetivo disso tudo e que a expressão artística vai ter algo como o tear teve a indústria de roupas e o feito a mão por uma pessoa que é muito bom no que faz, claro se tu for ruim no tear e só fazer um pano genérico aí eu vou direto para indústria que além do genérico vai ter as empresas que tem uma produção industrial com sessões mais artísticas eu vou preferir. "Provavelmente alguém da área vai me matar".
Tem também as tecnologias desenvolvidas pela AMD e a nvidia que conseguem renderizar uma imagem em baixa resolução dos jogos e depois ampliar a imagem para o 4k instantaneamente.
Desde o início dos tempos o ser humano vem ganhando mais produtividade por meio da tecnologia e "eliminando empregos". É um processo natural e é como a humanidade evolui, vamos automatizando processos manuais e operacionais, enquanto as pessoas vão se especializando em novos mercados e processos mais criativos. Entendo o medo da insegurança do futuro, mas é muita burrice tentar impedir a evolução. Imagina se tivessem tentado impedir a existência do smartphone e porcausa do tanto de empregos e produtos que ele "eliminou"?
que haja evolucao, mas que nao seja construida usando o trabalho arduo dos outros como base. ai art tem databases construidas usando arte de artistas que nao consentiram o uso e muito menos tiveram algum tipo de compensacao pelo uso dessas artes pra machine learning. Se ve que o negocio eh feito com intencao de dano ja na base da coisa... nao conheco UM dev que fez uma art ia usando as proprias artes. todos que tem agora e usando o trampo dos outros e sem autorizacao. eh justo pra quem isso?
Gaveta, quando inventaram a máquina fotográfica pensou se que os pintores perderiam os empregos pois não precisaria mais pintar rostos. Se eu não me engano foi quando Iluminismo começou e eles tiveram liberdade para criar o que queriam.
Na série Barry, laureadíssima da HBO e super indico, nesta última temporada a série protagonizada por uma atriz dentro da série (inception?) foi canceladas graças há um algoritmo. Inteligências artificiais fazendo estragos também.
Eu não consigo parar de reparar em como o vídeo da zoo 2 vezes no rosto do gaveta e volta normal toda hora. Até que é legal, fica mais dinâmico o vídeo.
Eu já uso o stable diffusion, olha que dependendo, pra fazer um concept art bacana dá pra dispensar ilustrador ahahaha Mas o artista vai sempre ter o seu lugar e utilidade. Quanto a passar algumas aplicações de celular para PC, um bom exemplo é o CapCut pra PC, eu testei e me surpreendeu muito. Muito leve, rápido, fácil de usar e tem funções que os nativos pra PC nunca tiveram, faz até recorte de chroma sem fundo verde ou azul, afina rosto, faz uma maquiagem. Fica esperta Adobe
@Gaveta Agora o Windows lançou o Windows Subsystem for Android, que permite emular qualquer aplicativo direto no computador e ja cria uma interface de arquivos e redes pra você conseguir pegar materiais direto do pc e usar no Android já com o output no PC, vale a pena dar uma olhada
o último o episódio de she hulk brinca um pouco com essa questão de algoritmos e a robotização dos filmes de herói. Achei genial o jeito que abordaram isso na série kkkkk
Sei que o video é pra ser leve, mas essas IAs evoluem tão rapido que não é difficil de imaginar um filme inteiro sendo gerado por uma frase de 3 linhas nos próximos anos. é impressionante e aterrorizante ao mesmo tempo. E o mais sinistro e irônico e que trabalhos no mundo digital serão substituídos antes que trabalhos no mundo real que dependem de robos.
Eu tenho um novo jogo: ficar com a mão no mouse e pular o Jabá. Até percebo quando ele está chegando, mas Gaveta, tu faz tão bem que sempre "perco" e deixo ele vir kkkkk Mais um vídeo topíssimo
sou programador, e amo editar, na real sou editor amador, dez dos 14, mas programo tbm dez dos 16, agora com 24 me vejo mais na area da programação, mas amo seus videos sobre edição
Eu acho improvável que substitua, pelo menos a curto ou médio prazo, pq ainda eh preciso ter alguém lá pra dar os inputs pra IA funcionar. Acho que artistas podem se beneficiar muito das novas tecnologias, como o Gaveta faz aqui. A única coisa que não da e resistir e ignorar que elas existem e vão dominar. A sorte eh que são poucos os curiosos que vão lá fuçar e aprender. Não foi à toa que a Disney buscou um especialista de deep fake. E ela não achou esse cara num estúdio de visual FX.
