FIES enfrenta QUEDA significativa no interesse dos estudantes
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um dos principais programas do governo para financiar a educação superior no Brasil, enfrenta uma queda significativa no interesse dos estudantes.
Em 2024, mais da metade das vagas oferecidas ficaram ociosas, revelando uma crise no programa que já foi considerado a principal porta de entrada para a universidade para milhões de brasileiros.
A desconfiança em relação ao Fies têm crescido, principalmente devido à alta taxa de inadimplência.
#JornaldaCultura #JC #Fies #Estudantes
▶️ BAIXE O APLICATIVO CULTURA PLAY ▶️
Play Store: bit.ly/3KUUHhI
Apple Store: apple.co/3LgEK72
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes do Jornalismo TV Cultura!
Facebook: / jornalismotvcultura
Twitter: / jornal_cultura
Instagram: / jornalismotvcultura
TikTok: www.tiktok.com...
Site: tvcultura.com.br/
quem diria que saturar o mercado com diplomados sem ter oferta de trabalha causaria um desinteresse da geraçao z em se especializar
é mais por cota do fies dar dividas. Pelo contario, esses curso saturados ainda tem uma media 700+, concorrido por sinal
Tem que se especializar em um nicho fazer certificados e etc.
Então amigo se forma 10 engenheiro Brasil precisa de 5 quantos vão ficar sem nada? Faculdade particular poderia ser proibida até e olha que sou particular
@@marcusoliveira8917 o problema é a pessoa se formar em um curso meia boca e achar que o dinheiro vai cair do ceu. todas pessoas que tem faculdade que eu conheço se esforçaram e vivem minimamente bem.
Geração Z usa Redes sociais diariamente, são bombardeados com a ideia que faculdade não dá dinheiro
Esqueceram de elencar que uma das causas da baixa procura é a facilidade de acesso a universidades que oferecem cursos a distância, que na maioria esmagadora das vezes oferece cursos mais baratos do que o financiamento do Fies.
Excelente comentário 👏🏻
@@wilnancustodio7406 sim, já achei EAD baratissimos
Verdade, mas boa parte desses cursos EAD têm notas ruins no ENADE
@@guilhermerl sim , mas no Final o certificado vale para fazer concurso
@@schoonenborch-bd8jh concordo, só cuidar se está autorizado pelo MEC. Mas faculdade fraca vai ter que estudar mais depois. Mas dá para tirar a diferença sim.
Um país que cada vez mais a gente vê advogados virando Uber não me espanta o desinteresse.
Estudar indo pra balada e barzinhos nao conseguem fazer uma redação
E nem a OAB passam.
Coloca engenheiros também na conta
Advogados não, bacharelados em direito.
@@hmscond5488Tem muito colega advogado atuando que não se dá ao trabalho nem de ler um processo e realizar uma manifestação condizente. Ter a carteira da oab não quer dizer muita coisa.
Advogados não amigo, bacharéis em Direito. O número de reprovados na prova da OAB é de 70%, os que não passam no exame é que viram Uber
Os jovens acordaram e viram que no Brasil não se valoriza mais a educação 😊
Não e valoriza amigo todos valorizamos mas não temos oportunidades
Essa coisa de desvalorização da educação ainda não acho que seja motivo pra não se educar, até porque as pessoas que popularizaram essa ideia são as de classe mais alta que fizeram faculdade e fazem questão de que os filhos façam também, independente de qualquer coisa.
Dito isso, não é a falta de interesse em se educar também, é a falta de vantagem do FIES e a dificuldade em arranjar emprego dentro da área que decide estudar atualmente. Mas a educação em si eu acredito que muitos jovens ainda querem!
@@luluwuizasim, além disso é perfeitamente possível estudar e se aprofundar nos assuntos passados na maior partes dos cursos de humanas brasileiros por conta própria. faculdade nem sempre é a melhor opção - cognitivamente falando
@@thefalkeeness eu concordo com o que você disse! Só citei a faculdade porque foi o portal educacional mais citado no contexto do vídeo
@@luluwuiza pô, eu tbm concordo com o que vc disse, foi mal pela confusão
O problema é que faculdade não é garantia de emprego, então as pessoas ficam com medo de se individar por uma coisa incerta. Eu por exemplo, só entrei na faculdade pq passei no Sisu, não me arriscaria nesse FIES
Dica: FIES só vale a pena pra medicina, pois pra qualquer outro curso se vc se esforçar bem vc consegue passar tranquilamente em uma universidade pública. Não há mistério em passar em nenhum curso, nem mesmo medicina, porém o único curso que vc sai empregado e com ótimo salário já de saída depois de se formar é medicina.
@@Alanapolodoro verdade
@@Alanapolodoro Bom lembrar que universidade pública além de vc ter que passar, há o problema de ser manter nela, por causa do tempo integral
@@Chrys_BR Depende do curso. Medicina é tempo integral em qualquer universidade, principalmente nos 2 últimos anos de internato. Já em algumas universidades públicas têm cursos exclusivamente noturnos, cursos EAD e cursos que a partir do 2º semestre você consegue montar grades em apenas 1 turno.
