Parabéns e que Deus continue abençoando grandemente. Estou aprendendo muito com seus vídeos. E essa aula é magnífica e sua lição sobre as madeiras e os cuidados antes da sua utilização é maravilhoso.
Ah se nossos pais tivessem comprado um estoque de madeiras de lei, fácilmente encontráveis nos anos 1970, e tivessem deixando a secar. Teríamos um material incrível hoje.
É incrivel a grandiosidade e sutileza que existe em algo que nem percebemos quando tocamos um instrumento, todo o processo desde o plantio da madeira e todos os cuidados que levaram decadas ate chegar ao instrumento finalizado que irá trasmitir essa arte aos ouvidos de todos, realmente é algo magnífico.
Oi Phillip. Em primeiro lugar meus parabéns, este vídeo realmente me chamou muita atenção. É impressionante a quantidade de visualizações, e o engajamento dos seus vídeos, acho inclusive que você poderia monetizá-los e procurar parceiros como a Thomastik, Pirastro, Mirecourt, Wittner e etc... O que me chamou mais a atenção é o cuidado que você tem aos detalhes, que confesso, em vídeos anteriores me tinha parecido uma postura mais defensiva, que alguns luthiers tem em relação a profissão. Mas peço antecipadamente perdão por esse julgamento, porque você tem sido muito claro sobre a ciência por trás das suas opiniões. Eu sou um violinista da congregação Cristã do Brasil (como muitos dos seus inscritos), e para nós que não temos violino como profissão é muito difícil incluir em nossa renda um instrumento de autor, que em geral custa mais de 12.000 só o instrumento. Razão pela qual existem tantas cópias que são considerados bons instrumentos, e se justificam pelo preço (de 1.500 à 3.000). Claro que à esse preço, é impossível que um autor se dedique completamente a fabricação, muito menos temos como garantir a procedência da madeira e tantas outras coisas. *** Vou aqui deixar os meus parabéns por você estar inovando em conteúdo e se posicionando ainda mais nesse mercado que é muito difícil, já que, você tem 3 níveis conhecidos 1 - Músicos profissionais de orquestra (67 orquestras no Brasil x formação completa) = cerca de 4.000 clientes potenciais, que tem 2 problemas, alguns não estão em SP, e todos sem exceção já tem algum luthier de confiança a anos. 2 - Estudantes avançados, amantes da música clássica: Pode ser que estejam dispostos a investir (e geralmente investem mais), não faço ideia de quantos são, mas na congregação estimo que sejam uns 15.000 no Brasil. 3 - Estudantes iniciantes (nível até Suzuki 2-4), que não faço ideia de quantos seriam, e para esses um Eagle VE-441 é o máximo que estariam dispostos a comprar / cuidar. *** Em resumo, Deus te abençoe. Eu gostaria de ver um dia a música clássica sendo valorizada no país (e no mundo), quando mais estudamos mais e mais percebemos que isso sim é arte, no sentido mais amplo da palavra.
Eu ñ tenho palavras pra medir o tamanho da minha felicidade em conhecer este canal..q coisa mais linda e sofisticada estou amando os seus vídeos e tenho aprendido muito continue seu belíssimo trabalho, Parabéns 👏😄
Realmente tenho que confessar que a cada vídeo é uma aula maravilhosa que aprendo Deus Abençoe muito você meu caro irmão que você sempre possa estar compartilhando conosco seu conhecimento na área da Luthieria porque para nós sempre será um prazer aprender a cada vez mais 👏🏼👏🏼👏🏼
O corte do centro de uma serraria normal, será igual ao corte radial? Qual a sua opinião sobre madeiras como araucária, imbuia e ipê na construção de instrumentos?
Mais um fantástico vídeo. Como sempre uma explicação clara e objetiva, vemos a importância no conhecimento geral de madeiras. O quanto influencia o corte da madeira na construção de um instrumento. Creio que todos que assistirem esse vídeo ficaram mais atentos ao comprar um novo instrumento.
obrigado pelo video nunca pensei nessas partes da madeira parabens pelo conhecimento , to áte tentando fazer tampo de cello com pinos pra testes kkkk sei que vou perder tempo mas aqui em Lorena nao tem curso pra luthieria
Olá Philip, primeiramente venho lhe agradecer e te parabenizar por seu trabalho, e por estar contribuindo com o enriquecimento do conhecimento de seus inscritos. Bom tenho uma pergunta e uma sugestão para o próximo vídeo, gostaria de saber qual a diferença entre breus, escuros claros, artesanais, e marcas recomendáveis. Muito obrigado!