Eu lembro do poder de programar quando vou baixar algo um de cada vez e me vem a cena do Zuckerberg dizendo que não ia baixar cada foto dos estudantes de Harvard e simplesmente fez um código pra baixar tudo de uma vez só
Uma coisa que eu queria ver é I.A. na dublagem brasileira, tipo tentar reproduzir uma voz de alguém que já se foi, ou reproduzir um tom de voz que um dublador já não consegue mais por causa da idade
Gaveta, também sou editor e uma maneira que eu achei de usar os app de celular no pc baixar um EMULADOR DE ANDROID. O bluestacks por exemplo todo app que vc baixa da playstore vai direto pra área de trabalho igual um programa de pc mesmo. Assim tu nem precisa fazer esse role de ficar passando pro celular toda hora ✌️😉
1:59 kkkkkk 😂 cara que vídeo sensacional como sempre 😍😍😍
Os brabos se Atraem
2:09 Com certeza lascados
D Champs!
🤣
Teló... Faz vídeo, Po!
Cara como o gaveta pode ser tão talentoso adoro conteúdo dele
Me lembra a história do filme Congresso Futurista, onde uma atriz vende a imagem dela para uma empresa fazer novos filmes com ela. Daí ela é escaneada.... Eu não quero dar spoilers mas é mto bom
Plot twist: Casemiro fez os cursos da alura e esse vídeo foi feito por ele. O Gaveta é um deep fake perfeito e ninguem reparou
Mas esse é o final alternativo bom? Ou o ruim?
handbvv?¿
@@cjcarioca1181 /0
@@cjcarioca1181 Acho que ruim, já que é o Casemiro...
A não ser que ele sendo sem graça e sem conteúdo e ter fama por meio de forçação de barra seja uma estratégia pra despistar suspeitas e ser difícil de imaginar que o Gaveta (que é o contrário dele) seja uma criação do Casimiro.
Ta parecendo mermo
Cara, uso Remini num projeto pessoal aqui. Quando o Gaveta falou que faz frame por frame..... EU QUASE INFARTEI! Brasileiro não desiste nunca mesmo.
Como é bom ver os vídeos do Gaveta! A gente aprende, filosofa, dá risada... Sensacional!
Esse cara é fera, transforma conteúdo técnico em entretenimento.
CARA, esse é de longe o vídeo mais completo, fascinante, rico, instrumental com o qual tu presenteias a área de produção audiovisual;multimídia. Eu inclusive enviei ele direto no grupo de faculdade para professores huauhauhah pq essa abordagem que tu faz das novas ferramentas é mto polêmica, porém necessária, não temos mais cmo dar ré no foguete. É isso e pronto.
Elon Musk não curtiu isso.
E o mais engraçado kkkkk.
Expectica: robôs fazendo serviço pesado
Realidade: AI roubando empregos de escritórios kkkk
A minha expectativa era um filosofo robô que tinha Asimov como inspiração 🗿
eu tive apenas 1 professor igual ao gaveta e meu, a sabedoria que vocês portam é imensa mds kkkkk isso não é um vídeo é uma aula
gaveta está bastante bonito com esse corte de cabelo
Enquanto a inteligência artificial cresce, a inteligência humana diminue drasticamente.
10:10
Pode ter demorado uns 40 minutos, mas ficou muito daora e engraçado
No anime Carole & Tuesday tem esse questionamento em questão de música. Existe um produtor que usa inteligência artificial para uma cantora pra criar a música perfeita, porque na época é comum fazer músicas com inteligência artificial, e numa grande competição de música em marte essa cantora disputa com a Carole e a Tuesday, que criaram a musica sozinhas, e pega as pessoas forte nos sentimentos as musicas delas, até mais que a da outra cantora que usou inteligência artificial pra criar a letra. E tem esse questionamento da I.A. vs o sentimento humano.
Obrigado por me lembrar desse anime, realmente pegou de surpresa, o humano venceu a IA lá. Uma das musicas delas até evitou uma politica corrupta a entrar no poder e uma guerra entre marte e a terra se não me lembro
Pena que é só ficção. A realidade é diferente
Tem o contrário também uma cantora/cantor que usa IA e um pouco de a composição e faz as pessoas se emocionarem?
Acho que a coisa que me deixa triste na I.A. é uma galera que usa alimentando com o trabalho de um artista específico e fala que foi ela quem criou, é a mesma coisa de copiar o trabalho alguém. De resto acho tudo muito interessante.
Quando tivermos uma lei de copyright para arte de IA vai acabar essa palhaçada.
O Gaveta chegou num nível de ser tão imprevisível no jabá que agora ele até ameaça começar um e não começa.
Excelente vídeo, Gaveta!
A ciência de dados agradece! hahah
E ciência de dados, ora... #temNaAlura!!
Só faltou falar sobre as ferramentas de texto, que ajudam a fazer roteiros, livros e os caramba. São bem poderosas também!
No SXSW, se não me engano, de 2016 ou 2017, juntaram duas duplas de criação (diretor de arte + redator, no mesmo formato usado em agências de publicidade) para competir, sendo uma mais sênior e outra mais júnior. Para ambas, disponibilizaram a inteligência artificial desenvolvida na época e aí vem o choque:
A dupla mais sênior, desacreditada, desconsiderou a "ajuda extra". A dupla mais júnior achou incrível e trabalhou junto com o "robô". Ao final da competição, sim, a dupla mais júnior teve a vitória.