É desgastante ,eu sei, por isso a pessoa precisa ter disposição e organização para conseguir fazer isso de modo autônomo, pois ninguém vai ajudar o estudante nessa tarefa, isso é ele mesmo que vai precisar correr atrás de fazer.
Apesar disso vai valer mais a pena entrar em universidade pública para qualquer curso do que se endividar com FIES ou qualquer outro tipo de financiamento e assim como eu disse exceto por medicina nenhum outro curso vale a pena pagar financiamento de mensalidade extorsiva para ficar desempregado depois e ser obrigado a trabalhar em emprego ruim pra ter que pagar dívida absurda.
Por fim, em relação a ser aprovado em universidade pública hoje é muito fácil, sem querer desmerecer as pessoas que não passam, mas se a pessoa parar de ficar perdendo tempo em rede social e aplicativos de mensagem, estudar por um cursinho online (eu fiz o proenem em 2015 totalmente gratuito e passei com 815,17 de média final) e se dedicar de verdade a coisa que ela mais quer no momento ela consegue passar em qualquer curso até em medicina. Hoje em dia é bem mais fácil passar do que em 2005 quando eu precisei abandonar o ensino médio. Naquela época para passar no vestibular da universidade você tinha que ter tido um excelente ensino fundamental e médio, ou seja, apenas estudantes de escolas particulares boas passavam para os cursos de medicina e direito. Hoje em dia é bem mais fácil com o ENEM.
(Lembrando que essa é apenas a minha opinião).
@@Alanapolodoro Moro na grande SP(deveria ter acesso facilitado), entrar em alguma universidade pública era inviável, primeiro que só tem curso integral mesmo sendo área de tecnologia, além da distância mesmo do lado da capital. Para quem trabalha é praticamente empurrado a ir para as privadas.
Fora que já fico esgotado na privada que é menos puxado, imagina estando na pública
É que agora tem um monte de faculdades EAD com preços baixíssimos.
Verdade, minha pós em geografia tá saindo por 49,90 ao mês...ao mês! Tô pensando em levar um pó de café para os funcionários ao invés de pagar a mensalidade 😂
@@kewwoodkkkkkkkkkkk😊😂😂😂😂
@@kewwood kkkkkkkkkkkkkkkkk 49,90 foi boa . Pior que tá cheio de cursos a distância baratinhos mesmo.
Foi graças a isso que hoje tenho um emprego mais digno e ganhando bem, FIES só fudeu minha vida é ilusão.
Onde se acha esses cursos?
O motivo da desistência se deve ao fato das pessoas se formarem nao conseguirem emprego e ficarem endividadas ...
É o que aconteceu comigo
Comigo também. Além de estar desempregada, estou devendo ao FIES há mais de 1 ano e só Deus sabe quando vou conseguir pagar de novo 😢
@@thecamile2011 Espere sair uma renegociação boa! Conheço gente que estava na mesma situação que a sua e de 43k a dívida caiu para 6k.. O negócio é conseguir um trampo fora da área, por enquanto, e ir juntando dinheiro.
Tava devendo 60k e quitei meu Fies por 5k com a renegociação do Bolsonaro. Fiquei livre graças a Deus. Enquanto isso o Lula fala dos pobres só pra ganhar votos e não faz nada
@rodrigo.rdg1 tô fazendo isso mesmo
Vendo vários da geração Y com graduação, pós e desempregados ou trabalhando fora da área de formação, porque a geração Z iria se interessar por FIES ? Diplomas no Brasil estão tão desvalorizados quanto o real.
3.800 reais? kkkkkk vai ganhar 1.900 e olhe lá
@@cantidiocorso2784 Pensei o mesmo. 🤣🤣🤣🤣 Onde que um recém formado em administração tira mais de 3 mil pratas por mês? O cara viajou!
NÉ!
E ainda é pouco se fosse 3.800
Já ouviu falar em "média"?
@@Sandroblum1mesmo assim a média está bem alta, se ele tá dizendo isso mesmo né 😢
Os políticos têm vários privilégios exemplo auxílio paletó 🤷🏿♀️ enquanto pessoas desfavorecidas precisam sobreviver com um salário mínimo para ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤦🏿♀️
kkkkkkk Graduação antes garantia alguma coisa, hoje não garante nada nem nas melhores universidades do país, imagina nas particulares. Uma quantidade gigantesca de desempregados entre os bacharéis das universidades públicas.
Nível Superior agora só tem utilidade se for pra prestar concursos públicos. O setor privado paga mal, exploram bastante, e podem te demitir do nada, mesmo vc se esforçando o máximo que puder.