Muito legal! obrigado pelas informações! Uma vez vi um vídeo de um senhorzinho no meio da floresta cortando árvore de forma manual, e ele falava que conforme a lua que você corta a árvore, ela tem mais ou menos seiva (não lembro os detalhes, mas ele falava que a árvore chupava mais água em um período, e em outro ela ficava mais seca), e a mesma árvore pode retorcer inteira dependendo da lua que você corta, ou pode ficar mais estável.... você já ouviu falar disso? é só um causo? tem princípio científico pra isso? Também ouvi falar de gente que corta a árvore e afunda ela num rio, deixando presa, para a seiva ser lavada por alguns meses, depois quando retira, fica uma madeira mais leve e com mais ressonância, já que os canais condutores estão ocos... já ouviu falar disso também? abraços!
Estimado amigo de longa data!!! Esse tema foi fantástico como já dizia Rolando Boldrin: SUPEROU!!!!. Quando teremos um vídeo especial sobre o contrabaixo? Kkkkkk Abraço .
meu caro amigo, parabens pelo canal, vc ja tinha ouvido falar que a madeira usada na construçao dos stradivarius tinha um fungo colonizado? e que hj cientistas fazem essa coloninazao em laboratorio?
Kamroyan muito bom a sua explicação to aprendendo muito.Gostaria de fazer uma pergunta simpres quem conhece sabe < qual seria a espessura da tampa do violino onde coloca o cavalete obrigado
Boa noite tenho uma dúvida tenho um vk644 e queria saber se os rajados do fundo e lateral são verdadeiros ou e alguma tecnica usada para fazer tais... Obrigado desde já
Olá Philip, bom dia. Estou começando na arte da Luthieria, meu foco são instrumentos sólidos, mas já fiz alguns trabalhos restaurativos em violões, baixoloes, violas é um violino. Um amigo está se formando e utiliza um violoncelo do próprio conservatório, precisando de um veio me procurar se eu poderia fazer um para ele, minha dúvida é quanto as madeiras que poderia utilizar, tanto para os tampos quanto para as laterais e braço, ele não dispõe de muito dinheiro assim, não adiantaria fazer um instrumento com madeiras muito nobres pois ele não terá condições de pagar. Poderia me ajudar nessa "escolha" de material? Grato pela sua atenção e belo serviço que vc está prestando!!!!
Saudações Philip Kamroyan, eu estou iniciando nas cordas agora e estou com dúvidas de escolha entre os cellos da eagle CE 200, CE 300 e o Nhureson madeira exposta. Quero sua ajuda para saber qual deles é o melhor ou se há outro que eu não tenha visto ainda que seja de oficina. Gostaria de saber tbm onde eu posso encontrar um atelier aqui em Brasília-DF. Deus abençoe! Hoje em dia é difícil encontrar profissionais como você.
Olá, Assisto Sempre Seu Canal E Tenho Uma Dúvida Que Ocorreu Recentemente Comigo, Tenho Uma Viola Que Eu Usava Um Encordoamento Antigo Faz Uns 3 Anos, Quando Troquei Para Mauro Calixto, As Cordas Começaram A Marcar O Espelho Conforme Eu Tacava, Saberia Me Responder O Motivo? Eu Agradeço A Atenção Parabéns Pelo Canal.
Oi Natan, acho que essa eu consigo responder: Não, um bom Cello tem madeiras específicas que tem funções específicas, até onde eu sei o tradicional é fazer de Acero (Maple) o fundo e as laterais (Ribs), enquanto o tampo precisa ser um pouco "mais mole", o tradicional é Abeto (Spruce). Em teoria você poderia fazer sim com outras madeiras, atém mesmo com fibra de carbono, e inclusive há quem tenha feito, mas não condiz com a sonoridade milenar que conhecemos como um bom instrumento.
I did it myself with the Woodglut plans. I think this is the best way to find out how to build it.
Continue conosco!
Agradecemos muito, nos acompanhar!