O aprendizado da época foi: Deixaremos de trabalhar em duplas e começaremos a fazer as coisas em trios.
De lá pra cá, tudo evoluiu. As duplas continuam, os trios (contando com a ajuda dos robôs) continuam sendo algo de outro mundo para alguns e realidade para poucos, mas, nesse vídeo, você trouxe também a possibilidade de se trabalhar sozinho, dependendo cada vez menos de seres humanos e cada vez mais da tecnologia. Nesse caso, acredito que "tempo" seja a palavra-chave, tanto para o desenvolvimento de novas ferramentas e soluções, quanto para o avanço e finalização de algo, seja em grupo ou apenas você mesmo fazendo suas entregas.
Muito bom o vídeo gaveta!! Eu vejo essas ferramentas de IA na mesma ótica de quando se criaram as máquinas fotográficas e pensaram que a pintura acabaria, no entanto as pinturas até melhoraram por ter mais referências a partir das fotografias. É claro que existe o fator moral como tu mesmo citou que deve ser analisado com cuidado dessas IA's (inclusive existem críticas a deixá-las open-source), mas de modo geral eu vejo que temos que entender que se trata de mais uma ferramenta que pode ser usada para expressão e não tentar nadar contra a maré da evolução dessas tecnologias.
Até porque eu acredito que você pode até fazer algo legal com IA, mas quando tu já é bom e usa da IA quem só utiliza ela vai ter uma certa desvantagem na vida.
Temos que retornar nesse vídeo daqui a 10 anos e ver como o canal do gaveta vai estar.
Eu verei também.
gaveta, seu video me fez um enorme favor
por favor, fale de ética e direitos autoriais na criação da database/o que é colocado na ia 'pra aprender'. Tá faltando em muitas das que estão mais famosas.
@@A-bp9hq eu falo sobre isso o tempo todo quando encaixa na aula, e sempre lembro sobre essas questões de dados (a lgpd tá aí afinal)
@@vitoriazanon8297 vai pro céu direto.
Desde que não seja só o vídeo rodando seja um complemento.
Aí é uma aula supimpa.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Dei essa aula semana passada! Passei o video ao final, mas antes discutimos sobre as recentes polemicas, falamos sobre obrigacões legais de empresas, teste de turing e tal. Também apresentei um video "menos otimista" de um artista pra eles verem os dois pontos de vista
Eu queria um professor que nem o Gaveta pra ensinar programação.
Na minha opinião, todo tipo de arte tem que ter um significado, algo que faça as pessoas pensarem além do que estão vendo/ouvindo, se não tem um significado, é só uma coisa bonitinha sem nada demais e é isso que uma I.A faz, ela faz uma imagem bonita de algo que alguém descreveu. Acredito que daqui uns anos, não irá mais existir designers (principalmente os que são freelancers), atores (que no geral eu acho que são pouco valorizados pelo o que realmente fazem, que é a arte de atuar), dubladores, arquitetos e etc, isso vai fazer com que pessoas fiquem sem empregos, o que é muito triste, pois boa parte das pessoas que fazem isso, fazem porque gostam de fazer, e não só pelo dinheiro. As Inteligências Artificiais são futuros destruidores da arte, porque na minha opinião isso não é arte, é só algo bonitinho.
perfeita colocacao. acho ate que quem cria essas ia usando database de arte roubada faz sabendo e com a intencao de ferir artistas. [e absurdo o nivel que afeta os artistas e rouba deles, e eles pouco se fudendo e ainda cobrando assinatura de um servico construido em cima de roubo
Concordo com quase tudo, só discordo do significado. Nem tudo precisa trazer metáforas. Acho que o fato de ser um humano fazendo ali já inclui arte! Mesmo porque, um artista pintando algo simplesmente por estética ainda sim está expressando alguma parte de si mesmo ali.
E concordo, acho triste as pessoas gostarem tanto de IA, é foda demais. Já parou pra pensar que até agora (até onde eu vi) ninguém começou a criar uma I.A capaz de criar I.A? Sem querer marginalizar ou demonizar os trabalhadores da área de tecnologia, mas a verdade é que provavelmente a grande maioria está pouco se lixando pro trabalho dos outros e só se importam com o seu próprio. Mas quero ver quando tecnologia começar a criar tecnologia, se eles vão ficar tão a vontade assim.
A verdade é uma só: ou vamos para um comunismo induzido por I.A, onde humanos não precisam literalmente fazer nada para sobreviver, ou então um futuro extremamente distópico, e nem tô falando de "revolução das máquinas".
Depende de como você vai evoluir junto com a tecnologia.