@@CleitonSales-p3hPq o Brasil é um país ruim para negócios, nossa carga tributária prejudica e muito pra qualquer empresa fazer negócio, aí é descontado nos funcionários e nos consumidores
@@vitorsousa9067 Lá nos EUA a carga tributária é menor, mas nem por isso o setor privado é mais vantajoso que aqui. O Capitalismo é cruel para o trabalhador, com ou sem impostos, com ou sem Estado. A diferença é que lá trabalhar para uma empresa privada é uma necessidade, e não um luxo. Pagam bem porque o custo de vida lá é alto: não existe nada de graça lá. Se vc não tiver grana pra se tratar em um hospital, vai ficar super endividado e, se não pagar, vai pro xilindró. As empresas no Brasil só querem enriquecer, e pagar mal pela mão de obra é fundamental para que esse objetivo seja alcançado mais rápido.
@CleitonSales-p3h Se n for o capitalismo é pior sempre terá um estado rico, lá pelo menos vc tem mais liberdade que aq, e o poder de compra é maior
@@vitorsousa9067 Lá pode até ser ótimo pra ganhar grana, mas pra viver não. Tem pessoas vivendo dentro de automóveis porque não têm grana pra comprar uma casa, ou mesmo pra alugar. Sem mencionar que a comida lá é cara, obrigando a maioria a se alimentar do que é mais em conta, como os fast-foods. Aí, com o tempo, o trabalhador lá pega burnout, câncer, e não tem grana o suficiente pra pagar uma simples consulta com um médico, o que obriga a maioria a se automedicar. Liberdade pra empreender pode até ser uma vantagem, até um cartel de empresas do seu setor te pressionar a vender o seu negócio lucrativo.
Esse salário médio de 3800 para ADM eu conto ou vocês contam kkkk
kkkkkkkkkkkkkk eses boomers viajando na maionese
No escritório que minha prima trabalha eles pagam 2200( o que chega ser alto comparado aos outros) para advogado recém formado, imagina para uma pessoa que fez ADM kkkk
Nada a ve, ninguém começa ganhando isso 😅
@@vendasimports7227 adm tem lugar que e salario minimo
Eu fiz faculdade de ciências contábeis com bolsa total, quando fui para o mercado de trabalho assustei, para começar é um salário mínimo. Sendo que eu ganhava mais como estágio em outra empresa. Desisti da contabilidade e graças a Deus passei em um concurso de nível médio em que só o vale alimentação é quase 2k. Tenho um irmão mais novo e falei com ele, foca em concurso público, depois olhamos a faculdade. Penso só se eu tivesse feito o Fies e não tivesse passado no concurso, ia ficar doida
As vagas de emprego só existem nos dados do governo
Só vejo isso mesmo, muitas pessoas que conheço desempregadas
Vou ter que concordar!
verdade, mas tambem acontece que ha mais ofertas de emprego em determinadas cidades e regioes do Brasil e poucas vagas em outras, entao essas vagas ficam concentradas em algumas poucas cidades
Elas até existem, mas é só pra quem tem o QI ou vem das uni que só rico entra, as mesmas que os CEO e gerentes das empresas fizeram.
@@Gustavo-su8se concordo, pra QI tem vagas mesmo, basta ter contatinhos influentes, voce nem precisa estudar nesses casos.
Formei com FIES. Quando formei, negociei por 1300, paguei e hoje to livre do FIES e com Score alto, posso até pegar empréstimo.
@@Sic337 como vc fez isso?
Encerrem esse FIES: tem alta inadimplência, consome uma fatia enorme do orçamento, custa caro pro Estado e pra quem se endivida, é ineficaz, beneficia mais as faculdades privadas, ao passo que há sobra de vagas nas universidades públicas... além disso, já há o PROUNI, que tem finalidade similar.
sobra de vagas na universidades públicas? Os cortes nas públicas é altíssimo.
@têesseeme vide o site do MEC
É compra de votos, fies é ilusão
sobra de vagas? 😂 Depende do curso
99% querem fies para medicina. Quem financiaria eng? Adm? 😂😂
Universidades e dividas para TODOS, e empregos e bons salários para poucos !
O maior tiro no pé que eu dei em 2017 foi entrar para o FIES, CILADA!!!!!
cursou o que?
Fies foi um grande arrependimento que tive na vida, trabalhei na área em uma multinacional, ganhando até menos que algumas pessoas que só tinham ensino médio, mas tinham algum tempo na empresa.
Precisei trabalhar no turno noturno, para consegui pagar as prestações do fies. Hoje vejo que se tivesse feito um curso técnico, teria formado em menos tempo e teria mais opções de emprego para mim.
FIES é o maior tiro no pé
Divida com altos juros e sem perspectiva pagamento por não haver oportunidade nesse país...
Meu sobrinho usou o Fies, se formou em engenharia, pagou e hoje tem uma construtora muito bem sucedida.
3,4% ao ano é menos q a inflação, vc tá pagando menos do que se pagasse a faculdade durante o curso(em termos reais)
@@Benh597 Um história no meio a tantas que não teve sucesso
@@Benh597ele é exceção
@@jhonnyd3505 se é tão ruim assim, por que o governo anterior, de outra linha política, não acabou com o programa?
