PARQUE FARROUPILHA (REDENÇÃO) / PORTO ALEGRE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 фев 2025
  • Um passeio domingo de manhã no parque mais querido dos porto-alegrenses, o famoso PARQUE FARROUPILHA, também conhecido como REDENÇÃO.
    Gravado em Maio de 2023, com camera DJ2 POCKET, em resolução 4K
    O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção é o parque mais tradicional de Porto Alegre.
    Localizado no coração da cidade, é um local muito visitado pelos porto-alegrenses, seja para praticar esportes, tomar sol ou confraternizar tomando chimarrão com a família e amigos. Tem dezenas de monumentos em seu interior e muitos recantos pitorescos.
    Durante a Revolução Farroupilha a área ficou do lado de fora das fortificações da cidade, e após o conflito uma inspeção da Câmara verificou diversas irregularidades, como cercas avançando seu território e uma chácara construída em seu centro, obras que receberam ordem de demolição imediata. Nos anos seguintes o próprio governo provincial e outros particulares tentaram fracionar o terreno para dar-lhe outros usos, sempre encontrando oposição da vereança. Em 1870 a Várzea recebeu sua primeira denominação oficial, passando a se chamar Campo do Bonfim, em vista da construção da Capela do Bonfim em seu limite norte.
    Em 1884 o logradouro teve seu nome alterado para Campos da Redenção, comemorando a precoce abolição da escravatura na cidade. Nesta época o parque já estava rodeado de edificações por todos os lados, e em 1889 o intendente José Montaury teve a ideia de abrir alamedas em seu interior para um melhor ajardinamento, ao mesmo tempo em que tencionava vender áreas excedentes para custear as reformas, o que só veio a se concretizar mais tarde. Entretanto, uma grande parcela do parque foi ajardinada e embelezada por ocasião da grande Exposição Estadual de 1901, que ensejou a construção de um circo de touradas, uma pista de corridas de cavalos e o velódromo da União Velocipédica, estruturas que não sobreviveram por muito tempo.
    Em 1939 foram construídos o espelho d’água no eixo central e foi dada continuidade ao ajardinamento do parque. Os recantos Jardim Alpino, Jardim Europeu e Jardim Oriental foram implantados em 1941 por Arnaldo Gladosch. Após a grande enchente de 1941 foi criado um recanto que recebeu o antigo chafariz francês de ferro fundido, que estava instalado na Praça Pereira Parobé, e que antes já havia estado na Praça XV de Novembro. Em 1953 foi inaugurado o Monumento ao Expedicionário, obra do escultor Antônio Caringi, e em 1964, o novo Auditório Araújo Viana, projeto de Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet.
    A Redenção se tornou o parque mais popular da cidade, oferecendo uma ampla gama de atrativos, serviços e possibilidades de lazer, atraindo pessoas de todos os segmentos sociais e faixas etárias e permanece um dos recantos preferidos dos porto-alegrenses para passear nos domingos e feriados. .
    FONTE: WIKIPEDIA

Комментарии • 9

  • @suelenpastor4028
    @suelenpastor4028 Год назад +1


    Amei lindo meus parabéns 🎉

  • @vanessascariot4888
    @vanessascariot4888 Год назад +1

    Lindas imagens! Parabéns!

  • @geovanifelipe0983
    @geovanifelipe0983 10 месяцев назад +1

    Muito show esse Lugar q é mencionado prlos Engenheiros do Hawaii em músicas

  • @claudiaadvogada4069
    @claudiaadvogada4069 Месяц назад +1

    É o parque que mais gosto na cidade junto com o Germania. Obrigada pelas imagens.

    • @viagensimagens
      @viagensimagens  Месяц назад +1

      @claudiaadvogada4069 eu que te agradeço pelo post. Não conheço o Germania, fica onde? Vou tentar ir lá e gravar um vídeo. abraços.

    • @claudiaadvogada4069
      @claudiaadvogada4069 Месяц назад +1

      @viagensimagens fica nas imediações do shopping Iguatemi em Porto Alegre. No bairro Jardim Europa

    • @viagensimagens
      @viagensimagens  Месяц назад +1

      @@claudiaadvogada4069 muito obrigado. Já coloquei na minha lista de lugares a visitar. 😊👍

  • @geovanifelipe0983
    @geovanifelipe0983 10 месяцев назад +1

    Lembra muito a Quinta da Boa Vista aqui no Rio de Janeiro