Philip
Parabéns e que Deus continue abençoando grandemente. Estou aprendendo muito com seus vídeos. E essa aula é magnífica e sua lição sobre as madeiras e os cuidados antes da sua utilização é maravilhoso.
SR FILIPH COMO SEMPRE UM MESTRE EM TUDO QUE FAZ PARABÉNS OBRIGADO PELA AULA.....
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Ah se nossos pais tivessem comprado um estoque de madeiras de lei, fácilmente encontráveis nos anos 1970, e tivessem deixando a secar. Teríamos um material incrível hoje.
Elvis, vdd!
Muito Obrigado por nos acompanhar!
Philip Kamroyan
Que vídeo interessante! Adorei saber das árvores até a construção de um instrumento.
Agradecemos nos acompanhar!
Seguimos a disposição!
Philip
É incrivel a grandiosidade e sutileza que existe em algo que nem percebemos quando tocamos um instrumento, todo o processo desde o plantio da madeira e todos os cuidados que levaram decadas ate chegar ao instrumento finalizado que irá trasmitir essa arte aos ouvidos de todos, realmente é algo magnífico.
Oi Phillip.
Em primeiro lugar meus parabéns, este vídeo realmente me chamou muita atenção.
É impressionante a quantidade de visualizações, e o engajamento dos seus vídeos, acho inclusive que você poderia monetizá-los e procurar parceiros como a Thomastik, Pirastro, Mirecourt, Wittner e etc...
O que me chamou mais a atenção é o cuidado que você tem aos detalhes, que confesso, em vídeos anteriores me tinha parecido uma postura mais defensiva, que alguns luthiers tem em relação a profissão. Mas peço antecipadamente perdão por esse julgamento, porque você tem sido muito claro sobre a ciência por trás das suas opiniões.
Eu sou um violinista da congregação Cristã do Brasil (como muitos dos seus inscritos), e para nós que não temos violino como profissão é muito difícil incluir em nossa renda um instrumento de autor, que em geral custa mais de 12.000 só o instrumento.
Razão pela qual existem tantas cópias que são considerados bons instrumentos, e se justificam pelo preço (de 1.500 à 3.000). Claro que à esse preço, é impossível que um autor se dedique completamente a fabricação, muito menos temos como garantir a procedência da madeira e tantas outras coisas.
***
Vou aqui deixar os meus parabéns por você estar inovando em conteúdo e se posicionando ainda mais nesse mercado que é muito difícil, já que, você tem 3 níveis conhecidos
1 - Músicos profissionais de orquestra (67 orquestras no Brasil x formação completa) = cerca de 4.000 clientes potenciais, que tem 2 problemas, alguns não estão em SP, e todos sem exceção já tem algum luthier de confiança a anos.
2 - Estudantes avançados, amantes da música clássica: Pode ser que estejam dispostos a investir (e geralmente investem mais), não faço ideia de quantos são, mas na congregação estimo que sejam uns 15.000 no Brasil.
3 - Estudantes iniciantes (nível até Suzuki 2-4), que não faço ideia de quantos seriam, e para esses um Eagle VE-441 é o máximo que estariam dispostos a comprar / cuidar.
***
Em resumo, Deus te abençoe.
Eu gostaria de ver um dia a música clássica sendo valorizada no país (e no mundo), quando mais estudamos mais e mais percebemos que isso sim é arte, no sentido mais amplo da palavra.
Eu ñ tenho palavras pra medir o tamanho da minha felicidade em conhecer este canal..q coisa mais linda e sofisticada estou amando os seus vídeos e tenho aprendido muito continue seu belíssimo trabalho, Parabéns 👏😄
Muito interessante sua explicação. Gostei
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Muita explicação. Parabéns
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Esseas madeiras vem de pais gelado como Itália Estados Unidos geralmente é o Abeto
Excelente!
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Realmente tenho que confessar que a cada vídeo é uma aula maravilhosa que aprendo Deus Abençoe muito você meu caro irmão que você sempre possa estar compartilhando conosco seu conhecimento na área da Luthieria porque para nós sempre será um prazer aprender a cada vez mais 👏🏼👏🏼👏🏼
O corte do centro de uma serraria normal, será igual ao corte radial? Qual a sua opinião sobre madeiras como araucária, imbuia e ipê na construção de instrumentos?