O FIES é igual o Sistema de Saúde Norte Americano, você só se endivida no final.
@@venusbcarmesim27 ou igual o sus, você até entra, mas morre esperando atendimento e sai morto, na melhor das hipóteses.
Existe plano de saúde nos Estados Unidos
Plano de saúde nos EUA é barato, não fale besteira.
Justamente em 2014 eu tive a oferta de entrar numa universidade através do fies, na epoca meu irmão queria que eu fizesse odontologia, graças a Deus era um curso que não tinha interesse, porque eu acho que estaria enrolada até hoje tentando pagar. Que bom pra quem conseguiu pagar, mas muitos infelizmente não consegue. Eu nunca confiei nesse sistema até porque nem todo mundo consegue um emprego com facilidade
Contrair uma dívida grande que leva anos para ser paga, pra cursar uma graduação que muitas vezes não vai servir pra muita coisa... quantas milhões de pessoas nem conseguem trabalhar na área que se formou?
Melhor financiar um apartamento do que o FIES
Não
Sim
Vamos falar a verdade, FIES é divida, e os cursos superiores gracas ao EAD subiram bastante a oferta, e ainda por cima tem as redes sociais que não incentiva o jovem a entrar, os memes clássicos de que me formei em tal coisa e atuo em outra é o que ganha mais Likes, então não estou surpreso com isso
O povo achando que a culpa dessa queda no Fies, assim como nas universidades públicas, é das faculdades ead kk. Todo mundo perdeu o bom senso e a análise crítica e real do que acontece à sua volta.
Eu esqueci do FIES, eu me mateiculei na minha segunda gradação, é que o curso que eu vou fazer só achei um lugar que tem o curso presencial e é muito caro, eu acabei me matriculando em EAD.
É compreensível e te desejo sucesso 🙏🏻
@kr4t059 obrigada, lhe desejo sucesso também:)
@alinecardoso9668 Obrigado moça 🙏🏻🤗
Não tem emprego pra quem tem nível superior... as vagas são em call center...
Isto pode ser comum mas não é normal.
@@Canal2.000 Comum mas não é normal? que lógica é essa kkkkkkkkkkkkkk
@derekrichard8509 É comum porque acontece com muitas pessoas mas não é normal esse comportamento.
A oportunidade pra quem tem nível superior está no serviço público. Se for possível abandone o mercado privado
@@derekrichard8509 Comum e normal embora pareça ter significados parecidos, são muito diferentes
Do que adianta ter FIES se o camarada nao vai conseguir pagar depois de formado. Hoje em dia tem bacharel que nem lixo no Brasil, mas poucas oportunidades. O governo deveria trabalhar para gerar mais melhorias na economia e no mercado privado. Isso sim ajuda a populacao e nao auxilios feitos de qualquer jeito.
E vai piorar enquanto não investirem na educação básica até a superior ninguém vai querer fazer faculdade, pouco salário para professor, nenhum concurso nos estados até hoje e cargos públicos ganhando mais que qualquer área por isso o Brasil tem tanto vereador, o salário inicial deles já é de 10 mil mais benefícios.
Nada disso amigo falta algo para ser entendido o mercado está lotado ou seja o Brasil não precisa de curso superior precisa de projetos
@@marcusoliveira8917Precisa de uma nova reforma tributária e nova construtora, novos políticos e um transplante de povo
Como devedor do FIES, não recomendo mesmo
Depois que perdoaram a dívida dos mal pagadores, os que não conseguiram a negociação por pagarem em dia estão deixando de pagar
Nada a ver, meu colega continua pagando.
@@kr4t059 pra cada colega seu que continua pagando tem 3 meus que pararam de pagar 🤙
@@kr4t059só se ele tem fiador...
Eu se não tivesse, tbm n pagaria e depois pediria redesconto
Moral hazard
Exato! Usei o Fies por 1 ano apenas, em 2011, só consegui quitar no ano passado, me deram só 300 reais de desconto. É como costumo dizer, tem os que recebem benefícios de todo lado e os que não têm direito a benefício algum!
Tive um colega de trabalho, na minha antiga empresa, que se formou em Fisioterapia, e teve que trabalhar com entrega de aplicativo pra manter a mulher e a filha. Não sei se ele quitou a dívida na última negociação do governo, mas tava devendo uma fortuna que ele mesmo disse que não ia pagar nem a p4u !! 😂😂😂 Ah, nunca conseguiu trabalhar na área. Tem cursos no Brasil que nem deveríam existir, devido a pouca ou quase inexistente oferta de emprego. A única coisa que vale a pena no Brasil, hoje em dia, é empreender ou prestar concursos públicos.
