O personagem que vemos no famoso retrato do Louvre não é o de Lisa del Giocondo ou Mona Lisa, mas sim o de Isabella d'Aragão e Sforza, filha do rei de Nápoles, Alfonso II de Aragão. Isabella casou-se com seu primo Gian Galeazzo Sforza, o herdeiro do ducado de Milão, para consolidar os laços entre o reino de Nápoles e o ducado de Milão. Portanto, trata-se do retrato de uma princesa e não de uma plebeia. Leonardo da Vinci estava na época a serviço de Ludovico Sforza, tio de Gian Galeazzo, que exercia a regência na corte de Milão. O jovem marido de Isabella desapareceu prematuramente aos 25 anos, sem ter conseguido exercer o poder, supostamente assassinado sob ordens de seu tio. A historiadora alemã Maike Vogt-Luerssen nos diz que após ficar viúva, Isabella e Leonardo formaram um casal secreto e tiveram 5 filhos. Portanto, é o retrato de sua amada que Leonardo da Vinci realizou, o que explica por que o levou para Amboise, na França, e o guardou até o final de sua vida, como fazemos hoje em dia com uma foto de família. Havia, portanto, um vínculo emocional com Isabella que não existia com Lisa del Giocondo, cujo retrato era apenas uma encomenda. Minhas próprias pesquisas sobre a paisagem indicam que ela se baseia em um local autêntico, o que confirmaria a teoria de Maike Vogt-Luerssen, pois sem dúvida homenageia as origens familiares de Isabella d'Aragão. Parece-me evidente que a identidade do personagem deste retrato foi objeto de uma confusão entre uma encomenda efetivamente recebida, a da esposa do comerciante de seda, e o retrato da companheira de Leonardo, que é o que vemos hoje no Louvre. Tudo isso provavelmente é bem conhecido hoje pelos supostos especialistas em Leonardo da Vinci, que não querem reconhecer as inconsistências da versão oficial, pois passaram toda a vida defendendo uma versão que hoje sabem estar desatualizada. Como disse Mark Twain, "É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram enganadas".
Leonardo, Monalisa e suas peculiaridades! Caraca, uma caixa postal só pra ela!🎉🎉🎉
O personagem que vemos no famoso retrato do Louvre não é o de Lisa del Giocondo ou Mona Lisa, mas sim o de Isabella d'Aragão e Sforza, filha do rei de Nápoles, Alfonso II de Aragão. Isabella casou-se com seu primo Gian Galeazzo Sforza, o herdeiro do ducado de Milão, para consolidar os laços entre o reino de Nápoles e o ducado de Milão. Portanto, trata-se do retrato de uma princesa e não de uma plebeia. Leonardo da Vinci estava na época a serviço de Ludovico Sforza, tio de Gian Galeazzo, que exercia a regência na corte de Milão. O jovem marido de Isabella desapareceu prematuramente aos 25 anos, sem ter conseguido exercer o poder, supostamente assassinado sob ordens de seu tio.
A historiadora alemã Maike Vogt-Luerssen nos diz que após ficar viúva, Isabella e Leonardo formaram um casal secreto e tiveram 5 filhos. Portanto, é o retrato de sua amada que Leonardo da Vinci realizou, o que explica por que o levou para Amboise, na França, e o guardou até o final de sua vida, como fazemos hoje em dia com uma foto de família. Havia, portanto, um vínculo emocional com Isabella que não existia com Lisa del Giocondo, cujo retrato era apenas uma encomenda. Minhas próprias pesquisas sobre a paisagem indicam que ela se baseia em um local autêntico, o que confirmaria a teoria de Maike Vogt-Luerssen, pois sem dúvida homenageia as origens familiares de Isabella d'Aragão.
Parece-me evidente que a identidade do personagem deste retrato foi objeto de uma confusão entre uma encomenda efetivamente recebida, a da esposa do comerciante de seda, e o retrato da companheira de Leonardo, que é o que vemos hoje no Louvre. Tudo isso provavelmente é bem conhecido hoje pelos supostos especialistas em Leonardo da Vinci, que não querem reconhecer as inconsistências da versão oficial, pois passaram toda a vida defendendo uma versão que hoje sabem estar desatualizada.
Como disse Mark Twain, "É mais fácil enganar as pessoas do que convencê-las de que foram enganadas".
Shoooow 👌🏻
Adorei saber mais sobre a Monalisa !
Bom.dia
Amei 🥰
adorei. quero montar. adorooo manda pra ca
Da vontade 🤣 tá na caixa até hoje! Menina do céu é muita peça!
Já tentei montar esse maldito quebra-cabeças, não dá