Quantos detalhes! Então o ideal é que a própria pessoa que fabrica tenha sua plantação. Muito obrigada pelo conhecimento!!!!!
Mais um fantástico vídeo.
Como sempre uma explicação clara e objetiva, vemos a importância no conhecimento geral de madeiras.
O quanto influencia o corte da madeira na construção de um instrumento.
Creio que todos que assistirem esse vídeo ficaram mais atentos ao comprar um novo instrumento.
Excelentes tuas informações! Madeira para intrumentos musicais deve sê como bons vinhos(bem envelhecidas).
Continue conosco!
Muito Obrigado por nos acompanhar!
Philip
Gostei Muito
Muito Obrigado por nos acompanhar!
Philip
AGRADECIDA 🌸
Muito obrigado, por nos acompanhar!
Philip
Vc é muito bom. Parabéns
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Excelentes informações meu caro. Ganhou mais um inscrito. Abraços
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
obrigado pelo video nunca pensei nessas partes da madeira parabens pelo conhecimento , to áte tentando fazer tampo de cello com pinos pra testes kkkk sei que vou perder tempo mas aqui em Lorena nao tem curso pra luthieria
Continue Conosco!
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
muito interessante, obrigado!
Muito obrigado, por nos acompanhar!
Philip
Vocês são especialistas na arte👌🏽
Continue conosco!
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
mestre,domina muitíssimo,por ai não sebem nada disso
muito bom...voce tinha que fazer um programa de tv
Continue Conosco!
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Vídeo interessantíssimo!!!! Parabéns pelas incríveis lições!
Aguardando o próximo vídeo ....Já vi todos e amei ....
Olá Philip, primeiramente venho lhe agradecer e te parabenizar por seu trabalho, e por estar contribuindo com o enriquecimento do conhecimento de seus inscritos. Bom tenho uma pergunta e uma sugestão para o próximo vídeo, gostaria de saber qual a diferença entre breus, escuros claros, artesanais, e marcas recomendáveis. Muito obrigado!
muito bom..mais uma aula incrível
...obrigado mais uma vez por compartilhar tamanho conhecimento
O que é isso!
Uma verdadeira aula!
Parabéns gosto muito do seu canal.
obrigado!
Fantástica explicação. Muito interessante!
Show de bola
👏👏👏
Que canal incrível! Parabéns pelo trabalho. 👏
obrigado!
excelente explicação parabéns pelo seu conhecimento
Muito legal! obrigado pelas informações! Uma vez vi um vídeo de um senhorzinho no meio da floresta cortando árvore de forma manual, e ele falava que conforme a lua que você corta a árvore, ela tem mais ou menos seiva (não lembro os detalhes, mas ele falava que a árvore chupava mais água em um período, e em outro ela ficava mais seca), e a mesma árvore pode retorcer inteira dependendo da lua que você corta, ou pode ficar mais estável.... você já ouviu falar disso? é só um causo? tem princípio científico pra isso? Também ouvi falar de gente que corta a árvore e afunda ela num rio, deixando presa, para a seiva ser lavada por alguns meses, depois quando retira, fica uma madeira mais leve e com mais ressonância, já que os canais condutores estão ocos... já ouviu falar disso também? abraços!
Deus abençoe pelo seu trabalho
O senhor já falou sobre cavaletes belgas e franceses para o Cello? Tenho muitas dúvidas.
Obrigado pelos vídeos, parabéns.
Ótima explicação,parabéns,você é um ótimo profissional!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🎻
Muito Obrigado por nos acompanhar!
Philip
Estimado amigo de longa data!!! Esse tema foi fantástico como já dizia Rolando Boldrin: SUPEROU!!!!. Quando teremos um vídeo especial sobre o contrabaixo? Kkkkkk
Abraço .
Sensacional a explicação! Seria possível fazer um violino com madeira de demolição, peroba de casas de mais de 50 anos?
Continue conosco! falaremos mais sobre o assunto,.
Muito Obrigado por nos acompanhar!
Philip
Eu tenho um violino que tem ums 40 ano e outro que tem 6 mês qual e melhor um tem marca o velho não
Muito obrigado por nos acompanhar!
Continue conosco!
Philip
muito instrutivo...