O Gaveta é uma dessa provas ele usa para facilitar o processo e ainda tem que botar a mão na obra, a chances de uma empresa usar IA e atrapalhar o emprego, ao mesmo tempo que artistas de diversas áreas que se utilizam da IA como um bônus porque são profissionais da área vão botar essa empresa pra *"m@/v\∆®"!*
O negócio é ser muito foda no que faz e usar a IA para ficar mais eficiente e versátil e ainda mais foda por ter um procedendo mais potente, "ou continuar desenhando de forma genérica e 'des inspirada' batendo no que as artes de IA fazem em pouco tempo através de um leigo boçal", aí a onda da evolução te pega de jeito mesmo o negócio é se esforçar isso não mudou em nenhuma época o desenhista do Superman passou por isso em uma em que só tinha humanos.
12:49 - Eh, Gaveta, o "medo" que eu tenho - descartando o lance da IA consciente - É que a coisa escala tanto que produzir vira loucura! E isso numa plataforma que já não paga bem, se é que vc me entende...
Estou torcendo muito que com a parceria da alura com a minha faculdade os conteúdos fiquem cada vez mais ricos como esse vídeo super detalhado
GAVETA, dá pra automatizar tudo isso. Em python tem várias ferramentas já existentes (ou bibliotecas que permitem criá-las) para auxiliar profissionais da área. Numa aula que eu tive de novas mídias na faculdade (faço engenharia), um cara da globo mostrou várias ferramentas q eles mostraram pra auxiliar gerenciamento de arquivo etc. Muito interessante
Ele sabe
Gostando muito desses conteúdos voltados p/ técnicas de audiovisual, com essa didática que só vocês tem. Maravilhoso.
Completou o ciclo do assunto que foi tratado na sua entrevista pro podcast do Rafinha Bastos, vi a entrevista e agora esse video, perfeito kkkk
Gaveta é gentem como a gemtem.... Fazendo gambiarra e improvisando em vez de estudar programação..
Respect... Tamojunto....
Eu sou escritor amador e já tenho meu livro de fantasia e claro, um dia irei o publicar pois esse é o meu sonho. Em minha obra existem dezenas de elementos que eu imagino com perfeição mas não consigo reproduzir. Já fiz um curso de desenho mas sem sucesso. Ilustradores são caros e infelizmente no momento não consigo pagar um. Mas graças a I-A Midjoney eu consegui reproduzir digamos que 80% de perfeições nas tentativas de ilustrações usando a ferramenta. Consegui ilustrações quase perfeitas de alguns lugares que se passam o meu livro. Sei que o uso da imagem não pode ser comercial e tal mas com ela já tenho uma pequena base para que, quando um dia eu for ilustrar com um ilustrador, eu já tenho uma base legal do que fazer com perfeição.
Pública no Kindle
daora, porém é meio triste pensar pelo lado do ilustrador que querendo ou não vão acabar perdendo trabalho
@@igorxablas acredito que as pessoas que utilizam da AI para gerar suas artes são as mesmas que não pagariam um ilustrador, (tendo ou não condição), eu mesmo usei o midjourney e DALL-E não atingi vários detalhes que queria, principalmente para personagens, teria que fazer varias tentativas e eles tem um limite que pode gerar free por mes (mesmo o pago porem bem maior)
Como não pode usar para fins comerciais? O I-A Midjoney tem alguma restrição a isso?
Anita no final kkkkkk
Sobre voz, eu tenho um site chamado Falatron com vozes de personagens e famosos, ele utiliza I.A para converter texto em fala, realmente é assustador o que já conseguimos fazer hoje em dia, clonar vozes com as vezes 10 segundos apenas de áudio de uma pessoa (já conseguimos com 1 segundo). Hoje em dia já é possível esse tipo de ferramenta substituir locutores. Apesar do intuito do site não ser esse, imagino que em pouco tempo teremos tecnologia tanto pra ser utilizada na dublagem quanto para locução. O futuro é assustador e ao mesmo tempo intrigante.
Eu se fosse um locutor que tá com a voz prejudicada eu ia usar.
Então eu acho que para atores que querem atuar, mas perderam a voz por causa de doença e querem atuar falando e não podem.
Talvez eu não estou vendo a maldade disso, mas achei menos ameaçador que AI de arte.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 Então, para esse tipo de uso que eu imagino, se o dublador estiver doente e não puder dublar, se precisar se afastar ou viajar. Acho que algo com uma dublagem 100% artificial não seria legal mesmo.
@@Cristhian_140 cara isso teria sido bom para o Val Kimer que perdeu a voz e não pode fazer o personagem dele de Willow.
Apesar que no caso foi bom para ele não atuar na série porque ela é bem ruim.
Mais um vídeo do Gaveta que vai direto para a minha aula (de Língua Portuguesa!), pois estou abordando a temática de IA em um trabalho feito a partir da leitura do livro usado neste bimestre. Valeu, Gaveta!
fala sobre problemas de copyright na area de ai art. voce vai ficar enojado.