virar influenciador ou virar politico 🤔🤔🤔
exatamente, nao entendo porque tem tantas vagas para cursos que nao empregam as pessoas, é melhor reduzir essas vagas ou mesmo fechar tais cursos
Emprender ? O Brasil é um país burocrático e cheio de imposto, quando o Lula veio no qual eu votei, as empresas da minha rua tão fechando tudo
@nikolasmaduro157 Reclamam de imposto, mas não sabem que mais de 50% da arrecadação anual em impostos são destinadas para pagar a dívida pública e encher o bolso dos bancos e dos fundos de investimento de grana. Se diminuir os impostos, vai ter que cortar na carne do povo mais pobre, que já recebe uma miséria pra votar nesses salafrários, incluindo nessa lista o próprio PT (pra não dizerem que estou defendendo Lula e companhia). O problema não é imposto, nunca foi, até porque sem imposto o país não anda. O problema é pra onde esse imposto tá indo, mas eu acho que já deixei claro pra onde vai boa parte do bolo. E leiam, reflitam e pesquisem sobre isso antes que o Google apague o meu comentário pra defender os interesses vocês sabem de quem...
@@CleitonSales-p3h a onde eu posso ver mais detalhes sobre os impostos ? Fiquei curioso agora, por gentileza colega
Queda do interesse ou falta de dinheiro?
Não podemos esquecer que a situação do país não está nada boa.
Se antes a inadimplência do Fies era alta, imagine a atual?
Já que 60% das vagas não são preenchidas, após a rodada inicial de bolsas, cujo público prioritario seria os que ainda não se formaram, poderiam abrir o financiamento para quem já tem uma graduação.
Desses programas o melhor são o sisu ou Prouni, Fies é tiro no pé, ainda mais no Brasil. Faço Direito pelo Prouni com bolsa 100% integral ( Não pago nada). Galera é só focar e estudar e para o Enem. Consegui a minha vaga mesmo trabalhando o dia todo, Trânsito e estresse e do dia-dia.( Essa é a desculpa que o pessoal dar para não estudar para enem e se matricular no fies ou nessas faculdades EAD).
@@Vinicius-jh1fl são todos caminhos que levam para uma formação e para a mesma incerteza: empregabilidade.
@@nereuscatamburlo Por isso que PARA MIM não faz sentido pagar por uma faculdade, pois a empregabilidade é incerta. Se não der certo para mim pelo menos não terei gastado dinheiro atoa ou me endividado como muitos estão aí...
Nem precisa de Enem, tá muito mais fácil entrar numa universidade federal ou estatal pelo vestibular, os cursos da UEM estão muito vagos, precisam de engenheiros
@@WagnerWójcikJanoskiO Problema das faculdades públicas é a maioria dos cursos é durante o dia e maioria dos universitários ( Como eu) trabalha e fica inviável cursar uma estadual ou Federal. Agora para quem tem uma boa família estruturada e que não precisa trabalhar é uma boa.
O problema é que o Fies só é bom para pessoas que têm uma questão financeira meio melhorzinha, o que não é lá a realidade da maior parte do povo brasileiro, porque além de pagar no final você ainda vai precisar desembolsar uma grana enquanto cursa, isso já desmotiva a beça se inscrever no Fies
Muitos concursos públicos, para nível superior, não pagam nem R$ 2.000 por mês. (para quem duvida, faça uma pesquisa no pci concursos para municípios no interior dos estados nordestinos)
Aqui na minha cidade o concurso de médico era +- isso, o que mais pagava era professor com +4k
Eu não sou concursado mas trabalho por contrato no estado e o salário é 1850 líquido, isso pq n quis o plano de saúde
Em uma cidade vizinha teve um concurso exigindo nível superior pagando R$1800 de salário.
depende do município, onde moro teve pra superior pagando +6k. Infelizmente chamaram muito rápido e não tinha superior... triste kkkk
Claro, o FIES é uma grande fria, falo isso por experiência própria, vai acumular um dívida que é cara e longa, fora enfrentar a incerteza do emprego. Hoje foi o EAD que me salvou e esta me dando retorno. Então se eu for da um conselho por experiência é melhor optar por EAD, o retorno é mais seguro sem dividas altas e caras e foi o que salvou minha vida financeira. FIES é uma bomba vai ser o terror quando ficar desempregado.
Quase entrei nessa loucura , mas meu medo da dívida foi maior.
demorou ao estudante perceber que não vale a pena financiar um curso de nível superior . Nesse auge do fiéis de 2014 entrou entrou tanta gente nas faculdades e a maioria não exerce a profissão e ainda está pagando a dívida . Eu mesmo uso IA pra ser meu advogado e meu corretor de imóveis, já escrevi contratos com inteligência artificial , e hoje já é possível fazer o orçamento de obras com IA. Muita gente ainda não percebeu que já aconteceu uma revolução Quem tem olhos vejam
É tiro no pé esse programa, o sujeito fica devendo antes do término. 😅
Veio mentiroso
Enquanto o pobre se lasca pra pagar uma graduação em universidades privadas os mais endinheirados estão no 0800 nas universidades públicas. Deveria ser ofertado um ensino básico de qualidade assim as pessoas poderiam usar as universidades públicas sem precisar se endividar com fies
Sinceramente, acho burric& entrar numa favuldade pelo FIES, pois voce já teemina a faculdade com uma dívida. E normalmente ao concluir a facul o aluno nao está estavel, pelo contrário, muitos estão inciando sua jornada no mercado de trabalho. Então, nao acho nada atrativo... mil vezes estudar mais um pouco e conswguir uma bolsa de estudos ou passar na federal.
