Como receber resíduo do INSS de parente falecido?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 сен 2024
  • Resíduo do INSS é um valor devido até a data do óbito e não recebido em vida pelo beneficiário (aposentado ou pensionista).
    Por exemplo, um aposentado falece antes de receber a aposentadoria referente ao mês anterior, deixa uma parcela de 13.º e uma fração do benefício referente ao mês do óbito.
    Tratam-se de direitos que foram incorporados ao patrimônio jurídico do segurado, portanto, não podem ser retidos pelo INSS.
    Têm direito ao recebimento deste resíduo, os dependentes habilitados à pensão por morte, ou, na fata deles, os sucessores (herdeiros), independentemente da abertura de inventário ou de arrolamento, nos termos do art. 624, da IN n.º 128/2022 e do art. 165 do Decreto n.º 3.048/1999.
    O resíduo não recebido em vida pelo segurado pode ser requerido juntamente com a pensão por morte pelos dependentes do segurado.
    Inexistindo dependentes, o pagamento será feito mediante autorização judicial ou por escritura pública.
    Como proceder para receber os valores já creditados em conta bancária?
    Resíduo é o valor que o INSS iria pagar, mas que ainda não havia depositado na conta do segurado. É diferente de valores já creditados em conta bancária do segurado.
    Valores creditados são parcelas depositadas em conta bancária mesmo após o óbito do segurado.
    Estes valores deverão ser requeridos junto à instituição financeira. Esta é a orientação do art. 624, § 3.º da IN n.º 128/2022.
    Cada banco tem seu próprio procedimento para saque, desta forma, é possível que seja solicitado alvará judicial para levantamento de tais valores.
    Quando o aposentado morre, posso receber até quando?
    Após o óbito do aposentado ou pensionista o benefício deve ser imediatamente cessado, sendo proibido sacar qualquer valor em sua conta bancária, mesmo que o familiar tenha acesso ao cartão e a senha do segurado falecido.
    Como informar o falecimento ao INSS?
    O Cartório de Registro Civil informará o óbito ao INSS, mas para mais segurança, recomendo que a família comunique o falecimento ao INSS.
    A comunicação pode ser feita presencialmente, indo a uma das agências do INSS ou pelo portal MEU INSS.

Комментарии • 9

  • @mariavitajacon9241
    @mariavitajacon9241 Год назад +1

    Muito boa explicação.. objetiva, exatamente pra quem precisa entender sobre este início que exige aprofundamento .Obrigada Dr Eduardo

  • @rosanepereira4386
    @rosanepereira4386 Год назад

    Vídeo excelente, amigo.

  • @conceicaomartins8697
    @conceicaomartins8697 Год назад +1

    Dr. além do resíduo tem retroativo referente a revisão, revisão do benefício foi deferida após o óbito não depositado em conta, o que fazer?

  • @massa5808
    @massa5808 9 месяцев назад

    a minha mae aposentada e pensionista morreu dia 16 . teria direito receber residuos de 16 dias.. e tive despesas. ela nao deixou herança. nao temos inventario a fazer. deixou dois filhos. sao 2300,00 a receber. mas na defensoria publica nao consigo gratuitade de justiça pois tenho a casa no meu nome no valor 500 mil. se eu for pagar honorarios e custas , vai dar os 2mil q estou pedindo . o que eu faço sem alvará judicial?

  • @pedrofelipe7591
    @pedrofelipe7591 6 месяцев назад

    Boa noite Dr, e quando o banco ja devolveu o crédito ao INSS, como que faz?

  • @sebastiaolima5654
    @sebastiaolima5654 11 месяцев назад

    Dr tudo bem
    Muito bom o conteúdo.
    Dr por favor me tire uma dúvida,falecido que era aposentado rural tbm deixa esse resíduo?
    Minha mãe era aposentada rural e faleceu dia 19/08 e o pagamento dela está na conta a partir do dia 08/09, tem como receber esse valor?
    Grato

  • @venancioadvprof
    @venancioadvprof 8 месяцев назад

    Dr, se for mais de um dependente para receber o resíduo como é o procedimento?

  • @FabianaDuarte-j3p
    @FabianaDuarte-j3p 10 месяцев назад

    Dr gostaria de saber minha mãe hoje faz 1 ano que faleceu mas estava na mão do advogadó a pensão por invalidez que ela tinha Alzheimer e ficou 3 anos com o advogado