Mano, o Gaveta sempre elevando o conteúdo do yt, sempre se superando! Baseado no estudo científico da MINHA OPINIÃO! o Gaveta merece muito mais reconhecimento, não só do RUclips mas de toda a internet.
Tem uma ferramenta que me surpreendeu bastante, é o Topaz Gigapixel AI. Eu usei para fazer um quadro de uma imagem que me mandaram pelo whatsapp e pra minha surpresa a qualidade ficou tão boa senão melhor que da minha câmera DSLR.
Cara, o Jaba quase entrando na hora que ele começou a falar de cabelo ASHUASHUASHUA
EU TE AMO GAVETA FILMES, DEIXA EU TRABALHAR COM VOCÊS
Eu amei os flertes com os AD durante o vídeo! Hahahaha
Só os cara que eu conheço nós comentários kk
nossa, entre a hora que vi o video no youtube, com 11 visualizações e cliquei, teve mais 220 visualizações!
Gaveta bombando hehe
Na área da programação eu uso o Github Copilot, uma AI que me ajuda a escrever meus códigos. Diversas vezes eu fui desenvolver em uma linguagem que não sabia muito e ele me ajudou demais, sintaxe e até mesmo lógica!
Orra, muito bom Gaveta! Compartilho da ideia das ferramentas "automatizarem" e "facilitarem" processos chatos do trabalho criativo e o nosso tempo de fato ficar para a criatividade ... é assustador, é ... mas faz parte da evolução, do novo, do "desconhecido", TMJ!
Não sei vcs, mas durante o jabá da Alura, eu fiquei hipnotizado com o gavetinha no canto da tela
Eu utilizo machine learning em uma pesquisa de iniciação científica da faculdade! Estamos usando alguns algortimos para tentar prever resistência de concreto. Não vem muito ao caso, mas é interessante pensar nas possibilidades que as i.a podem proporcionar :P
Informações e risos sem prescendentes, amo teus vídeoos
Já ia oferecer ajuda pra automatizar esse processo seu.
Tu é louco, Gaveta.
Gaveta fez um vídeo só pra pegar dicas das pessoas. Incrível 🎉
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Faz bastante vídeo sobre esse assunto, acho muito bacana.
Terminei o vídeo e eu acho que justamente falar sobre as questões morais é o deveria estar sendo feito.
As inteligências artificiais podem ser amorais, mas quem desenvolve elas não, e quem desenvolve elas deveria estar preocupado se elas serão usados de formas éticas ou não. Como um desenvolver quer que eu seja convencida da ética e da moral positiva dele, se ele sempre se posiciona tão amoral quanto sua criação? Eu acredito que quanto mais cedo os desenvolvedores passarem a deixar explícito as intenções e que eles não estão de acordo aos maus usos das IAs, melhor será.
É como um código de conduta de uma comunidade. Toda comunidade tem o seu. As pessoas pode até desobedecer ele, mas com certeza elas farão isso com muito menos deboche e egocentrismo que fazem ultimamente.
O poder coersivo pode limitar muitas vezes boas pessoas a boas coisas, mas as vezes a gente esquece que ele pode fazer o mesmo com as más intenções. Seria prudente não torela-las.
O importante é se adaptar
Mano do céu! Obrigado por esse vídeo Gaveta. Essas paradas vão agilizar muito o trabalho de motion.
Estou adorando brincar com o Dall-e . Pra quem não sabe, ele agora é livre para qualquer um criar contas ( antes tinha lista de espera ). Tambem recomendo muito o Stable Diffusion, pois é PÁ Pum. Vc entra e usa, sem limite e sem criar contas.
Top demais esse tema, Gaveta. Tenho certeza que vc teve a ideia depois de ter ido no Mais que 8 Minutos do Rafinha. O papo lá foi mto bom!
Vc pensa em falar um dia sobre as possibilidades de animação por inteligência artificial? Cara... O futuro é pika
A primeira animação vai nos fazer entender como é o Cthullu e enlouquecer kkkkk.
Talvez na trigésima não vai parecer tão alienígena.
O Jaba Time desse video é sensacional, eu pausei pra rir na hora que ele mexeu nos cabelim
se nao me engano na parada da nvidia la, no omniverse, q tem uma ferramenta que gera rig de expressões faciais pra um modelo 3d, baseado em um arquivo de audio. tbm usando I.A . é meio assustador, usar voz pra gerar expressões faciais é meio creepy.
“Vamos poder literalmente animar uma pessoa que não existe”
Gaveta achando incrível, eu achando aterrorizante! Kkkk
Eu me sentindo deus 🗿
Muito bom! Tragam um gaveta para esse Oscar!
Eu queria dizer que a própria gambiarra é arte. Requer uma boa criatividade pra misturar as coisas de uma forma produtiva. Parece meme mas tô falando sério kkkkkk
Viajei agora imaginando o Stephen Hawking se estivesse vivo daqui alguns anos fazendo uma chamada de video e aparecendo na imagem falando e se movimentando como uma pessoa normal.