Ótima vídeo ,didaticamente perfeito
Obrigado pela aula
Meu que aula .... Ótimo vídeo
Obrigada pelas aulas
Ótima explicação. Parabéns...
meu caro amigo, parabens pelo canal, vc ja tinha ouvido falar que a madeira usada na construçao dos stradivarius tinha um fungo colonizado? e que hj cientistas fazem essa coloninazao em laboratorio?
Kamroyan muito bom a sua explicação to aprendendo muito.Gostaria de fazer uma pergunta simpres quem conhece sabe < qual seria a espessura da tampa do violino onde coloca o cavalete obrigado
Muito boa a explicação
A envergadura quebra a memória da madeira e depois desenverga para o normal por isso alguns arcos perdem a envergadura pq ela quer voltar a memória
Continue Conosco! falaremos mais a respeito!
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Boa noite tenho uma dúvida tenho um vk644 e queria saber se os rajados do fundo e lateral são verdadeiros ou e alguma tecnica usada para fazer tais... Obrigado desde já
🌼💖
Muito obrigado, por nos acompanhar!
Philip
Olá Philip, bom dia.
Estou começando na arte da Luthieria, meu foco são instrumentos sólidos, mas já fiz alguns trabalhos restaurativos em violões, baixoloes, violas é um violino. Um amigo está se formando e utiliza um violoncelo do próprio conservatório, precisando de um veio me procurar se eu poderia fazer um para ele, minha dúvida é quanto as madeiras que poderia utilizar, tanto para os tampos quanto para as laterais e braço, ele não dispõe de muito dinheiro assim, não adiantaria fazer um instrumento com madeiras muito nobres pois ele não terá condições de pagar. Poderia me ajudar nessa "escolha" de material?
Grato pela sua atenção e belo serviço que vc está prestando!!!!
Com o calor que ta aqui na Bahia, seca em 1 semana kkkkkkkk
Continue Conosco! falaremos mais sobre o tema,.
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Eu queria aprender a ajustar cavalete de violino
Saudações Philip Kamroyan, eu estou iniciando nas cordas agora e estou com dúvidas de escolha entre os cellos da eagle CE 200, CE 300 e o Nhureson madeira exposta. Quero sua ajuda para saber qual deles é o melhor ou se há outro que eu não tenha visto ainda que seja de oficina. Gostaria de saber tbm onde eu posso encontrar um atelier aqui em Brasília-DF.
Deus abençoe! Hoje em dia é difícil encontrar profissionais como você.
Tem vídeo de classificação da madeira?
Falaremos mais sobre o tema,..
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
Olá philip, tenho uma pergunta, a distância das cordas para com o espelho, influência no som?
Olá, Assisto Sempre Seu Canal E Tenho Uma Dúvida Que Ocorreu Recentemente Comigo, Tenho Uma Viola Que Eu Usava Um Encordoamento Antigo Faz Uns 3 Anos,
Quando Troquei Para Mauro Calixto, As Cordas Começaram A Marcar O Espelho Conforme Eu Tacava, Saberia Me Responder O Motivo?
Eu Agradeço A Atenção
Parabéns Pelo Canal.
Onde e/ou com quem você estudou luthieria?
Irmão , como faço para adquirir um violino com você, sou de Rondônia.
Nosso Whatsapp (11) 99105 5551
Agradecemos muito nos acompanhar!
Philip
Preciso da sua ajuda...
Meu instrumento esta com cupim por dentro.. O q devo fazer?
Falaremos mais sobre o assunto,..
Muito obrigado por nos acompanhar!
Philip
quanto custa um dos seus violinos
Eu posso fazer um violoncelo de qualquer madeira ?
Oi Natan, acho que essa eu consigo responder:
Não, um bom Cello tem madeiras específicas que tem funções específicas, até onde eu sei o tradicional é fazer de Acero (Maple) o fundo e as laterais (Ribs), enquanto o tampo precisa ser um pouco "mais mole", o tradicional é Abeto (Spruce).
Em teoria você poderia fazer sim com outras madeiras, atém mesmo com fibra de carbono, e inclusive há quem tenha feito, mas não condiz com a sonoridade milenar que conhecemos como um bom instrumento.
Quanto custa um violino seu?
Gilberto Tavares também queria saber... Apesar de não poder comprar :(
ola eu quero ser melhor violinista o q eu faço??
FRANK Allan Vasconcelos estuda😂😂😂🎻🎻