@@Louislene_lene ou fazer online kk
Eu financiei minha faculdade de Sistemas de Informação 100% pelo fies em 2012. Só comecei a pagar 1 ano e meio depois de formado, quando já tinha emprego. Financiado em 10 anos. Comecei a pagar em 2016. Junho de 2026 eu termino de pagar. Foi o melhor investimento que eu fiz até hoje. O retorno está sendo muito bom ao longo do tempo, dentro da minha profissão. O Fies foi a porta de entrada para eu entrar no mercado porque na época eu estava desempregado, sem condições de pagar faculdade.
Por favor, que especialista associa de forma automática investimentos em formação de jovens com maior empregabilidade sem considerar as variáveis do Brasil? A economia brasileira não consegue absorver a maioria dos graduados. A maioria se submete a empregos fora da área justamente pela falta de opção
O mercado de trabalho está saturado, onde o profissional tem que ser flexível a inúmeras exigências por um salário defasado.
E nosso governo não investe em inovação e tecnologia para atrair o futuro do Brasil. Entrar no fies é está na lista de inúmeras pessoas no tik tok pedindo ajuda para pagar uma dívida.
Se fosse medicina tudo bem porque é emprego garantido, agora outras areas, eu teria que ser louco pra fazer Fies
Daqui a uns anos nem medicina vai ser emprego garantido ☠️
FIES: venha se ENDIVIDAR JÁ 🤣🤣🤣
Garantir bolsas de estudo é fácil (deixe sua alma conosco💰)
Mais quem vai garantir vaga de emprego para voçê na área de formação????
Somente os familiares, dependendo da classe social e olhe lá kkkkk
Combinou kkkkkkk
Estudar pra que, melhor abrir um perfil em qualquer rede e falar abobrinha. Da mais dinheiro.
Quem diabos quer dever esses fies, e quando terminar nao ter emprego quando a gente se formar? Brasil é uma piada!
Sabem o porque? Porque o Fies é uma farra pras universidades, que cobram o valor integral e sem descontos, ou com bem menos descontos do que aqueles que pagam com pontualidade, aí o valor da divida aumenta gigantescamente pra quem adere ao fies
Tô fora de FIES
Parece que os estudantes estão percebendo que não vale a pena cursar ensino superior através do FIES.
Claro um dívida horrível para o mercado te paga rum mixaria
Num país em que o estudo não é valorizado, pra que correr risco com FIES ? Pra se formar e ter que escolher entre um empreguinho de 2 mil reais, virar uber engenheiro ou advogado e ainda ficar com FIES pendente???
Não entendo como começar a vida de trabalho com dívida tão alta... É isso que o governo que te mante escravo pra pagar a dívida... Só que o modelos de trabalho estão mudando. E ninguém que fica mais na escravidão só pra pagar ...o povo tá acordando isso sim ...
Quem bom,assim o governo para de gastar, e olhem pra faculdades públicas.
quem quer começar a vida com uma dívida? É muito melhor estudar para passar no sisu e entra em uma federal, onde se pode conseguir auxilio moradia e bolsas de projetos
Eu financei um ano e meio de Ciencia da computação com 50% de fies, já ta dando a bagatela de 7 mil reais. A ideia era reduzir o custo final, mas mesmo assim pesava muito no mês e tive que sair. Agora to esperando sair o desenrola pra tentar quitar essa divida, to lascado.
"É benefício para a economia". Claro, irá baratear a mão de obra! Dinheiro não se produz do nada
"Benefícios e mais acessos "
É esse tipo de matéria que tem que ser categorizado como fake news
Resposta simples: E.A.D. Não exige gastar dinheiro com transporte, comida e outras questões de quem sai pra estudar fora de casa. Preços acessíveis, e políticas de bolsas das próprias universidades. Estuda-se como quiser e quando quiser.
Endividamento do FIES para quê?
tenho a impressão que as universidades aqui da Paraíba meio que te imploram pra estudar nelas, sao muitas listas de chamada no enem e lançam muitos processos seletivos ao longo do ano (alguns deles exigem só ensino médio ou notas de enem de anos anteriores), o Ifpb é campeão nesses processos 👀
Sim, mas ocorre que no momento atual, as pessoas estão trabalhando em sua maioria na escala 6x1. Uma federal exige tempo, dedicação, TEMPO LIVRE. Um curso de Medicina , engenheira, enfermagem, odonto (até mesmos licenciatura) são cursos integrais, quem trabalha sofre muito para acompanhar e também há a questão de deslocamento. O EAD ficou forte justamente por canta disto. Preço acessível, evita deslocamento, etc. As faculdades públicas notaram isso e já estão se movimentando. Muitas já oferecem o curso na modalidade EAD. UFPE , UPE , UFRPe, UFPB, IFPB, IFPE. Em sua grande maioria licenciatura, ADM, C. Contábeis, ADS, S. I....