Gaveta Rock é uma imagem inspiradora...
É uma imagem catchorra.
Uma coisa que IA nunca vai conseguir reproduzir é a criatividade humana do improviso, como as totalmente inesperadas deste canal, que me matam de rir!
As do vídeo passado do efeito de cara de bunda e o grito do Lasier Martins me deixaram sem fôlego, depois ri sozinho andando na rua e lembrando kkkkk
Isso é fato até um robô vai rir e concordar com esse careca beijador de bundas.
Oii gaveta, não sei se vc vai lembrar de mim, eu tava no seu meet & greet da BGS 22, trabalho com dev mobile e gosto mto de desenvolver web tbm. Tô fazendo meu Jaba aqui, caso tenha interesse na Gaveta Filmes KKKKKKK
Sobre o que vc comentou, acho muito interessante esses caminhos que as IAs estão podendo fornecer para a indústria da arte e do cinema, cada vez mais essas tecnologias quebram barreiras e garantem maior veracidade nos seus conteúdos, parabéns pelo vídeo, mto legal!
Top demais gaveta, muitas possibilidades
por coincidência, comecei a estudar a linguagem Python, com o Guanabara mas depois pretendo fazer Alura, pois estou curtindo muito esse novo mundo Dev.
O curso do Guanabara é muito bom
Pra foto já usei o site Baseten, serve pra restaurar foto antiga mas quando usa em imagem "nova" fica bom
Eu acharia legal o gaveta fazer um vídeo só sobre o deep fake do Tom Cruise. Esse é o melhor que eu já vi, queria ver o gaveta falar de uma maneira técnica
Não vou mentir eu senti uma trancada quando eu vi as I.A de desenho aparecendo.
Tipo eu quero aprender a desenhar, trabalhar na indústria de mangás, aí aparece do nada algo que desenha melhor que eu, só que eu ainda sou um iniciante então até um macaco desenha melhor. Mas eu senti a pontada descobrindo que era uma palavra e como mágica, uma tela imita a arte de um artistas que teve anos de aprendizado, essas imagens podem ser desde o realista até o onírico e passando por um Akuma na Santa Seia são artes que variam de qualidade algumas ficam bem merda dependendo da I.A que tu usa, mas num geral é uma mostra que não é de graça do que vai ser um possível futuro em que a minha arte será descartável "quando todo mundo for Super, ninguém vai ser mais" -Sindrome.
Só que um papo sério mais pessoal a arte de I.A agora já dispensa muito artista, três palavras e você já tem algo para o seu uso pessoal, com o porém que nem sempre a inteligência acerta, mas isso é o de menos a longo prazo logo ela vai e "até lá se tu usa Photoshop tu concerta as imperfeições".
Mas ao longo prazo eu não vou largar de aprender a desenhar e eu vou me destacar usando de IA para facilitar meu trabalho quando estiver numa posição satisfatória de conhecimento, porque hoje eu estou pior do que quando eu tinha três anos.
Mas eu vou e quero aprender, porque não é só um trabalho é algo que nós artistas gostamos, a nossa área ela nasceu desmotivada nesse país, essa galera que fala de IA de forma maldosa não é nada perto da escola arrancar a parte criativa de nós, essa galera maldosa no fundo faz isso porque teme as IA's também.
Eu digo que todos vão ter que se adaptar a essas tecnologias os artistas, engenheiros, entre outros precisam parar de ver a tecnologia como um inimigo ela é um aliado poderoso para incrementar nossas habilidades é assim que tu vai mostrar para aquela empresa que só usa a tecnologia que tu é melhor, porque tu bota a mão na massa.
Se tomarem meus empregos eu vou desenhar mesmo que isso não de dinheiro, sei lá vou distribuir de graça, mas largar dessa delícia que é usar a criatividade eu não vou deixar, essa é minha motivação para quem leu esse texto enorme e mal pontuado 🙂
"Espero uma IA de escrita porque eu não tenho paciência"!!!
Queria dizer que felizmente já tem uma ia de escrita hahahaha
Vc escole o tema e as palavras chave e ela escreve um texto pra ti sobre aquele tema 😂✌️
@@fredguerazzi aqui nos comentários eu sofro com a gangue dos corretores de português e de comentários.
Preciso dessa tecnologia.
E atualizo se alguém me xingar que eu acho a arte de IA do baralho e eu adoro as artes que remetem a lovecraft e Zdislaw.
Aquilo é material de pesadelo logo inspiração para arte.
as pessoas esquecem que quem constitui a maioria do mercado de trabalho numa respectiva área é o trabalhador mediano, seja editor, ilustrador, roteirista e etc, essa galera toda vai rodar, vai ficar só a IA e os artistas mais renomados, e mesmo essas artistas renomados vão precisar de leis de proteção, pois o trabalho deles vai ser muito facilmente reproduzido. Eu não consigo ser muito otimista não.
Cara, desde a que deixaram de usar tear para uma máquina fazer o trabalho, as tias que faziam tear começaram a trabalhar na indústria das máquinas que "roubaram" o emprego, até quando inventaram o Photoshop e imagens digitais no geral e os fotógrafos tiveram que para ter se preocupar tanto a câmera analógica e passar a se especializar em tratamento e edição digital, uma verdade é certa; essa história que as máquinas roubam empregos e as pessoas vão morrer de fome é tão verdade quanto um chupacu de Goianinha. Tudo que sempre se nota é os empregos são realocados para a nova tecnologia, surgiu máquina de tear então vc não vai ser mais um tecelão vai trabalhar nessas máquinas, surgiu imagem digital então vc não vai mais tratar de filmes analógicos agora vc vai tratar de imagens digitais; existe um hiato no período de especialização/realocação e esse período é ruim pra economia de certa forma e pra pessoa já que é frustante ter que abandonar algumas coisas e ter que recomeçar algumas vezes do zero, mas é um período curto que não é o fim do mundo, nem catastrófico e não deixa ninguém desempregado, a não ser que a pessoa diga que não precisa progredir em mais nada, ter que ganhar conhecimento novo é ruim e se negar a se especializar em outras áreas, aí não tem jeito... Uma tecnologia nova é só uma forma bruta de lembrar que mesmo na própria vocação as pessoas ter que sempre se aprimorar (algumas vezes uma forma bruta demais), o único jeito de evitar o triste fim é começar a se realocar, re-especializar, aprimorar, etc. Antes da merda acontecer de vez.
E assim você pode virar um programador de IA e Editor Gráfico com nossos cursos da Alura, aproveite! Ks
Piadas a parte, com certeza é difícil, mas não é fim, ainda tem a esperança.
@@tiagoc.fdepaula2930 uma coisa é verdade vai ter um público para essa mulher do Tear que faz da forma tradicional.
Porque as vezes o tear da indústria é como um fast food barato e o tear feito a moda antiga é uma refeição de alto nível e o contrário também, porra eu quero uma roupa rápida compra da indústria de Tear.
A expressão artística no momento ela é admirada por humanos, não sei se no futuro vamos descobrir outro ser que se identifica com arte, ou as próprias máquinas terem um subjetivo no futuro terem robôs que tem gostos e opinião talvez muitos deles gostariam de um tear feito a mão para sei lá pra cobrir a antena.
Resumindo essa ficção científica toda, tem muito subjetivo disso tudo e que a expressão artística vai ter algo como o tear teve a indústria de roupas e o feito a mão por uma pessoa que é muito bom no que faz, claro se tu for ruim no tear e só fazer um pano genérico aí eu vou direto para indústria que além do genérico vai ter as empresas que tem uma produção industrial com sessões mais artísticas eu vou preferir.
"Provavelmente alguém da área vai me matar".
Tem também as tecnologias desenvolvidas pela AMD e a nvidia que conseguem renderizar uma imagem em baixa resolução dos jogos e depois ampliar a imagem para o 4k instantaneamente.
Desde o início dos tempos o ser humano vem ganhando mais produtividade por meio da tecnologia e "eliminando empregos".
É um processo natural e é como a humanidade evolui, vamos automatizando processos manuais e operacionais, enquanto as pessoas vão se especializando em novos mercados e processos mais criativos.
Entendo o medo da insegurança do futuro, mas é muita burrice tentar impedir a evolução. Imagina se tivessem tentado impedir a existência do smartphone e porcausa do tanto de empregos e produtos que ele "eliminou"?
que haja evolucao, mas que nao seja construida usando o trabalho arduo dos outros como base. ai art tem databases construidas usando arte de artistas que nao consentiram o uso e muito menos tiveram algum tipo de compensacao pelo uso dessas artes pra machine learning. Se ve que o negocio eh feito com intencao de dano ja na base da coisa... nao conheco UM dev que fez uma art ia usando as proprias artes. todos que tem agora e usando o trampo dos outros e sem autorizacao. eh justo pra quem isso?
Gaveta, quando inventaram a máquina fotográfica pensou se que os pintores perderiam os empregos pois não precisaria mais pintar rostos. Se eu não me engano foi quando Iluminismo começou e eles tiveram liberdade para criar o que queriam.
Tempos depois a fotografia virou parte da pintura.
Na série Barry, laureadíssima da HBO e super indico, nesta última temporada a série protagonizada por uma atriz dentro da série (inception?) foi canceladas graças há um algoritmo. Inteligências artificiais fazendo estragos também.
Eu não consigo parar de reparar em como o vídeo da zoo 2 vezes no rosto do gaveta e volta normal toda hora. Até que é legal, fica mais dinâmico o vídeo.
Eu já uso o stable diffusion, olha que dependendo, pra fazer um concept art bacana dá pra dispensar ilustrador ahahaha
Mas o artista vai sempre ter o seu lugar e utilidade.