Eu queria morar aí então se for verdade, RS é complicado é ampla concorrência.
@@jailsonmendes7314 É bom, se conseguir emprego é muito bom. Se souber ser servente, pedreiro, pintor, arruma serviço rápido. Mas CLT em mercado ou outro comércio, muito difícil de conseguir. Se for só pra estudar, as federais têm auxílio moradia e, algumas, residência. Estudei L. Em Matemática na UFPB -João Pessoa, lá cheguei pensando 67 Kg e saí com 81 Kg kkkkkk
@@adautoneto9877Eu comecei a faculdade com 72 e terminei com 85, faculdade federal é estresse puro
Administrador no início da carreira no brasil começa ganhando 3,800.00 reais 😂😂😂
Piada
*Esse senhor vive em Nárnia. Pra ganhar isso ou próximo disso só se for um coordenador, supervisor ou analista com larga experiência, pós-graduações e indicação na empresa certa ainda, caso contrário se chegar em R$ 2.500 é muito.*
@@felipe_correa ele é da USP, deve morar em São Paulo. Na faria lima eu não duvido de pagarem até mais que esses 3800
@@felipe_correa2500 se vc contar todos os vales e auxílios, salário não passa de 2mil líquido
Claro que está em queda ! Se endividir pra estudar ?? Tem paises que PAGAM os estudades das universidades para estudarem lá, meio que um salário. E o Brasil assim...
Fies é dinheiro pra grandes universidades com ações cotadas na bolsa, o estudante só serve de desculpa. A própria reportagem mostra os alunos endividados sem condições de pagar depois que forma. o dinheiro seria melhor gasto se fosse dar entrada num carro, na casa própria ou um negócio, até mesmo se fosse guardar pra investir!!
Só vale a pena se for medicina
nem isso vale mais tanto começar hoje pra trabalhar 6 anos dps, vai ser dificel recuperar com a saturação da area que ta começando, so vale a pena fazer publica ou prouni
Expandir o ensino superior PÚBLICO, nada. Melhor encher esses conglomerados educacionais de dinheiro.
Me arrependo até hoje ter feito fies
Hoje em dia é mais vantajoso fazer um curso profissionalizante ,pois são cursos que demandam defety de profissionais no mercado ...faculdade vale a pena pra profissionais que querem se especializar em algo específico como medicina e tals
Faculdade é o novo ensino médio
kkkkkkkkkkk excelente comentário mano !! pior que é verdade, no Brasil agora nós precisamos estudar cada vez mais e mais! apenas um diploma de faculdade não garante nada.
Ss, daqui a pouco é mestrado.
pior que isso, o jovem ta ali perdendo tempo, em vez de aprender algo que vai da dinheiro de vdd
Essa notícia me deixa feliz
Conheço vários que se formam e não conseguem nenhum emprego.
é claro que está em queda, faculdade não garante mais nada hoje em dia. se formar desempregado e com uma dívida não é nada atrativo.
Mentira. Diplona não é garantia da renda melhor. A maioria dos alunos acreditam nisso e focam apenas em tirar notas boas e conseguir o diploma. Quando esses alunos tentam entrar no mercado e a realidade chega, o histórico acadêmico é que menos vale na hora de conseguir uma boa vaga. Principalmente quando o mercado de trabalho não tem demanda suficiente para a oferta desproporcional de pessoas com diploma debaixo do braço. Desses 50% que ainda tem coragem de se endividar em troca de um diploma, a maioria está em processo de negação da realidade.
Um curso técnico hoje em dia da mais resultado que uma faculdade foi o que eu fiz estou cursando mecatrônica é com a graça de Deus ja estou trabalhando na minha área por em quanto é só estágio até o curso acaba terminar o curso é efetivo com fé em Deus , envista em curso rapaziada.
Sem um projeto de país o ensino superior não tem lugar. Hoje o cidadão prefere ficar no Uber a seguir no ensino superior porque os salários de pessoas formadas são baixos demais.
Pessoal, não façam FIES, se arrebentem para passar numa federal ou façam um EAD barato, mas não façam isso. É o maior tiro no pé que podem dar... Eu vi muita gente lascada por causa disso, devendo 150 mil, 100 mil, 80 mil... Divido pra vida toda, até morrer....Infelizmente são poucos que entram na área, não contem com a sorte.
Com EAD todos os cursos ficam menos caros...
Isso é algo positivo. Mostra que essa geração Z está aprendendo que ter um diploma do Ensino Superior não é garantia de emprego e, por isso, não compensa ficar anos pagando por algo incerto.