Quanto a passar algumas aplicações de celular para PC, um bom exemplo é o CapCut pra PC, eu testei e me surpreendeu muito.
Muito leve, rápido, fácil de usar e tem funções que os nativos pra PC nunca tiveram, faz até recorte de chroma sem fundo verde ou azul, afina rosto, faz uma maquiagem.
Fica esperta Adobe
@Gaveta Agora o Windows lançou o Windows Subsystem for Android, que permite emular qualquer aplicativo direto no computador e ja cria uma interface de arquivos e redes pra você conseguir pegar materiais direto do pc e usar no Android já com o output no PC, vale a pena dar uma olhada
Os videos desse canal são perfeitos pqp...
18:45 Mano, sim!! faço algumas animações de vez em quando, e é muito chato só com minha voz, isso ia ser incrível!!
Vc eh o melhor gaveta !!
Concordo plenamente com você 🍷🗿
o último o episódio de she hulk brinca um pouco com essa questão de algoritmos e a robotização dos filmes de herói. Achei genial o jeito que abordaram isso na série kkkkk
Po referência do Filipe Deschamps eu não esperava!!! 🤣🤣🤣
Sei que o video é pra ser leve, mas essas IAs evoluem tão rapido que não é difficil de imaginar um filme inteiro sendo gerado por uma frase de 3 linhas nos próximos anos. é impressionante e aterrorizante ao mesmo tempo. E o mais sinistro e irônico e que trabalhos no mundo digital serão substituídos antes que trabalhos no mundo real que dependem de robos.
Arrisco dizer que sobre tecnologia efeitos visuais com uma pitada de comédia na medida, o canal gaveta é obrigatório
O problema não é perder o emprego, é a questão filosófica da relação entre criação e singulardade
o futuro é virar produtor de conteúdo, é oq as máquinas estão mais longes de conseguirem
OBRIGADO GAVETAAAA, pqp sou editor e isso abriu minha mente, ja vou começar os estudos
Eu tenho um novo jogo: ficar com a mão no mouse e pular o Jabá. Até percebo quando ele está chegando, mas Gaveta, tu faz tão bem que sempre "perco" e deixo ele vir kkkkk
Mais um vídeo topíssimo
esse vídeo entrou aqui pela reprodução automática, quando vi pensei "caramba, o Anthony Hopkins copiou o cenario do gaveta!" kkkk
Gaveta faz tão bem o Jaba, que a gente fica ansioso pra ver
eu tava assistindo agora o vídeo do corridor crew sobre esse assunto,e qnd acaba qual é o próximo recomendado?sim o gaveta,isso tbm é coisa da ia
12:18 krlho gavetão, um spoiler no meio do centro da minha Cara, PEsadão. kkkkkk Ia curtir ver essa cena na moralzinha sem saber. mas ta bom.... 🥲
Faz um vídeo da área técnica das coreografias de luta do cinema etc...
sou programador, e amo editar, na real sou editor amador, dez dos 14, mas programo tbm dez dos 16, agora com 24 me vejo mais na area da programação, mas amo seus videos sobre edição
já me quebrou no começo com o "o que isso tem a ver com o grêmio" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba o Remini é fantástico, acabei de usar, amei. (Eita, estou usando muito tiktok, já estou falando igual influêncer.) kkkk
Eu acho improvável que substitua, pelo menos a curto ou médio prazo, pq ainda eh preciso ter alguém lá pra dar os inputs pra IA funcionar. Acho que artistas podem se beneficiar muito das novas tecnologias, como o Gaveta faz aqui. A única coisa que não da e resistir e ignorar que elas existem e vão dominar. A sorte eh que são poucos os curiosos que vão lá fuçar e aprender. Não foi à toa que a Disney buscou um especialista de deep fake. E ela não achou esse cara num estúdio de visual FX.
parei no meio do video pra dar like! edição muito top, flertando com os jabás hehee
Eu lembro do poder de programar quando vou baixar algo um de cada vez e me vem a cena do Zuckerberg dizendo que não ia baixar cada foto dos estudantes de Harvard e simplesmente fez um código pra baixar tudo de uma vez só
Esse vídeo precisa de parte 2
a Inteligência artificial irá desempregar até os programadores.
Uma coisa que eu queria ver é I.A. na dublagem brasileira, tipo tentar reproduzir uma voz de alguém que já se foi, ou reproduzir um tom de voz que um dublador já não consegue mais por causa da idade
cara o youtuber felps brinca um ia que faz isso kzkzsk é site não é as mil maravilhas, ele fez o Faustão falar o poema do cume smksk
Gaveta, também sou editor e uma maneira que eu achei de usar os app de celular no pc baixar um EMULADOR DE ANDROID.
O bluestacks por exemplo todo app que vc baixa da playstore vai direto pra área de trabalho igual um programa de pc mesmo.
Assim tu nem precisa fazer esse role de ficar passando pro celular toda hora ✌️😉
o cara meteu o dechaps me desmontei aqui velho, muito bom