Achar que essa notícia se relaciona com falta de interesse em estudar é não estudar para fazer comentários burros como esse. Estudantes preferem universidade pública ao invés de aderir a política pública de sustentação do lucro das privadas.
Não há mais razão para o fazer o FIES uma que o governo atual está "sustentando" uma carrada.
Os brasileiros estão perdendo as esperanças nesse país corrupto, já perceberam que por mais que se esforcem, morrerão na miséria.
Claro. O governo perdoa a divida de quem não paga, e os que se esforçam para pagar não sao perdoados. Lixo de programa
só faria faculdade se fosse grátis
Me disseram pra fazer fies, falei Deus me livre, esperei so mais um pouco e to pagando um faculdade bem mais barata sem precisar do fies 😅 agora so estudar e me dedicar
Fies pra medicina acho que vale a pena, de resto é a maior cagada que alguém pode fazer.
Depende!! Já passei pelo fies ,não fui. Tenho outros planos para minha vida após a graduação, investir em especialização, viagem, casa própria, não quero atrapalhar minha vida profissional futura pagando prestação altíssima do fies aliada a atualização do valor pela inflação a cada ano e desvalorização da moeda nacional. Pensei em tudo isso antes de decidir não ir .
FIES foi bom até 2018, quando o estudante pagava apenas os juros (cerca de R$100 a cada 3 meses), hoje precisa pagar enquanto estuda e após se formar também, usei por 1 ano, estudei mais no ENEM seguinte e passei pelo PROUNI, no momento ainda estou quitando essa dívida eterna aí no FIES, mesmo tendo usado por 2 semestres só, não assinem, vale mais a pena estudar um pouquinho a mais e pegar um prouni.
1:06 que linda
É uma verdade! Algo que tenho como opinião há anos. Sinceramente, o número de vagas e o número de pessoas, não batem. Há muitas pessoas pra poucas vagas.
Com tantas oportunidades pra vc fazer curso superior FIES é a pior escolha (é claro que tem casos e casos)
FIES é belo de um tiro no pé! Atualmente, ter ensino superior não significa um aumento de renda, pelo contrário, conheço muita gente com graduação e não atual na área. Hoje em dia é extremamente fácil fazer uma graduação pública de qualidade e mesmo assim, não é garantido. Pessoalmente, esse programa deveria ser extinto, além de endividar muitos, as EADs podem suprir esse déficit.
Acredito que isso não se deve apenas a aversão a contrair dívidas do FIES, mas também pelo fato de cada vez mais ser difícil de conseguir emprego na área pretendida, já que a econômia Brasileira é muito paltada em comércio e carece de insdústria forte e sólida. Penso que a nova era digital tenha parcela de culpa nisso também, pois cada vez mais jovens são incentivados a não cursar o ensino superior por influência de figuras de redes sociais.
FIES só vale a pena se for pra medicina e olhe lá.
Vi uma mulher no tiktok que fez odonto financiado pelo FIES e acabou com uma dívida de quase meio milhão de reais e basicamente vive de trabalhar pra pagar essa dívida.
Mas é claro, ficar com uma dívida gigante e bruta, num país onde um diploma não vale nem uma cagada de cachorro, é óbvio que a galera vai pular fora. Um lugar em que em vez de ter um impulso para a industrialização e crescimento tecnológico, ele na verdade "anda para trás" em todos os aspectos. Diploma bom, é diploma em país que cresce, que tem oportunidade, que valoriza o profissional.
Pudera, com esse mercado de trabalho "escravagista", quem quer diploma para guardar na gaveta e ser subempregado.
Lembro da epoca que estava na escola em 2009, 2010, todas as pessoas dizia que tinha que fazer faculdade para ter um bom emprego, de la para ca, um monte de pessoas se formou, e nem metate das q formou conseguiram emprego na área, uma boa parte delas estao em empregos que paga ate 2 salarios. Entao hoje penso ser muito arriscado fazer um divida assim correndo o risco de nao pagar. O mercado nao absorveu esse tanto de pessoas formadas
logico, abuso nas taxas, renegociação inexistente etc
É bem simples, posso chutar aqui que no maximo 10 cursos valem realmente a pena, sendo 50% cursos de saude
Letras por exemplo a nota no sisu é tao baixa que nao vale ficar com a divida tao alta
O governo deveria reduzir a oferta de vagas pelo fies desses cursos simples de passar nas federais e ampliar as vagas de medicina, onde as mensalidades custam 10 mil reais
Concordo! Deviam aumentar as vagas em cursos concorridos e diminuir as vagas para curso que quase ninguém quer.
E também acredito que uns cursos da área de TI valem a pena e os de saúde também. Agora de resto esquece.
Um absurdo ter que pagar pra ter acesso à educação, pobres pagando pra estudar e ricos em universidades públicas!
Compensa mais fazer curso técnico primeiro
Já tem curso direito pra pagar oitocentos e uma fração, para estudar no sábado e domingo o dia todo e então não compensa pagar um dinheirão num curso de Direito que é frequentado todos os dias.
Esse é o formato modulado.